quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Recursos Naturais 3

Questão 65)

Os mapas A e B representam parte do território nacional, com delimitação de área segundo dois importantes elementos para estudo do espaço brasileiro.

clip_image002clip_image004

clip_image006

a) Identifique a que se referem, respectivamente, as áreas representadas nos Mapas A e B.

b) Quais os principais problemas ambientais da atualidade verificados na região? Que tecnologia geográfica vem sendo empregada para o monitoramento dessa região?

Gab:

a) O mapa A corresponde ao Bioma Amazônico (Amazônia) e o mapa B corresponde à Amazônia Legal.

b) Os principais problemas ambientais são os desmatamentos e as queimadas ocasionados pela retirada de madeira para exploração econômica e o avanço das atividades agrícolas e pecuárias sobre as áreas de floresta. No monitoramento da região destaca-se a utilização de técnicas e produtos do sensoriamento remoto (satélites e radares).

Questão 66)

Em Beberibe, Pernambuco, os conflitos ocasionados pela pesca predatória da lagosta, principalmente com compressor, por embarcações que vêm do Rio Grande do Norte e de Fortim; geram morte, violência (brigas e tiros) e barcos queimados.

(O Povo, 16.09.2008)

Sobre os principais problemas da região supracitada, pode-se considerar que

I. há falta de fiscalização da pesca predatória;

II. aumentará a produção de lagosta;

III. a pesca artesanal tende a desaparecer;

IV. os conflitos com a comunidade continuarão.

É correto o que se afirma em

a) I, II, III e IV.

b) I, II e III, apenas.

c) I, III e IV, apenas.

d) I e II, apenas.

e) II e IV, apenas.

Gab: C

Questão 67)

Desertificação, segundo a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, é “a degradação generalizada da terra nas regiões áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultante de vários fatores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas”. Sobre esse tema, responda o que se pede a seguir.

a) Mencione uma atividade humana responsável pela desertificação.

b) Cite uma conseqüência do processo de desertificação para o meio natural.

c) Cite um problema social resultante da desertificação.

d) Identifique o segmento do território cearense que apresenta maior susceptibilidade à desertificação.

Gab:

a) a exploração tradicional e de baixo nível tecnológico dos recursos em áreas secas e pobres, as mais suscetíveis à desertificação, tem levado ao virtual esgotamento da biodiversidade. A pecuária extensiva exerce grande pressão sobre a vegetação nativa, tanto pela eliminação das plantas como pela compactação do solo devido ao pisoteio, mudando a composição florística da vegetação nativa e permitindo a difusão de espécies invasoras sem valor ecológico. Por outro lado, a agricultura tradicional de sequeiro com as culturas de milho, feijão e arroz são bastante exigentes em solo e água, promovendo o esgotamento rápido dos solos, a agricultura itinerante e a rotação de terras. Além disso, muitas áreas são deixadas em pousio já em estado de degradação avançada, agravando os problemas de perda de solo e de fertilidade natural em virtude da proliferação de pragas invasoras. A queimada é também uma prática corrente que degrada a microfauna do solo. O desmatamento para uso da madeira para fins energéticos também é um fator de degradação. A superexploração do extrativismo também leva à perda da biodiversidade.

b) a desertificação acarreta diminuição da umidade no ambiente e ampliação das condições de aridez, provocando alterações do comportamento do ciclo hidrológico nas áreas em que o processo está em curso, com diminuição das precipitações e da recarga de reservatórios de águas superficiais e subterrâneas. Há diminuição da biodiversidade, tanto animal quanto vegetal. Os solos tornam-se improdutivos. Esse conjunto de situações gera áreas desertificadas em zonas climáticas nas quais naturalmente situações análogas a desertos não ocorreriam.

c) a desertificação tem grande impacto social, pois tem como resultado a diminuição da produtividade, implicando aumento da fome, aumento da pobreza, deterioração dos meios de subsistência das populações tradicionais e desagregação de hábitos de vida rural. Está na raiz do êxodo rural em diversas áreas do mundo, aumentando o problema da fome e da pobreza também nas áreas urbanas.

d) grande parcela do sertão cearense encontra-se sujeita a processos de desertificação, pois sofre intensa pressão exercida pelas atividades sociais tradicionais sobre o ecossistema frágil do semi-árido, cuja capacidade de regeneração é baixa. A região de Irauçuba vem sendo indicada pelos pesquisadores como a área mais problemática no tocante a essa situação.

Questão 68)

Microbacia do Ribeirão Faxinal (Botucatu/SP): 1972-2000

clip_image008

(Anais I Seminário de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica

do Paraíba do Sul: o Eucalipto e o Ciclo Hidrológico, 2007)

O Código Florestal Brasileiro (Lei n.º 4.771, de 15 de setembro de 1965) estabelece delimitações de ocupação das áreas ciliares, visando a sua preservação. A mata ciliar do Ribeirão Faxinal em 1972 estava dentro dos limites estabelecidos pela Lei. Os mapas mostram a ocupação dessa mata num determinado período. A análise dos mapas no período permite-nos considerar que a mata

a) apresenta-se devastada na maior parte ao longo dos afluentes e tornou-se quase inexistente no percurso do rio principal.

b) encontrava-se dentro do limite de 3 000 metros exigidos para uma Microbacia, excedendo esse limite no ano de 2000.

c) tornou-se ausente na maior área da Microbacia, sobretudo no percurso dos afluentes que são tributários do ribeirão.

d) manteve-se, ao longo do ribeirão e de seus tributários, o que pode indicar sua preservação nesta Microbacia.

e) vem sendo substituída por pastagens e agricultura, o que caracteriza a degradação do ambiente ciliar e descumprimento da Lei.

Gab: D

Questão 69)

Considerando-se a figura da Amazonia Legal, qual o principal problema ambiental que a area mais clara apresenta?

clip_image010

a) poluicao atmosferica em vitude do acelerado crescimento urbano.

b) compactacao do terreno decorrente da pecuaria intensiva.

c) atividades de garimpo e mineracao. d) diminuicao do escoamento superficial e da evapotranspiracao.

e) erosao do solo ocasionado pelo intenso desmatamento.

Gab: E

Questão 70)

O Pantanal localiza-se na região Centro-Oeste do Brasil, abrangendo áreas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Apresenta-se como uma formação vegetal complexa, pois reúne espécies de quase todos os ecossistemas brasileiros, como os cerrados, as florestas e a caatinga. Sobre as transformações espaciais no Pantanal sul-mato-grossense, é correto afirmar:

a) O processo de ocupação do Pantanal tem sido intensificado com a abertura de várias rodovias em seu interior e com a implantação de assentamentos rurais.

b) O crescimento vegetativo das populações indígenas tem exigido a incorporação de novas terras às suas reservas para uso agrícola, contribuindo para o processo de desmatamento.

c) As fazendas têm sido divididas entre os membros das famílias dos proprietários, ampliando o número de sedes e intensificando o povoamento, uma vez que os proprietários de terras fixam-se no local, o que provocou o aumento da população rural em vários municípios da região.

d) Os principais impactos ambientais responsáveis pela destruição do ecossistema pantaneiro são a agropecuária, a mineração e, em menor escala, o turismo.

e) A pecuária pouco impacto causou no ambiente pantaneiro, pois se valia das pastagens naturais altamente nutritivas para o gado, dispensando as técnicas modernas de criação.

Gab: D

Questão 71)

Os itens abaixo se referem aos impactos do desmatamento no ecossistema amazônico decorrentes das atividades econômicas recentes:

I. perda de biodiversidade em função da remoção da cobertura florestal original e sua substituição por monoculturas e pastagens, o que tem provocado alterações na composição e estrutura do ecossistema (flora e fauna).

II. intensificação da erosão e o empobrecimento dos solos decorrentes da retiradada cobertura florestal: essa perda de vegetação reduz a reposição de nutrientes (matéria orgânica e minerais) nos solos, expondo o terreno à ação direta das chuvas (desproteção dos solos) e levando à remoção da camada superficial.

III. alterações no clima, em escala global, pelo aumento da emissão de gás garbônico (CO2) como resultado da combustão (queimada) da vegetação, contribuindo para o aumento da temperatura da Terra devido ao efeito estufa, o que tem consequências na esfera local/regional.

IV. alterações no clima, em escala local/regional, pela mudança no volume e distribuição das chuvas (alteração na intensidade, freqüência ou duração dos períodos de estiagem e concentração de chuvas) como conseqüência das modificações no comportamento das trocas de água entre floresta e atmosfera.

V. intensificação de enchentes resultante do assoreamento de rios, igarapés, lagos e reservatórios decorrente das alterações no regime de chuvas e do aumento do aporte sedimentos resultante da intensificação da erosão; a concentração de sedimentos aprofunda o leito fluvial e provoca o transbordamento dos cursos d’água no período de estiagem e dificuldades de navegação na época chuvosa.

A alternativa que apresenta todos os itens em que se explicam corretamente os impactos do desmatamento é

a) I e II.

b) I, II e III.

c) I, II, III e V.

d) I, II, III e IV.

e) II,I II, IV e V.

Gab: D

Questão 72)

O planeta Terra vem vivenciando grandes transformações em seu ambiente natural. Um dos principais atores da degradação ambiental, que se observa atualmente, é a atividade industrial. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que:

00. os efeitos da tecnologia geram saturação ecossistêmica, sobretudo em relação à forma de poluição hídrica, atmosférica ou com resíduos sólidos.

01. as tecnologias modernas, baseadas no uso intensivo de recursos energéticos e na emissão de poluentes, representam o grande fator desestabilizador do meio ambiente.

02. a estratégia de crescimento associada à industrialização por substituição de importações no Brasil não privilegiou setores intensivos em emissão de poluentes

03. a atividade industrial gera resíduos sólidos, emissões atmosféricas e efluentes, contudo no Brasil, grande parte das empresas vem introduzindo novas tecnologias de produção menos agressivas ao meio ambiente.

04. a industrialização ocorrida no Brasil, característica dos países subdesenvolvidos, impôs ao espaço urbano do país profundas transformações que repercutiram no meio ambiente.

Gab: VVFVV

Questão 73)

Os desmatamentos provocam diversos impactos ambientais, dentre os quais podem ser mencionados os seguintes, EXCETO.

a) Decréscimo considerável do assoreamento dos rios e riachos, com prejuízos sérios à fauna local.

b) Aumento da emissão de gases do chamado “efeito estufa”.

c) Diminuição da biodiversidade.

d) Aceleração dos processos erosivos dos solos.

e) Alterações locais do ciclo hidrológico.

Gab: A

Questão 74)

A questão ambiental, uma das principais pautas do espaço contemporâneo mundial, possibilitou o surgimento de várias vertentes e concepções políticas. É característica do preservacionismo

a) estabelecer códigos normativos e práticas de proteção aos recursos naturais.

b) associar o uso dos recursos naturais ao progresso industrial.

c) desenvolver medidas em comum acordo com populações envolvidas.

d) desenvolver técnicas de contenção de problemas ambientais urbanos e rurais.

e) definir áreas prioritárias para o uso sustentável da biodiversidade

Gab: A

Questão 75)

Dentre os domínios morfoclimáticos brasileiros, o que apresenta as maiores evidências da degradação ambiental é o domínio

a) Amazônico das terras baixas florestadas equatoriais.

b) dos Cerrados com chapadões tropicais interiores e florestas-galerias.

c) das caatingas com depressões intermontanas e interplanálticas semi-áridas.

d) dos mares de morros das áreas tropicais atlânticas florestadas.

Gab: D

Questão 76)

Um estudo de cientistas da Universidade de Ultrecht (Holanda) estima que a retenção de gases de efeito estufa por meio da preservação da Amazônia vale entre 113 e 226 reais por hectare de floresta ao ano.

Folha de S. Paulo, 10/02/09, p.A16.

Esse seria um entre outros “serviços ecológicos”, indicados a seguir, que poderiam ser auferidos pela preservação da floresta, EXCETO o exposto na alternativa:

a) prevenção de processos erosivos dos solos.

b) prevenção de assoreamento dos rios, favorecendo a qualidade de sua navegabilidade, entre outros aspectos.

c) como pulmão do mundo, garantia de fornecimento continuado de oxigênio à atmosfera.

d) preservação da biodiversidade e reprodução da própria floresta.

e) manutenção das condições climáticas regionais, sobretudo da umidade relativa do ar.

Gab: C

Questão 77)

A expansão de determinadas atividades, como a pecuária e o extrativismo madeireiro, assim como a carvoaria e, mais recentemente o cultivo da soja, tem contribuído decisivamente para que o desmatamento se destaque entre os principais problemas que a Amazônia enfrenta nesse início do século XXI.A(s)área(s) da Amazônia com maior impacto de desmatamento é/são

a) a Amazônia Meridional e a Ocidental.

b) o arco do povoamento consolidado ou do desmatamento, que compreende as porções meridional e oriental da região.

c) o arco do desmatamento, que compreende as porções oriental e setentrional da região.

d) as porções sul, leste e norte da região.

e) o noroeste, o nordeste e sul da região.

Gab: B

Questão 78)

A leitura do gráfico nos leva a refletir, corretamente, sobre o desmatamento da floresta amazônica.

clip_image012

Sobre o assunto, analise as proposições abaixo.

I. O Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real) apurou que, entre agosto e novembro/2007, houve uma aceleração no ritmo de desmatamento na floresta Amazônica, tendo em vista a pressão exercida por maior produção de carne e soja, devido à elevação dos preços no mercado internacional das commodities. O interesse dos poderosos ditam as regras nesse espaço de produção.

II. A aceleração de destruição da floresta fez com que o governo brasileiro convocasse reuniões emergenciais e medidas tomadas, como a suspensão de autorização de desmatamento, nos 36 municípios da Amazônia Legal, (área que mais destrói a floresta) até mesmo dos 20% permitidos por lei.

III. As novas baixas detectadas na floresta contribuíram para que grande parte de área sem cobertura vegetal original fosse substituída por pastagens e plantação de soja.

IV. Os incentivos do governo para ocupação e integração da região nas décadas de 1960 e 1970 não contribuíram para o avanço dessa violência, onde madeireiros e agropecuaristas têm encontrado espaço para reprodução do capital.

Estão corretas as proposições:

a) I e II, apenas

b) I, II e III, apenas

c) I e III, apenas

d) I e IV, apenas

e) I, II, III e IV.

Gab: B

Questão 79)

O texto transcrito a seguir, de autoria de um geógrafo brasileiro, indica uma contradição na maneira como se enfrenta a questão ambiental.

“A qualidade de vida do homem apresenta uma queda sem limites, fato contraditório, pois é exatamente nesta fase da evolução da sociedade humana que se encontram marcados os principais progressos do ponto de vista da ciência e da tecnologia em toda a história da humanidade.” (MENDONÇA, F. Geografia e meio ambiente. Coleção Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, p.12)

Sobre essa questão, assinale a afirmativa correta.

a) Atividades que promovem o desenvolvimento humano sempre produzem impacto destrutivo sobre o ambiente.

b) A degradação ambiental é um processo irreversível e levará fatalmente à extinção da espécie humana.

c) O incremento da qualidade de vida depende das formas como se utilizam os recursos científicos e tecnológicos disponíveis.

d) O tipo de vínculo entre homem e natureza tem implicado no aumento dos índices de mortalidade da população.

Gab: C

Questão 80)

“Uma carvoaria que funcionava sem licença ambiental em Camapuã foi fechada nesta quarta-feira (18) por policiais militares ambientais de Campo Grande e fiscais da Superintendência Regional do Trabalho. Foram constatadas irregularidades em relação às condições de trabalho, alojamentos e registros dos funcionários. Foram apreendidos no local 40 metros cúbicos de carvão vegetal de origem nativa e três metros cúbicos de lenha nativa, que seriam transformadas em carvão. Estavam em funcionamento 17 fornos. Uma pessoa foi autuada e recebeu multa no valor de R$ 17 mil, além de responder por crime ambiental.”

(Correio do Estado, Campo Grande, 19/02/2009).

Sobre o funcionamento das carvoarias em Mato Grosso do Sul, é correto afirmar que

a) a expansão das carvoarias está relacionada com a instalação de usinas siderúrgicas no Estado e também em outros estados do Brasil, que utilizam o carvão vegetal em substituição ao carvão mineral, e com a expansão das pastagens em áreas de cerrado, que provoca o desmatamento e a utilização da madeira para a produção de carvão como um subproduto.

b) a atividade de carvoaria é proibida em Mato Grosso do Sul por ser considerada um crime ambiental, sendo praticada clandestinamente nas fazendas do interior do Estado, uma vez que o carvão vegetal é largamente utilizado nas residências e no comércio, como pizzarias, churrascarias e padarias.

c) as condições de trabalho nas carvoarias são precárias por ser uma atividade de baixa tecnologia e de alto custo de produção, porém vantajosa para os carvoeiros pela grande oferta de matéria-prima próxima às carvoarias, que diminui os custos de transporte da lenha.

d) esse tipo de atividade cria uma relação de trabalho bastante própria, pois as siderúrgicas atuam diretamente na produção de carvão, porém terceirizam o trabalho, contratando empreiteiras, e eximem-se das responsabilidades ambientais e trabalhistas atribuindo-as aos carvoeiros empreitados.

e) é uma atividade econômica legalizada somente em Mato Grosso do Sul. Os carvoeiros em parceria com os agricultores aproveitam a mão-de-obra indígena e os trabalhadores rurais assentados para praticar o desmatamento e a expansão da fronteira agrícola, cujo produto (lenha) é matéria-prima para a produção de carvão.

Gab: A

Questão 81)

A atividade humana, associada à política de crescimento econômico, preocupa a sociedade e grupos ambientalistas que são contrários ao consumo exacerbado do ambiente natural sem as devidas precauções que viabilizem a coexistência entre proteção ambiental e produção capitalista. No entanto, vários são os impactos da atividade humana sobre o meio ambiente, provocando uma intensificação na busca de soluções para a manutenção ambiental. Com base nessas considerações, analise as afirmativas a seguir:

I. A Carta da Terra, elaborada na Suécia, pela Organização das Nações Unidas (ONU), é um programa de ações para todos os governos que estabelece metas e diretrizes de construção do desenvolvimento sustentável, com o propósito de minimizar a degradação ambiental, favorecendo a manutenção da vida “saudável” no planeta.

II. A Agenda 21 é uma declaração de princípios elaborada durante a Terceira Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento em Johanesburgo, África do Sul, em 2002. Sua finalidade é orientar, os povos e nações, no seu crescimento econômico e na exploração do meio.

III. Em 1992, o Brasil sediou, no Rio de Janeiro, a Segunda Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO-92 ou RIO-92, com o objetivo de examinar a possibilidade de estabelecer direitos e obrigações gerais nos Estados, no que se refere à exploração e à manutenção ambiental.

Está correto o que se afirma

a) somente em I.

b) somente em II.

c) somente em III.

d) somente em I e II.

Gab: C

Questão 82)

Observe a figura.

clip_image014

www.geomundi.org/.../amarildo-gazeta-on-line.jpg

Com base na figura e em seus conhecimentos sobre os problemas socioambientais, responda:

a) A qual problema socioambiental refere-se a figura?

b) Cite dois exemplos de localidades no Brasil que sofrem ou sofreram com esse mesmo tipo de problema.

c) A figura retrata quatro causas para a ocorrência desse problema socioambiental. Explique cada uma delas, segundo os sujeitos envolvidos e suas ações.

Gab:

a) Enchentes ou, alagamento ou, inundação nas cidades ou, grandes cheias.

b) Metrópole de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte. Cidades como Blumenau, Comburiu, Florianópolis, Joinvile, Trizidela do Vale, Uberlândia, Governador Valadares, dentre outras que apresentam problemas relacionados a enchentes, inundações e alagamentos freqüentemente citadas nos meios de comunicação. Será considerada correta também, como uma localidade, o Vale do ltajaí-SC.

c) - Desmatamento ou, desmatamento de áreas de preservação permanente ou, desmatamento de matas galerias ou ciliares ou, retirada das árvores das encostas para fins econômicos, expansão urbana e atividades agropecuárias. Essas ações contribuem para diminuição da infiltração da água no solo, aumento do escoamento superficial, processos erosivos, assoreamento de rios e lagos que diminuem profundidade da calha do rio provocando enchentes e alagamentos.

- Ocupação das encostas íngremes ou, ocupação de morros ou, fundo de vale para construção de moradias com conseqüente retirada da vegetação natural. Essas ações diminuem a infiltração da água pluvial em virtude da impermeabilização do solo provocando em alguns casos desmoronamento (soterramento de residências; escorregamento; deslizamento de terra ou encosta), enchentes e alagamentos.

- Falta de consciência ambiental ou, falta de educação ambiental ou, poluição, ou hábito de jogar lixo na rua. Essas ações provocam o entupimento dos bueiros ou, bocas de lobo impedindo a entrada da água pluvial às galerias, gerando enchentes e alagamentos.

- Descompromisso do governo ou, descaso do governo ou, negligência dos governantes ou, governo “finge que não vê” o problema quando não cumpre a legislação vigente ou, não aplica às políticas públicas para um planejamento municipal. Essas ações contribuem para perpetuação de problemas socioambientais, neste caso às enchentes ou alagamentos.

Questão 83)

A seguir, são apresentados alguns fragmentos da letra da canção “Saga da Amazônia”, de Vital Farias.

(...)

Toda mata tem caipora para a mata vigiar

Veio caipora de fora para a mata definhar

E trouxe Dragão-De-Ferro, pra comer muita madeira

E trouxe em estilo gigante, pra acabar com a capoeira.

(...)

Mas o Dragão continua a floresta devorar

E quem habita essa mata pra onde vai se mudar???

Corre índio, seringueiro, preguiça, tamanduá

tartaruga, pé ligeiro, corre-corre tribo dos Kamaiurá

No lugar que havia mata, hoje há perseguição

Grileiro mata posseiro só pra lhe roubar seu chão

Castanheiro, seringueiro já viraram até peão

Afora os que já morreram como ave-de-arribação

Zé de Nana tá de prova, naquele lugar tem cova

Gente enterrada no chão:

Pois mataram índio que matou grileiro que matou posseiro

Disse um castanheiro para um seringueiro que um estrangeiro

Roubou seu lugar

(...)

In: FARIAS, Vital. Sagas Brasileiras. Rio de Janeiro: Lança/Polygram, 1982. Disco de vinil.

Com base nesse texto e considerando a forma como tem se dado historicamente a ocupação do território brasileiro, em particular na Amazônia nas últimas décadas, responda:

a) Entre os habitantes da Amazônia citados na letra da canção, quais desenvolvem atividades econômicas tradicionais, sustentáveis e típicas dessa floresta? Como as outras atividades econômicas a que a letra faz referência ameaçam o modo de vida e a sobrevivência desses habitantes tradicionais da floresta?

b) A letra da canção trata especificamente de conflitos entre grupos sociais com interesses diferentes e/ou opostos na ocupação da Amazônia, no que diz respeito à preservação, à exploração e à sobrevivência da floresta, entre outros aspectos. Todavia, conflitos entre grileiros e posseiros são comuns também em outras regiões do Brasil e estão relacionados à distribuição da propriedade da terra.

Qual é a principal característica do Brasil responsável por esse tipo de conflito? O que se propõe para superar essa situação histórica do território brasileiro?

Gab:

a) - castanheiros e seringueiros e índios; ou, habitantes da Amazônia citados.

- duas atividades econômicas degradadoras citadas (desmatamento ou extrativismo vegetal e pecuária ou criação de gado); ou, degradação da floresta enquanto a principal responsável pela retirada da base de sustento dos seringueiros, castanheiros e índios citados na letra da música.

b) - identificação da problemática como sendo a estrutura fundiária e ou a desigualdade social e ou a má distribuição de terras no período colonial e ou a forma como o capitalismo foi aplicado no Brasil

- identificação da superação do problema como sendo a correção da estrutura fundiária ou a correção da desigualdade social, ou o planejamento sustentável ou o controle e fiscalização pelo Estado.

Questão 84)

Leia o texto abaixo e, em seguida, escolha a frase que o completa corretamente.

A tragédia de um mar que secou

“Há quarenta anos, Muynak era um porto pesqueiro movimentado. O nível d'água baixou tanto que hoje, a olho nu, não se vê uma gota até a linha do horizonte. Observando-se imagens de satélite, é possível ter uma idéia mais clara da dimensão desse processo. Quando, na então URSS, foi feito o desvio de dois rios de porte que desembocavam no mar de Aral com o intuito de

clip_image016

a) explorar as jazidas minerais do fundo desse mar, houve intensificação de suas altas taxas de evaporação.”

b) abastecer o parque industrial na região sudoeste, houve significativa interferência no balanço hídrico de tal mar.”

c) corrigir a salinidade de solos para a produção de trigo, houve intensificação das taxas de evaporação do mar de Aral.”

d) construir hidrelétricas em substituição às usinas nucleares, houve intensificação das taxas de evaporação desse mar.”

e) aproveitar áreas desérticas para produção de algodão, houve significativa interferência no balanço hídrico do referido mar.”

Gab: E

Questão 85)

Assinale a alternativa que NÃO é causa para formação de ilha de calor em áreas urbanas.

a) Impermeabilização dos solos, pelo asfalto e por calçamento, desviando as águas para bueiros e galerias, o que reduz o processo de evaporação e evapotranspiração urbana.

b) O efeito da interação, contituída de partículas e de gases primários e secundários, entre a radiação e a poluição atmosférica.

c) Presença de fonte antrópica de calor e umidade como, por exemplo, utilização de condicionadores de ar ou refrigeradores e queima de combustíveis fósseis.

d) O aprisionamento da radiação, solar ou infravermelha, nos chamados cânions urbanos, entre os edifícios, aumentando o albedo urbano e diminuindo a absorção de radiação solar, com conseqüente aumento da temperatura.

e) Vegetação Natural escassa, em áreas fortemente urbanizadas e populosas, reduzindo as superfícies capazes de evaporar ou evapotranspirar.

Gab: D

Questão 86)

Em todos os continentes, há áreas com risco de desertificação. Indique, pelo menos, uma área onde o fenômeno ocorre, bem como suas causas mais prováveis.

Gab:

Cerrado ou Caatinga, no Brasil, devido o uso intenso e irracional.

Questão 87)

Atualmente, 20% da área da Amazônia brasileira estão oficialmente protegidos por Unidades de Conservação (parques nacionais, florestas nacionais, reservas biológicas, reservas extrativistas etc.), o que corresponde a cerca de um milhão de km2. Mesmo com o monitoramento por imagens de satélite da região (SIVAM), a proteção efetiva dessas áreas ainda enfrenta inúmeros desafios.

clip_image018 clip_image020

a) Indique dois elementos, associados à ocupação da região amazônica, que ameaçam as unidades de conservação.

b) Explique por que a fiscalização das unidades de conservação é mais difícil na Amazônia do que em outras regiões do país.

Gab:

a) Entre os elementos associados à ocupação da Região Amazônica que ameaçam as Unidades de Conservação temos: frentes madeireiras, frentes de pecuária, frentes agrícolas, urbanização e assentamentos (frentes de povoamento), estradas e atividades mineradoras.

b) A fiscalização das Unidades de Conservação é mais difícil na Amazônia que em outras regiões do país em função da extensão territorial da região e da dificuldade de circulação.

Questão 88)

Desenvolvimento sustentável constitui meta e desafio para o setor industrial brasileiro. Assinale, a propósito do significado de desenvolvimento sustentável, a alternativa correta.

a) Crescer consumindo menos energia elétrica.

b) Crescer e contribuir com a geração de empregos.

c) Crescer sem agredir o meio ambiente.

d) Crescer sem comprometer a condição de compra do mercado consumidor.

e) Crescer equilibrando receitas e despesas, sem depender de empréstimos bancários.

Gab: C

Questão 89)

A desertificação consiste na degradação das terras em zonas áridas, semi-áridas e subúmidas secas e resulta de fatores como as variações climáticas e as atividades humanas. De acordo com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, parte da região do Seridó norterio-grandense constitui um dos quatro núcleos de desertificação do Brasil.

Explique como o clima e o desmatamento contribuem para a desertificação do Seridó.

Gab:

aumento do índice de evaporação (déficit hídrico)

Questão 90)

Nas últimas décadas do século XX, um conjunto de atividades assumiu importância na economia do Rio Grande do Norte. Porém, a exploração indiscriminada dessas atividades vem contribuindo para agravar problemas ambientais. A respeito disso, é correto afirmar:

a) A fruticultura irrigada, concentrada no Litoral Sul, está contribuindo para a devastação da Mata Atlântica.

b) A produção de cerâmica, concentrada na região do Alto Oeste, tem ampliado a poluição dos rios.

c) A carcinicultura, desenvolvida nos estuários, vem provocando a destruição dos manguezais.

d) A apicultura, desenvolvida na caatinga, tem acentuado a devastação da cobertura vegetal.

Gab: C

TEXTO: 2 - Comum à questão: 91

Os sertões

A Serra do Mar tem um notável perfil em nossa história. A prumo sobre o Atlântico desdobra-se como a cortina de baluarte desmedido. De encontro às suas escarpas embatia, fragílima, a ânsia guerreira dos Cavendish e dos Fenton. No alto, volvendo o olhar em cheio para os chapadões, o forasteiro sentia-se em segurança. Estava sobre ameias intransponíveis que o punham do mesmo passo a cavaleiro do invasor e da metrópole. Transposta a montanha – arqueada como a precinta de pedra de um continente – era um isolador étnico e um isolador histórico. Anulava o apego irreprimível ao litoral, que se exercia ao norte; reduzia-o a estreita faixa de mangues e restingas, ante a qual se amorteciam todas as cobiças, e alteava, sobranceira às frotas, intangível no recesso das matas, a atração misteriosa das minas...

Ainda mais – o seu relevo especial torna-a um condensador de primeira ordem, no precipitar a evaporação oceânica.

Os rios que se derivam pelas suas vertentes nascem de algum modo no mar. Rolam as águas num sentido oposto à costa. Entranham-se no interior, correndo em cheio para os sertões. Dão ao forasteiro a sugestão irresistível das entradas.

A terra atrai o homem; chama-o para o seio fecundo; encanta-o pelo aspecto formosíssimo; arrebata-o, afinal, irresistivelmente, na correnteza dos rios.

Daí o traçado eloqüentíssimo do Tietê, diretriz preponderante nesse domínio do solo. Enquanto no S. Francisco, no Parnaíba, no Amazonas, e em todos os cursos d’água da borda oriental, o acesso para o interior seguia ao arrepio das correntes, ou embatia nas cachoeiras que tombam dos socalcos dos planaltos, ele levava os sertanistas, sem uma remada, para o rio Grande e daí ao Paraná e ao Paranaíba. Era a penetração em Minas, em Goiás, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, no Mato Grosso, no Brasil inteiro. Segundo estas linhas de menor resistência, que definem os lineamentos mais claros da expansão colonial, não se opunham, como ao norte, renteando o passo às bandeiras, a esterilidade da terra, a barreira intangível dos descampados brutos.

Assim é fácil mostrar como esta distinção de ordem física esclarece as anomalias e contrastes entre os sucessos nos dous pontos do país, sobretudo no período agudo da crise colonial, no século XVII.

Enquanto o domínio holandês, centralizando-se em Pernambuco, reagia por toda a costa oriental, da Bahia ao Maranhão, e se travavam recontros memoráveis em que, solidárias, enterreiravam o inimigo comum as nossas três raças formadoras, o sulista, absolutamente alheio àquela agitação, revelava, na rebeldia aos decretos da metrópole, completo divórcio com aqueles lutadores. Era quase um inimigo tão perigoso quanto o batavo. Um povo estranho de mestiços levantadiços, expandindo outras tendências, norteado por outros destinos, pisando, resoluto, em demanda de outros rumos, bulas e alvarás entibiadores. Volvia-se em luta aberta com a corte portuguesa, numa reação tenaz contra os jesuítas. Estes, olvidando o holandês e dirigindo-se, com Ruiz de Montoya a Madri e Díaz Taño a Roma, apontavam-no como inimigo mais sério.

De feito, enquanto em Pernambuco as tropas de van Schkoppe preparavam o governo de Nassau, em São Paulo se arquitetava o drama sombrio de Guaíra. E quando a restauração em Portugal veio alentar em toda a linha a repulsa ao invasor, congregando de novo os combatentes exaustos, os sulistas frisaram ainda mais esta separação de destinos, aproveitando-se do mesmo fato para estadearem a autonomia franca, no reinado de um minuto de Amador Bueno.

Não temos contraste maior na nossa história. Está nele a sua feição verdadeiramente nacional. Fora disto mal a vislumbramos nas cortes espetaculosas dos governadores, na Bahia, onde imperava a Companhia de Jesus com o privilégio da conquista das almas, eufemismo casuístico disfarçando o monopólio do braço indígena.

(EUCLIDES DA CUNHA. Os sertões.

Edição crítica de Walnice Nogueira Galvão.

2 ed. São Paulo: Editora Ática, 2001, p. 81-82.)

Questão 91)

O mapa representa a cobertura vegetal original do Brasil.

clip_image022

clip_image024

(Christofoletti, A. Geografia para o mundo atual, s/d.)

Identifique a formação vegetal que corresponde à citação de Euclides da Cunha: ... intangível no recesso das matas, ... e indique a mudança fundamental ocorrida nesta formação vegetal ao longo dos últimos sessenta anos.

Gab:

A formação vegetal no texto é a floresta latifoliada tropical (mata Atlântica). Ao longo dos últimos sessenta anos, a sua área original foi reduzida a 7% devido às expansões urbano-industrial e agropecuária.

Questão 92)

O desmatamento da região Amazônica é uma preocupação mundial e dos brasileiros, em especial.

Essa situação teve o seu início no passado colonial e na atualidade se fortalece.

clip_image026

Fonte: Adaptado de

www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/images/20 (acesso em agosto/2007)

Informe como o colonizador agia na região e indique duas ações atuais que transformam a Amazônia Legal na grande fronteira do desmatamento, tendo como referência os dois estados de maior incidência do processo.

Gab:

- no passado colonial a atividade de drogas do sertão desenvolvida pelos jesuítas, marca o início da extração vegetal na região.

- Na atualidade atividades como o crescimento da atividade agropecuária, onde destacamos a plantação de soja e a criação de gado no estado do Mato Grosso aceleram o desmatamento.

- em relação ao estado do Pará, o extrativismo mineral praticado em Serra Pelada e o projeto Grande Carajás, proporcionam o atual arco do desmatamento regional.

Questão 93)

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais prevêem aumento da temperatura na Região Norte e deslocamento de chuvas para o Centro-Oeste, em função do aquecimento global, que acarretariam, respectivamente,

a) dessedentação animal e diminuição do cultivo do trigo.

b) perda de biodiversidade e prejuízos ao cultivo de soja.

c) desertificação e alagamentos em metrópoles nacionais.

d) elevação dos caudais por degelo e subsidência.

e) ilhas de calor e inversão térmica.

Gab: B

Questão 94)

A tabela abaixo diz respeito à distribuição absoluta e percentual das principais Unidades de Conservação do Brasil, por região. A partir desses dados responda:

Brasil. Principais Unidades de Conservação (UCs) por

região geográfica (números absolutos e percentuais)

clip_image028

Fonte: www.ibama.gov.br/siucweb/listaUc.php,

acessado em 21/10/2007.

a) Por que a categoria RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) predomina em termos percentuais nas regiões Sul e Sudeste, enquanto na região norte há um predomínio da categoria Floresta Nacional?

b) O que diferencia uma reserva biológica de uma reserva extrativista?

Gab:

a) Porque no Sul e Sudeste, regiões mais desenvolvidas do país, temos apenas remanescências dos principais biomas que compunham as regiões; enquanto na região Norte, temos um extenso bioma pouco alterado.

b) A reserva biológica não pode ter suas características alteradas; a reserva extrativista tem o manejo sustentável dos recursos naturais explorados.

Questão 95)

Mesmo considerando-se que o atual estágio de modernização da agropecuária brasileira possibilita alcançar expressiva produção, as atividades agrícolas ainda provocam sérios impactos ambientais em algumas áreas do país. Dentre esses impactos, pode-se citar

a) o desaparecimento dos manguezais e conseqüente desaparecimento da fauna local devido à ocupação dos solos férteis em áreas litorâneas.

b) a retificação e o aprofundamento do canal da porção sertaneja do rio São Francisco para a produção de soja e de frutas destinadas à exportação.

c) o inicio acelerado do processo de desertificação em extensas áreas frágeis do Nordeste e do Sudoeste do Rio Grande do Sul.

d) a diminuição do volume das águas do rio Paraguai para irrigação das lavouras que ocupam o lugar do cerrado sul mato-grossense.

e) o ressecamento dos solos amazônicos em decorrência da drenagem realizada nos igarapés da região para cultivo de pastos.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis