quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Meio Ambiente–Recursos Naturais 2

Questão 15)

A Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (1994) definiu como desertificação “a degradação das terras nas zonas áridas, semi-áridas e subúmidas secas resultantes de fatores diversos tais como as variações climáticas e as atividades humanas”. Do ponto de vista da geografia e da história ambiental, a desertificação no Brasil pode ser entendida como uma problemática:

I. continental, tendo em vista que é um fator climático que ocorre apenas nos países africanos e sul-americanos.

II. ambiental, levando em consideração que as olarias e carvoarias degradam o meio ambiente com o corte e queima de árvores e o desgaste do solo.

III. sócio-cultural, pois a desertificação reduz a qualidade de vida da população afetada e provoca o êxodo para outras regiões.

IV. climática, compreendendo que a redução dos totais pluviométricos pode contribuir com o aumento da desertificação.

Estão corretas:

a) I, III e IV.

b) I, II e IV.

c) II, III e IV.

d) III e IV.

e) I, II e III.

Gab: C

Questão 16)

Observe as figuras abaixo.

clip_image002

clip_image004

Fonte: SUERTEGARAY, D. M. A. Deserto Grande do Sul:

controvérsia. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998.

Considerando o bloco diagrama que representa a gênese dos areais, fenômeno que ocorre na região sudoeste do Rio Grande do Sul, os processos responsáveis pela formação destas manchas arenosas são identificados como:

a) Escoamento superficial concentrado e transporte de areia pelo vento.

b) Escoamento laminar e transporte de areia pelo vento.

c) Desmatamento e cultivo de arroz.

d) Desmatamento e escoamento laminar.

e) Reduzida precipitação e transporte de areia pelo vento.

Gab: A

Questão 17)

Observe os gráficos.

clip_image006

clip_image008

Fonte: Adaptado de ARAÚJO, G.H.S. et.al.

Gestão Ambiental de Áreas Degradadas.

Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

Comparando-se os dados disponíveis nos dois gráficos é possível afirmar que:

a) a vegetação aumenta a estabilidade da encosta e reforça o solo.

b) a passagem do tempo corresponde a um maior reflorestamento.

c) a presença de vegetação acentua o número de deslizamentos.

d) a perda de solo diminui com a ausência de vegetação arbórea.

e) o grau de desmatamento é inversamente proporcional ao número de deslizamentos.

Gab: A

Questão 18)

A erosão do solo é um sério impacto ambiental causado pela retirada da cobertura vegetal que protege o solo para o plantio de lavouras e pastagens. Milhares de toneladas de solo são perdidas anualmente, em decorrência das práticas agrícolas sem o manejo adequado do solo. Quais têm sido as técnicas desenvolvidas para minimizar os problemas causados pela erosão em áreas agrícolas?

a) Terraceamento, curva de nível e associação de cultura.

b) Curva de nível, compactação do solo e ravinamento.

c) Associação de cultura, terraceamento e irrigação.

d) Compactação do solo, ravinamento e terraceamento.

e) Ravinamento, irrigação e reflorestamento.

Gab: A

Questão 19)

O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo.

Sobre esta questão, assinale a opção correta.

a) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino do lixo.

b) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classes média e alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.

c) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.

d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.

e) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.

Gab: D

Questão 20)

clip_image010

Adapt. IPT/DAEE, 2005

Considere o mapa e selecione a alternativa que apresenta corretamente as características das áreas mais suscetíveis a esse processo erosivo.

clip_image012

Gab: C

Questão 21)

Recentemente, o Departamento de Águas e Energia Elétrica e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo publicaram os resultados de um estudo sobre a situação dos municípios paulistas quanto ao problema da erosão. De um total de 645 municípios, foram listados 183 que se encontram em uma situação bastante crítica. No mapa abaixo, aparecem resumidos os resultados dessa pesquisa.

clip_image014

Folha de São Paulo, 21/06/2005, p. C1.

clip_image016

Esse esquema apresenta o Planalto Atlântico com o vale do rio Paraíba e o Planalto Meridional com a Depressão Periférica.

Novo Atlas Geográfico, Editora FTD, São Paulo, 1999. p. 24

Comparando o mapa ao perfil do relevo do Estado de São Paulo, marque a alternativa que explicita corretamente a relação entre ambos.

a) O desmatamento ocorrido na porção litorânea do estado, em função de seu aproveitamento para a agricultura, com a conseqüente exposição de rochas sedimentares, auxilia na explicação da concentração de áreas mais críticas nessa porção do estado.

b) A orientação do declive, na porção oeste do estado, revela uma situação no mínimo preocupante, na medida em que se observa que esta é a área mais atingida pelos processos erosivos o que, inclusive, pode repercutir fortemente sobre a vida útil de represas localizadas nesse estado e no Paraná.

c) Pode-se constatar que as variações na altitude do relevo vêm se constituindo no mais influente fator das variações espaciais da erosão no estado, uma vez que o desgaste do solo pela água da chuva se agrava em proporção direta ao aumento da inclinação do relevo, submetido a esse agente de erosão.

d) A influência dos grandes centros industriais na ocorrência e distribuição de chuvas ácidas, já pode ser plenamente percebida, através de maior incidência de processos erosivos dentro de áreas do estado, onde se concentra a maior parte das empresas que compõem o parque industrial paulista.

e) A pecuária paulista vem se caracterizando pelo uso de modernas técnicas intensivas e, por conseguinte, por seu baixíssimo impacto ambiental, o que acaba fazendo com que as áreas onde predominam essas atividades, fiquem bem mais preservadas em relação à erosão.

Gab: B

Questão 22)

A Serra do Mar, que atravessa a porção oriental do estado do Paraná, tem merecido grande atenção nos últimos anos por parte dos ambientalistas devido à larga importância de seus ecossistemas. Na atualidade, grande parte da região da Serra do Mar se sita dentro dos domínios de APAs – Áreas de Proteção Ambiental – e de parques estaduais, o que restringe as atividades humanas nela desenvolvidas. Assim sendo, o desenvolvimento de atividades agrícolas e criatórias nas encostas da Serra do Mar é inviável devido às seguintes situações:

I. A interferência antrópica intensifica a ocorrência de deslizamentos de terra nos declives mais acentuados das encostas da Serra do Mar.

II. A ação da erosão pluvial torna-se mais intensa numa área destinada ao cultivo agrícola ou para pasto do que numa área revestida pela floresta nativa.

III. Com a diminuição da cobertura florestal, o processo de assoreamento do leito dos rios que desembocam na baía de Paranaguá se acentua, o que pode trazer graves transtornos à atracagem e movimentação dos navios no principal porto do estado.

IV. Considerando-se o fato de a Serra do Mar ser uma das regiões mais chuvosas do país e ainda a ação da massa tropical atlântica ao longo de todo o ano, o uso do solo nas encostas da serra para fins agrícolas aumentaria o pocesso de lixiviação do solo, com a conseqüente perda de seus nutrientes. Estão corretas:

a) somente II e IV.

b) somente I e III.

c) todas.

d) somente I, II e III.

e) somente II, III e IV.

Gab: C

Questão 23)

“A ação humana tende a transformar o meio natural em geográfico, isto é, em meio moldado pela intervenção do homem no decurso da história”

(DULLFUS, Olivier, O Espaço Geográfico, São Paulo, Difel, 1982).

Nos últimos anos a falésia do Cabo Branco vem apresentando constantes deslizamentos. O IBAMA e a SUDEMA vêm tentando encontrar soluções para conter a fúria da natureza e preservar o ponto mais oriental das Américas. Tomando como base o texto, analise as proposições e escreva F ou V, conforme sejam falsas ou verdadeiras.

( ) A construção do Hotel Tambaú é um importante fator para destruição da falésia, uma vez que o mesmo alterou o regime das ondas impedindo a descarga natural de energia que deveria ser desfechada na área onde se encontra o hotel.

( ) O grande fluxo de veículos na porção superior da falésia provoca uma grande trepidação no solo facilitando a fragmentação da barreira e causando os deslizamentos.

( ) Os gabiões colocados no Seixas provocam a destruição da falésia.

( ) O programa turístico do Estado da Paraíba não tem preocupação com a destruição da Falésia do Cabo Branco.

( ) O avanço do Mar sobre o continente é um fenômeno natural e nada podemos fazer para preservar a Falésia do Cabo Branco.

A alternativa que apresenta a seqüência correta é:

a) VVVVF

b) VVFFF

c) VVFFV

d) FFFFV

e) FFFVV

Gab: B

Questão 24)

clip_image018

Brasil domínios morfoclimáticos –

Aziz Ab´Saber

No mapa, a área destacada apresenta um fenômeno natural que a degrada, porém, com a ação antrópica, tornou-se, nas últimas décadas, uma região economicamente viável. A ocorrência do problema natural e a solução encontrada para o aproveitamento são, respectivamente,

a) voçorocas e reflorestamento.

b) lixiviação e calagem.

c) desertificação e transposição de leito de rios.

d) enchentes e contenção por barragens.

e) inversão térmica e controle de emissão de gases causadores do efeito estufa.

Gab: B

Questão 25)

Observe a manchete e a foto a seguir:

RECORDE DE CHUVA LEVA CAOS A RUAS E RODOVIAS

clip_image020

O POPULAR, Goiânia, 29 mar. 2005, p.1. Capa. (Adaptado).

A imagem expressa uma situação que evidencia a ocorrência de um impacto ambiental negativo. Esse impacto tem origem

a) no clima tropical, com altos índices de precipitação, que, independentemente da ação humana, contribui para o aumento de água na rede de drenagem.

b) na forma arredondada da bacia hidrográfica, que proporciona maior área para a captação da água pluvial e a ocupação urbana.

c) na declividade acentuada da vertente, que favorece a concentração da água pluvial e os processos erosivos.

d) nas obras de engenharia e nos desmatamentos que, oriundos da atuação da sociedade no ambiente urbano, afligem a população.

e) no solo argiloso que, por apresentar baixa porosidade, dificulta a infiltração da água e possibilita os movimentos de massa.

Gab: D

Questão 26)

“Conforme Pierre Gourou, seriam comuns, sob a mata de terra firme, os perfis (de solo) com uma capa delgada de húmus, um horizonte arenoso e, abaixo, a carapaça laterítica. Pouco tempo depois que a selva é derrubada para cultivo, as escassas reservas de bases solúveis e o húmus são arrastados para o lençol freático, e daí para os rios, pela infiltração de água oriunda de copiosas chuvas. Após a conclusão desse processo, o solo fica reduzido a uma areia solta, que em muitos lugares acabaria sendo arrastada pelas enxurradas”.

(Orlando Valverde)

O processo mencionado no texto corresponde a:

a) Arenização.

b) Lixiviação.

c) Desertificação Antrópica.

d) Eolização.

e) Litogênese.

Gab: B

Questão 27)

A figura representa uma forma de erosão típica de áreas sedimentares em regiões tropicais.

clip_image022

a) Identifique o tipo de processo erosivo e explique como ele ocorre.

b) Qual é o recurso natural comprometido por este processo? Justifique como ele pode ser evitado, tanto no campo como na cidade.

Gab:

a) O processo é o "ravinamento", que é provocado pelo escoamento da água em áreas com declividade onde o solo apresenta-se com pouca ou nenhuma vegetação.

b) O recurso natural comprometido por esse processo erosivo é o solo. No campo e na cidade ele pode ser evitado pela manutenção ou colocação do capeamento vegetal.

Questão 28)

O processo de modernização da agricultura brasileira, realizado nas últimas décadas do século XX, foi marcado pelo uso cada vez mais freqüente de insumos industriais. Os equipamentos mecânicos utilizados nas grandes propriedades monocultoras e a aplicação de fertilizantes e agrotóxicos vêm provocando graves desequilíbrios ambientais.

Sobre os problemas ambientais que resultaram da expansão da agricultura, analise as afirmativas a seguir.

I. As constantes aplicações de agrotóxicos estão aumentando a incidência de pragas porque estão reduzindo a população de predadores naturais e tornando os seus vetores mais resistentes aos venenos aplicados.

II. Os sulcos abertos pelos tratores na preparação do solo estão facilitando o escoamento superficial da água das chuvas, acelerando o processo de degradação dos solos.

III. O desmatamento indiscriminado, provocado pelo avanço da “fronteira” agrícola, tem alterado o armazenamento da água no solo, com graves repercussões no regime dos rios.

IV. O uso da queimada na preparação do solo vem aumentando a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, fazendo com que a atmosfera retenha mais calor do que deveria em seu estado natural.

Assinale:

a) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

b) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.

c) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.

d) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Gab: E

Questão 29)

Assinale a alternativa incorreta a respeito das potencialidades dos solos e dos seus processos de degradação.

a) O solo agrícola é um complexo vivo, formado pela decomposição das rochas e onde deve existir ar, água, minerais e matéria orgânica, composta por organismos vegetais e animais.

b) Nas regiões áridas, o solo tende a ser raso e pedregoso devido à predominância do intemperismo físico, que atua onde há poucas chuvas.

c) O solo de massapé, presente na Zona da Mata nordestina, está associado, desde o período colonial, ao cultivo da cana-de-açúcar.

d) No Brasil, a erosão dos solos causada pela rotação de cultivos resulta na formação de lateritas. O cultivo em terraços é uma técnica utilizada para controlar a laterização.

e) A lixiviação é o processo de lavagem dos minerais solúveis do solo pela ação das chuvas.

Gab: D

Questão 30)

Leia a manchete que foi publicada em um dos grandes jornais brasileiros:

“É PREOCUPANTE O DESMATAMENTO QUE VEM OCORRENDO NO BRASIL”

Fonte: Folha de São Paulo - maio/2004

A partir da manchete, analise as proposições:

I. As atividades econômicas consumidoras de espaço, para sua localização, se concentraram, desde o período colonial, numa faixa de terra junto ao litoral, atingindo violentamente a Mata Atlântica.

II. O processo acelerado de ocupação territorial das novas fronteiras, a partir da década de 1960, se deu por grandes empresas privadas e estatais, as quais contribuíram para a destruição de parcelas significativas da floresta Amazônica.

III. A expansão urbana, os efluentes domésticos e industriais, o derramamento de petróleo na zona costeira vêm comprometendo enormes trechos dos mangues no litoral.

Está(ão) correta(s)

a) apenas III.

b) apenas I.

c) apenas II.

d) I , II e III.

e) apenas I e III.

Gab: D

Questão 31)

Estima-se que hoje no Brasil, as perdas de solo, em função da erosão, sejam da ordem de 822,7 milhões de toneladas, sendo cerca de 91% em áreas de lavouras e 9% em áreas de pastagens

(SANTOS, Thereza C.C. & CÂMARA, João B.(org.)- GeoBrasil 2002, IBAMA, p. 63).

Áreas Sujeitas à Erosão Devido ao Uso Agrícola, Resultantes do Cruzamento Entre a Pressão do Uso das Terras e a Suscetibilidade dos Solos à Erosão.

clip_image024

A partir da análise do mapa, pode-se concluir que:

a) as áreas dominadas pelo clima subtropical, embora bastante exploradas, são as que apresentam a menor disposição aos processos erosivos;

b) as áreas com a exploração baseada numa agricultura altamente mecanizada têm experimentado a redução de sua disposição à erosão;

c) a expansão do agronegócio em associação com a ocorrência do clima tropical ajuda a explicar a vulnerabilidade dos solos no cerrado brasileiro;

d) um relevo bastante similar e o mesmo comportamento de seu regime de chuvas explicam as áreas com menor vulnerabilidade à erosão;

e) o aumento da acidez das águas das chuvas nos grandes centros urbanos explica as áreas onde os solos estão mais expostos à erosão.

Gab: C

Questão 32)

A desertificação ocorre em mais de 100 países do mundo. De toda a superfície do planeta, 41% é formada por áreas secas. Por isso a desertificação é considerada um problema global. Para tentar reverter esse processo e debater mais amplamente o problema, a ONU designou 2006 como Ano Internacional dos Desertos e da Desertificação.

Sobre a desertificação,

a) defina esse processo e cite três problemas causados por ele.

b) cite um exemplo de área susceptível à desertificação no Brasil. Explique como esta área é afetada por esse processo.

Gab:

a) O conceito de desertificação está relacionado à ocorrência de períodos secos bastantes longos que podem durar décadas e a presença da ação antrópica. Assim, a ONU em conjunto com ONG’s na Conferência de Nairóbi conceituou desertificação como: “Empobrecimento de ecossistemas áridos ou subúmidos em virtude do efeito combinado das atividades humanas e da seca”. Na ECO-92, o conceito de desertificação passou a ser entendido como a degradação das terras áridas, semi-áridas e sub-úmidas resultantes de vários fatores, incluindo variações climáticas e atividades humanas.

Como principais conseqüências da Desertificação, temos a degradação das terras secas que causa sérios problemas econômicos. Isto se verifica principalmente no setor agrícola, com o comprometimento da produção de alimentos. Além do enorme prejuízo causado pela quebra de safras e diminuição da produção, existe o custo quase incalculável de recuperação da capacidade produtiva de extensas áreas agrícolas e da extinção de espécies nativas, algumas com alto valor econômico e outras que podem vir a ser aproveitadas na agropecuária. Os problemas sociais estão intimamente relacionados aos custos econômicos.

b) No nordeste do Brasil a mancha do semi-árido. A causa desta desertificação está vinculada ao efeito orográfico, caracterizando uma desertificação por causas climáticas e também antrópica, devido o desmatamento da caatinga.

Questão 33)

A área destacada no mapa apresenta

clip_image026

a) núcleos de desertificação provocados, dentre outros fatores, pelo sobrepastoreio, e pela agricultura inadequada.

b) regiões onde as políticas de desenvolvimento sustentável têm sido praticadas com relativo sucesso.

c) trechos ainda bastante conservados do domínio da caatinga.

d) porções nordestinas onde há pequeno movimento emigratório.

e) parcelas da região nordestina com baixo crescimento vegetativo.

Gab: A

Questão 34)

Por ano, o Brasil perde aproximadamente 500 milhões de toneladas de solo através da erosão. Assinale a(s) alternativa(s) que indique(m) corretamente tipos de erosão natural e social.

01. Água; devastação da cobertura vegetal.

02. Vento; retirada da mata ciliar das margens dos rios.

04. Secas prolongadas; cultivo de grandes áreas com reflorestamento visando à produção de papel e celulose.

08. Radiação solar moderada; construção de rodovias sem o devido cuidado com o escoamento de água.

16. Mudanças das fases da Lua; monocultura impossibilitando a recuperação do solo.

32. Ondas do mar; carga excessiva de animais em áreas insuficientes, provocando o pisoteio do solo.

Gab: 35

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis