quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Recursos Naturais 1

Questão 01)

Leia o texto e observe o mapa.

A preocupação mundial com os desmatamentos nessa região brasileira é, em parte, motivada pela imagem de um processo destrutivo no qual os benefícios econômicos e sociais são menores que as perdas ambientais. Diferentemente das décadas de 70 e 80, quando a ocupação econômica foi induzida por incentivos e políticas governamentais, os desmatamentos recentes são impulsionados pela pecuária de média e grande escala.

(Gumercindo Loriano Franco. www.iepec.com. Adaptado.)

clip_image002

(www.centrodametropole.org.br)

O texto refere-se a um processo que ocorre em

a) 3.

b) 4.

c) 2.

d) 5.

e) 1.

Gab: E

Questão 02)

Observe o gráfico.

Desmatamento na Amazônia

clip_image004

http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=2786 Acesso em 03/10/2012.

O conhecimento do contexto socioeconômico amazônico e a leitura do gráfico permitem afirmar que o desmatamento na região

a) tornou-se mais acentuado, na década de 1990, quando as fronteiras agrícolas começaram a se ampliar.

b) esteve associado, desde os anos de 1980, à expansão da pecuária e dos cultivos de exportação.

c) gerou sérios problemas de delimitação de fronteiras com os países vizinhos durante a década de 1990.

d) foi ampliado, no início do século XXI, devido à descoberta dos minérios na Serra dos Carajás.

e) aumentou, entre 1980 e 1990, graças à ação dos posseiros que se instalaram em áreas de terras férteis.

Gab: B

Questão 03)

Observe com atenção o gráfico:

clip_image006

(Le Monde Diplomatique- Brasil. O declínio das espécies
ameaça a humanidade. In: Atlas do Meio Ambiente. São Paulo: Instituto Pólis, 2010. p. 49)

Tendo em vista a representação gráfica e seus conhecimentos sobre a biogeografia do planeta pode-se concluir que

a) o ritmo do declínio das espécies representadas não é tão grave em função da adoção generalizada de modelos de agricultura sustentável, nas áreas de grande produção agrícola.

b) espécies vertebradas desaparecem no ritmo e no período representado, em áreas de remoção atual de grandes formações vegetais como o cerrado brasileiro.

c) práticas predatórias e dominantes da natureza ainda se mantêm e, mesmo assim, há um ritmo menor na extinção de espécies, o que demonstra que a extinção tem outros motivos.

d) os animais terrestres são os mais ameaçados visto que as práticas predatórias atingem mais os habitats florestais que as áreas marítimas.

e) a extinção de espécies deve-se às práticas predatórias das sociedades tradicionais (caça, p.ex.); por sua vez, a sustentabilidade dominará, com as práticas produtivas modernas.

Gab: B

Questão 04)

A região do Pantanal abrange uma área de 150 mil km2, dos quais mais de 100 mil são áreas inundáveis. É uma planície sedimentar, formada por um conjunto de rios que cortam a região e recoberta por uma vegetação complexa. A partir do ano de 1970, essa região passou a receber grande número de migrantes em busca de terras para pecuária extensiva ou plantio de grandes lavouras mecanizadas de soja, milho, algodão, cana-de- açúcar, entre outros. Os impactos da pressão do homem sobre o referido ambiente são expressivos. Identifique e comente três desses impactos.

Gab:

O candidato poderá citar:

–O avanço do desmatamento na região, provocando a diminuição da flora e fauna, além da alteração do ciclo hidrológico;

–O assoreamento de áreas alagadiças e consequente poluição por agrotóxicos / defensivos agrícolas e atividades de garimpo;

–A luta pela posse de terra como no caso dos brasiguaios;

–Desequilíbrio ecológico;

–A eliminação gradativa do bioma;

–Extermínio de povos indígenas.

Questão 05)

Leia o texto transcrito a seguir.

As riquezas naturais do Brasil são legendárias. O País tem o maior bioma de floresta úmida do mundo, a Amazônia, que contém de longe a maior parcela das florestas úmidas remanescentes. A Amazônia Legal cobre cerca de 60% do território brasileiro e abriga 21 milhões de habitantes, 12% da população total, dos quais 70% vivem em cidades e vilarejos. O Brasil também tem o maior manancial de água doce do mundo, e a região amazônica sozinha responde por quase um quinto das reservas mundiais. O uso sustentável dessas enormes riquezas não apenas garantiria os recursos para o futuro, como poderia ser também uma fonte de maior eqüidade e redução de pobreza, uma vez que os recursos naturais representam uma proporção muito maior dos bens dos pobres (cerca de 80%) do que dos ricos.

(Banco Mundial. Causas do Desmatamento da Amazônia
Brasileira. 1ª edição, Brasília, 2003.)

Acerca do tema abordado no texto, analise as proposições abaixo.

00. A floresta latifoliada perenifólia observada em amplos setores da Amazônia brasileira, um dos ricos biomas brasileiros, é heteróclita e reflete condições atmosféricas (temperatura, umidade e precipitação) reinantes no ambiente bioclimático equatorial.

01. Do ponto de vista social, é correto dizer que os benefícios privados da pecuária em larga escala na Amazônia são distribuídos de forma excludente, pouco colaborando, assim, para reduzir a desigualdade econômica e social da região.

02. As evidências geoecológicas disponíveis indicam que, na Amazônia, os custos dos desmatamentos, do ponto de vista ambiental, são significativos, superando, inclusive, os benefícios privados da pecuária, especialmente no tocante ao patrimônio genético e ambiental.

03. O cultivo da soja vem-se expandindo, consideravelmente, no bioma Cerrado, provocando uma pressão à expansão da fronteira agrícola para as regiões florestadas amazônicas.

04. Apesar da intensa pressão antrópica sobre o espaço florestal amazônico, a existência local do processo de lixiviação dos solos, que os enriquece em fósforo e matéria orgânica, pode ser um fator fundamental para colaborar no reflorestamento da Região.

Gab: VVVVF

Questão 06)

“Um dos mais lesivos impactos ambientais é a devastação das florestas, sobretudo as tropicais, as mais ricas em biodiversidade. Essa devastação deve-se basicamente a fatores econômicos, tanto na Amazônia quanto nas florestas africanas e nas do Sul e Sudeste Asiático.”

Adaptado de Moreira, J. C. e Sene, E.. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Ed. Scipione, 2004.

Dentre os fatores responsáveis pelo desmatamento nessas áreas podem ser citados, EXCETO:

a) a extração da madeira;

b) a construção de usinas hidrelétricas;

c) a implantação de projetos agropecuários;

d) o uso da técnica de cultivo rudimentar da queimada;

e) a alternância de temperaturas quentes e úmidas, quentes e secas.

Gab: E

Questão 07)

Sobre as causas e/ou as consequências das mudanças registradas na dinâmica espacial da cultura de soja no Brasil ocorridas entre o Censo Agropecuário de 1996 e o de 2006, assinale a alternativa correta:

a) A política de incremento da produção de alimentos para o consumo interno resultou em intenso crescimento da produção de soja no Centro-Oeste brasileiro.

b) Nos cerrados nordestinos, o aumento da área plantada resultou no parcelamento das grandes propriedades e na democratização do acesso à terra.

c) A diminuição da área plantada nos Estados do sul ocorreu em virtude da implementação do novo Código Florestal brasileiro.

d) O aumento da área plantada nas franjas meridionais da Amazônia pode ser relacionado ao fim da obrigatoriedade da manutenção de uma reserva legal nas propriedades rurais.

e) O cerrado foi o bioma brasileiro mais afetado pelo avanço da fronteira agrícola e pelo aumento da área plantada.

Gab: E

Questão 08)

O bioma, que ocupa 22% do território brasileiro, já perdeu quase 1 milhão de quilômetros quadrados, cerca de 48% de sua cobertura total. Somente entre 2002 e 2008, foram desmatados 85 075 quilômetros quadrados, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.

Em todo o bioma, a expansão das lavouras de cana-de-açúcar e de soja, além da produção de carvão e das queimadas (naturais ou provocadas), são os principais fatores de desmatamento. A pecuária também tem contribuição significativa para a sua destruição, principalmente por causa do modelo de produção extensivo, que chega a destinar mais de um hectare para cada boi.

(http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2010/09/16/60444-)

O texto refere-se

a) à caatinga.

b) à mata atlântica.

c) ao cerrado.

d) ao pantanal.

e) aos campos.

Gab: C

Questão 09)

Observe as charges.

clip_image008clip_image010

http://historiaemprojetos.blogspot.com e http://dalciomachado.blogspot.com. Acessados em julho/2011.

As charges, respectivamente, dos cartunistas Henfil (1982) e Dalcio (2011) estão separadas por quase trinta anos de história, mas unidas na crítica

a) ao preço, no mercado internacional, da madeira extraída das florestas brasileiras.

b) à presença de capital estrangeiro na exploração de madeiras de florestas no país.

c) à exportação ilegal, via países vizinhos, de madeira extraída das florestas brasileiras.

d) ao desmatamento extensivo e indiscriminado das florestas brasileiras.

e) ao uso recorrente de queimadas na eliminação de florestas no país.

Gab: D

Questão 10)

Tradicionalmente, ao longo da história, as cidades litorâneas brasileiras estiveram sujeitas a sucessivos aterros, implicando um redesenho dos contornos de seus limites continentais, com a conquista recorrente de águas ao mar e ao complexo estuarino. Por outro lado, os portos desempenharam um papel destacado em várias dessas cidades litorâneas.

Em relação às questões abordadas, analise as afirmações seguintes.

00. A cidade de Vitória, no Espírito Santo, desenvolveu-se numa área sem aterros, mas cresceu em função do Porto, que se volta basicamente para a exportação de soja e de xisto betuminoso, ao mercado externo.

01. Os aterros responderam ao longo do tempo a determinados interesses econômicos e políticos, em especial quando da inexistência do estabelecimento das políticas ambientais no Brasil.

02. Algumas áreas portuárias e orlas de cidades localizadas na extensão da costa brasileira evidenciam marcas do processo acelerado de especulação imobiliária. Como se trata de áreas planas e baixas, os problemas ambientais decorrentes desses processos são minimizados.

03. Os sucessivos aterros verificados na cidade do Recife acarretaram mudanças substanciais na morfologia da cidade e destruíram grande parte da vegetação de estuário, representada pelos manguezais.

04. Os portos são elos das cadeias logísticas que integram fluxos de transporte de mercadorias e pessoas entre regiões diferentes, gerando influências que se estendem muito além de seus locais de instalação.

Gab: FVFVV

Questão 11)

Com relação às principais formações vegetais brasileiras e problemas ambientais nas suas áreas de abrangência, assinale o que for correto.

01. A vegetação do Pantanal mato-grossense é variada possuindo áreas de florestas, cerrado e campos e grande quantidade de plantas aquáticas, e essa é uma região livre de problemas ambientais, uma vez que ali não se desenvolvem atividades agropecuárias, de exploração de minerais e de atividades ilegais de caça e pesca.

02. Entre os principais problemas que afetam regiões da Mata Atlântica destacam-se a especulação imobiliária, desmatamentos, caça e pesca predatórias, queimadas e poluição industrial.

04. No Cerrado brasileiro a vegetação é composta predominantemente de arbustos e pequenas árvores retorcidas e de folhas grossas, além de espécies rasteiras e, em consequência dos avanços da agricultura e pecuária na região, a sua área original de abrangência está bastante reduzida.

08. A Floresta Amazônica, a maior floresta pluvial do planeta, que se estende por mais de quatro milhões de quilômetros quadrados em terras brasileiras, continua sendo destruída pela extração de árvores para comércio e, por meio de queimadas, para abertura de espaços para a agricultura e pecuária.

Gab: 14

Questão 12)

Apesar da mecanização e do avanço tecnológico, as atividades agrícolas estão sujeitas à influência de fatores naturais, tais como: clima, relevo e solo.

MEIO AMBIENTE E ATIVIDADES AGRÍCOLAS

clip_image012

A partir dessas considerações, da ilustração e dos conhecimentos sobre a relação meio ambiente e as atividades agrícolas,

a) apresente duas características fundamentais para que os solos sejam considerados de boa potencialidade agrícola, dando dois exemplos brasileiros e localizando-os;

b) indique um problema que a atividade agrícola enfrenta no solo do cerrado brasileiro e aponte uma consequência que a tecnologia imprime nesse ambiente;

c) mencione em qual compartimento, no perfil transversal dos vales, estão localizados os solos mais férteis. Justifique sua resposta.

Gab:

a)

· Os solos considerados de boa potencialidade agrícola são aqueles mais profundos, bem drenados, com horizontes bem definidos, localizados em locais de topografia plana ou levemente ondulada. A associação da qualidade do solo com a topografia plana favorece a mecanização.

· Exemplos:

- solos de massapê encontrados na Zona da Mata do Nordeste brasileiro.

- solos aluviais – são marginais aos rios e excelentes para as culturas irrigadas.

- solos de terra roxa, extremamente férteis, predominantes nos estados de São Paulo e Paraná.

b)

· Problemas enfrentados: dentre outros, a exigência de utilização maciça de corretivos e fertilizantes porque são solos muito arenosos (latossolos) que se instalaram em terrenos planos, deficientes em nutrientes, porém ricos em ferro e alumínio, daí os solos determinarem a incidência de plantas com aparência seca entre os arbustos esparsos e gramíneas.

· Consequência: uso excessivo de fertilizantes traz ameaça ao equilíbrio ambiental por conterem substâncias tóxicas nocivas aos seres humanos: poluição dos aquíferos, dos solos e dos cultivos.

c) Os solos mais férteis dos vales fluviais são encontrados em ambientes úmidos, nas áreas marginais aos cursos d’água. São mais espessos e ricos em aluviões e excelentes para as culturas irrigadas. As várzeas, portanto, são áreas onde os solos podem ser periodicamente inundados pelas águas dos rios.

Questão 13)

Queimadas deixam Minas Gerais em alerta

(Gabi Santos - do Hoje em Dia - 28/08/2011 - 16:00.)

Minas Gerais ocupa a terceira posição no ranking de ocorrências de queimadas, segundo informações do Centro de Previsão do Tempo e Estudos no Clima (Cptec) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A pesquisa, realizada no período de 31 de julho a 25 de agosto deste ano, apontou 1.739 focos de queimadas em Minas Gerais. Os órgãos divulgaram os dados em suas páginas na Internet.

De acordo com os levantamentos divulgados na semana passada, o Estado do Pará lidera o número de focos, com 1796 incidências registradas no período, seguido de Mato Grosso, com 1765 registros. Os números não incluíram informes sobre anos anteriores nem notícias sobre queimadas por regiões, mas apontaram focos de incêndios em áreas urbanas, rurais, reservas ambientais e até queimadas em sítios e lotes vagos (...)

Assinale a causa que NÃO explica a ocorrência de queimadas em Minas Gerais e nos demais estados citados.

a) A concentração sazonal de queimadas, no período de julho a setembro, pode ser parcialmente explicada pela coincidência com a estação seca, característica típica do clima tropical do Brasil central.

b) As principais áreas afetadas pelas queimadas correspondem aos biomas de cerrado e caatinga que respondem ecologicamente de forma similar ante a ação do fogo.

c) Práticas culturais são elementos que contribuem para a explicação da proliferação de focos de queimada no território brasileiro.

d) As atividades econômicas desenvolvidas nas áreas de maior concentração de focos de queimada são fator preponderante na explicação de sua distribuição espacial e temporal.

Gab: B

Questão 14)

Sobre as paisagens naturais e a questão ambiental no Brasil, assinale a única opção que contém afirmativa FALSA.

a) A desertificação tem afetado, principalmente, as áreas cobertas pela floresta amazônica e pela mata atlântica.

b) As paisagens atuais que compõem os domínios da natureza são heranças da evolução fisiográfica e ecológica ao longo do Quaternário.

c) Os problemas atuais de ocupação da Amazônia estão ligados à perda da biodiversidade, ao desmatamento desordenado, ao empobrecimento dos solos e ao aumento das queimadas.

d) O litoral é composto por ambientes instáveis que são muito vulneráveis ao uso e à ocupação.

Gab: A

Questão 15)

Observe a charge.

clip_image014

(www.reacaoambiental.com.br)

Assinale a alternativa que melhor expressa o conteúdo da charge.

a) O desmatamento na Amazônia brasileira intensificou-se nas últimas décadas em decorrência do avanço da cana-de-açúcar para áreas de floresta.

b) As indústrias madeireiras não adotam técnicas de manejo adequado no processo de exploração das madeiras.

c) O desmatamento indiscriminado traz sérias consequências ambientais e prejuízos para a sociedade.

d) As chuvas decorrentes dos sistemas polares têm suas origens no aumento do desmatamento.

e) A expansão da agricultura de subsistência tem trazido sérias consequências ambientais, dentre elas as mudanças no equilíbrio climático.

Gab: C

Questão 16)

Leia o texto e observe o cartum a seguir para responder à questão.

“A supressão total ou parcial de florestas de preservação permanente só será admitida com autorização do governo federal, quando for necessária à execução de obras, planos, atividades ou projetos de utilidade pública ou interesse social.”

Código Florestal. Disponível em: <http://www.anffasindical.org.br/acesso>. Acesso em: 30 mai. 2012

clip_image016

Disponível em: <http://fococidadao.blogspot.com.br/2011/05/>. Acesso em: 25 mar. 2012.

Com base no texto, no cartum e na temática por eles abordada, é correto afirmar que:

a) Referem-se aos mecanismos de desenvolvimento limpo.

b) O cartum e o texto demonstram o descontrole nas áreas de preservação ambiental.

c) O cartum e o texto demonstram a realidade do desenvolvimento sustentável.

d) O cartum demonstra a ironia, os dilemas, os atrasos, e os diferentes interesses ambientais, incluindo o código florestal brasileiro.

e) O cartum mostra a expansão do rebanho bovino na região centro-oeste, substituindo atividades como a sojicultura.

Gab: D

Questão 17)

Leia com atenção:

Ciência Hoje: E a Amazônia?

Bertha K. Becker: Porque é uma fronteira: do povoamento no Brasil, da economia-mundo e, sobretudo, porque constitui o novo. A fronteira é um espaço não plenamente estruturado, potencialmente gerador de realidades novas (...). E nos últimos 50 anos muitas novas realidades têm sido geradas na Amazônia.

Trecho de entrevista da geógrafa Bertha K. Becker à Revista
Ciência Hoje. Rio de Janeiro: SBPC, outubro de 2010. Vol. 46, p. 64

Sobre as novas realidades que foram geradas na Amazônia é correto afirmar que

a) houve predomínio de ações preservacionistas (criando parques e estações ecológicas, por exemplo) que protegeram (e protegem) muito bem as formações vegetais da região.

b) os investimentos em produção pecuária foram bem sucedidos, do ponto de vista produtivo e do ambiental, e fizeram da região o maior centro produtor de carne bovina do mundo.

c) as várias ações visando explorar o potencial de recursos naturais da região foram empreendidas, apesar de o potencial mineral imaginado não ter sido confirmado.

d) houve um conjunto de ações visando a povoar grande parte da Amazônia e essa foi uma política de grande êxito no período citado.

e) as ações que a Amazônia sofreu nessas últimas décadas foram diversas e complexas e várias delas geraram fortes conflitos de terra e, também ambientais.

Gab: E

Questão 18)

A Desertificação é um dos temas exaustivamente abordados na atualidade pela Geografia. Trata-se de fato originado pela intensa pressão exercida pelas atividades humanas sobre ecossistemas frágeis de baixa capacaidade de regeneração. No Nordeste brasileiro, existem diversas áreas onde esse fenômeno já se manifesta. Em geral, nessas áreas observam-se os seguintes problemas:

00. baixos índices de evapotranspiração e elevada insolação, o que acarreta sérios prejuízos às atividades agrícolas.

01. desmatamentos resultantes da pecuária extensiva e do uso de madeiras para fins energéticos.

02. salinização dos solos decorrentes do manejo inadequado no pastoreio e na agricultura.

03. fraca capacidade de reorganizar a estrutura produtiva das áreas semiáridas.

04. forte imigração, em decorrência da pressão demográfica existente nesses espaços secos e improdutivos.

Gab: FVVVF

Questão 19)

A derrubada em grande escala da caatinga provoca, entre outros efeitos,

a) o aumento da absorção de matérias orgânicas pelo solo.

b) o aumento dos processos de desertificação.

c) o aumento das chuvas durante o ano.

d) o aumento exagerado da evapotranspiração.

Gab: B

Questão 20)

O território brasileiro possui diversos biomas, entre os quais destacam-se a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Mata Atlântica. Sobre esses biomas, é correto afirmar:

a) O cerrado, que se localiza na região central do Brasil, tem como característica formar-se em solos pobres e arenosos e, em consequência, é pouco ameaçado pela expansão agrícola.

b) A Floresta Amazônica, formação localizada notadamente no norte do Brasil, tende a desaparecer nas próximas décadas, haja vista que o desmatamento e as queimadas têm seus índices elevados ano a ano, evidenciando a ausência de políticas públicas voltadas à conservação daquela floresta.

c) A Mata Atlântica, formação que se estendia desde o litoral nordestino ao Rio Grande Sul, onde se localiza boa parte dos maiores centros brasileiros, foi o bioma mais desmatado do país, motivo pelo qual seus remanescentes foram transformados em unidades de conservação, o que lhe garante a maior extensão em áreas preservadas do Brasil.

d) Uma característica comum entre esses três biomas é que todos apresentam elevada biodiversidade e presença de espécies endêmicas, evidenciando que todos precisam ser igualmente preservados.

e) No Norte do Brasil, a urbanização excessiva das cidades tem como consequência o desmatamento e as queimadas, comprometendo a conservação da floresta, fato que frequentemente ganha grande dimensão na imprensa.

Gab: D

Questão 21)

Toca Tocantins - Composição: Nilson Chaves e Jamil Damous

Toca Tocantins

Tuas águas para o mar

Os meios não são os fins

Por que vão te matar?

Por que te transformar

Em águas assassinas

E nelas afogar a vida?

Os versos acima apresentados exprimem

a) a condição de rio de fronteira, por onde pistoleiros de aluguel conseguem escapar após resolverem, à bala, conflitos pela posse da terra no Pará.

b) a devastação da biodiversidade da Amazônia, sem nenhum respeito com as práticas conservacionistas e a riqueza da cultura local.

c) a concentração de indústrias químicas às margens do rio Tocantins, essenciais para a produção de adubos e fertilizantes necessários ao Centro-Oeste.

d) as disputas entre o Estado do Pará e Tocantins pelas riquezas naturais das regiões em suas margens, ricas em ouro e solos agricultáveis.

Gab: B

Questão 22)

O estado catarinense é constituído de inúmeras paisagens naturais que, ao longo do tempo, foram sendo humanizadas.

Sobre as paisagens naturais e humanizadas, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) As serras do Mar e Geral dividem o relevo catarinense em duas grandes porções: a Encosta e o Litoral, com inúmeras praias e o Planalto, onde o inverno é mais rigoroso.

b) O estudo da dinâmica atmosférica que atua no estado de Santa Catarina e a configuração das bacias hidrográficas são fundamentais para a compreensão dos processos que originam os desastres naturais.

c) Os desastres ambientais atuais no estado catarinense são de origem natural ligados à dinâmica endógena ou interna da Terra, podendo ser agravados pela ação antrópica inadequada.

d) As bacias hidrográficas que correm pelo território catarinense pertencem a dois sistemas independentes que têm como divisores de águas a serra Geral e a serra do Mar: o sistema da vertente do Atlântico e o do Interior.

Gab: C

Questão 23)

A biodiversidade do Planeta vem sendo ameaçada por problemas que afetam o funcionamento da Sociedade, da Natureza e da Economia. Nesse contexto, o aproveitamento da Amazônia passou a ser discutido, levando-se em consideração diferentes perspectivas de exploração.

Considerando a perspectiva econômica, por que a exploração sustentável do ecossistema florestal da Amazônia é considerada mais competitiva do que a exploração pela agropecuária?

Gab:

Do ponto de vista econômico, a exploração sustentável do ecossistema florestal da Amazônia é mais competitiva do que a agropecuária por conservar a sua biodiversidade, visto que possui um valioso estoque genético que interessa tanto aos pesquisadores como às corporações farmacêuticas e alimentares dos países ricos, que enxergam nele a possibilidade de imensos lucros futuros. Isso ocorre porque novos e eficazes componentes para fabricação de remédios e para a produção de sementes alimentares de alto valor proteico podem estar disseminados entre as espécies que lá existem.

Nesse sentido, a exploração desse ecossistema para o desenvolvimento da agropecuária torna- se menos competitiva que o uso sustentável, porque implica desmatamento, que deixa os solos expostos à erosão pluvial, e queimadas para a formação de pastagens, reduzindo a sua biodiversidade e promovendo a extinção de algumas espécies animais e vegetais.

Questão 24)

Leia as informações a seguir.

Recentemente, eventos relacionados a precipitações frequentes e ao escoamento das águas superficiais em bacias hidrográficas têm ocasionado os chamados “desastres ambientais”. Pode-se citar, por exemplo, o ocorrido em São Lourenço do Sul, em nosso estado. Muitos elementos e fatores podem ser elencados na análise desses acontecimentos trágicos.

Como fatores agravantes dos eventos naturais em nosso estado, citam-se:

I. O aumento das precipitações, que podem ocasionar avanços do nível de cursos de água para o leito de vazante.

II. O corte da mata ciliar, que favorece o desmoronamento das encostas, agravando o processo de assoreamento.

III. A utilização antrópica do leito maior dos rios e dos riachos, interferindo no processo natural de escoamento e infiltração das águas superficiais.

IV. O assoreamento da calha dos cursos de água, diminuindo a condição natural de escoamento e aumentando o volume de água nas margens de rios e riachos.

V. A manutenção da cobertura vegetal natural nas planícies de inundação.

São fatores agravantes apenas

a) I e IV.

b) I, II e V.

c) II, III e IV.

d) II, III e V.

e) III, IV e V.

Gab: C

Questão 25)

Sem chuva, os campos nativos, geralmente rasos, não dão conta de alimentar o gado no auge da estação quente, repetindo-se a crise nutricional que aflige os criadores também no inverno, quando as geadas queimam os pastos. Em anos de inverno muito rigoroso, sempre morrem algumas reses – não de frio, mas de desnutrição.

(Revista Globo Rural, fevereiro de 2011.)

A área de produção pecuária, localizada no território brasileiro, descrita no texto, é denominada:

a) Pantanal, onde ocorrem mudanças climáticas sazonais, mais acentuadas no inverno.

b) Campos sulinos, área suscetível a invernos rigorosos.

c) Oeste paulista, com abundância de pastagens naturais e inverno seco.

d) Sertão nordestino, com pastagens naturais de solos rasos, que se degradam muito no verão.

e) Campinaranas amazônicas, cujas pastagens naturais ficam submersas no verão.

Gab: B

Questão 26)

Analise as afirmações a seguir.

l. A ausência de áreas verdes, o excesso de asfalto e a existência de muitos prédios contribuem para a existência das chamadas “ilhas de calor”.

ll. A construção da terceira maior hidrelétrica do mundo – Belo Monte no rio Xingu – após a usina Três Gargantas (China) e Itaipu (Brasil-Paraguai) recebeu o apoio incondicional, não só das autoridades, como também dos especialistas na área ambiental e da população em geral.

lll. A erradicação da pobreza e da fome, um dos objetivos de desenvolvimento do milênio, foi integralmente atingida no Brasil graças à aplicação de políticas públicas de criação de empregos e programas como o da Bolsa Família.

lV. O potencial hídrico, a biodiversidade e os recursos minerais fazem da Amazônia uma região estratégica cobiçada não só por interesses nacionais como internacionais.

V. Dentre as cidades mais populosas do Brasil, Manaus e Brasília foram as que, segundo dados do último senso, apresentaram o maior percentual de crescimento e São Paulo e Rio de Janeiro mantiveram seus postos como as de maior população absoluta.

Todas as afirmações corretas estão em:

a) I - II - III

b) I - IV - V

c) II - III - V

d) IV - V

Gab: B

Questão 27)

Para responder a essa questão, considere o texto, a imagem e o mapa a seguir:

O que se faz necessário é modificar a forma como a sociedade se relaciona com a natureza, rever as opções que ela fez e atribuir novos paradigmas para o desenvolvimento que leve em consideração o meio ambiente e o bem-estar de toda a população.

(Carta Escola, agosto 2009.)

clip_image018 clip_image020

O texto é uma crítica ao modelo ocidental de desenvolvimento e se relaciona com a cena demonstrada na imagem, junto à região identificada com o número,

a) I, onde a expansão da soja no cerrado compromete a fauna e a flora.

b) II, onde a expansão das fronteiras agrícolas no nordeste brasileiro substituiu a mata nativa de xerófilas e atraiu espécies animais de outras partes do Brasil.

c) III, onde a exploração madeireira nas escarpas da Serra do Mar provocou, além da destruição da floresta, a extinção de espécies como a retratada na imagem.

d) IV, onde o desmatamento em curso no Pantanal coloca esse patrimônio da humanidade em permanente risco e, consequentemente, a riqueza de sua fauna.

e) VII, onde a Floresta Amazônica pode virar um território de savanas e comprometer o habitat de espécies endógenas.

Gab: A

Questão 28)

Leia com atenção o texto que segue.

“Entendida de maneira restrita, a degradação ambiental diz respeito à destruição e à ruptura do equilíbrio de ecossistemas naturais. [...] de modo conservador, essa destruição é debitada na conta da ‘ação humana’ ..., sem se levar em conta que, ..., o comando do processo de degradação é prerrogativa de alguns indivíduos e grupos, que os ganhos com esse processo não são uniformemente repartidos e que os impactos sociais negativos dessa degradação não incidem com a mesma intensidade sobre toda a população... .”

SOUZA, Marcelo Lopes de. O desafio metropolitano: um estudo sobre a problemática socioespacial nas metrópoles brasileiras. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 113.

Sobre os impactos ambientais da urbanização, é correto afirmar-se que

a) ao considerarmos o ambiente como socialmente construído, a falta de saneamento básico nos espaços urbanos pobres e segregados são problemas urbanos primários e também ambientais.

b) em muitas cidades do mundo, o aumento da população pobre consumindo mais água e poluindo os esgotos com efluentes domésticos é o fator preponderante para o aumento dos custos dos sistemas de abastecimento.

c) nas grandes cidades, a expansão da motorização individual diminuiu, mas a grande maioria das pessoas é usuária de carros e de motos e tal fato justifica a baixa qualidade dos transportes públicos.

d) nas maiores metrópoles do mundo, o desenvolvimento tecnológico permite que os habitantes consumam menor quantidade de recursos naturais, porém os custos com o tratamento dos resíduos sólidos são altíssimos em função da ampliação do volume de lixo urbano.

Gab: A

Questão 29)

“Ave madeira que desgraça / Se preciso te cortar / Bendito és o teu leite / Pros meus filhos sustentar / Porém a tua borracha / Faz os barões farrear.”(Oração de seringueiro de Basiléia, Acre)

O texto mostra a representação, na consciência popular, das relações sociais entre os homens e destes com a natureza na Amazônia brasileira. Em meados do século XIX, essa região começou a se transformar com o “ciclo da borracha”, que se tornou a segunda mercadoria na pauta de exportações brasileiras no período e trouxe grande riqueza para a região, mas entrou em decadência a partir de 1913. Esse ciclo estabeleceu novas relações sociais de trabalho na região, responsáveis por toda essa riqueza, o que serviu como base para o processo posterior de ocupação da Amazônia.

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o sistema de relações sociais de trabalho na produção do látex da borracha amazônica, no período mencionado.

clip_image022

Gab: B

Questão 30)

Leia os textos jornalísticos abaixo.

Texto 1: “O respeito às unidades de conservação e às terras indígenas já demarcadas – que juntas correspondem a cerca de 37% da Amazônia Legal – garantiria a permanência da floresta e impediria a transformação da mata em savana.”

O Estado de S. Paulo, 16/06/2009. Adaptado.

Texto 2: “O atual modo de desenvolvimento da Amazônia está muito longe do desejável. É preciso incentivar as populações florestais a conduzirem atividades de desenvolvimento sustentável, remunerando, por exemplo, os serviços voltados ao ecossistema prestados pelos habitantes da floresta.”

Le Monde, 16/06/2009. Adaptado.

a) Indique duas diferenças entre as estratégias propostas nesses textos para a solução dos atuais problemas socioambientais da região amazônica.

b) Considerando que a Amazônia Legal abrange cerca de 60% do território brasileiro, calcule a porcentagem ocupada em nosso país pelas unidades de conservação e terras indígenas já demarcadas.

c) Por que a preservação da Amazônia Legal não é suficiente para garantir a manutenção da biodiversidade no Brasil?

Gab:

a) Os textos sobre a Amazônia Legal reproduzidos não são excludentes: apresentam abordagens diferentes para a solução dos problemas socioambientais da região. O texto 1 aponta a demarcação das unidades de conservação e das terras indígenas como forma de proteção legal, sem a participação direta da população florestal; já o texto 2 sugere a implantação do desenvolvimento sustentável na região, com a participação direta da população florestal, como possível solução para o problema, sem salientar a necessidade de demarcação de áreas.

b) As unidades de conservação e as terras indígenas ocupam 37% da Amazônia Legal, que representa 60% do território brasileiro. Logo, a porcentagem desejada é 37% de 60%. Denotando tal valor por p, temos: p = 37% . 60% = 0,37 . 0,60 = 0,22

Logo, a porcentagem é de 22%.

c) A manutenção da biodiversidade do Brasil não é um problema exclusivo da Amazônia Legal, pois existem outros biomas que sofrem com a degradação ambiental. Exemplos desses biomas são os dois “hotspots” brasileiros: o cerrado e a mata atlântica.

Questão 31)

O extrativismo da madeira no Brasil representa cerca de 4% do PIB nacional, concentrado principalmente no sul da Bahia, no Paraná e na Amazônia. De acordo com o Código Florestal Brasileiro, as florestas da Amazônia só podem ser exploradas através de planos de manejo, um conjunto de técnicas que permite colher as árvores de grande porte protegendo as árvores menores que serão extraídas futuramente.

O cartograma a seguir representa o fluxo de comercialização das madeiras amazônicas.

clip_image024

Atlas do Brasil, 2005.

a) A partir das informações apresentadas no cartograma, indique e justifique o destino principal da madeira amazônica.

b) Apresente uma vantagem do uso de madeira proveniente de manejo florestal para a atividade industrial.

Gab:

a) O principal destino da madeira em toras extraída da região é o mercado interno, principalmente as regiões Sul e Sudeste do país, com destaque para São Paulo e Paraná onde se concentra a indústria moveleira do país.

b) A adoção do manejo florestal preserva o ciclo de reprodução da floresta, garantindo a produção contínua de madeira ao longo dos anos.

TEXTO: 1 - Comum à questão: 32

Leia o texto e analise a tabela a seguir.

O desmatamento das florestas brasileiras, em especial da Amazônia, é motivo de preocupação entre os ambientalistas mundiais, não só pela área envolvida como pela biodiversidade local. Entretanto, é na Mata Atlântica que a devastação demonstrou sua maior eficiência, pois dos 1,1 milhão de km2 que percorriam o litoral brasileiro de norte a sul, restam hoje apenas 7%.

A derrubada da cobertura vegetal nativa, representada pela Mata Atlântica, causou a quebra do equilíbrio natural, constituindo o primeiro passo no desencadeamento dos processos erosivos. [...] O quadro erosivo atual é responsável não só pela perda de volumes de solo e de sua fertilidade, vitais para as áreas agrícolas [...] mas também pelo assoreamento de rios, reservatórios e barragens, pelo aumento do risco de enchentes e comprometimento dos mananciais.

(GUERRA; BOTELHO. A erosão dos Solos. In.: Geomorfologia do Brasil, p. 203.)

Perfil por Estado (em hectares)

clip_image026

(Fonte: http://www.institutoaqualung.com.br/info_desmatamento28.html)

Questão 32)

Com relação aos problemas advindos do desmatamento da Mata Atlântica por estados e regiões brasileiras, considere as afirmativas a seguir:

I. Em números absolutos, o Rio de Janeiro é o campeão do desmatamento, sendo seguido por Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

II. Em números relativos, em primeiro vem também o Rio de Janeiro, seguido por Mato Grosso do Sul, e por Goiás.

III. A floresta paranaense é densa e o desmatamento existe onde sua exploração é economicamente viável. Esse fato explica por que do total desmatado no Paraná, menos da metade de seus hectares foram derrubados nesta floresta.

IV. No Espírito Santo, o nível de desmatamento preocupa, apesar de os números absolutos serem menos expressivos. O fato se explica porque o estado detém o recorde mundial de biodiversidade de espécies arbóreas, com a marca de 476 árvores diferentes identificadas em apenas 1 hectare de floresta.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Gab: D

Questão 33)

O processo de ocupação e dilapidação da Amazônia brasileira teve seu processo mais intenso nos anos de 1970, sob o regime militar. Com as políticas destinadas à região amazônica, o governo brasileiro pretendia:

I. garantir a segurança nacional: no plano externo através da proteção das fronteiras e, no plano interno, no combate ao surgimento dos focos de guerrilha;

II. solucionar as tensões sociais pela posse da terra no Nordeste com o projeto de colonização que tinha como slogan direcionar a migração dos “homens sem terra do Nordeste para as terras sem homens da Amazônia”;

III. combater a destruição da selva amazônica e desenvolver políticas sustentáveis que garantissem o bem-estar dos povos da floresta e a preservação cultural das nações indígenas;

IV. aproveitar economicamente os recursos da Amazônia integrando a região ao mercado nacional e à economia mundial, daí a preocupação com a construção de grandes rodovias (como foi o caso da Transamazônica) e da montagem de infra-estruturas (como no caso do Projeto Carajás).

Estão corretas apenas as proposições:

a) II, III e IV

b) I, II e IV

c) I, II e III

d) I e IV

e) II e III

Gab: B

Questão 34)

Leia abaixo os dados divulgados referentes a um estudo sobre a Mata Atlântica.

Estudo divulgado no dia 26 de maio de 2009 mostra que, entre 2005 e 2008, em dez estados brasileiros avaliados, foi desmatada uma área de Mata Atlântica equivalente a cerca de dois terços do tamanho da cidade de São Paulo. Segundo o estudo, 1 029,38 km² de mata foram desmatados no período considerado. As informações foram levantadas pela Fundação SOS Mata Atlântica em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O município de Jequitinhonha (MG) é o primeiro da lista dos que mais perderam Mata Atlântica no período. Foram 24,59 km² de desmatamento.

Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Brasil>.

Acesso em: 10 jun. 2009. Adaptado.

Com base nos estudos de Geografia do Brasil, marque a alternativa CORRETA.

a) A Mata Atlântica é uma zona de transição vegetativa e climática entre o Complexo do Pantanal e a vegetação litorânea; seu potencial para exploração econômica é muito amplo e variado: vegetais (guaraná, babaçu) e minerais (bauxita, cobre).

b) As áreas de ocorrência de Mata Atlântica, em Minas Gerais, são dizimadas em função do acelerado processo de urbanização, que provoca modificações climáticas, promovendo, assim, a conversão de áreas originais de floresta em áreas de cerrado.

c) As florestas tropicais úmidas estão nas áreas mais pobres do mundo, e a população, que vive nessas florestas e no seu entorno, beneficia-se da coleta, da caça e da pesca e, assim, degrada e destrói os recursos florestais naturais.

d) No município de Jequitinhonha, a destruição da Mata Atlântica é explicada pela extração de carvão para a siderurgia, já que, no início do século XXI, a maior demanda da indústria mineira de energia por fonte é a lenha e derivados.

e) Os estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão participaram do estudo supracitado porque a madeira que extraem das áreas de ocorrência de Mata Atlântica, em seus limites territoriais, é o seu principal produto de exportação.

Gab: D

Questão 35)

A sustentabilidade ambiental global pode ser alcançada através de um desenvolvimento econômico e social que utilize racionalmente os recursos naturais, reduzindo problemas ambientais. Esse processo, por sua vez, está relacionado à conquista da cidadania na escala local.

Considerando o desenvolvimento sustentável e a conquista da cidadania, identifique as afirmativas corretas:

I. A sustentabilidade nas áreas rurais requer uma mudança na atual organização do espaço agrário mundial, uma vez que a intensificação da agricultura moderna, baseada na monocultura, vem sendo uma reivindicação dos trabalhadores rurais.

II. O desenvolvimento sustentável nas cidades não é possível, visto que as atividades urbanas e industriais são predominantemente poluidoras e as populações urbanas, politicamente desorganizadas.

III. A preservação dos patrimônios históricos e culturais é tão importante para o desenvolvimento sustentável quanto a conservação dos recursos naturais, visto que a participação social na preservação dos bens materiais e imateriais fortalece a cidadania.

IV. As mudanças urbanas e/ou rurais que visam o desenvolvimento sustentável dependem de conquistas políticas, econômicas e culturais dos grupos sociais que vivem nos diferentes lugares do mundo.

V. O desenvolvimento do ambientalismo, baseado em pesquisas científicas e apoiado pelas comunidades locais, tem estimulado a sociedade a participar do debate sobre as questões ambientais.

Gab: III, IV, V

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis