quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Meio Ambiente–Recursos Naturais 3

Questão 35)

O ecossistema ilustrado abaixo apresenta um ambiente muito particular, exposto a alta salinidade, a pouca xigenação de seu substrato e a solos lodosos, exigindo um alto grau de especialização de sua flora. Extensões consideráveis desse ecossistema têm desaparecido no litoral capixaba em virtude do crescimento urbano-industrial. .

clip_image002

Construa um pequeno texto sobre a situação descrita acima, identificando a formação vegetal correspondente e demonstrando sua importância para os ecossistemas costeiros.

Indique três impactos ambientais que vêm degradando ou ameaçando de extinção o ecossistema representado na figura e relacione esses impactos com as atividades sócio-econômicas desenvolvidas no Espírito Santo.

Gab:

a) Ecossistema Manguezal, Manguezal ou Vegetação de Mangue.

É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico.

- Desempenha importante papel como exportador de matéria orgânica para o estuário, contribuindo para produtividade primária na zona costeira.

- Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar.

- Sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno.

- As raízes do mangue funcionam como filtros na retenção dos sedimentos.

- O manguezal constitui importante banco genético para a recuperação de áreas degradadas.

b) Desmatamento, aterros e urbanização.

- Ocupação contínua e desordenada dos manguezais, implantação de palafitas, lançamento de esgoto, disposição de lixo, utilização da madeira para construção e como combustível, utilização da casca do mangue vermelho para extração de tanino e a pesca predatória.

Questão 36)

O solo, quando modificado para cultivo ou desprovido de sua vegetação originária, fica propício à erosão, capaz de remover mil vezes mais material do que se este mesmo solo estivesse coberto. Por ano, o Brasil perde, aproximadamente, 500 milhões de toneladas de solos através da erosão.

Sobre o processo de erosão, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A erosão geológica ocorre naturalmente na crosta e tem por finalidade nivelar a superfície terrestre.

b) O arraste de partículas constituintes do solo se dá pela ação de fatores naturais como água, vento e ondas.

c) A erosão eólica é a mais bem notada no Brasil em regiões montanhosas, principalmente as existentes no planalto central.

d) A erosão hídrica desagrega e transporta o material erodido com grande facilidade, principalmente em regiões de clima úmido.

Gab: C

Questão 37)

A ONU definiu a desertificação como sendo a degradação da terra nas regiões áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultante de variações climáticas e atividades humanas. Por degradação da terra se entende a degradação dos solos e dos recursos hídricos, a degradação da vegetação e da biodiversidade e a redução da qualidade de vida da população afetada. Atualmente, há conscientização da gravidade do problema e da necessidade de uma ação coletiva e integrada da comunidade internacional, para uma luta eficaz contra a desertificação.

Observe o mapa a seguir, sobre um processo de degradação do ambiente no Rio Grande do Sul.

Mapa com localização de área de degradação

ambiental no Rio Grande do Sul

clip_image004

SUERTEGARAY, 1998. [adapt.]

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:

a) o processo de degradação ambiental verificado no sudoeste do Rio Grande do Sul é denominado de arenização, definido pelo afloramento de depósitos arenosos a partir da remoção da cobertura vegetal sob a qual permaneciam enterrados.

b) o processo pelo qual vem passando a região SW do Rio Grande do Sul — semelhante ao ocorrido no deserto do Saara — pode ser chamado de desertificação, uma vez que ocorre em uma região árida, pela falta de precipitações.

c) as áreas suscetíveis à ocorrência de desertificação, nos termos definidos pelas Nações Unidas, se encontram na região NE do Brasil; no entanto, essas áreas não poderão ser desérticas, pois se encontram em região tropical.

d) a pecuária extensiva, aliada aos mecanismos de intensificação da exploração dos recursos naturais, exerce grande pressão sobre a vegetação nativa — tanto pela eliminação das plantas como pela compactação do solo, devido ao pisoteio excessivo —, mas não afeta o processo de arenização que ocorre na região de Alegrete.

e) a gênese do processo de desertificação no Rio Grande do Sul é natural. Como a vegetação é frágil, o desgaste faz emergir areia sob o verde e o vento faz com que ela se espalhe; assim, a lavoura monocultora não pode ser apontada como uma causa para o aceleramento desse processo.

Gab: A

Questão 38)

Considerando a grande extensão do território brasileiro e a sua intensa utilização agrícola, assinale, a respeito das afirmações abaixo, o que for correto sobre o assunto.

01. O crescimento demográfico, que gera grandes pressões para a produção de maior quantidade de alimentos, tem resultado no desmatamento de áreas florestadas para a expansão das áreas agricultáveis.

02. O solo é, sem dúvida, o recurso natural mais importante de um país, pois é dele que se derivam os produtos para alimentar sua população.

04. Desmatamento, cultivo de terras, uso de agroquímicos e exploração mineral são atividades que, se não forem bem conduzidas, através de técnicas desenvolvidas com criteriosa base científica, podem levar à erosão e à contaminação dos solos.

08. A urbanização causa a impermeabilização do solo e a expulsão das áreas verdes agrícolas em torno das cidades, o que acaba por reduzir a infiltração e a recarga do aqüífero.

16. Os agentes de erosão podem movimentar o material que forma o manto de intemperismo, incluindo o solo.

32. O intemperismo altera as características físicas e químicas dos solos.

Gab: 63

Questão 39)

Observe o mapa.

clip_image006

Fonte: ADAS, Melhem. Panorama Geográfico do Brasil. São Paulo, Moderna:1998. p.362.

CITE e EXPLIQUE um fator responsável pelo problema em destaque no mapa.

Gab:

Questão 40)

A degradação ambiental tem sido apontada como principal impacto ou conseqüência negativa da mineração. A grande maioria desses impactos pode ser minimizada, ou até mesmo evitada, mediante atitudes previamente planejadas.

Sobre o assunto considere as afirmações:

I. Harmonizar a mineração com o meio ambiente e com outras atividades econômicas.

II. Integrar a relação conservação e desenvolvimento.

III. Proteger as reservas minerais de uma urbanização desordenada.

IV. Respeitar a capacidade do planeta Terra.

Estão corretas:

a) apenas II e IV.

b) apenas I, II e III.

c) apenas III e IV.

d) I, II, III e IV.

e) apenas I e III.

Gab: D

Questão 41)

Com base no mapa do Rio Grande do Sul.

clip_image008

A área destacada no mapa refere-se às ondulações mais baixas, chamadas de coxilhas. A vegetação predominante são os campos limpos, sendo que em áreas mais úmidas encontramos os campos sujos. Aqui ocorre um processo de arenização. Estamos falando:

a) do Planalto Sul-Rio-Grandense.

b) da Depressão Periférica.

c) da Planície Costeira.

d) do Planalto Norte-Uruguaio.

e) da Cuesta do Haedo.

Gab: E

Questão 42)

A região semi-árida do Nordeste do Brasil, representada no mapa abaixo, onde predomina a caatinga, constitui um ecossistema ecologicamente frágil e propenso à desertificação.

clip_image010

MAGNOLI, D. e ARAÚJO, R. Projeto de Ensino de Geografia. Geografia do Brasil, p. 69.

Relacionando a informação acima com o mapa, é correto afirmar que:

a) as características sócio-econômicas dos espaços, que não estão inseridos nas áreas susceptíveis à desertificação, diferenciam-se destas apenas devido à sua localização geográfica.

b) além da localização geográfica, contribuem para acelerar o processo de desertificação da área em destaque o uso inadequado do solo, as práticas agropecuárias e as atividades de mineração.

c) o fator pluviosidade é o determinante do processo de desertificação da área em destaque, onde se verificam as menores médias pluviométricas anuais da Região Nordeste.

d) o processo de desertificação da área, em destaque, decorre da intensa urbanização e das agressões ao ambiente provocadas pelas atividades urbano-industriais.

e) as áreas que compõem a região sertaneja apresentam processos evidentes de desertificação, em razão de sua distância em relação à região amazônica e de sua baixa pluviosidade.

Gab: B

Questão 43)

Observe as figuras para responder à questão.

clip_image012

clip_image014

clip_image016

clip_image018

(Igo F. Lepsch. Solos – formação e conservação. São Paulo: Melhoramentos, 1977. p. 142)

Assinale a alternativa que MELHOR interpreta as figuras.

a) Inúmeros solos têm sua formação ligada ao transporte de sedimentos de outros locais.

b) Em áreas com predomínio de rochas cristalinas, os solos são menos sujeitos à erosão.

c) A erosão dos solos varia em intensidade, de acordo com o uso da terra.

d) O emprego em larga escala de fertilizantes químicos é fator importante na erosão dos solos.

e) As perdas de solo são mais freqüentes em áreas com baixos índices pluviométricos.

Gab: C

Questão 44)

Denomina-se erosão a degradação e decomposição das rochas e as modificações provocadas pelas variações de temperatura, ação da água e do vento, seu transporte e deposição. Este processo também pode ser induzido ou acelerado pela ação humana. Assinale a alternativa que contém, corretamente, um tipo de erosão e respectiva técnica de controle.

a) Eólica/calagem.

b) Laminar/terraceamento.

c) Pluvial/assoreamento.

d) Glacial/gabiões.

e) Fluvial/desmoronamento.

Gab: B

Questão 45)

O descarte irregular e inadequado do lixo é um dos graves problemas ambientais urbanos da atualidade. Nas últimas décadas, tem aumentado no Brasil a preocupação com o destino final de:

a) matéria orgânica, considerando-se que a produção nacional já é superior à de países desenvolvidos, como os EUA e a Suécia.

b) papéis, pois a fabricação de papel reciclado consome cerca de 50% mais de água e energia do que em condições normais.

c) plásticos e vidros, porque eles constituem mais de 70% do lixo domiciliar no país.

d) pilhas, porque elas deixam vazar metais como o zinco e o mercúrio, extremamente prejudiciais à saúde.

e) pneus, porque eles levam cerca de quinze anos para se decomporem na natureza, contribuindo para a proliferação de insetos.

Gab: D

Questão 46)

NÃO é fator que acelera o processo de degradação dos solos pela ação antrópica em países periféricos:

a) derrubada de florestas seguida do uso inadequado do solo.

b) alteração climática gerando rápida erosão do solo.

c) uso do solo agrícola acima da sua capacidade de suporte, gerando desertificação.

d) reflorestamento com espécies homogêneas desgastando o solo e alterando o ecossistema.

Gab: B

Questão 47)

Não há estatística no Brasil sobre a quantidade de pneus que são jogados no lixo a cada ano ou de quantos são reciclados. (Produção Anual de Pneus: 40 milhões de unidades. Folha de S. Paulo).

Leia as afirmações abaixo sobre os problemas ambientais e higiênicos produzidos pelos pneus quando não têm um destino ambientalmente adequado:

I. Leva mais de 500 anos para biodegradar-se.

II. Acumula água propiciando a proliferação de insetos.

III. O entulho nos rios e córregos facilita a ocorrência de enchentes.

IV. A queima de pneus produz fumaça que é tóxica.

V. Permite o surgimento de ninhos de répteis.

São verdadeiras as afirmações:

a) apenas I, II e IV.

b) apenas II, III e V.

c) apenas III, IV e V.

d) apenas I, II, III e IV.

e) todas.

Gab: E

Questão 48)

Observe o gráfico e responda.

clip_image020

Fonte: CETESB, 2000.

a) Como era a disposição final do lixo nos municípios paulistas no período 1997-1999?

b) Indique duas medidas que poderiam ser tomadas pelas administrações municipais para diminuir o volume de lixo urbano depositado nos aterros.

Gab:

a) Houve uma melhora na disposição final do lixo com um aumento expressivo da forma adequada e redução da inadequada, que se mantém, ainda, com predominância no período citado; e a controlada variou para uma maior disposição de 1997 a 1998 e diminuiu de 1998 a 1999.

b) Entre as várias medidas, destacam-se: a coleta seletiva, a reciclagem, a compostagem, entre outros.

Questão 49)

O lixo produzido na cidade de São Paulo cresceu de modo acelerado e se tornou um problema sócio-estrutural. Inúmeros lixões crescem na periferia da cidade, onde seres humanos disputam os restos de comida e objetos encontrados no mesmo, para que possam garantir sua sobrevivência. Assinale a alternativa que melhor caracteriza a situação problemática do lixo produzido em São Paulo.

a) As disparidades sociais contribuem para que muitas pessoas vivam catando lixo, tentando encontrar um meio de se manterem vivas.

b) Apesar da construção de inúmeros aterros sanitários e do tratamento da coleta seletiva obrigatória no município, as mudanças não são satisfatórias.

c) O município tem investido na erradicação de insetos por meio do enterramento do lixo urbano.

d) A utilização da mão-de-obra com pouca qualificação para a coleta de lixo e para a realização da compostagem está reduzindo os problemas sócio-estruturais do município.

e) O município está estimulando o garimpo do lixo para reduzir o desemprego por meio da utilização das frentes de trabalho criadas pelo governo.

Gab: A

Questão 50)

A figura abaixo mostra regiões (destacadas em cor escura) onde se incluem áreas de risco quanto ao processo de desertificação no Brasil.

clip_image022

Com relação a este processo, é correto afirmar que:

a) é de localização zonal, uma vez que ocorre apenas em áreas tropicais.

b) decorre da conjugação de diferentes fatores de ordem natural e de formas inadequadas de uso e ocupação.

c) ocorre apenas em áreas montanhosas, onde os processos erosivos são mais intensos.

d) é determinado unicamente por processos climáticos, como escassez de chuvas e elevadas temperaturas.

e) advém somente da intensa ocupação pela agricultura de produção nas regiões Nordeste e Sul.

Gab: B

Questão 51)

Analise a figura.

Evolução do uso do solo no noroeste do Estado do Paraná e suas conseqüências ambientais

clip_image024

Fonte: Adaptado de BIGARELLA, J.J., MAZUCHOWSKI, J.Z. ,(E.). Visão integrada da problemática da erosão.

III Simpósio Nacional de Controle da Erosão, Maringá, 1985. p.112.

A partir da análise dessa figura e de conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que, na região representada,

a) a biodiversidade foi significativamente reduzida, tendo-se em vista a substituição da vegetação de mata por cultivos agrícolas.

b) a cobertura vegetal foi parcialmente substituída pela cafeicultura e, posteriormente, por pastagens.

c) a deposição de sedimentos arenosos no vale aumentou consideravelmente a área ocupada pela planície de inundação.

d) a vazão do rio foi progressivamente ampliada em conseqüência da intensificação das atividades antrópicas.

Gab: D

Questão 52)

Assinale a alternativa correta.

Segundo a publicação Gaia: el atlas de la gestión del planeta, perdem-se a cada ano, no mundo, cerca de 11 milhões de hectares de terras cultiváveis.

No Brasil, essa perda, através da erosão do solo, é também um fato preocupante. Destacam-se como os principais fatores da erosão do solo nas terras cultiváveis

a) a laterização e a agricultura itinerante.

b) o decrescente número de pessoas e o aumento dos rebanhos por hectare.

c) os longos períodos de seca e o uso adequado do solo.

d) o excesso de gado e o pouco uso de substâncias tóxicas.

e) o desmatamento e o sobrepastoreio.

Gab: A

Questão 53)

Jardim Zoológico de Goiânia foi construído nas cabeceiras do córrego Capim Puba. A urbanização atingiu parte das nascentes desse córrego e gerou problemas de desequilíbrio ambiental. Em março desse ano, uma grande erosão se abriu, atingindo a Alameda das Rosas, tornando apreensivos os moradores do local. Sobre o aparecimento repentino dessa erosão, é correto afirmar-se que:

01. à ausência de curvas de nível nas imediações pavimentadas;

02. aos azares naturais, inerentes ao ecossistema das cidades;

04. à falta de planejamento urbano e não cumprimento da legislação ambiental, que prevê a total preservação das áreas de nascentes;

08. à falta de planejamento adequado na execução das obras de engenharia e desmatamento das áreas de nascente;

16. ao pisoteio dos animais do Jardim Zoológico e à engenharia de tráfego;

32. ao intenso índice de pluviosidade e ao mal dimensionamento das galerias pluviais.

Gab: FFVVFV

Questão 54)

Em vastas áreas agrícolas do Brasil ocorre erosão acelerada dos solos.

Marque a opção que revela aspectos associados a esse fenômeno.

a) Ausência de "zoneamento ecológico" que delimite as culturas de acordo com as determinações do meio físico.

b) Clima tropical, excessivamente quente e úmido, que desagrega os minerais da camada superficial dos solos.

c) Expansão da policultura de subsistência, de baixo grau tecnológico, ocupando os terrenos de maior altitude e mais sensíveis à erosão.

d) Complexa e frágil constituição ecológica do solos, tornando-os naturalmente sensíveis à erosão, independente das formas de uso.

e) Utilização de maquinaria e de formas de irrigação inadequadas às condições ecológicas, por parte das grandes empresas agrícolas.

Gab: E

Questão 55)

Pela erosão geológica, num processo lento, equilibrado e renovador, foram esculpidos os morros, escavados os vales, formadas as várzeas e os delta dos rios.

O homem, no entanto, quando cultiva o solo ou sobre ele constrói cidades, estradas e pontes, sem o uso de práticas de conservação do solo, desencadeia processos de erosão acelerada altamente danosos.

Partindo-se de conceitos sobre EROSÃO é correto afirmar que:

01. a cobertura vegetal desfavorece a infiltração das águas pluviais;

02. a falta de cobertura vegetal tende a aumentar o arraste do solo pelo aumento do volume d’água que circula superficialmente;

04. os fluxos de água concentrados podem provocar profundos sulcos nos solos, fenômenos que, uma vez desencadeado, torna-se de difícil contenção;

08. a abertura de estradas de terra paralelamente ao declive das colinas e longas encostas desfavorece o processo erosivo;

16. a erosão antrópica causa perdas de enormes volumes de solo e conseqüente assoreamento de rios, barragens e portos;

32. o plantio em curvas de nível e a rotação de culturas estão entre as medidas de contenção da erosão nas áreas de cultivo agrícola.

Gab: FVVFVV

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis