terça-feira, 30 de agosto de 2016

Questões Vestibulares Agropecuária 8

Questão 150)

Considerando a realidade sobre a concentração fundiária brasileira, assinale a alternativa correta.

a) O processo de internacionalização da economia brasileira revela que o desenvolvimento atual do capitalismo na agricultura não tem nenhuma relação com o processo da industrialização.

b) A realidade da agricultura brasileira indica que os camponeses foram contemplados, durante o período de modernização agrícola, com amplos financiamentos liberados pelo governo da época.

c) O processo de industrialização da agricultura tem contribuído gradativamente para a separação entre cidade e campo.

d) Quando se estuda historicamente a estrutura fundiária brasileira verifica-se que a distribuição de terras sempre foi desigual.

e) A concentração fundiária brasileira não tem nenhuma relação com a história do país.

Gab: D

Questão 151)

clip_image002 clip_image004

Analise os mapas apresentados e assinale a alternativa correta.

a) A incorporação das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste na produção de trigo foi possível graças ao processo de resfriamento por que passa a Terra.

b) A produção da região Sul do Brasil diminuiu em decorrência da entrada no mercado brasileiro de trigo importado da Europa.

c) As condições ideais de produção de trigo são encontradas no Sul do Brasil, com temperaturas elevadas durante todo o ano e precipitação anual de 700ml.

d) O desenvolvimento de variedades adaptadas ao clima tropical tem permitido o aumento da produtividade nas áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Gab: D

Questão 152)

Leia a notícia.

Acidente na BR – 452 mata 19 boias-frias

Ônibus que seguia para usina bateu contra caminhão de gás uberlandense.

Pelo menos 19 pessoas morreram em acidente na madrugada de ontem, no km 62 da BR – 452, no município de Santa Helena, a 210 quilômetros de Goiânia. As vítimas – boias-frias – ainda não foram identificadas. Segundo a Polícia Militar, é o acidente mais grave da história do Estado.

O ônibus placa KDF – 8394, que transportava boias-frias para uma usina de cana-de-açúcar, bateu de frente com um caminhão carregado de botijões de gás, que vinha de Uberlândia (MG). Os dois veículos caíram em uma ribanceira.

Muitas vítimas ficaram presas nas ferragens e as equipes de resgate tiveram dificuldade na remoção. A maioria delas vivia no distrito de Lagoa do Bauzinho, no município de Rio Verde. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas.

(www.correiodeuberlandia.com.br. Adaptado)

O conteúdo da notícia refere-se a uma importante transformação no campo, a saber,

a) industrialização de áreas rurais, pela interiorização da indústria.

b) introdução da mecanização em culturas agrícolas tradicionais.

c) aceleração do crescimento demográfico nas áreas rurais.

d) falta de infraestrutura de saneamento básico e saúde em áreas agrícolas.

e) concentração da mão de obra agrícola nas periferias das áreas urbanas.

Gab: E

TEXTO: 3 - Comum à questão: 153

Brasil, anos 30: A indústria financia a atividade científica

O processo de modernização na esfera da educação e da pesquisa científica e a retomada da atividade industrial (a partir de 1933) refletiram-se na proliferação de institutos e na criação de departamentos especializados nos Ministérios. Entre eles destacou-se o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, organizado em 1931. Outra entidade chamada a cumprir uma função decisiva foi o Instituto Nacional de Estatística, criado em 1934, centralizando departamentos de vários Ministérios por proposta de Juarez Távora (ministro da Agricultura). Quatro anos depois, esse órgão seria transformado no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Instituto Biológico de São Paulo tinha entre suas atribuições a investigação científica das pragas e doenças que infestavam a lavoura e a criação. Foi de grande valia a criação da vacina contra a febre aftosa.

(Brasil: Nosso Século, vol. 5. Adaptado)

Questão 153)

A investigação científica tem promovido grandes transformações na agricultura brasileira. Sobre o assunto, analise o mapa da região Nordeste do Brasil.

clip_image006

Graças aos avanços tecnológicos na agricultura brasileira, as áreas indicadas com os números 1 e 2, no mapa, produzem

a) minérios utilizados na indústria regional.

b) artesanato e rendas para exportação.

c) carnaúba e babaçu para o sudeste.

d) bens agrícolas destinados à exportação.

e) carne e laticínios para a própria região.

Gab: D

Questão 154)

O Centro-Oeste foi a região brasileira que mais sofreu alterações em seus limites territoriais com a criação de novas unidades da Federação na segunda metade do século XX, tais como a instalação do Distrito Federal (1960), a criação dos estados de Mato Grosso do Sul (1979) e do Tocantins (1988). Considerando o fato mencionado,

a) exponha uma razão que justifique a escolha da Região Centro-Oeste para sediar a capital federal;

b) qual o bioma que foi recortado em razão da divisão do estado do Mato Grosso?

Gab:

a) As razões que justificam a escolha da Região Centro-Oeste para sediar a capital federal são:

• posição geográfica da região situada no centro do país, facilitando a interligação da capital com as demais regiões e a expansão das atividades econômicas modernas no interior do Brasil;

• interiorização da capital federal para integrar o sertão e o litoral;

• interiorização da capital federal por motivos de segurança nacional contra inimigos externos e internos;

• incremento da economia do interior do país;

• disponibilidade de áreas planas com abundância de recursos hídricos para atender à demanda da população;

• preocupação estratégica visando a ocupação da Amazônia.

b) O bioma que foi recortado com a separação do Estado de Mato Grosso foi o Pantanal.

Questão 155)

Sobre as características do povoamento das terras hoje conhecidas como Estado de Santa Catarina é incorreto afirmar que:

a) Santa Catarina, mais especificamente São Pedro de Alcântara, receberia a primeira leva de imigrantes alemães em 1828, já no Império.

b) ao contrário de outras regiões do território brasileiro no tocante à concessão de sesmarias, a distribuição de terras em Santa Catarina não resultaria na instalação de latifúndios e, sim, no regime da pequena propriedade.

c) o povoamento do litoral iniciou-se com os açorianos; pode-se afirmar que foram os açorianos quem obteve maior sucesso, do ponto de vista do desenvolvimento econômico, no cultivo da mandioca e da atividade pesqueira.

d) o povoamento na região do atual Estado de Santa Catarina teve início a partir do século XVII. Este povoamento, durante o período colonial, foi resultado do deslocamento dos colonizadores provenientes de São Vicente.

e) o litoral foi caracterizado pelo regime da pequena gleba familiar, ao passo que no planalto as propriedades eram formadas por extensos campos propícios à criação pastoril.

Gab: C

Questão 156)

Aproximadamente 300.000 brasileiros vivem fora do país, produzindo em terras estrangeiras. São agricultores que saíram para trabalhar além da fronteira, provocando tensão geopolítica entre o Brasil e o país vizinho. O país vizinho referido e os estados brasileiros que se limitam com esse país são

a) Uruguai – Rio Grande do Sul e Santa Catarina

b) Paraguai – Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul

c) Argentina – Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná

d) Paraguai – Paraná e Mato Grosso do Sul

e) Uruguai – Rio Grande do Sul e Paraná

Gab: D

Questão 157)

Ao ler o mapa do estado do Rio Grande do Sul, pode se reconhecer diferentes paisagens que se configuram por apresentarem significativas relações entre os elementos que as compõem. Dentre os elementos a seguir, quais apresentam relações que explicam a configuração das paisagens gaúchas?

I. A existência de campos sobre os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, pois os solos nestas áreas de ocorrência são rasos para a sustentação de matas densas.

II. A concentração de indústrias de celulose sustentando a economia do município de Rio Grande, pois as coxilhas da metade sul do estado estão povoadas pela silvicultura.

III. As lavouras de soja e trigo no noroeste do estado, em função das chuvas sazonais e da facilidade de exportação.

IV. A poluição do curso médio do Rio Jacuí na Depressão Periférica, em função da extração do carvão.

Estão corretos apenas os itens

a) I e III.

b) I e IV.

c) II e IV.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.

Gab: B

Questão 158)

Observe o mapa para responder à questão.

clip_image008

(www.infomapas.com.br)

Com base nos conhecimentos sobre a produção agrícola brasileira e sua expressão espacial, pode-se concluir que o mapa expressa a distribuição espacial

a) da laranja.

b) do reflorestamento.

c) da cana-de-açúcar.

d) do arroz.

e) da pecuária extensiva.

Gab: A

Questão 159)

Características de solo, clima e vegetação próximas àquelas encontradas no Brasil central, existência de ferrovias, proximidade dos portos da fachada atlântica e destes com os mercados da Europa e Estados Unidos são alguns dos atributos que têm sustentado a expansão da cultura da soja

a) no vale do rio Jequitinhonha, que abrange o nordeste de Minas Gerais e sul da Bahia.

b) na região do agreste nordestino, anteriormente dominada pela cana-de-açúcar.

c) no vale do rio Amazonas, aproveitando a suavidade dos relevos de várzea.

d) na região do MAPITO, que abrange o leste do Tocantins e sul do Maranhão e Piauí.

e) no oeste paulista, em substituição à pecuária, que migrou para o Centro-Oeste.

Gab: D

Questão 160)

O governo brasileiro lançou no final de 2004 o Plano Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), pelo qual introduziu o biodiesel na matriz energética brasileira. Pelos dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP, 2009), verifica- se maior concentração de usinas na região Centro-Oeste, o que pode ser explicado pela elevada produção, consolidada e estável, de matérias-primas empregadas na produção de biodiesel, tais como

a) soja e caroço de algodão.

b) mamona e babaçu.

c) pequi e dendê.

d) pinhão manso e buriti.

e) milho e amendoim.

Gab: A

Questão 161)

Para compreender a ocupação do Cerrado, a partir da década de 1970, é necessário analisar os meios físicos, as variáveis socioeconômicas e as mudanças culturais. No que diz respeito à cultura, o processo de ocupação ocasionou

a) alteração do modo de vida das populações tradicionais pela modernização do território.

b) extinção dos saberes dos camponeses por causa do aumento da oferta de conhecimentos escolares.

c) segregação dos povos indígenas nos espaços urbanos.

d) valorização dos símbolos locais em razão da influência da mídia.

e) alteração da identidade camponesa em razão da frágil organização política desses produtores.

Gab: A

Questão 162)

A pecuária é uma atividade econômica tradicional no estado de Mato Grosso do Sul. Acompanhando a expansão da pecuária no Estado, foi implantada uma consolidada cadeia produtiva da carne, formada basicamente pelas empresas agropecuárias e pelos frigoríficos. Sobre a pecuária no Estado, é correto afirmar:

01. A criação de gado está fortemente concentrada no Pantanal, onde estão localizados os maiores frigoríficos do Estado.

02. O rebanho bovino está distribuído regularmente pelo território estadual, tornando a pecuária a base econômica da maioria dos municípios do Estado.

04. O Pantanal é, no Estado, uma área tradicional de criação de gado, que acompanhou o processo de modernização do setor, tornando os sistemas de criação de alta produtividade, aliado às práticas preservacionistas do meio ambiente.

08. Em Mato Grosso do Sul, o tamanho do rebanho bovino é bem superior ao número de habitantes, implicando uma disputa pela terra, para a produção de alimentos, e pela água, para o consumo do gado, em detrimento da população.

16. A pecuária expandiu-se no Estado devido à existência de solos férteis, recursos hídricos abundantes e terras baratas nas mãos de pequenos proprietários.

Gab: 10

Questão 163)

A expansão da fronteira agropecuária, no Brasil, é um processo caracterizado, também, pelo desmatamento e anexação do solo para o plantio e a criação de gado. Na Amazônia, particularmente, esse processo gera, tanto para a biodiversidade como para as comunidades tradicionais, as seguintes conseqüências:

1. desequilíbrio dos fatores bióticos e abióticos da floresta.

2. conflitos entre pequenos agricultores e grandes proprietários.

3. conflitos entre grupos tradicionais indígenas e grandes proprietários de terras.

Estão corretas:

a) 1 apenas

b) 2 apenas

c) 1 e 2 apenas

d) 1 e 3 apenas

e) 1, 2 e 3

Gab: E

Questão 164)

Analise o texto seguinte.

“O exame do caso brasileiro quanto à modernização agrícola revela a grande vulnerabilidade das regiões agrícolas modernas face à modernização globalizadora. Examinando o que significa na maior parte dos Estados do Sul e do Sudeste e nos Estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, bem como em manchas isoladas de outros Estados, verifica-se que o campo modernizado se tornou praticamente mais aberto à expansão das formas atuais do capitalismo que as cidades”.

(Milton Santos, 2000).

Com base nas afirmações do autor, a expansão das formas atuais do capitalismo no campo modernizado brasileiro se impõe com a seguinte condição:

a) a noção de competitividade é absolutamente ausente, sem nenhuma interferência do comércio exterior ou das barreiras alfandegárias.

b) a parcela política do processo produtivo, relacionada com o comércio, os preços, os subsídios etc, tem sua sede de decisão na própria região agrícola.

c) instala-se no campo um regime obediente a lógicas nacionalistas, sem interferência das ações externas, globalizadoras, em relação à área de ação.

d) o processo de adaptação das regiões agrícolas modernas acontece aceleradamente, determinando sistemas de vida externos ao meio, num curto espaço de tempo.

e) as áreas agrícolas brasileiras se transformam no lugar da resistência às ingerências globalizadoras, enquanto as cidades se transformam no lugar da fragilidade.

Gab: D

Questão 165)

Crescimento do agronegócio

clip_image010

Folha de São Paulo, 01/06/2008

PIB da Amazônia Legal cresce mais que o do país

O agronegócio avança e é apontado por ambientalistas como a principal causa da devastação na Amazônia.

Setores do governo e representantes de produtores rurais descartam a hipótese de recuo do agronegócio na Amazônia Legal e afirmam que a tendência será aumentar a produção em áreas de florestas já abertas.

Adaptado de Zero Hora, 16/06/2008

Diferentes critérios e objetivos podem orientar a divisão do espaço geográfico em regiões. Na Amazônia, uma variedade de parâmetros tem sido empregada para essa divisão, o que pode gerar dúvidas quanto ao recorte territorial de suas regionalizações.

Diferencie o recorte territorial da Região Norte do recorte da Amazônia Legal. Em seguida, aponte os dois principais produtos do agronegócio cuja expansão da produção representa um sério risco para o desmatamento na Amazônia.

Gab:

A região Norte é uma das cinco macrorregiões do Brasil delimitadas pelo IBGE, que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A Amazônia Legal abrange, além da região Norte, parte dos estados do Mato Grosso e do Maranhão. Produtos: carne bovina e soja

Questão 166)

Até os anos 1960, o Paraná se caracterizava como o estado que atraía populações; mas, dos anos 1960 em diante, deixa de atrair e passa a dispersar populações.

Assinale a(s) alternativa(s) que indica(m) corretamente o(s) motivo(s) que levou (levaram) o Paraná a inverter sua dinâmica populacional.

01. Políticas de assentamentos rurais (reforma agrária), que geraram conflitos no espaço agrário.

02. Dificuldades de comprar terras, como resultado do esgotamento do processo de colonização.

04. Abertura de novas fronteiras agrícolas na Amazônia e no Centro-Oeste do país.

08. Desemprego em massa no meio rural como conseqüência da crise do café.

16. Problemas de habitação, transporte e saúde pública e falta de condições para atender a população excedente.

Gab: 14

TEXTO: 4 - Comum à questão: 167

Texto XIII

A opinião pública tem sido informada que o surto da fome está ligado à escassez de produtos agrícolas, que decorre das más colheitas provocadas pelo aquecimento global e pelas alterações climáticas, do aumento de consumo de cereais na Índia e na China, do aumento dos custos dos transportes e da crescente reserva de terras para a produção dos agrocombustíveis.

Todas estas causas têm contribuído para o problema, mas não são suficientes para explicá-lo. Estes aumentos especulativos, tal como os preços do petróleo, resultam de o capital financeiro ter começado a investir fortemente nos mercados internacionais de produtos agrícolas depois da crise do investimento no setor imobiliário.

(Adaptado: SANTOS, B. S. Transnacionais de alimentos lucram com aumento

da fome. Carta Maior. Economia. 7 maio 2008.)

clip_image012

Figura 6: A raiz do dilema

(Adaptado: DUAILIBI, J. Ele é o falso vilão. Veja. Ed. 2058. 30 abr. 2008.)

Questão 167)

Um dos problemas que a população brasileira enfrentou no período colonial foi a constante escassez de alimentos.

Isto ocorria, entre outros fatores, porque:

a) a partir de meados do século XIX, o aumento dos preços do café no mercado internacional provocou uma expansão do cultivo desse grão no Brasil, levando a uma queda na produção de itens de subsistência.

b) devido à carência de mão-de-obra, os escravos eram utilizados na exploração mineradora, na madeireira e na pecuária, o que impediu o desenvolvimento da produção de alimentos e a formação de um mercado interno nacional.

c) a transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro representou um aumento no consumo de produtos alimentícios, causando um colapso na economia de subsistência do Reino Unido de Brasil e Portugal.

d) quando a exportação de açúcar se encontrava em uma fase ascendente, os esforços se canalizavam ao máximo para a sua produção, diminuindo o cultivo de outros produtos alimentícios.

e) em meados do século XVIII, o desenvolvimento da indústria têxtil na Inglaterra estimulou a produção pernambucana de algodão destinado à exportação, o que resultou na redução da área de plantio de produtos alimentares.

Gab: D

Questão 168)

clip_image014

Figura 1: Os Retirantes

(PORTINARI, C. Os Retirantes. 1944. Óleo sobre tela, (190×180) cm.

Museu de Arte de São Paulo. SP.)

Considere o quadro de Portinari (Figura 1) e a definição a seguir:

[....] o “coronelismo” é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras. Não é possível, pois, compreender o fenômeno sem referência à nossa estrutura agrária, que fornece base de sustentação das manifestações de poder privado ainda tão visíveis no interior do Brasil.

(LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto.

São Paulo: Alfa-Ômega, 1975, p. 20.)

Assinale a alternativa correta.

a) Uma das características da estrutura agrária brasileira reside no fato de que os retirantes sobrevivem nas terras doadas pelos coronéis.

b) A estrutura de poder político, associada às organizações sindicais dos trabalhadores rurais no Brasil, aperfeiçoou a gestão da propriedade pública.

c) O latifúndio monocultor, extensivo e explorador do meio ambiente e do trabalhador rural possibilitou o estabelecimento do coronelismo.

d) Os retirantes expulsos de suas propriedades pelos coronéis incorporam-se à lavoura de subsistência em terras devolutas na periferia das cidades.

e) Os retirantes e os trabalhadores rurais foram beneficiados pela estrutura do poder político que promoveu a gestão das terras em benefício comum.

Gab: C

Questão 169)

A exploração da borracha na grande região amazônica iniciou-se por volta de 1870, sendo que no fim do século sua produção atingiu vinte toneladas por dia. Aumentando sempre, em 1910, a extração do látex proveniente da seringueira e do caucho chegou a 40.800 toneladas, e rendeu quase tanto como o café. Esse ano marcou o apogeu da borracha, pois ela começou a ser aplicada em diversas atividades industriais.

(Heródoto Barbeiro. Curso de História do Brasil.)

Apesar da importância que a borracha alcançou na economia brasileira, entre 1898 e 1910, quando ocupou o segundo lugar entre os produtos brasileiros de exportação, após 1910 sobreveio um declínio avassalador. Assinale a alternativa que explica tal declínio:

a) com a Primeira Guerra Mundial o mercado internacional entrou em retração;

b) o governo brasileiro daquele tempo decidiu priorizar a industrialização que deslanchava na região sudeste;

c) a partir de então o governo brasileiro investiu na pecuária, visto que na república do café com leite havia uma preocupação com o aprimoramento do gado de raça;

d) com a Primeira Guerra Mundial o mercado comprador de borracha se expandiu, mas as exportações brasileiras sofreram com a guerra submarina praticada pelos alemães;

e) as plantações organizadas principalmente pelos ingleses em suas colônias na Ásia superaram nossa produção, pois a borracha produzida por eles era de boa qualidade e de baixo custo.

Gab: E

Questão 170)

O agronegócio é formado por um conjunto de atividades interdependentes que têm em seu centro a agropecuária. O quadro a seguir apresenta em um dos polos dessas atividades os fornecedores de máquinas, implementos e insumos agrícolas e, no outro, as atividades de processamento industrial, de distribuição e serviços.

clip_image016

No Brasil, existem alguns pontos frágeis que comprometem um melhor desempenho e a expansão do agronegócio. Dentre eles, podem ser citados:

a) o excesso de investimentos com a pecuária e o extrativismo vegetal, o incentivo à construção de ferrovias e hidrovias e a integração entre os diferentes meios de transporte em plataformas multimodais.

b) a insuficiência no sistema de transporte, a falta de manutenção e integração adequada da malha viária e um volume ainda limitado de valores destinados ao financiamento de insumos, máquinas e implementos.

c) o expressivo número de pequenos produtores rurais, a marginalização das políticas governamentais de crédito e apoio técnico à produção e os impactos ambientais do modelo de expansão agrária.

d) a expansão da plantação de soja no Mato Grosso, a crescente participação das corporações multinacionais nas atividades mais lucrativas e a contratação de trabalhadores rurais pelas grandes empresas agropecuárias.

Gab: B

Questão 171)

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf – é um programa do Governo Federal criado em 1995, com o intuito de atender, de forma diferenciada, os pequenos produtores rurais que desenvolvem suas atividades mediante emprego direto de sua força de trabalho e de sua família.

Assinale a alternativa que NÃO indica pontos positivos do programa.

a) A maior oferta de alimentos, principalmente dos que compõem a cesta básica, uma vez que é a agricultura familiar a responsável pela maior parte da produção de arroz, feijão, milho, entre outros.

b) O aumento de renda mediante melhoria de produtividade, do uso racional da terra e da propriedade.

c) O estímulo à permanência do agricultor no campo, em condições mais adequadas, contribuindo para melhorar a sua qualidade de vida.

d) A independência do agricultor em relação a financiamento de custeio e investimentos, de forma ágil e sem custos adicionais.

Gab: D

Questão 172)

Leia o texto.

[...Da área total do país, apenas 30% tem agropecuária. O restante são terras com matas, áreas urbanas, pântanos, areais, entre outras paisagens. Mas, o lamentável são as terras sem plantações, evidenciando uma especulação e uma megalomania rural entre as elites brasileiras, pela qual a projeção social e o prestígio político estão relacionados à posse de grandes áreas de terra...]

(Incra, 2000)

O texto revela

a) a ideologia sonhada por milhões de brasileiros, ter a “casinha” no campo.

b) o subaproveitamento das terras e a gravidade da improdutividade no país.

c) a urgência de uma reforma agrária atendendo os grandes proprietários rurais.

d) a preocupação das autoridades em distribuir terras para a população rural.

e) o atraso do país pela baixa produtividade na agricultura e pecuária.

Gab: B

Questão 173)

Observe as figuras abaixo.

clip_image018

Fonte: Folha de São Paulo, 22 de abril de 2008.In: http://www.reluita.org/
agricultura/agrocombustibles/agrocombustibles_e_alimentos.htm.
Acesso em outubro de 2009.

Localização das Usinas de Álcool e Açúcar no Brasil

clip_image020

Fonte: Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Estratégico (Nipe).
In: http://www.oei.es/divulgacioncientifica/reportajes_070.htm. Acesso em outubro de 2009.

Sobre a atual expansão dos agrocombustíveis no Brasil, cujo principal produto é a cana-de-açúcar, faça o que se pede.

a) Indique dois fatores que justificam essa expansão no Brasil.

b) Cite duas áreas brasileiras que foram incorporadas recentemente pelo cultivo de cana-de-açúcar.

c) Mencione três consequências socioambientais resultantes dessa expansão.

Gab:

a) Dentre os fatores que justificam a expansão da cana-de-açúcar no Brasil, destacam-se: Aumento da importância do álcool ou etanol na matriz energética brasileira; valorização do álcool como fonte de energia renovável e menos poluente se comparado ao petróleo, aumento da competitividade do etanol como combustível, existência de incentivos governamentais, condições naturais favoráveis ao cultivo da cana-de-açúcar.

b) Pode-se citar como áreas brasileiras incorporadas recentemente pelo cultivo da cana-de-açúcar o Triângulo Mineiro, Sul e Sudoeste Goiano, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

c) As conseqüências sócio-ambientais são: Redução da produção de alimento, poluição atmosférica em decorrência das queimadas, pressão sobre a infra-estrutura urbana decorrente das migrações associadas, reestruturação do espaço agrário, concentração fundiária, aumento da pressão da fronteira agrícola na região norte, e também, o manejo inadequado pode causar danos hídricos e edáficos (solos).

Questão 174)

Sobre a questão agrária e a cana-de-açúcar no Brasil, assinale a afirmativa correta.

a) A Zona da Mata do Nordeste é uma faixa territorial historicamente marcada pelo domínio da monocultura canavieira, muitas vezes utilizando o emprego de mão-de-obra assalariada de baixa remuneração.

b) A demanda crescente nos mercados interno e externo por combustíveis renováveis, especialmente o álcool, atrai novos investimentos para o setor no Brasil, embora esse fato não signifique uma tendência concentradora do setor canavieiro.

c) A possibilidade de aumento da área plantada de cana-de-açúcar devida ao crescimento da demanda por biocombustíveis foi neutralizada por pressões internacionais.

d) Após sua expulsão de Pernambuco, os holandeses pilharam a produção açucareira nas Antilhas, marcando o início do apogeu da produção nordestina de açúcar.

e) A criação do Instituto do Açúcar e do Álcool, devido ao crescimento da indústria alcooleira, marcou o fim do controle pelo Estado da produção e distribuição do produto.

Gab: A

Questão 175)

As proposições a seguir se referem ao Agronegócio no Brasil. Analise-as.

00. O agronegócio é formado por um conjunto de atividades independentes, que têm em seu centro a agropecuária.

01. O agronegócio agrupa as atividades econômicas que mais cresceram no Brasil, no início do século XXI.

02. Os setores de transporte e armazenamento constituem gargalos ao desenvolvimento do agronegócio no Brasil.

03. No agronegócio, as atividades econômicas estão amplamente articuladas entre si, constituindo uma cadeia produtiva.

04. O agronegócio, como modelo de expansão agrária, embora acelere o desmatamento com a ocupação indiscriminada do solo, contribui para uma melhor distribuição fundiária e da posse da terra.

Gab: FVVVF

Questão 176)

O gráfico abaixo apresenta a produção brasileira de grãos (cereais, leguminosas e oleaginosas) para a safra de 2007–2008, estimada em, aproximadamente, 145 milhões de toneladas.

clip_image022

(Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/agropecuaria

/lspa/lspa_200807comentarios.pdf> Acesso em 18 ago. 2008.)

Sobre o tema, é correto afirmar:

a) A região Sudeste é responsável pela maior parte dessa produção.

b) A agroindústria do Paraná, nesse período, atingiu um patamar excepcional no mercado brasileiro, tendo em vista que o estado não exporta grãos in natura, mas sim grãos transformados em uma série de subprodutos industrializados.

c) A produtividade tem aumentado proporcionalmente ao aumento da área plantada.

d) Na atualidade, as áreas de plantio de grãos ocupam espaços das regiões Norte e Nordeste que têm como vantagem um clima favorável e grandes extensões de terrenos mecanizáveis.

e) O plantio de grãos no cerrado e na Amazônia tem diminuído paulatinamente, como resultado da atuação de órgãos ambientais e das pressões externas da União Européia e dos Estados Unidos.

Gab: D

Questão 177)

O Pantanal já teve 17% de sua paisagem natural devastados, mas o drama da planície alagada, assim como o de outras áreas úmidas do Brasil, é praticamente ignorado pelos governos estadual e federal, afirmaram cientistas reunidos em Cuiabá para discutir o futuro dessas regiões. Segundo Walfrido Tomás, especialista em gestão de biodiversidade da Embrapa Pantanal, a pecuária intensiva está se difundindo no Pantanal e tem desmatado muito mais do que a tradicional pecuária pantaneira.

(Adaptado de BBC Brasil: www.viagem.uol.com.br/ultnot/bbc/

2008/07/25/ult454u209.htm?action=print)

a) Compare as formas de pecuária intensiva e extensiva.

b) Considerando o Domínio Morfoclimático do Pantanal, quais as características naturais que favorecem a atividade pecuária nessa área?

Gab:

a) Na produção pecuária a produtividade é medida a partir do número de animais por hectare. A pecuária intensiva é aquela cuja prática pressupõe recursos tecnológicos avançados (biotecnologia, insumos, etc.), gado confinado, uso de ração, pasto cultivado, reprodução por inseminação artificial, controle sanitário, mão-de-obra qualificada, elevado investimento, resultando em altos índices de produtividade. A pecuária extensiva é aquela desenvolvida em grandes extensões de terra, com gado solto, geralmente sem grandes aplicações de investimentos financeiros e recursos veterinários e tecnológicos importantes, muitas vezes com problemas sanitários. Geralmente a dieta alimentar do gado limita-se ao pasto nativo, resultando em baixa produtividade de carne e de leite.

b) O Pantanal é uma unidade geomorfológica localizada nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Corresponde ao conjunto de vegetação que se desenvolve nas proximidades dos rios da bacia do Rio Paraguai, com altitude entre 100 e 200 metros. As enchentes dos rios, de outubro a março, cobrem vastas regiões, que podem se mostrar secas de abril a setembro. Esses fenômenos propiciam grande quantidade de áreas dotadas de condições ecológicas as mais diferentes. O relevo plano em grande extensão e as pastagens naturais favorecem a prática da pecuária.

Questão 178)

As divisões territoriais do Brasil, quase sempre, originaram de intervenções do governo federal, ora como resultado de políticas geoestratégicas e de domínios territoriais, ora como resultado de políticas administrativas centralizadoras.

Tomamos como exemplo a criação da Amazônia Legal, através de um decreto instituído pelos primeiros governos militares, e a criação do Estado do Tocantins com sua inserção na Amazônia Legal, sem plebiscito popular, nesse caso, devidamente necessário. Atualmente surgiu na mídia nacional a noticia de um projeto de emenda parlamentar que sugere a retirada do Estado do Tocantins do território da Amazônia Legal, emenda essa defendida pelos grupos agropecuaristas e questionada pelos movimentos sociais ligados às questões ambientais e a reforma agrária.

De acordo com o texto, assinale a alternativa que aponta para a justificativa da referida emenda parlamentar.

a) O Tocantins não deveria deixar de pertencer ao Centro-Oeste, pois era conhecido como o Norte-Goiano.

b) A Constituição de 1988 apresentou um equivoco ao considerar o novo Estado do Tocantins como pertencente ao território da Amazônia Legal

c) Considerando que em todo território da Amazônia Legal a reserva legal é de no mínimo 35% e fora dela à reserva legal é de no mínimo 20% (IBAMA). Isso significa que com a retirada do Tocantins da Amazônia Legal estaria liberado mais15% de área para expansão da fronteira agrícola.

d) A Amazônia brasileira, o que diz respeito às questões relacionadas à estrutura da floresta, composta de biomas comuns ao Cerrado brasileiro

Gab: C

Questão 179)

Nos últimos decênios do século XX, a economia do Nordeste passou por alterações, dentre as quais se destaca a formação de pólos do agronegócio.

Observe o mapa a seguir.

Pólos do agronegócio no Nordeste

clip_image024

MAGNOLI, Demétrio; ARAUJO, Regina. Geografia: a construção do

mundo. São Paulo: Moderna, 2005, p. 308-309. [Adaptado]

Com base nas áreas destacadas no mapa, pode-se afirmar:

a) A área identificada pelo número 4 produz, através da agricultura irrigada, banana, melão, uva e manga, destinados ao mercado interno.

b) As áreas identificadas pelo número 1 destacam-se por desenvolverem a pecuária intensiva destinada à produção e ao beneficiamento do leite.

c) A área identificada pelo número 3 constitui-se num pólo citrícola especializado na produção de laranja, atendendo às demandas do mercado externo.

d) As áreas identificadas pelo número 2 desenvolvem, através da agricultura mecanizada, a produção de soja, milho, arroz e feijão.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis