quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Meio Ambiente–Recursos Naturais 1

Questão 01)

Observe, com atenção, a fotografia a seguir.

clip_image002

Foto. Localidade: Gilbués, Piauí.

Sobre o fenômeno mostrado na fotografia, é correto afirmar que:

00. os processos de erosão exibidos são típicos de áreas de cerrados, onde a ação eólica gera notáveis feições erosivas do tipo dunas, em geral migratórias.

01. a paisagem encontra-se nitidamente atravessando um expressivo processo de desertificação, decorrente do aquecimento global, que é marcante no Meio Norte, especialmente no Piauí.

02. o parâmetro erosão acelerada do solo é considerado como um dos principais indicadores de áreas de desertificação no Nordeste brasileiro.

03. o fenômeno é de origem predominantemente antrópica, caracterizado pela rápida remoção de solos e/ou fragmentos maiores de rochas, em face da atuação intensificada dos agentes erosivos em áreas onde o equilíbrio natural foi rompido.

04. a área fotografada apresenta restrições à formação de solos e mostra cicatrizes de feições de relevo escavadas pelo escoamento concentrado das águas.

Gab: FFVVV

Questão 02)

“Marcado nos últimos meses por temporais, enchentes e tremores de terra, o Nordeste brasileiro sofre com um mal silencioso que pode causar prejuízos ainda mais sérios à população que mora no semiárido: a desertificação. O processo atinge oito dos nove estados da região, além do norte de Minas Gerais.”

(Fonte: UOL Notícias – Cotidiano, 05/08/2010).

O evento identificado no texto acima é causado, principalmente, pelos seguintes fatores:

a) desmatamento, cultivo de cactáceas e aumento do gado de corte.

b) queimadas, cultivo de cactáceas e esgotamento do lençol freático.

c) desmatamento desordenado, queimadas e uso intensivo do solo na agricultura.

d) esgotamento do lençol freático, uso intensivo do solo na agricultura e queimadas.

e) queimadas, aumento do gado de corte e cultivo de cactáceas.

Gab: C

Questão 03)

As afirmações abaixo tratam do uso e ocupação do solo no Brasil. Assinale a única que NÃO é verdadeira.

a) Tem sido bastante significativo o desenvolvimento científico e tecnológico para uso do solo agrícola em termos qualitativos e quantitativos, demonstrando uma evolução positiva desse cenário nos últimos anos.

b) O uso predominante do solo é na agropecuária. Todavia, parte significativa do país, principalmente no semi-árido, tem solos totalmente desaconselháveis para qualquer tipo de atividade agrícola.

c) A salinização do solo em regiões onde a evapotranspiração potencial é superior à pluviosidade verifica-se principalmente no Nordeste do país e é motivada pelo manejo inadequado na irrigação.

d) O modelo agrícola predominante no país é norteado pela dimensão ecológica e conservacionista, em detrimento da dimensão econômica que prioriza o aumento da produção, mesmo com tecnologias rudimentares.

Gab: D

Questão 04)

A exemplo de várias cidades brasileiras, a região serrana do Rio de Janeiro tem sofrido com a ocorrência de chuvas intensas no verão que causam verdadeiras catástrofes. Como exemplo, o episódio ocorrido em janeiro de 2011 ilustrado abaixo que caracterizou-se como uma das maiores tragédias da história brasileira.

clip_image004

Imagem: Destruição causada pelas chuvas em Teresópolis, Rio de Janeiro - 12/01/2011. Fonte: http://veja.abril.com.br/multimidia/galeria-fotos/slideshow/chuvas-no-rio-de-janeiro
capturado em 22 de março de 2011.

Analise as afirmações abaixo quanto aos fatores que contribuem para a ocorrência deste tipo de tragédia.

I. A implementação de ação de planejamento urbano e de política habitacional com práticas de uso e ocupação de solo adequado.

II. Práticas de desmatamento, impermeabilização do solo, ocupação irregular e desordenada em grande parte das bacias de drenagens.

III. Ocupação das encostas com ampliação do escoamento superficial e erosão do solo, com consequente assoreamento dos rios causando transbordamento hídrico de suas calhas e deslizamento de encostas.

IV. Construção em Áreas de Preservação Permanente, como os topos de morros e áreas de encostas com taludes acima de 45°, e em áreas com restrições à edificações nas faixas marginais dos corpos de água.

V. A prática de revegetação das encostas com a movimentação do solo e a proteção das margens de drenagens com obras de engenharia interferindo na contenção e circulação das águas.

Assinale a alternativa CORRETA que contém as afirmações que contribuem para a ocorrência de tragédias dessa natureza.

a) apenas I, III e V

b) apenas I, II e V

c) apenas II, III e IV

d) apenas I, III e IV

e) apenas III, IV e V

Gab: C

Questão 05)

Leia o texto:

A desertificação (...) ameaça a subsistência de mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização das Nações Unidas. No Brasil, a região Nordeste é a mais vulnerável, com mais de 1,1 milhão de quilômetros quadrados suscetíveis ao fenômeno.

(Revista Ciência Hoje, abril de 2011.)

Sobre as causas da desertificação que ocorre no nordeste brasileiro, é correto afirmar que esse fenômeno é

a) uma degradação das condições ambientais de áreas naturalmente de baixa umidade, provocada ou acelerada pela ação humana.

b) uma ocorrência típica de regiões superpopulosas, com elevados índices de densidade demográfica, como é o caso de toda a área da região nordestina.

c) um processo exclusivamente natural, que ocorre em regiões semiáridas, agravado por mudanças climáticas recentes.

d) um processo natural, comum em áreas com pouca biodiversidade e com pequeno número de rios intermitentes.

e) uma degradação causada por mudanças climáticas recentes, devido aos intensos desmatamentos de áreas florestadas na região.

Gab: A

Questão 06)

No Nordeste, as terras fortemente degradadas pela desertificação chegam a 180 mil quilômetros quadrados. Se a esse número forem somadas as áreas com desertificação moderada, chega-se a um total que ultrapassa os 500 mil quilômetros quadrados. Processo semelhante ocorre, também, no

a) sul do Pará.

b) vale do rio Paranapanema.

c) leste de Santa Catarina.

d) oeste da Campanha Gaúcha.

e) norte do Mato Grosso.

Gab: D

Questão 07)

Atualmente, o fenômeno da desertificação é um dos temas de preocupação internacional. O primeiro sinal de alerta para a humanidade foi a grande seca que se abateu sobre a região saheliana no final dos anos 1960 e início dos anos 1970. A seca saheliana provocou uma queda substancial na produtividade e no rendimento de países como Mali, Bukina-Fasso (antigo Alto Volta), Níger, Senegal, Chade, Sudão e Mauritânia. Sobre o processo de desertificação, é correto afirmar:

00. A desertificação não se apresenta como um fenômeno recente para os seres humanos. Civilizações remotas como os Sumérios e Babilônicos tiveram a produtividade agrícola de suas terras irrigadas destruída como consequência da insuficiência de drenagem contribuindo, assim, para o seu declínio;

01. Hoje, a desertificação tem uma definição oficial, ratificada pelo Governo do Brasil, signatário da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD): “A desertificação deve ser entendida como a degradação da terra nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de vários fatores, incluindo as variações climáticas e as atividades humanas”.

02. No Nordeste do Brasil, as populações mais pobres e com piores índices de desenvolvimento são as menos vulneráveis aos processos de desertificação, pois estão, em sua maioria, localizadas no Sertão nordestino.

03. Atualmente, 1.340.000 km2 do território brasileiro são áreas suscetíveis à desertificação e abrangem o trópico semiárido, subúmido seco e áreas de entorno, atingindo diretamente 30 milhões de pessoas.

04. No Brasil, as duas regiões mais suscetíveis à desertificação são as regiões Norte e Nordeste.

Gab: VVFVF

Questão 08)

O modelo de desenvolvimento agrícola, adotado atualmente em boa parte dos países do mundo, tem levado à ocupação de áreas territoriais cada vez maiores. Como consequência, desencadeou-se uma série de problemas ambientais.

A esse respeito, analise as afirmações I, II, III e IV, abaixo.

I. A utilização indiscriminada de agrotóxicos pode eliminar insetos não nocivos, rompendo a cadeia alimentar.

II. Os solos poderão tornar-se estéreis, já que a biota contaminada desses solos poderá até desaparecer.

III. A intensa contaminação das águas subsuperficiais por produtos químicos disseminará, atingindo animais de águas superficiais.

IV. A implantação de monoculturas favorece o desenvolvimento de muitas espécies de seres vivos, como insetos, bactérias e fungos, que atacam as plantações, aumentando os predadores naturais.

Dessa forma,

a) apenas I e II estão corretas.

b) apenas III e IV estão corretas.

c) apenas I e IV estão corretas.

d) apenas I, II e III estão corretas.

e) I, II, III e IV estão corretas.

Gab: D

Questão 09)

Observe o mapa.

clip_image006

Sobre a área em destaque no mapa, podemos afirmar que

a) possui grande produção agrícola, devido à tecnologia de irrigação que retira água dos rios intermitentes e a leva para a área de lavoura.

b) ocorre em regiões de solo raso e com baixo índice pluviométrico, implicando uma vegetação caducifólia.

c) predomina a vegetação de porte arbóreo, com baixa amplitude térmica e elevado índice de umidade relativa do ar.

d) apresenta elevado desenvolvimento econômico, em função das indústrias que se deslocam para essa região.

Gab: B

Questão 10)

A preocupação com as questões ambientais começou a se acentuar, em nível mundial, no final da década de 1980. Na atualidade, assume grande importância o conceito de desenvolvimento sustentável, que dá o mesmo valor às dimensões econômica, social e ambiental. A mineração e o garimpo são considerados como atividades potencialmente poluidoras do meio ambiente e, portanto, devem ser motivo de atenção e gestão públicas.

clip_image008

(Fonte: <http://grupombl.com.br/images/Mineração.jpg>.
Acesso em: 06 maio 2010.)

clip_image010

(Fonte: <http://www.igc.usp.br/uploads/pics/geoeduamb3.jpg>.
Acesso em: 06 maio 2010.)

clip_image012

(Fonte: <http://viajeaqui.abril.com.br/nationalgeographic/papeis-de-parede/
edicao-106-janeiro-2009-450889.shtml?foto=9p>.
Acesso em: 06 maio 2010.)

clip_image014

(Fonte: <http://www.riosvivos.org.br/arquivos/site_noticias_1315169013.jpg>.
Acesso em: 06 maio2010.)

Considerando o enunciado e observando as fotos apresentadas, assinale a alternativa que apresenta uma atitude INCORRETA do ponto de vista da sustentabilidade.

a) Aplicar medidas mitigadoras dos impactos gerados pela atividade.

b) Recuperar a paisagem e recompor o solo de áreas mineradas.

c) Impedir a mineração em áreas de conservação como florestas.

d) Lançar os rejeitos líquidos e sólidos na rede hidrográfica regional.

Gab: D

Questão 11)

A Agenda 21, documento resultante da Conferência do Rio, no seu capítulo 12, define desertificação como sendo “a degradação da terra nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de vários fatores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas”.

Ministério da Ciência e Tecnologia, 2002.

Acerca do processo de desertificação, considerando a Agenda 21, analise as afirmativas.

I. Nas discussões enfocando as questões de desertificação, deverão ser evidenciadas apenas as associadas ao meio abiótico.

II. No processo de desertificação, a degradação ambiental provoca a formação de desertos naturais.

III. No Brasil, fora da área considerada pela Agenda 21, Alegrete, no Rio Grande do Sul, é um exemplo de área com processo de degradação da terra.

IV. Na análise dos impactos ambientais resultantes do processo de desertificação, é necessário avaliar as mudanças sociais que dele decorrem.

Estão CORRETAS as afirmativas

a) I, III e IV, apenas.

b) III e IV, apenas.

c) I e IV, apenas.

d) I e II, apenas.

Gab: B

Questão 12)

“Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais.”

(http://www.ambientebrasil.com.br/ acessada em: 25 set. 2008).

Nos mapas a seguir, são apresentadas as áreas de ocorrência de impactos ambientais causados pela ação do homem no Brasil.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE na legenda o impacto predominante.

a) clip_image016clip_image018 Área de contaminação dos solos por agrotóxicos.

b) clip_image020clip_image022 Área de mineração contaminando o solo e a água.

c) clip_image024clip_image022[1] Área de vegetação nativa extinta.

d) clip_image026clip_image022[2] Área urbano-industrial sujeita à poluição hídrica e atmosférica.

e) clip_image028clip_image022[3] Área sujeita à desertificação.

FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico. São Paulo: Moderna, 2006

Gab: B

Questão 13)

Considerando que a história do processo de ocupação do território brasileiro tem demonstrado que a terra sempre foi utilizada de modo intensivo e numa visão imediatista, até o limite de sua potencialidade, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O controle da erosão depende fundamentalmente da redução do impacto direto das gotas de chuva, diminuição da desagregação mecânica das partículas do solo, aumento da infiltração da água e aumento da velocidade de escoamento da água excedente.

b) A perda de solo de uma encosta está intimamente relacionada com as características da chuva, em parte devido à energia que as gotas têm em destacar as partículas, quando batem na superfície do solo, e em parte em relação à contribuição ao volume de água no escoamento superficial.

c) O plantio direto e a diversidade de culturas são práticas complementares que contribuem para a conservação dos solos.

d) A exploração agrícola dos solos deve ser feita segundo preceitos conservacionistas e também levando em conta, ao mesmo tempo, aspectos econômicos.

e) Ao avaliar o processo de ocupação do Brasil, pode se perceber que as formas de relevo têm contribuído para definir os novos arranjos dos espaços territoriais produzidos no Brasil.

Gab: A

Questão 14)

Os solos são formados pela desagregação dos diferentes tipos de rochas expostas à ação dos agentes de intemperismo, como o clima (ar, água) e os organismos vivos e são considerados parte da biosfera (a camada viva da Terra), constituindo a base para os sistemas agrícolas de produção. Acerca desse tema, é CORRETO afirmar:

a) Quanto à origem e estrutura, os solos podem ser eluviais, aluviais e orgânicos e não dependem dos fatores climáticos para sua formação e conservação.

b) Os solos eluviais formam-se pelo transporte dos agentes modeladores do relevo, acumulando-se principalmente nos vales pluviais.

c) A prática da agricultura moderna, com a utilização de máquinas e implementos agrícolas, acompanhada do intenso uso de produtos agrotóxicos, não contribui para o empobrecimento dos solos.

d) A degradação mais importante dos solos por ocorrência natural se dá por lavagem excessiva das camadas superficiais do solo pelas águas da chuva, fenômeno denominado de lixiviação e típico das regiões tropicais.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis