quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Recursos Naturais 6

Questão 160)

A legislação brasileira prevê diversas formas de conservação de recursos naturais. Dentre as diversas unidades de conservação, considere a faixa de proteção definida como mata ciliar:

a) A que recurso natural essa unidade está relacionada?

b) Qual o seu papel na conservação da biodiversidade?

Gab:

a) O recurso hídrico, em primeira instância, além da manutenção da vegetação e o solo.

b) Conservar a flora e fauna nativas, conservando a diversidade, a integridade do patrimônio genético e as belezas cênicas de regiões e lugares com interesse científico e cultural; promover a preservação e a restauração desses recursos ambientais com vistas à utilização racional e à disponibilidade permanente, garantindo o equilíbrio ecológico para as próximas gerações.

Questão 161)

Com relação aos modelos de desenvolvimento e aos vetores de transformação regional na Amazônia, no início do século XXI, podemos afirmar que:

a) as políticas públicas territoriais baseadas no industrialismo multiplicam-se e o progresso da região apóia-se na exploração de recursos naturais percebidos como infinitos;

b) o esgotamento do modelo nacional-desenvolvimentista prevê a privatização da Amazônia, através de concessões de lotes de terras a empresas que poderão explorar os recursos por um período de até 60 anos;

c) a autonomia das políticas econômicas estaduais diminui devido à presença e à superposição do poder do Estado federal com suas políticas de desenvolvimento global para a região;

d) os movimentos ambientalistas liderados por representantes das comunidades locais enfraquecem-se devido à fragilidade das propostas apresentadas e às ações repressivas do Estado;

e) o paradigma de desenvolvimento baseado na “economia de fronteira” tende a ser substituído pelo padrão de desenvolvimento sustentável, o que significa o uso adequado dos recursos e a valorização da biodiversidade.

Gab: E

Questão 162)

Leia a tabela a seguir:

Desastres causados pela chuva no Estado de Minas Gerais entre 1997 e 2003

clip_image002

ROCHA, E. M. Custos Humanos e econômicos gerados por desastres naturais ocorridos no

Brasil nos últimos 25 anos. In: I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESASTRES AMBIENTAIS, 1,

2004, Florianópolis, Anais... Florianópolis: GEDN/UFSC, 2004. p. 288. CD-ROM. Adaptado.

Com base na tabela acima e nos seus conhecimentos sobre os problemas socioambientais, assinale a afirmativa correta:

a) O elevado número de desabrigados se deve ao fato de as chuvas produzirem maiores impactos nas áreas urbanas, onde está concentrada a população.

b) O número de municípios afetados foi reduzido em função do melhor aparelhamento da Defesa Civil, que investiu no trabalho de prevenção antes dos períodos chuvosos.

c) A pluviosidade é o único fator responsável pelo número de enchentes, que vem aumentando na mesma proporção do número de desabamentos.

d) A redução do número de feridos e mortos está associada à diminuição dos desabamentos, graças à ação do Poder Público impedindo construções em áreas de risco.

Gab: A

Questão 163)

São tradicionais a queimadas e incêndios florestais, como o são os prejuízos. Anualmente, o homem, o solo, a água e as matas são afetados diretamente.

Considerando essa temática, assinale a alternativa INCORRETA.

a) a mata da Jaíba, no norte de Minas Gerais, e uma floresta em Portugal, insubstituíveis, sofreram incêndios recentes

b) as queimadas feitas na agricultura extensiva, para limpeza do terreno para plantio, evitam a erosão do solo

c) o fogo sem controle pode desligar linhas de transmissão de energia elétrica, colocando vidas em perigo

d) a vegetação queimada sofre modificação, tornando-se mais rala, e as plantas invasoras instalam-se

Gab: B

Questão 164)

Observe o mapa e assinale a opção em que está identificada a área onde existem, atualmente, menos características originais da vegetação brasileira e o principal fator da devastação.

clip_image004

Fonte: Adaptado de VESENTINI (2003).

a) Área V, devido ao intenso processo de ocupação do espaço.

b) Área I, devido ao intenso processo de extrativismo.

c) Área III, devido à construção de várias hidrelétricas.

d) Área IV, devido ao processo de mecanização agrícola.

e) Área VI, devido à exploração de minérios.

Gab: A

Questão 165)

O agravamento das questões ambientais consolidou um novo período nas relações políticas internacionais, provocando a elaboração de vários acordos, convenções e protocolos. Esse novo período é representado por:

a) resultados das divergências da política de controle ambiental dos países ricos, resultando, portanto, na redução da degradação dos ecossistemas.

b) compromissos comuns, que todos os países do mundo assinaram, tendo em vista o novo modelo econômico.

c) ações políticas com o objetivo de promover o crescimento econômico, melhorar a qualidade de vida e evitar a degradação ambiental.

d) articulações dos países pobres em promover o crescimento econômico sem degradar o ambiente, pois são os que mais poluem.

e) estratégias dos organismos internacionais que objetivam limitar o crescimento econômico para os países centrais.

Gab: C

Questão 166)

O Cerrado é um dos dois hotspots brasileiros (“pontos quentes”, em inglês); o outro é a Mata Atlântica – sobre o qual mais se fala do que se faz. O conceito de hotspots foi criado em 1988 para definir as áreas de mais rica biodiversidade e onde as ações de conservação são mais urgentes.

O POPULAR, Goiânia, 4 set. 2005, p. 1. [Caderno Cerrado].

A respeito do bioma Cerrado em Goiás, é CORRETO afirmar:

a) Em Goiás, todo o bioma Cerrado é conservado, por causa das medidas preventivas empregadas pelas autoridades governamentais (municipais, estaduais e federais).

b) As degradações mais profundas no Cerrado começaram, a partir de 1930, com a ferrovia que ligava Goiás a São Paulo e com a construção de Brasília, em 1960, na consolidação de uma nova fronteira agrícola no país.

c) As regiões sudeste e sudoeste de Goiás, por serem mais desenvolvidas, empregam um modelo de agricultura sustentável, visando à preservação do bioma Cerrado.

d) A remoção do Cerrado goiano ocorre por meio do corte de árvores velhas que são imediatamente substituídas por outras da mesma espécie, pois existem em Goiás muitos viveiros de mudas nativas nos institutos de pesquisas.

Gab: B

Questão 167)

Em fins do século XX, tornam-se mais acentuados as feições da globalização. Nesse contexto, alterou-se o significado da Amazônia, com uma valorização ecológica de dupla face: a da sobrevivência humana e a do capital natural, sobretudo a megadiversidade e a água. Hoje novas mercadorias fictícias estão sendo criadas, como é o caso do ar, da vida e da água.

(Adaptado de Bertha Becker. Amazônia: Geopolítica na virada do III Milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2005, p. 33 e 39)

a) O que se pode entender por capital natural, segundo o texto?

b) Explique sucintamente o que se entende por mercado de ar, mercado da vida e mercado de água.

Gab:

a) Segundo o texto, capital natural corresponde aos recursos naturais disponíveis num dado território.

b) Os três conceitos podem ser entendidos como a transformação do valor de uso desses recursos naturais em valor de mercado. Assim “mercado de ar” pode-se relacionar ao crédito de carbono do Protocolo de Kyoto; “mercado da vida” pode-se relacionar ao desenvolvimento da biotecnologia e à questão da patente do patrimônio genético; e “mercado de água” pode-se relacionar ao fato de a água doce ser um recurso vital cada vez mais escasso, que está transformando a água em um recurso geopolítico.

Questão 168)

O Brasil é o país mais rico em biodiversidade no mundo: abriga entre 10% e 20% de todas as espécies conhecidas. Porém, aqui ficam dois dos 25 hotspots do planeta mais ameaçados de extinção total, em virtude da pressão das indústrias e das grandes cidades, no primeiro caso, e da expansão do agrobussiness, no segundo.

Esses hotspots são, respectivamente:

a) Mata Atlântica e Caatinga.

b) Caatinga e Floresta Amazônica.

c) Complexo do Pantanal e Mata dos Pinhais.

d) Mata Atlântica e Cerrado.

e) Cerrado e Floresta Amazônica.

Gab: D

Questão 169)

Um dos biomas mais importantes do país possui 60% de sua área substituída por pastagens, 6% ocupada por grandes culturas de grãos e 14% transformadas em cidades. Tal devastação ocorre independentemente da acidez do solo e da relativa falta de fertilidade, da ação do fogo e da lixiviação.

O bioma citado no texto é:

a) a Floresta Amazônica.

b) o Cerrado.

c) a Mata Atlântica.

d) o Pantanal.

e) a Caatinga.

Gab: B

Questão 170)

Um Projeto de Lei (PL), enviado ao congresso brasileiro em 2002, preocupou um dos maiores geógrafos brasileiros, Aziz Ab’Saber. A princípio, o referido PL permitiria, de maneira sustentável, a exploração das Flonas (Florestas Nacionais). Pode-se afirmar que a preocupação do geógrafo justifica-se, pois:

I. a preservação de ecossistemas pressupõe a conservação integral de vastas superfícies.

II. pode haver uma super-exploração das Flonas em áreas mais próximas às estradas, inviabilizando a idéia de exploração sustentável.

III. as Flonas, sob exploração seletiva, poderão levar o mesmo tempo de regeneração que as áreas de exploração integral.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

Gab: D

Questão 171)

A hidrelétrica de Barra Grande virou um dos graves problemas ambientais do Brasil. No início de julho de 2005, a Energética Barra Grande S/A, consórcio responsável pelo empreendimento, conseguiu autorização do IBAMA para começar a funcionar. Sob protestos de ambientalistas, o reservatório está sendo enchido e a vegetação suprimida no entorno do rio Pelotas, na divisa de Santa Catarina com Rio Grande do Sul. A hidrelétrica tornou-se um caso nacional quando se descobriu que o estudo de impacto da obra omitiu a existência de campos naturais e de florestas, devendo inundar:

a) florestas latifoliadas perenes.

b) florestas primárias de araucárias.

c) áreas com cerrado e matas galerias.

d) a Campanha Gaúcha.

e) os Campos Gerais de Guarapuava.

Gab: B

Questão 172)

I. Perda da biodiversidade e extinção de espécies animais e vegetais.

II. Aumento da quantidade de gás carbônico na atmosfera em decorrência das queimadas que causam perdas de 121 milhões de dólares por ano.

III. Desmatamento seguido de queimada e retirada de espécies cujas madeiras são de maior valor.

IV. Mais de 80 % das queimadas acontecem perto das rodovias.

Os problemas ambientais apresentados referem-se:

a) à caatinga.

b) à mata Atlântica.

c) ao cerrado.

d) à Amazônia.

e) aos pampas.

Gab: D

Questão 173)

Leia o trecho abaixo:

O terceiro século da invasão européia da Mata Atlântica reduziu consideravelmente sua extensão. A mineração, a lavoura e a engorda de gado no sudeste podem ter eliminado, durante o século XVIII, trinta mil quilômetros quadrados. Tão ampla, completa e irreversível havia sido a eliminação da floresta em Minas Gerais durante o século XVIII que Karl Friedrich Phillip Von Martius, o mais famoso dos botânicos acolhidos no Brasil nos anos de 1810, foi levado a supor que a região do ouro e do diamante a sudoeste de Minas Gerais, e a região nordeste da cidade de São Paulo nunca haviam tido floresta mas eram constituídas de campos gramados nativos. Von Martius não consultou a população rural, que fazia uma distinção clara entre campos naturais e a terra de floresta derrubada.

(DEAN, Warren. A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica

brasileira. São Paulo: Cia. das Letras, 2000. p. 131-132.)

Ao chamar a atenção para a falsa suposição de Von Martius, o autor do trecho ressalta o conceito de paisagem. Em relação a este conceito, é INCORRETO afirmar que:

a) revela a paisagem como sendo resultado da interação entre a sociedade e a natureza.

b) retrata a paisagem como um reflexo de sucessivas transformações ocorridas no espaço.

c) reflete a paisagem como uma adaptação constante dos elementos naturais às necessidades da sociedade.

d) apresenta a paisagem representando diferentes momentos do desenvolvimento da sociedade.

e) define a paisagem como um resultado da interligação de elementos exclusivamente naturais.

Gab: E

Questão 174)

Leia o texto.

Seca na Amazônia: alguma coisa está fora da ordem

A Amazônia vive hoje a pior estiagem dos últimos 50 anos. Fotos estampadas na mídia mostram cenários desoladores na região que detém mais de 20% da água doce na Terra. São igarapés secos, barcos encalhados em bancos de areia de rios, mortandade de peixes, populações isoladas sem ter como se locomover e sem ter o que comer. São mais de 250 mil pessoas atingidas nos estados do Amazonas e do Pará.

Fonte: ISA-Instituto Socioambiental, 21/10/2005

Sobre as prováveis causas do problema abordado no texto, assinale a alternativa INCORRETA.

a) o aumento da temperatura das águas do Atlântico, ao norte da América do Sul, cujo resultado seria um movimento descendente do ar em regiões próximas, como a Amazônia, e, consequentemente, a diminuição da formação de nuvens e, portanto, de chuva na região

b) o desmatamento e as queimadas diminuem a evapotranspiração que, por sua vez, diminui a intensidade das chuvas, afetando o volume dos rios e colocando em risco a sustentabilidade do sistema

c) o aumento da reciclagem de vapor d´água pela vegetação, devido, à própria estiagem, implicando a queima de biomassa que produz fumaça e, possivelmente, inibe a formação de chuvas

d) a atuação do anticiclone do Atlântico Sul, que se tornou mais intenso, estendendo-se até o continente e gerando uma região de estabilidade atmosférica que não favorece a formação de chuva no Sul da Amazônia

Gab: C

Questão 175)

Ao se planejar o controle e o manejo de impactos ambientais no Brasil, deve-se considerar os seguintes condicionantes:

a) a autonomia das atividades rurais nas estratégias de relações econômicas campo-cidade.

b) o adensamento da urbanização, da industrialização e dos eixos e fluxos de transportes.

c) os problemas urbanos de impermeabilização do solo, de infra-estrutura e de circulação.

d) a regularidade da ocupação dos contextos metropolitanos e dos riscos ambientais.

Gab: B

Questão 176)

A Amazônia apresenta um quadro econômico e ambiental com particularidades que a diferenciam das demais regiões geoeconômicas brasileiras, sendo INCORRETO afirmar:

a) A estrutura geológica das áreas serranas é rica em recursos minerais e estimula a atração de investimentos para o setor.

b) O extrativismo vegetal, principal atividade regional, é a base da economia e gera intensos desmatamentos.

c) A ação antrópica predatória acentua a poluição, empobrece os solos e assoreia os cursos d’água, agravando os impactos ambientais.

d) A formação de pastagens e áreas de culturas substitui parcialmente os trechos desmatados da floresta e altera o modo de sobrevivência dos caboclos locais.

Gab: B

Questão 177)

Os graves processos de degradação do meio ambiente observados no Brasil são fruto de um crescimento econômico freqüentemente irracional e desordenado. Assinale a alternativa que NÃO descreve corretamente um desses processos.

a) A contaminação dos rios em áreas onde a garimpagem de ouro é feita com o uso de mercúrio;

b) A erosão dos solos ligados a um modelo agrícola extensivo que pratica monoculturas em ecossistemas frágeis;

c) A formação de células de calor em áreas urbanas ligadas às construções urbanas que impedem a absorção da irradiação solar;

d) O consumo de vastas superfícies de vegetação como conseqüência da expansão das cidades e da infra-estrutura de transportes;

e) O comprometimento dos escoamentos hidrográficos devido ao lançamento de dejetos industriais e esgotamentos sanitários.

Gab: C

Questão 178)

A natureza sempre ocupou papel de destaque na história do Brasil. A idéia de exuberância e de grandiosidade que o país sugeria representava um paraíso infinito para os desbravadores. Essa motivação já estava presente na primeira carta de Pero Vaz de Caminha a Portugal. Os relatos de viagem idolatravam a natureza e simultaneamente lançavam sobre os recursos naturais um olhar mercantilista, interessado em explorar novas riquezas.

(MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2000, p. 445.)

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) quanto ao assunto abordado no texto acima.

01. O desenvolvimento dos ciclos econômicos do Brasil está associado a uma sucessão de desequilíbrios ambientais.

02. Na atualidade, a atividade extrativa vegetal no Brasil ocorre, principalmente, em áreas de fraca densidade demográfica, deficiente infra-estrutura de escoamento da produção e populações de baixo poder aquisitivo.

04. A desertificação é um processo de degradação da capacidade produtiva da terra causado por ação do homem.

08. A substituição do carvão mineral por carvão vegetal pelas usinas minimizará a poluição atmosférica e o desmatamento das florestas nativas.

16. Em virtude do elevado consumo de água na irrigação, os principais afetados pela escassez do recurso são os habitantes das áreas rurais, principalmente os da Região Norte.

Gab: 07

Questão 179)

Pantanal: “santuário ecológico”

clip_image006

O Complexo do Pantanal é cortado por uma densa rede hidrográfica. Por sua rica biodiversidade foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO. Muitas das ameaças à integridade ecológica do Pantanal estão nas regiões que o cercam.

Apresente duas atividades praticadas nas regiões circunvizinhas que ameaçam o equilíbrio ecológico do Pantanal. Justifique sua resposta.

Gab:

Entre as atividades praticadas nas regiões circunvizinhas que ameaçam o equilíbrio ecológico do Pantanal encontram-se: o garimpo, que contamina os rios com o mercúrio que é utilizado para facilitar a extração do ouro; a atividade agrícola, destacadamente a produção de soja, que utiliza grande quantidade de agrotóxicos; as atividades urbanas que lançam nos rios grandes quantidades de dejetos industriais, esgoto sanitário e lixo, entre outros.

Questão 180)

Analise esta figura, em que está representado um dos processos responsáveis pelo desmatamento da Amazônia:

A madeira chega primeiro, o gado segue e depois vem a soja…

O mais novo processo de destruição da Amazônia ocorreu em mato Grosso e obedece a uma dinâmica econômica.

clip_image008

FONTE: PERES, L.; COUTINHO, L. O Paraíso Cercado e Ameaçado. Veja, 25 fev. 2004, p. 65. (Adaptada)

Com base nas informações dessa figura, é INCORRETO afirmar que:

a) o desmatamento da Amazônia vem ocorrendo em bases racionais, o que implica o corte seletivo de espécies de maior valor econômico.

b) a introdução do cultivo de grãos constitui a etapa final do processo de desmatamento na fronteira agrícola sul.

c) a sucessão temporal e espacial das atividades econômicas integra essa região ao mercado mundial.

d) as atividades econômicas que avançam sobre a floresta acarretam prejuízo ao patrimônio natural, embora atendam aos interesses do agronegócio.

Gab: A

Questão 181)

Assinale a alternativa incorreta a respeito das atividades geradoras de impactos ambientais sobre os ecossistemas do Pantanal Matogrossense.

a) A pecuária, que pode degradar as formações vegetais nativas e as pastagens.

b) A pesca predatória.

c) Os garimpos presentes em alguns rios da região.

d) O turismo desordenado.

e) As indústrias de celulose, que provocam as chuvas ácidas.

Gab: E

Questão 182)

A Amazônia tem sofrido agressões ambientais incontestáveis, desde desmatamentos para a produção de madeiras até uma quase incontrolável biopirataria. Embora seja necessário promover o desenvolvimento, também é preciso distribuir as riquezas de forma justa e conservar o patrimônio para as gerações seguintes. Para isso, o caminho mais recomendado tem sido o planejamento regional com investimento em políticas públicas qualificadas, o qual deverá considerar, sobretudo,:

a) a criação de novas zonas francas, como a de Manaus.

b) o incentivo para as políticas agroindustriais facilitadoras do ingresso de grupos estrangeiros com capital próprio e portadores de tecnologia moderna.

c) o ecoturismo de massa nas áreas de fácil acesso.

d) a criação de novas fronteiras agrícolas.

e) o desenvolvimento sustentável, com a participação das comunidades locais.

Gab: E

Questão 183)

Considere o seguinte texto:

“ Os ecossistemas brasileiros têm sofrido intensos impactos ambientais. Entre estes, um ecossistema em particular, possui uma área em torno de 1,3 milhões de km2, imenso patrimônio biológico, representado por sua grande diversidade, no entanto este possui em sua área grandes concentrações urbanas; pólos industriais e atividades portuárias, promovendo grande poluição atmosférica, poluição da água, desmatamento acelerado e grandes problemas sócio econômicos.”

O texto refere-se:

a) Ao ecossistema da Mata Atlântica.

b) Ao ecossistema da Floresta Amazônica.

c) Ao Ecossistema do Complexo do Pantanal.

d) Ao Ecossistema da floresta de Araucária.

e) Ao Ecossistema representado pela Caatinga.

Gab: A

Questão 184)

Veja a imagem:

clip_image010

O mapa mostra o trajeto da BR-319. Essa rodovia foi concluída em 1970. Pouco utilizada, tem vários trechos retomados pela floresta. Agora se anunciam obras para seu asfaltamento. Quanto às conseqüências dessas obras é correto afirmar que

a) haverá baixo impacto ambiental na vegetação, visto que nesse percurso, por ser entre rios, a floresta é mais homogênea e não abriga grande biodiversidade.

b) o percurso encontra-se numa área na qual já houve grande remoção da floresta, inclusive contando com um número importante de configurações urbanas.

c) o asfaltamento da estrada e o aumento do movimento terminam por contribuir para a preservação da floresta, pois será mais fácil fiscalizar a ação dos madeireiros.

d) essa estrada é um risco para a manutenção da biodiversidade da floresta, visto que ela poderá facilitar a ação de grileiros e madeireiros, numa área onde a fiscalização é historicamente ineficaz.

e) a estrada é uma obra indispensável para o desenvolvimento da Amazônia, visto que sem ela não há outros meios de locomoção nesse percurso do sul para o norte da região.

Gab: D

Questão 185)

Pensar no futuro da floresta amazônica requer a compreensão de múltiplos problemas que se entrelaçam no plano político, econômico, cultural e ecológico. Sobre este assunto, indique que for correto.

01. Embora se saiba que ecossistemas sob estresse têm tolerância menor ao ataque de parasitas e doenças, tem sido introduzida, nas áreas de monoculturas da Amazônia, grande quantidade de inseticidas e agrotóxicos para atacar as pragas.

02. A destruição da floresta amazônica está relacionada aos graves problemas agrários do país, gerados por um modelo de desenvolvimento concentrador de capitais em terras, pela monocultura de exportação e pelo extrativismo mineral.

04. Tendo em vista questões referentes à estrutura agrária brasileira, na década de 1980, o INCRA promoveu projetos de ocupação da Amazônia ocidental.

08. A ocupação da Amazônia, baseada na concentração de capital e em detrimento da potencialidade das terras, tem aumentado o seu período de exploração.

16. Apenas 10% das águas precipitadas no planeta são utilizadas pelos seres humanos, os outros 90% precipitam-se em áreas pouco povoadas, como a Amazônia, correndo direto para os mares.

32. Até a chegada dos europeus no início do século XVI, os índios da América do Sul prosperaram nas vastas florestas da Bacia Amazônica.

64. Todas as alternativas são falsas.

Gab: 01+02+04+16+32

Questão 186)

No conjunto das fontes de energia consumidas no Brasil, hidreletricidade representa 40,9%. Sobre essa fonte de energia pode-se afirmar que:

a) várias usinas hidrelétricas do Sudeste sofrem com escassez de água na época da estiagem, no período entre primavera e inverno.

b) a instalação de usinas hidrelétricas sem prévio planejamento acaba gerando fortes impactos ambientais, como é o caso de Balbina e Tucurui.

c) a bacia do Araguaia-Tocantins é a única entre as grandes bacias hidrográficas, que ainda não recebeu instalação de nenhuma usina hidrelétrica.

d) o projeto de transposição das águas do São Francisco afetará todas as usinas hidrelétricas situadas à montante do rio.

e) devido à pequena extensão e volume de água dos rios da Bacia do Nordeste, não há condições de se instalar usinas hidrelétricas.

Gab: B

Questão 187)

Os graves problemas ambientais da Amazônia resultam em conseqüências sociais também relevantes, como:

a) a contaminação dos rios, que dizimou a população quilombola.

b) a exploração mineral, que gera conflitos com povos indígenas.

c) a extração de petróleo, que expulsa trabalhadores do campo.

d) o extrativismo vegetal, que dispensa a agricultura familiar.

e) o desmatamento, que provoca a retirada de garimpeiros.

Gab: B

Questão 188)

Desde o início da colonização que as áreas litorâneas têm sido ocupadas, algumas com elevada densidade demográfica. Muitas das cidades que se implantaram ao longo da costa o fizeram sem qualquer tipo de planejamento e os esgotos foram e ainda são lançados diretamente ao mar. Dentre as conseqüências dessa forma de ocupação destaca-se:

a) o aumento da capacidade erosiva das águas do mar que passam a destruir construções humanas.

b) a transformação física do mangue que, gradativamente, passa a ter vegetais de raízes aéreas.

c) a redução do nível de salinidade das águas, o que modifica as características dos vegetais.

d) a contaminação dos lençóis freáticos existentes no subsolo das áreas de mangue.

e) a degradação do mangue que, apesar de sua aparência robusta, é um ecossistema frágil.

Gab: E

Questão 189)

Níveis elevados de contaminação por mercúrio no solo, nas plantas, nas águas e nos peixes ocorrem nas duas áreas brasileiras localizadas no mapa.

clip_image012

Assinale a alternativa que contém a atividade econômica, o mineral, a bacia hidrográfica e o estado brasileiro relativos à informação apresentada.

a) Garimpo; ouro; rio Tapajós; Pará.

b) Mineração; ferro; rio Solimões; Acre.

c) Extração; urânio; rio Araguaia; Tocantins.

d) Coleta; borracha; rio Purus; Amapá.

e) Garimpo; diamante; rio Negro; Roraima.

Gab: A

Questão 190)

Leia o texto abaixo:

“ Os desmatamentos para a criação de grandes latifúndios agropecuários substituiu a floresta por pastagens e empobreceu grandes extensões de solo. Projetos como o Grande Carajás e Jarí, a exploração mineral e hidrelétrica são fontes de grandes impactos ambientais de âmbito regional”

(Adaptado de ROSS, 1995)

De acordo com texto e com os seus conhecimentos, associe a coluna superior com a inferior, indicando as conseqüências para a destruição provocada pelos grandes projetos implantados na Amazônia.

I. Degradação da Biodiversidade

II. Destruição do solo

III. Mudanças Climáticas

IV. Estresse e doenças

( ) A retirada da floresta rompe com o sistema natural de ciclagem dos nutrientes, ficando desprotegido da ação da erosão da chuva e tornando-se improdutivo.

( ) O desmatamento elimina de um só vez grande contingente de espécies ainda desconhecidas pela ciência e homogeneíza o ecossistema quando se implanta a monocultura.

( ) As monoculturas implantadas na Amazônia são mais sensíveis ao ataque de pragas e parasitas que são combatidas com agrotóxicos, os quais destroem, por sua vez, a diversidade dos ecossistemas.

( ) As florestas são responsáveis pela umidade local. Sua destruição elimina essa fonte injetora de vapor d’água na atmosfera e, ao mesmo tempo, diminui a captura do CO2 atmosférico.

A associação correta, pela ordem, é:

a) I, II III e IV

b) II, IV, I e III

c) IV, II, III e I

d) III, I, II e IV

e) II, I, IV e III

Gab: E

Questão 191)

Na maior parte da Amazônia, as queimadas são comuns no processo de transformação das florestas em roças e pastagens. O fogo é o instrumento utilizado pelos fazendeiros para desmatar o terreno e prepará-lo para a atividade agropecuária ou para controlar o desenvolvimento de plantas invasoras.

Esse processo traz inúmeros impactos ambientais. Leia atentamente os impactos listados.

I. Num primeiro momento, as queimadas podem funcionar como fertilizantes do solo, uma vez que as cinzas produzidas são convertidas em nutrientes pelos microrganismos da terra.

II. A queima sucessiva de uma mesma região propicia o aumento dos microrganismos da terra, tornando o solo cada vez mais pobre e inapropriado para a agricultura.

III. Os pastos e as lavouras absorvem mais energia solar do que a vegetação original e podem contribuir para um aumento de chuvas e um aumento na temperatura da região Amazônica.

IV. Embora as plantas retirem o gás carbônico da atmosfera, utilizando-o para seu crescimento, atualmente as queimadas produzem muito mais esse gás do que as plantas podem absorvê-lo.

V. Pesquisas recentes indicam que uma floresta queimada tem probabilidade muito menor de pegar fogo novamente, a segunda queimada é sempre menos intensa e a mortalidade das árvores é menor.

Assinale a alternativa que contenha as afirmações corretas.

a) I e IV.

b) I e V.

c) II e III.

d) III e IV.

e) IV e V.

Gab: A

Questão 192)

Pela densidade demográfica brasileira, nota-se que a formação territorial foi estruturada a partir da costa, tendo o litoral como centro difusor de frentes povoadoras, ainda em movimento na atualidade. Esse contingente populacional e suas organizações sócio-espaciais impactam diretamente os ecossistemas litorâneos. Com base nessas considerações:

a) cite dois dos principais ecossistemas que fazem parte da faixa litorânea;

b) quais as principais fontes de contaminação e atividades econômicas impactantes nessas áreas?

Gab:

a) Entre os ecossistemas que fazem parte da faixa litorânea, podemos citar os manguezais, as restingas e o domínio da floresta tropical (mata Atlântica).

b) De um modo geral, entre as principais fontes de contaminação e atividades econômicas impactantes, podemos destacar a expansão urbano-industrial e portuária, o despejo de esgoto, o vazamento de petróleo e a expansão do turismo com pouca preocupação com a preservação ambiental.

Questão 193)

O processo de desertificação vem sendo discutido pela comunidade internacional desde 1977, quando da realização, em Nairobi, da Conferência Internacional das Nações Unidas para o combate à desertificação.

a) Em que consiste o processo de desertificação e como pode ser causado?

b) No Brasil, qual região se enquadra no conceito de desertificação e por quê?

Gab:

a) Consiste no processo de degradação das terras cultiváveis, a partir, principalmente, da intensificação do processo de erosão. Pode ser causada por fator natural, como as estiagens prolongadas, e por ação antrópica, como a prática das queimadas e o uso intensivo e inadequado do solo.

b) Entre os domínios naturais brasileiros, três se destacam no processo de desertificação: a caatinga, o cerrado e o pampa, devido à retirada da camada superficial do solo e à intensificação do processo de erosão, pelo uso inadequado do solo na prática da agropecuária.

Questão 194)

A Internet é um dos grandes símbolos da globalização. A rede mundial de computadores interliga, atualmente, aproximadamente 700 milhões de usuários dispersos em vários países do globo. No entanto, conforme demonstram as informações abaixo, o seu uso é bastante desigual.

USUÁRIOS DE INTERNET NOS PAÍSES SELECIONADOS - 2001

clip_image014

Fonte: http://www.estudiohosting.com.es/img/pais/, acesso em março de 2006.(Adaptado)

A partir das informações apresentadas na tabela acima, pode-se afirmar que

a) houve a superação das desigualdades históricas entre os diferentes grupos de países, no que se refere ao acesso a bens e serviços avançados.

b) conectar-se à rede mundial é um privilégio de poucos habitantes do globo, principalmente, nos países subdesenvolvidos.

c) o número de usuários da internet tem aumentado, o que evidencia a amplitude e a homogênea difusão espacial das inovações tecnológicas em todo o globo.

d) nos países emergentes, a proporção de usuários da internet, em relação à população do respectivo país, supera a de países europeus.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis