terça-feira, 30 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Agropecuária 14

Questão 400)

Nos últimos meses, crianças indígenas Guarani-Kaiowá que vivem na região de Dourados, no Mato Grosso do Sul, estão morrendo pela combinação de duas causas terríveis: desnutrição e falta de água potável. A cada 1.000 crianças nascidas no Brasil, 25 morrem antes de completar um ano de idade. Das crianças de etnia Guarani-Kaiowá na aldeia de Tacuru, 99 morrem antes de completar um ano de vida. Ou seja, uma taxa de mortalidade infantil 4 vezes maior do que a média nacional.

(Adaptado de POIRIER, Marie-Pierre. Carta da representante do UNICEF no Brasil, maio de 2005.)

A situação de indigência descrita no texto expressa o processo precário de incorporação das diferentes etnias indígenas à sociedade brasileira contemporânea, especialmente nas regiões exploradas pelo agronegócio.

Esse processo provoca a perda de condições de sustentabilidade dessas populações e sua conseqüente inserção periférica na economia do país.

O fator que inviabiliza a sustentabilidade e uma das conseqüentes formas de inserção periférica da população indígena citada, respectivamente, são:

a) deterioração das condições de produção e sujeição ao capital

b) corte do financiamento público e dependência do consumo urbano

c) inacessibilidade aos insumos básicos e subordinação ao mercado fundiário

d) êxodo da mão-de-obra jovem e desvinculação das relações capitalistas de produção

Gab: A

Questão 401)

Oeste baiano: a terra do agronegócio

Uma população de 25 mil habitantes que vivia há séculos nas mesmas condições de miséria e carência, sem energia elétrica, estradas, transporte e escolas. Em alguns povoamentos, o índice de analfabetismo era de 100%.

Os pioneiros chegaram do Sul, principalmente do Rio Grande do Sul, na década de 1980. Traziam seus tratores e implementos usados em caminhões, armavam barracas de lona preta onde abrigavam a mulher e os filhos. Os sulistas investem pesado na produção, ou seja, em máquinas, irrigação, adubos e silos.

(Adaptado de O Globo, 03/05/2003)

Os trechos da reportagem sobre o oeste baiano descrevem realidades socioeconômicas distintas: a exclusão histórica vivida pela maior parte da população local e a organização produtiva dos migrantes sulistas.

As condições de vida da população local e a ascensão econômica dos migrantes, respectivamente, estão associadas principalmente a fatores relacionados com:

a) mão-de-obra disponível e insumos produtivos

b) estrutura fundiária regional e condições ambientais

c) rede de transporte ampla e financiamentos bancários

d) política agrícola nacional e investimentos na produtividade

Gab: D

Questão 402)

O campo deixou de ser exclusivamente um espaço de produção para transformar-se também em um importante espaço de consumo de bens industrializados.

(BOLIGIAN; BOLIGIAN, 2004, p. 181).

Esse contexto, associado aos conhecimentos sobre a agricultura e a estrutura fundiária brasileira, permite afirmar:

01. O sistema agrícola implantado pela Revolução Verde é o de jardinagem, porque esse sistema permite a ocupação racional do solo.

02. As modificações implantadas no campo pós-Revolução Verde desestimulam o êxodo rural, devido à absorção do PEA e da melhoria do IDH da população.

03. A Revolução Verde provocou profundas transformações no espaço agrário, democratizou a posse da terra e diminuiu consideravelmente os latifúndios no país.

04. As regiões que eram ambientalmente preservadas foram invadidas pela monocultura, devido à criação das fronteiras agrícolas surgidas após a Revolução Verde.

05. O objetivo primordial da Revolução Verde é implantar hábitos de consumo urbano no campo para que a população rural tenha acesso a produtos industrializados.

Gab: 04

Questão 403)

O aumento crescente da demanda por produtos livres de agrotóxicos tem impulsionado a agricultura orgânica no Brasil. Esse sistema agrícola que se apóia no manejo sustentável, dispensa o uso de agrotóxicos sintéticos, privilegia a preservação ambiental, a biodiversidade, os ciclos biológicos e a qualidade de vida do homem. Com uma área plantada de 842 mil hectares, o setor movimentou cerca de US$ 1 bilhão em 2003. O país tem 19 mil propriedades e 174 processadoras espalhadas em diversas regiões. (Disponível em: <www.agricultura.gov.br.> Acesso em: 19 Jun. 2005.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre agricultura, considere as afirmativas a seguir.

I. Na agricultura orgânica, a forma de produzir demanda uma maior utilização de mão-de-obra para colocar em prática o controle biológico e o manejo integrado de pragas, constituindo-se em alternativa para o desenvolvimento da agricultura familiar.

II. O crescimento do mercado para os produtos orgânicos não se limita ao Brasil, o que tem permitido aos agricultores aumentar a receita, por unidade de produção, a uma razão superior à da agricultura convencional.

III. O crescimento do número de propriedades rurais em que se pratica a agricultura orgânica invalida o debate sobre os impactos do consumo de agrotóxicos no Brasil.

IV. O sistema de agricultura orgânica é impraticável nas pequenas propriedades rurais, pois a eliminação do uso de fertilizantes e de pesticidas químicos proporciona um aumento dos custos de produção, o que, conseqüentemente, diminui a renda da unidade produtiva agrícola.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I, II e IV.

e) I, III e IV.

Gab: A

Questão 404)

A agricultura de subsistência do arroz, nas encostas do Himalaia, necessita de proteção contra a erosão. A proteção adotada lembra uma grande escada junto às montanhas e é chamada

a) cinturão verde.

b) terraceamento.

c) curva irrigada.

d) rotação de nível.

e) ravinamento.

Gab: B

Questão 405)

Os fragmentos abaixo representam posições distintas no debate estabelecido no Brasil a respeito da reforma agrária.

Posição A: [Existe] a necessidade de se repensar a questão agrária no Brasil, à luz dos novos tempos, o que exige, por conseguinte, formular-se uma nova teoria fundiária capaz de superar o modelo distributivista da terra. Defendi que havia absoluta necessidade de se romper com a idéia dominante na questão agrária, que enxerga na distribuição fundiária o único caminho para o combate à miséria. Precisamos inventar uma nova reforma agrária, porque a que temos não está funcionando.

(Adaptado de GRAZIANO, Xico. O carma da terra no Brasil. São Paulo: A Girafa, 2004.)

Posição B: Uma política consistente de soberania alimentar no Brasil passa, necessariamente, por uma Reforma Agrária ampla e massiva e por uma política agrícola de apoio às pequenas unidades de produção. Assim, enquanto a Reforma Agrária não for feita, a luta continua a marcar os campos no país. A Reforma Agrária é analisada como alternativa importante para o desenvolvimento econômico, social e político para os camponeses Sem Terra do Brasil.

(Adaptado de OLIVEIRA, Ariovaldo U. Barbárie e modernidade: as transformações no campo e o agronegócio no Brasil. Terra Livre. São Paulo: AGB, 2003.)

Apresente um argumento utilizado por quem defende:

a) a posição A;

b) a posição B.

Gab:

a) Agropecuária moderna e competitiva, com elevada produtividade, dispensa a necessidade de eliminação do latifúndio.

b) Somente a desconcentração da terra possibilitaria o combate à pobreza no campo, conteria o êxodo rural e asseguraria a soberania alimentar do Brasil

Questão 406)

Com base no quadro acima analise as proposições e assinale V(verdadeiro) e F(falso):

clip_image002

Fonte: Indicadores Econômicos e Estatísticas Básicas. Revista economia &
desenvolvimento, Goiânia, ano V. n. 14, jan/mar 2004, p. 10.

( ) O Estado de Goiás manteve a liderança no Centro-Oeste na produção de abacaxi, alho, feijão, laranja e tomate nos anos de 2001, 2002 e 2003.

( ) A produção de arroz em Goiás demonstra um saldo positivo de 2001 para 2003, enquanto o café teve sua produção diminuída no mesmo período.

( ) No período de 2001 a 2003, ocorreu um aumento da produção de soja no Estado de Goiás, no Centro-Oeste e no Brasil.

( ) A produção de milho em termos de Brasil demonstra queda de 2002 para 2003, apesar de manter a mesma posição no Centro-Oeste.

Marque a alternativa CORRETA:

a) V, F, F, V

b) F, V, V, V

c) V, V, V, F

d) F, F, F, F

e) V, V, V, V.

Gab: C

Questão 407)

Os imigrantes japoneses, a partir de 1930, com o cultivo da juta e da pimenta-do-reino, iniciaram na região amazônica a agricultura:

a) de jardinagem

b) de subsistência

c) itinerante

d) comercial

e) extensiva

Gab: D

Questão 408)

Assinale a alternativa verdadeira no que tange ao comum entre os municípios de Sorriso (MT), Barreiras (BA), Balsas (MA), Rio Verde (GO), Ribeirão Preto (SP), Rondonópolis (MT) e Luis Eduardo Magalhães (BA).

a) Possuem importantes metalúrgicas exportadoras.

b) São importantes protagonistas do agronegócio brasileiro.

c) Possuem os menores núcleos urbanos do país.

d) Possuem os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil.

Gab: B

Questão 409)

Leia o trecho a seguir:

O desenvolvimento capitalista no Brasil tem imposto uma reordenação territorial no campo brasileiro. A formação dos grandes mercados urbanos nas regiões metropolitanas permitiu que novos produtos agrícolas fossem cultivados, formando assim novas áreas produtoras ou mesmo revigorando outras já decadentes.

OLIVEIRA, A. U. In: CARLOS, A. F. (Org.) Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 1999, p. 93.

Considerando o texto, a reordenação territorial das novas áreas agrícolas é determinada a partir do:

a) Distrito Federal, com o planejamento do governo federal para aumentar a produção de alimentos no país.

b) estado de São Paulo, onde se situa o comando da produção agrícola capitalista no Brasil.

c) estado de Pernambuco, com a produção de cana-de-açúcar e seus derivados.

d) estado de Goiás, com a exploração de áreas do Cerrado para atender aos mercados interno e externo.

e) estado do Rio Grande do Sul, pela tradição nesse segmento da economia e pela proximidade com os países do Mercosul.

Gab: B

Questão 410)

Indique a alternativa que interpreta CORRETAMENTE o quadro abaixo.

clip_image004

Fonte: A opção brasileira / César Benjamin... [et. al.] - Rio de Janeiro: Contraponto, 1998. 208p.

Pelos dados apontados no quadro, é possível concluir que

a) a produção agrícola em áreas menores do que 10 ha é insignificante (2,7%).

b) há um equilíbrio entre o número de estabelecimentos agrícolas e sua equivalência em área total no Brasil.

c) não existem áreas de latifúndio no Brasil.

d) é extremamente desigual a distribuição de terras no Brasil, uma vez que a maioria das terras se concentra numa minoria de estabelecimentos.

e) qualquer análise sobre a temática em questão não é confiável, uma vez que os dados apresentados são de 1996.

Gab: D

Questão 411)

As características físicas e as condições geográficas do território brasileiro são extremamente diversas. Para resolver o problema da grande disparidade existente na adoção de uma unidade fixa de medida para classificação dos imóveis rurais, foi criada uma medida especial, o módulo rural, derivado do conceito de propriedade familiar.

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:

a) a área de um imóvel rural próximo a um centro consumidor proporciona rendimentos menores e exige esforço maior de cultivo, aumentando o módulo rural.

b) as técnicas tradicionais, como as utilizadas no cultivo da mandioca, por exemplo, exigem um módulo rural menor, tendo em vista serem amplamente conhecidas.

c) a propriedade familiar possui dimensões variáveis, dependendo da localização, da fertilidade do solo, do clima da região e do tipo de produto cultivado.

d) a fertilidade do solo é irrelevante para a determinação do módulo rural, tendo em vista que o clima é o fator mais importante na definição do cultivo a ser realizado.

e) a agricultura familiar sempre esteve na base das políticas agrícolas brasileiras, que não estimulam a monocultura e a mecanização.

Gab: C

Questão 412)

Sobre a atividade agrária, assinale a afirmativa incorreta.

a) A mão-de-obra no meio rural é constituída majoritariamente por ocupantes, parceiros, meeiros e arrendatários, que se deslocam para o campo a partir das periferias das cidades.

b) Dados a respeito da produção agrícola brasileira mostram que o crescimento do setor, nos últimos anos, tem sido muito mais intensivo do que extensivo, o que implica, dentre outros fatores, concentração fundiária e intensidade de uso da terra.

c) Embora o Brasil seja um país que possui excelentes condições climáticas e de solo, a produção de grãos por ano é, em média, quatro vezes menor do que a média de produção em países de condições iguais.

d) Embora seja uma atividade relacionada com as condições naturais, o seu desenvolvimento depende da substituição das práticas tradicionais de cultivo por inovações tecnológicas.

Gab: A

Questão 413)

Observe o mapa.

clip_image006

O produto I é beneficiado no país e exportado. O produto II atende ao mercado interno. Identifique corretamente os produtos cultivados nas regiões I e II do mapa.

a) I – algodão; II – feijão.

b) I – laranja; II – arroz.

c) I – cana-de-açúcar; II – milho.

d) I – soja; II – mandioca.

e) I – café; II – uva.

Gab: B

Questão 414)

Observe as figuras. Elas representam aspectos da lavoura de cana-de-açúcar em épocas distintas.

clip_image008 clip_image010 clip_image012

Fonte: Agronegócio. Veja Edição Especial. Ed. Abril, abril/2004

A partir da sua observação, responda: Por que as relações de trabalho variaram no tempo e no espaço?

Gab:

Considerando que as figuras representam aspectos da lavoura canavieira em três distintas épocas, esperava-se que o candidato pudesse identificar, em cada período, os elementos (e suas interações) que constituem as relações de trabalho e a maneira como esse conjunto evoluiu ao longo do tempo e de acordo com as especificidades espaciais. Procurou-se valorizar as interações sociais, políticas e econômicas pertinentes às próprias relações de trabalho, tais como: legislação trabalhista, luta de classe, organização sindical, tecnologia. No plano da divisão territorial do trabalho, identificam-se: metrópole-colônia, centro-periferia, norte-sul, fordismo/taylorismo, êxodo rural, transferência de tecnologia, revolução verde, dentre outras.

Questão 415)

Observe os gráficos abaixo.

clip_image014

clip_image016

Fonte: INCRA e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) - 1997

Com base em sua observação:

a) identifique as duas regiões onde a violência no campo e a improdutividade agrícola estão mais correlacionadas, explicando uma causa para essa correlação.

b) explique por que nas regiões brasileiras Sudeste e Sul ainda persistem expressivos índices de terras improdutivas.

Gab:

a) Nas regiões Norte e Nordeste, como mostram os gráficos, existem altas concentrações de imóveis improdutivos, nas quais a terra se converte, muitas vezes, em reserva de valor e seus donos aguardam melhores preços para arrendá-las ou vendê-las. Os movimentos de trabalhadores rurais, como forma de pressionar o Estado a realizar a reforma agrária, elegeram a ocupação desses imóveis improdutivos como uma de suas ações preferenciais.

b) Em anos recentes, a produção agrícola das regiões Sudeste e Sul vem passando por um significativo aumento, motivado pela modernização do campo. Essa modernização pouco afetou as relações sociais no campo, as quais ainda se mostram extremamente injustas e concentradoras da terra. Uma modernização seletiva criou um enorme contingente de excluídos que também procura se organizar e ocupar os imóveis improdutivos.

Questão 416)

Assinale o que for correto sobre a organização do espaço agrário brasileiro.

01. A faixa litorânea úmida da região Nordeste caracteriza-se pelo predomínio da agricultura familiar de subsistência, organizada em torno de pequenas propriedades.

02. Os fluxos migratórios que deixam São Paulo e os estados do Sul refletem as conseqüências da modernização da economia rural regional. A valorização das terras nas áreas acima citadas provoca a concentração fundiária, expulsando sitiantes e assalariados rurais.

04. A concentração da propriedade da terra é um dos traços marcantes da economia rural brasileira, cujas origens remontam ao modelo de ocupação aplicado à colônia portuguesa, na América.

08. Além de instituir a proletarização do trabalhador rural, a modernização da agricultura promoveu a crescente substituição do regime de trabalho permanente ou fixo pelo regime de trabalho temporário.

16. A pecuária brasileira vem passando, nas últimas décadas, por uma mudança estrutural, deixando de ser predominantemente extensiva. Tem-se tornado cada vez mais freqüente a seleção de raças bovinas e a vacinação do gado, que é alimentado em pastos cultivados, no período chuvoso, e com ração, no período de estiagem.

32. A fome que atinge milhões de brasileiros está diretamente ligada à escassez de alimentos no mercado interno. Decorre, portanto, da ausência de políticas agrícolas que incentivem o cultivo.

64. A expansão da grande fronteira agrícola da Amazônia vem sendo um importante fator para solucionar o grave problema dos trabalhadores sem terra. São raros os conflitos fundiários nessa região.

Gab: 30

Questão 417)

Analise a seqüência histórica da ocupação de uma área no Brasil.

clip_image018

Trata-se:

a) de Rondônia que, na atualidade, observa entrada de capital para fruticultura e pecuária extensiva.

b) de Rondônia, que apresentou emigração em meados do século XX, devido à decadência do extrativismo da borracha.

c) do médio vale do Rio São Francisco que, na atualidade, recebe capital e tecnologia para a fruticultura visando a mercados externos e internos.

d) do médio vale do Rio São Francisco onde, hoje, a agricultura para auto-sustento depende dos projetos de irrigação.

e) do pampa gaúcho que, até o final do século XX, mantinha suas atividades agrícolas ligadas à viticultura.

Gab: C

Questão 418)

Observe o trecho abaixo:

Até a década de 1950 o _______desempenhava um pequeno papel no contexto econômico do país. Suas atividades se colocavam à margem do processo urbano industrial que ocorria no ______. partir da década de 1970, a região passou a receber investimentos de maior vulto transformando-se numa área produtora de grãos com destaque para a produção de _______. A integração dos transportes ______ e as redes de comunicação, contribuíram para a região ampliar seus horizontes econômicos.

A seqüência que completa corretamente as lacunas é:

a) Centro-Oeste – Nordeste – milho – ferroviário

b) Centro-Oeste – Centro-Sul – soja – rodofluviais

c) Centro-Sul – Centro-Oeste – café – rodoviário

d) Nordeste – Centro-Sul – soja – rodoviário

e) Centro-Sul – Nordeste – café – hidrovias

Gab: B

Questão 419)

Sobre os cultivos no estado do Paraná, assinale o que for correto.

01. O cultivo do trigo expandiu-se pelo Oeste e Noroeste do Estado, tornando o Brasil autosuficiente na produção de farinha de trigo.

02. O cultivo do milho declinou nos últimos anos em função da crescente ocupação das terras pela cultura da soja, que se expandiu para o Sul do Estado. Atualmente, a produção de milho é significativa apenas no Norte do Paraná.

04. O cultivo do algodão passou por um declínio, entre 1990 e o início da década presente. Atualmente, a produção de algodão é insuficiente para atender à demanda das indústrias paranaenses.

08. A cana-de-açúcar vem sendo intensamente cultivada na porção norte do Estado.

16. No Paraná, cultivam-se as duas variedades de arroz: o "arroz de várzea", próprio dos solos encharcados ou irrigados, e o "arroz de sequeiro", próprio dos solos bem drenados.

32. O cultivo do fumo está associado à agricultura familiar e às pequenas propriedades, envolvendo, por exemplo, municípios situados no Sudoeste do Estado.

64. Devido à ocorrência do "cancro cítrico", o Paraná permanece como área imprópria para o cultivo de cítricos, impedindo que se instalem, no Estado, indústrias processadoras de suco de laranja.

Gab: 60

Questão 420)

O pequeno produtor no agronegócio

No Brasil, uma parte importante do agronegócio conta com pequenos produtores para o fornecimento de bens de origem vegetal e animal (fumo, uva, tomate, aves, suínos, entre outros). Essa articulação entre pequeno produtor e grande empresa contradiz a antiga crença no desaparecimento da agricultura familiar pouco capitalizada diante do avanço das grandes empresas agroindustriais.

a) Dê uma razão para o pequeno produtor familiar integrar-se à grande empresa agroindustrial.

b) Dê uma razão para a grande empresa agroindustrial vincular os pequenos agricultores a sua cadeia produtiva.

Gab:

a) Entre as razões que os pequenos produtores têm para essa integração, estão: a garantia de compra do produto, protegendo o pequeno produtor das oscilações do mercado; o apoio técnico especializado; a redução da dificuldade de conseguir financiamento bancário; o fornecimento de insumos e equipamentos pelas grandes empresas.

b) A grande empresa busca essa integração para, entre outras razões: evitar a gestão e controle do trabalho agrícola; evitar investimentos na compra de terras para concentrá-los nas fases mais lucrativas da cadeia produtiva; deixar para os produtores diretos os riscos ambientais (esgotamento dos solos, pragas, intempéries); garantir o fornecimento de matéria prima através de um grande número de produtores.

Questão 421)

Desde a década de 1980, vem ocorrendo uma significativa expansão da produção de soja no território brasileiro, incorporando novas áreas agrícolas, que têm atraído grande número de pessoas dos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

As áreas agrícolas a que o enunciado se refere correspondem ao:

a) sul do Tocantins e ao sudoeste do Maranhão.

b) norte da Bahia e ao leste do Piauí.

c) oeste da Bahia e ao sul do Piauí.

d) norte do Tocantins e ao noroeste do Maranhão.

Gab: C

Questão 422)

Nos anos 90 do século passado, intensificou-se no Brasil o crescimento da atividade agroindustrial articulado aos vários setores industriais, favorecendo a emergência do agronegócio, que tem como característica a:

a) constituição de cadeias produtivas atreladas à produção agrícola de caráter familiar, com uma gestão voltada para os mercados internacionais e regionais.

b) constituição de cadeias produtivas formadas por agentes econômicos integrados por diversos mecanismos, como cooperativismo, associativismo e integração vertical.

c) forma de produção na qual predominam a interação entre gestão e execução do processo produtivo pelos agricultores familiares, com ênfase no trabalho assalariado.

d) forma de produção que privilegia o associativismo e a formação de cadeias produtivas que ocorrem nas áreas de assentamentos rurais, onde predomina o trabalho da família.

Gab: B

Questão 423)

Nos últimos anos, algumas áreas do Nordeste do Brasil tornaram-se produtoras de uvas, com produção crescente quando comparada às áreas de cultivo tradicional da fruta, como se pode observar no gráfico.

clip_image020

(IBGE)

Quanto à localização da produção, às características de temperatura e à utilização de técnicas de cultivo nas áreas produtoras de uvas do Nordeste, assinale a alternativa que apresenta as correlações corretas.

a) Agreste, na Chapada Diamantina (BA) e Chapada da Borborema (PE); temperaturas amenas; irrigação esporádica.

b) Zona da Mata Nordestina, em Feira de Santana (BA) e Garanhuns (PE); temperaturas pouco variáveis; irrigação sistemática.

c) Vale Médio do rio São Francisco, em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA); temperaturas elevadas; irrigação sistemática.

d) Zona do Recôncavo, em Camaçari (BA) e Olinda (PE); temperatura variável; irrigação esporádica.

e) Planície Litorânea, em Ilhéus (BA) e Petrolândia (PE); temperaturas constantes; irrigação esporádica.

Gab: C

O Vale Médio do rio São Francisco destaca-se como a principal área de fruticultura irrigada da região Nordeste.

Questão 424)

Observe o mapa.

clip_image022

O produto I é beneficiado no país e exportado.

O produto II atende ao mercado interno.

Identifique corretamente os produtos cultivados nas regiões I e II do mapa.

a) I – algodão; II – feijão.

b) I – laranja; II – arroz.

c) I – cana-de-açúcar; II – milho.

d) I – soja; II – mandioca.

e) I – café; II – uva.

Gab: B

O produto destacado no mapa por I refere-se à laranja, cultivada no nordeste do Estado de São Paulo, cujo suco concentrado é exportado. O produto II refere-se ao arroz, cultivado no sul do Rio Grande do Sul, voltado sobretudo ao mercado interno.

Questão 425)

O gráfico abaixo apresenta a situação da população de dois municípios do Rio Grande do Norte – Açu e Baraúna – nos anos de 1991 e 2000.

clip_image024

clip_image026

Embora esses municípios sejam importantes áreas de produção agrícola do Estado, um dos fatores que explicam o fenômeno representado no gráfico é a:

a) ocorrência de um intenso processo de modernização agrícola.

b) expansão dos sistemas irrigados de alta tecnologia nas pequenas propriedades agrícolas.

c) intensificação do processo de ocupação da terra por produtores familiares.

d) integração da agricultura familiar às grandes multinacionais.

Gab:

Questão 426)

No Brasil, a posse da terra constitui-se num grande problema agrário, envolvendo grileiros, posseiros e estrutura fundiária.

a) O que são grileiros? O que são posseiros?

b) Em linhas gerais, como está organizada a estrutura fundiária nacional?

Gab:

a) Grileiros são pessoas que tomam posse de terras por meio de documentação "falsa" e posseiros são pessoas que ocupam terras das quais não são proprietárias.

b) Em linhas gerais, o Brasil apresenta uma elevada concentração fundiária, ou seja, o predomínio do minifúndio em número de imóveis e da grande propriedade em área ocupada.

Questão 427)

Observe o gráfico.

clip_image028

O gráfico acima mostra

a) a estrutura fundiária brasileira, que se apresenta altamente concentrada.

b) a exploração do solo, no Brasil, que tem na agropecuária a sua base econômica.

c) o uso do solo, no Brasil, com o predomínio das áreas utilizadas como pastagens.

d) a distribuição das terras produtivas, no Brasil, ocupadas, em sua maioria, pelas lavouras.

Gab: C

Questão 428)

Na atualidade, verifica-se uma significativa alteração nos padrões de mobilidade espacial da população brasileira.

São fenômenos que interferem nessa mobilidade, EXCETO:

a) baixo dinamismo dos mercados urbanos de trabalho.

b) surgimento de novas formas de marginalidade urbana.

c) desconcentração econômica, caracterizada pela migração de indústrias.

d) desconcentração fundiária, caracterizada pelo predomínio de minifúndios.

Gab: D

Questão 429)

Agricultura orgânica é um sistema de gerenciamento total da produção agrícola com vistas a promover e realçar a saúde do meio ambiente, preservando a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo.

Sobre esse tipo de agricultura, é INCORRETO afirmar que

a) enfatiza o uso de práticas de manejo, em oposição ao uso de elementos estranhos ao meio rural.

b) exclui a adoção de substâncias químicas nocivas aos ecossistemas.

c) propõe a prática de queimadas sistemáticas para o preparo do solo a ser cultivado.

d) proíbe a utilização de organismos geneticamente modificados.

Gab: C

Questão 430)

Apesar de a região Nordeste ser conhecida como região-problema, com áreas assoladas periodicamente pela seca e com enormes bolsões de pobreza, ela apresenta uma diversidade na sua organização espacial interna. Existem áreas mais dinâmicas, tendo sido algumas implantadas por meio da Sudene. Constituem áreas de maior dinamismo econômico nessa região, EXCETO:

a) O pólo agroindustrial de Petrolina-Juazeiro, no médio vale do São Francisco, cuja base é a fruticultura irrigada.

b) A tradicional cultura canavieira de ocupação mais antiga, em que as oligarquias criaram sucessivos mecanismos de preservação.

c) As áreas de moderna agricultura de grãos, especialmente de soja, localizadas na porção oeste da Bahia.

d) Os diversos pólos turísticos implantados nas principais cidades da região, especialmente nas capitais e em áreas próximas a elas.

Gab: B

Questão 431)

A “caixa d’água” do Brasil

Nas últimas décadas, a região Centro-Oeste do Brasil vem se transformando numa espécie de celeiro do país, especialmente com a expansão e consolidação de uma agricultura de caráter empresarial, em que as vedetes são o cultivo da soja e do algodão. Do ponto de vista natural, o Centro-Oeste destaca-se pela presença de amplas áreas das chapadas tropicais recobertas extensivamente pela vegetação do cerrado e por uma região conhecida como Pantanal, com características de transição morfoclimática, identificada por uma extensa baixada, com formações vegetais heterogêneas e drenada pelo rio Paraguai.”

Fonte: Revista Pangeia - 03/11/2004

JUSTIFIQUE, em um parágrafo, o título da reportagem.

Gab:

Questão 432)

Considere a tabela.

clip_image030

A leitura da tabela e seus conhecimentos sobre a realidade agrária brasileira permitem afirmar que

a) a grande maioria das propriedades com mais de 1.000 há contam com elevada mecanização e, portanto, pouco empregam mão-de-obra.

b) praticamente toda a mão-de-obra que trabalha nas propriedades até 1.000 ha é constituída pelo proprietário e família.

c) as propriedades acima de 100 ha que se dedicam à pecuária empregam maior quantidade de trabalhadores.

d) mesmo com a difusão da agricultura mecanizada, não foi alterada a quantidade de mão-de-obra empregada no campo.

e) as propriedades, com menos de 100 ha, ocupam maior contingente de empregados e são as que mais produzem alimentos.

Gab: E

Questão 433)

Analise o mapa.

clip_image032

Sobre as áreas em destaque no mapa, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A área 1, localizada na região Norte, representa o pólo mineral de Carajás, onde são explorados os minérios de ferro, bauxita e manganês.

b) A área 2 representa o mais novo eixo de desenvolvimento do Brasil, agregando exploração agroflorestal e conflitos de terra.

c) A área 4 representa o espaço de maior desenvolvimento econômico-financeiro do país, podendo ser definida como uma área urbano-industrial.

d) A área 3, o Recôncavo Baiano, é uma das mais dinâmicas do Nordeste, onde está localizado o pólo petroquímico de Camaçari.

Gab: B

Questão 434)

Trata-se de um conjunto de atividades econômicas que inclui a produção do campo em que a biotecnologia tem um papel fundamental. Também estão compreendidas atividades nas quais matérias-primas animais e vegetais são transformadas em produtos de maior valor agregado.

a) Identifique o assunto central do texto e cite duas localidades e dois produtos brasileiros em que a situação descrita se aplica.

b) Faça uma análise crítica do uso da biotecnologia nesse processo quanto a conseqüências ambientais e sociais.

Gab:

a) O assunto central do texto refere-se ao desenvolvimento técnico-científico e sua aplicação no agronegócio e nos complexos agroindustriais relacionados à modernização, principalmente do setor agropecuário. Entre as localidades e os produtos, podemos citar: a fruticultura irrigada no vale médio do São Francisco e no Sul do Piauí; o cultivo de grãos e algodão no cerrado brasileiro; a indústria de sucos; sucro-alcooleira e óleos vegetais no Oeste paulista e a suinocultura, avicultura, vinicultura e cultivo de grãos no Sul do país, entre outros.

b) Os motivos são de ordem ambiental, socioeconômica e sanitária. Em relação à ordem ambiental, argumenta-se que a transferência de genes de uma espécie para outra pode provocar uma contaminação de ecossistemas e comprometer a biodiversidade. No plano socioeconômico, as transnacionais podem deter a patente do processo tecnológico e o monopólio econômico do setor e, no plano sanitário, aumentar reações alérgicas, que afetariam os seres humanos.

Questão 435)

Analise o quadro abaixo:

clip_image034

* Previsão

Adaptado de: EDWARD, J. O Brasil que planta e colhe dinheiro. Veja. São Paulo, n. 30, abr./2004, p.17. (Edição especial)

Observando o gráfico sobre a evolução da produção de grãos nas lavouras brasileiras no período 1990/91 a 2003/04, pode-se afirmar que:

a) enquanto a produção agrícola praticamente dobrou na última década, passando de 57,8 para 130 milhões de toneladas, a área plantada apresentou pouco crescimento, o que se explica pelo elevado nível de tecnologia empregado pelos agricultores brasileiros.

b) o uso de tecnologia na agropecuária brasileira tem contribuído para o aumento progressivo de emprego no campo, com a criação de ocupações tradicionalmente agrícolas, tais como a prestação de serviços, lazer e turismo rural.

c) o aumento na produção de grãos deve-se exclusivamente à expansão da área plantada, que saltou de 37,8 milhões de ha. em 1990/91, para 47 milhões de ha. na safra de 2003/04.

d) o crescimento da produção de grãos no Brasil, nas últimas décadas, tem seguido padrões sustentáveis de produção, com a manutenção do emprego no campo e a preservação do meio ambiente.

Gab: A

Questão 436)

A realidade da agricultura brasileira apresenta dicotomias que geram características particulares. Assinale a afirmativa INCORRETA.

a) O aumento da mecanização e do uso de agrotóxicos ocorre com maior intensidade nas lavouras para exportação e matéria-prima industrial.

b) A agricultura tradicional, praticada principalmente em pequenas e médias propriedades, é que garante o abastecimento do mercado interno de certos produtos como o feijão.

c) A concentração da terra nas mãos de poucos proprietários pode ser responsabilizada por favorecer a fome e a desnutrição de parte da população brasileira.

d) As pequenas propriedades não praticam a agricultura comercial, limitando-se à prática da policultura de subsistência.

Gab: D

Questão 437)

Com relação à estrutura e características do campo brasileiro na atualidade, é correto afirmar

01. que uma das características principais da agricultura brasileira é sua crescente industrialização, ou seja, um processo de introdução do modo industrial de produzir no campo que desencadeia um inter-relacionamento intenso entre a agricultura e a indústria.

02. que o traço essencial da estrutura fundiária brasileira é o caráter concentrador da terra, pois, segundo dados da distribuição geral da terra no Brasil em 1985, enquanto 90% dos estabelecimentos (mais de 5 milhões) com menos de 100 hectares dispunham de apenas 21,1% da área ocupada, 1% dos estabelecimentos (cerca de 50 mil) com mais de 1000 hectares controlavam 43,9% da área ocupada.

04. que o território brasileiro tem incorporado muitas das características da chamada revolução agrícola, especialmente nas culturas de exportação que consolidam a divisão territorial do trabalho mundial.

08. que há uma clara tendência de valorização e expansão das culturas alimentares básicas e de tradição nacional, como arroz, feijão e mandioca, em detrimento de culturas como soja, laranja e cana-de-açúcar.

16. que, em geral, a distribuição territorial da produção dos principais produtos agrícolas mostra uma forte concentração na Região Sul, onde se encontra a principal região agrícola do país, seguida pela Região Sudeste, à qual cabe outra fatia significativa da agrícola do país, seguida pela Região Sudeste, à qual cabe outra fatia significativa da produção agrícola no campo brasileiro.

32. que a mudança das fronteiras agrícolas no território brasileiro sempre teve como objetivo o aumento da produção de culturas alimentares básicas como arroz e feijão.

Gab: 23

Questão 438)

Pode-se relacionar a charge abaixo à seguinte ação econômica empreendida na República Velha:

clip_image036

a) compra de excedentes dos cafeicultores pelo governo federal

b) concessão de moratória a fazendeiros para cancelamento das dívidas

c) limitação do crédito à expansão cafeeira decorrente do encilhamento

d) desvalorização do café pela troca de favores entre os governos estaduais e o federal

Gab: A

Questão 439)

Venda Nova, distrito de Teresópolis, tem como vocação econômica a agricultura hortigranjeira. Vários pequenos plantadores de verduras se espalham pelas encostas das montanhas, em propriedades operadas, em geral, pela família do agricultor. (...) Se o tempo não ajuda, perde-se toda uma produção. (...)

A atividade rural é mal paga e (...) o risco da comercialização corre por conta do pobre agricultor que não participa do lucro da operação, só do prejuízo eventual. Os atravessadores, que possuem frotas de caminhões, passam pela manhã (...) para levar o produto para os mercados centrais.

Estipulam um preço que não é pago na hora, só depois de [ser vendida] a mercadoria. Caso não consigam vendê-la, devolvem a carga ao agricultor (...) praticamente estragada pela viagem.

(MALTA, Maria Teresa. Um sonho que se tornou realidade. Revista da Comunidade Emanuel, 2003.)

Apesar dos incrementos de produtividade e da expansão do agronegócio, o texto nos aponta dificuldades enfrentadas por parte dos pequenos agricultores brasileiros, que devem ser compreendidas a partir das relações políticas e econômicas vigentes hoje no campo.

Uma causa básica e uma conseqüência para as dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores rurais são:

a) ausência de linhas de financiamento − lucratividade retraída

b) precária base tecnológica − sistema de transportes subutilizado

c) fracionamento das propriedades − mercado de consumo depreciado

d) carência de uma política agrícola favorável − produção familiar inviabilizada

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis