terça-feira, 30 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Comércio e Serviços 1

Questão 01)

Selic tem 10.ª queda consecutiva e vai para 7,25% ao ano.

(http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,selic-...,130318,0.htm, 10.10.2012)

Desde agosto de 2011, o Comitê de Política Monetária do Banco Central vem diminuindo a taxa básica de juros, a Selic.

Essa medida objetiva

a) estimular a aplicação de capitais no mercado financeiro.

b) diminuir o consumo para seguir o ritmo econômico mundial.

c) ampliar os investimentos estrangeiros na produção do país.

d) garantir o crescimento econômico sem elevar a inflação.

e) aumentar a oferta de títulos da dívida pública no mercado.

Gab: D

Questão 02)

O aumento do imposto sobre produtos industrializados (IPI) para os carros que não tiverem 65% das peças produzidas no Brasil pode ser questionado, avaliam especialistas.

As medidas anunciadas pelo governo brasileiro apresentam pontos sensíveis: podem sugerir discriminação entre produtos locais e importados e suscitam controvérsia na exigência de conteúdo nacional.

Mesmo não sendo anunciada como barreira aos importados, se a medida tiver esse efeito, o Brasil pode ser punido.

(Zero Hora, 16/09/2011)

O órgão internacional em que as medidas anunciadas pelo governo brasileiro podem ser questionadas é:

a) FMI – Fundo Monetário Internacional.

b) OMC – Organização Mundial do Comércio.

c) OIT – Organização Internacional do Trabalho.

d) BIRD – Banco Mundial.

e) OCDE - Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico.

Gab: B

Questão 03)

Théry & Mello, 2009. Adaptado.

Considerando-se a atual divisão administrativa do Brasil e sobrepondo-se a ela representações esquemáticas da gênese do território brasileiro, entre os séculos XVI e XIX,

a) relacione os focos econômicos em ascensão (coluna I) com os novos centros econômicos e suas respectivas zonas de atração (coluna II);

b) analise os principais avanços territoriais (coluna III).

Gab:

a) No século XVI, é introduzida a cana-de-açúcar na região Nordeste, levando para as regiões da Bahia e Pernambuco uma população colonial; formaram-se, assim, as primeiras cidades e vilas, como Salvador e Olinda. Nos séculos XVII e XVIII, a exploração de ouro e diamantes na região das minas coloca Minas Gerais como novo centro econômico e o Rio de Janeiro como seu principal porto de exportação. No século XIX, o café se torna o principal produto a ser explorado, elevando a circulação de capitais no eixo Rio-São Paulo, tornado o novo centro econômico.

b) O principal avanço territorial do século XVI, observado no primeiro mapa da coluna III, é a interiorização do Sertão Nordestino devido à expansão da pecuária como economia subsidiária da produção de açúcar. O segundo mapa da coluna mostra a interiorização da região amazônica por causa da exploração das drogas do Sertão. Ele apresenta também a ocupação do interior do Sudeste e Centro-Oeste, inicialmente pelo Bandeirismo e, depois, pela atividade mineradora. Já o terceiro mapa ilustra a migração do nordeste para o norte graças à exploração da borracha; na região Sul, temos o colonato, com a expansão do café para o norte do Paraná.

Questão 04)

As commodities representaram 71% do valor exportado pelo Brasil de janeiro a maio. Nos cinco primeiros meses do ano passado essa participação era de 67%. As vendas ao exterior desses produtos avançaram 39,1%, muito mais que as dos manufaturados, 15,1%. Os cálculos são da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), obedecendo a critérios diferentes dos seguidos pelo Ministério do Desenvolvimento, já que incluem commodities classificadas como semimanufaturados e mesmo alguns produtos considerados manufaturados pelas estatísticas oficiais. Entre esses itens estão açúcar refinado, combustíveis, café solúvel e alumínio em barras.

http://www.iedi.org.br/artigos/imprensa/2011/
iedi_na_imprensa_20110629_commodities_ja_representam_71_das_exportacoes_do_pais.html

A reportagem revela uma mudança gradual no perfil das exportações brasileiras. Sobre esse tema, é correto afirmar:

a) Apesar do aumento da participação das commodities na pauta de exportações, o Brasil apresenta superávit na balança comercial dos produtos manufaturados.

b) O aumento da exportação brasileira de commodities, mencionado na reportagem, está fortemente baseado no crescimento da demanda asiática.

c) Nos últimos anos, o Brasil vem aumentando exponencialmente a sua participação no comércio de produtos de alta e média intensidade tecnológica.

d) A mudança revelada pela reportagem resulta da maior diversificação do setor produtivo brasileiro.

e) O câmbio valorizado foi um dos fatores que contribuíram para o aumento das vendas externas, tanto de commodities como de manufaturados.

Gab: B

Questão 05)

Santa Catarina é o segundo maior polo do Brasil. O setor começou a dar os primeiros passos no século XIX. A crise a partir da década de 1990 e a competição dos produtos chineses obrigaram o setor a se reposicionar no mercado, investindo na diversificação da cadeia produtiva. O setor que faz referência à economia catarinense é o:

a) alimentar

b) carbonífero

c) cerâmico

d) têxtil

e) calçadista

Gab: D

Questão 06)

Apesar de certa polêmica, nos últimos anos, a divulgação das notas do Enem pelo MEC tem servido como parâmetro de comparação da qualidade do ensino médio brasileiro. Veja o último ranking:

(Adaptado de http://guiadoestudanteabril.com.br acesso: 22/08/10)

Da leitura da tabela, conclui-se que:

a) A região mais rica do Brasil apresentou mais de 70% das escolas dentre as melhores do país.

b) Dentre as dez melhores escolas, observa-se a presença apenas de escolas privadas.

c) Dentre as melhores escolas do país, 20% encontram-se naquela região de mais baixo IDH.

d) Observa-se praticamente uma ausência das escolas mais bem ranquiadas nas regiões metropolitanas.

e) Não se confirmou na prática o difundido discurso do distanciamento de qualidade entre as escolas públicas e privadas.

Gab: C

Questão 07)

A política de manutenção de um “Estado-Mínimo”, preconizada pela doutrina neoliberal adotada no Brasil a partir da década de 1990, gerou forte desestatização da economia, com a privatização de empresas estatais. Uma consequência dessa política no Brasil foi:

a) redução significativa do déficit público e do grau de endividamento externo do país;

b) os setores de telecomunicações e energia elétrica estarem entre os alvos preferenciais dos investidores estrangeiros;

c) serem privatizadas somente as empresas que compunham setores deficitários da economia estatal;

d) o setor ferroviário por ter ficado fora do processo de privatização, não ter se modernizado e ter mantido sua malha totalmente sucateada;

e) o fato de os investimentos estrangeiros terem sido liderados por Japão, Alemanha e países chamados de Tigres Asiáticos.

Gab: B

Questão 08)

Leia o texto.

As bases materiais e políticas do mundo atual têm permitido uma revolução nas formas de circulação de dinheiro, criando assim novos modos de acumulação [...]. Novos instrumentos financeiros são incorporados ao território na forma de depósitos e de créditos ao consumo. A sociedade, assim, é chamada a consumir produtos financeiros, como poupanças de diversas espécies e mercadorias adquiridas com dinheiro antecipado. Com isso o sistema financeiro ganha duas vezes, pois dispõe de um dinheiro social nos bancos e lucra emprestando, como próprio, esse dinheiro social para o consumo.

(Milton Santos e Maria Laura Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI, 2001.)

São exemplos do processo de expansão do sistema financeiro no território brasileiro:

a) a troca pessoal de produtos usados, a oferta de crédito consignado e a proliferação dos sistemas bancários de autoatendimento.

b) a oferta de crédito consignado, a venda por cartão de crédito e a proliferação dos sistemas bancários de autoatendimento.

c) a troca pessoal de produtos usados, a realização de compra por moeda corrente e a venda por cartão de crédito.

d) o escambo, a realização de compra por moeda corrente e a restrição de crédito ao consumo pessoal.

e) o escambo, a doação de bens e dinheiro para programas sociais e a restrição no ato da compra ao uso de moeda corrente.

Gab: B

Questão 09)

Analise a tabela.

Evolução do PIB do Brasil e das suas regiões,

entre 1999 e 2008.

(Júlio Miragaya. Mapa da Distribuição Espacial da Renda no Brasil, 2011. Adaptado.)

A partir dos dados apresentados na tabela, conclui-se que, durante o período analisado,

a) a evolução percentual dos PIBs das regiões Sul e Sudeste foi superior à evolução dos PIBs das demais regiões brasileiras.

b) os PIBs das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste superaram os PIBs das Regiões Sul e Sudeste em 2008.

c) a evolução percentual dos PIBs das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foi inferior à evolução da média nacional.

d) a evolução percentual dos PIBs das regiões Sul e Sudeste foi superior à evolução da média nacional.

e) a evolução percentual dos PIBs das regiões Norte e Centro- Oeste foi superior à evolução da média nacional.

Gab: E

Questão 10)

O Brasil é o sétimo mercado consumidor do mundo, mas tem apenas 33% da sua população incluída nessa "sociedade de consumo", segundo relatório elaborado pelo WorldWatch Institute, com sede em Washington. O "público consumidor" é definido pelo relatório com base num poder de compra (renda ajustada segundo preços locais) de mais de US$ 7 mil, ou cerca de R$ 20 mil, por ano. O Brasil tem, segundo esse critério, 57,8 milhões de consumidores.

· Em primeiro lugar no ranking estão os Estados Unidos com 242,5 milhões de integrantes da "sociedade de consumo", ou 84% da população do país. A China vem logo em seguida, com 239,8 milhões de consumidores (19% da população), enquanto a Índia ocupa o 3º lugar, com 121,9 milhões de consumidores, ou 12% da população.

Entre os dez maiores mercados, o Japão tem a parcela mais significativa da sua população na sociedade de consumo, 95% (ou 120,7 milhões de pessoas), o que lhe garante o 4º lugar no ranking. A Alemanha está no 5º lugar (76,3 milhões de pessoas e 92% do total) e a Rússia (6º lugar, 61,3 milhões, 43%).

A partir dos dados do relatório, podem ser extraídas as seguintes conclusões, EXCETO:

a) A melhoria na distribuição de renda e consequentemente da inclusão econômica e social tendem a fortalecer a posição econômica de nações emergentes, especialmente China, Índia, Brasil e Rússia.

b) Dentre as economias classificadas como desenvolvidas incluídas no grupo, os Estados Unidos da América apresentam a pior participação percentual de consumidores no total de sua população.

c) Estados Unidos e China possuem valores bastante próximos no número total de consumidores, o que comprova a tese segundo a qual os dois países possuem, na atualidade, situações bastante próximas em termos econômicos e sociais.

d) Com um terço de sua população incluída na “sociedade de consumo”, o Brasil possui ainda um grande potencial de crescimento de seu mercado consumidor. Esse fator tem sido fortemente considerado pelas grandes empresas, ao definirem seus investimentos estratégicos no mundo.

Gab: C

Questão 11)

Quando as despesas do governo excedem as receitas fiscais, há déficit fiscal. Para resolver esse problema, o governo tem dois caminhos clássicos: emissão de moeda e/ou lançamento de títulos da dívida pública. A soma de todos os títulos públicos emitidos perfaz a dívida do governo, cujo crescimento se dá pelos déficits incorridos ao longo do tempo. No Brasil, em Setembro/2011, a Dívida Bruta do Governo Geral (Governo Federal, INSS, governos estaduais e governos municipais) alcançou R$ 2.226,5 bilhões, correspondentes a 55,9% do PIB.

I. Ao emitir moeda, o governo resolve o problema pela via rápida, mas cria uma dívida compulsória, “não resgatável”, implicando a geração de inflação.

II. A permissão para a geração de déficit fiscal pode trazer benefícios para a economia, tais como a redução do desemprego e o aumento do investimento público.

III. Ao elevar a taxa de juros, com vistas a atrair compradores para seus títulos, o governo favorece a disponibilidade de recursos para o financiamento do investimento privado.

IV. No Brasil, as pessoas físicas não podem adquirir títulos públicos federais diretamente do Tesouro Nacional, devendo necessariamente recomprá-los de uma instituição financeira.

V. As taxas de juros elevadas também atraem investidores externos, que precisam internalizar suas moedas, fortalecendo a moeda nacional e, consequentemente, favorecendo o setor exportador.

Analise as informações acima e marque a opção correspondente às afirmativas VERDADEIRAS:

a) I e II apenas

b) II e III

c) I, II e IV

d) III, IV e V

e) II e V

Gab: A

Questão 12)

O governo de Luís Inácio Lula da Silva foi importante para a consolidação da democracia no Brasil, dado que nenhum elemento apontou para a interrupção do processo democrático. Do ponto de vista econômico e social, pode-se destacar como realizações do governo:

a) A preocupação primordial com o controle da inflação e a manutenção de um superávit primário.

b) O aprofundamento do endividamento junto ao FMI.

c) A diminuição da carga tributária, particularmente nos aspectos do imposto sobre a renda.

d) A desvalorização sistemática da taxa de câmbio com o intuito de incentivar as exportações.

e) A criação do programa “Fome Zero” para o atendimento social às famílias de classe média.

Gab: A

Questão 13)

Analise a distribuição da PEA (População Economicamente Ativa) por setor de atividade e assinale a alternativa que melhor explique seu significado.

a) Com maior contingente de trabalhadores no setor primário do que no secundário, pode-se afirmar que o Brasil, a despeito do crescimento econômico, ainda se mantém como uma economia agroexportadora.

b) O setor secundário emprega cerca de um terço do que emprega o setor terciário, o que indica que a economia brasileira é assentada mais pelo capital especulativo do que pelo capital produtivo.

c) O grande contingente de trabalhadores no setor terciário é típico de um país urbanizado, dado que as atividades deste setor são mais intensas em cidades.

d) O setor primário emprega 20,9% da PEA, o que indica que seu desenvolvimento é orientado por uma estrutura agrícola tradicional que demanda mão de obra numerosa.

e) Os setores primário e secundário empregam percentuais bem inferiores da PEA, em relação ao terciário, o que é um indicador de déficit na balança comercial, na medida em que demonstra que o país não produz a maior parte dos produtos industriais e agrícolas para atender à demanda interna.

Gab: C

Questão 14)

Identifique a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

A estrutura produtiva do país passou por dois ciclos de profundas alterações nas últimas décadas. O primeiro refere-se ao projeto de __________ da economia, consolidado com o desenvolvimento __________ a partir da década de 1960. Juntamente com a modernização do __________, desde então redesenhou-se a ocupação do espaço brasileiro. A reorganização econômica e geográfica não se faz de forma isolada. A crescente importância da __________ na produção da riqueza nacional trouxe consequências para a divisão __________ do trabalho. As mudanças de rumo do capitalismo internacional decorrentes da crise do __________ e do endividamento do Estado, alteraram os padrões da __________ brasileira. As __________ tornaram-se peças fundamentais do cenário econômico do país. No final da década de 1980 e inicio de 1990 inaugura-se um novo ciclo de mudanças: reestruturação do papel do __________, busca de qualidade, redução de custos para elevar a produtividade do país no comércio internacional e alterações na divisão setorial do trabalho.

A alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto é:

a) industrialização / do estado / multinacional / indústria petrolífera / agropecuária / meio interregional / modernização / industrial / campo

b) industrialização / do estado / multinacional / indústria petrolífera / agropecuária / meio interregional / vida campestre / redes industriais / ciclo de modernização

c) modernização / do campo / interregional / industrialização / estatal / meio industrial / agropecuária / pesquisa petrolíferas / produto multinacional

d) modernização / industrial / campo / agropecuária / interregional / estado / empresa multinacional / industrialização / petróleo

e) modernização / industrial / campo / agropecuária / inter-regional / petróleo / industrialização / multinacionais / estado

Gab: E

Questão 15)

“A globalização é o atual momento da expansão capitalista. Pode-se afirmar que ela está para o capitalismo informacional assim como o colonialismo esteve para a sua etapa comercial ou o imperialismo para o final da fase industrial e início da financeira. Trata-se de uma expansão que visa aumentar os mercados e, portanto, o lucro, o que de fato move os capitais, tanto produtivos quanto especulativos, no mercado mundial [...]”

MOREIRA, João Carlos Moreira & SENE, Eustáquio de.
Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2007. p. 175.

No Brasil, a expansão capitalista trouxe muitas mudanças, dentre elas:

a) O aumento das tarifas alfandegárias, incidentes sobre os produtos importados, refletiu na abertura de muitas empresas nacionais e na elevação das taxas de emprego.

b) A privatização de grande parte das empresas estatais, onde o Estado passou, ao capital privado, o controle de apenas 10 % das ações das empresas que gerenciava.

c) O avanço do setor bancário que estimulou o aumento de contratação de pessoal, melhorou a vida dos funcionários com a informatização e o surgimento dos caixas automáticos.

d) O avanço do desemprego estrutural responsável pelo aumento de postos de trabalho, favorecendo a inclusão social onde a população garante sua permanência no mercado de trabalho.

e) A adoção de uma política cambial favorável ao setor de importação e desfavorável ao setor de exportação, provocando retração nas vendas de muitas empresas sediadas em território brasileiro, gerando queda na produção e aumento do desemprego.

Gab: E

Questão 16)

Leia o gráfico e a tabela apresentados a seguir que mostram a situação da economia informal brasileira e as condições dos trabalhadores no período de 2003 a 2008.

Percentual dos trabalhadores sem carteira assinada no Brasil, 2003-2008

FOLHA DE S. PAULO, 22 jul. 2010. Dados da Fundação Getúlio Vargas. [Adaptado]

O trabalho informal constitui uma atividade muito presente na vida dos trabalhadores nas cidades brasileiras, sobretudo nas metrópoles. Em 2005, segundo dados fornecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), 15,8% da população urbana vivia em metrópoles, gerando uma demanda excepcional de criação de empregos. Considerando que a população economicamente ativa (PEA) não sofreu alteração significativa no período em questão, tendo em vista o contexto e as informações fornecidas,

a) apresente duas conclusões, com base na análise do gráfico e da tabela, acerca da economia informal no referido período;

b) caracterize a economia informal e apresente um exemplo do modo como as atividades do comércio informal estão espacialmente organizadas na metrópole.

Gab:

a) Queda proporcional da informalidade em relação a PEA; queda do movimento de riquezas não reportadas ao governo; redução do número de trabalhadores sem carteira; aumento proporcional dos trabalhadores formais.

b) A economia informal é caracterizada como o conjunto de atividades que não cumprem com os direitos trabalhistas como carteira assinada;

OU

pela produção e/o consumo de bens e serviços cujos impostos não são repassados ao governo;

OU

as atividades que fogem das contribuições destinadas à seguridade social dos trabalhadores como o repasse do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço). Na metrópole, o comércio informal está organizado em inúmeros espaços, seja nas calçadas das ruas principais dos centros urbanos ou em locais destinados à realização das atividades informais, quando ocorre uma relocação dos trabalhadores para áreas como camelódromos e shoppings populares.

Questão 17)

Considerando o gráfico e os conhecimentos sobre o comércio brasileiro,

• indique os elementos que se relacionam com a balança comercial e seus resultados;

• descreva duas consequências provocadas pela desaceleração da economia global nas empresas brasileiras, destacando suas recentes relações com a Ásia;

• explique o que significa economia informal e indique onde se pratica a maior parte das atividades das empresas informais.

Gab:

• Relacionam-se com a balança comercial e seus resultados o valor das exportações e das importações. O resultado da balança comercial é a diferença entre os dois valores. Se um país exporta mais do que importa, o resultado é o superávit comercial. Se for o contrário, ocorre o déficit comercial.

• A queda do comércio exterior provocada pela desaceleração da economia global atingiu a indústria e o comércio e fez diminuir a produção e o consumo. O Brasil vendeu menos a quase todas as regiões do mundo para as quais exporta. A Ásia foi a única região que comprou mais produtos brasileiros.

• A economia informal é o conjunto das atividades econômicas sem registros oficiais, como notas fiscais, carteira de trabalho assinada e contrato social de empresas. A maior parte das atividades das empresas informais é praticada em casa, em lojas e oficinas, ou na residência do cliente.

Questão 18)

Brasil: Comércio - varejo e atacado

Fonte: THÉRY, H. e MELLO, N. Atlas do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2008, p. 165.

Analise a distribuição espacial do comércio varejista e atacadista registrada nos mapas, indicando e explicando os contrastes regionais resultantes dessa distribuição.

Gab:

Tendo em vista o território nacional como um todo, a distribuição espacial do comércio varejista e do atacadista é bastante desigual quanto ao número de estabelecimentos comerciais. Essa desigualdade opõe os relativos vazios das regiões Norte e Centro-Oeste às redes geográficas do comércio da região Nordeste, dominadas pelas capitais estaduais. Por seu turno, verifica-se um contraste geral entre essas regiões e as regiões Sudeste e Sul que apresentam uma constelação de pequenos centros, próximos uns dos outros, ressaltando-se no comércio atacadista polos como Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, com destaque para os dois últimos. Desponta assim a maior importância das regiões Sul e Sudeste.

Questão 19)

Leia a notícia e observe os gráficos:

“A previsão oficial de criação de 2 milhões de empregos em 2010, um recorde histórico, deve ter sido alcançada já em setembro. O índice médio de desemprego no ano deverá ficar perto de 7%, o mais baixo já registrado. Os grandes números impressionam [...] No Brasil, surgem proporcionalmente mais vagas nos Estados que já são mais ricos [...].”

Revista Época. 2 milhões de vagas. Como achar uma? S. Paulo: Ed.Globo, 04/10/2010, nº 646, p. 28

Considerando as informações apresentadas, pode-se dizer que

a) nas regiões metropolitanas as taxas de desemprego estão chegando à média nacional, em razão do crescimento do emprego industrial.

b) quando há um crescimento da economia e do número de empregos, as taxas mais elevadas situam-se no setor de comércio e nas metrópoles do nordeste.

c) as regiões metropolitanas têm desemprego na média nacional, mas, de acordo com a notícia, de julho a setembro serão criados 2 milhões de empregos, o que baixará ainda mais esse índice.

d) o emprego amplia-se onde a economia já é mais dinâmica, onde há mais capital e renda, e o setor que responde mais rapidamente é o de serviços.

e) o declínio percentual do número de vagas no setor comercial é comum no final do ano, quando a produção industrial, em especial nos estados ricos, se desacelera.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis