quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Recursos Naturais 5

Questão 130)

Assinale a afirmativa CORRETA:

a) A mata Atlântica tem como problemas a grande concentração urbana, pólos industriais, oleodutos, mineração industrial, caça e pesca predatórias.

b) O ecossistema Amazônico tem atualmente como fatores principais de degradação a expansão urbana desenfreada, o turismo e projetos agropecuários.

c) As principais ameaças ao pantanal são a expansão urbana desenfreada, o turismo, o garimpo, a caça e a pesca predatórias.

d) A caatinga tem como principais ameaças expansão urbana desenfreada, pastagens, prospecção e exploração de lençóis de água.

e) O cerrado apresenta como fatores principais de degradação a expansão urbana desenfreada, garimpo e projetos agropecuários.

Gab: E

Questão 131)

Associe os conceitos descritos na coluna 1 aos conceitos que melhor os definem, relacionados na coluna 2.

COLUNA 1

(1) Biodiversidade

(2) Biopirataria

(3) Aqüífero Guarani

(4) Agenda 21

COLUNA 2

( ) É a maior reserva subterrânea de água doce do mundo. Sua maior parte fica em subsolo brasileiro. Atualmente a pureza de suas águas vem sendo ameaçada pelo uso de adubos e defensivos agrícolas que se infiltram no solo nas áreas de agricultura mecanizada do Centro-Oeste e Oeste paulista.

( ) Corresponde a toda variedade de seres vivos do planeta que interagem entre si e com o meio ambiente. Sua preservação depende de uma ação global, daí a importância dos tratados internacionais. Atualmente as propostas de META DO

MILÊNIO visam garantir essa sustentabilidade ambiental.

( ) É um programa de ações que estabelece metas e diretrizes de construção do desenvolvimento sustentável com o objetivo de conter a degradação ambiental, conciliando a proteção ambiental com justiça social e crescimento econômico.

( ) É praticada por grandes conglomerados transnacionais que se aproveitam de forma indevida dos recursos naturais que só existem em determinado país, passando a usá-los para fins industriais. Posteriormente esse conhecimento é patenteado em âmbito internacional, sem que as comunidades locais tenham direito à participação financeira com essa exploração.

A Amazônia brasileira é vítima dessas gangues internacionais.

A alternativa que apresenta a seqüência correta é

a) 4 3 2 1

b) 4 2 3 1

c) 3 1 4 2

d) 2 3 4 1

e) 1 4 3 2

Gab: C

Questão 132)

Nas eleições ocorridas no Brasil em 2006, verificou-se, por determinação da justiça eleitoral, a proibição de propagandas, patrocinadas por candidatos a cargos eletivos e partidos políticos, como cartazes, outdoors e pichações de muros. Tendo em vista essas considerações, apresente e explique o tipo de poluição que essas propagandas ocasionam no espaço urbano.

Gab:

Poluição visual. Esse tipo de poluição relaciona-se à exploração do espaço urbano pela publicidade eleitoral, com elementos que ocupam o horizonte visual das pessoas que circulam nesses espaços, que aumenta a oferta de símbolos e informações no espaço urbano.

Questão 133)

No quadro, são listadas ameaças ambientais às águas marinhas brasileiras e exemplos de suas respectivas áreas de ocorrência.

clip_image002

Estão corretas as correlações entre ameaças ambientais e áreas de ocorrências:

a) I, II, III, IV e V.

b) I, III e V, apenas.

c) II, III e IV, apenas.

d) I, II, III e V, apenas.

e) I e V, apenas.

Gab: D

Questão 134)

Pântanos correspondem a planícies em que ocorre concentração de água. Esses locais são essenciais para a dinâmica ambiental. Observe a figura abaixo e responda às perguntas.

clip_image004

Fonte: adaptado de http:/www.uv.mx/usbi_xal/bd/mac/mac12pan.pdf

a) Por que o fluxo de água é mais regular nas bacias fluviais que possuem pântanos?

b) O efeito estufa é provocado por fatores de ordem antrópica e natural. Qual é a ação dos pântanos na manutenção do efeito estufa? Justifique sua resposta.

c) Quais são os impactos ambientais que os pântanos sofrem em decorrência das atividades humanas?

Gab:

a) As bacias fluviais com pântanos, por serem de menor declive, promovem a redução da velocidade de escoamento e o alagamento de vastas áreas. O escoamento mais lento e gradativo promove uma recarga do canal mais homogênea durante o ano.

b) Áreas pantanosas são emissoras de metano, que contribui para o efeito estufa. Essas áreas apresentam condições de pouca oxigenação, o que favorece um acúmulo de matéria orgânica e sua decomposição em condições anaeróbicas, o que gera metano.

c) Os principais impactos são: aterramento dessas áreas para a ocupação, dragagem para o uso agrícola, assoreamento decorrente de atividades a montante e contaminação das águas por diferentes fontes.

Questão 135)

No dia 04 de junho de 2006 o programa Globo Rural apresentou uma reportagem sobre o processo de desertificação no Nordeste brasileiro, associado à pequena produção agrícola. Nessa matéria aparece relatado o seguinte:

As áreas mais críticas ficam no sertão nordestino. Em Irauçaba (CE), a desertificação avança sobre a caatinga e faz surgir uma imensidão de areia; o mesmo ocorre no Seridó, entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba; em Cabrobó (PE), o solo degradado se transforma num tapete de pedras. Apesar de ser mais comum na Caatinga, o problema também pode surgir em outro tipo de ambiente. A maior área em desertificação do país é de Gilbués, sul do Piauí.

(DESERTO Brasileiro. Disponível em: http://globoruraltv.globo.com.br. Acesso em: 23 jul. 2006.)

Em relação ao processo de desertificação no Nordeste brasileiro e sua associação à pequena produção agrícola, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) A maior parte da desertificação ocorre nas pequenas propriedades do sertão nordestino, aumentando a pobreza no campo e o processo de emigração.

b) A desertificação atinge as áreas produtoras de cana-de-açúcar, reduzindo a produção de álcool combustível.

c) O processo de desertificação é derivado das forças da natureza, devido às características edafoclimáticas da região.

d) O desmatamento, o garimpo e as queimadas são outras práticas que aceleram o processo de desertificação.

e) A desertificação é um problema social e ambiental, pois torna a terra improdutiva e desprovida de vegetação, afetando a produção agrícola do pequeno produtor.

Gab: B

Questão 136)

Observando o mapa apresentado por Ab’Saber (1997), partindo do ponto I em direção ao ponto II, quais os domínios morfoclimáticos e fitogeográficos que se sucedem?

clip_image006

a) Complexo litorâneo, vegetação mista de encosta, vegetação de infra-zonais de serras úmidas, mata de galerias, bosques subtropicais e zonas de campos limpos.

b) Zona da mata nordestina, sertão agreste e semi-árido, bacia dos campos cerrados do centro-sul, área de transição entre o planalto das araucárias e as coxilhas com pradarias mistas.

c) Culturas tropicais e babaçuais, agreste nordestino, lavouras extensivas do planalto central, campos alpinos do sudeste, campos de altitude, floresta de araucárias e campos sujos.

d) Vegetação semi-árida, agreste nordestino, caatinga, cerrado, campos de altitude, serra geral, floresta tropical e pampa riograndense.

e) Caatinga/semi-árida, área de transição, caatinga/semiárida, cerrado, domínio tropical/mares de morros e chapadões florestados, planalto de araucárias, área de transição planalto das araucárias e coxilhas com pradarias mistas.

Gab: E

Questão 137)

Em 2004, o IBGE divulgou o novo mapa de biomas e ecossitemas brasileiro. Utilizando-se do mapa que segue, podemos afirmar em relação à questão socioambiental do Brasil que:

clip_image008

a) A extração de petróleo é o maior responsável pela degradação do bioma Amazônico.

b) A intensa urbanização, e a conseqüente formação de ilhas de calor, agravou o aproveitamento agrícola do bioma Caatinga.

c) O mercúrio utilizado no garimpo nas últimas décadas compromete o bioma Mata Atlântica.

d) A expansão da soja é grande ameaça ao bioma Cerrado.

e) O turismo desenfreado provocou o assoreamento que compromete hoje o bioma Pantanal.

Gab: D

Questão 138)

Na década de 1980, o trecho morto do rio Tietê chegava a 300km. Hoje, é três vezes menos.

Todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO

a) O Tietê, “rio verdadeiro”, em tupi, ainda possui trechos que denotam uma morte enfeitada por blocos de isopor e garrafas pet.

b) O superpovoamento da várzea e a destruição da mata ciliar contribuíram para deteriorar as águas do rio.

c) O rio se arrasta, na área da capital, com quantidade suficiente de oxigênio nas suas águas.

d) A revitalização do rio teve início, sendo que quase metade do esgoto que nele chega já é tratado.

Gab: C

Questão 139)

Leia o texto.

A vegetação marcante, a floresta aciculifoliada, foi quase destruída. Esse fato se deu não só devido à expansão da agricultura, mas também em decorrência da exploração de sua madeira pela indústria da construção civil e pela indústria de papel e celulose. Assim, resta atualmente menos de 5% de sua cobertura original.

O texto acima faz referência ao seguinte bioma brasileiro:

a) Cerrado.

b) Mata Atlântica.

c) Amazônico.

d) Araucária.

Gab: D

Questão 140)

Leia o texto.

Norte de Minas poderá virar deserto

A Região Norte de Minas Gerais corre o risco de virar deserto. Com o aumento da temperatura em 0,7 graus nos últimos cem anos e a previsão de elevação do calor entre 1,4 e 5,8 graus até 2106, há o perigo de surgimento de terrenos arenosos e secos em 16% do território brasileiro, incluindo parte do Estado. Além de agravar os problemas sociais, o aquecimento traria prejuízos a quase 500 mil produtores rurais mineiros e à economia regional. Essas são algumas das conclusões do relatório

“Mudanças do Clima, Mudanças de Vida”, elaborado por cientistas do Greenpeace.

Fonte: Hoje Em Dia. Minas. Belo Horizonte, 29 de setembro de 2006.

A notícia divulgada pelo relatório do Greenpeace pode ser justificada por vários fatores, EXCETO

a) presença de clima tropical semi-árido.

b) predomínio de uma formação vegetal homogênea e xerófila.

c) existência de solos rasos e arenosos.

d) degradação ambiental provocada pela ação antrópica.

Gab: B

Questão 141)

Em 1970, 1% da Amazônia estava desmatada. Em 2006, 17% da floresta desapareceu. Em uma geração, 680 mil km2 de florestas foram eliminados.

(Valor. 01/08/2006, p. A12)

Assinale a alternativa que apresenta uma causa e uma conseqüência deste desmatamento.

clip_image010

Gab: D

Questão 142)

Estima-se que, das florestas tropicais litorâneas brasileiras, apenas 5% sobreviveram do início da colonização até nossos dias. Esse montante é atualmente alvo de mais cuidados que visam à sua preservação. A respeito da distribuição geográfica do que restou pode-se afirmar que

a) a maior parte do que restou se concentra no litoral do Ceará e está relativamente preservada em razão do baixo desenvolvimento econômico da região.

b) o maior fragmento contínuo de florestas tropicais se situa no litoral de São Paulo, em áreas de escarpas íngremes, vales e restingas que foram decretadas como áreas naturais protegidas.

c) a maior presença de fragmentos das florestas tropicais encontra-se no litoral do Rio de Janeiro, já que lá houve pequeno desmatamento em razão do baixo povoamento histórico dessa área.

d) é no sul da Bahia que se encontra a maior concentração dos fragmentos das florestas tropicais litorâneas. São áreas de difícil acesso, fundos de vale profundos, transformados em parques nacionais.

e) os maiores fragmentos de floresta tropical e que se equivalem, estão no litoral do Espírito Santo e no do Paraná, em áreas protegidas por parques nacionais, e que ficam em regiões escarpadas.

Gab: B

Questão 143)

“(...) a preocupação muito difundida quanto à configuração de uma crise ambiental expressa seja no esgotamento dos recursos naturais, na perda da diversidade biológica, nas mudanças atmosféricas, na crescente produção de rejeitos comprometedores das condições ambientais, seja, ainda, na evidência de que os sistemas econômico-sociais vigentes vêm gerando formas inegáveis de exclusão, em diferentes âmbitos espaciais, justifica a adesão à noção de desenvolvimento sustentável, que parece conter a capacidade de superar a ameaça à sobrevivência humana na Terra”

(In AJARA, C. As difíceis vias para o desenvolvimento sustentável: gestão descentralizada do território e zoneamento

ecológicoeconômico. ENCE/Rio de Janeiro. 2003. p. 6).

A partir da afirmação acima, faça o que se pede a seguir:

a) Explique o que significa “desenvolvimento sustentável”?

b) Dê dois exemplos que mostrem que tanto a pobreza extremada dos países periféricos quanto a opulência do consumo das sociedades ocidentais mais ricas são causadoras da insustentabilidade ambiental da atualidade.

Gab:

a) Embora as origens da noção de desenvolvimento sustentável possam ser resgatadas no final da década de 1960, somente duas décadas após, o Relatório Brundtland, produzido no âmbito da Comissão Mundial da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, tornou-se um marco quanto à sua formalização. Assim sendo, o desenvolvimento sustentável é á dinâmica que combina a satisfação das necessidades básicas no presente com o compromisso de atendimento às necessidades das gerações futuras, o que coloca ênfase na solidariedade intergeracional que marca essa noção de desenvolvimento.

b) A pobreza extremada, ou miséria, dos países periféricos e a acumulação excessiva de recursos diversos nas sociedades ricas são as responsáveis pela insustentabilidade ambiental do planeta, na atualidade. A primeira (a miséria) promove, através de atividades agrícolas e extrativas predatórias, práticas arcaicas de/e para o cultivo e extração (queimadas, retirada de cobertura vegetal, impermeabilização dos solos, poluição de águas potáveis e destruição de mananciais), causando o esgotamento dos solos agrícolas, a destruição de ecossistemas frágeis (por exemplo, as estepes com a pecuária extensiva,...), poluição das águas potáveis com a destruição de mananciais (ocupação das encostas e das florestas úmidas, lançamento de dejetos orgânicos e inorgânicos nas águas urbanas,...), dentre outras. Já a produção e acumulação excessiva das sociedades de consumo mais ricas, por produzirem muito lixo, necessitarem de muita energia, obrigando ao consumo exacerbado de recursos energéticos (fósseis, principalmente) e de matéria-prima, o que reduz a cobertura florestal no planeta, a água potável, a existência de solos agricultáveis..., dentre outras conseqüências.

Questão 144)

Na conferência do meio ambiente em Estocolmo, Suécia, 1972, surgiu a idéia de um modelo de desenvolvimento denominado ECODESENVOLVIMENTO. Mais recentemente, surge uma nova expressão DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, que é entendido como

a) um modelo de desenvolvimento que o FMI elabora, para implantar nos países que lhe são devedores.

b) um processo de desenvolvimento, destinado a satisfazer as necessidades atuais da humanidade, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de satisfazer as próprias necessidades.

c) um processo de equilíbrio entre o comércio e a indústria.

d) um modelo de desenvolvimento, baseado nas práticas indígenas do Alto Xingu.

e) um modelo de desenvolvimento que garantirá maior produtividade dos cultivares, visando ao bem-estar da humanidade no século XXI.

Gab: B

Questão 145)

A partir do mapa, responda.

clip_image012

Fonte: Atlas geográfico escolar, IBGE, 2002.

As áreas 1 e 2 representadas no mapa correspondem, respectivamente:

a) ao domínio dos “mares de morros” e às concentrações urbanas.

b) ao domínio da mata Atlântica em relação à sua área original, e à extensão atual.

c) à área de atuação da massa tropical atlântica e à ocorrência de chuvas orográficas.

d) às áreas em desertificação e à poluição urbano-industrial.

e) às áreas de escudos cristalinos e à mata tropical de encosta.

Gab: B

Questão 146)

O ser humano tem a capacidade de interferir na geomorfologia terrestre. Sua ação se faz presente no conjunto de fatores externos que atuam sobre o relevo e suas mudanças são mais locais e intensas do que extensas. É exemplo da ação indireta do homem sobre o relevo,

a) a construção de portos flutuantes que impermeabilizam as margens dos rios.

b) o represamento de rios que passa a controlar o fluxo das águas.

c) o uso da energia das marés que reduz a capacidade erosiva das águas do mar.

d) o desmatamento que expõe o solo e as rochas a vários tipos de erosão.

e) a criação de cisternas e poços destinados à irrigação.

Gab: D

Questão 147)

clip_image014

MORAES, P.R. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: HARBRA, 2003. p.155.

Com base no gráfico e em seus conhecimentos, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Os problemas de queimada na Amazônia só não são maiores devido à ocorrência do “período das chuvas”, que tem início em julho.

b) Os focos de calor na Amazônia estão associados às derrubadas da mata para instalação de áreas agrícolas e de pastagem.

c) Apesar dos esforços governamentais, entre 1999 e 2001, o número de queimadas na Amazônia não se reduziu.

d) A existência das queimadas não apenas ameaça a preservação da biodiversidade, como também compromete a fertilidade dos solos a médio e longo prazos.

e) O dióxido de carbono, liberado na queimada da floresta, contribui para o aquecimento da atmosfera e para a proliferação de doenças respiratórias na região norte do país.

Gab: A

Questão 148)

Leia o texto e faça o que se pede:

Chuva deixa desabrigados, causa enchentes em SP e corta energia no Rio Fortes pancadas de chuva causaram deslizamentos, enchentes e trânsito, na tarde desta terça-feira, nos municípios localizados na região metropolitana de São Paulo. Cerca de 50 pessoas ficaram desabrigadas, em Santo André, mas não há registros de feridos. No Rio de Janeiro, regiões ficaram sem energia. Bairros de Niterói e de São Gonçalo permaneciam sem luz, por volta das 20h.

As tragédias relacionadas às chuvas se repetem a cada verão na região metropolitana de São Paulo.

Relacione a urbanização da região com clima úmido na recorrência do fenômeno das enchentes:

Gab:

Com a intensa urbanização, há a impermeabilização do solo e das várzeas dos rios, impedindo a absorção da água. Além disso, muitos rios foram retificados, diminuindo a área da vazante. Num local de clima úmido, onde as chuvas de verão são muito intensas, a água não é absorvida nem escoada de imediato, causando assim, a enchente.

Questão 149)

Leia o texto abaixo e responda:

“Atingido pela construção de Brasília e das rodovias que passaram a integrar a nova capital ao resto do país, esse bioma vem rapidamente sendo degradado por causa das atividades econômicas desenvolvidas nos últimos anos, principalmente em relação ao seu manejo.”

(Adapt. ALMEIDA, Lucia Marina Alves de e RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras

da Globalização: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, p. 90, 2004).

Nas opções abaixo, aponte o bioma referido no texto e as principais atividades econômicas desenvolvidas que causam sérios impactos ambientais:

a) Caatinga. Pecuária e principalmente o cultivo da cana de açúcar, agravando a desertificação e a poluição em geral.

b) Cerrado. Pecuária, cultivo da soja e garimpo, agravando o desmatamento e a poluição em geral.

c) Cerrado. Urbanização e invasão de reservas indígenas, agravando o desmatamento e a poluição em geral.

d) Cerrado. Aumento da população e invasão de terras, agravando o desmatamento e a poluição em geral.

e) Caatinga. Pecuária e produção de lenha, agravando a desertificação e a poluição em geral.

Gab: B

Questão 150)

As estatísticas de desmatamento e queimadas no território Brasileiro são alarmantes. A intensidade do desmatamento tem avançado em direção ao interior do País, atingindo as áreas do Cerrado e da Floresta Amazônica, dando origem a áreas de pastagem ou lavouras, com enormes prejuízos ambientais. Essa necessidade de ocupação desordenada do território está relacionada a qual(is) causa(s) apresentada(s) a seguir?

01. Às pressões das indústrias madeireiras e de produtos alimentares sobre os recursos naturais.

02. Aos tipos de terrenos mais planos e com solos mais profundos, aptos para a agricultura comercial e a pastagem no interior do País.

04. Ao menor preço pago pelas terras distantes das áreas de maior dinamismo econômico.

08. À pressão demográfica no campo.

16. À frente agrícola que se dirige para áreas de solos mais férteis, próximas aos grandes mercados consumidores.

Gab: 07

Questão 151)

As formas inadequadas de destinação final do lixo têm sido um dos graves problemas ambientais enfrentados pelas cidades brasileiras. Para diminuir os problemas causados pelo lixo em áreas urbanas e contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente, várias formas de tratamento do lixo têm sido empregadas pelas administrações públicas municipais e empresas privadas, dentre as quais estão:

a) incineração, reciclagem e compostagem.

b) aterro sanitário, acondicionamento e reciclagem.

c) coleta seletiva, educação ambiental e compostagem.

d) compostagem, reaproveitamento e aterro sanitário.

e) coleta seletiva, acondicionamento e incineração.

Gab: A

Questão 152)

A Amazônia é uma área de importância mundial que abrange territórios pertencentes a Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela, a chamada Amazônia Continental. No Brasil, esta 69% de sua área, a qual foi demarcada como Amazônia Legal, abrangendo vários estados.

Em função de sua importância mundial, a região tem sido alvo de interesses de diversas perspectivas internacionais.

Com relação à Amazônia, considere as seguintes afirmativas, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) A questão de soberania nacional do Brasil e dos paises da região é constantemente discutida. Na verdade, já existe uma presença militar externa na Amazônia, imposta pelo Plano Colômbia, que permite aos EUA o fornecimento de assessores e material bélico para o combate ao narcotráfico e a guerrilha.

( ) A pressão internacional fez com que o Brasil resolvesse o problema ambiental na Amazônia a partir da adoção de formas racionais de exploração da natureza, baseadas em tecnologias não predatórias que preservam o equilíbrio ambiental.

( ) Os núcleos urbanos na Amazônia brasileira representam pouco mais de 5% da área florestal, o que evita agressões decorrentes das construções civis, pavimentações, depósitos de lixo e emissões de esgotos sem tratamento.

( ) O direito de usar o potencial genético das espécies encontradas na Amazônia é amplamente debatido. No Brasil, entretanto, a maior parte do conhecimento científico sobre a floresta é gerado por nações estrangeiras, e os medicamentos produzidos com a flora brasileira não representam pagamentos ao Brasil ou as comunidades que vivem na floresta.

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, indique a alternativa que apresenta a seqüência correta.

a) VFVF.

b) FFVV.

c) FVVF.

d) VVFF.

e) VFFV.

f) I.R.

Gab: E

Questão 153)

O governo brasileiro acaba de ganhar um aliado inesperado em sua proposta de criar um fundo contra as emissões de carbono na Amazônia: o Banco Mundial (Bird). Num relatório divulgado [recentemente], o banco afirma que o carbono do desmatamento evitado é a “grande oportunidade inexplorada”.

(ANGELO, 2006, p.A17).

A partir de análise do texto e dos conhecimentos sobre florestas, identifique as afirmativas verdadeiras:

I. O encolhimento das florestas tropicais no mundo é decorrente da baixa fertilidade natural do solo, que são de origem vulcânica e, portanto, favoráveis à agricultura.

II. A vegetação das florestas tropicais estoca nos troncos, folhas e raízes grandes quantidades de carbono, que é lançado na atmosfera quando essa vegetação é derrubada ou queimada.

III. O desmatamento das regiões tropicais não ocorre apenas devido à pobreza dos habitantes dessas regiões, sendo, também, resultante da expansão de atividades agrárias.

IV. A localização de florestas tropicais em áreas de maior densidade demográfica do Planeta justifica a sua degradação.

INSTRUÇÃO: Para responder a essa questão, identifique as afirmativas verdadeiras e, em seguida, marque o número correspondente à alternativa correta de acordo com o seguinte código:

01. I e II.

02. I e IV.

03. II e III.

04. II e IV.

05. I, II e IV.

Gab: 03

Questão 154)

clip_image016

O processo de degradação ambiental da Mata Atlântica, indicado nos mapas, é responsável pela diminuição e quase eliminação desse bioma, que se trata de uma formação

01. higrófila, latifoliada, perene e estratificada.

02. tropófila, adaptada a duas estações: inverno e verão.

03. mesófila, homogênea e hidrófila.

04. xerófila, heterogênea e herbácea.

05. hidrófila, aciculifoliada e perene.

Gab: 01

Questão 155)

Assinale a alternativa que apresenta uma ação ou atividade não relacionada com a degradação do Pantanal Matogrossense.

a) Poluição por agrotóxicos.

b) Destruição dos manguezais pela atividade portuária.

c) Pesca predatória.

d) Atividade turística cada vez mais intensa e freqüentemente desordenada.

e) Assoreamento e contaminação de cursos de água provocados por garimpos.

Gab: B

Questão 156)

Em se tratando de impactos ambientais nos diferentes ambientes brasileiros, pode-se afirmar corretamente que:

a) Nas planícies fluviais e flúvio-marinhas do Nordeste, recobertas, respectivamente, por matas ciliares e manguezais, os principais impactos derivam de desmatamentos desordenados e de aumento da salinidade hídrica e edáfica.

b) Os enclaves de matas úmidas no domínio morfoclimático das caatingas estão sendo preservados, mantendo-se o equilíbrio ecológico, a qualidade ambiental e a capacidade produtiva dos recursos naturais.

c) O domínio morfoclimático dos mares de morros revestidos pelos cerrados e araucárias não tem apresentado maiores impactos em face da baixa pressão exercida pela população sobre a base de recursos naturais.

d) Os domínios das caatingas, dos cerrados e da mata atlântica apresentam uma ocupação ordenada que se adapta à capacidade de suporte do ambiente, alcançando condições de equilíbrio socioambiental.

Gab: A

Questão 157)

Sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUc)é correto afirmar que:

a) As Áreas de Proteção Ambiental (APA’s) enquadram–se no Grupo das Unidades de Proteção Integral.

b) Parques e Estações Ecológicas pertencem ao Grupo das Unidades de Uso Sustentável.

c) As Áreas de Preservação Permanentes (APP’s) abrangem ambientes muito vulneráveis como as matas ciliares e os manguezais.

d) As Unidades de Conservação só podem ser criadas a partir de iniciativas governamentais e a nível federal.

Gab: C

Questão 158)

São verdadeiras as afirmações abaixo sobre o Nordeste brasileiro, EXCETO:

a) A degradação generalizada dos recursos naturais renováveis em ambientes secos, semi-áridos ou subúmidos, implica a expansão do processo de desertificação nos sertões.

b) Na área do bioma da caatinga, existem possibilidades de ocorrência de fontes de energia oriundas do agro extrativismo.

c) As serras úmidas estão sendo ordenadamente ocupadas em obediência aos preceitos normativos da legislação ambiental.

d) Em relação ao consumo primário de energia, as fontes mais importantes para o Nordeste são a hidreletricidade, o petróleo e a produção de lenha e carvão.

Gab: C

Questão 159)

Em relação às conseqüências resultantes da degradação ambiental provocada pela ação antrópica na superfície terrestre, é correto afirmar:

I. Essas ações provocam o desvio das massas de ar quente e das correntes marítimas frias do Oceano Atlântico.

II. A capacidade de retenção hídrica do solo é diminuída e, conseqüentemente, há redução de evaporação.

III. O aumento do volume de polens em suspensão na estratosfera afeta o processo de formação das chuvas.

IV. A redução da cobertura vegetal provoca o desequilíbrio da balança térmica no nível da superfície e a diminuição da pluviosidade.

INSTRUÇÃO: Para responder a essa questão, identifique as afirmativas verdadeiras e, em seguida, marque o número correspondente à alternativa correta de acordo com o seguinte código:

01. I e II.

02. I e IV.

03. II e III.

04. II e IV.

05. I, II e IV.

Gab: 04

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis