terça-feira, 30 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Agropecuária 9

Questão 230)

As figuras abaixo ilustram o modelo de agricultura tradicional ainda presente em vários países do mundo, especialmente nos subdesenvolvidos. Este modelo é ainda o que predomina em Pombal e Sumé, bem como no Sertão e no Cariri da Paraíba como um todo.

Figura 01

clip_image002

Fonte: pojinha.blogspot.com. Acesso: 23/03/2009.

Figura 02

clip_image004

Fonte: www.cp.pt. Acesso: 26/06/2009.

Sobre este modelo de agricultura e as suas implicações na produção do espaço geográfico é correto afirmar que:

a) Apresenta elevada produtividade por hectare e ocupa a maior parte das terras agricultáveis dos espaços agrários nos países onde é praticado.

b) Utiliza as energias humana e animal para acionar os instrumentos de produção, realizar o trabalho e produzir o espaço; as suas relações sociais estão organizadas em torno da estrutura familiar de produção; é praticado visando o sustento familiar e a produção simples de mercadorias.

c) Usa, de forma intensiva, adubos, fertilizantes, herbicidas, pesticidas etc. para tornar os solos mais produtivos e combater as ervas daninhas e pragas que atacam as lavouras.

d) Recebe subsídios e dispõe de amplas linhas de financiamento do Estado, pois representa a principal fonte de divisas das exportações e a mais importante fonte de produção de alimentos para os países subdesenvolvidos.

e) É ambientalmente sustentável, pois seus métodos e técnicas de produção não degradam os dois principais fatores de produção na agricultura: o solo e as águas.

Gab: B

Questão 231)

Tratores continuam ceifando a floresta

Além dos novos caminhos abertos para o gado na Amazônia, os pátios das madeireiras estão cheios de toras prontas para entrega.

clip_image006

Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica da ocupação na Amazônia, pode-se concluir que, no esquema acima, I e II são, respectivamente,

a) área embargada clip_image008reserva extrativista.

b) expansão da pecuária clip_image008[1]soja.

c) grilagem das terras clip_image008[2]revenda.

d) agricultura de roça clip_image008[3]pecuária intensiva.

e) garimpo clip_image008[4]abandono da terra.

Gab: B

Questão 232)

A paisagem geográfica é composta de formas naturais e culturais ou artificiais. Suas formas naturais resultam da combinação dos elementos da natureza (clima, relevo, vegetação, geologia etc.). Suas formas culturais ou artificiais são o produto das transformações da natureza pela cultura humana. As formas artificiais da paisagem geográfica são velhas e novas, mas sempre com o predomínio das novas. Por isso, a paisagem é sempre um acúmulo de vários períodos da história dos lugares ou das regiões. As imagens abaixo representam fragmentos da paisagem geográfica do Cariri Paraibano. Observe-as, analise-as, correlacione-as às suas respectivas descrições e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Figura 01

clip_image014

Foto: Benvenut t i. In: picasaweb. google.com. Acesso em 18/03/2009.

Figura 02

clip_image016

Foto: Givanildo Santos. In: nomeucariri. blogspot.com. Acesso em 18/03/2009.

Figura 03

clip_image018

Fonte: JC On Line. In: butecodoberg. wordpress. Acesso em 23/03/2009.

Figura 04

clip_image020

Foto: Eduardo Rabenhorst. In: modosdedizeromundo. blogspot.com. Acesso em 18/03/2009.

I) A figura 01 faz referência à caprinocultura extensiva adaptada à formação vegetal da caatinga. Esta forma de criação de caprinos é bastante presente na paisagem geográfica da região. A figura 02 mostra as espécies vegetais espinhosas da Caatinga, formação vegetal adaptada à semiaridez climática da região.

II) A figura 03 demonstra o vaqueiro com sua vestimenta típica de couro. O vaqueiro surgiu no processo de formação econômica e cultural da região durante o período colonial, processo baseado na pecuária extensiva. O vaqueiro, na apartação do gado das fazendas, precisava adentrar a Caatinga e, para se proteger dos espinhos e galhos dos seus arbustos e árvores, usava a vestimenta de couro. Esse costume corre o risco de desaparecer da paisagem da região em função do avanço das modernizações.

III) A figura 01 faz referência à caprinocultura intensiva praticada na região para abastecer os mercados do Sudeste de carne e leite. A figura 04 representa os afloramentos graníticos em forma de “pães-de-açúcar”, resultantes do predomínio da ação da desintegração química das rochas que formam a paisagem geomorfológica da região, a exemplo dos afloramentos do Sítio Pai Mateus em Cabaceiras.

IV) A figura 02 se refere às espécies higrófitas, espinhosas e de folhas perenes da formação vegetal da Caatinga. Trata-se de espécies vegetais adaptadas ao clima subúmido e aos solos profundos da região. A figura 03 retrata, na paisagem geográfica, a penetração e a absorção do estilo country norteamericano pelos vaqueiros da região.

V) A figura 04 mostra os afloramentos graníticos presentes na paisagem geográfica da região. Tais afloramentos se apresentam em amplas superfícies do tipo lajedos, ocorrendo, também, inúmeros matacões de dimensões e formatos variados, resultantes da desintegração mecânica das rochas, a exemplo dos afloramentos do Sítio Pai Mateus, em Cabaceiras, mostrado pela figura.

Estão corretas:

a) I, IV e V.

b) I, II e V.

c) III e IV.

d) III e V.

e) III, IV e V.

Gab: B

Questão 233)

Sobre a agricultura paranaense, assinale o que for correto.

01. O Norte do Paraná, ocupado entre o final do século XIX e o início do século XX com a chegada do café e a derrubada das matas tropicais, configurou-se inicialmente como espaço de expansão da agricultura paulista.

02. Em todo o Estado, a pequena propriedade é inviável economicamente, tanto que, para a complementação da renda familiar, os pequenos proprietários se empregam como cortadores de cana nas usinas de açúcar e álcool.

04. O uso intensivo de tecnologia agrícola se verifica nas grandes propriedades, mas podemos constatar que também existem pequenas propriedades familiares tecnificadas que conseguem garantir bons rendimentos na produção.

08. O aumento da produção agrícola tem ocorrido na proporção direta do aumento da área cultivada, o que justifica o total desaparecimento das matas ciliares e de outras áreas de preservação no Estado, transformadas em áreas de cultivo.

16. A agricultura paranaense atualmente depende menos da natureza do que dependia no passado, porém passou a depender cada vez mais da técnica, da indústria de transformação e de empresas ligadas ao comércio internacional.

Gab: 21

Questão 234)

A atividade agropecuária em Goiás vem se modernizando bastante nas últimas décadas. Dentre os elementos que podem comprovar tal modificação estão o aumento na venda de agrotóxicos e a comercialização de máquinas agrícolas, com a implementação do chamado agribusiness. Em Goiás, esse setor tem como seus grandes representantes os complexos cereais-carne e sucroalcooleiro. A respeito dessa modernização da atividade agropecuária em Goiás, responda ao que se pede.

a) Identifique a região de predominância desses complexos.

b) Identifique os reflexos dessa atividade na estrutura fundiária.

Gab:

a) O complexo cereais-carne localiza-se, predominantemente, na região Sudoeste do Estado de Goiás. O complexo sucroalcooleiro também se localiza na mesma região do Estado, embora a Microrregião de Ceres também tenha importante participação neste setor.

b) Como se tratam de atividades que ocupam grandes extensões de terra, o reflexo mais imediato do crescimento desta atividade na estrutura fundiária é a concentração de terras nas mãos de poucos produtores, formando grandes latifúndios.

Questão 235)

A região Centro-Oeste do Brasil apresenta condições que beneficiam a produção de soja e de cana-de-açúcar, entre elas

a) solos lateríticos.

b) clima equatorial semiúmido.

c) solos lixiviados.

d) chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

e) clima tropical, com ausência de invernos rigorosos.

Gab: E

Questão 236)

Acabaram a União Soviética e a Guerra Fria e todos suspiramos aliviados. Mas em vez de espíritos desarmados proliferaram novos fantasmas nucleares e perdemos até a primeira condição para um tranqüilizador equilíbrio de terror que é saber de que lado virão os mísseis. A crise atual no mundo é uma crise de nitidez (...). Os que insistem em reduzir tudo a um choque de civilizações querem, na verdade, reduzir tudo a outra Guerra Fria, recuperar a simplicidade de um confronto entre potências com a simplificação adicional de que desta vez só um lado é uma potência...

Luiz Fernando Veríssimo O Globo, 13/08/2006

As características da atual geopolítica mundial que justificam o ponto de vista expresso pelo autor são:

a) assimetria política – corrida espacial – dispersão mundial do poder bélico

b) sectarismo religioso – corrida armamentista – constituição de blocos militares

c) bipolaridade cultural – proliferação nuclear – militarização dos países islâmicos

d) multipolaridade econômica – unipolaridade militar – multiplicação dos conflitos regionais

Gab: D

Questão 237)

Sobre os produtos cultivados no território baiano, pode-se afirmar:

01. O algodão, cultura temporária cuja produção se destina exclusivamente ao mercado externo, foi introduzido no sertão baiano nas últimas décadas do século passado.

02. A expansão da rizicultura na região oeste do Estado contribui para o dinamismo regional, a exemplo da soja, implantada desde a década de 80 do século passado.

03. A produção de cacau se concentrou na porção setentrional do Estado, devido ao solo e ao clima favoráveis, sendo esse produto o mais valorizado e aceito no mercado externo na atualidade.

04. A cafeicultura, recentemente introduzida no Vale do São Francisco, apresenta a mais elevada produtividade do país devido à grande qualidade dos grãos.

05. A citricultura vem se destacando na última década, sendo a mesorregião Centro-Sul a maior produtora nacional, porém a produção só atende ao mercado interno.

Gab: 02

Questão 238)

Observe a figura para responder à questão.

clip_image022

(www.americobrasiliense.sp.gov.br/images)

No Brasil, esta forma de organização da produção no campo está associada

a) à formação do complexo agroindustrial no setor da canade- açúcar, incentivado pela adoção do Pró-Álcool, pelo governo federal, na década de 1970.

b) à introdução de empresas multinacionais no setor agropecuário, a partir da abertura econômica iniciada na década de 1990, pelo governo Collor.

c) aos programas de geração de renda no campo, desenvolvidos pelo governo Lula, baseados na produção de matérias-primas para os biocombustíveis.

d) à saída das indústrias dos grandes centros metropolitanos, em busca de terrenos mais baratos e da proximidade com as matérias-primas.

e) à adesão do país aos termos do Protocolo de Quioto, que busca incentivar a adoção de sistemas agrícolas sustentáveis e com baixo impacto ambiental.

Gab: A

Questão 239)

A melhor idéia que a imagem a seguir revela é uma realidade do (da):

clip_image024

a) agronegócio brasileiro.

b) agricultura de jardinagem asiática.

c) agricultura familiar.

d) monocultura exportadora.

e) invasões de terra.

Gab: C

Questão 240)

Em relação aos processos econômicos e de povoamento do território brasileiro, nos séculos XVI e XVII, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. As lavouras de café desenvolvidas em São Paulo e na região Norte do Paraná atraíram imigrantes europeus na condição de proprietários rurais independentes.

02. A ocupação do interior nordestino se deu por meio da introdução da pecuária bovina em áreas não propícias ao desenvolvimento da cana-de-açúcar.

04. As lavouras canavieiras e a criação de gado pelo sistema de confinamento foram atividades que contribuíram para a efetiva ocupação do espaço brasileiro, do Nordeste até o estado de São Paulo.

08. No início do povoamento do território, a população de origem europeia ficou bastante restrita ao litoral, desenvolvendo atividades relacionadas à produção mercantil.

16. As trilhas construídas pelos indígenas, com destaque para os Caminhos de Peabiru, na região Norte, contribuíram para a ocupação do interior e para a descoberta das primeiras jazidas de recursos minerais em Goiás.

Gab: 10

Questão 241)

Sobre a produção agropecuária, as principais lavouras e a agricultura moderna no Estado do Ceará, são feitas as seguintes afirmações:

I. A fruticultura, denominada de agronegócio, é um setor que vem recebendo incrementos do Estado.

II. O cajueiro “anão” precoce é considerado de produtividade superior ao cajueiro comum, além de apresentar mais resistência a pragas, doenças e efeitos da seca.

III. Atualmente, o deficitário desempenho da pecuária na economia cearense contrasta com sua fundamental importância histórica no processo de povoamento e ocupação do território cearense.

É verdadeiro o que se afirma

a) somente em I e II.

b) somente em I e III.

c) somente em II e III.

d) em I, II e III.

Gab: D

Questão 242)

Em relação ao processo de concentração de renda no Brasil, pode-se afirmar:

01. O salário mínimo, instituído durante a Era Vargas, equiparou o poder econômico e político das regiões brasileiras e erradicou a pobreza em torno das grandes metrópoles.

02. O governo Juscelino Kubistchek, ao descentralizar a implantação dos complexos industriais, conteve o processo de migração rural, contribuindo para uma distribuição de renda compatível.

03. As Reformas de Base implantadas no Brasil, ao longo do governo de João Goulart, desestabilizaram as oligarquias estaduais, mantenedoras, até então, de sesmarias e latifúndios.

04. O “Milagre Econômico” possibilitou um crescimento econômico, pautado na ascensão da classe média e no empobrecimento vertiginoso dos segmentos sociais constituídos por operários e trabalhadores em geral.

05. O Plano Cruzado provocou uma forte oposição por parte do empresariado, ao estabelecer a limitação do consumo através do congelamento dos preços e da desativação de fábricas e indústrias.

Gab: 04

Questão 243)

A interpretação geopolítica, difundida, sobretudo, pela geógrafa Bertha Becker, revela três grandes períodos que marcaram a ocupação da Amazônia desde a formação territorial brasileira: primeiro, entre 1616 e 1930; segundo, entre 1930 e 1985; terceiro, a partir de 1985.

O ano de 1966 é considerado como o momento em que o “Estado tomou a decisão de iniciar e ordenar um ciclo de devassamento amazônico num projeto geopolítico para a modernidade acelerada da sociedade e do território nacionais.”

Políticas Públicas Territoriais na Amazônia Brasileira - Conflitos entre conservação ambiental e desenvolvimento 1970-2000 é a tese de doutoramento de Neli Aparecida de Mello apresentada à
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP e a Université de Paris X Nanterre.
Disponível em: http://www.amazonia.org.br. Acesso em: 25 set. 2008. Adaptado.

Leia as afirmativas a seguir.

I. A Amazônia foi vista como solução para as pressões sociais internas advindas da expulsão de pequenos produtores do Nordeste e do Sudeste pela modernização da agricultura.

II. A crise do petróleo de 1974 obrigou a alteração da geopolítica regional, transformando a Amazônia numa grande fronteira de recursos a serem exportados por meio da implantação de grandes projetos minerais e hidrelétricos, fazendo de Carajás sua maior expressão.

III. O segundo choque do petróleo, a elevação dos juros internacionais, o aumento da dívida externa e o projeto Calha Norte marcam o término do segundo período.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.

b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.

c) Apenas a afirmativa III é verdadeira.

d) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.

e) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

Gab: D

Questão 244)

O mapa demonstra a prática do extrativismo no País.

clip_image026

(Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello, Atlas do

Brasil – disparidades e dinâmicas do território)

Em alguns locais, o extrativismo expressa características culturais regionais. No mapa, por exemplo, as áreas A e B destacam-se, respectivamente, pelo extrativismo de

a) caju e fumo.

b) palmito e pinhão.

c) pequi e erva-mate.

d) borracha e aveia.

e) açaí e erva-mate.

Gab: E

Questão 245)

As figuras A e B apresentam formas de produção em espaços e tempos distintos no território brasileiro.

Figura A. Cultivo de soja. Mato Grosso. 2005.

clip_image028

Figura B. Engenho de açúcar. RJ. Séc. XIX.

clip_image030

A opção que descreve corretamente a estrutura socioespacial relacionada às figuras é:

a) Figura A: pequena propriedade – elevada produtividade em decorrência da expansão da fronteira agrícola – policultura. Figura B: grande propriedade – monocultura – trabalho escravo.

b) Figura A: grande propriedade – relações de trabalho servis – produtividade elevada devido à aplicação do conhecimento técnico-científico na produção. Figura B: grande propriedade – monocultura – trabalho escravo.

c) Figura A: grande propriedade – monocultura – produtividade relacionada à incorporação de terras e superexploração do trabalho. Figura B: pequena propriedade – monocultura – desmatamento em grandes proporções da Mata Atlântica.

d) Figura A: grande propriedade – adoção do conhecimento técnico-científico no sistema produtivo – emprego de mão-de–obra pouco numerosa e qualificada. Figura B: grande propriedade – trabalho escravo – produtividade ligada à superexploração da mão-de-obra e à expansão da área de produção.

e) Figura A: pequena propriedade – monocultura – contaminação dos rios e lençóis freáticos. Figura B: grande propriedade – predomínio de relações escravocratas – desaparecimento da floresta de araucária.

Gab: D

Questão 246)

“O Paraná retomou no ano passado o posto de maior produtor brasileiro de grãos, com participação de 19,8% na safra nacional”

(Folha de São Paulo, 20 de julho de 2007, p. B11).

Assinale a alternativa que caracteriza, corretamente, a agricultura paranaense.

a) Tradicional, dependente das condições favoráveis em termos de clima e de solo.

b) Moderna, incorporadora de tecnologias que geram ganhos de produtividade.

c) Dependente das pequenas e médias propriedades que têm, nas lavouras de soja e de trigo, sua principal motivação econômica.

d) Predominam as grandes propriedades onde se processa a pecuária extensiva como principal atividade econômica.

e) O melhor desempenho deve-se às melhores condições do clima do Paraná em relação ao clima dos outros estados produtores.

Gab: B

Questão 247)

Observe o mapa apresentado.

Expansão do Cultivo de Soja no Brasil (1977-1999)

clip_image032

Fonte: Théry, Hervé. Novas fronteiras da Amazônia

(http://ww.atmos.ggf.br/arquivos/artigos/FronteirasAM.pdf)

Dentre os fatores que explicam o sentido geográfico dessa expansão da soja no País, destaca-se o seguinte:

a) política oficial de assentamento de colonos em áreas de fronteira agrícola, visando à melhor distribuição da terra;

b) política oficial de incentivo agrícola, visando a aumentar a produção de alimentos para o consumo interno;

c) disponibilidade de terras férteis, permitindo sua ocupação imediata e conseqüente evolução da produtividade;

d) pressão do mercado externo pelo produto, incentivando investimentos sociais e ambientais por parte do governo;

e) investimento elevado em tecnologia, viabilizando o cultivo em diversos ambientes ecológicos.

Gab: E

Questão 248)

Um fator determinante do processo de uso e ocupação do território goiano é a demanda do mercado por produtos agropecuários e seus derivados. Atualmente, verifica-se o aumento da instalação de unidades agroindustriais e da área cultivada de

a) pastagens para criação de gado destinado à produção de leite e derivados.

b) soja para a produção do biodiesel.

c) algodão para produção de sementes e fibras.

d) pastagens para criação de gado destinado à produção de carne e derivados.

e) cana-de-açúcar para a produção do etanol.

Gab: E

Questão 249)

Considerando que as tabelas são representações da realidade, analise os significados quantitativos e qualitativos referentes à estrutura fundiária da microrregião de Sousa

(sertão paraibano).

clip_image034

Sobre a análise dos dados da tabela, (número de estabelecimentos (%) e a área dos estabelecimentos (%)), é CORRETO afirmar que

I. em relação à área dos estabelecimentos identifica-se uma distribuição eqüitativa de terras.

II. em relação ao número dos estabelecimentos rurais constata-se a grande concentração de terras, na qual 94,4% das propriedades são menores que 100 ha e, representam 33,9% da área dos estabelecimentos.

III. as propriedades maiores que 100 ha. representam 66,1% da área dos estabelecimentos disponível para a agropecuária.

IV. é visível uma estrutura agrária com alto índice de concentração de terras, o que pode provocar conflitos sociais e disputas de interesses.

V. o grande número de estabelecimentos rurais com menos de 10 ha. pode ser explicado pelo intenso processo de modernização destas propriedades.

Estão corretas:

a) I, III e V.

b) I, IV e V.

c) I, II e IV.

d) II, III e IV.

e) III, IV e V.

Gab: D

Questão 250)

Na figura do satélite LANDSAT - 5 TM a seguir, as áreas de cor clara representam o desmatamento efetuado no período de 1977 a 1984 na Amazônia.

clip_image036

(DGI/INPE. Disponível em: http://www.dgi.inpe.br/html/gal-1.htm. Acesso em: 22 out. 2007.)

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema “satélites a serviço da questão ambiental”, é correto afirmar:

I. Criado em 1970, o Projeto RADAM da Amazônia teve como objetivo realizar o levantamento dos recursos do solo e do subsolo da Amazônia. Com o auxílio de um avião equipado com radar e instrumentos específicos, obtiveram-se imagens por teledetecção. Os resultados forampositivos e o programa foi ampliado para todo o território nacional, passando a ser denominado RADAMBRASIL.

II. Os colonizadores converteram quase totalmente suas terras de florestas em campos de cultivo, e, em seguida, em pastagens. Este tipo de transformação da paisagem é conhecido popularmente como “arco do desenvolvimento”, localizado nos planaltos e chapadas da borda sul da bacia do Paraná.

III. Mecanismos indutores governamentais, iniciados por Getúlio Vargas, foram reativados por Juscelino Kubitschek e revigorados pelos Planos Nacionais de Desenvolvimento (PNB) e Programa de Integração Nacional (PIN) ao longo da ditadura militar. Assim, nas décadas de 1960 e 1970 foi iniciada a abertura de uma rede de estradas, cortando os cerrados e as matas, com finalidade de induzir a ocupação territorial por meio delas.

IV. No decênio 1970-1980, a região dos Planaltos e Serras do Atlântico Leste e Sudeste ocupou posição singular no processo de mudança da agricultura brasileira pois, ao mesmo tempo em que ali se expandiu aceleradamente o espaço ocupado pela atividade agropastoril, verificou-se também acentuada modernização do processo produtivo, com o mais alto crescimento relativo do parque de tratores, que foi de 53,1%.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) I, II e IV.

e) II, III e IV.

Gab: B

Questão 251)

A distribuição espacial dos frigoríficos de carne bovina no Brasil obedece a lógicas distintas. Por exemplo, algumas empresas distribuem seus frigoríficos por diferentes estados, em função de problemas sanitários.

No entanto, é possível observar a existência de algumas importantes concentrações espaciais, a exemplo das destacadas no mapa com os números 1 e 2.

clip_image038

Fonte: Adaptado de DBO – A Revista de

Negócios da Pecuária. Setembro, 2007.

Nesse sentido, explique a concentração de frigoríficos

a) na área 1, citando, ao menos, duas características geográficas dessa área.

b) na área 2, considerando, ao menos, um aspecto físico-natural e um histórico-geográfico dessa área.

Gab:

a) Na área 1, temos áreas tradicionais de criação extensiva, como noroeste do Paraná, extremo oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e sudoeste de Mato Grosso do Sul, áreas planálticas pouco acidentadas, drenadas pela bacia do Paraná e com uma densa rede de circulação (ferrovias, rodovias e hidrovias).

b) Na área 2, região dos Pampas e centro-sul do Rio Grande do Sul, também uma tradicional área pecuarista, temos relevo pouco acidentado e presença de pastagens naturais. Do ponto de vista histórico, a ocupação inicial da região foi baseada em grandes propriedades criatórias.

Questão 252)

Passados quase cinqüenta anos da publicação de A terra e o homem no Nordeste (Andrade, 1963), novas dinâmicas instalaram-se na região. A respeito das dinâmicas espaciais do passado e do presente, nas sub-regiões representadas ao lado, é correto afirmar que

clip_image040

Fonte: Andrade, 1963.

a) a Zona da Mata, onde se desenvolveram, no passado colonial, o extrativismo do pau-brasil e a cultura da cana, abriga, hoje, extensas áreas produtoras de grãos, destinados ao mercado externo.

b) o Agreste, ocupado durante os séculos XVIII e XIX por criadores de gado, manteve a mais rígida estrutura agrária do Nordeste, concentrando, hoje, extensos e improdutivos latifúndios.

c) o Sertão, devido às suas características físico-naturais e apesar de sucessivas políticas públicas de combate às secas e incentivo ao desenvolvimento agrícola, mantém sua economia restrita a atividades tradicionais.

d) a Zona da Mata, antes lugar de plantation colonial, escravista, concentra, hoje, a produção industrial regional, distribuída espacialmente na forma de manchas, no entorno de algumas capitais.

e) o Agreste, caracterizado, no início da colonização, como região de pequena propriedade e de agricultura de subsistência, concentra, hoje, os maiores e mais dinâmicos complexos agroindustriais da região.

Gab: D

Questão 253)

Leia o fragmento de texto a seguir.

“O impacto da soja excede em muito a perda direta de áreas naturais convertidas a esse uso da terra, porque somente a soja pode justificar o desenvolvimento da infraestrutura volumosa necessária para prover transporte para o escoamento da safra e chegada de insumos. Outras formas de uso da terra, como pastagens, ocupam vastas áreas, mas não têm o peso político necessário para induzir o governo a construir oito hidrovias, estradas de ferro e uma rede extensa de rodovias. Muito da porção amazônica do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) dá seqüência a planos anteriores para a expansão de infra-estrutura para soja.

[...] Muitos dos efeitos dos projetos de infra-estrutura vêm do que os planejadores brasileiros chamam de ‘efeito de arrasto’, ou seja, a estimulação de investimento privado como resultado de uma despesa pública em um projeto”.

Fonte: Ameaça da soja. Philip M. Fearnside in: Amazônia: destinos. v.3. Scientific American Brasil. São Paulo: Ediouro, Segmento-Duetto Editorial.

a) O que é o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)?

b) Cite um impacto sobre os ecossistemas naturais provocado pelo ‘efeito de arrasto’.

c) Por que somente a soja pode justificar o desenvolvimento da infra-estrutura volumosa necessária para prover transporte para o escoamento da safra e chegada de insumos?

Gab:

a) O candidato deverá definir o PAC como um instrumento de desenvolvimento do Governo Lula, que procura criar condições de assegurar o crescimento sustentável a médio e longo prazo, e citar um dos objetivos a seguir: aumentar o emprego, promover a melhoria das condições de vida da população brasileira, incentivar o investimento privado, aumentar o investimento público em infra estrutura e remover obstáculos ao crescimento.

b) O candidato deverá citar um dos impactos a seguir: perda da biodiversidade, impactos severos de alguns dos sistemas de transporte, erosão do solo e efeitos de substâncias químicas agrícolas sobre o meio ambiente e a saúde humana.

c) Para isso, o candidato deverá enfocar um dos aspectos a seguir para responder ao item c.

A cultura da soja tem grande importância para o Brasil, principalmente quando se refere à geração de divisas, por isso é de fundamental importância que ela apresente baixos custos de produção, aumentando assim sua competitividade no mercado internacional.

A soja aparece como principal produto agrícola brasileiro, e com potencial para crescer em produção, produtividade e área plantada.

Questão 254)

Analise o gráfico que se segue:

clip_image042

A evolução da produção de milho no período foi bem superior ao aumento da área plantada, tendo o seguinte reflexo:

a) A redução do problema da fome no aumento da produção de grãos;

b) O crescimento da produção de grãos está relacionado à introdução de novas máquinas agrícolas e novas tecnologias no meio rural;

c) A eficiência de programas conjuntos de controle de natalidade e desenvolvimento agrícola no país;

d) O esforço realizado pelas regiões de maior avanço tecnológico, no sentido de promover uma revolução agrícola nacional;

e) A possibilidade de retorno da teoria Malthusiana estabelecendo a volta do crescimento populacional.

Gab: B

Questão 255)

A produção de erva-mate no Estado de Mato Grosso do Sul, está relacionada com a história de ocupação de seu território. Entretanto, a produção declinou tanto que, segundo o IBGE, o Estado respondia, em 2005, por 0,2% da produção total do país. O que justifica a diminuição da produção de erva-mate em Mato Grosso do Sul?

01. O cultivo ocupava áreas de cerrado, que foram transformadas em pastagens.

02. Escassez de mão-de-obra com a dizimação dos indígenas.

04. Enfraquecimento do mercado externo, devido à concorrência da Argentina e do Paraguai.

08. A destruição e a não-reposição dos ervais nativos.

16. As mudanças climáticas da região com a intensificação da estiagem.

Gab: 12

Questão 256)

A agropecuária é uma atividade produtiva integrante do setor primário da economia, caracterizada pela produção de bens alimentícios e matérias-primas decorrentes do cultivo de plantas e de criação de animais. No Brasil, a partir da década de 1950, essa atividade se modernizou atingindo atualmente elevados índices de produção. Considerando estes dados, responda ao que se pede.

a) Diferencie agropecuária extensiva e intensiva.

b) Identifique e explique dois aspectos positivos da agricultura moderna para a economia brasileira.

c) Identifique e explique dois impactos negativos, resultantes da modernização da agricultura, para os trabalhadores rurais.

Gab:

a) – Agropecuária extensiva: Grandes áreas ocupadas, baixo emprego de mão-de-obra, baixo grau de mecanização, baixa produtividade.

- Agropecuária intensiva: Alto grau de mecanização, utilização de pouca mão-de-obra, alta produtividade, monoculturas agro-exportadora.

b) – Alta produtividade: Geração de renda;

- Maior oferta de produtos a preços mais acessíveis;

- Geração de excedentes para exportação e conseqüente geração de divisas

- Maior capacidade de produção de produtos agropecuários.

c) – Utilização de pouca mão-de-obra e conseqüente expulsão do homem do campo; concentração fundiária, degradação das condições de trabalho.

Questão 257)

Analise o mapa.

clip_image044

De acordo com o mapa, é INCORRETO afirmar que,

a) na região Norte de Minas, a principal área produtora de frutas fica na microrregião de Janaúba, onde merece destaque a produção de banana, principalmente no projeto Jaíba.

b) no Vale do Jequitinhonha, a área ocupada pela fruticultura é uma das mais baixas do estado, podendo ser comparada com a porção noroeste.

c) na região Centro-Oeste, a área ocupada pela fruticultura é proporcional à área ocupada pela mesma atividade na região da Zona da Mata.

d) no Triângulo Mineiro, estão concentradas as áreas utilizadas no cultivo de frutas do estado, merecendo destaque as microrregiões de Uberlândia e Uberaba.

Gab: C

Questão 258)

Observe o mapa.

Localização das indústrias de álcool no Brasil

clip_image046

Fonte: Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Estratégico (Nipe).

Sobre o assunto mostrado no mapa, é INCORRETO afirmar que

a) o estado de São Paulo é responsável por mais da metade de toda a produção nacional de cana-de-açúcar.

b) o Brasil é o país com a maior experiência em biocombustíveis e com a maior produção e exportação de etanol combustível do mundo.

c) o clima da Amazônia é o mais adequado para o cultivo da cana-de-açúcar, que tende a crescer muito, concentrando muito açúcar.

d) a produção de etanol deve implicar novas fronteiras agrícolas para o Brasil e pode provocar danos ambientais em vários ecossistemas.

Gab: C

Questão 259)

Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra de 2005, os estados com mais mortes por conflitos no campo no Brasil foram Pará, Mato Grosso, Bahia e Pernambuco.

a) Aponte fatores históricos que expliquem por que persistem conflitos pela terra no Brasil em pleno século XXI.

b) Aponte e explique as razões das mortes na luta por terras no Pará e no Paraná.

Gab:

a) Entre os fatores históricos que explicam a persistência de conflitos de terra no Brasil, relacionados à concentração fundiária em grandes propriedades, na sua maioria não produtivas, temos as capitanias hereditárias (regime das sesmarias) e a Lei de Terras (1850).

b) As mortes estão inseridas no contexto dos conflitos fundiários no Brasil, relacionados à expansão da fronteira agropecuária e ao problema de grilagem de terra no Pará, ao crescimento dos movimentos rurais organizados no Paraná (Estado de origem do MST) e à expropriação de pequenos proprietários rurais no Sul do país.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis