terça-feira, 30 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Agropecuária 15

Questão 440)

Observe os gráficos a seguir:

clip_image002

clip_image004

Fonte: IBGE, Censo agropecuário 1995-1996.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA.

Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2002. p. 132.

As recentes transformações no espaço agrário brasileiro têm possibilitado um aumento significativo dos movimentos sociais. Com base na interpretação dos gráficos, explique a relação existente entre o número e a área dos estabelecimentos rurais com os movimentos sociais no campo.

Gab:

Os dados sobre o número e a área dos estabelecimentos rurais, no Brasil, no período de 1995 a 1996, expressam uma estrutura fundiária concentrada, pois quase 50% do número de estabelecimentos possuem área inferior a 10 ha e, por outro lado, menos de 1% dos estabelecimentos rurais, com área igual ou superior a 2000 ha, possui mais de 30% da área dos estabelecimentos rurais. É contra esta estrutura desigual de posse e de concentração da terra que têm surgido e intensificado os movimentos sociais rurais, que lutam pela posse da terra e por melhores condições de trabalho.

OU

Os gráficos indicam que:

O número de estabelecimentos rurais, no Brasil, concentra-se em estabelecimentos rurais com menos de 10 ha. A concentração dos estabelecimentos rurais com menos de 10 ha é responsável por menos de 5% da área dos estabelecimentos rurais no Brasil.

Pequeno número de estabelecimentos rurais com 2000 ha ou mais.

O pequeno número dos estabelecimentos rurais com 2000 ha e mais tem quase 35% da área dos estabelecimentos rurais no Brasil.

A desigualdade na distribuição e na área dos estabelecimentos rurais justifica a luta pelo acesso à terra daqueles que dela precisam para viver e produzir, visto que, pela interpretação dos gráficos, muitos pequenos agricultores teriam dificuldades para produzir a contento em áreas relativamente tão reduzidas.

OU

Quanto maior a área dos estabelecimentos rurais menor é o número deles.

Formação de vários movimentos sociais rurais, tais como: aqueles que lutam pela posse da terra, outros que reivindicam melhores condições de trabalho e outros ainda que reivindicam financiamento para a produção agrícola.

Questão 441)

Um engenho de cana-de-açúcar, como outras inúmeras atividades desenvolvidas no campo, tem o poder de transformar as condições ambientais do local. Considere as afirmações sobre essas transformações.

I. A prática da queimada precedendo o plantio ou a colheita reduz a atividade microbiológica do solo e aumenta a poluição atmosférica.

II. Os cultivos de soja espalhados pelo mundo são um exemplo de modificações ambientais consideradas pouco impactantes; como a soja é um tipo de lavoura temporária, utiliza pequenas quantidades de agrotóxicos e fertilizantes, pois permite ao solo se recompor entre uma colheita e outra.

III. Em áreas onde se pratica a monocultura, o uso de agroquímicos cria uma série de problemas: polui os lençóis freáticos, o solo, além de afetar a fauna e ameaçar a saúde dos trabalhadores rurais.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) I e III.

e) II e III.

Gab: D

Questão 442)

“Mesmo com a mecanização e o avanço tecnológico, as atividades agrícolas estão sujeitas à forte influência dos fatores naturais. A interferência pode-se dar de várias maneiras, destacando-se, porém, os limites impostos pelo clima e solo.”

(MOREIRA, I. O espaço geográfico. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática. 1999. p. 305.)

Utilizando exemplos brasileiros, explique as limitações relativas ao clima e solo nas atividades agrícolas modernas. Sua resposta deve ter de 8 a 10 linhas.

Gab:

As atividades primárias (agricultura e pecuária) são dependentes dos elementos abióticos (com exemplo clima e solo), mesmo com a evolução das tecnologias tem que avaliar os limites da natureza, algo que é muito avaliado nessa sociedade capitalista (relação do custo e do benefício).

Questão 443)

Povoando dramaticamente esta paisagem e esta realidade social e econômica, vagando entre o sonho e o desespero existem 4.800.000 famílias de rurais sem terras. A terra está ali, diante dos olhos e dos braços, uma imensa metade de um país imenso, mas aquela gente (quantas pessoas ao todo? 15 milhões? mais ainda?) não pode lá entrar para trabalhar, para viver com a dignidade simples que só o trabalho pode conferir, porque os voracíssimos descendentes daqueles homens que haviam dito: “Esta terra é minha” (...) rodearam a terra de leis que os protegem (...).

(SARAMAGO, José. In: MORISSAWA, Mitsue. A História da luta pela terra e o MST.

São Paulo: Expressão Popular, 2001.)

OS SERTÕES

Foi no século passado

No interior da Bahia

Um homem revoltado com a sorte

Do mundo em que vivia

Ocultou-se no sertão

Espalhando a rebeldia

(...)

Defendendo Canudos

Naquela guerra fatal.

Edeor de Paulo

Samba-enredo da escola de samba Em Cima da Hora, 1976

Os dois textos acima têm como principais elementos geradores das problemáticas apontadas os processos de:

a) assentamento agrícola e êxodo rural

b) proletarização rural e reforma agrária

c) modernização agrícola e revolta social

d) concentração fundiária e conflitos no campo

Gab: D

Questão 444)

O projeto de desenvolvimento rural, adotado ao longo de décadas no Brasil, tem como principal objetivo

a) a fixação do homem no campo.

b) a superação da pobreza rural.

c) a expansão e consolidação do agronegócio.

d) a produção de alimentos para subsistência.

Gab: C

Questão 445)

Primeiro é necessário discutir algo sobre o conceito de modernização. Normalmente, quando se fala em modernização da agricultura, pensa-se apenas nas modificações ocorridas na base técnica de produção, na substituição das técnicas agrícolas tradicionalmente utilizadas por técnicas modernas: o burro pelo trator, o estrume pelo adubo químico, a enxada pelo arado. E, quando se pretende avaliar o processo de modernização, procura-se analisar apenas a evolução dos índices de utilização das máquinas e dos vários insumos agrícolas. Modernização, porém, significa muito mais que isso. Ao mesmo tempo que vai ocorrendo aquele progresso técnico na agricultura, vai-se modificando também a organização da produção, que diz respeito às relações sociais (e não técnicas) de produção. A composição e a utilização do trabalho modificam-se, intensificando-se o uso do bóiafria e do trabalhador volante; a forma de pagamento da mão-de-obra é cada vez mais assalariada; os pequenos produtores, sejam proprietários, parceiros ou posseiros vão sendo expropriados, dando lugar, em certas regiões, à organização da produção em moldes empresariais.

Francisco Graziano Neto - Questão Agrária e Ecologia: crítica da agricultura moderna

Considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa que complementa o texto, tendo, o Estado brasileiro, o papel fundamental de agir como agente regulador do espaço agrário.

I. Rever a política da estrutura fundiária do país, adequada às políticas modernas de reforma agrária.

II. Regulamentar as relações de trabalho nas áreas rurais.

III. Estabelecer uma política de prioridades na produção, que vise ao abastecimento na seguinte ordem: mercado externo, agroindústria e mercado interno.

IV. Garantir financiamento e subsídios agrícolas.

a) Somente I complementa.

b) Somente III complementa.

c) Todas complementam.

d) Somente I, II e III complementam.

e) Somente I, II e IV complementam.

Gab: E

Questão 446)

O processo de globalização da economia provocou transformações profundas no processo produtivo associado à atividade agropecuária, que foi amplamente reestruturado com a introdução da ciência, da tecnologia e da informação, resultando um novo modelo técnico, econômico e social de desenvolvimento agrícola. No Brasil, a modernização do setor foi intensa desde os anos 60 do século XX.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a realidade brasileira.

a) O aumento da extensão da área cultivada continua sendo o fator principal de crescimento da produção agrícola, uma vez que o uso intensivo de capital e tecnologia não possibilitou a elevação da produtividade do trabalho e da terra, que continua avançando muito lentamente até hoje.

b) Uma característica da modernização da agricultura é a ampla utilização de máquinas, insumos químicos e biotecnológicos, fornecidos pela atividade industrial, provocando notáveis metamorfoses nas relações sociais de produção.

c) A modernização da agropecuária privilegiou determinados segmentos sociais, econômicos e os espaços agrícolas mais rapidamente suscetíveis à uma reestruturação sustentada pelas inovações científico-técnicas e pela globalização da produção e consumo.

d) Acirrou-se a expansão das relações capitalistas de produção no meio rural, tendo sido conduzida de forma extremamente prejudicial à maioria da população rural, à organização do território e ao meio ambiente, promovendo um desenvolvimento cada vez mais desigual no país.

Gab: A

Questão 447)

Em relação ao uso do solo no Brasil, verifica-se que a expansão desse produto agrícola deixou marcas significativas na estrutura fundiária do Estado de São Paulo, onde as pequenas propriedades quase desapareceram e o trabalho temporário foi implantado. Depois, essa relação de trabalho expandiu-se para quase todas as outras lavouras e fez surgir no país um novo tipo de trabalhador rural – o bóia-fria.

Trata-se:

a) da cana-de-açúcar.

b) da soja.

c) da laranja.

d) do café.

e) do arroz.

Gab: A

Questão 448)

Sob o ponto de vista econômico do Brasil, essa área dedica-se tradicionalmente à prática de atividades pecuaristas, com destaque para o gado zebu; porém, hoje, essas atividades dividem com o cultivo da soja a função de principal fonte de renda para o empresariado rural local.

Trata-se:

a) da Zona da Mata Mineira.

b) do Triângulo Mineiro.

c) do Vale do Rio São Francisco.

d) do Vale do Rio Paraíba.

e) do Norte Fluminense.

Gab: B

Questão 449)

A partir da década de oitenta do século XX, programas agrícolas promoveram o desenvolvimento da região centro-oeste do Brasil. Isso foi realizado com grande aplicação de capital e utilização de técnicas agrícolas avançadas. Podemos afirmar que a substituição das formações do cerrado pela agricultura mecanizada, entre outras características,

a) foi favorecida pela grande fertilidade de suas terras planas, próprias dos chapadões.

b) aumentou a tendência natural de processos erosivos por interferências antrópicas, como a compactação do solo.

c) desnudou extensas áreas de mares de morros, provocando assoreamento de rios, como o Araguaia.

d) gerou poucos impactos ambientais, tendo em vista a substituição de uma cobertura vegetal por outra.

e) eliminou as queimadas naturais e antrópicas na região com o uso de irrigação por gotejamento.

Gab: B

Questão 450)

Observe o mapa.

clip_image006(Veja, 01.10.2003)

A situação verificada no mapa ilustra a expansão

a) dos conflitos de terras.

b) da agro-mineração.

c) do cultivo de soja.

d) do desmatamento.

e) da pecuária extensiva.

Gab: C

Questão 451)

A maior notícia que neste momento o governo pode dar ao país (...): trata-se dos 50 milhões de hectares que, até o começo de dezembro, serão tomados de grileiros no Amazonas. É quase um terço do estado, que tem 153 milhões de hectares. Mas só um quarto maior do que os 39,6 milhões de hectares cancelados até a semana passada, sem qualquer anúncio oficial. (...)

A desembargadora Marinildes Costeira de Mendonça Lima encontrou municípios em que havia mais grilagem do que terras.

(CORRÊA, Marcos Sá. Jornal do Brasil, 28/10/2001.)

Em contraponto à grande disponibilidade de terras, o processo de grilagem na Amazônia avança associado à seguinte situação:

a) especulação fundiária, buscando maior lucratividade

b) demanda acentuada por terra, determinando novas invasões

c) procura de terras devolutas, ampliando a produção agrícola extensiva

d) ausência da fiscalização do Estado, propiciando o aumento de latifúndios

Gab: A

Questão 452)

Observe a charge a seguir.

clip_image008

Fonte: ANGELI. Terra para todos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 01 jul. 2003. p. A 2.

Considerando a perspectiva do cartunista sobre o campo brasileiro, a charge evidencia:

a) A proliferação dos minifúndios em virtude das sucessivas partilhas por herança e conseqüente insustentabilidade econômica das propriedades.

b) O amplo acesso à terra decorrente da distribuição eqüânime entre as diferentes estirpes familiares desde os primórdios da colonização.

c) A legitimidade tanto do uso das armas quanto da consolidação de milícias privadas para a manutenção do patrimônio fundiário intra-familiar.

d) O acelerado processo de desconcentração fundiária decorrente das sucessivas vendas de terra entre uma mesma linhagem familiar.

e) O bloqueio do acesso democrático à terra em virtude da ausência de limites máximos de extensão das propriedades.

Gab: E

Questão 453)

Hoje, o campo brasileiro, em especial na Região Sudeste, não se configura exclusivamente pelo predomínio das atividades primárias (agricultura e pecuária), uma vez que recentes empreendimentos econômicos emergem e reduzem as diferenças entre o rural e o urbano. Essa mudança geográfica pode ser identificada com o advento dos seguintes fatores:

a) difusão da cultura urbana através da televisão, implantação de políticas de migração de trabalhadores qualificados para o campo e ampliação do turismo ecológico (uso de rios, montanhas e fazendas como lugares de passeio)

b) ampliação dos cultivos tradicionais, crescimento de tecnologias modernas de produção (adubos, defensivos, sementes selecionadas) e a ampliação do trabalho assalariado permanente e temporário

c) multiplicação de infra-estruturas de circulação (rodovias, ferrovias e aeroportos), redução do trabalho familiar nas pequenas propriedades e difusão de hábitos de consumo urbanos

d) difusão de serviços técnicos de comunicação, expansão do turismo (hotéis-fazenda, clubes, práticas desportivas) e localização de pequenas e médias indústrias vinculadas às cadeias produtivas urbanas

e) ampliação do consumo de bens urbanos, crescimento da renda do conjunto dos trabalhadores rurais e o crescimento da industrialização das atividades primárias

Gab: D

Questão 454)

Nos últimos anos, vem crescendo, no Brasil, o excedente de trabalhadores rurais.

Todas as alternativas apresentam razões que podem, em parte, explicar esse fato, EXCETO:

a) Áreas de agricultura familiar, a exemplo do que vem ocorrendo no norte do Paraná, voltaram-se para cultivos altamente mecanizados – como os da soja e do trigo.

b) Regiões que se especializaram na agricultura de exportação seguem o padrão internacional de redução de custos do trabalho na produção.

c) Espaços de incorporação recente à economia agrícola – como o sul do Maranhão e o oeste da Bahia – optaram por técnicas modernas, que dificultam a retenção da mão-de-obra no campo.

d) Parcelas de terra de cultivo têm permanecido ociosas em conseqüência da oscilação negativa da demanda de alimentos no mercado internacional.

Gab: D

Questão 455)

Apenas em dois momentos específicos da história, no ciclo do açúcar e no do café, o Brasil controlou amplamente o comércio global de um produto agrícola como acontece agora com o mercado mundial de laranja. De acordo com os números mais recentes, 70% do suco consumido no mundo é plantado ou industrializado por brasileiros.

(VEJA, n. 19, ano 36, p. 39, 14 maio 2003).

Considere o texto acima e os conhecimentos acerca da produção agrícola brasileira, assina-lando a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A produção mundial de laranjas está geogra-ficamente concentrada nos estados de São Paulo, no Brasil e da Flórida, nos Estados Unidos.

02. O texto exagera porque o suco de laranja nem sequer aparece no ranking dos principais pro-dutos da balança de exportações brasileiras.

04. A laranja brasileira é competitiva no mercado internacional porque seu cultivo é beneficiado por condições naturais e por uma política agrária que privilegia o pequeno produtor rural.

08. Os ciclos do açúcar e do café, citados no texto, correspondem aos períodos históricos em que esses produtos sobressaíam como a maior riqueza agrícola do país.

16. O suco de laranja brasileiro é destaque mun-dial porque possui um preço competitivo devi-do à produtividade elevada e ao protecionismo dos países compradores.

Gab: 09

Questão 456)

O espaço agrário em Goiás destaca-se no território brasileiro pela produção agrícola, com o cultivo de soja, e pela pecuária, com a criação de gado. Apresente duas características da pecuária quanto:

a) ao uso e à apropriação do solo;

b) aos impactos ambientais negativos que provocam.

Gab:

a) É por excelência a criação de gado bovino praticada no sistema extensivo. Grandes propriedades destinadas ao gado de corte. Ex.: Sudeste de Goiás e Vale do Paraíba.

b) Ocorre o desmatamento nas chamadas fronteiras agrícolas.

A compactação do solo devido ao sobrepastoreio além das queimadas.

Questão 457)

A modernização da agricultura no planalto Central se dá por meio da relação entre mecanização e apropriação do relevo em áreas de cerrado. É característica dessa relação:

a) a destruição das veredas destinadas às atividades de policultura.

b) o desenvolvimento da monocultura em vastas áreas de topografia plana.

c) a drenagem dos solos hidromorfizados para atividades de pecuária.

d) a compactação dos solos nas áreas de fundos de vale para edificações de armazéns.

e) o uso de solos em áreas de declividade acentuada para rotação de culturas.

Gab: B

Questão 458)

No Paraná, o setor primário da economia é dinâmico. Assinale o que for correto sobre a agropecuária paranaense.

01. No processo de ocupação do Norte do Paraná, o café foi plantado nas áreas serranas, impróprias para o cultivo mecanizado da soja e do trigo.

02. As fortes e constantes geadas típicas do clima subtropical de altitude foram responsáveis pelo encerramento do ciclo do café, no Paraná.

04. Nas áreas de colonização européia, no Sudoeste paranaense, o cultivo do milho aparece, freqüentemente, associado à criação de suínos.

08. O centeio, a cevada e a aveia são cultivos associados a climas mais frios, no território paranaense, sendo exemplo a mesorregião Centro-Sul, onde se localiza Guarapuava.

16. A agroindústria paranaense conta com a participação de cooperativas que atuam, por exemplo, no beneficiamento de produtos primários e na comercialização de óleos vegetais, de álcool, de rações e de laticínios, dentre muitos outros produtos.

32. A pecuária bovina desenvolve-se em duas grandes áreas, no território paranaense: ao norte, onde predomina a pecuária leiteira, e na porção central do Estado, onde se destaca a pecuária de corte.

64. A sericicultura desenvolveu-se, principalmente, nas porções norte e noroeste do Estado.

Gab: 92

Questão 459)

Observe atentamente a tabela abaixo.

clip_image010

Assinale a alternativa FALSA.

a) Dados do último Censo Agropecuário do IBGE (1995) mostram que as terras produtivas não utilizadas reuniam a maior parte da área total dos estabelecimentos existentes no espaço rural do município de Aquiraz, o que denota uma utilização da terra para fins que não o da função social da terra, dado os inúmeros problemas de trabalhadores agrícolas sem terra.

b) Em 1995, em terceiro lugar em utilização das terras dos estabelecimentos agropecuários vinham as lavouras temporárias. As lavouras temporárias abrangem as áreas plantadas com culturas de curta duração e que necessitam, geralmente, de novo plantio após cada colheita, tais como: arroz, algodão, milho, mandioca, hortaliças, entre outros.

c) No caso cearense, as lavouras temporárias associam-se, na sua maior parte, à produção de alimentos para o mercado externo, como o das grandes Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, para os quais o estado envia parte significativa da sua produção agrícola.

d) A existência de grande quantidade de terras produtivas não utilizadas mostra a existência de potencial à expansão da agropecuária, uma vez que se prestam à formação de culturas (temporárias e permanentes), pastos e matas plantadas.

Gab: C

Questão 460)

Uma das temáticas mais polêmicas da atualidade diz respeito aos transgênicos.

Assinale a alternativa FALSA:

a) dentre os problemas mais graves associados aos transgênicos está o do reconhecimento da propriedade intelectual das empresas que produzem e comercializam as sementes transgênicas, permitindo a cobrança de royaltes, como já está acontecendo no Rio Grande do Sul;

b) existem poucas certezas e muitas incógnitas entre os pesquisadores do tema, sobre os reais impactos dos transgênicos para a saúde do homem e do meio ambiente;

c) não há nenhum motivo para polêmicas sobre o assunto, pois já está provado que a utilização dos transgênicos não trás nenhum mal nem à saúde do homem, nem a do meio ambiente;

d) a expansão dos transgênicos corrobora para o processo de perda da biodiversidade inerente à introdução, em larga escala, de plantas e animais geneticamente modificados.

Gab: C

Questão 461)

Observe o gráfico:

clip_image012

(EMBRAPA)

A evolução apresentada no gráfico demonstra a possibilidade de o Brasil, nos próximos anos, liderar a produção mundial de:

a) café.

b) carne bovina.

c) cana-de-açúcar.

d) oja.

e) trigo.

Gab: D

Questão 462)

A distribuição observada no mapa retrata

clip_image014

(Atlas Geográfico, IBGE, 2002)

a) a agroindústria do açúcar e álcool.

b) os principais centros industriais com metalúrgicas.

c) a concentração do rebanho bovino.

d) as principais áreas produtoras de arroz.

e) os municípios com maiores taxas de analfabetismo.

Gab: A

Questão 463)

Sobre a agropecuária no Brasil, indique o que pode ou não ser dito.

00. Uma das principais causas do dinamismo da agropecuária brasileira, nos últimos anos, é o aumento da produtividade, conseqüência dos investimentos feitos na modernização tecnológica da produção.

01. No ano de 2002, houve um considerável decréscimo da produção agropecuária brasileira, porque se verificou uma notável retração do setor industrial nacional.

02. Os investimentos na mecanização da agricultura brasileira vêm provocando um certo dinamismo na indústria de máquinas e equipamentos agropecuários nas áreas urbanas.

03. Novas fronteiras agrícolas estão despontando no oeste da Bahia, sudoeste do Piauí, norte do Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Maranhão; com o surgimento dessas novas fronteiras, está havendo uma certa competição com as regiões agrícolas tradicionais.

04. A importância econômica da agropecuária do País reduz-se à produção primária de alimentos e à criação de animais (pecuária).

Gab: VFVVF

Questão 464)

As afirmativas a seguir referem-se a alguns aspectos da agricultura brasileira. Analise-as.

00. O desenvolvimento de áreas de agricultura intensiva em capital mostrou-se capaz de gerar os empregos necessários para absorver a oferta de trabalho rural.

01. A estratégia de modernização da agricultura significou a afirmação do modelo dos complexos agroindustriais, que resultou na supressão do distanciamento antes existente entre agricultura e indústria.

02. As atividades agrícolas realizadas numa parte do Centro-Oeste têm propiciado a contaminação, por agrotóxicos, de áreas das bacias formadoras do Pantanal.

03. O processo de modernização da agricultura foi marcado por desigualdade em sua distribuição, refletindo seu caráter parcial e sua articulação ao processo de internacionalização da economia.

04. A expansão agrícola ocorrida nas áreas de cerrados apoiou-se, principalmente, nas lavouras de trigo e café.

Gab: FVVVF

Questão 465)

Em 1985, o Brasil colheu 58 milhões de toneladas de grãos em uma área de 40 milhões de ha. Em 2003, a área total era apenas 10% maior, ou seja, 44 milhões de ha. A produção, entretanto, cresceu mais de 100%.

(Adaptado de Globo Rural. n. 216, outubro de 2003. p.54)

Um dos fatores que explica o ocorrido é:

a) o aumento da agricultura do tipo familiar.

b) o forte crescimento tecnológico e gerencial no campo.

c) a expansão do trabalho assalariado no setor primário.

d) a ocupação das áreas antes recobertas por floresta tropical.

e) a redução do número absoluto de grandes propriedades.

Gab: B

Questão 466)

Considere o mapa abaixo:

Mapa do Estado do Ceará, segundo agropólos.

clip_image016

De acordo com ele, assinale a alternativa verdadeira:

a) O cartograma apresenta os agropólos, que foram a unidade de planejamento e gestão da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, extinta após a posse do último governador.

b) Os agropólos compõem a unidade de planejamento e gestão da Secretaria de Recursos Hídricos, criada durante o último governo de Tasso Jereissati e que foi incorporada pela Secretaria de Agricultura Irrigada, em 2003.

c) Os agropólos são a unidade de planejamento e gestão do principal programa da Secretaria de Agricultura Irrigada do Estado do Ceará, criada em 1999: Programa Cearense de Agricultura Irrigada (Proceagri), que tem como principal objetivo articular e integrar os diversos elos do agronegócio.

d) Os agropólos têm por objetivo dinamizar a agricultura cearense em todo o Estado do Ceará, notadamente através do subsídio à pequena produção de base familiar para a produção de culturas como o feijão, o milho e a mandioca.

Gab: C

Questão 467)

O Brasil é o segundo país do mundo com maior índice de concentração de terras. Conforme os dados do Censo Agropecuário, os minifúndios representam 62% dos imóveis, ocupando 7,9% da área total e, no outro extremo, verifica-se que 2,8% dos imóveis são latifúndios que ocupam 56,7% da área total.

A partir da leitura do texto, é INCORRETO afirmar que:

a) o problema fundiário do Brasil remonta ao período colonial, sendo que, nas últimas décadas, gerou um movimento de repercussão internacional, o MST.

b) os minifúndios, apesar de ocuparem parcela reduzida da área agrícola do país, são mais bem aproveitados que os latifúndios, ou seja, são menos ociosos.

c) os mecanismos estatais, como Estatuto da Terra e o assentamento de colonos, têm demonstrado a eficácia do poder público para resolver o problema do acesso à terra.

d) os pequenos proprietários são os principais responsáveis pela produção de alimentos para subsistência e, também, pelo abastecimento do mercado interno.

Gab: C

Questão 468)

Todo desenvolvimento de Mato Grosso veio na esteira da soja. Somos mais viáveis aqui porque temos o dobro da produtividade do Sul.(Produtor de soja, 1994)

São fatores que justificam a expansão de soja no Centro-Oeste, EXCETO:

a) as linhas especiais de créditos, criadas pelo governo, para estimular a ocupação dos espaços vazios nas áreas de fronteiras agrícolas.

b) as condições naturais do terreno, favorecidas pela intensa luminosidade, e a topografia que facilita a mecanização.

c) o baixo preço da terra que, na década de 70, atraiu investidores vindos principalmente da região sul do Brasil, onde já cultivavam a soja.

d) o baixo custo de produção, quando comparado à cultura no Sul, pois no Centro-Oeste o emprego de tecnologia no campo ainda é pequeno.

Gab: D

Questão 469)

O processo de industrialização da agricultura, intensificado após a década de 50 (séc. XX), conseqüência da expansão industrial, contribuiu para importantes mudanças no campo e nas relações da agricultura com outros setores da economia. Os produtos agrícolas não são mais entregues in natura, agora, são processados para depois serem vendidos ao consumidor final, e os insumos para a agricultura (adubos, máquinas, etc.) são adquiridos da indústria, e não fabricados dentro das propriedades.

Assim, a agricultura deixou de ser um setor isolado, passando a ser integrado a outras atividades econômicas, sobretudo à indústria.

Marque a alternativa que corresponda a uma característica desse processo:

a) Formação de complexos agroindustriais.

b) Intensa reforma agrária.

c) Ampliação do cultivo de arroz na região Nordeste.

d) Fim dos latifúndios.

e) Predomínio da agricultura ecológica e alternativa.

Gab: A

Questão 470)

Em 1994, a FAO e o INCRA diferenciaram os dois principais modelos de produção agropecuária do Brasil: patronal e familiar. Assinale a alternativa em que aparecem as características que melhor representam o modelo familiar.

a) Trabalho e gestão intimamente relacionados / trabalho assalariado predominante / agricultura de capital intensivo.

b) Ênfase em práticas agrícolas padronizáveis / tendência à especialização produtiva / a propriedade é o local de residência.

c) Separação entre gestão e trabalho / lucro é o fator determinante de todas as ações / ênfase na diversificação produtiva.

d) Agricultura de capital intensivo / trabalho assalariado predominante / prevalência de práticas agrícolas padronizáveis.

e) Trabalho e gestão intimamente relacionados / ênfase na diversificação produtiva / trabalho assalariado complementar.

Gab: E

Questão 471)

A Região Serrana é uma das principais áreas agrícolas do Estado do Rio de Janeiro. Municípios como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo são responsáveis por grande parte da produção de verduras e legumes que abastecem a metrópole carioca.

a) Quais as condições naturais que favorecem o cultivo de hortaliças na região Serrana?

b) Quais as características principais do sistema agrícola da horticultura?

Gab:

a) As condições naturais da Região Serrana que favorecem a horticultura são: clima tropical de altitude, que ameniza a temperatura; regime pluvial chuvoso devido ao relevo; ampla cobertura da rede de drenagem; solos aluvionais das pequenas várzeas encaixadas nos interstícios dos morros.

b) O sistema agrícola da horticultura ou jardinagem caracteriza-se por: pequenas propriedades, intensivas em trabalho, muitas vezes familiares; uso de adubos orgânicos e, na maioria dos casos, de agrotóxicos.

Questão 472)

A respeito da fronteira agropecuária na Amazônia, assinale a alternativa correta.

a) Com a modernização agrícola do Centro-Sul, os agricultores foram “empurrados” em direção à fronteira norte do país, um dos poucos “territórios livres” ainda oferecidos.

b) Os projetos de colonização do Incra vêm substituindo os colonos originais e têm apresentado baixa capacidade de investimento na produção.

c) Os projetos privados de colonização são realizados por grandes produtores do Sul, que dispõem de capital abundante.

d) Os projetos pecuários em áreas reservadas pelo Incra são explorados por fazendeiros, que se instalam nessas áreas, extraem e vendem madeiras de baixo valor econômico.

e) Surgiram conflitos com pequenos fazendeiros ou empresas que procuraram se apropriar das melhores áreas da região, algumas vezes munidos de títulos de propriedade duvidosos.

Gab: A

Questão 473)

Identifique, dentre as opções abaixo, aquela que menciona a propriedade fundiária definida a seguir. “Imóvel que explorado, racionalmente ou não, possui dimensão superior a 600 módulos da região em que se situa.”

(Estatuto da Terra)

a) Empresa Rural

b) Latifúndio por Dimensão

c) Sistema de Plantation

d) Latifúndio por Exploração

e) Minifúndio por Extensão.

Gab: B

Questão 474)

No Paraná, o setor primário da economia é dinâmico. Assinale o que for correto sobre a agropecuária paranaense.

01. No processo de ocupação do Norte do Paraná, o café foi plantado nas áreas serranas, impróprias para o cultivo mecanizado da soja e do trigo.

02. As fortes e constantes geadas típicas do clima subtropical de altitude foram responsáveis pelo encerramento do ciclo do café, no Paraná.

04. Nas áreas de colonização européia, no Sudoeste paranaense, o cultivo do milho aparece, freqüentemente, associado à criação de suínos.

08. O centeio, a cevada e a aveia são cultivos associados a climas mais frios, no território paranaense, sendo exemplo a mesorregião Centro-Sul, onde se localiza Guarapuava.

16. A agroindústria paranaense conta com a participação de cooperativas que atuam, por exemplo, no beneficiamento de produtos primários e na comercialização de óleos vegetais, de álcool, de rações e de laticínios, dentre muitos outros produtos.

32. A pecuária bovina desenvolve-se em duas grandes áreas, no território paranaense: ao norte, onde predomina a pecuária leiteira, e na porção central do Estado, onde se destaca a pecuária de corte.

64. A sericicultura desenvolveu-se, principalmente, nas porções norte e noroeste do Estado.

Gab: 92

Questão 475)

O setor agropecuário brasileiro vem incorporando importantes avanços no que se refere a mecanização, produtividade e exportações agrícolas, resultantes do processo de penetração do capital no campo.

Com relação a esse processo, marque a alternativa INCORRETA:

a) A modernização instalou-se especialmente na região Centro-Sul, onde os índices de mecanização, uso de fertilizantes e emprego de defensivos agrícolas cresceram aceleradamente.

b) A modernização agrícola atingiu de forma desigual as diferentes áreas do país, além de determinar também a diferenciação de produtos (cultura de rico e cultura de pobre).

c) A modernização do campo provocou uma redução significativa da agricultura familiar e da pequena propriedade.

d) Os agentes dessa modernização são empresas capitalistas que provocam um intenso êxodo rural e modificações nas relações de trabalho, causando a proletarização do trabalhador rural.

e) A modernização no meio rural acarretou graves problemas ambientais, como destruição vegetal, erosões, envenenamento das águas e dos solos, compactação dos solos pelo uso de máquinas, entre outros.

Gab: C

Questão 476)

Observe a charge.

clip_image018

(Fonte: Brasil de Fato – 25/09 a 1/10/03)

A charge se refere

a) à pressão do governo estadunidense para a liberação da produção de soja transgênica no Brasil.

b) à necessidade do povo brasileiro de aprender a consumir a soja transgênica, que terá o seu sabor alterado.

c) à preocupação do governo brasileiro quanto aos riscos pelo consumo da soja transgênica.

d) à garantia de toda a venda da soja transgênica brasileira para a grande transnacional Monsanto.

Gab: A

Questão 477)

Identifique a região de Santa Catarina, destacada no mapa.

clip_image020

Fonte: Atlas Ambiental da Região de Joinville. Florianópolis: FATMA/GTZ, 2002.

Considerando a região destacada no mapa, assinale a alternativa incorreta.

a) A abertura da estrada Dona Francisca no final do século XIX, subindo a serra do Mar, propiciou a expansão da colonização em direção ao planalto Norte e favoreceu o comércio e o beneficiamento da erva-mate, dinamizando a economia regional.

b) A região em foco no mapa apresenta traços característicos de sua colonização luso-açoriana, predominantemente no litoral, e colonização alemã um pouco mais para o interior, sendo que a cidade de São Francisco do Sul constitui o primeiro núcleo de povoamento, fundado no século XVII.

c) A baía de Babitonga, formada entre o continente e a Ilha de São Francisco do Sul, apresenta sérios problemas de poluição decorrentes de esgotos domésticos, rejeitos e efluentes industriais, assim como uso indiscriminado de “defensivos agrícolas” e fertilizantes provenientes de áreas rurais.

d) A fundação da Colônia Dona Francisca em 1851, em terras de propriedade do Príncipe de Joinville e da Princesa Dona Francisca, deu origem à cidade de Joinville, principal centro urbano da região, além de maior pólo industrial e colégio eleitoral do Estado.

e) O mapa destaca o litoral Norte de Santa Catarina, cuja formação sócio-espacial é marcada pelo domínio dos campos gerais que possibilitou o desenvolvimento de uma pecuária de exploração extensiva e o surgimento de agroindústrias.

Gab: E

Questão 478)

Relacione o croqui apresentado abaixo com a legenda numerada de I a IV para assinalar a resposta correta.

clip_image022 clip_image024

A seqüência correta da legenda do croqui está contida na alternativa:

a) clip_image026

b) clip_image028

c) clip_image030

d) clip_image032

e) clip_image034

Gab: B

Questão 479)

Sabendo-se que a integração entre setores da economia caracteriza os complexos agroindustriais e que a produção brasileira de milho recuou 13,28% na safra 2001/02, assinale a alternativa correta.

a) A avicultura foi pouco afetada pelas flutuações do preço do milho, por ser essa um tipo de agroindústria com grande participação de capital estrangeiro.

b) A queda na produção do milho elevou seu preço, com impacto na avicultura, que o utiliza como componente de ração.

c) As flutuações dos preços do milho repercutiram diretamente na economia dos estados nordestinos, onde se concentra a maior produção avícola do país.

d) A alta do preço do milho não interferiu nos lucros da avicultura porque sua produção se destina ao mercado externo para equilibrar a balança comercial.

e) A diminuição da produção de milho não levou o país a importar tal produto para abastecer a cadeia produtiva avícola, em razão das exigências do FMI.

Gab: B

Questão 480)

Sem recursos e orientação para investir em lavouras menos dependentes de pesticidas, pequenos agricultores brasileiros sacrificam a saúde dos trabalhadores e geram prejuízos ao ambiente, como forma de sua sobrevivência no campo.

A partir dessa realidade, é comum encontrar as situações abaixo, EXCETO:

a) embalagens de agrotóxicos espalhadas pelas plantações ou junto aos cursos d’água, o que aumenta os riscos de contaminação.

b) sistemas de irrigação funcionando ininterruptamente, protegendo os mananciais e evitando o assoreamento e o desperdício de água.

c) despreparo desses produtores, agravado pela falta de orientações técnicas suficientes para defender as plantações e controlar o uso adequado de insumos.

d) custos elevados e qualidade inadequada dos alimentos, por falta de políticas eficientes de financiamento, apoio, fiscalização e educação ambiental.

Gab: B

Questão 481)

Pão Nosso: mistura de fécula de mandioca à farinha de trigo já é lei em algumas cidades, tramita em outras e pode virar regra no país. Folha de São Paulo/Agrofolha – 01.10.2002

A possibilidade da aprovação dessa lei tem como um de seus objetivos:

a) reduzir a área da triticultura no Brasil, para reduzir a produção nacional e valorizar o trigo no mercado nacional.

b) incentivar a produção nacional de trigo e garantir o abastecimento do mercado externo em vista da alta do dólar.

c) incentivar a produção nacional para os produtores de mandioca, a maioria dos quais é de agricultores familiares.

d) aumentar a área de cultivo da mandioca no país, uma vez que essa produção é mais rentável se comparada à produção do trigo.

e) incentivar as empresas rurais que se dedicam à produção de fécula de mandioca para concorrer com os triticultores.

Gab: C

Questão 482)

Leia com atenção o texto abaixo:

“A ocupação do Paraná intensificou-se na década de 40, com a chegada das culturas de café e de algodão no norte do Estado, nas áreas pioneiras polarizadas por Londrina. Nelas, multiplicaram-se as pequenas e médias propriedades e a oferta de emprego rural. Milhares de migrantes chegavam anualmente à região: entre 1950 e 1960, a população paranaense cresceu mais de 100%, um recorde entre os estados brasileiros.

A partir de 1970, a introdução do cultivo de soja alterou substancialmente a estrutura agrária de vastas porções do Estado. (...) Entre 1970 e 1980 o Paraná voltou a quebrar um recorde, só que desta vez negativo: sua população cresceu apenas 11%, o menor índice entre os estados brasileiros.”

(MAGNOLI, D. e ARAÚJO, R. A Nova Geografia , Ed. Moderna)

Assinale a alternativa que indica as causas dessa grande mudança no crescimento populacional do Paraná:

a) O crescimento do tamanho médio das propriedades e a mecanização agrícola.

b) A fragmentação das grandes unidades rurais em novas pequenas propriedades de terra, acompanhada pela melhoria da infra-estrutura para o escoamento da produção do pequeno agricultor.

c) A ampliação de oportunidades econômicas na região rural do Estado e o deslocamento de parte da população urbana das médias e pequenas cidades do interior para as áreas rurais para trabalhar no cultivo de soja.

d) A estabilidade da política agrária, sobretudo no que concerne aos incentivos e subsídios ao pequeno trabalhador rural e o conseqüente crescimento de sua renda familiar.

e) A instalação de assentamentos rurais destinados a retomar a cultura do café e o aumento da necessidade de mão-de-obra no campo.

Gab: A

Questão 483)

A extensão territorial brasileira, as decisões individuais ou de grupos e as ações governamentais possibilitaram um movimento de integração de novas áreas - as fronteiras - à economia nacional. Nas últimas décadas, esta integração se deu em direção ao Centro-Oeste e à Amazônia, como resultado da expansão geográfica dos capitais produtivos, mercantis e financeiros realizada, destacadamente, pelos complexos agroindustriais.

Assinale a alternativa que NÃO indica uma estratégia adotada por esses complexos:

a) seletividade na escolha dos cultivos;

b) utilização intensiva de tecnologia;

c) utilização de linhas especiais de crédito criadas pelo governo;

d) substituição dos insumos agrícolas pela fertilidade natural dos solos;

e) ocupação de áreas anteriormente utilizadas pela agricultura de subsistência e pela pecuária extensiva.

Gab: D

Questão 484)

O complexo geoeconômico do Nordeste, tido como sinônimo de pobreza, tem visto surgirem, pontualmente, áreas de modernização de práticas agrícolas diferentes daquelas tradicionais.

Essas áreas constituem pólos que têm sido bastante valorizados como solução para problemas nordestinos. Esses pólos caracterizam-se por, EXCETO:

a) grandes investimentos em pesquisa e tecnologia nas áreas agrícolas.

b) relações mais amplas com os mercados nacionais e internacionais.

c) utilização de mão-de-obra minimamente qualificada.

d) relações capitalistas de produção, amplamente regularizadas pela legislação trabalhista.

Gab: D

Questão 485)

A partir de 1970, surgiram novas culturas no espaço agrário brasileiro, como, por exemplo, a soja.

Sobre esse produto, assinale a alternativa correta.

a) Cultura produzida por grandes empresas rurais e destinada, principalmente, ao mercado externo.

b) Cultura produzida em pequenas propriedades e, principalmente, para o mercado interno.

c) Cultura de subsistência, produzida, principalmente, na região Centro-Oeste do país.

d) Cultura produzida em escala comercial e dominante na Zona da Mata nordestina.

e) Cultura produzida em escala familiar utilizando muita mão-de-obra.

Gab: A

Questão 486)

Analise a tabela e marque a alternativa verdadeira.

clip_image036

a) A concentração fundiária é uma das principais características da estrutura agrária brasileira.

b) Os estabelecimentos com até 100 ha somam cerca de 90% do número total dos estabelecimentos e concentram o maior percentual de área.

c) Há uma igual distribuição do número de estabelecimentos segundo as classes de área total.

d) As grandes propriedades somam o maior percentual dos estabelecimentos agropecuários e concentram o maior percentual de área.

Gab: A

Questão 487)

Justifique a seguinte afirmação:

“A questão fundiária no Brasil encontra suas origens no passado e não na falta de terras”.

Gab:

A questão fundiária no Brasil envolve vários problemas. Um dos mais destacados problemas diz respeito à grande concentração de terras em poucas mãos. Essa concentração possui raízes históricas. No Período Colonial um dos atrativos que existia para a ocupação e valorização econômica do vasto território era o poder dado aos governantes das capitanias de doar terras sob forma de sesmarias. Dessa maneira vastas extensões de terras, com o passar do tempo, ficaram nas mãos de grandes famílias. Esse sistema perdurou até 1850, quando foi aprovada a Lei de Terras, que aboliu formalmente o regime de sesmarias. Segundo tal lei, o acesso à terra só seria possível mediante a compra, o que, desde já, vedava o acesso à terra àqueles que não dispusessem de rendas. Dessa forma era perpetuada a concentração fundiária, que, com poucas alterações, se mantém até os dias atuais.

Questão 488)

O Programa Nacional do Álcool (Proálcool) foi criado em 1975, como uma forma encontrada pelo governo brasileiro para enfrentar as crises do petróleo, iniciadas em 1973. Sobre o Proálcool, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Baseou-se em uma forte política de subsídios e financiamento a juros baixos aos grandes usineiros, agravando ainda mais o problema fundiário no país.

b) Contribuiu para atenuar a crise do setor açucareiro brasileiro na década de 70, devido aos baixos preços internacionais do açúcar.

c) Possibilitou a abertura de novas fronteiras agrícolas, evitando investimentos em plantações e usinas já existentes.

d) Representou uma fonte de desenvolvimento de tecnologias “limpas” por aproveitar a cana-de-açúcar como fonte de energia renovável.

e) Ocasionou uma série de problemas ambientais pela dificuldade de aproveitamento e armazenamento dos resíduos da produção de álcool.

Gab: C

Questão 489)

No centro-sul do Brasil encontramos o mais alto índice de mecanização agrícola e de uso de insumos industriais, gerando assim um maior volume de produção. Em conseqüência disso, culturas ligadas ao sistema agroindustrial (grandes empresas ligadas à agricultura) são as mais beneficiadas. Que opção representa os melhores exemplos da agroindústria no Brasil?

a) Soja, laranja, café.

b) Cana-de-açúcar, laranja, soja.

c) Café, cacau, soja.

d) Soja, cacau, cana-de-açúcar.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis