terça-feira, 30 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Agropecuária 5

Questão 90)
Leia o poema abaixo, de autoria de João Cabral de Mello Neto, musicado por Chico Buarque de Holanda:
Funeral de um Lavrador
Esta cova em que estás com palmos medida
É a conta menor que tiraste em vida
É a conta menor que tiraste em vida
É de bom tamanho nem largo nem fundo
É a parte que te cabe deste latifúndio
É a parte que te cabe deste latifúndio
Não é cova grande, é cova medida
É a terra que querias ver dividida
É a terra que querias ver dividida
É uma cova grande pra teu pouco defunto
Mas estarás mais ancho que estavas no mundo
estarás mais ancho que estavas no mundo
É uma cova grande pra teu defunto parco
Porém mais que no mundo te sentirás largo
Porém mais que no mundo te sentirás largo
É uma cova grande pra tua carne pouca
Mas a terra dada, não se abre a boca
É a conta menor que tiraste em vida
É a parte que te cabe deste latifúndio
É a terra que querias ver dividida
Estarás mais ancho que estavas no mundo
Mas a terra dada, não se abre a boca.
(Disponível em: www.letras.terra.com.br/chico-buarque/45132. Acesso em: 20 ago. 2010.)
O texto revela a situação histórica da divisão de terras no Brasil. Quanto à forma da estrutura fundiária brasileira a que o texto se refere, é CORRETO afirmar que ela é baseada:
a) em médias propriedades e destinada a atender ao mercado externo.
b) em pequenas propriedades e destinada a atender ao mercado interno.
c) nas grandes propriedades e destinada a atender ao mercado externo.
d) nas grandes propriedades e destinada a atender ao mercado interno.
Gab: C
Questão 91)
Leia o texto:
A soma das exportações do agronegócio brasileiro no período de 12 meses terminado em março registrou um novo recorde. Com US$ 79,8 bilhões em vendas entre abril de 2010 e março de 2011 e a alta dos preços das commodities (...), o país deve superar, em breve, a marca dos US$ 80 bilhões (...) As exportações no período, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cresceram 19,7% em relação ao período de abril de 2009 a março de 2010.
(www.exame.com)
Assinale a alternativa que identifica a tendência provocada pela evolução do agronegócio no Brasil.
a) Apoio dos produtores ao Código Florestal em vigência desde 1965, porque a modernização produtiva permite a reconstituição da vegetação removida por sistemas produtivos precários.
b) Nova condição do país no cenário econômico internacional, porque, no futuro, as novas potências serão produtoras de commodities.
c) Retenção da população no campo, aumentando o contingente rural, que estava declinando desde os anos 1970.
d) Freio importante no ritmo do desmatamento, em especial, das zonas do norte do Mato Grosso, devido ao aumento da produtividade agrícola.
e) Grande demanda por terras agrícolas, especialmente nos biomas do Brasil central e do Norte do país.
Gab: E
Questão 92)
A questão agrária brasileira é fruto das condições geradas durante todo o processo histórico e se aprofundou na medida em que o modo de produção capitalista penetrou no campo e assumiu caráter emergencial, em função da globalização e da adoção de práticas neoliberais pelo Estado brasileiro.
Considerando-se essas informações, associadas aos conhecimentos referentes à questão agrária brasileira, é correto afirmar:
01. O trabalho permanente assalariado só se tornou majoritário no campo a partir da introdução e do desenvolvimento do capitalismo.
02. A ineficiência regional da política de assentamentos rurais, que fundamenta a reforma agrária, conserva a estrutura fundiária das regiões de estrutura consolidada, ou seja, o Centro-Sul e o Nordeste.
03. A Amazônia constitui o complexo regional que apresenta o maior número de latifúndios devido, principalmente, ao recente processo de ocupação, iniciado durante o regime militar.
04 A ocupação do cerrado foi realizada por projetos públicos de colonização, baseados em políticas neoliberais, que priorizaram a pequena propriedade policultora voltada ao atendimento do mercado externo.
05. O número de imóveis rurais e a área total dos imóveis vêm apresentando taxas elevadas de crescimento, decorrentes da diminuição significativa do grau de concentração da terra, a partir da década de 90 do século passado.
Gab: 02
Questão 93)
Produção de Soja - Brasil e principais estados produtores1998 a 2000, 2001 a 2003 e 2004 a 2006
clip_image002
Fonte: IBGE - Produção Agrícola Municipal
O comportamento gráfico observado acima se deve
a) às melhores condições ambientais, principalmente no Cerrado, onde as condições naturais reduziram custos de correção de solos e outras medidas técnicas.
b) à necessidade de atender os maiores mercados consumidores do país, pois se trata de um produto fundamental na alimentação nacional e com reduzida importância na pauta de exportações.
c) às combinações entre condições naturais favoráveis, como no Sul, e grandes incentivos governamentais do passado, que permitiram a expansão no Centro-oeste principalmente.
d) à produção de biocombustíveis que utilizam a soja como matéria-prima, sobretudo o Biodiesel, que conta com mais de 40% na matriz energética brasileira.
e) à utilização de mão-de-obra de base familiar e tradicional, característica muito frequente nesse tipo de cultivo.
Gab: C
Questão 94)
Agronegócio (também chamado de agrobusiness) é o conjunto de negócios relacionados a toda cadeia produtiva da agricultura e da pecuária. O aprimoramento do agronegócio barateou o custo dos alimentos e deu à população um maior poder de consumo e de escolha, mas também trouxe vários problemas, principalmente ligados às questões ambientais e sociais.
a) Cite três importantes produtos do agronegócio brasileiro.
b) Mencione dois problemas ambientais e dois problemas sociais gerados por essa atividade econômica.
Gab:
a) Entre os produtos do agronegócio brasileiro, podem-se citar: a cana-de-açúcar, o café, a soja, a laranja e a carne.
b) Entre os problemas ambientais, podem-se citar: o desmatamento florestal, como resultado da expansão da atividade agropecuária em antigas áreas florestais, e a poluição hídrica, como resultado da utilização de agrotóxicos nas áreas onde se verifica a expansão da produção do agronegócio.
Entre os problemas sociais, podem-se citar: a intensificação do processo de mecanização agrícola, gerando desemprego rural e o agravamento do conflito pela posse da terra, em algumas regiões.
Questão 95)
PESSOAL OCUPADO NOS ESTABELECIMENTOS AGROPECUÁRIOS – 2006
clip_image004
Fonte: IBGE, Censo Agropecuário 2006. Adaptado.
Com base na tabela e em seus conhecimentos:
a) Analise a presença de mão de obra familiar nos Estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul, relacionando-a com as atividades agropecuárias predominantes em cada um deles.
b) Tendo em vista o fato de que a mão de obra familiar é majoritária no Brasil, analise os dados de pessoal ocupado nos estabelecimentos rurais no Estado de São Paulo, considerando as transformações agrárias ocorridas, nesse estado, a partir dos anos 1950.
Gab:
a) No Estado do Rio Grande do Sul a predominância absoluta da mão de obra familiar é decorrente do processo de ocupação da região. Predominam populações de origem europeia, em pequenas propriedades, cuja produção agropecuária, visa atender às necessidades da comunidade local, produzindo portanto produtos como algodão (tecidos), couro (calçados), carne, milho, trigo (alimentos).
No Estado de São Paulo, a ocupação mais significativa do espaço rural se deu a partir da expansão da lavoura cafeeira, caracterizada pela grande propriedade monocultora voltada para a exportação, limitando, dessa forma, o trabalho familiar.
Vale destacar também que o Estado de São Paulo possui o maior índice de mecanização agrícola do país, o que justifica o menor número total de pessoal ocupado nos estabelecimentos agropecuários.
b) De acordo com a tabela, é possível perceber que no Estado de São Paulo a presença de mão de obra familiar, embora seja majoritária (50,2%), está bem abaixo da média nacional (78,3%).
Essa situação pode ser explicada em função das transformações agrárias ocorridas nesse Estado a partir dos anos 1950.
É nessa década que se inicia um intenso processo de modernização da agricultura paulista, com grandes investimentos de capital privado na mecanização da lavoura, visando garantir não só o abastecimento da crescente população urbana, mas também da cada vez mais significativa atividade industrial do Estado.
Com base nessas transformações pode-se deduzir que por um lado a mão de obra familiar perde espaço, em função de sua menor capacidade de investimento e, consequentemente, de sua maior dificuldade em atender a demanda urbano-industrial.
Por outro lado, a utilização de tecnologia no campo exige mão de obra mais qualificada, preparada na cidade e habituada a trabalhar como empregado contratado.
Questão 96)
clip_image006 clip_image008
Tomando por base informações constantes na tabela e no mapa acima, explique as diferenças regionais do espaço agrário brasileiro, no que se refere à utilização de agrotóxicos e aos impactos sociais e ambientais dessa utilização.
Gab:
Os agrotóxicos são utilizados nas lavouras para controle de pragas e consequente aumento de produtividade, sendo um dos indicadores de modernização agrícola. Esta modernização, contudo, traz sérios impactos na saúde das pessoas e na contaminação da água e do solo. As áreas consideradas de maior modernização agrícola são as regiões sul, sudeste e centro-oeste. Predominam nestas áreas a agricultura comercial, altamente mecanizada e tecnificada. A maior parte do território destas três regiões é ocupada por atividades agropecuárias e por este motivo há maiores índices de contaminação dos recursos naturais. Nas regiões norte e nordeste a porcentagem de estabelecimentos agropecuários que utilizam agrotóxicos é menor devido a baixa tecnificação e ao predomínio da agricultura de subsistência.
Questão 97)
Um dos pilares da economia brasileira desde os tempos coloniais, a agricultura ostenta números grandiosos, como o maior produtor de vários itens da pauta agrícola, mas, apesar dos espetaculares resultados apresentados nos últimos anos, a agricultura brasileira encontra-se numa perigosa encruzilhada, onde se avistam potenciais problemas sociais e econômicos decorrentes das atividades do campo. A estrutura fundiária e a mecanização do setor impulsionam o êxodo rural; a dificuldade de escoamento da produção diminui a rentabilidade; o avanço da fronteira agrícola ameaça o meio ambiente e tantos outros. (AVANÇOS..., 2009, p. 117).
Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar:
a) Os efeitos da crise econômica mundial não afetaram as exportações dos produtos agrícolas do país.
b) O campo, ao oferecer maior oportunidade de trabalho, acabou atraindo os empregados e desempregados das áreas urbanas.
c) O aumento da produtividade, no Brasil, só ocorreu na Região Centro-Sul, devido à criação de programas sociais que visaram fixar o homem no campo e estabelecer uma maior democratização da posse da terra.
d) O Brasil, para atender aos avanços e desafios do campo, precisa enfrentar o colapso da infraestrutura, investir em educação e modernizar a administração do Estado.
e) A integração dos meios de transportes — rodoviário, ferroviário e hidroviário — ao moderno e equipado sistema portuário facilitou e valorizou as exportações dos produtos agrícolas.
Gab: D
Questão 98)
A estrutura fundiária no Brasil está concentrada nas mãos de uma pequena parcela da população, criando assim os conflitos por terra. Diante deste problema o mapa abaixo mostra a distribuição territorial mais conflitante em 2009 no território brasileiro. Assinale a alternativa CORRETA. A região no Brasil com maior número de conflitos por terra:
clip_image010
a) Região Norte
b) Região Nordeste
c) Região Centro-Oeste
d) Região Sudeste
e) Região Sul
Gab: A
Questão 99)
Lavradores migram para o Centro-Sul para colher café, laranja e cana
Com o início das safras de café, cana-de-açucar e laranja, perto de 1 milhão de trabalhadores rurais do Nordeste e do norte de Minas Gerais buscam emprego temporário fora de suas regiões de origem. Como aves de arribação, saem com destino fixo – o sul de Minas e São Paulo – e retornam para casa após o fim da safra, para refazer a rota no ano seguinte.
A colheita do café é, de longe, a que mais emprega mão de obra rural temporária. Segundo estimativa do Conselho Nacional do Café, ocupará cerca de 800 mil trabalhadores vindos de fora da região produtora.
De acordo com a Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar), a safra de cana em São Paulo empregará 140 mil tranalhadores, dos quais 56 mil provenientes de outros estados.
A colheita da laranja, concentrada em São Paulo, ocupa a mão de obra não absorvida pela cana. A Associtrus (Associação Brasileira dos Citricultores) calcula que 15 mil trabalhadores rurais saídos de estados nordestinos serão utilizados na atividade.
Elvira Lobato, Folha de São Paulo, 13/06/2010. Adaptação.
a) Justifique a alternativa do trabalho temporário por parte do migrante, relacionando tal alternatica a aspectos da estrutura agrária de sua região de origem.
b) Aponte duas razões que expliquem a utilização intensa do trabalho temporário pelos produtores de café, cana e laranja do Centro-Sul.
Gab:
a) Ainda que não se possa generalizar de forma absoluta e em toda a extensão macro-regional, as regiões de origem dos trabalhadores rurais migrantes (o norte de Minas Gerais e o Nordeste) concentram áreas rurais decadentes nas quais se manifestam problemas crônicos da estrutura agrária brasileira, tais como:
• a insuficiência econômica dos pequenos estabelecimentos ou minifúndios, incapazes de assegurar a subsistência de seus ocupantes, o que leva parte da família a buscar trabalho assalariado temporário para complemento de renda;
• a persistência de relações de trabalho não capitalistas em grandes propriedades pecuaristas e de cultivos de baixo rendimento financeiro, nas quais trabalhadores como agregados, moradores e parceiros (e suas famílias) não são plenamente absorvidos ao longo do ano agrícola, o que o leva à alternativa do trabalho temporário pelos mesmos motivos dos pequenos ocupantes referidos acima;
• a precariedade das condições de vida em pequenas cidades do Nordeste e do norte de Minas Gerais, nas quais residem trabalhadores indistintamente rurais e urbanos (os chamados “volantes”), recrutáveis no período da colheita de produtos comerciais rentáveis no Centro-Sul.
b) dentre as razões podem ser citadas:
- o baixo custo da mão de obra requisitada para esta atividade;
- a necessidade de se fazer a colheita manual mesmo em áreas produtoras com elevado grau de modernização técnica;
- as condições topográficas limitantes à mecanização das atividades agrícolas citadas;
- a facilidade de se dispor desse tipo de mão de obra sazonalmente.
Questão 100)
As queimadas no Brasil são problemas ambientais oriundos, sobretudo das práticas da agricultura que causam prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população. Com base no mapa abaixo que mostra as queimadas no Brasil num determinado período de 2010 segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial), assinale a alternativa CORRETA que indica quais os biomas mais afetados na área de alta concentração das queimadas.
clip_image012
a) Caatinga, Campos, Floresta Amazônica
b) Cerrado, Floresta Amazônica, Caatinga
c) Cerrado, Mata da Araucária, Vegetação Litorânea
d) Floresta Amazônica, Campos, Mata de Araucária
e) Vegetação do Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga
Gab: B
Questão 101)
Observe o mapa que mostra a região de Matopiba, formada pelos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e que constitui a nova fronteira agrícola do Brasil.
clip_image014
Sobre essa nova fronteira, é correto afirmar que
a) sua expansão deve-se à crescente necessidade de abastecimento de cana-de-açúcar nas usinas da Zona da Mata.
b) o melhoramento genético das sementes tem permitido que o cultivo de grãos se adapte à cobertura vegetal do cerrado.
c) as atividades que ali se desenvolvem são, predominantemente, ligadas à silvicultura destinada à produção de celulose e de papel.
d) a região se caracteriza pela presença de vários assentamentos promovidos por programas de distribuição de terras para trabalhadores agrícolas.
e) o seu desenvolvimento deu-se em áreas semiáridas que foram recuperadas do processo de degradação a que foram submetidas no passado.
Gab: B
Questão 102)
Considere as afirmativas sobre a produção agropecuária brasileira.
I. O Brasil deixou de ser país de destaque no mercado mundial de produtos agrícolas e agroindustriais em função das alterações no regime de precipitações e variações térmicas.
II. A produção de soja tem ocupado grandes extensões de áreas cultivadas e, graças ao seu valor de mercado, tem trazido divisas para a economia nacional.
III. As lavouras comerciais brasileiras de café e cana de açúcar estão localizadas em áreas de climas mais quentes, sendo a produção voltada para o consumo interno.
IV. A produção de trigo, realizada predominantemente em áreas de clima mais frio, tem sido insuficiente para o abastecimento da população brasileira.
V. O grande volume de produção de frutas tropicais do nordeste brasileiro está associado ao clima semiárido e ao aproveitamento das águas do rio São Francisco para irrigação.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) II e III.
c) I, III e IV.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.
Gab: D
Questão 103)
Nos termos da legislação em vigor, considera-se agricultor familiar aquele que pratica atividades no meio rural, atendendo, simultaneamente, aos seguintes requisitos:
I. não detenha, a qualquer título, área maior do que 4 (quatro) módulos fiscais;
II. utilize predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas do seu estabelecimento;
III. tenha renda familiar predominantemente originada de atividades econômicas vinculadas ao próprio estabelecimento;
IV. dirija seu estabelecimento com sua família.
IBGE: Censo Agropecuário 2006.
Sobre a estrutura produtiva da agricultura familiar no Brasil, assinale a alternativa correta:
a) A agricultura familiar é praticada em mais de 80% dos estabelecimentos rurais brasileiros.
b) A área média dos estabelecimentos rurais familiares é maior do que a área média dos estabelecimentos rurais não familiares.
c) A maior parte da produção nacional de soja provém de estabelecimentos rurais familiares.
d) Mais de 70% do pessoal ocupado na agropecuária brasileira trabalha em estabelecimentos classificados como não familiares.
e) A agricultura familiar responde por mais da metade da receita dos estabelecimentos agropecuários brasileiros.
Gab: A
Questão 104)
Observe o mapa que se segue:
Modernização agrícola
clip_image016
Adaptados de Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2004.
Desde a década de 70, a agricultura da região sul do país vem sofrendo uma intensa modernização. Neste processo ocorreu a chamada crise rural, envolvendo, sobretudo, pequenas e médias propriedades. Desta maneira, grande parte das pequenas propriedades, sem acesso à modernização, foi englobada pelas grandes. Assim um grande número de trabalhadores rurais, como pequenos e médios proprietários, tiveram que procurar outro destino para sua vida e trabalho.
Esse processo provocou:
a) a migração de um grande número de agricultores brasileiros para o Uruguai; estes brasileiros conhecidos como “Brasiguaios” se estabelecem nas áreas fronteiriças com o Brasil e se destacam na produção de soja;
b) a diminuição do êxodo rural e do inchaço urbano em São Paulo e no Rio de Janeiro, na medida em que com o aumento da oferta de emprego nos complexos agroindustriais reduziu a necessidade de procura de emprego nas capitais para atender às mínimas necessidades de sobrevivência dos trabalhadores rurais desempregados;
c) o enfraquecimento do movimento rural dos trabalhadores sem terra, o MST, que se iniciou na Região Sul do país e ficou impedido de exercer a sua política de invasão de terras, na medida em que o numero de propriedades improdutivas diminuiu na região;
d) novas estratégias de sobrevivência dos pequenos agricultores que se mantiveram na região; para se estabelecerem no mercado buscaram se associar em cooperativas de agricultores ou se integrarem aos complexos agroindustriais, atuando como fornecedores complementares de produtos agrícolas;
e) o deslocamento de agricultores para toda a região nordestina, ocasionando o aumento da fronteira agrícola e a expansão do processo de mecanização da região, principalmente a área da cana-de-açúcar.
Gab: D
Questão 105)
Leia com atenção um trecho de entrevista: “Pergunta: Em sua avaliação, quais são os principais desafios para a produção brasileira de energia limpa aliada à preservação ambiental?
Resposta (André Nassar) - Há perdas e danos para todos, mas creio que é possível se dizer que na Amazônia não se desmata mais. Por quê? Porque se emite muito CO2 e provocam-se muitas mudanças climáticas. É possível também pensar em uma expansão mais racional da agricultura no Cerrado. Esta expansão deve estar baseada em um zoneamento agroecológico, não só em um zoneamento agrícola [...] Eu acho que dá para aumentar a produção de fontes de energia limpa sem desmatar a Amazônia e racionalizando a expansão no Cerrado.”
GLOBO RURAL. Dá para aumentar a produção sem desmatar a Amazônia.
Editora Globo: São Paulo, nº 294, abr. 2010. p. 61-62
O etanol é considerado uma energia limpa. Tendo como referência a opinião do entrevistado, pode-se dizer que
a) a expansão mais racional da agricultura no cerrado implica lutar contra a postura dos ambientalistas que querem um aumento das áreas protegidas, diminuindo significativamente as áreas agricultáveis.
b) a energia limpa de origem vegetal não implica desmatamento da Amazônia, pois não há como estabelecer cultivos de cana-de-açúcar, por exemplo, nessa área,emrazão das condições climáticas.
c) um zoneamento agroecológico no cerrado implica saber quais áreas são frágeis ambientalmente e que, se receberem lavouras, poderão sofrer, por exemplo, processos erosivos consideráveis.
d) se for estabelecido o cultivo de cana-de-açúcar na região da Amazônia, isso implicará um aumento exponencial do CO produzido pelas plantas em seu processo de crescimento, daí as mudanças climáticas.
e) o cerrado brasileiro apresenta- como uma área ainda inexplorada à disposição dos negócios agrícolas, e por essa razão é possível conduzir a expansão agrícola de modo racional com zoneamento agroecológico.
Gab: C
Questão 106)
"Há favelas gigantescas geradas pelas monoculturas que estão por aí" (Adaptado da entrevista do líder camponês Manoel da Conceição ao site Repórter Brasil, em 04 de julho de 2006).
a) Interprete a afirmação do líder camponês, a partir da extensão das propriedades agrícolas do país.
b) Explique o que é um latifúndio.
Gab:
a) O líder camponês se refere à grande concentração de terras nos espaços rurais brasileiros para a produção comercial de monoculturas voltadas para diversos mercados. A produção agropecuária brasileira bate recorde de colheitas e áreas cultivadas anualmente, o que não quer dizer que as disparidades socioeconômicas no país sejam reduzidas pela alta produção. Na verdade, essa situação é derivada, muitas vezes, pela ampliação das terras cultivadas por poucos proprietários, reduzindo o acesso, à terra produtiva, de milhões de trabalhadores rurais. Estes, sem outras opções de trabalho e renda (devido à forte mecanização da agricultura monocultora brasileira), migram para centros urbanos de variados tamanhos, aumentando a quantidade de pessoas que sofrem com a falta de habitação. Tal deficiência de habitações para populações de baixa renda (ou sem renda) nas cidades brasileiras amplia a formação de favelas.
b) um regime de propriedade agrária caracterizado pela concentração desequilibrada de terras que são pertencentes a poucos proprietários que fazem baixo (ou nenhum) aproveitamento físico delas. Ou seja, os latifúndios são extensas propriedades rurais onde existe uma grande proporção de terras cultivadas ou não e são exploradas com tecnologia obsoleta e de baixa produtividade com mão de obra de baixo custo.
Ou ainda:
determinada gleba de terra, no Brasil, independentemente de sua extensão territorial, desde que maior do que o módulo rural definido pelo INCRA, e mantido inexplorado ou mal explorado, caracterizando o que se denomina de exploração predatória da terra.
Questão 107)
Observe o mapa:
clip_image018 clip_image020
O Mapa acima destaca o aumento da presença da pecuária e do cultivo de soja na região da Amazônia, mas precisamente no chamado “arco do desmatamento”.
O aumento da presença dessas atividades na região está relacionado:
a) ao fato de a região ser capaz de suportar grande quantidade de gado e agricultura, garantido um aumento cada vez maior da produtividade;
b) ao interesse na especulação fundiária, já que a pecuária extensiva praticada na região é um negócio de baixa rentabilidade comparado a outras atividades e aplicações e o seu verdadeiro interesse ser a utilização da terra com reserva de valor;
c) ao retorno financeiro das vendas de carne do Brasil, que possuí um dos maiores rebanhos bovinos do mundo cuja criação de gado na Amazônia representa grande parcela da exportação de carne brasileira;
d) à grande desvalorização, nos anos 90, do preço da produção de soja na região sul e centro-oeste do país;
e) a política de segurança alimentar brasileira, garantindo o aumento da produção de alimentos no Brasil.
Gab: B
Questão 108)
Em 26 de junho de 2009, foi publicada no Diário Oficial da União a lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que trata da regularização fundiária de terras ocupadas na Amazônia (MP 458). O presidente fez apenas dois vetos na lei que permite, a partir de hoje, a regularização de posses de até 1,5 mil hectares da Amazônia.
(www.estadao.com.br/noticias/nacional. Acesso em 17.08.2009)
Antes de tornar-se Lei, a Medida Provisória 458 tramitou pelo Congresso Nacional e provocou calorosos debates entre ambientalistas e ruralistas. Leia alguns comentários sobre a MP 458.
I. A partir da MP é que o governo poderá avançar na ordenação fundiária, no zoneamento econômico-ecológico e nas políticas de incentivo ao desenvolvimento regional.
II. É uma medida de urgência. Se não houver flexibilização diante da situação de fato de ocupação da Amazônia, a regularização ficará permanentemente comprometida.
III. Não há qualquer tipo de garantia de que o processo de regularização de posses venha de fato aprimorar o ordenamento fundiário da região.
IV. A Medida vai premiar um modelo de desenvolvimento que não prioriza o uso sustentável da floresta.
Assinale a alternativa que identifica, respectivamente, os argumentos dos ambientalistas e dos ruralistas.
clip_image022
Gab: E
TEXTO: 2 - Comum à questão: 109
No seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional, a colonização dos trópicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, mais complexa que a antiga feitoria, mas sempre com o mesmo caráter que ela, destinada a explorar os recursos naturais de um território virgem em proveito do comércio europeu. É este o verdadeiro sentido da colonização tropical, de que o Brasil é uma das resultantes; e ele explicará os elementos fundamentais, tanto no social como no econômico, da formação e evolução histórica dos trópicos americanos. (...) É com tal objetivo, objetivo exterior, voltado para fora do país e sem atenção a considerações que não fossem o interesse daquele comércio, que se organizarão a sociedade e a economia brasileiras.
(PRADO JR., Caio. História econômica do Brasil. 22ª ed. São
Paulo: Brasiliense, 1979, p.23.)
Questão 109)
A produção de mercadorias voltadas à exportação colonial marcou a configuração interna do espaço econômico e social brasileiro até hoje. Pensando nisso, assinale a alternativa que contenha, respectivamente, mercadorias feitas desde a época colonial (que ainda hoje têm grande importância econômica) e sua região produtora no país atualmente.
clip_image024
Gab: E
Questão 110)
ESTRUTURAS FUNDIÁRIAS BRASILEIRAS
clip_image026
Fonte: INCRA, 2003.
Os gráficos revelam
a) pequena quantidade de propriedades, com até 100 ha, ocupando a maior parcela da área, o que significa uma distribuição desigual da terra.
b) grande quantidade de propriedades, com mais de 1000 ha, correspondendo à maior parcela da área ocupada, o que significa uma distribuição equitativa da terra.
c) grande quantidade de propriedades, com até 100 ha, correspondendo às menores parcelas da área ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra.
d) pequena quantidade de propriedades, de 100 a 1000 ha, ocupando a maior parcela da área, o que significa uma distribuição equitativa da terra.
e) pequena quantidade de propriedades, com mais de 1000 ha, correspondendo à menor parcela da área ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra.
Gab: C
Questão 111)
Considere os mapas do Estado de São Paulo, seus conhecimentos e as afirmativas abaixo.
ESTADO DE SÃO PAULO – CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR
clip_image028
Fonte: http://www.dsr.inpe.br/mapdsr/index.jsp. Acessado em 24/08/2009.
I. A expansão desse cultivo tem ocorrido, principalmente, com vistas ao aumento da produção de etanol para o abastecimento dos mercados interno e externo.
II. O cultivo desse produto agrícola tem ocupado porções do Oeste Paulista que, tradicionalmente, eram ocupadas com pasto.
III. A expansão desse cultivo tem acarretado a diminuição da produção de gêneros alimentícios em algumas regiões do estado.
Está correto o que se afirma em:
a) I e II, apenas.
b) II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III, apenas.
e) I, II e III.
Gab: E
Questão 112)
O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo. No entanto, a produtividade da pecuária nacional é uma das mais baixas do planeta, com reduzido número de cabeças por área ocupada. (Extraído e adaptado de Carta Capital, 08/07/09, p.68-70). Esse fato ocorre, entre outras causas, por opção pelo desmatamento para o aumento das áreas produtoras, em vez de investimento no aumento da produtividade por confinamento. Assinale a alternativa que melhor reúna as consequências deste fato.
a) Recente queda nas exportações para a União Europeia, devido às exigências dos países compradores em relação à procedência da carne e ao modo como é produzida.
b) Recente queda nas exportações devido à diminuição da qualidade da carne do gado criado livremente (mais endurecida e mais suscetível a contaminações).
c) Recente aumento nas exportações, como reflexo das operações de fiscalização da Polícia Federal (Operação Abate) com a colaboração dos grandes frigoríficos.
d) Recente queda da produção de soja, pelo fato de esta cultura disputar as mesmas áreas da pecuária.
e) Intensificação das transformações climáticas decorrentes do desmatamento, das quais decorreram as recentes inundações na bacia do rio Negro.
Gab: A
Questão 113)
A concentração da propriedade da terra, que mantém as riquezas naturais, a agricultura e o poder político nas mãos de uma minoria, é uma das principais fontes de injustiças sociais. Com relação à propriedade da terra no Brasil, pode-se afirmar que:
a) A reforma agrária pode ser entendida como uma reivindicação dos últimos 15 anos, no Brasil, quando a questão da terra passou a preocupar o governo.
b) O atual Movimento dos Sem – Terra luta pela desapropriação dos latifúndios improdutivos e pela distribuição das terras devolutas do Estado.
c) Os camponeses brasileiros, durante o século XX, não se organizaram, devendo o Movimento dos Sem – Terra ser considerado o primeiro deles.
d) A legislação brasileira não estabeleceu distinções entre proprietários e posseiros, sendo responsável pelos atritos atuais entre os sem – terra e os pequenos agricultores.
e) A Lei de Terras de 1850 facilitou sua distribuição, tornando a propriedade acessível aos mais pobres e aos imigrantes que chegaram posteriormente.
Gab: B
Questão 114)
Leia o texto a seguir:
Nos anos 1970, o Oeste paranaense passou por uma profunda mudança tecnológica na sua base produtiva agrária, fato que propiciou a ocupação de novas áreas e reestruturação das tradicionais, ocasionando uma forte migração rural para os grandes centros urbanos do Estado e da região e, principalmente, para outros estados
(Adaptado de: PIFFER, M. Apontamentos sobre a base econômica da região Oeste do Paraná. In: CASSIMIRO FILHO, F.; SHIKIDA, P. F. A. (Orgs.) Agronegócio e Desenvolvimento regional. p. 57-84. EDUNIOESTE: Cascavel, 1999.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as tendências do crescimento da população urbana e rural nos últimos decênios do século XX, identifique as alternativas que contêm alguns dos principais fatores que influenciaram o crescimento e a localização da população no Oeste paranaense, particularmente a população rural:
I. Dispersão relativa da população rural no espaço regional.
II. Esgotamento tardio da fronteira agrícola nessa área da região Sul do Brasil.
III. Dispersão espacial dos núcleos urbanos atrelados a um continuum urbano-rural no entorno de núcleos urbano-industriais, o que denota uma particularidade no contexto paranaense.
IV. Esgotamento precoce da fronteira agrícola devido ao intensificado processo de industrialização da região e o consequente aumento do número de núcleos urbanos.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
Gab: D
Questão 115)
A luta pela terra no Brasil reflete o processo histórico de sua apropriação, ocupação e uso, desde a colonização até os dias atuais. Ao longo do tempo, verificaram-se vários conflitos pela posse da terra. Na segunda metade da década de 1980, houve aumento da violência no campo nas regiões brasileiras, decorrente
a) da organização dos movimentos sociais em defesa da pequena propriedade e dos interesses dos migrantes.
b) da expansão dos latifúndios e do aumento da luta pela posse da terra por parte dos camponeses.
c) do apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT) aos movimentos sociais de luta pela posse da terra.
d) da modernização da agricultura nas regiões Norte e Nordeste, o que provocou o aumento da luta pela posse da terra.
e) da elaboração de legislações federais contrárias às ocupações de terras pelos movimentos sociais.
Gab: B
Questão 116)
O Brasil apresenta graves problemas relacionados à ocupação de terras e à demarcação de áreas indígenas decorrentes, sobretudo, da histórica ocupação desigual, que privilegia os latifundiários em detrimento dos pequenos proprietários.
Considerando os atuais conflitos pela posse da Terra no Brasil, é correto afirmar que constitui um exemplo desse problema:
a) A disputa entre quilombolas e trabalhadores do Movimento dos Sem-Terra no Pontal do Paranapanema, estado de São Paulo.
b) O conflito entre produtores de arroz e índios na Reserva Raposa Serra do Sol, no estado de Roraima.
c) O conflito entre garimpeiros e latifundiários no sul do Pará, que se agravou com o assassinato de uma missionária norte-americana defensora dos latifundiários.
d) A disputa, entre comunidades tradicionais extrativistas e os fazendeiros, pelas terras férteis utilizadas como pastagens na planície do rio Amazonas.
e) O conflito entre produtores de trigo e grupos indígenas, principalmente os Xingu, no norte do estado do Mato Grosso.
Gab: B
Questão 117)
Sobre a atividade do Agronegócio no Brasil analise as proposições abaixo.
00. O setor da soja abrange uma produção rural altamente mecanizada e geradora de poucos empregos, sendo dominado por poucos e fortes grupos intermediários; uma porção substancial deles é de origem estrangeira.
01. O setor de frango concentra sua produção no Sul do país, em pequenas propriedades integradas a grandes empresas. Possui uma agregação de valor maior que a da soja; portanto, gera mais emprego, e os lucros obtidos das exportações permanecem no país.
02. O PIB do agronegócio nacional ainda está bastante concentrado no “complexo soja”, representado pelos grãos, óleo e farelo, que também são os mais exportados.
03. O fator que contrabalança os maiores obstáculos do agronegócio brasileiro é a alta tecnologia empregada no uso dos solos, a mecanização e as técnicas de irrigação, que emprestam maior competitividade ao setor.
04. Um dos grandes entraves ao maior desempenho das exportações do agronegócio brasileiro é o protecionismo dos países importadores, com barreiras alfandegárias, técnicas e sanitárias.
Gab: VVVVV
Questão 118)
Um dos elementos da modernização no Brasil foi a integração da agricultura ao setor industrial, que acarretou profundas transformações na organização do espaço agrário do país.
Sobre as características dessa modernização e os seus efeitos na organização espacial agrária, identifique as afirmativas corretas:
I. A mecanização intensiva e o emprego de insumos favoreceram o uso da terra para a monocultura, aumentando a concentração fundiária no país.
II. A política oficial de expansão do crédito gerou um aumento do número de lavouras temporárias no país.
III. O uso intensivo de mecanização, de fertilizantes e de defensivos agrícolas favoreceu a expansão de complexos agroindustriais no campo.
IV. A criação de uma política de subsídios agrícolas para as monoculturas de exportação induziu a extinção da pequena propriedade em todo o país.
V. O uso da terra para as monoculturas desestruturou a policultura alimentar e expulsou pequenos proprietários rurais em várias regiões do país.
Gab: I, III, V
Questão 119)
A produção de café no Brasil teve um crescente aumento entre 1850 e 1929. Após esse período, essa produção sofreu uma queda brusca, deixando o café de ser cultivado em algumas áreas e se expandindo para outras. O avanço desse cultivo ficou conhecido como a “Marcha do Café”. Nesse contexto, observe o mapa.
A MARCHA DO CAFÉ
clip_image030
COELHO, M. A.; TERRA, Lygia. Geografia do Brasil: espaço natural, territorial e
socioeconômico brasileiro. São Paulo: Moderna, 2002. p. 144.
Com base no exposto, nos conhecimentos sobre o tema e no mapa é correto afirmar que a “marcha do café”
a) limitou-se ao Vale do Paraíba do Sul até 1850, devido ao solo de terra roxa, considerado ideal para o cultivo do café.
b) avançou para Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, a partir de 1850, devido à grande demanda do café no mercado internacional.
c) estendeu-se de Campinas para o norte do Paraná, de 1850 a 1950, devido aos solos de terra roxa, apropriados ao cultivo do café.
d) seguiu do Vale do Paraíba do Sul para a região de Campinas de 1900 a 1950, acompanhando o aumento mundial do consumo do café.
e) limitou-se a Araçatuba, no interior de São Paulo, devido à queda da atividade agrícola decorrente da crise mundial de 1929.
Gab: C















































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis