terça-feira, 30 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Agropecuária 13

Questão 370)

O planejamento do espaço agrário deve ser visto como um processo controlador e/ou modificador, direcionando, organizando e estruturando a ocupação e expansão do espaço, sendo necessário:

a) identificar os espaços de maior potencialidade da terra, para produzir nas áreas que oferecem melhor aptidão agrícola.

b) adotar os sistemas agrários mais adequados para cada realidade, definindo a melhor forma para alcançar maior produtividade/rentabilidade.

c) promover um manejo sustentável, criando mecanismos para amenizar os impactos no ambiente físico e nos ecossistemas.

d) alcançar a integração entre a produção, a conservação e o melhoramento do meio ambiente, para obter resultados mais eficazes.

Gab: C

Questão 371)

O Estatuto do Trabalhador Rural – ETR, criado no início da década de 1960, garantiria a esses trabalhadores uma série de benefícios trabalhistas, a exemplo da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, criada para os trabalhadores urbanos.

Observam-se, na realidade, as seguintes transformações no meio rural brasileiro:

I. Institucionalização do trabalho temporário.

II. Distanciamento nas relações sociais de trabalho entre patrão e empregado.

III. Crescimento do número de trabalhadores rurais com carteira profissional assinada, que, em algumas regiões do país, superou o número de trabalhadores volantes.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I.

b) I e II.

c) II.

d) III.

e) I e III.

Gab: B

Questão 372)

Considere os textos a seguir:

I. Os canaviais paulistas devem crescer dos atuais 3,3 milhões para 4,3 milões de ha em 4 ou 5 anos. As perspectivas para o agronegócio sucroalcooleiro passam por uma boa fase, especialmente por causa do preço do petróleo e já se prevêem possibilidades de novas expansões capazes de dar ao Brasil posição geopolítica relevante no mundo.

II. Cerca de 40 mil migrantes, a maior parte deles nordestinos, representam a mão-de-obra utilizada nos canaviais da região de Ribeirão Preto. A produtividade média por homem tem crescido rapidamente, mas a remuneração pelo trabalho continua evoluindo em ritmo lento.

A leitura dos textos e os conhecimentos sobre a agricultura brasileira permitem afirmar que:

a) o crescimento tecnológico do setor agrícola ainda está restrito aos estados do Sudeste e do Sul do país, justamente onde a mão-de-obra é mais numerosa.

b) o agronegócio ligado à produção de açúcar e álcool é, atualmente, o único em expansão no país justamente por concentrar-se na região que mais recebe migrantes.

c) uma das principais características do agronegócio no Brasil é sua grande capacidade de gerar novos empregos, sobretudo para mão-de-obra migrante.

d) a modernização do campo aumentou a competitividade do país em nível internacional, mas ainda não foi suficiente para aprimorar as relações de trabalho no setor agrícola.

e) a ampliação das atividades agrícolas modernizadas tem sido responsável pela criação de novas oportunidades de emprego para as populações rurais mais carentes.

Gab: D

Questão 373)

No setor agrícola brasileiro, existem várias relações de trabalho. As alternativas abaixo apresentam algumas dessas relações. Assinale a INCORRETA.

a) as trabalhadores contratados de forma legal usufruem de todos os direitos trabalhistas, como acontece com os trabalhadores urbanos

b) os meeiros cultivam parte das terras de um proprietário, para o qual entregam a terça parte da sua produção

c) os bóias-frias são trabalhadores temporários, contratados pelas grandes fazendas, principalmente na época de colheita

d) os pequenos proprietários cultivam suas terras com base no trabalho familiar e, quando necessário, com ajuda de vizinhos

Gab: B

Questão 374)

A respeito da “gripe aviária” que tem se espalhado pela Ásia e recentemente no leste europeu, pesquisadores brasileiros ligados à questão têm afirmado que

“...para a avicultura brasileira, a entrada no país pode representar prejuízos incalculáveis. No disputado mercado mundial de carne de frango, um mero foco de Influenza é suficiente para suspender contratos e render muitas perdas para as agroindústrias e produtores. Mas como a avicultura brasileira é quase toda industrial, muito diferente da existente nos países que até agora registraram casos da gripe do frango, existem todas as condições para uma resposta rápida. (grifo nosso) (...) De qualquer maneira, há certeza de que não existe risco zero...”

Fonte: www.sede.embrapa.br/banco de notícias

No texto anterior, verificam-se tanto um alerta quanto à questão aviária quanto um fato evidenciado nos últimos anos, que é o da modernização de nossa agropecuária.

As alternativas abaixo expressam corretamente o processo de modernização da agropecuária brasileira, EXCETO:

a) Pode-se afirmar que até meados do século XIX a estrutura agrícola brasileira manteve-se inalterada, em relação às bases estabelecidas a partir do período colonial.

b) O café teria sido o grande responsável pelas mudanças na agricultura brasileira. Tais mudanças, tanto técnicas quanto socioeconômicas, ocorreram a partir da segunda metade do século XIX.

c) A evolução na agropecuária brasileira somente foi possível a partir da promulgação da “Lei de Terras” de 1850, fato que permitiu uma lenta mas efetiva reforma agrária ao longo dos anos.

d) A formação dos “complexos agroindustriais” – articulação entre as indústrias de máquinas e insumos com as indústrias de processamento dos produtos agropecuários – ocorre ainda nos anos 70, evoluindo desde então para o atual conceito de “agrobusinnes”.

Gab: C

Questão 375)

Em termos de desenvolvimento regional no Nordeste, o semiárido continua sendo o maior desafio. Apesar das diversas medidas para reduzir os índices de pobreza e as desigualdades sociais, em pleno século XXI, essa região ainda abriga um amplo contingente populacional com pouca ou nenhuma escolaridade. Grande parte desse contingente é empregada na agricultura de subsistência, praticada em terras de difícil manejo e de baixa ou escassa capitalização, o que a torna extremamente vulnerável às recorrentes secas.

Contrário ao cenário acima descrito, existem em pleno semiárido e cerrado nordestinos modernos pólos agrícolas e industriais onde está(ão) sendo desenvolvida (s):

a) atividades de agricultura familiar desenvolvidas em perímetros públicos irrigados, gerenciados pelo DNOCS, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos pequenos produtores rurais e para a mudança na estrutura fundiária nas áreas do semiárido e do cerrado.

b) expansão da indústria de calçados em cidades como Crato (CE) e Campina Garande (PB) e da atividade agroindustrial canavieira, ocupando áreas irrigadas dos rios São Francisco, Assu e Jaguaribe, destinada a atender a demanda do mercado interno e externo.

c) ampliação da prática da pecuária intensiva e ultra-intensiva de bovino e especialmente de caprinos e ovinos, que dispõem de comprovada resistência às condições ambientais vigentes nessas áreas, cuja produção se destina ao mercado nacional.

d) ampliação de complexos industriais, da petroquímica e de centros de desenvolvimento tecnológico, situados em cidades como Campina Grande, Petrolina, Juazeiro do Norte e Crato.

e) atividades industriais e agroindustriais, fruticultura irrigada, produção de grãos (como a soja) e a extração mineral, que impulsionam a econonia da região nordestina e ampliam sua integração com os mercados nacional e internacional.

Gab: E

Questão 376)

Sobre o espaço agropecuário brasileiro, assinale a alternativa correta.

a) As culturas destinadas ao consumo interno, como, por exemplo, o arroz, o feijão e a mandioca, ocupam os solos mais férteis e são as que, historicamente, recebem os melhores financiamentos do governo.

b) Os estados do Norte e do Nordeste concentram as áreas agrícolas mais modernas, mais produtivas, mais competitivas e mais mecanizadas.

c) O Sul, com forte concentração no estado do Paraná, possui o maior rebanho bovino e o maior rebanho caprino do país.

d) As pequenas e as médias propriedades são as grandes responsáveis pela produção dos alimentos básicos da população e de várias matérias-primas industriais.

e) A participação do Brasil no mercado mundial como exportador de produtos agropecuários é insignificante, merecendo destaque apenas as grandes exportações de trigo.

Gab: D

Questão 377)

ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA

A questão da terra no Brasil é um foco de tensão. As leis criadas acabam por não contemplar o ponto principal, que é a distribuição de terras. O Estatuto da Terra de 1964 teve a intenção de regularizar a questão fundiária brasileira. Entre outras medidas, estabeleceu categorias de imóveis rurais.

São categorias previstas pelo Estatuto:

__________, imóvel rural de área e possibilidades inferiores às da propriedade familiar;

__________, empreendimento de pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que explore econômica e racionalmente imóveis rurais, dentro da condição de rendimento econômico.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

a) empresa rural – minifúndio

b) empresa rural – latifúndio por dimensão

c) minifúndio – empresa rural

d) minifúndio – latifúndio por exploração

e) empresa rural – latifúndio

Gab: C

Questão 378)

AGRICULTURA

As principais lavouras brasileiras têm seus produtos destinados à exportação ou à transformação industrial.

Em São Paulo, por exemplo, os municípios de Limeira, Bebedouro e Araraquara detêm 76% da produção nacional de

a) algodão.

b) laranja.

c) soja.

d) café.

e) pimenta-do-reino.

Gab: B

Questão 379)

A partir do gráfico,

clip_image002

está correto afirmar que a produção agrícola brasileira, no período de 1975 a 2003,

a) teve um crescimento vertiginoso, mantendo as áreas de cultivo, que é destinado à exportação.

b) manteve-se estável, apesar do crescimento da área cultivada, gerando desmatamento elevado.

c) apresentou crescimento na produção e declínio na área cultivada, sem prejuízo das exportações de alimentos.

d) cresceu, pelo cultivo de cana-de-açúcar para produzir álcool, triplicando a área cultivada.

e) aumentou mais que o dobro, enquanto a área cultivada expandiu-se pouco, indicando uma maior produtividade.

Gab: E

Questão 380)

Em março de 2005, o faturamento do setor agropecuário brasileiro apresentou diminuição de 13,6% em relação ao mesmo período de 2004. Analise o gráfico.

BRASIL: VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

EM BILHÕES DE REAIS, A PREÇOS DE MARÇO/2005.

clip_image004

A queda no valor total da produção agropecuária brasileira, de R$ 196,7 bilhões em março de 2004 para R$ 169,9 bilhões em março de 2005, ocorreu pela redução dos valores da:

a) safra de outros produtos agrícolas e da pecuária.

b) safra de grãos e da pecuária.

c) safra de grãos e de outros produtos agrícolas.

d) pecuária.

e) safra de grãos.

Gab: C

Questão 381)

A partir de meados da década de 1960, a política agrícola posta em prática visava a estimular o processo de modernização da agricultura brasileira e catarinense.

Sobre as melhorias ocorridas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Incentivou-se a criação de órgãos de pesquisas objetivando a busca de variedades de sementes capazes de adaptar-se às condições edafoclimáticas brasileiras.

02. Buscou-se a produção de excedente agrícola capaz de abastecer o mercado interno em detrimento do mercado externo.

04. Foram estimulados e incentivados os empréstimos subvencionados para a aquisição de insumos modernos.

08. Todo o espaço agrário brasileiro foi transformado através dos elevados índices de tratorização.

16. No estado de Santa Catarina ocorreu uma modernização da agricultura, associada à expansão de grandes agroindústrias.

Gab: 21

Questão 382)

A agricultura brasileira aumentou, nas últimas décadas, sua participação no comércio mundial de commodities. Para tornar-se ainda mais competitiva, ela deveria procurar “nichos” de mercado, nos quais teria melhores condições de atender à demanda mundial.

Sobre as oportunidades potenciais que podem surgir para a agricultura brasileira, analise as afirmativas a seguir.

I. As condições tropicais facilitam a criação a pasto, o que aumentará a aceitação nos mercados internacionais da proteína “verde”.

II. A expansão da “fronteira” possibilita a ampliação da produção de álcool anidro e biodiesel, o que permitirá atender à demanda externa de biocombustíveis.

III. As temperaturas elevadas e as chuvas abundantes favorecem o cultivo de florestas homogêneas, o que diminuirá a pressão sobre a Amazônia e atenderá à crescente demanda externa de celulose e papel.

Assinale:

a) se somente a afirmativa I estiver correta.

b) se somente a afirmativa III estiver correta.

c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Gab: E

Questão 383)

Um estudante do ensino médio, consultando um dos fascículos do Atlas do Rio Grande do Norte, tomou conhecimento de que [...] a economia potiguar vem se diversificando por meio de várias alternativas modernizantes. Nos últimos anos, a apicultura vem se constituindo numa dessas alternativas.

(Adaptado do Atlas do RN, Diário de Natal, 2005).

A partir dessa informação, atenda às solicitações que seguem.

a) Cite dois motivos que justifiquem a importância da apicultura para o Rio Grande do Norte, como alternativa de reprodução social, sobretudo para produtores familiares rurais.

b) Explique por que cada um desses motivos justifica a importância da apicultura para o Rio Grande do Norte.

Gab:

Questão 384)

Com relação à estrutura fundiária e às relações de produção do meio rural brasileiro, é correto afirmar que

a) a Revolução Verde foi aplicada às pequenas propriedades para incentivar a agricultura voltada para o mercado interno.

b) a introdução de parcerias está resolvendo a questão da concretização da reforma agrária.

c) as unidades familiares adaptaram-se à dinâmica do mercado, levando-as a abandonar a produção voltada ao consumo externo.

d) a maioria quase absoluta dos pequenos estabelecimentos controla pouca terra em todas as regiões brasileiras, exceto as regiões Sudeste e Sul.

e) o modelo agrícola de exportação brasileira é baseado na monocultura e apóia-se na concentração da propriedade rural.

Gab: E

Questão 385)

Em 2005, os exportadores de carne bovina, no Brasil, foram surpreendidos pelo aparecimento de alguns focos da febre aftosa no país. Embora no início de 2006 esse quadro tenha melhorado, o Brasil necessita investir na qualidade do produto para continuar atendendo as exigências do mercado mundial, com relação ao alto padrão de qualidade de alimentos.

Dados revelam que as exportações de carne bovina já cresceram 17% em relação ao período da crise da doença e vão superar as metas traçadas no começo de 2006. Essa tendência otimista para este setor de exportação brasileira se deve

a) ao fato de grandes exportadores de carne no mundo estarem enfrentando problemas como, por exemplo, a gripe aviária, que está provocando um aumento no consumo de carne bovina.

b) ao preço da carne bovina brasileira estar muito abaixo dos preços dos maiores concorrentes estrangeiros; no caso do consumo de alimentos, o preço é um quesito mais importante que a qualidade.

c) à diminuição do número de vegetarianos no mundo e que, conseqüentemente, passaram a consumir mais carne.

d) ao exagero quanto à dimensão da crise, não havendo, portanto, a necessidade de investimento no setor.

e) ao controle da doença nos estados brasileiros em que foram identificados os focos da doença e ao surgimento de muitos casos de febre aftosa nos países concorrentes.

Gab: A

Questão 386)

O gráfico abaixo apresenta o número de ocupações de terra no Brasil no período 1988-2004.

BRASIL: NÚMERO DE OCUPAÇÕES DE TERRAS, 1988-2004

clip_image006

Fonte: Setor de Documentação da CPT - Comissão

Pastoral da Terra, 2004.

Com base nas informações contidas neste gráfico, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O aumento dos conflitos no campo é decorrente, por um lado, da ação histórica arbitrária e opressiva do Estado e, de outro, da ofensiva dos trabalhadores rurais sem-terra na ocupação dos latifúndios.

b) A aceleração das ocupações de terras ocorreu a partir do Governo FHC, demonstrando que a questão da Reforma Agrária continua sendo um problema para o atual governo Lula, caracterizado pela expansão do agronegócio.

c) Os números refletem um maior nível de mobilização de movimentos de luta pelo acesso à terra que surgiram nas últimas décadas no Brasil, compostos, inclusive, por camponeses, indígenas, afrodescendentes e mulheres.

d) Os números, relativamente baixos, de ocupações de terras até 1995 caracterizam-se pela ausência de pressões sociais pela Reforma Agrária, em razão da baixa concentração privada de terras nas mãos dos latifundiários.

Gab: D

Questão 387)

No espaço rural brasileiro, a estrutura fundiária ainda se encontra muito concentrada, e as relações de trabalho acham-se muito desiguais. Neste espaço, há diversos atores sociais.

Aponte a opção abaixo em que o conceito relacionado a relações de trabalho não está correta:

a) Pequeno proprietário – lavradores que trabalham em base familiar.

b) Meeiro – aquele que trabalha na terra de outro proprietário, ficando com a terça parte da produção.

c) Arrendatário – aquele que “aluga” a terra e paga em dinheiro.

d) Bóia-fria – trabalhador que exerce sua função de forma temporária.

e) Gato – pessoa responsável que arregimenta e transporta trabalhadores temporários.

Gab: B

Questão 388)

“Organismos geneticamente modificados (OGMs) podem ser definidos como organismos nos quais o material genético (DNA) foi alterado de uma maneira que não ocorreria naturalmente. Normalmente, esta tecnologia é denominada “biotecnologia moderna” ou “tecnologia genética”, algumas vezes também pode ser denominada “tecnologia de recombinação de DNA” ou ainda “engenharia genética”.

Esta tecnologia permite que genes individuais selecionados sejam transferidos de um organismo para outro, inclusive entre espécies não relacionadas.”

www.agricultura.gov.br acessado em 01/05/06

Desde 2005, os produtores brasileiros têm autorização para o plantio de produtos OGM no país, apesar do acirrado debate internacional acerca da produção e consumo desses produtos. Das opções abaixo, qual delas não representa preocupação com relação ao meio ambiente?

a) A impossibilidade do gene “escapar” e ser potencialmente introduzido em populações selvagens.

b) A susceptibilidade de organismos não objetivados (por exemplo, insetos que não são pragas) ao gene do produto.

c) A redução no espectro das plantas incluindo a perda de biodiversidade.

d) O aumento do uso de produtos químicos na agricultura.

e) O potencial desenvolvimento de novas patogenias das plantas

Gab: A

Questão 389)

A produção agrícola e pecuária está subordinada a leis biológicas que atuam como obstáculos para o desenvolvimento de processos produtivos contínuos, como os que existem na indústria, pois é preciso respeitar o ciclo de vida das plantas e animais e o regime de chuvas, entre outros fatores naturais. Para minimizar essas restrições, as empresas agropecuárias vêm adotando, desde a Revolução Verde, tecnologias que artificializam o processo de desenvolvimento dos organismos vivos, as quais levam a um crescimento acelerado da produção e da produtividade, mas também ocasionam diversos problemas ambientais e de saúde pública. Sobre esse tema, é INCORRETO afirmar:

a) Os altos investimentos em tecnologia agropecuária precisam ser repassados para os preços dos alimentos, o que tem agravado o problema da fome no Brasil.

b) A forte expansão da agricultura no Centro-Oeste e Norte do Brasil tem sido possível pelo desenvolvimento de tecnologias agrícolas específicas para o clima dos trópicos, as quais seguem a lógica produtivista da Revolução Verde.

c) As monoculturas representam uma simplificação extremada dos ecossistemas agrícolas, o que amplia a vulnerabilidade da agricultura às pragas.

d) O aprimoramento genético e a alimentação à base de ração reduziram as idades mínimas de abate dos animais, mas a qualidade nutricional das carnes tem sido questionada.

e) A tecnologia permitiu o cultivo intensivo de grãos no cerrado, diminuindo drasticamente a elevada biodiversidade própria desse domínio de vegetação.

Gab: A

Questão 390)

Considere o mapa a seguir.

Zoneamento da Cultura de Café

clip_image008

(http://www.iapar.br/zonpr/mapa_cafe.htm)

Considerando o zoneamento estabelecido para a cultura do café no estado do Paraná, com base no número de geadas ao ano e outros fatores (latitude, relevo e solo) que determinam a viabilidade de culturas, considere as seguintes afirmativas:

I. A zona 1 é a mais utilizada para o cultivo do café porque, além da condição climática, os solos, em parte, são derivados dos basaltos.

II. As características tropicais e subtropicais do território paranaense condicionam a localização preferencial de culturas como a do café, que é suscetível às geadas.

III. A classe de aptidão 1 estabelecida pelo IAPAR está inserida, em sua maior parte, ao sul do Trópico de Capricórnio, tendo em vista que o Brasil se localiza no hemisfério Sul.

IV. A zona 3 é inapta ao cultivo de café devido à sua posição geográfica, que a torna mais suscetível à atuação da Massa Polar.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II, e III são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

Gab: A

Questão 391)

A pecuária brasileira assumiu grande importância mundial devido ao aumento da exportação. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. O gado brasileiro é exportado em pé para países da América do Sul que realizam o abate e exportam para os mercados europeus e asiáticos.

02. No Brasil, podem ser identificadas duas regiões com características diferentes de produção pecuária: Sudeste e Sul, produção intensiva de gado leiteiro; Centro-Oeste e Norte, produção extensiva de gado de corte.

04. A pecuária no Brasil está estabelecida nas regiões Sul e Sudeste, não apresentando aumento da produção nem da área utilizada desde os anos 80 do século XX em decorrência da crise mundial do setor.

08. A produção de gado no Brasil apresenta, como divisão do trabalho, a concentração de frigoríficos na Região Centro-Oeste e a produção de engorda e criação nas regiões Sudeste e Sul.

16. Nas últimas décadas do século XX, foram incorporadas novas área para a produção pecuária no Brasil, com destaque para a produção de gado de corte nas regiões Centro-Oeste e Norte.

Gab: 18

Questão 392)

O Brasil possui os mais expressivos índices de produtividade média na produção de soja do mundo.

Segundo o INCRA (2004/2005), os estados brasileiros com maior produtividade são: Mato Grosso (2,9), Goiás (2,7) e o Paraná (2,6 toneladas por hectare), superiores aos 2,4 dos EUA; aos 1,7 da China e aos 1,5 do Japão. Assinale a(s) alternativa(s) que aponta(m) a(s) razões dessa alta produtividade brasileira.

01. A grande utilização de insumos, mecanização e capital.

02. O grande desenvolvimento tecnológico obtido pela EMBRAPA.

04. A fertilidade natural dos solos brasileiros, principalmente do cerrado, que proporciona excepcionais índices de produtividade.

08. O aumento da qualificação da mão-de-obra que propiciou a otimização da tecnologia (máquinas, equipamentos e insumos).

16. O envolvimento dos pequenos e médios produtores brasileiros na exportação de grãos.

Gab: 11

Questão 393)

A modernização do setor agrário brasileiro esteve associada à industrialização da agricultura. Indique a(s) alternativa(s) que aponta(m) o(s) uso(s) que passa(m) a fazer parte da agricultura brasileira e gera(m) a chamada modernização.

01. Uso de técnicas desenvolvidas por agricultores brasileiros no seu cotidiano de trabalho com a terra.

02. Uso de máquinas agrícolas pesadas que substituem o trabalho humano no trato com a terra.

04. Uso de produtos orgânicos para a prevenção de pragas.

08. Uso de insumos industriais no campo, com destaque para: fertilizantes, adubos, pesticidas e máquinas.

16. Uso de mão-de-obra em abundância, garantindo aumento no número de empregos no campo em relação à cidade.

Gab: 10

Questão 394)

No decorrer da década de 1990, o emprego ligado exclusivamente ao setor agropecuário apresentou uma queda média de 1,7% ao ano. De acordo com esse dado é possível afirmar que

a) a introdução de novas tecnologias no campo tem provocado modificações na composição da população por atividades.

b) a estrutura fundiária de algumas regiões como o Norte e o Centro-Oeste passaram por transformações que levaram à concentração de terras.

c) as estreitas relações sociais e econômicas que existiam entre o campo e a cidade se romperam de forma definitiva.

d) a zona rural sofreu profundas transformações com o aparecimento de um novo grupo social formado por desempregados.

e) o desaparecimento de tradicionais formas de trabalho como a agricultura familiar e o sistema de parceria ocorreram simultaneamente.

Gab: A

Questão 395)

Quanto às áreas de planaltos e chapadas da Bacia do Paraná, no Rio Grande do Sul, é correto afirmar que

a) a formação étnica predominante nessas áreas é constituída por descendentes de portugueses e de japoneses.

b) limitam-se, a leste, com o Escudo Cristalino.

c) trata-se de importantes áreas produtoras de soja e de trigo.

d) sua cobertura vegetal natural é constituída de Florestas Tropicais.

e) sua formação geológica é basicamente constituída de rochas metamórficas.

Gab: C

Questão 396)

A gripe aviária tornou-se um problema econômico e de saúde pública. Sobre isso, é correto afirmar:

a) O volume da exportação da carne de frango não é significativo na nossa pauta de exportações. Contudo, a gripe aviária está levando o país a deixar de exportar 100 mil toneladas de frango por mês, de acordo a União Brasileira de Avicultura.

b) Ainda que não haja indícios de que o vírus possa ser letal ao ser humano, existe forte receio de que suas mutações genéticas possam atingir seres humanos. Contudo, no Brasil, nada está sendo feito a respeito.

c) O bacilo da gripe aviária é letal e já provocou a morte de mais de 30 mil pessoas no Sudeste Asiático. Até o momento não foi desenvolvido nenhum tipo de tratamento eficaz contra ele.

d) A gripe aviária não representa risco ao agronegócio brasileiro. Além de inexistirem evidências de que o seu contágio possa ser feito pelo consumo da carne, a distância entre o Brasil e o foco irradiador (Sudeste Asiático) indica que a gripe não chegará ao país.

e) Nenhuma das alternativas acima está correta.

Gab: E

Questão 397)

Observe o mapa do uso da terra no Nordeste para responder à questão.

clip_image010

(Adaptado de Graça maria L. Ferreira. Geografia em mapas. São Paulo: Moderna, 2000. p. 69

Assinale a alternativa que identifica corretamente as legendas do mapa.

clip_image012

Gab: D

Questão 398)

Em recentes reuniões internacionais, eu estive reiterando que o Tesouro brasileiro não pode competir com os Tesouros das economias desenvolvidas em termos de dar subsídios agrícolas à exportação. Estimativas da OCDE indicam que são dados mais de US$ 360 bilhões de dólares anuais como subsídios à agricultura nos países desenvolvidos.

Marcus V Vinícius inícius Pratini de Moraes

(http://www.radiobras.gov.br)

Os subsídios dados à agricultura nos países desenvolvidos constituem uma política extremamente cara e, aparentemente, contraditória com o fato de que o setor primário dessas nações responde por uma fatia pequena do PIB.

Aponte:

a) duas justificativas para a manutenção dessa política por parte de alguns países desenvolvidos;

b) a principal conseqüência para o Brasil da política citada.

Gab:

a) Duas dentre as justificativas:

clip_image014 preservação dos empregos rurais

clip_image014[1] política de segurança alimentar, para evitar a total dependência da importação de alimentos

clip_image014[2] força política e capacidade de mobilização e pressão por parte dos agricultores dos países desenvolvidos

clip_image014[3] interesse em favorecer toda a cadeia de produção e circulação de produtos associada à agricultura (agronegócio)

clip_image014[4] alto custo da produção agropecuária nos países centrais, especialmente na Europa e no Japão, o que torna essa atividade pouco competitiva frente aos países periféricos.

b) Essa política restringe as possibilidades de venda de produtos da agropecuária brasileira no exterior, tanto em termos de exportações para os países desenvolvidos quanto para os países para onde eles exportam seus produtos subsidiados

Questão 399)

A agropecuária no Brasil apresenta duas faces diferentes. Uma – denominada agronegócios (agribusiness) – é a da modernidade e da elevada produtividade, que a coloca entre as mais competitivas do mundo, apesar das barreiras encontradas pelos produtos agrícolas brasileiros nos principais mercados internacionais. Outra se caracteriza pela miséria dos trabalhadores rurais, que perdem seus empregos e suas terras e tornam-se incapazes de prover a própria subsistência.

LUCCI, Elian A.; BRANCO, Anselmo L.; MENDONÇA, Cláudio.

Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2003, p. 133.

De acordo com o texto acima e seus conhecimentos sobre a atividade agrícola brasileira, julgue as proposições abaixo marcando V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) Parte da exploração agrícola está entre as mais modernas do mundo, competindo em produtividade e preço com a produção dos países centrais, além de constituir um dos maiores setores de exportação do país.

( ) A constituição de cadeias produtivas que integram vários setores da economia, como fornecedores de insumo, produção, processamento, transformação e distribuição de produtos agrícolas, são denominados agronegócios.

( ) O avanço dos cultivos comerciais, principalmente da soja, do algodão e da pecuária bovina em áreas de agricultura tradicional, tem como conseqüência a expropriação do pequeno agricultor e a degradação ambiental, entre outros fatores.

( ) No espaço rural brasileiro são percebidas duas realidades que se contrapõem. De um lado, o meio técnico/científico/informacial e, de outro, o tradicional.

Marque a alternativa CORRETA

a) F, F, F, V

b) V, F, F, F

c) V, F, V, F

d) V, V, V, V

e) V, F, F, F

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis