terça-feira, 30 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Agropecuária 17

Questão 540)

Considere o texto apresentado abaixo.

"O garimpeiro é vencido pela grande empresa de mineração; o pequeno agricultor, pela grande empresa agropecuária. Os sem-terra e os peões são colocados, muitas vezes, em condição de servidão nas fazendas (...) O posseiro é expulso de sua pequena roça, onde pratica uma agricultura de auto-subsistência."

(Melhem Adas. Panorama Geográfico do Brasil, 1999)

A situação descrita refere-se aos problemas decorrentes:

a) da modernização do campo paulista, ocorrida durante a década de 1980 e que resultou na expansão da agroindústria da cana e da laranja.

b) dos projetos de colonização e reforma agrária implantados no Centro-Oeste no início da década de 1970, que atraíram muitos migrantes e empresas.

c) da ação da SUDENE no interior nordestino, através de planos de desenvolvimento econômico, modernização da agricultura e combate à seca.

d) da expansão da agricultura da soja na região Sul na década de 1960, que obrigou os produtores rurais à uma rápida e difícil modernização produtiva.

e) do processo de ocupação da região amazônica na década de 1970, baseado na implantação de grandes projetos minerais e agropecuários.

Gab: E

Questão 541)

Considere as afirmações abaixo sobre os problemas encontrados na moderna agricultura brasileira.

I. O uso excessivo de adubos químicos e agrotóxicos, quando carregados pelas chuvas, poluem os rios e contaminam os lençóis freáticos.

II. As técnicas de terraceamento e curvas de nível podem ser fatores decisivos no controle à erosão.

III. A introdução de vegetais transgênicos, embora não apresente riscos ecológicos, não é freqüente devido aos custos elevados das sementes.

IV. O uso de irrigação nas culturas, sem análises prévias das características dos solos podem promover a salinização dos mesmos.

V. Nas áreas tropicais do país, a prática freqüente de revolver a terra com tratores é a mais adequada para conservar os microrganismos do solo.

Estão corretas SOMENTE

a) I, II e III

b) I, II e IV

c) I, III e V

d) II, IV e V

e) III, IV e V

Gab: B

Questão 542)

.... A Lei de Terras de 1850 e a legislação subseqüente codificaram os interesses combinados de fazendeiros e comerciantes, instituindo as garantias legais e judiciais da continuidade da exploração da força de trabalho, mesmo que o cativeiro entrasse em colapso. Na iminência de transformações nas condições do regime escravista, que poderiam comprometer a sujeição do trabalhador, criavam as condições que garantissem, ao menos, a sujeição do trabalho.

Importava menos a garantia de um monopólio de classe sobre a terra, do que a garantia de uma oferta compulsória de força de trabalho à grande lavoura. De fato, porém, (...) esse monopólio (...) dificultava o acesso à terra aos trabalhadores sem recurso.

( MARTINS, José de Souza. O cativeiro da terra. São Paulo: Ciências Humanas, 1981,p.59) Segundo o autor,

a) a Lei de Terras de 1850 foi um instrumento de democratização da posse da terra;

b) com o fim da escravidão, o objetivo de fazendeiros e comerciantes era facilitar a transformação dos latifúndios em pequenas e médias propriedades de forma a garantir um aumento de produtividade, de acordo com os interesses do capitalismo em expansão;

c) a Lei de Terras de 1850 e a legislação posterior atenderam aos interesses dos grandes fazendeiros e comerciantes, dificultando o acesso à terra aos trabalhadores sem recurso;

d) em 1850, junto com a Lei de Terras aconteceu a Lei Eusébio de Queirós, que proibia o tráfico negreiro. As duas leis refletem a preocupação do governo de D. Pedro II em modernizar as estruturas fundiárias brasileiras para permitir a expansão da lavoura de cana-de-açúcar.

Gab: C

Questão 543)

A importância do agronegócio na economia paulista e brasileira é uma realidade, pois, “... ainda que tenha se industrializado, o Brasil tem sua presença comercial internacional associada à multiplicação de produtos com origem no rural, que respondem por 41,2% das vendas externas. E há ainda uma imensa possibilidade de agregação de valor ao produto. A ruptura histórica da presença brasileira no mercado mundial não está em deixar de ser exportador de café para ser um exportador industrial. O desafio é transformar-se de primário exportador de café em grão em agroexportador de café processado, agregando valor ao vender bens finais.”

(Apta 2000-2003, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, SP.)

A melhor definição para agronegócio é:

a) combinação de cadeias produtivas de um produto rural, desde a germinação até a colheita.

b) agregação de valor ao produto rural, por sua industrialização.

c) denominação moderna para o termo agropecuária.

d) agregação de valor ao produto rural, pela modernização dos meios de produção.

e) exportação do produto rural, com negociação por meio de bolsas de mercadorias.

Gab: B

Questão 544)

Mais capitalizados diante da recuperação dos preços externos, os usineiros passaram a investigar nos canaviais e avançaram sobre as áreas de laranja e pastagens em São Paulo. Acerca dessa cultura e considerando o gráfico abaixo, julgue os itens subseqüentes.

clip_image002

01. A importância da produção do açúcar remonta ao período colonial brasileiro, sendo que, em certos momentos, a sua exportação colaborou para o equilíbrio da situação cambial do país.

02. As melhorias proporcionadas por investimentos nos métodos de cultivo e em insumos eliminaram a possibilidade de adversidades climáticas prejudicarem a produção.

03. O Centro-Sul hoje destaca-se no cenário nacional como um grande produtor de cana-de-açúcar pelo fato de o clima dessa região ser o mais favorável ao cultivo dessa espécie.

04. Adaptação ao ambiente tropical, a cana-de-açúcar cultivada atualmente no Brasil em extensas lavouras é exemplo de uma produção agrícola sustentável, sem impactos ambientais expressivos.

05. Como percentual da produção brasileira no respectivo período, a produção estimada da região Centro-Sul para o biênio 2002/2003 é maior que a registrada no biênio 1992/1993.

Gab: CEEEC

Questão 545)

Observe este mapa, em que estão representadas as fronteiras agrícolas que se constituíram no território brasileiro, na segunda metade do século XX:

clip_image004

FONTE: BECKER, B. K. et al. (Org.). Geografia e meio ambiente no Brasil. São Paulo /

Rio de Janeiro: HUCITEC / Comissão Nacional do Brasil da União Geográfica

Internacional, 1995. p. 197. (Adaptado)

Considerando-se essas fronteiras agrícolas, é INCORRETO afirmar que elas:

a) diferem quanto ao grau de incorporação de técnicas produtivas, podendo ser tanto modernas quanto tradicionais.

b) ocupam ecossistemas diferentes, como os de floresta equatorial, floresta tropical e cerrado.

c) priorizam a horticultura e a fruticultura voltadas para o abastecimento das metrópoles regionais.

d) resultam de movimentos migratórios espontâneos e de projetos de colonização oficial e privada.

Gab: C

Questão 546)

Sobre a agricultura brasileira são feitas as seguintes afirmações.

I. A mecanização da agricultura é uma das manifestações da modernização agrícola, e trouxe consigo o êxodo rural.

II. A estrutura fundiária brasileira mantém-se excludente, na medida em que privilegia o grande capital e as culturas de exportação, em detrimento da agricultura familiar.

III. A reforma agrária é atualmente uma das grandes questões sociais e políticas do Brasil, congregando vários setores da sociedade e partidos políticos.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) I, II e III.

Gab: E

Questão 547)

José Graziano da Silva, analisando a relação cidade-campo afirma:

Está cada vez mais difícil delimitar o que é rural e o que é u rbano. (...) Podese dizer que o rural hoje só pode ser entendido como um continuum do urbano, do ponto de vista espacial; e do ponto de vista da organização da atividade econômica as cidades não podem ser identificadas apenas com a atividade industrial nem o campo com a agricultura e a pecuária. Em poucas palavras, pode-se dizer que o meio rural brasileiro se urbanizou nas últimas décadas...

GRAZIANO, J. S. O novo rural brasileiro. São Paulo: UNICAMP. IE, 1999. p. 1.

Tendo como referência o fragmento textual acima, é possível afirmar que:

a) a distinção espacial entre cidade-campo se relaciona à modernização da agricultura, que, no espaço urbano, fortalece a indústria e, no rural, a própria agricultura.

b) o estabelecimento dos limites espaciais entre cidade-campo pode ser identificado pelo grau de mecanização da agricultura.

c) a articulação cidade-campo se realiza pela manutenção das atividades agroindustriais no campo e de serviços na cidade.

d) o rompimento da fronteira cidade-campo está relacionado ao processo de flexibilização na localização das indústrias e dos serviços.

Gab: D

Questão 548)

Sobre a atividade agrária no Brasil é incorreto afirmar:

a) O aumento da produção agrícola no Brasil depende do acréscimo de novas terras ao sistema produtivo, já que o espaço atualmente cultivado atingiu a produção máxima.

b) As culturas de exportação, como a soja, recebem maiores incentivos que as culturas de subsistência.

c) As relações assalariadas de trabalho predominam no campo brasileiro e são marcadas pelos baixos salários e pela sazonalidade.

d) As técnicas modernas incorporadas implicam aumento da capitalização e repercutem sobre a mão-de-obra empregada.

Gab: A

Questão 549)

Sobre a produção agropecuária brasileira são feitas as seguintes afirmações.

I.Está situada entre as maiores do mundo.

II. A distribuição regional da produção agropecuária é muito desigual e está fortemente concentrada no Centro-Sul do país.

III. O rebanho bovino brasileiro é muito pequeno e está concentrado na região sudeste.

São corretas:

a) apenas I;

b) I e II;

c) II e III;

d) I e III;

e) todas as afirmações acima.

Gab: B

Questão 550)

A região sul do estado do Piauí vem passando por profundas modificações ambientais em razão das novas formas de ocupação. Marque a alternativa que indica corretamente esse novo tipo de ocupação.

a) Serviços especializados

b) Extrativismo vegetal

c) Indústrias têxteis

d) Mineração de calcário

Gab: C

Questão 551)

Com relação à distribuição da vegetação no território do Piauí, leia as afirmações abaixo.

I. A caatinga se distribui nos setores leste e sudeste, junto aos estados do Ceará, de Pernambuco e da Bahia.

II. O cerrado predomina ao longo da faixa central e no sudoeste, junto aos estados do Maranhão e de Goiás.

III. O cerrado concentra-se na parte leste, junto aos estados da Bahia e do Ceará.

Da leitura das afirmações, é correto afirmar que:

a) apenas I é verdadeira.

b) apenas II é verdadeira.

c) apenas III é verdadeira.

d) I e II são verdadeiras.

e) I e III são verdadeiras.

Gab: D

Questão 552)

A utilização agrícola nas área de encosta de serras requer que o plantio seja efetuado em curvas de nível e terraceamento. Assinale a alternativa que indica corretamente algumas finalidades dessas técnicas.

a) Impedir a fixação de mudas e de sementes através da mecanização.

b) Reduzir o efeito da erosão e aumentar a infiltração hídrica.

c) Implantar a irrigação e intensificar o intemperismo físico.

d) Recuperar a paisagem natural e as propriedades químicas do solo.

e) Intensificar o escoamento superficial e o rebaixamento do lençol freático.

Gab: B

Questão 553)

Em relação a algumas questões que dizem respeito ao espaço agrário, analise as proposições abaixo.

00. Nos países desenvolvidos de economia capitalista, o emprego massivo de tecnologia no setor agrícola acarreta uma forte integração entre este setor e o setor secundário.

01. Em muitos países desenvolvidos, o setor primário, apesar de absorver pequena parcela da população economicamente ativa, dinamiza inúmeros ramos industriais, pois envolve grandes transações financeiras e representa uma significativa parcela das exportações.

02. A diversidade climática, o preço da terra e a distância em relação aos mercados consumidores são fatores que exercem influência no custo da produção agrícola e podem determinar a rentabilidade desse setor.

03. O sistema de rotação de culturas, verificado principalmente no Nordeste Oriental brasileiro, consiste em cultivar a terra durante um ou dois anos, para depois deixá-la em repouso durante um ano, podendo ser utilizada como pastagem.

04. O sistema de “Plantation”, ainda existente na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, requer grandes latifúndios e enormes investimentos. Na América Central, tentou-se uma experiência de introdução desse sistema agrícola, mas fracassou em pouco tempo.

Gab: VVVFF

Questão 554)

Na ocupação histórica do Planalto e da Planície Costeira, na porção nordeste do Rio Grande do Sul, desde o século XVIII, observam-se práticas agrícolas distintas entre essas duas unidades de relevo.

Observe a figura abaixo.

clip_image006

Considere as afirmações que seguem, em função dos dados e da figura acima apresentados.

I. Os sistemas de cultivo comercial de policulturas geneticamente heterogêneas são predominantes nos setores A e C.

II. A presença de coberturas vegetais herbáceas e de solos rasos de textura arenosa no setor D influenciaram a ocupação através da criação extensiva de gado.

III. A prática da queimada e a presença de remanescentes florestais são características dos setores A e B, respectivamente.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

Gab: D

Questão 555)

A produção agropecuária é fortemente concentrada no Brasil. De acordo com os dados do último censo, apenas oito estados, liderados por São Paulo, são responsáveis por 75,8 % do valor da produção do setor. Em grande parte, essa concentração pode ser explicada pelo preço da terra. No Nordeste do Brasil o grande volume de produção de frutas tropicais é absorvido pelo mercado europeu, e isto deve-se:

a) Ao clima tropical superúmido e ao aproveitamento das fortes chuvas concentradas no verão.

b) Ao clima quente e úmido, sem mudanças bruscas, e ao aproveitamento das águas das nascentes do Rio São Francisco.

c) À tecnologia de irrigação por gotejamento e ao aproveitamento das águas do Rio Capibaribe.

d) Ao clima semi-árido e ao aproveitamento das águas do Rio São Francisco para irrigação.

e) Ao clima desértico e à utilização de tecnologia israelense, aproveitando o orvalho, freqüente na região.

Gab: D

Questão 556)

Ações voltadas exclusivamente para o desenvolvimento agrícola lograram invejável modernização da base tecnoprodutiva no Centro-Sul do país, mas sem um desenvolvimento rural correspondente. Dimensões tecnológicas e econômicas do processo foram privilegiadas. A organização sindical dos trabalhadores sem terra e a dos pequenos produtores — para citar apenas dois casos — foi relegada. O resultado sinaliza um antagonismo entre o econômico, o social e o ambiental.

Fonte: Revista Globo Rural, junho de 2001.

Tendências: O poder local na globalização.

O texto trata das transformações no campo brasileiro, principalmente a partir da década de 1970. As afirmações do texto exemplificam:

a) A formação de uma “indústria da seca” no sertão nordestino, baseada na incorporação de tecnologias modernas pelos agricultores sertanejos, que viabilizam a produção agrícola em áreas de clima semi-árido.

b) A expansão da mecanização da produção agrícola, paralela ao crescimento e pauperização da categoria dos trabalhadores rurais temporários, como os bóias-frias na cultura da cana-de-açúcar.

c) A criação de reservas ecológicas nos Estados do Acre e Amazonas, destinadas à preservação de árvores nativas, com a conseqüente proibição das atividades tradicionais de extração por populações de seringueiros e castanheiros.

d) O aumento da mão-de-obra na atividade agrícola, como conseqüência da expansão de modernas empresas rurais de caráter familiar, como no caso da produção integrada de porcos e aves no interior paulista.

e) O baixo nível de tecnologia ainda presente nas culturas de exportação, como a soja, e o modelo de expansão das áreas de pecuária intensiva para o interior do país, baseado em pequenas unidades de criação familiar.

Gab: B

Questão 557)

A acentuada aceleração do êxodo rural no Brasil, a partir da década de 60, em decorrência da industrialização e da urbanização, transformou significativamente as relações de trabalho no meio rural. Estas modificações fizeram com que a parcela da mão-de-obra agrícola, hoje conhecida como bóias-frias, adquirisse uma dimensão em torno de 30 a 40 % do total da mão de obra no setor primário. Poderíamos caracterizar o bóia-fria como um trabalhador que:

a) recebe uma parcela da propriedade para cultivo próprio em troca de um dia de trabalho para o dono da terra.

b) reside na propriedade sendo remunerado parte em dinheiro e parte em alimentos.

c) é um diarista temporário que recebe em dinheiro sem residir na propriedade.

d) trabalha somente no período de safra, recebendo por empreitada e participação na colheita.

e) reside na propriedade e tem parte do seu salário confiscado para quitação de dívidas decorrentes do transporte por ocasião da migração.

Gab: C

Questão 558)

As rochas mesozóicas da bacia sedimentar do Paraná ocupam extensas áreas na região Sudeste. Em especial, sobre os ........................ , a pedogênese deu origem a solos com boa fertilidade natural. Com o avanço da cultura ....................., acelerou-se a devastação das florestas primárias. Atualmente, os maiores produtores dessa cultura são os Estados de .............................. e ................................. .

Que alternativa completa, na seqüência correta, as lacunas do texto?

a) derrames basálticos / cafeeira / Minas Gerais e Espírito Santo.

b) derrames basálticos / cafeeira / Minas Gerais e Rio de Janeiro.

c) depósitos eólicos / canavieira / Rio de Janeiro e São Paulo.

d) depósitos eólicos / canavieira / Minas Gerais e Espírito Santo.

e) depósitos aluviais / cafeeira / Rio de Janeiro e São Paulo.

Gab: A

Questão 559)

“Produtores ganham com plantio de soja tradicional, mas querem a transgênica.”

“Preferência européia por grão convencional fez crescer demanda.” ( Folha de S. Paulo, 4.ago.2000).

A questão da biotecnologia está registrada na imprensa. Sobre a biotecnologia na agricultura, podemos considerar:

I. A revolução da biotecnologia na agropecuária vai desde a inserção do hormônio do crescimento bovino no gado, para aumentar a produção de leite, até as transferências de embriões, as alterações genéticas das células reprodutoras dos peixes, aves, coelhos e porcos, criação de plantas resistentes a vírus e insetos, até a criação de lavouras insensíveis a determinados pesticidas, etc.

II. A biotecnologia também põe em risco as possibilidades que o mundo em desenvolvimento tem de melhorar a sua posição econômica relativa.

A pesquisa relacionada com o DNA – a engenharia genética – oferece as melhores perspectivas de aumentar a produção geral de alimentos, mas é muito cara e está quase que exclusivamente nas mãos de companhias agroquímicas e biotécnicas do mundo desenvolvido.

III. Mesmo que os agricultores dos países em desenvolvimento fossem capazes de custear os métodos mais novos de agricultura biotécnica, eles se tornariam dependentes – como muitos de seus colegas no mundo desenvolvido – das empresas ocidentais para os hormônios, sementes, fertilizantes e herbicidas necessários. Assinale a alternativa correta:

a) Somente I.

b) Somente II.

c) Somente III.

d) Somente I e II.

e) Todas.

Gab: E

Questão 560)

A região Sudeste é área de agricultura e de pecuária, atividades que quase sempre aparecem associadas. Os sistemas agrícolas e de criação são mais ou menos intensivos, a policultura é razoavelmente difundida e os rendimentos são elevados, tanto por trabalhador quanto por área cultivada.

Embora tenha algumas características comuns, esse espaço não é homogêneo, constituindo-se de diferentes áreas:

1. área de policultura intensiva nas proximidades da capital paulista, em que se destacam as atividades de hortifruticulturas associadas à criação de gado leiteiro.

2. área de agricultura comercial especializada (cana-de-açúcar, algodão e laranja).

3–. área de monocultura (café) e engorda de gado.

4–. área agroleiteira do sul de Minas Gerais, sudoeste do Espírito Santo, noroeste do Rio de Janeiro e Vale do Paraíba, onde são cultivados diversos produtos e a pecuária geralmente é intensiva.

Assinale:

a) se somente a afirmativa 1 está correta.

b) se somente as afirmativas 2 e 3 estão corretas.

c) se somente as afirmativas 1 e 4 estão corretas.

d) se somente as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.

e) se somente as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.

Gab: D

Questão 561)

Apesar da permanência dos latifúndios e da pobreza de imensas parcelas da população rural, o espaço agrário brasileiro vem experimentando transformações importantes. Isto pode ser constatado ao se observar:

a) a presença de grandes empresas industriais que atuam tanto na produção de bens agrícolas, como no processamento e financiamento de insumos para a agricultura;

b) a homogeneização dos processos produtivos, graças aos incentivos fiscais concedidos pelo Estado ao conjunto das propriedades rurais;

c) a extensão prioritária da difusão de técnicas modernas e créditos bancários às médias e pequenas propriedades dedicadas à cultura de produtos destinados à exportação;

d) a substituição do modelo agroexportador pelo modelo de sustentabilidade do mercado interno, em função da política agrícola do governo federal;

e) o desenvolvimento da agroecologia em áreas degradadas pelo uso de monoculturas de exportação e pela prática da pecuária intensiva.

Gab: A

Questão 562)

Assinale a alternativa que apresenta uma característica da agricultura brasileira que provoca êxodo rural.

a) Com a modernização da agricultura, tem diminuído o número de volantes principalmente nas áreas canavieiras.

b) A modernização da agricultura tem ampliado o número de empregos rurais.

c) Os parceiros, arrendatários e pequenos produtores são os mais beneficiados pelo capital empregado na aquisição de máquinas, adubos e corretivos.

d) A maioria da população rural não é proprietária da terra que trabalha.

e) A modernização da agricultura brasileira tem provocado a melhor distribuição da terra agrícola.

Gab: D

Questão 563)

Considere as seguintes afirmações sobre o trabalho agrícola no Brasil.

I. Na maior parte das propriedades agrícolas no Brasil o trabalho é realizado pelo proprietário e família.

II. Tem-se ampliado de forma significativa o regime do trabalho de colonato.

III. A parceria, tipo de trato em que trabalhador paga ao proprietário em produção pelo uso da terra, predomina nas lavouras temporárias.

IV. Com o Estatuto do Trabalhador Rural houve uma forte diminuição do número de trabalhadores assalariados e permanentes.

V. Nas áreas onde predominam os posseiros há um forte avanço da mecanização agrícola.

Estão corretas, SOMENTE

a) I, II e III.

b) I, II e V.

c) I, III e IV.

d) II, IV e \/.

e) III, IV e V.

Gab: C

Questão 564)

São imóveis explorados de forma econômica e racional, com uma área que, no máximo, chega a 600 módulos rurais. A definição refere-se a:

a) ( ) Empresa Rural

b) ( ) Latifúndio por exploração

c) ( ) Minifúndios

d) ( ) Latifúndio por dimensão

e) ( ) Terras Devolutas

Gab: A

Questão 565)

A propósito da agricultura brasileira, pode-se afirmar que :

a) a escravidão por dívida consiste numa situação de servidão do trabalhador, característica da parceria.

b) o Estatuto do Trabalhador Rural dos anos sessenta substituiu a antiga Legislação dos Trabalhadores Rurais.

c) a empresa agropecuária capitalista caracteriza-se pela presença do trabalhador agregado.

d) a denominação "bóia-fria" é dada ao trabalhador temporário que vive nos latifúndios.

e) a unidade familiar de subsistência tanto pode contratar força de trabalho quanto vender trabalho familiar.

Gab: E

Questão 566)

A pecuária gaúcha vem mantendo, nas últimas três décadas, o rebanho bovino entre 12 e 13 milhões de animais, aproximadamente. Entretanto, segundo o Censo do IBGE, a área disponível para essa atividade pecuária diminui de 11.408.306 há em 1975 para 8.600.073 há em 1995, ou de 55,44% para 39,44% da área agricultável do Estado do Rio Grande do Sul. Assim, pode-se concluir que:

a) a atividade pecuária bovina gaúcha encontra-se estagnada há décadas pela forma extensiva de produção.

b) A atividade pecuária bovina gaúcha encontra-se estagnada pelos sucessivos focos de febre aftosa, principalmente nos anos 90.

c) A manutenção do efetivo bovino deve-se à manutenção da produtividade pela substituição da lavoura do arroz.

d) Apesar da manutenção do efetivo bovino, houve um decréscimo da produtividade pecuária bovina.

e) Apesar da manutenção do efetivo bovino, houve aumento da produtividade pecuária.

Gab: E

Questão 567)

“Área explorável que, em determinada posição do país, direta e pessoalmente explorada por um conjunto familiar equivalente a quatro pessoas adultas, correspondendo a 1 000 jornadas anuais, lhe absorva toda a força de trabalho em face do nível tecnológico adotado naquela posição geográfica e, conforme o tipo de exploração considerado, proporcione um rendimento capaz de assegurar-lhe a subsistência e o progresso social e econômico.”. Segundo o Estatuto da Terra de 1964, este imóvel rural é:

a) o minifúndio;

b) o módulo rural;

c) o latifúndio por dimensão;

d) o latifúndio por exploração;

e) a empresa rural.

Gab: B

Questão 568)

Observe este bloco-diagrama representativo de uma paisagem natural do Centro-Oeste brasileiro:

clip_image008

A respeito das possibilidades de uso e ocupação dessa paisagem, é INCORRETO afirmar que:

a) a ocupação das superfícies planas e elevadas para a agricultura depende, fundamentalmente, do uso de insumos químicos e da correção prévia dos solos com o emprego da calagem.

b) a possibilidade de mecanização agrícola nas últimas décadas, favorecida pela topografia, aumentou o preço das terras nas superfícies elevadas e planas, quase sem valor até então.

c) as encostas do vale, pela sua declividade, podem ser destinadas à pecuária extensiva ou, até mesmo, conforme o caso, à implantação de unidades de preservação permanente.

d) os vales da região considerada, por suas características morfológicas, pouco se prestam para culturas permanentes tropicais em razão dos freqüentes riscos de geada no inverno.

Gab: D

Questão 569)

Leia, com atenção, os textos referentes às atividades agrárias no Brasil.

I. Nas últimas décadas tem ocorrido uma crescente concentração de terras, o que não significa um igual crescimento das áreas de culturas para consumo interno.

II. As relações de trabalho têm sofrido profundas transformações: reduziu-se o número de trabalhadores permanentes e ampliou-se o número de trabalhadores temporários.

III. As tradicionais figuras do parceiro e do arrendatário estão desaparecendo em grandes áreas do Brasil.

Sobre os textos é correto afirmar que :

a) I, II e III são verdadeiros, mas não têm relação entre si.

b) I, II e III são verdadeiros e retratam a difusão das relações capitalistas no campo.

c) I e II são verdadeiros, e III é falso porque os parceiros são responsáveis por mais de 50% da produção de gêneros para exportação.

d) I e III são verdadeiros, e II é falso porque atualmente o número de trabalhadores rurais com carteira assinada é maior do que os que trabalham nas atividades terciárias.

e) II e III são verdadeiros, e I é falso porque está ocorrendo a fragmentação das grandes propriedades, sobretudo no Nordeste e Norte.

Gab: B

Questão 570)

A modernização agrícola envolve um processo de mudança econômica, social, política e técnica, criando novas formas de produção e de superação das estruturas tradicionais. A respeito dos desdobramentos ocasionados por esse processo, julgue os itens a seguir.

01. O aumento da produtividade de culturas como o da soja, a do milho e a do algodão é resultado do desenvolvimento da biotecnologia, que resulta em sementes mais produtivas, resistentes a pragas e doenças típicas das grandes monoculturas.

02. Devido às necessidades alimentares criadas pela crescente urbanização, o aumento da demanda no mercado interno de alimentos foi o maior responsável pela incorporação dos avanços científicos e tecnológicos na produção agrícola brasileira.

03. A reforma do sistema previdenciário rural foi bastante significativa para a melhoria da renda da população rural brasileira durante a década de 90 do século XX.

04. No Brasil, o sistema agrícola classificado como extensivo é encontrado, principalmente, em grandes propriedades rurais, visando melhorar a produtividade das lavouras e aumentar o índice de exploração de terras.

Gab: CEEE

Questão 571)

O grande volume de produção de frutas tropicais do nordeste brasileiro, cujo grande consumidor é o mercado europeu, deve-se:

a) ao clima quente e úmido, sem mudanças bruscas e ao aproveitamento das águas das nascentes do Rio São Francisco.

b) à tecnologia de irrigação por gotejamento e ao aproveitamento das águas do Rio Capibaribe.

c) ao clima semi-árido e ao aproveitamento das águas do Rio São Francisco para irrigação.

d) ao clima tropical super úmido e ao aproveitamento das fortes chuvas concentradas no verão.

e) ao clima desértico e à utilização de tecnologia israelense, aproveitando o orvalho, freqüente na região.

Gab: C

Questão 572)

Quanto à utilização, o espaço agrário brasileiro encontra-se ainda, em boa parte, condicionado pelo mercado externo. Compreende lavouras que, além de atender às necessidades do mercado interno, destinam grande parte de sua produção à exportação.

Sobre esse tema, analise o mapa abaixo.

clip_image010

Assinale a alternativa que completa corretamente, de cima para abaixo, as linhas da legenda do mapa acima.

a) cana-de-açúcar - algodão - arroz – cacau

b) café - cana-de-açúcar - soja – cacau

c) café - algodão - arroz - cana de açúcar

d) arroz - algodão - soja – laranja

e) café - cana-de-açúcar - arroz e cacau

Gab: B

Questão 573)

O gráfico abaixo apresenta a área ocupada pelas culturas de arroz, milho, soja e trigo no município de São Francisco de Assis/RS entre 1920 e 1990

clip_image012

Observando esse gráfico pode-se afirmar que

a) a produção agrícola do município caracteriza-se, desde a década de 20, como coletada às culturas do binômio trigo-soja.

b) apesar da introdução da cultura da soja, a cultura do milho continua crescendo.

c) diferentemente do norte do Estado, o impulso nas culturas de trigo e da soja surge no município a partir da década de 70.

d) com a ampliação da área cultivada do trigo e da soja, as culturas do milho e arroz sofreram drástica redução de área de plantio.

e) a política agrícola relativa ao binômio trigo-soja favoreceu, no município, a expansão da área cultivada desde a década de 50 até 1990.

Gab: B

Questão 574)

A floresta litorânea brasileira (Mata Atlântica) vem sendo devastada desde a chegada dos primeiros colonizadores.

No Rio Grande do Norte, essa devastação continua, em decorrência, principalmente, da:

a) criação de camarão em cativeiro e extração de madeira.

b) expansão da atividade canavieira e ocupação desordenada do solo.

c) expansão das áreas de veraneio e da pecuária intensiva.

d) criação dos engenhos de açúcar e dos distritos industriais.

Gab: B

Questão 575)

Observe as áreas hachuradas no mapa a seguir.

clip_image014

Nas duas últimas décadas, essas áreas hachuradas têm-se notabilizado, no cenário nacional, devido:

a) aos grandes projetos agroindustriais.

b) à intensa produção agrícola.

c) aos conflitos pela posse da terra.

d) à expansão da fronteira agrícola.

Gab: C

Questão 576)

No Brasil há sérias contradições cidade-campo, com um claro desequilíbrio deste último com relação à primeira. Apesar de ter havido, após 1960, um considerável crescimento da produção no campo brasileiro, muitas das populações destas áreas têm tido dificuldades sócio-eco-nômicas, inclusive com relação a emprego e alimentação, forçando esse povo a migrar para a cidade à procura de melhores condições.

Com relação a essa problemática, é CORRETO afirmar que:

01. Os métodos tradicionais de produção são hoje tão reduzidos que devem ser desconsiderados, face à modernidade que a agricultura alcançou em toda parte.

02. Houve aumento da produção agrícola destina-da à exportação, até como forma de gerar recursos para a compra de máquinas e tecnologia para nossa industrialização.

04. Não é possível aumentar a produção de alimen-tos no Brasil, devido às condições climáticas impróprias e de solos cuja fertilidade não permite o cultivo de muitas espécies.

08. A modernização da agricultura ocorreu com uma maior valorização no preço da terra e da produção, dificultando a permanência de pe-quenos produtores em suas terras.

16. Apesar da modernização no campo, com o apa-recimento de modernas máquinas e implemen-tos agrícolas, muitas populações continuam sem ter acesso ao alimento necessário à sua sobrevivência.

Gab: 26

Questão 577)

No mapa abaixo, é apresentada a tipologia agrária do Rio Grande do Sul, com a identificação, através de números, de quatro áreas distintas.

clip_image016

Preencha os parênteses abaixo com os números das áreas correspondentes à sua caracterização.

( ) áreas minifundiárias de colonização agrícola

( ) áreas latifundiárias predominantemente pastoris

( ) áreas de minifúndios e empresas rurais

( ) áreas de latifúndios e empresas rurais

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses de cima para baixo é

a) 1 - 3 - 2 – 4

b) 2 - 3 - 4 – 1

c) 2 - 3 - 1 – 4

d) 3 - 1 - 4 – 2

e) 3 - 4 - 1 – 2

Gab: C

Questão 578)

Observe os estados brasileiros que aparecem numerados.

clip_image018

A alternativa, que contém as relações FALSAS, é:

a) O estado de Santa Catarina (1), de economia diversificada, destaca-se como produtor de maçã, alho, suínos, aves, têxteis e produtos cerâmicos.

b) São Paulo (2) é o estado onde se localiza o principal porto do país, sendo sua capital uma metrópole nacional cuja influência atinge a nação inteira.

c) O estado de Minas Gerais (3) é o maior produtor de cacau e de petróleo, além de apresentar o porto de Tubarão, especializado na exportação de ferro.

d) Mato Grosso do Sul (4) é o estado que apresenta agricultura de cereais mecanizada, além de ter uma parte do Pantanal, região visada pelo turismo.

e) O Amazonas (5) estado da região Norte, apresenta baixa densidade demográfica e uma ocupação recente.

Gab: C

Questão 579)

Os mapas I e II destacam, respectivamente, a predominância dos seguintes usos da terra:

clip_image020

a) Pecuária melhorada / Pecuária primitiva.

b) Grande agricultura comercial / Extrativismo vegetal.

c) Pecuária melhorada / Pequena agricultura comercial e de subsistência.

d) Pecuária primitiva / Extrativismo vegetal.

e) Pequena agricultura comercial e de subsistência / Grande agricultura comercial.

Gab: B

Questão 580)

Essa prática agrícola visa, de uma certa maneira, quebrar ciclos de doenças e pragas, mudando a cultura de lugar, e poupar o solo da exaustão causada pela monocultura. Um dos exemplos mais comuns no Brasil desta prática agrícola são as culturas do milho e do feijão. O que está sendo especificamente descrito?

a) a Agricultura Integrada.

b) a Agricultura Orgânica.

c) a Rotação de Culturas.

d) a Agrossilvicultura.

e) a Agricultura de ''Plantation''.

Gab: C

Questão 581)

Pesquisas recentes revelam que, nas últimas décadas, o meio rural brasileiro vem ganhando novas funções agrícolas e não-agrícolas e oferecendo oportunidades alternativas de trabalho e renda para as famílias, reduzindo, cada vez mais, os limites entre o rural e o urbano.

a) Indique três causas que explicam a procura por atividades não-agrícolas pela mão-de-obra residente na zona rural.

b) Cite três exemplos de atividades não-agrícolas desenvolvidas no meio rural, que estão atraindo esta mão-de-obra.

Gab:

a) Entre as várias causas que explicam a procura por atividades não-agrícolas pela população rural, temos: a liberação de mão-de-obra devido à modernização da agricultura, o elevado potencial econômico do meio rural e o aumento e complemento da renda familiar visando um melhor padrão de vida.

b) Entre as principais atividades não-agrícolas, destacam-se: agroindústria, ecoturismo, turismo rural, pesca, caça e exploração mineral, entre outras.

Questão 582)

Santa Catarina é um estado com destaque nacional por sua economia dinâmica e bastante diversificada.

A alternativa, que NÃO condiz com o enunciado acima, é:

a) O turismo é uma atividade promissora, em função do potencial diversificado, como, por exemplo, os balneários, as cidades históricas, as festas populares e o ecoturismo.

b) O Oeste é a região agrícola mais forte onde os produtores rurais trabalham em integração com as agroindústrias.

c) Empresas catarinenses como a Tigre, a Embraco, a Weg e a Douat Inox têm seus produtos vendidos em vários países.

d) Além do carvão, o Sul catarinense apresenta a maior concentração de pisos e azulejos cerâmicos do país.

e) O destaque nacional da produção agrícola catarinense deve-se ao enorme padrão de concentração da terra.

Gab: E

Questão 583)

O Estatuto do Trabalhador Rural, de 1964, garantia aos trabalhadores do campo os mesmos direitos que já eram usufruídos pelos trabalhadores urbanos, como registro em carteira, aposentadoria, férias, FGTS etc. Esta lei:

a) contribuiu para fixar os trabalhadores no campo, reduzindo o êxodo rural.

b) diminuiu os conflitos de terra, uma vez que os trabalhadores ficaram amparados pela legislação.

c) aumentou o número de trabalhadores rurais, principalmente nas grandes propriedades ocupadas pela pecuária.

d) colaborou com a extinção do sistema de colonato, estimulando a contratação de trabalhadores temporários.

e) estimulou a migração urbano-rural, atraindo trabalhadores desempregados para o campo.

Gab: D

Questão 584)

A regionalização da produção agrária brasileira tem um novo arranjo desde a década de 1980. Entre as novas culturas pode-se citar:

a) a cultura de algodão no Oeste catarinense.

b) a fruticultura no Sertão nordestino.

c) a triticultura no Vale do Jequitinhonha.

d) a cafeicultura no Planalto Paulista.

e) a sojicultura no Vale do Trombetas.

Gab: B

Questão 585)

A regionalização da produção agrária brasileira tem um novo arranjo desde a década de 1980. Entre as novas culturas pode-se citar:

a) a cultura de algodão no Oeste catarinense.

b) a fruticultura no Sertão nordestino.

c) a triticultura no Vale do Jequitinhonha.

d) a cafeicultura no Planalto Paulista.

e) a sojicultura no Vale do Trombetas.

Gab: B

Questão 586)

A partir da década de 80, a situação das pequenas e médias propriedades rurais da região Sul do Brasil (Oeste Catarinense, Noroeste do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná) admite as seguintes explicações:

I. estão subordinadas às grandes empresas agropecuárias pelo sistema de integração e registram a maior criação de aves e suínos do país;

II. contam com um sindicalismo ágil, de estrutura dupla e flexível, bem como um cooperativismo que as insere na dinâmica do MERCOSUL;

III. mudam sua atividade, estimuladas pelo aparecimento da variedade de soja transgênica, altamente produtiva e rentável mesmo em pequenas áreas;

IV. estão divididas entre as que consomem tudo o que produzem, as que estão inseridas precariamente nos mercados locais e as integradas aos grandes complexos agroindustriais.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.

b) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

c) Apenas a afirmativa IV é verdadeira.

d) Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.

e) Apenas a afirmativa I é verdadeira.

Gab: A

Questão 587)

No Brasil, denomina-se "roça" ao tipo de agricultura destinada ao abastecimento do próprio produtor e sua família sem entrar no circuito comercial. Essa atividade é considerada típica do subdesenvolvimento por causa do atraso técnico e cultural.

Por que este tipo de agricultura praticada no Brasil não consegue uma produção suficiente para o agricultor, apresenta baixo rendimento e cria problemas ambientais?

Gab:

Porque este tipo de agricultura caracteriza-se por utilizar técnicas rudimentares, pouco ou nenhum adubo e uso extensivo da terra.

Normalmente esta agricultura inicia-se com a derrubada da mata nativa seguida de queimada, provocando problemas ambientais quando o fogo escapa ao controle. A queimada consome parte dos nutrientes do solo pois destrói a matéria orgânica. O Nitrogênio deixado pelas cinzas é carregado pelas chuvas tropicais, tornando o solo empobrecido de ano a ano.

Após alguns anos de uso desta técnica, o solo é abandonado por ter sido inutilizado. Como resultado, teremos a queda de produção anual, o impacto ambiental criado pelas queimadas e a saída do homem do campo após o esgotamento do solo.

Questão 588)

No panorama da pecuária brasileira, uma região se destaca pela expressiva criação de aves e suínos em pequenas e médias propriedades, utilizando, geralmente, mão-de-obra familiar, que permite a grande concentração de frigoríficos. Trata-se:

a) do centro-oeste de Santa Catarina.

b) do interior do Estado de São Paulo.

c) da Campanha Gaúcha.

d) da região do Pantanal.

e) do sul do Mato Grosso do Sul.

Gab: A

Questão 589)

Qual das alternativas seguintes NÃO faz uma afirmativa correta sobre a situação da agricultura brasileira?

a) Nas últimas décadas, com o avanço do capitalismo no campo, a agricultura passou por um processo de modernização; mas isso não garantiu a melhoria do padrão de vida de grande parte dos trabalhadores rurais.

b) Nos últimos anos, a manutenção de latifúndios vem sendo duplamente ameaçada: pela ocupação de terras e pela queda do preço da terra.

c) Nos anos 90, o Movimento dos Sem Terra (MST) tem sido o mais forte movimento social em prol da distribuição da terra no país e vem contando com o apoio de grandes proprietários de terra e de grandes empresários rurais.

d) Na última década, as indústrias de alimentos inovam e diversificam os produtos alimentícios agregando maior valor à matéria-prima fornecida pelos produtores rurais e transferindo renda do campo para as grandes indústrias e cadeias de supermercados.

e) A partir da década de 60, a modernização da produção agrícola teve como condição básica os créditos agrícolas garantidos pelo Estado, e os grandes beneficiários foram os grupos sociais com maior poder político e econômico.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis