terça-feira, 30 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Comércio e Serviços 2

Questão 20)

A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.

Sobre a internet, assinale a alternativa CORRETA.

a) Uma característica da internet é o respeito à liberdade de expressão por parte dos governos mundiais, que não buscam exercer qualquer forma de controle ou censura sobre o material difundido na rede.

b) O uso da internet como uma nova forma de interação no processo educativo, ampliando a ação de comunicação entre aluno e professor e o intercâmbio educacional e cultura, ainda é bastante limitado.

c) As indústrias de pornografia ou de jogos de azar estão excluídas do acesso aos mecanismos de filtro desenvolvidos pelos provedores dos serviços on line.

d) A Internet tem possibilitado a formação de novas formas de interação, organização e atividades sociais, entre as quais destacam-se as redes sociais, graças às suas características básicas, como o uso e o acesso difundido.

e) O comércio por meio da internet é inviabilizado pelos elevados custos operacionais associados à falta de qualidade das imagens divulgadas.

Gab: D

Questão 21)

Analise o mapa.

clip_image002

(Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello. Atlas do Brasil - disparidades e

dinâmica do território, 2005. Adaptado.)

A partir das informações do mapa, pode-se afirmar que a expansão geoeconômica do território brasileiro, no período assinalado, anos 1890, mostrou que nesse século

a) havia uma importante corrente migratória para o norte, o que impulsionou o seu desenvolvimento. Os vários focos econômicos, embora distantes entre si, tinham o centro de maior influência no estado de Mato Grosso.

b) havia vários focos econômicos distantes entre si, mas que o centro de maior influência econômica estava centrado na atual região Norte.

c) havia vários focos econômicos interligados por malhas viárias, o que facilitava o desenvolvimento do país.

d) o foco econômico de maior importância era localizado na região Nordeste.

e) havia vários focos econômicos distantes entre si, mas o maior centro estava localizado na atual região Sudeste.

Gab: E

Questão 22)

clip_image004

As informações do gráfico e os conhecimentos sobre a balança comercial brasileira permitem concluir:

01. A balança comercial brasileira foi deficitária, até o ano 2000, porque as exportações do país eram incipientes e compostas, totalmente, por commodities.

02. A balança comercial brasileira foi superavitária, entre 2003 e 2004, porque a política econômica do país privilegiou o mercado externo e as tarifas alfandegárias foram eliminadas em todas as transações comerciais.

03. O volume das exportações brasileiras declinou, em 2008, em função da desaceleração da economia global e da diminuição do consumo, no mercado externo.

04. O Brasil vendeu menos para os Estados Unidos, em 2009, no entanto duplicou suas exportações para o Mercosul e para a África.

05. A autossuficiência da economia nacional, na última década, possibilitou ao país sair ileso da crise econômica mundial, pois o mercado interno compensou o declínio das exportações.

Gab: 03

Questão 23)

Peso das commodities na pauta de exportações dobra em uma década.

Em % do total, de janeiro a junho

clip_image006

Fonte: Folha de São Paulo, 11/07/2010, p. B4.

Considerando a alteração do perfil da pauta de exportações brasileiras, aponte e explique a principal tendência registrada no gráfico, destacando o papel exercido pelo comércio com a China sobre essa tendência.

Gab:

Se mantido o comportamento das variáveis que constam no gráfico, a tendência é de que o Brasil deixe de ser exportador predominentemente de produtos manufaturas, assumindo um perfil mais típico de país fornecedor de matérias- primas. Outra provável tendência é uma redução na diversidade da sua pauta de exportações, o que torna o país mais dependente de mercados consumidores de tais produtos. Como decorrência revelada, tem-se uma ligação mais intensa ao comportamento das economias consumidoras dos produtos básicos.

A China, em função da manutenção de espetaculares taxas de crescimento econômico, tem aparecido no cenário internacional como um voraz consumidor de matérias-primas e fontes de energia. Neste sentido, países como o Brasil tem figurado como parceiros de relação comercial cada vez mais interessante, dadas as possibilidades de suprimento de tais necessidades de consumo. Assim é que na última década, especialmente, produtos como a soja, a carne ou o minério de ferro têm tido de parte da China uma fortíssima demanda.

Questão 24)

Observe os gráficos abaixo sobre as exportações brasileiras.

clip_image008

clip_image010

a) Com base no gráfico A e em seus conhecimentos, analise e explique as exportações brasileiras entre 2001 e 2010.

b) Compare as exportações brasileiras para a América Latina/Caribe e para a União Europeia (gráfico B). Explique as diferenças encontradas.

Gab:

a) O gráfico mostra que de 2001 a 2010 houve diminuição percentual das exportações brasileiras de manufaturados e aumento das exportações de semimanufaturados e de básicos/primários.

Isso decorre principalmente de dois fatores: incapacidade do parque industrial brasileiro de ofertar produtos manufaturados a preços competitivos no mercado internacional; e aumento do consumo de commodities no período, como resultado, sobretudo, do crescimento industrial da China.

b) A maior parte das exportações brasileiras, para a América Latina/Caribe são de manufaturados. Isso se deve ao fato de os países dessa região serem pouco industrializados e, dessa forma, dependentes externamente de bens industrializados.

A maior parte das exportações brasileiras para a União Europeia são produtos básicos/primários. Isso decorre do fato de os países desse bloco serem, como regra, industrializados e dependentes externamente de matérias-primas agrícolas e minerais.

Questão 25)

A diferença entre as exportações e importações, no estado de Goiás, tem apresentado variações ao longo dos últimos anos, sem caracterizar uma tendência. O quadro a seguir exemplifica essa situação.

clip_image012

Fonte: Secretaria de Indústria e Comércio do Estado de Goiás

Com base no quadro acima, os períodos em que a balança comercial apresentou, respectivamente, o maior e o menor saldo foram:

a) janeiro de 2006 e janeiro de 2010.

b) janeiro de 2009 e janeiro de 2010.

c) janeiro de 2010 e janeiro de 2006.

d) janeiro de 2011 e janeiro de 2010.

Gab: A

Questão 26)

Sobre a realidade socioeconômica brasileira atual é correto afirmar, exceto:

a) O Brasil é um grande fornecedor alimentício global, com destaque para a exportação de açúcar, café, suco de laranja e soja, além de carne bovina e de frango.

b) A crise econômica mundial, iniciada em 2008, deixou o Brasil em situação muito difícil, com consequências negativas na balança comercial, com aumento do desemprego e diminuição do consumo, afetando sobremaneira as classes menos favorecidas.

c) Um dos entraves brasileiros na área do agronegócio é a infraestrutura, em particular a precariedade da malha rodoviária e ferroviária que deveriam potencializar o fluxo até os portos.

d) O aproveitamento maior do potencial hidroelétrico, as pesquisas em biocombustíveis e as descobertas de petróleo no pré-sal deixam o Brasil em boa posição no setor energético.

Gab: B

Questão 27)

O gráfico abaixo apresenta elementos para a compreensão da sociedade brasileira entre 1964 e 1973. A esse respeito, é correto afirmar:

clip_image014

Fonte: ALVES, M.H.M. Estado e oposição no Brasil

(1964-1984). Petrópolis: Vozes, 1989, p.145.

a) A abertura política foi impulsionada pelo processo de crescimento econômico e pela inclusão social de novos setores até então marginalizados, que passaram a exigir uma contrapartida política devido à nova realidade brasileira.

b) As contestações políticas de setores das camadas médias urbanas intensificaram-se progressivamente, à medida que a recessão econômica se pronunciava, abrindo cisões entre os apoiadores do regime militar.

c) O endurecimento do regime militar coincidiu com uma conjuntura econômica favorável possibilitada, também, pelo controle e pela repressão ao movimento operário.

d) Uma conjuntura econômica desfavorável obrigou os governos militares a lançarem mão de medidas repressivas, como o AI-5, como forma de garantir a sobrevivência do regime.

e) A desestabilização do regime militar foi provocada pela não transferência de recursos para as Forças Armadas, a despeito do crescimento econômico verificado no período.

Gab: C

Questão 28)

Recentemente, foi divulgado um relatório sobre a competitividade econômica de diferentes países, o qual apontou a piora da situação do Brasil, perdendo seis posições na lista dos países ordenados por nível de competitividade. Esse relatório de competitividade é um estudo destinado a medir as condições do ambiente de negócios de diferentes países, sendo elaborado pelo Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Administração com base em dados oficiais e entrevistas com empresários. Sobre esse estudo e suas conclusões, assinale a alternativa correta.

a) Baixa produtividade, alto custo de vida, elevada carga tributária e infraestrutura ruim fizeram o Brasil perder posições na lista dos países ordenados por nível de competitividade.

b) Apesar de ser a oitava economia mundial, o Brasil ocupa o 44º lugar na relação de 59 países ordenados pelo nível de competitividade.

c) Na América Latina, segundo o estudo mencionado, o Brasil é o país que apresenta melhores condições de competitividade.

d) A ineficiência dos governos federal, estaduais e municipais não contribuiu para a piora da situação brasileira em termos de competitividade de sua economia.

e) A reforma tributária, discutida há décadas, em nada contribuirá para melhorar as condições de competitividade da economia brasileira.

Gab: B

Questão 29)

Balança de comércio do Brasil (1845-1889)

clip_image016

clip_image018

FREIRE, Américo, MOTTA, Marly e ROCHA, Dora. História em Curso. O Brasil e suas
relações com o mundo ocidental. São Paulo: Editora do Brasil; Rio de Janeiro:
Fundação Getulio Vargas, 2008. p 197. (Adaptado).

Após a análise criteriosa do quadro acima, relativo à balança comercial do Império brasileiro, conclui-se que

a) a queda nas exportações no final do século XIX pode ser explicada pela recente extinção do tráfico escravo.

b) o crescimento das exportações de café, principal produto da economia brasileira na época, foi o responsável pelo constante superavit da balança comercial entre 1860 e 1880.

c) o crescimento contínuo das importações pode ser explicado pelo decreto de 1844, que estabeleceu as Tarifas Alves Branco, favorecendo a entrada de produtos estrangeiros a baixos preços.

d) o equilíbrio da balança comercial na primeira década, demonstrada no quadro, deve-se ao aumento das exportações de bens de produção.

e) os períodos em que a balança comercial apresentou deficit correspondem a momentos de rebeliões internas, durante as quais os investimentos na produção eram desviados para a indústria bélica.

Gab: B

Questão 30)

Analise o gráfico apresentado a seguir, sobre a relação entre o Produto Interno Bruto e as exportações no Brasil durante o período entre 1973 e 2003.

clip_image020

(Fonte: SOUZA, Marcos e ALVIM, Carlos Feu. “O que afeta as exportações brasileiras?”
Economia & Energia. Nº 41: Novembro-Dezembro 2003. (Adaptado).
Disponível em <http://ecen.com/>. Acesso em: 06 maio 2010.)

Com base nas informações do gráfico, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Durante o período de vigência do Real supervalorizado, o valor das exportações brasileiras acompanhou o crescimento real do PIB.

b) No final da terceira década, o valor real do PIB era três vezes maior do que no início da primeira década.

c) O crescimento das exportações brasileiras foi contido, no período, pelo deflator do PIB dos EUA.

d) O valor relativo das exportações brasileiras oscilou em relação ao valor real do PIB, no período entre 1983 e 1993.

Gab: C

Questão 31)

Os governos de Collor de Melo e Itamar Franco deram início à abertura econômica nacional e ao Programa de Privatizações que se estendeu até 2002.

clip_image022

(BNDES apud TERRA, Lygia. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2008, p. 130.)

a) A partir das informações constantes no gráfico, elabore um texto situando os períodos relacionados às privatizações estaduais e federais e apresentando 1 (um) exemplo de privatização ocorrida em nível estadual e 1 (um) em nível federal.

b) Aponte uma mudança social ocorrida no país em decorrência das privatizações.

Gab:

a) O candidato deverá situar os períodos de 1991 - 1995 e 2001 - 2002 como de ocorrência de privatizações no âmbito das federais; e de 1996 - 2000 como de ocorrência tanto no âmbito das federais quanto das estaduais. Como exemplos de privatizações: em nível federal: as siderúrgicas estatais (Usiminas, CST, CSN, Cosipa, Açominas), a CRVD- Cia Vale do Rio Doce, a Rede feroviária Federal (REESA), Embraer , etc; no âmbito estadual: no setor de telecomunicações – Telest (Telemar), no setor financeiro (Bancos), etc.

b) Como mudança social, poderá abordar: o aumento de linhas telefônicas residenciais, de ligações elétricas residenciais e da taxa de desemprego; a diminuição da taxa de renda média da PEA do país , (ou diminuição da renda da população / queda dos rendimentos / aumento da pobreza), etc.

Questão 32)

A economia mundial começa a sair da mais profunda recessão desde o pós-Segunda Guerra, embora em ritmo lento. O mesmo acontece com a economia pernambucana, entretanto, com maior dinamismo.

Segundo as estimativas preliminares realizadas pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa (Agência CONDEPE/FIDEM), o Produto Interno Bruto estadual deverá obter, em 2009, um crescimento entre 3,2% e 4,2%. Com base no texto acima, podemos afirmar que:

00. o conjunto de investimentos públicos e privados e de obras de infraestrutura econômica e social vem sustentando o dinamismo da economia pernambucana.

01. o comportamento favorável da agropecuária, influenciado principalmente pelo desempenho positivo da pecuária, ajudou a alavancar o Produto Interno Bruto de Pernambuco, em 2009.

02. O desempenho positivo da construção civil no Estado, nos segmentos da construção pesada e predial, influenciou, sobremaneira, o crescimento do setor industrial, impulsionando o PIB de Pernambuco.

03. O fraco desempenho da formação bruta de capital fixo (investimentos em máquinas e equipamentos) de Pernambuco, em 2009, não contribuiu para o crescimento do PIB estadual.

04. O comportamento positivo do setor de serviços, que representa a maior parte do PIB estadual, possibilitou o crescimento da economia pernambucana, em 2009.

Gab: VVVFV

Questão 33)

Analise este gráfico:

Brasil: Distribuição percentual da população ativa,

segundo segmentos de atividades econômicas - 2000

clip_image024

Fonte: IBGE. Atlas do Censo Demográfico – 2000. Rio de

Janeiro: IBGE, 2003. p. 108. (Adaptado)

A partir da análise desse gráfico e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que,

a) em todas as regiões brasileiras, a predominância do setor de serviços e comércio independe do grau de desenvolvimento econômico alcançado, isoladamente, por elas.

b) no Brasil, as maiores variações inter-regionais do percentual de população ocupada estão relacionadas às atividades agrícolas e industriais.

c) no Centro-Oeste, a expressiva participação da população no setor de serviços e comércio está ligada, entre outros fatores, à presença de Brasília e da metrópole goiana.

d) no Sudeste, a reduzida parcela da população ocupada na atividade agrícola torna esse setor pouco atrativo aos investimentos de capital.

Gab: D

Questão 34)

Municípios que representam juntos 25% do PIB nacional

clip_image026

Fonte: IBGE. Produto Interno Bruto dos Municípios 1999-2002.
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/
noticia_visualiza.php?id_noticia=354

Observe o quadro acima e assinale a alternativa correta.

a) O crescimento das atividades econômicas na região nordeste justifica o aparecimento das capitais nordestinas na listagem apresentada.

b) A mudança na posição de Manaus na listagem apresentada é decorrente das dificuldades de comercialização de produtos de origem florestal.

c) Devido à expansão das atividades econômicas nas regiões metropolitanas, as cidades do entorno das capitais passam a ter representatividade significativa no PIB nacional.

d) A entrada das cidades do entorno das capitais na listagem apresentada está basicamente associada à atividade econômica representada pelo cinturão verde das regiões metropolitanas.

Gab: C

Questão 35)

Leia a notícia.

[O fraco desempenho da indústria no início de 2009, com retração de 17,2% na produção em janeiro e fevereiro, fez o Ministério da Fazenda admitir que o Brasil fechará o primeiro trimestre em recessão técnica...]

(O Globo, 23.04.2009)

Indique a alternativa que aponta a principal referência de medição da economia.

a) Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede a qualidade de vida da população.

b) Coeficiente de GINI, índice adotado internacionalmente, para medir a expectativa de vida.

c) Produção industrial de acordo com as exportações e importações de produtos manufaturados.

d) Produto Interno Bruto (PIB), que representa o total de riquezas produzidas em um país.

e) Crescimento da mão de obra e os índices de produtividade nos setores secundário e terciário.

Gab: D

Questão 36)

Já no final da década de 1940, Copacabana era um verdadeiro subcentro em formação.

O crescimento populacional do bairro (e da Zona Sul em geral) estimulava o desenvolvimento do comércio e dos mais variados serviços.

Maurício de A. ABREU

A evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro:

IPLANRIO/Zahar, 1987.

(...) a partir da década de 80, se estabelece solidamente e começa a proliferar um outro símbolo da descentralização das atividades terciárias, o shopping center. (...) o shopping center vem desbancando os subcentros tradicionais, os quais, algumas vezes, entram em visível declínio.

Marcelo Lopes de SOUZA

ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand, 2003.

Os dois textos remetem a momentos distintos do processo de descentralização das atividades comerciais e de serviços na cidade do Rio de Janeiro.

Explique o processo de formação de cada tipo de subcentro retratado nos textos. Em seguida, aponte duas causas para a crescente supremacia dos shopping centers em relação aos subcentros tradicionais.

Gab:

Os subcentros funcionais como Copacabana, Méier e Saenz Peña surgiram espontaneamente, em função do aumento das distâncias em relação à área central da cidade e da acessibilidade desses bairros; já os shopping centers são subcentros planejados por grandes empresas do ramo imobiliário e da construção civil.

Duas das causas:

• conforto ambiental

• boa acessibilidade em relação à rede de transporte urbano

• segurança proporcionada por um espaço segregado e vigiado

• maior facilidade (em relação ao comércio de rua) para estacionamento

• ações mercadológicas coordenadas, como, por exemplo, liquidações simultâneas

• comodidade da reunião de diferentes setores comerciais e de serviços em um só lugar

Questão 37)

Sobre espaço econômico brasileiro, assinale o que estiver correto.

01. O espaço econômico do país horizontalmente se limita à extensão do seu espaço geográfico e verticalmente tem seu aumento ou declínio, dependendo do comportamento da agricultura, das atividades industriais e da prestação de serviços.

02. O espaço econômico brasileiro vai além dos limites do território nacional, como consequência do grau de inserção mundial do país, gerado principalmente pelo processo de globalização da economia.

04. No início do século XVI, pelos limites estabelecidos no período colonial, a economia brasileira ficava restrita à parte habitada do território, mantendo poucas relações com os mercados externos.

08. A ampliação e a diminuição do espaço econômico brasileiro dependem unicamente da expansão da colonização e das fronteiras agrícolas. Quanto mais terras ocupadas e exploradas, mais cresce a produção que alimenta o processo econômico nacional.

16. O espaço econômico brasileiro atualmente é interpenetrado pelo espaço econômico das empresas transnacionais. Estas são empresas globais que agem em todos os espaços nacionais onde não encontram barreiras para sua livre atuação.

Gab: 22

Questão 38)

Durante os governos militares, entre as décadas de 60 e 80, a economia brasileira se apoiou no modelo do Tripé, em que o Estado foi o principal agente de organização da sociedade, através do planejamento do território. Na década de 90, esse modelo é substituído por outro, cuja base são as idéias neoliberais que rompem com o tipo de relação até então existente. Essas idéias podem ser sintetizadas da seguinte forma:

a) os recursos arrecadados em impostos pelo Estado devem visar ao investimento em infra-estrutura, como a refinação de petróleo, a produção de aço e as telecomunicações;

b) a eficiência da organização econômica é atingida quando o Estado orienta suas atividades pelas regras da empresa privada.

c) a ação do Estado deve sobrepor-se aos mecanismos do mercado, corrigindo-os e substituindo-os de acordo com a demanda social;

d) o papel do Estado é o de transferir para sua responsabilidade setores controlados pelo capital estrangeiro, como o siderúrgico;

e) a lógica da cobrança de impostos é prover o Estado de recursos para priorizar o desenvolvimento da pesquisa, do bem-estar social e dos ramos estratégicos à soberania nacional.

Gab: B

Questão 39)

O art. 45 da Constituição Federal determina que o número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, deve ser proporcional à população das unidades da Federação, sendo que nenhuma terá menos de oito ou mais de setenta Deputados.

clip_image028

A partir destas considerações e da análise do gráfico, considerando a estimativa populacional dos estados, a região brasileira que apresenta o maior números de deputados federais é a

a) Norte.

b) Nordeste.

c) Centro-Oeste.

d) Sudeste.

e) Sul.

Gab: D

Questão 40)

No mês de fevereiro de 2009, dados divulgados pelo Banco Central do Brasil mostraram que o esforço fiscal realizado pelo setor público – governo federal, os Estados, os municípios e as empresas estatais – havia começado o ano abaixo da meta fixada pelo governo federal. De acordo com os dados, o superávit primário do setor público acumulado em 12 meses (até janeiro/2009) caiu para um valor equivalente a 3,58% do PIB (Produto Interno Bruto), o menor nível desde 2004 e abaixo dos 3,8% perseguidos como meta pelo governo.

Assinale, dentre as alternativas seguintes, o que é o “superávit primário” do setor público.

a) É o montante da receita que o setor público (governo federal, os Estados, os municípios e as empresas estatais) consegue economizar, após o pagamento de suas despesas, sem considerar, nessas despesas, os gastos com o pagamento dos juros da dívida pública.

b) É o montante da receita que o setor público (governo federal, os Estados, os municípios e as empresas estatais) consegue economizar, após o pagamento de suas despesas, incluindo, nessas despesas, os gastos com o pagamento dos juros da dívida pública.

c) É o total de impostos arrecadados pelo setor público (governo federal, os Estados, os municípios).

d) É o total de impostos arrecadados pelo setor público, somente no âmbito da União (governo federal).

e) É o mesmo que déficit público.

Gab: A

Questão 41)

O pré-sal é um conjunto de reservatórios de petróleo que se encontram sob a camada de sal que abrange do litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 quilômetros de extensão por até 200 quilômetros de largura, sob uma lâmina de água que varia entre 1,5 mil e 3 mil metros e um pacote de 3 mil e 4 mil metros de sedimentos. Desde o anúncio de sua descoberta, o Governo Brasileiro busca estabelecer uma política para administrar estes recursos. Das afirmações abaixo, a única VERDADEIRA é:

a) O Governo abriu a possibilidade de exploração deste campo para qualquer empresa petrolífera interessada para assim tornar o Brasil um país exportador de petróleo.

b) O Presidente assinou um decreto proibindo a exploração dos reservatórios, devido aos riscos ambientais, seguindo o exemplo dos EUA em relação aos campos petrolíferos do Alasca.

c) A PETROBRAS recebeu do governo exclusividade na exploração de toda a reserva, pois ela seria a única empresa a dispor de tecnologia para explorar petróleo a tão grande profundidade.

d) Foi criada uma comissão interministerial para reformular a atual lei do Petróleo, na esperança de que os lucros obtidos com a exploração do petróleo não se concentrem nas empresas petrolíferas, mas que retornem para a sociedade.

e) Foi decidido que a atual lei do petróleo será mantida com está, ou seja, empresas que desejam procurar e explorar petróleo do pré -sal disputam a autorização em leilões promovidos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), que regula as atividades da indústria de petróleo e gás no Brasil.

Gab: D

Questão 42)

A organização do espaço geográfico da Amazônia no século XX reflete uma história de violência, conflitos e lutas. Sobre os processos que se desenvolveram nesse período na Região, é correto afirmar que:

a) a participação de grupos transnacionais com pesquisas na Amazônia está relacionada ao processo de internacionalização da Região.

b) o Banco da Amazônia e a Sudam impediram a Amazônia legal de ser transformada em cenário de investimentos com recursos privados.

c) a distribuição de terras para trabalhadores rurais na Região foi acompanhada da implantação de infra-estrutura de serviços como hospitais e escolas.

d) os projetos econômicos implantados na Região asseguraram às populações indígenas e ribeirinhas boas condições econômicas, sociais e políticas.

e) as rodovias Belém-Brasília e Transamazônica reduziram as migrações e a especulação fundiária que antes retalhara a Região em imensos latifúndios.

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis