terça-feira, 30 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Agropecuária 18

Questão 590)

A família do senhor Carlos ocupa há mais de 10 anos uma pequena área na denominada região colonial gaúcha. Tal porção de terra faz parte do que se denomina juridicamente como terras devolutas. A família do senhor Carlos pode ser caracterizada como:

a) arrendatária.

b) meeira.

c) parceira.

d) grileira

e) posseira.

Gab: E

Questão 591)

Considere o gráfico apresentado abaixo.

clip_image002

A partir dos dados apresentados e de seus conhecimentos sobre a estrutura agrária brasileira, pode-se concluir que

a) os estabelecimentos com mais de 1.000 ha são os mais produtivos, visto que os proprietários não necessitam utilizar toda a área disponível para a produção agrícola.

b) as pequenas propriedades e os minifúndios no Brasil caracterizam-se por um maior grau de utilização da terra para a agricultura.

c) as propriedades entre 10 e 1.000 ha apresentam maior equilíbrio na utilização da terra para a agricultura, mantendo grandes áreas de vegetação nativa.

d) a maior parte das propriedades com mais de 1.000 ha situam-se em aréas de proteção ambiental, e por isso não podem ser usadas para a agricultura.

e.) há um grande desequilíbrio na utilização da terra pelos proprietários de pequenas propriedades e minifúndios, já que a maior área é ocupada pela lavoura temporária.

Gab: B

Questão 592)

Considerando a organização espacial do Brasil em termos de desenvolvimento agrícola, é correto afirmar que:

a) a área de lavouras é maior que a área de pastagem no território brasileiro.

b) os minifúndios rurais, responsáveis pelo abastecimento interno, predominam nas “franjas” meridionais e orientais da Amazônia.

c) o aumento de bóias-frias está relacionado ao crescimento do trabalho permanente nas lavouras familiares.

d) a maior criação extensiva de bovinos do país encontra-se na Região Sul, devido ao crescente desmatamento.

e) os estados que mais produzem cana-deaçúcar e café são, respectivamente, São Paulo e Minas Gerais.

Gab: E

Questão 593)

O grande volume de produção de frutas tropicais do nordeste brasileiro, cujo grande consumidor é o mercado europeu, deve-se :

a) ao clima quente e úmido, sem mudanças bruscas e ao aproveitamento das águas das nascentes do Rio São Francisco.

b) à tecnologia de irrigação por gotejamento e ao aproveitamento das águas do Rio Capibaribe.

c) ao clima semi-árido e ao aproveitamento das águas do Rio São Francisco para irrigação.

d) ao clima tropical super úmido e ao aproveitamento das fortes chuvas concentradas no verão.

e) ao clima desértico e à utilização de tecnologia israelense, aproveitando o orvalho, freqüente na região.

Gab: C

Questão 594)

Se pudéssemos observar um mapa do espaço brasileiro da virada do século XVIII para o XIX, no momento da crise da mineração e do renascimento agrícola, veríamos nosso território organizado em grandes manchas de ocupação econômico-demográficas. Esse modo de organização do espaço agrário brasileiro teve raízes na Lei de Sesmarias. Contudo, as novas organizações desse espaço foram determinadas, em grande parte, pela Lei de Terras e pelo Estatuto da Terra.

A propósito disso, julgue os itens a seguir.

01. A Lei de Sesmarias outorgava o direito de agregar ao domínio das grandes propriedades todas as demais terras do espaço colonial; dessa maneira, demarcava o arranjo do espaço colonial-escravista.

02. Segundo a Lei de Sesmarias, o acesso à terra deveria ser proporcional ao número de escravos de propriedade de cada senhor, regulando assim, juridicamente, a repartição da propriedade fundiária.

03. A lei de Terras, de 1850, visava a democratizar o acesso ao mercado de terras, para camponeses, posseiros e escravos libertos.

04. O Estatuto da Terra, promulgado na década de 60 deste século, estabeleceu a empresa rural como referência de rearranjo do espaço agrário brasileiro.

Gab: CCEC

Questão 595)

O governo brasileiro, na tentativa de classificar as propriedades rurais, conforme a dimensão dessas propriedades, criou em 1964 o Estatuto da Terra. Com base no conceito de módulo rural, este Estatuto dividiu os imóveis em quatro categorias: Minifúndio, Latifúndio por dimensão, Latifúndio por exploração e Empresa rural.

De acordo com as características apresentadas para a categoria do “Latifúndio por exploração”, marque com (V) as alternativas que caracterizam esse tipo de latifúndio, e com (F) as demais.

01. É uma propriedade agrária com área superior a seiscentas vezes o módulo rural fixado para a respectiva região, cuja produção está voltada para o abastecimento interno, basicamente regional, de produtos hortifrutigranjeiros.

02. São imóveis de até seiscentos módulos rurais, onde a terra é mantida inexplorada em relação às possibilidades fiscais, econômicas e sociais do meio, com fins especulativos ou explorada de forma deficiente e inadequada.

03. São propriedades agrárias com área superior a seiscentas vezes o módulo rural médio fixado para a respectiva região e tipos de exploração nela ocorrentes; são as enormes propriedades agroindustriais, com produção quase sempre voltadas para a exportação.

04. São imóveis explorados de forma econômica e racional, com uma área que, no máximo, chega a seiscentos módulos rurais. Nessa categoria, temos as médias propriedades geralmente com produção de matéria-prima para abastecer a agroindústria da laranja, da cana etc.

05. São propriedades com área explorável inferior ao módulo fixado para a região em que se localiza e para o tipo de exploração que nela ocorre; quase sempre com menos de 50 hectares, sendo, na maioria das vezes, responsáveis pelo abastecimento do mercado interno de consumo.

Gab: FVFFF

Questão 596)

Durante as comemorações dos 500 anos do Brasil foi possível observar-mos intensas manifestações de setores descontentes com a atual política econômica oficial. Entre esses grupos estavam os primeiros habitantes desse país, os descendentes dos escravos trazidos a força da África, o MST e os pequenos agricultores e proprietários de terra. Suas principais reivindicações se relacionam com a demarcação das terras indígenas e de antigos quilombos e com a reforma agrária. Sobre essa questão podemos dizer que

I. a maioria da população rural não é proprietária da terra em que trabalha, pois predominam no país as grandes propriedades, muitas delas improdutivas.

II. um pequeno número de grandes proprietários concentra a maioria das Terras.

III. a modernização da agricultura provocou o aumento de empregos no campo e uma melhor distribuição da terra agrícola.

IV. o êxodo rural tem provocado um grande crescimento populacional urbano, diminuindo a qualidade de vida da população.

V. nos últimos anos observamos um aumento desproporcional entre as áreas cultivadas com produtos de exportação e outros de consumo interno, onde a soja teve um aumento de 390% de sua área e o milho apenas 11%; a laranja de 154% e a mandioca 2,5%.

As afirmativas corretas são:

a) I, II, IV, V

b) III e IV

c) II, III e V

d) I, II, III e IV

e) Todas estão corretas.

Gab: A

Questão 597)

“Com o vigoroso processo de modernização tecnológica ocorrido na agricultura brasileira a partir dos anos 70, o sistema oligárquico de produção perdeu sua hegemonia. Como resultado, seu carro-chefe, o latifúndio, perdeu o comando na dinâmica da agricultura”.

Francisco Graziano

Leia as afirmativas abaixo:

I. Após a modernização, é a grande empresa rural, capitalista, vinculada ao complexo industrial, que determina a forma de produção no campo.

II. No Nordeste ou nas franjas da Amazônia, onde a produção ainda se mostra tradicional, o latifúndio é residual na dinâmica da acumulação de capital do setor agrário.

III. Latifúndio é a grande propriedade inexplorada ou explorada de forma deficiente ou inadequada, baseada nas relações quase “feudais” de produção, dominada pela oligarquia rural.

IV. Grande empresa é a propriedade capitalista, com elevada produtividade, baseada no assalariamento da mão-de-obra, gerenciada por empresários.

Marque a alternativa CORRETA, se:

a) somente II e III estão corretas;

b) somente I e III estão corretas;

c) somente II e IV estão corretas;

d) todas estão corretas.

Gab: D

Questão 598)

Os dados apresentados a seguir correspondem aos resultados obtidos em pesquisa realigeografia zada nos Projetos de Assentamentos Oficiais das várias regiões brasileiras pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), no ano de 1996.

ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL. USUÁRIOS DE VEÍCULOS, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MECÂ-NICOS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA OU PECUÁRIA, EM PORCENTAGEM (1996).

clip_image004

clip_image006clip_image008

a) Com base nos dados da tabela, o que se pode concluir quanto ao uso de veículos, máquinas e equipamentos agrícolas nos projetos de assentamentos, no Brasil?

b) Considerando as informações do gráfico, o que se pode inferir sobre a produtividade agrícola destas áreas? Justifique sua resolução.

Gab:

a) Os dados da tabela mostram que ainda 50% dos assentados não utilizam nenhum equipamento agrícola, e dos que utilizam, destaca-se o uso de tratores (17%).

b) O gráfico mostra que a maior parte dos assentados não utiliza ou faz pequeno uso de insumos agrícolas, o que poderá levar a um menor aproveitamento do potencial das terras e a uma menor produtividade das mesmas.

Questão 599)

A terra cedida a terceiros em troca de parte da produção caracteriza o sistema de meia ou de terça.

Esse modo de exploração da terra se dá sob forma de:

a) arrendamento.

b) parceria.

c) ocupação.

d) grilagem.

Gab: B

Questão 600)

O mapa abaixo mostra um dos aspectos do espaço agrário brasileiro.

clip_image010

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DO BRASIL, 1995. p.143, IBGE. (adaptado)

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. As setas indicam as tendências da expansão das áreas mais modernizadas da agropecuária.

02. As áreas pontilhadas assinalam que o uso da terra está destinado apenas à pecuária leiteira.

04. A área em branco representa, grosso modo, es-paços onde a agropecuária é pouco moderni-zada.

08. A produção agrícola com mais tratores, fertili-zantes e herbicidas corresponde à área pontilha-da do Centro-Sul.

16. A grande produção de trigo, laranja, cana-de-açúcar e café do país coincide com a área em branco do mapa.

Gab: 13

Questão 601)

Identifique a opção em que a situação do bóia-fria está mais bem caracterizada.

a) parceiro temporário e com participação indireta nos rendimentos da produção

b) assalariado permanente e residente fora do local de trabalho

c) trabalhador temporário, sem vínculo empregatício e remunerado por sua produtividade

d) trabalhador sazonal, residente na propriedade e com participação nos lucros da colheita

Gab: C

Questão 602)

Nos últimos anos várias áreas do Nordeste do Brasil foram irrigadas e se tornaram excelentes produtoras de frutas. A produção de uva no Nordeste tem localização definida e técnicas de cultivo diferenciadas das tradicionais plantações da Região Sul do Brasil.

Quanto à prática da irrigação, às características de temperatura e aos lugares de cultivo das videiras do Nordeste, assinale a alternativa correta.

a) Irrigação esporádica, temperaturas amenas e cultivo principalmente no Vale Médio do Rio São Francisco em Petrolândia (PE) e Barreiras (BA).

b) Irrigação sistemática, temperatura pouco variável e cultivo na Zona da Mata, em feira de Santana (BA) e Garanhuns (PE).

c) Irrigação sistemática, temperatura pouco variável, devido à proximidade do litoral, e cultivo em Ilhéus/Itabuna (BA) e Sobral (CE).

d) Irrigação sistemática, temperatura pouco variável e cultivo principalmente no Vale Médio do Rio São Francisco, em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

e) Irrigação esporádica, temperatura mais baixa, devido às maiores altitudes, e cultivo nas áreas do Agreste, na Chapada Diamantina (BA) e na Chapada da Borborema (PB).

Gab: D

Questão 603)

A área em destaque no mapa abaixo é uma região do Estado de São Paulo que tem como principais atividades econômicas a pecuária de corte, as culturas de soja e cana-de-açúcar, além de uma agricultura de produtos alimentares pouco desenvolvida. esta região ganhou projeção nacional no ano de 1990,, quando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) realizou uma ocupação em terras devolutas existentes na área. Mesmo passados quase dez anos da ação do MST, esta região é altamente conflitante, assim como outras do Brasil (Nonoai RS, Eldorado do Carajás PA e áreas do Sertão da Bahia).

clip_image012

A área em destaque no mapa é conhecida por

a) Alto Paraná.

b) Bico do Papagaio.

c) Baixo Pantanal.

d) Conceição do araguaia.

e) Pontal do Paranapanema.

Gab: E

Questão 604)

“É incontestável a necessidade crescente da produção de alimentos que possam atender ao crescimento do consumo pela população que cada dia a mais vive nas cidades. Para suprir tais necessidades, a tendência tem sido a de recorrer a tecnologias cada vez mais sofisticadas. Nesse processo de aperfeiçoamento técnico e na procura de aumento da produtividade por hectare por trabalhador, visando aumentar a lucratividade, o ambiente natural está cada vez mais sendo alterado, chegando em algumas áreas do Brasil e do mundo à verdadeira degradação ambiental”

(ROSS, Jurandyr Luciano Sanchez. A sociedade industrial e o ambiente. In: __ (Org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995.p.225)

Das alternativas que seguem, a que melhor caracteriza a problemática acima mencionada diz respeito:

a) ao processo de degradação ambiental provocado pelas chamadas atividades agrícolas modernas, devido à grande quantidade de mão-de-obra utilizada, responsável por intensificar o aproveitamento do solo agrário em prejuízo da qualidade ambiental

b) ao uso freqüente dos chamados insumos agrícolas que, mesmo benéfico à conservação e manutenção das características naturais do solo agrário, traz sérias implicações sócio-econômicas, devido à liberação da mão-de-obra que é dispensada das chamadas lavouras modernas

c) à introdução de cultivos de ciclo curto nas regiões de florestas tropicais que, mesmo não prejudicando a manutenção da vegetação original, é responsável, em grande parte, pelo rápido esgotamento do solo, considerado insustentável a esse tipo de cultivo

d) à desertificação nas chamadas regiões de cerrados, decorrente principalmente da policultura moderna e da pecuária intensiva, destinadas ao abastecimento dos grandes centros urbanos, cuja demanda exige alta produtividade e rotatividade de culturas

e) à utilização de práticas e de técnicas de cultivo importadas de países de clima temperado para os de clima tropical, que tem sido responsável, em grande parte, por danos ambientais nestes últimos, uma vez que as condições e as especificidades locais são, muitas vezes, desconsideradas

Gab: E

Questão 605)

Os cultivos modificados geneticamente vêm sendo fortemente criticados e repudiados em sua comercialização como alimento, por alguns setores da Comunidade Européia. Assinale a alternativa correta que indica a denominação desses alimentos.

a) Poligênicos;

b) Clonados;

c) Enxertados;

d) Mutagênicos;

e) Transgênicos.

Gab: E

Questão 606)

Brasil 1994

clip_image014

Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas Geográfico, S.P., Moderna, 1998, p.23.

Na figura acima, I e II representam a espacialização:

a) do consumo nacional de soja e laranja.

b) da produção nacional de trigo e café.

c) das áreas exportadoras de soja e café.

d) do consumo nacional de trigo e laranja.

e) da produção nacional de uva e algodão.

Gab: B

Questão 607)

Com relação à economia catarinense, a alternativa VERDADEIRA é:

a) Com uma população de, aproximadamente, 5 milhões de habitantes, Santa Catarina é um estado que se caracteriza pelo equilíbrio regional, muito embora a renda per capita dos catarinenses seja uma das mais baixas do país.

b) As regiões dos planaltos norte e serrano concentram a maior parte do pólo florestal catarinense e no município de Lages, o mais extenso e populoso do estado, predomina a indústria moveleira.

c) O PIB (Produto Interno Bruto) que atualmente ultrapassa os 28 bilhões de dólares, vem caindo sistematicamente nas últimas décadas porque as indústrias catarinenses possuem expressão apenas local.

d) O estado de Santa Catarina responde por mais de 50% da produção nacional de pisos e revestimentos cerâmicos e as indústrias ligadas a este setor estão localizadas sobretudo no Vale do Itajaí.

e) Santa Catarina é um estado atípico no que se refere à estrutura fundiária, pois quase não possui latifúndios e entre as propriedades rurais predominam as pequenas e médias, o que favorece a melhor distribuição da renda.

Gab: E

Questão 608)

Relacione a modernização da agricultura brasileira:

a) à infra-estrutura de transportes no Brasil.

b) à degradação do solo agrícola e à poluição dos recursos hídricos.

Gab:

A agricultura brasileira cuja produção cresceu, durante décadas, graças ao aumento da área plantada, apresentou uma sensível alteração nos últimos 10 anos, com a melhoria da produtividade.

a) A ampliação, a diversificação e a modernização do sistema de transporte permitiu que maiores tonelagens de carga pudessem ser deslocadas, quer seja para exportação, quer para o consumo interno. A agricultura passou a ser condicionada pelas necessidades da agro-indústria. Os produtos mais importantes necessitam de melhor tecnologia para garantir boas produtividades.

b) A soja, a cana, o algodão, a laranja, necessitam de vários insumos industriais, como: adubos – fertilizantes – corretivos – defensivos – mecanização – irrigação – etc. A utilização maciça desses insumos deixa vários resíduos no solo e na água, que estão contaminando os rios e lençóis freáticos. A degradação dos solos deve-se principalmente a formas de agricultura arcaicas, que utilizam as queimadas como forma de limpeza dos solos. Nas áreas florestais desmatadas na Amazônia, onde o solo é frágil, sendo formado por delgada camada de húmus, a degradação é mais intensa. Outro fator que desgasta os solos é a monocultura que cultiva o mesmo produto seguidamente sobre o mesmo solo.

Questão 609)

O avanço das relações capitalistas na década de setenta provocou expressivas mudanças no espaço agrário gaúcho, ao mesmo tempo em que o país se preocupava com a inserção da sua economia no mercado internacional. A característica que melhor define a situação do Rio Grande do Sul nessa década é:

a) o predomínio da produção de alimentos em pequenas propriedades em função do abastecimento de uma sociedade urbanoindustrial local.

b) a produção de policulturas destinadas ao mercado interno gaúcho, realizada por antigos colonos com o auxílio de subsídios governamentais.

c) o intenso processo de reformas agrárias, que contribuíram definitivamente para o atual quadro fundiário gaúcho.

d) o retorno do migrante das grandes e médias cidades gaúchas, que busca novamente possibilidades no campo, amenizando os problemas sociais urbanos.

e) a produção voltada principalmente para a cultura do soja, com a finalidade de exportação, contribuindo para a diminuição da área destinada a outros cultivos.

Gab: E

Questão 610)

Abaixo estão relacionadas algumas características da produção agrícola familiar e da grande empresa agrícola no Brasil:

1. trabalho e gestão intimamente relacionados.

2. trabalho assalariado predominante.

3. predomínio da especialização da produção.

4. trabalho assalariado complementar.

5. trabalho e gestão completamente separados.

São características da produção agrícola:

Familiar Grande Empresa

a) 1 e 2 3, 4 e 5

b) 1 e 4 2, 3 e 5

c) 3, 4 e 5 1 e 2

d) 1, 2 e 3 4 e 5

e) 4 e 5 1, 2 e 3

Gab: B

Questão 611)

Nas regiões A, B e C do Estado de São Paulo predominam, respectivamente, a produção de:

clip_image016

a) laranja, gado de corte e algodão.

b) cana-de-açúcar, gado de corte e laranja.

c) cana-de-açúcar, laranja e gado de corte.

d) gado de corte, laranja e café.

e) café, algodão e gado de corte.

Gab: C

Questão 612)

Na atualidade, um dos fatos mais marcantes da agricultura brasileira é:

a) a quase extinção do trabalho familiar, devido à maciça ampliação do trabalho assalariado.

b) o desaparecimento da agricultura camponesa dedicada aos cultivos de subsistência.

c) a diminuição da interdependência técnica e econômica entre o campo e a cidade.

d) o expressivo aumento das propriedades com área superior a 1.000 ha – os latifúndios.

e) a redução do espaço agropecuário devido ao abandono de antigas áreas produtoras.

Gab: D

Questão 613)

Observe a figura abaixo.

clip_image018

A principal consequência da prática agrícola ilustrada nessa figura é

a) o aumento da infiltração da água no solo.

b) o aumento da erosão do solo.

c) a diminuição do escoamento das águas pluviais.

d) a melhoria da saúde das plantas.

e) o incremento da produtividade da lavoura.

Gab: B

Questão 614)

O relativo sucesso de alguns projetos de irrigação vem modificando a paisagem de algumas áreas do semi-árido nordestino, o que se reflete no(a):

a) declínio da participação da pecuária intensiva na economia nordestina.

b) expansão da produção de alimentos para o mercado interno.

c) modernização da agricultura através do uso intensivo de tecnologia.

d) redução das áreas agrícolas irrigadas em outras regiões do país.

Gab: C

Questão 615)

Sobre a questão agrária brasileira, é correto afirmar que:

a) A estrutura econômica e social, assentada na desigual repartição da terra e da renda, é geradora de privilégios, da miséria e da violência no campo.

b) A estrutura fundiária brasileira reflete uma distribuição democrática da terra, consolidada a partir de um modelo de posse baseado na pequena propriedade.

c) Nos conflitos pela posse de terras, os “capangas” agem legalmente ao defender os grandes proprietários rurais, que pagam em dia seus impostos.

d) Com a finalidade de fixar de vez o homem no campo, a reforma agrária é simples questão de distribuição de terras devolutas do Estado.

Gab: A

Questão 616)

Observe o mapa:

clip_image020

Fonte: Adaptado de IBGE, Atlas Nacional do Brasil, 1992. Apud MOREIRA, Igor. Construindo o espaço do homem 2.

Ática: São Paulo, 1998.

Marque a alternativa que completa corretamente a legenda do mapa.

a) I: pecuária de corte; II: pecuária leiteira;

b) I: áreas de assentamentos do INCRA; II: áreas de conflitos sociais comandados pelo MST;

c) I: maiores índices pluviométricos no verão; II: maiores índices pluviométricos no inverno;

d) I: mata tropical; II: mata atlântica.

Gab: A

Questão 617)

O gráfico mostra a distribuição da produção de soja no Brasil.

clip_image022

Com relação às informações contidas nesse gráfico e considerando a organização espacial da agricultura, assinale certo (C) ou errado (E).

01. em dez anos, a região Sul perdeu a hegemonia em relação à produção de soja, ao passo que, em 1991, o Centro-Oeste emergiu como grande região produtora;

02. a região Nordeste apresenta um crescimento contínuo de produção de soja, desde 1982, devido à introdução do hábito de consumo dessa leguminosa na alimentação;

03. a produção de soja no Centro-Oeste é o reflexo da necessidade abertura de novas frentes agrícolas, para suprir a crescente demanda do mercado internacional;

04. a produção de soja na região Sudeste cresceu no período 1982-1991, devido à rotação de culturas naquela região.

Gab: CECE

Questão 618)

Nas transformações recentes do espaço agrário brasileiro, existe a experiência da agricultura associada à agroindústria. Neste sentido, destaque qual a importância do cultivo da uva e do caju no contexto atual da economia nordestina.

Gab:

O cultivo do caju faz parte das atividades da agricultura nordestina há várias décadas, no entanto sua exploração em grande escala vem acontecendo simultaneamente ao processo agroindustrial que se implanta no Nordeste. É uma atividade sazonal que ocupa, durante a colheita, grande contigente de mão-de-obra, além de ocupar uma força de trabalho significativa nos processos agroindustriais, cujos subprodutos são exportados ou abastecem o mercado local e regional. Essa dinâmica na sua produção, distribuição e comercialização faz dele um produto importante na economia regional. Os estados onde a produção de caju é mais significativa são Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.

A uva é um fruto que vem sendo produzido nas áreas de irrigação do Vale do São Francisco, nas planícies fluviais de outro rios no semi-árido nordestino e em algumas serras úmidas. É uma atividade que proporciona, principalmente, no entorno do município de Petrolina (PE) o emprego de mão-de-obra na agricultura e na fabricação de vinhos. É uma atividade produtiva que não é típica da Região Nordeste, no entanto, os avanços técnicos da Engenharia Genética e da Irrigação, conseguiram adaptar o cultivo às condições locais. Hoje, a produção de uva tem um significado econômico e social importante para o Nordeste.

Questão 619)

Observe o mapa:

clip_image024

Com base no mapa e considerando os conflitos pela posse da terra no Brasil, indique as proposições certas (C) e as erradas (E):

01. a violência no campo ocorre, praticamente, em todo o território brasileiro, em maior ou menor proporção;

02. os assassinatos de trabalhadores rurais que lutam pela posse da terra foram constantes na década de 80, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil;

03. os principais focos de violência, assinalados no mapa, ocorrem no nordeste do Pará, no sul do Maranhão e no leste do Mato Grosso e de Roraima;

04. a violência no campo restringe-se aos conflitos entre posseiros e latifundiários, sem atuação e intervenção do Estado.

Gab: CCEE

Questão 620)

Sobre a reordenação territorial do campo brasileiro, é correto afirmar:

01. A formação dos grandes mercados urbanos nas regiões metropolitanas permitiu que novos produtos agrícolas fossem cultivados, formando assim novas áreas produtoras e revigorando outras decadentes.

02. O Estado tem atuado regularmente estimulando culturas que se têm constituído historicamente na alimentação básica dos trabalhadores brasileiros.

04. O Estado fez surgir no campo brasileiro uma reordenação territorial, produto da combinação contraditória e desigual da expansão da agricultura especificamente capitalista e agricultura camponesa.

08. É inadequado afirmar que a forte concentração industrial e metropolitana de São Paulo articula hoje praticamente quase toda a produção agrícola brasileira.

16. A expansão da indústria de papel e celulose contribuiu para alterar o uso da terra com vastas plantações de pinus e eucalipto, principalmente nos estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Bahia.

32. A soja é responsável pela transformação radical do cerrado brasileiro, tendo se expandido para novas áreas produtoras nos estados de Mato Grosso, Goiás, Bahia e Tocantins.

Gab: 53

Questão 621)

Na tabela abaixo é apresentada a distribuição das terras em 1985.

clip_image026

*A diferença entre a soma dos estratos de área e o total refere-se aos outros estabelecimentos.

(Fonte: OLIVEIRA A.U. de. Agricultura brasileira: transformações recentes. In: ROSS, J. L. S. (Org). Geografia do Brasil.

São Paulo: EDUSP, 1995. p. 487.)

Com base nesta tabela, considere as afirmativas:

I. Os estabelecimentos com até 10 ha são aqueles que apresentam a menor participação relativa no conjunto e, contraditoriamente, a maior área ocupada.

II. A terra está mais concentrada entre os estabelecimentos com área entre 100 e 1000 ha.

III. Os dados indicam o caráter concentrador da estrutura fundiária brasileira: enquanto 90% dos estabelecimentos dispunham de 21,1% da área ocupada, 0,8% controlavam 43,9% desta.

Está(ão) correta(s) apenas

a) I

b) III

c) I e II

d) I e III

e) II e III

Gab: B

Questão 622)

A partir da análise da evolução da propriedade da terra e de conhecimentos sobre a realidade econômica brasileira deve-se afirmar que:

clip_image028

a) somente com concentração da propriedade foi possível ocupar e tomar produtivas grandes porções do Centro-Sul do País.

b) a concentração da propriedade possibilitou a expansão do trabalho familiar, reduzindo o trabalho assalariado.

c) a maior produção de gêneros agrícolas destinados ao mercado interno está associada à concentração das propriedades.

d) a tendência à concentração da propriedade deverá ser revertida com o crescimento do incentivo do Estado à exportação de produtos agropecuários.

e) o aumento da concentração da propriedade deve-se sobretudo à incorporação de novas terras agrícolas das Regiões Norte e Centro-Oeste.

Gab: E

Questão 623)

Corrente migratória considerada a maior da década de 90, já soma mais de um milhão e duzentos mil habitantes espalhados por vários Estados brasileiros, principalmente em RO, AM, BA e MT. Caracteriza-se por manter tradições e traços culturais de sua terra natal e por transformar a agricultura nessas regiões. (Adaptada da Revista Veja, 24/01/96)

O texto refere-se aos:

a) gaúchos, que introduziram a cultura irrigada de uvas no Nordeste e a pecuária intensiva nas pequenas propriedades da Amazônia.

b) gaúchos, responsáveis pelo plantio de soja no Centro-Oeste e Nordeste, uvas no Centro-Oeste, arroz e feijão na Amazônia.

c) mineiros, que desenvolveram a técnica do plantio de soja e café nas áreas de cerrado das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

d) mineiros, que implantaram núcleos de colonização em regiões da Amazônia Legal, com a peculiaridade de preservarem o meio ambiente.

e) paulistas, responsáveis pelo desenvolvimento da pecuária intensiva na Amazônia Ocidental, do café no Nordeste e da soja no Centro-Oeste.

Gab: B

Questão 624)

Sobre a questão agrária no Brasil e seus aspectos sociais é verdadeiro afirmar que:

a) a concentração da propriedade fundiária no Brasil é considerada, atualmente, como uma das principais causas dos problemas agrários;

b) bóias-frias são trabalhadores rurais que vivem de forma permanente, nas fazendas, com todas as garantias sociais;

c) a expansão da agricultura familiar, voltada principalmente para o abastecimento do mercado interno, vem recebendo fortes incentivos governamentais;

d) na região Nordeste, com a expansão das culturas de cana-de-açúcar na Zona da Mata, e de algodão no Sertão, a parceria e o arrendamento foram totalmente substituídos pelo trabalho assalariado;

e) as lutas de posseiros, indígenas, e de seringueiros, assim como a dos "sem-terras", entre outras, são consideradas hoje como problemas já solucionados.

Gab: A

Questão 625)

“A rápida expansão da área cultivada deste produto, abrindo inclusive a fronteira ecológica dos cerrados para a agricultura seria impossível sem os melhoramentos genéticos, mecanização e a implantação de larga escala de pontos de beneficiamento.”

Becker & Egler – Brasil, uma nova potência regional na economia-mundo, p.195.

O produto a que se refere o trecho acima é:

a) a laranja.

b) a soja.

c) a cana-de-açúcar.

d) o café.

e) o fumo.

Gab: B

Questão 626)

O dinamismo agrário brasileiro atual não é dado pela terra-matéria, mas pela capacidade de transformá-la em terra-capital. Mas, embora o progresso agrário seja inegável, em grande parte do território, é também, como o progresso em geral, acoplado a profunda injustiça.

Adaptado de MULLER, Geraldo. São Paulo - o núcleo do

padrão agrário moderno. In STÉDILE, J. P. ( Org. ).

A Questão agrária hoje. Porto Alegre:

Ed. Da Universidade - UFRGS, 1994.

A partir do texto, assinale a alternativa que NÃO representa tendências do campo brasileiro:

a) os principais fatores de produção são a terra e o trabalho.

b) a modernização se faz mantendo a estrutura fundiária concentradora.

c) os pequenos produtores são, cada vez mais, obrigados a utilizar técnicas e equipamentos modernos de produção.

d) a tendência é elevar a produtividade sem incorporar mais gente, seja como mão-de-obra, seja como proprietário.

e) uma parcela significativa dos trabalhadores não obtém renda suficiente para cobrir suas necessidades básicas.

Gab: A

Questão 627)

Com base na classificação das dimensões das propriedades rurais no Brasil, realizada em 1964 pelo Estatuto da Terra, está correta a seguinte alternativa:

a) Os módulos rurais possuem uma dimensão única..

b) Os minifúndios correspondem à todas as propriedades com área superior ao módulo rural de cada região.

c) Os minifúndios correspondem à maioria das quantidades das unidades de imóveis rurais no país.

d) Os latifúndios são explorados na maior parte de sua extensão por uma agricultura intensiva.

e) Os latifúndios correspondem às propriedades agrárias com áreas inferiores a seiscentas vezes o módulo rural.

Gab: C

Questão 628)

A adaptação de espécies animais e vegetais, transportadas para fora do país de origem, auxiliou a circulação mundial de mercadorias, técnicas e costumes, intensificada pelas Grandes Descobertas. A introdução do cavalo nos EUA no século XVI, levado pelos europeus às pradarias próximas ao Mississipi, deu aos índios caçadores de búfalos um novo símbolo de riqueza, maior mobilidade territorial, independência dos deslocamentos sazonais e, enfim, um novo modo de vida. A partir do exemplo acima, sobre a introdução do cavalo nos EUA, considere a introdução do café no Brasil e responda:

a) Que mudanças econômicas, políticas e geográficas o desenvolvimento da produção cafeeira imprimiu na agricultura?

b) De que forma este novo produto agrícola orientou os processos de urbanização e industrialização em determinadas regiões do país?

Gab:

O item a, provavelmente por se tratar de um conteúdo mais clássico, foi melhor respondido que o item b. O candidato deveria explicar em primeiro lugar que o desenvolvimento da produção cafeeira revitalizou a agricultura e que superou a crise provocada pela intensa competição comercial que envolvia o comércio externo da cana-de-açúcar. A seguir, deveria salientar o deslocamento do eixo político, com a transferência do poder político e econômico das mãos dos senhores de engenho para os barões do café. Finalmente, deveria identificar as mudanças geográficas, com a incorporação de novas áreas para a exploração econômica através da agricultura comercial, fazendo com que houvesse a expansão da fronteira agrícola (área cultivada) para os Estados do Rio de Janeiro (Baixada Fluminense e Vale do Paraíba) e depois São Paulo (Vale do Paraíba, noroeste e depois oeste paulista, até atingir o Paraná). Ao apontar corretamente os três aspectos solicitados, o candidato obteve os 3 pontos atribuídos para esse item, não sendo necessárias explicações mais detalhadas para se atingir os objetivos propostos. Como já salientamos, os vestibulandos encontraram mais dificuldade para responder o item b. A maioria o fez de forma genérica (o café acelerou a urbanização para o interior de São Paulo e com isso acelerou também a sua industrialização), reproduzindo a pergunta formulada, sem acrescentar nenhum elemento novo. Para se obter os 2 pontos restantes da questão, o candidato deveria relacionar o desenvolvimento da cafeicultura com a implantação de uma infra-estrutura ferroviária para o escoamento da produção até o Porto de Santos, o que possibilitou o surgimento de inúmeros núcleos urbanos ao longo do eixo ferroviário. Além disso, os barões do café passaram a residir nas cidades e a investir em melhorias urbanas, o que acelera o processo de urbanização. A utilização de força de trabalho assalariada atraiu para o Sudeste grandes levas de imigrantes, o que contribuiu para acelerar o processo de urbanização. Além disso, a riqueza gerada pela produção cafeeira possibilitou o acúmulo de capitais necessários para o início do processo de industrialização do país.

Questão 629)

Como então? Desgarrados da terra?

Como assim? Levantados do chão?

Como embaixo dos pés uma terra

Como água escorrendo da mão?

Como em sonho correr numa estrada?

Deslizando no mesmo lugar?

Como em sonho perder a passada

E no oco da Terra tombar?

Como então? Desgarrados da terra?

Como assim? Levantados do chão?

Ou na planta dos pés uma terra

Como água na palma da mão?

Habitar uma lama sem fundo?

Como em cama de pó se deitar?

Num balanço de rede sem rede

Ver o mundo de pernas pro ar?

Como assim? Levitante colono?

Pasto aéreo? Celeste curral?

Um rebanho nas nuvens? Mas como?

Boi alado? Alazão sideral?

Que esquisita lavoura! Mas como?

Um arado no espaço? Será?

Choverá que laranja? Que pomo?

Gomo? Sumo? Granizo? Maná?

Chico Buarque e Milton Nascimento. Levantados do chão.

No versos de Chico Buarque, a questão agrária é transferida para o céu, em imagens desconcertantes, como levitante colono, pasto aéreo, boi alado, celeste curral, indicando as agruras enfrentadas pelo MST no processo de luta pela terra no Brasil. Tal transferência encontrou sentido em um outro movimento ocorrido no sertão da Bahia, no fim do século passado, no arraial de Canudos. Estabeleça duas diferenças e duas semelhanças entre os respectivos movimentos.

Gab:

Algumas diferenças entre canudos e o MST podem ser apontadas, respeitando-se as singularidades das épocas em que ocorreram os dois movimentos e dos processos históricos que os geraram. O primeiro foi um movimento local, circunscrito a uma região, e o segundo tem cunho nacional. Enquanto Canudos foi veementemente combatido pela Igreja e pelo Estado, o MST consegue articula-se com setores clericais e com a sociedade civil. Por fim, Canudos possuía uma tradição religiosa e monárquica enquanto o MST apresenta-se com bases ideológicas mais próximas do socialismo.

Quanto às semelhanças existentes entre os dois movimentos, podem ser citadas a luta pela posse da terra; a presença de elementos religiosos; as origens sociais identificadas com as camadas mais pobres da sociedade; a oposição ferrenha do governo e a intervenção direta da comunidade na busca de soluções concretas par seus problemas.

Questão 630)

Os conflitos de terra que vêm acontecendo no campo brasileiro trazem à tona discussões a respeito da Reforma Agrária, luta já antiga de alguns setores da sociedade brasileira. Neste sentido, quais são os critérios básicos a serem adotados na implantação de projetos de Reforma Agrária para que se obtenham resultados positivos?

Gab:

A Reforma Agrária, de um modo geral, implica uma mudança na estrutura fundiária, através da desapropriação e distribuição de lotes a famílias camponesas. Para que a Reforma Agrária possa ter resultados positivos, a desapropriação e distribuição de terras devem ser acompanhadas de recursos financeiros, técnicos e de assistência ao agricultor. Para a seleção de áreas, torna-se importante, também, o conhecimento do espaço geográfico através da análise das condições naturais, econômicas e sociais.

Questão 631)

Leia com atenção a letra da música abaixo:

“Num lugar que havia mata

hoje há perseguição

só prá roubar seu chão

castanheiro, seringueiro

já viraram até peão.

[...]

Pois mataram o índio

que matou primeiro

que matou o posseiro

disse o castanheiro

para o seringueiro

que estrangeiro

roubou seu lugar”

(FARIAS, Vital. Saga da Amazônia. Apud DIAMANTINO, P., SANTOS, D., CARVALHO, M. de.

O espaço brasileiro. São Paulo: Atual, 1994. P.128.)

a) dentifique os grupos em conflito a que o poema se refere.

b) dentifique e explique o motivo dos conflitos entre os grupos relacionados no poema.

Gab:

a) Os grupos e conflito são os povos da floresta – índio, castanheiro, seringueiro – e o “estrangeiro”, que representa os empresários nacionais e multinacionais atuando na região.

b) O motivo dos conflitos entre os grupos relacionados – castanheiro, seringueiro e índio de um lado, e o estrangeiro, de outro – é a luta pela posse da terra. Castanheiro, seringueiro e índio não experimentam grandes conflitos entre si, já que convivem na região há muitas décadas sem grandes disputas; além disso, a forma de ocupação desses grupos não acarreta modificações estruturais na região. O mesmo já não se pode dizer do estrangeiro, cujo processo atual de ocupação desencadeia sérias modificações estruturais. Ao incorporar a região ao sistema produtivo, provoca, por exemplo, a destruição dos castanhais e seringais para a formação de pastagens, com sérias conseqüências ambientais, dentre outras.

Questão 632)

Em relação às fronteiras agrícolas do território nacional constituídas nas últimas décadas deste século, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

a) Criam expectativas ou possibilidades de melhor padrão e qualidade de vida para os pioneiros que as formam e, por isso, atraem populações migrantes marginalizadas ou sem perspectivas de ascensão social nos seus lugares de origem.

b) Apresentam uma disponibilidade de terras mais relativa do que absoluta, em razão de mecanismos sócio-econômicos que regulam sua apropriação, fator que pode estimular as lutas pela posse de terras ou de outros recursos naturais.

c) Repetem as experiências de uso agrícola do solo do sudoeste do país, pois se formam em ambientes florestais semelhantes aos encontrados pelas frentes pioneiras que valorizaram aquela área.

d) Diferem tanto em relação aos sistemas agrícolas e grau de tecnificação empregados, quanto à disponibilidade de infra-estrutura necessária à produção e à comercialização agrícola, o que se reflete na produtividade.

Gab: C

Questão 633)

A respeito do cultivo de soja no espaço agrícola brasileiro é correto afirmar que:

a) O cultivo especializado de soja recobriu, como uma monocultura, tanto áreas subtropicais quanto áreas tropicais.

b) A produção de soja se expandiu nas últimas décadas principalmente sob a forma de plantation.

c) A agricultura moderna e mecanizada, advinda da industrialização, regrediu ao antigo sistema monocultor devido à soja.

d) A expansão da soja ocorreu pioneiramente a partir da década de 50 nas áreas de cerrado.

e) O desenvolvimento do cultivo de soja visou basicamente ao atendimento das demandas do mercado interno.

Gab: A

Questão 634)

Com relação à atual situação agrária do Brasil, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).

01. A agricultura, que na época colonial estava voltada sobretudo para as exportações, volta-se, agora, exclusivamente, para as necessidades do mercado interno.

02. A modernização da agricultura brasileira diminuiu a desigualdade e a exclusão social no campo, e aumentou a produtividade em todas as áreas agrícolas do país.

04. “... Tem muita gente sem terra. Tem muita terra sem gente” são versos dos lavradores de Goiás, que se referem à realidade do campo brasileiro, onde, paralelamente à concentração da terra, dá-se também a expulsão dos trabalhadores rurais.

08. A agroindústria, no Centro-Sul, incentivada a partir da década de 70, ao atender os anseios dos sem-terra, conseguiu desmobilizar os trabalhadores rurais.

16. O sub-aproveitamento do espaço destinado às atividades do campo faz parte dos grandes problemas que envolvem a questão agrária em nosso país.

Gab: 20

Questão 635)

“A SOJA NOSSA PARA A VACA E O PORCO DELES” – Com esse título sugestivo e provocante, a revista Sem Fronteiras publicou, na sua edição de maio de 1996, uma reportagem sobre a expansão da cultura da soja no Sul do Maranhão. Eis um trecho dessa reportagem:

“A vida dos sertanejos mudou bastante nos últimos anos. Mudou de água para a tiquira (aguardente de mandioca), como eles dizem.

É o progresso chegando. É a soja tomando conta. Os sinais do progresso estão por todo lado. Enxadas e machados se retraem, abrindo espaço para tratores e ceifadeiras. É tudo muito rápido. O sertão vai virar soja.

Na Chapada das ManGabeiras e na Serra dos Penitentes, caminhões mergulham nas estradas que cortam o mar de soja, deixando para trás nuvens de poeira. Assustados, onças, macacos, veados deixam o alto da serra e se refugiam nos baixões. Uma das poucas aves teimam em ficar. Emas e seriemas correm em bandos cada vez menores.”

Acerca do tema abordado na reportagem, é correto afirmar-se que:

01. a descrição retrata mais um exemplo da chamada modernização da agricultura brasileira, processo que tem servido para aumentar a riqueza produzida no campo, mas não para melhorar a sua distribuição;

02. a cultura da soja teve reflexos positivos na qualidade de vida do sertanejo, libertando-o do penoso trabalho braçal no campo e oferecendo-lhe uma oportunidade de melhorar sua renda, por meio da criação de vacas e porcos;

04. os principais beneficiários do processo de modernização da agricultura foram os grandes proprietários locais, que tiveram ousadia e visão suficientes para substituir culturas e práticas arcaicas por culturas e práticas novas;

08. a ocupação do cerrado maranhense por culturas de exportação, como a soja, faz parte do processo de inserção do Brasil no mercado globalizado, como fornecedor de insumos básicos para a bovinocultura e suinocultura dos países mais adiantados;

16. o progresso trazido pela soja é parcial e pouco consistente, pois é feito à custo do êxodo e do desemprego do trabalhador rural e provoca séria degradação ambiental, com prejuízos, talvez irreparáveis, à fauna e à flora do cerrado local.

Gab: VFFVV

Questão 636)

PRIMEIRA

No Brasil, o recuo dos minifúndios teve como contrapartida uma crescente concentração fundiária e uma forte expansão dos latifúndios.

PORQUE

SEGUNDA

O crescimento dos estabelecimentos de mais de mil hectares decorre da absorção das áreas antes ocupadas pelos minifúndios e pela sua expansão nas áreas de fronteiras.

Considere o seguinte esquema:

a) se as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é justificativa da primeira.

b) se as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não é justificativa da primeira.

c) se a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

d) se a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.

e) se a primeira e a segunda afirmativas são falsas.

Gab: A

Questão 637)

(…) E como poderíamos saber que diabo era soja numa época em que – aprendíamos na escola – o Brasil só dava cana-de-açúcar, café, cacau, borracha e Pelé?

Tutty Vasquez, Jornal do Brasil, 04/11/96

O bem-humorado comentário acerca do desconhecimento da lavoura de soja foi publicado no Jornal do Brasil, ao se discutirem os problemas financeiros de Olacyr de Moraes, o rei da soja. Apesar da estranheza que o produto ainda desperta, a soja foi responsável por grandes transformações econômicas na Região Centro-Oeste.

Explique a importância da soja na agricultura goiana, caracterizando o complexo processo produtivo que se formou em torno dessa cultura.

Gab:

A partir da década de 60, a agricultura brasileira passa por um processo que se convencionou chamar de “modernização”, tanto no campo tecnológico, como nas relações de produção. O setor agrário passa a contar, com acentuada rapidez, com as classes fundamentais do sistema capitalista de produção: empregados e empregadores.

A partir do cultivo da soja, a região centro-oeste sofreu um intenso processo de transformações onde áreas anteriormente ocupadas por uma pecuária tradicional transformaram-se em áreas agrícolas altamente mecanizadas, havendo com isso o incremento de produtos, o aparecimento de novas tecnologias favorecendo a vocação agroindustrial, trazendo consigo o aumento da população, o uso intensivo de maquinário agrícola, tecnificação e adubação artificiais e, em última instância, a incorporação do cerrado goiano não só à economia nacional, como também ao mercado externo. Tais fatores transformaram a produção agrícola regional, articulando-a com o processo agro-industrialização.

O cultivo da soja, portanto, foi um dos principais fatores que levaram a economia goiana a um estágio dito “moderno”, embora paralelamente a essa “modernização” confirmasse uma estrutura fundiária fortemente concentrada.

Questão 638)

“...o Estado foi incapaz de controlar a resistência da população excluída e de atender às demandas localizadas, que eclodiram em uma frente de conflitos expressa em movimentos sociais de base territorial.”

FONTE: “Brasil: uma nova potência regional na economia-mundo”.

B.Becker e C. Egler. Ed.Bertrand-Brasil.p.217

Dentre esses “movimentos sociais de base territorial”, o “Movimento dos Sem-Terra”é um dos mais importantes nos dias de hoje, sendo a sua atuação baseada na defesa de ampla reforma agrária, o que envolve a adoção das medidas abaixo, COM EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a

a) Acesso a mercados consumidores sem a excessiva intermediação dos atravessadores.

b) Implantação de fazendas de administração estatal de acordo com o modelo dos sovkhozes.

c) Difusão de cultivos ecológica e economicamente sustentáveis entre os pequenos produtores.

d) Estabelecimento de políticas de crédito rural compatíveis com os riscos das atividades agropecuárias.

e) Estruturação de redes de armazéns e silos como proteção para as flutuações sazonais dos preços agrícolas.

Gab: B

Questão 639)

“No Brasil, o crescimento mais do que proporcional do pessoal ocupado nos estabelecimentos menores fez crescer a pressão demográfica sobre os recursos naturais disponíveis, reduzindo os níveis de produtividade por área e/ou por pessoa”.

Constitui causa dessa relação:

a) a busca de emprego sazonal.

b) o aumento do número de trabalhadores sem terra.

c) a ocorrência de um contínuo e crescente êxodo rural.

d) a tecnologia empregada.

e) a progressiva unificação dos mercados de trabalho urbano e rural.

Gab: D

Questão 640)

Sobre a estrutura fundiária no Brasil, é correto afirmar-se:

a) As grandes extensões de terra no Brasil são aproveitadas para a produção de alimentos.

b) O módulo rural é uma área destinada pelo INCRA para várias famílias sem terras.

c) A área ocupada pelos estabelecimentos agropecuários privilegia as pastagens em detrimento das lavouras alimentares.

d) A parceria é uma sociedade estabelecida, juridicamente, entre o produtor e o proprietário da terra, onde o lucro da produção é dividido pelos dois.

e) Nos pequenos estabelecimentos rurais, os trabalhos são realizados por pessoas empregadas da família proprietária.

Gab: C

Questão 641)

Todas as alternativas sobre a agricultura brasileira estão corretas, EXCETO:

a) A agricultura moderna e a rudimentar coexistem e utilizam técnicas que agridem o meio ambiente.

b) A capitalização do campo ocorreu com fortes desigualdades nas diversas regiões do país.

c) A maior parte dos solos é fértil, mas a obtenção de insumos químicos, facilitada pelo baixo custo, induz ao uso desnecessário desses produtos.

d) O aumento da produção agrícola se deu mais pela ampliação da fronteira que por ganhos de produtividade.

Gab: C

Questão 642)

Observe no mapa as áreas assinaladas.

clip_image030

Em relação a essas áreas, é correto afirmar que nelas predominam:

a) culturas comerciais, grandes e médias propriedades.

b) culturas de subsistência e minifúndios.

c) culturas irrigadas e microempresas agrícolas.

d) policultura e pequenas propriedades familiares.

Gab: A

Questão 643)

Sobre os aspectos humanos da atividade agrícola no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

a) “Sem-Terra” são ex-proprietários, parceiros,, agregados, arrendatários, meeiros, peões e bóias-frias.

b) A concentração da terra é fator responsável pelo êxodo rural e fator multiplicador dos conflitos com os sem-terra.

c) Dentre as dificuldades do pequeno produtor, assinala-se a dificuldade de obtenção de financiamentos.

d) Os bóias-frias, trabalhadores contratados, são remunerados pelo sistema da meia, onde a metade da produção é destinada ao proprietário das terras.

e) Um problema crucial do campo é a má distribuição da terra.

Gab: D

Questão 644)

O gráfico representa a evolução das áreas de pastagem naturais e cultivadas no Estado de São Paulo, no período de 1983/1994.

clip_image032

E correto afirmar que:

a) o aumento contínuo das áreas de pastagens cultivadas está relacionado à criação intensiva de suínos.

b) as áreas de pastagens naturais foram sempre o dobro daquelas ocupadas por pastagens cultivadas.

c) o aumento contínuo das áreas de pastagens cultivadas está relacionado à criação intensiva de bufalinos.

d) o aumento da área de pastagens cultivadas está relacionado à criação intensiva de gado bovino.

e) as áreas de pastagens cultivadas aumentaram continuamente no período considerado.

Gab: D

Questão 645)

Sobre o espaço agrário brasileiro, julgue os seguintes itens:

00. O subaproveitamento da terra para a produção de alimentos é uma característica da questão agrária no Brasil, juntamente com a concentração de terras.

01. O governo, ao providenciar as culturas para exportação visa obter divisas ou financiar as importações de equipamentos para o desenvolvimento de outras atividades econômicas.

02. Os estabelecimentos rurais com menos de 100ha são altamente produtivos, sendo responsáveis não só pelas culturas do mercado interno, como também por uma parcela significativa de matérias-primas para a indústria.

03. Os latifúndios por dimensão são propriedades onde a terra é mantida inexplorada, com fins especulativos ou é explorada de forma deficiente e inadequada.

04. Os pequenos arrendatários e parceiros, em número significativo no países, constituem o grupo das relações de trabalho capitalistas no campo.

Gab: CCEEE

Questão 646)

Avalie 2 modificações sócio-econômicas e 2 geoambientais nas áreas pouco povoadas do Centro-Oeste e da Amazônia decorrentes da expansão das fronteiras agrícolas.

clip_image034

Gab:

Sócio–Econômicas: Implantação de um modelo organizado na agroindústria aumento da urbanização com elevada migração para as regiões mencionadas

Geo-ambientais: desmatamentos, contaminação dos rios, assoreamento, intensificação das queimadas etc.

Questão 647)

A partir da leitura do mapa e do modelo econômico brasileiro, caracterize e explique a forma atual da organização geográfica do Brasil.

clip_image034[1]

Gab:

O mapa mostra um modelo de organização de centro/periferia, onde o Centro–Sul concentram atividades econômicas organizadas e centro de expansão do capital para as fronteiras agrícolas para o Norte, Centro–Oeste

Questão 648)

A agricultura no Brasil, principalmente a partir da década de 70, passa por um importante processo de transformação e modernização.

Como principais características desse processo, pode-se apontar:

01. surgimento de grandes empresas rurais especializadas na produção de matérias-primas para a indústrias e de produtos para exportação;

02. diminuição do número de pequenos produtores que se dedicavam à produção de alimentos básicos para a população, contribuindo para a elevação dos preços destes produtos;

04. aumento do número de estabelecimento rurais nas regiões sul e sudeste;

08. o endividamento de pequenos e médios produtores junto aos bancos (oficiais e particulares) para compra dos novos insumos agrícolas das indústrias (principalmente multinacionais) resultando muitas vezes na perda de suas propriedades;

16. introdução de relações do modo de produção capitalista na produção e nas relações de trabalho que resultaram no aparecimento da figura do assalariado rural, denominado “bóia-fria”;

32. melhoria das condições de vida dos trabalhadores rurais e de suas famílias, diminuindo os problemas sociais e políticos através do aumento da produtividade e modernização da tecnologia utilizada na produção agrária.

Gab: VVFVVF

Questão 649)

Examinando o mapa a seguir responda:

clip_image036

a) quem são brasiguaios e qual a razão de sua presença no Paraguai a partir dos anos 70?

b) qual a razão da emergência de acampamentos de brasiguaios a partir dos anos 80 no Brasil?

Gab:

a) Brasiguaio, designação dos brasileiros – e seus descendentes – estabelecidos em território paraguaio, em áreas fronteiriças com o Brasil, principalmente nas regiões chamadas Canindeyú e Alto Paraná, no sudeste do Paraguai. Os brasiguaios são em sua maioria agricultores de origem alemã, italiana ou eslava, falam o idioma português.

Fator adicional a estimular a emigração a partir do Paraná foi a crescente mecanização da produção de soja naquele Estado, que resultou na concentração de extensas áreas de plantio na posse de grandes empresas. Os pequenos agricultores brasileiros buscaram então as terras mais baratas do outro lado da fronteira. Entre os fatores mais importantes para que o processo se consolidasse, estava o acesso ao crédito que apresentava-se disponível para todas as fases do processo produtivo agrícola, desde o preparo da terra à compra de insumos e implementos, até a comercialização, a industrialização e o armazenamento da produção.

b) Nos acampamentos, a expressão "brasiguaios" é utilizada perante a sociedade para fortalecer o movimento e as reivindicações, internamente, muitos deles não se identificam desta forma.

Questão 650)

Leia o texto a seguir.

Lá fica o Estado de Goiás. A dificuldade de transporte faz que essa região não se desenvolva tão depressa como as que ficam perto dos portos. Se você, Pedrinho, tivesse em Goiás uma fazenda, não poderia produzir cereais em quantidade, porque não teria meios de vendê-los. Havia de decidir-se à criação, porque os animais trazem o transporte consigo: encaminham-se para os mercados pelos seus próprios pés. Goiás se conservará pastorial, isto é, de criação,. Enquanto o problema de transporte rápido e barato para os portos da costa não for resolvido.

(Monteiro Lobato, Geografia de D. Benta, são Paulo, Brasiliense)

A partir da leitura do texto, explique o porquê do Estado de Goiás conservar sua estrutura econômica baseada na agropecuária apesar da implantação de uma malha viária que liga o Estado aos mercados nacional e mundial.

Gab:

A ligação de Goiás ao centro econômico não é tão eficiente e é caro, o que intensifica a postura do estado como área periférica subordinada às necessidades da dinâmica nacional e internacional.

Questão 651)

Observe a figura a seguir.

clip_image038

Com base no bloco diagrama anterior, observa-se uma estreita relação entre a disposição topográfica e o uso do solo. Partindo desse princípio, pode-se constatar que, ao mesmo tempo que os avanços científico-tecnológicos proporcionam o uso intensivo no planalto de Montividiu, o relevo constitui-se em componente restritivo na depressão do Caiapó.

Analise a relação acima justificando as referidas contradições.

Gab:

Enquanto o Planalto de Monividiu apresenta um relevo tabular (aplainado), facilitando a implementação agrícola, a depressão de Caiapônia, com um relevo acidentado (com muita energia) dificulta a mecanização, adaptando melhor a pecuária extensiva.

A diferenciação dos relevos está relacionada às gêneses da estrutura e a relação das intempéries.

Questão 652)

Sobre a agricultura brasileira, assinale a alternativa incorreta.

a) A estocagem e o transporte das safras agrícolas têm-se agravado continuamente, e boa parte da produção agrícola tem sido perdida.

b) a estrutura fundiária brasileira é altamente desequilibrada caracterizando-se por excessiva área de terras nas mãos de poucos proprietários.

c) Na Constituição promulgada em 1988, a vitória dos defensores de uma ampla reforma agrária permitiu ao governo dar início a uma política de redistribuição das terras improdutivas.

d) Nas áreas onde predominam latifúndios, verifica-se que a maior parte da mão-de-obra utilizada é a de trabalhadores temporários.

e) O aproveitamento do espaço agrícola é muito baixo, não ultrapassando 110% da área total do Brasil.

Gab: C

Questão 653)

O produto agrícola que o Estado Brasileiro mais importa é:

a) Arroz

b) Milho

c) Soja

d) Trigo

e) Feijão

Gab: D

Questão 654)

Sobre a agropecuária brasileira e suas características, assinale a alternativa incorreta.

a) A agropecuária destina a maior parte de sua produção para o autoconsumo.

b) A agricultura praticada na região Centro-Sul do país é largamente mecanizada.

c) A agricultura da região Centro-Sul apresenta os maiores índices de produtividade.

d) A concentração fundiária é um dos fatores de intensificação dos conflitos rurais.

e) O sul de Minas é uma das mais importantes áreas produtoras de leite do país.

Gab: A

Questão 655)

O debate em torno da reforma agrária no Brasil ganhou uma nova dimensão com a atuação do “Movimento dos Sem-terra”, na luta pela posse da terra.

Apresente duas características deste movimento enquanto organização política, destacando sua relação com o Estado brasileiro.

Gab:

I. organização interna e estabelecimento de estratégias de ação: o MST diferencia-se de outros movimentos da sociedade civil pelo seu alto grau de organização: hierarquia, disciplina e tenacidade. As chamadas invasões são precedidas por um planejamento estratégico e, normalmente, são conduzidas chamadas invasões são precedidas por um planejamento estratégico e, normalmente, são conduzidas pacificamente;

II. a busca de apoio em outras instituições: o MST conta com o apoio de partidos políticos, sindicatos e de setores da Igreja, mas conserva sua autonomia como movimento político.

A relação do MST com o Estado brasileiro:

O Estado atua no enfrentamento da questão agrária de forma dúbia, ora reprimindo o MST – atendendo ás exigências das elites agrárias – ora parecendo apoiar as teses reformistas e procurando retomar o controle das ações políticas no campo.

Questão 656)

A Região do Oeste baiano possuía como principal característica econômica a pecuária extensiva praticada em latifúndios, secundada por uma agricultura de subsistência nos minifúndios. A partir dos anos 80 essa Região vem conhecendo profundas transformações em sua geografia, devido:

a) À política do INCRA de colonização dirigida e à introdução de lavouras temporárias.

b) À chegada de médias e grandes empresas atraídas pelas terras baratas e à introdução da lavoura comercial de soja.

c) Ao prolongamento da estação seca, reduzin-do as terras férteis e os rendimentos das lavouras de subsistência.

d) Ao processo de desertificação dos cerrados, que reduz as áreas de pastos e provoca o êxodo rural.

e) À redução dos incentivos fiscais da Sudene e ao rápido crescimento demográfico.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis