terça-feira, 30 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Blocos Econômicos

Questão 01)

Os países membros do Mercosul que estiveram recentemente envolvidos em um embate diplomático, devido à instalação de usinas papeleiras que poluiriam o importante rio fronteiriço entre eles, foram:

a) Brasil e Argentina.

b) Argentina e Uruguai.

c) Argentina e Paraguai.

d) Brasil e Paraguai.

e) Chile e Bolívia.

Gab: B

Questão 02)

Desempenho de alunos brasileiros está bem abaixo do ideal

Relatório divulgado pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) mostra déficit brasileiro nas categorias leitura, matemática e ciência.

A colocação do Brasil, a exemplo do que aconteceu na última edição, em 2006, não foi positiva. Segundo dados do relatório de 2009, divulgado neste mês, o país atingiu 412 pontos em leitura, 386 pontos em matemática e 405 pontos em ciência. A média sugerida pela OCDE é de 492, 496 e 501, respectivamente. O objetivo do “Pisa” (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) é comparar o desempenho da educação no mundo. Ao todo foram analisados 65 países (34 membros da organização e 31 parceiros).

http://veja.abril.com.br - 07/12/2010

clip_image002

Observando o texto e os dados divulgados pelo PISA, considere I, II e III abaixo.

I. Os dados divulgados pelo PISA justificam, claramente, a preocupação de países como a China, que também faz parte do BRICS, em investimentos prioritários na área educacional, mantendo-a em primeiro lugar, seguida pela Coreia do Sul e pela Finlândia.

II. A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que pelo menos 18% da receita com impostos da União e 25% da dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, devem ser investidos em educação. Diversas Constituições estaduais e municipais ampliaram seus percentuais para, até, 35%.

III. Os resultados das pesquisas realizadas pelo PISA são enviados ao PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento); países com resultados insatisfatórios devem promover medidas emergentes de recuperação, podendo sofrer sanções de ordem econômica ou social caso não as adotem.

Estão corretas

a) I e III, apenas.

b) I e II, apenas.

c) I, II e III.

d) II e III, apenas.

e) I, apenas.

Gab: B

Questão 03)

“Quatro grandes desafios da 'regionalização' [MERCOSUL, p. ex.]: 1. Limitar a erosão a que está sendo submetido o Estado, mediante a recuperação da capacidade de regulação; 2. Recuperar o papel da acumulação capitalista nacional (privada e estatal), em relação à acumulação mundializada (corporações transnacionais) [...] para o desenvolvimento nacional; 3. Fortalecer o papel do setor privado nacional, com o propósito de que este se converta no ator modernizador, dinâmico e transformador [...]; 4. Reverter as condições estruturais de subdesenvolvimento e enfrentar as tendências objetivas negativas da globalização.”

(Raúl BERNAL-MEZA. America del Sur en el sistema mundial hacia el siglo XXI [América do Sul no sistema
mundial, no século XXI]. In: LIMA, Marcos Costa (org.). O lugar da América do Sul na nova ordem mundial.
São Paulo: Cortez Editora, 2001. p. 35)

Tendo como referência o texto e a relação do processo de integração regional com o processo de globalização pode ser dito que

a) não existe incompatibilidade entre os dois processos, e que, embora haja por vezes alguma contradição, os dois processos são, na essência, complementares.

b) o caminho para a superação do subdesenvolvimento é o da associação de capitais nacionais, com capitais de escala global, no âmbito dos mercados regionais integrados.

c) a globalização enfraquece os Estados nacionais e submete os capitais nacionais a regimes competitivos difíceis, o que pode ser combatido com mercados regionais regulamentados.

d) a regulamentação imposta pela globalização tem sido positiva para os Estados nacionais, pois estes estavam se enfraquecendo como gestores econômicos e como referências políticas.

e) a regionalização é uma ação anti-globalização, que termina sendo uma ação antiacumulação do capital, a favor da presença dominante do Estado no processo produtivo.

Gab: C

Questão 04)

O gráfico abaixo representa a evolução das exportações brasileiras no período 2000-2002.

clip_image004

Analisando os dados do gráfico e considerando os principais mercados compradores, a alternativa que contém a única alteração significativa verificada nesse período é:

a) predomínio de exportações para o MERCOSUL e diminuição dos mercados asiáticos;

b) aumento do total exportado para os Estados Unidos e União Europeia, em detrimento da participação de produtos brasileiros nos outros mercados do mundo;

c) diminuição das exportações para o MERCOSUL e aumento da participação de produtos brasileiros nos mercados asiáticos;

d) perfeito equilíbrio nos percentuais exportados para os vários mercados compradores da Ásia, tanto no ano 2000 como em 2002;

e) manutenção dos mercados compradores do MERCOSUL e diminuição dos mercados asiáticos.

Gab: C

Questão 05)

Leia o texto:

O compromisso brasileiro com a integração regional tem sido uma prioridade de todos os governos desde 1985 ... Ao olhar para nossa geografia, entendemos por que isso faz sentido.

(Emílio Odebrecht, Folha de São Paulo, 25/07/10.)

A alternativa que justifica a fala do autor é:

a) A ALADI, Associação Latino-Americana de Integração, configura-se como a mais importante iniciativa de integração regional das Américas nos últimos anos e integra todos os países do continente.

b) O “olhar” ao qual se refere o autor diz respeito à homogeneidade étnica e natural da América do Sul, um fator facilitador da integração regional.

c) o fato de o Brasil fazer fronteiras com todos os países sul-americanos, justifica a preocupação dos governos citados, especialmente com a prioridade dada ao Mercosul, a partir da assinatura do Tratado de Assumpção.

d) O Brasil faz fronteira com quase todos os países sulamericanos e isso é um aspecto que justifica a prioridade à integração regional que tem no Mercosul o principal bloco econômico.

e) Com exceção da Venezuela e Cuba, a Unasul surge como o principal fórum de resoluções políticas do cone sul da América.

Gab: D

Questão 06)

Entre os problemas ambientais brasileiros, temos o desmatamento. Ele atinge várias áreas do Brasil, e são inúmeras as consequências da intervenção humana no meio ambiente. Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo, considerando as consequências do desmatamento.

( ) Aumento do processo erosivo, ocasionando o empobrecimento do solo e dificultando a agricultura.

( ) Assoreamento de cursos de água, ocasionando elevada sedimentação e provocando dificuldades de navegação.

( ) Elevação das temperaturas locais, como consequência da maior irradiação de calor causada pelo solo exposto.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) V – V – F

b) F – V – F

c) V – F – F

d) F – F – V

e) V – V – V

Gab: E

Questão 07)

Com relação ao Mercosul (Mercado Comum do Sul), são feitas as seguintes afirmações:

I. Chile e Bolívia participam do Mercosul como membros associados a uma zona de livre comércio.

II. Foi constituído através do Tratado de Assunção, em 26 de março de 1991.

III. Fazem parte deste bloco econômico os seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e Venezuela.

Dessas afirmativas, está(ão) correta(s):

a) Apenas a III

b) II e III

c) I e III

d) I, II e III

e) Apenas a II

Gab: D

Questão 08)

Sobre o Mercosul, que foi constituído em 1991 por meio do “Tratado de Assunção”, tendo como países signatários Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, podemos afirmar:

a) O Mercosul encontra-se organizado hoje como uma zona de livre comércio entre seus países-membros, entre os quais foram removidas as barreiras ao fluxo de mercadorias. Tal fato permite a plena circulação de capitais, bens e serviços, além de uma mesma política cambial, alfandegária e de defesa do consumidor.

b) No Mercosul, a perspectiva de consolidação de uma zona de livre comércio tornou-se possível, apesar da disputa entre Brasil e Argentina pela hegemonia político-econômica do continente, da instabilidade econômica e dos altos índices de desemprego por que passam os países membros.

c) A formação do Mercosul possibilita, aos seus países membros, alternativas comercias para integrarem-se ao processo de globalização. De outra forma, tais países estariam “excluídos” dos principais acordos e vantagens decorrentes da nova organização econômica e política mundial.

d) O Mercosul encontra-se consolidado no momento. Seus países-membros conseguiram superar problemas internos de ordem política e econômica, garantindo, dessa forma, sua total integração como bloco econômico.

e) Em seu atual estágio de integração sulamericana, o Mercosul permite, aos países-membros, a possibilidade de inserção em grandes fluxos de comércio e de investimento em escala global, feita essa inserção com base na tipologia do tratado econômico regional, o que torna o Mercosul uma área de integração por investimentos.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis