quinta-feira, 31 de março de 2022

Questões do Trabalho dos Terceiros Anos A e B

 

Geografia – Nova ordem mundial

1. “Alguma coisa está fora da ordem, fora da nova ordem mundial” (Trecho da música Fora de Ordem, de CaetanoVeloso)

Sobre as ordens mundiais ao longo da história, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas e assinalea alternativa com a sequência correta.

( ) Até o início do Século XX, antes das duas grandes guerras, havia uma ordem mundial multipolar, com várias

potências coloniais rivalizando entre si, tendo o Reino Unido como a mais poderosa.

( ) A partir do final da Segunda Guerra Mundial, duas superpotências passaram a dividir a supremacia mundial: EUA e

Alemanha, no período chamado “Guerra Fria”.

( ) Em 1945 houve a queda do Muro de Berlim e o colapso da União Soviética, inaugurando o início de uma ordem

mundial totalmente capitalista.

( ) A fundação da União Europeia e o vertiginoso crescimento econômico da China, passando a rivalizar com os EUA,deram impulso ao estabelecimento de uma ordem mundial multipolar, a partir da década de 1990. Essa correlaçãodas maiores forças econômicas mundiais conta ainda com o Japão, importante potência asiática e com ascensãodos países “emergentes”, entre eles o grupo chamado de BRICS, do qual o Brasil faz parte.

( ) Em 1999 surgiu o G20, grupo composto pelas 19 maiores economias do mundo acrescidas da União Europeia.

Esse grupo de países ricos e de países emergentes passou a constituir uma importante arena de discussões sobre questões políticas e econômico-financeiras de interesse mundial.

a) V – V – F – F – F

b) F – V – F – V – F

c) V – F – F – V – V

d) F – F – F – V – V

2. Criado em resposta às crises econômicas do final da década de 1990, o G-20 reflete o contexto de

a) unilateralidade da antiga ordem mundial, marcada pela supremacia britânica no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

b) bipolaridade da antiga ordem mundial, caracterizada pela estabilidade financeira dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

c) multipolaridade da antiga ordem mundial, marcada pelo fortalecimento da cooperação entre blocos econômicos.

d) multipolaridade da nova ordem mundial, caracterizada pela diversidade de interesses das economias industrializadas e emergentes.

e) bipolaridade da nova ordem mundial, caracterizada pelo controle estadunidense e soviético das instituições financeiras internacionais.

3. "A tal ideologia globalitária, quase sem resistências, vem tentando demonstrar que, com a queda do Muro de Berlim e o fim do chamado mundo bipolar, o espaço político e econômico tornou-se mais homogêneo, menos conflitivo, havendo concordância a respeito das tendências evolutivas da economia e das sociedades".

(Luiz Gonzaga Belluzzo. A Guerra do Brasil, São Paulo: Textonovo, 2006. p. 25)

O autor se refere a uma interpretação da chamada nova ordem mundial. Sobre essa ordem é correto afirmar que

a) vivenciamos a globalização que tornou as relações comerciais internacionais bem mais harmoniosas, com a eliminação quase total dos obstáculos alfandegários.

b) assistimos ao fim da geopolítica, que é aquela ação dos países de colocarem à frente de todos os interesses gerais, seus próprios interesses econômicos e estratégicos.

c) na globalização há mais liberdade para a circulação de capitais no mundo, porém a falta de controles eficazes tem gerado situações de instabilidade econômica importantes.

d) o fim da ordem bipolar significou o fim do equilíbrio militar que mantinha certa paz no mundo; a consequência é o aumento significativo de conflitos e de guerras regionais.

 

 

4. Sobre a Nova Ordem Mundial, assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as sentenças falsas.

( ) Corresponde ao fim dos conflitos NorteSul e ao surgimento dos conflitos Leste Oeste.

( ) Tem como característica o aparecimento de novos centros de poder econômico, como Japão e Alemanha.

( ) Sua característica principal é a bipolaridade.

( ) Significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o fimda Guerra Fria.

A sequência está correta em

a) F, V, F, V.

b) V, V, V, F.

c) V, F, V, F.

d) V, V, F, F.

e) F, F, V, V.

5. A ordem mundial baseada na bipolaridade foi desmontada durante os anos 1990. Com o término da Guerra Fria, compôs-se um novo cenário político, econômico e social, no qual

a) as zonas de tensão foram controladas pelas políticas monetárias da União Europeia.

b) as chamadas forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) realizaram, junto ao exército russo, operações militares nos países aliados ao regime soviético.

c) os conflitos étnico-culturais e religiosos deram lugar ao enfrentamento entre Estados nacionais.

d) a nova ordem mundial restabeleceu um período de paz e solidariedade entre os povos.

e) os conflitos deixaram de ter a conotação ideológica capitalismo versus socialismo.

6)  A segunda guerra mundial dividiu o mundo em dois blocos: um capitalista, liderado pelos EUA e outro socialista, liderado pela URSS. Com o fim desta política bipolar, o cenário internacional apresenta fatos novos.
Assinale a alternativa correta.
a) O mundo passa por um período de redefinição na economia com a formação de novos blocos econômicos.
b) Crescem os movimentos nacionalistas e separatistas nas áreas que antes compunham o bloco socialista.
c) Aumenta a crise em Cuba, que além do bloqueio econômico imposto pelos EUA, sofre com o fim da ajuda da ex-URSS.
d) Começa a desestruturação, na Europa ocidental, do chamado Estado de Bem Estar Social, já que não existe mais a ameaça do socialismo que assustava os governos e as classes dominantes destes países.
e) Todas as alternativas estão corretas.


07) Esse era um dos cenários do mundo no pós-guerra: uma bipolarização maniqueísta entre Estados Unidos e União Soviética, que definiria a guerra fria.
(Flavio de Campos e Renan G. Miranda, Oficina de história: história integrada)
Sobre o processo apresentado, é correto afirmar que
a) a Alemanha e a Inglaterra, com suas armas nucleares, dividiram o mundo em dois blocos: o capitalista e o socialista, sendo inevitável o confronto bélico entre os blocos.
b) os Estados Unidos e a União Soviética tinham a tecnologia da bomba atômica, condição que transformou completamente as relações bélicas entre as duas potências.
c) o clima de guerra fria não contaminou todas as relações internacionais, pois parte da Europa ocidental não se envolveu com as superpotências e manteve-se neutra.
d) os Estados Unidos, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, ajudaram a Alemanha a destruir o muro de Berlim, na tentativa de tornar o país um aliado político.
e) embora o clima de guerra fria tenha amenizado nos últimos vinte anos, esse sistema ainda explica a hegemonia política do Leste Europeu.

08) “Há um muro de concreto entre nossos lábios
Há um muro de Berlim dentro de mim
Tudo se divide, todos se separam
(Duas Alemanhas, duas Coreias)
Tudo se divide, todos se separam.”
(Humberto Gessinger).
A canção “Alívio Imediato”, de autoria do grupo Engenheiros do Hawaii, trata de acontecimentos do século XX. Sobre isso, é CORRETO afirmar que a canção trata:
a) da Revolução Cubana, ocorrida na década de 1950, que combateu o governo de Fulgêncio Batista e implantou um governo dirigido pelo Partido Comunista na América Central.
b) do golpe militar, coordenado por Salvador Allende, que depôs o socialista Augusto Pinochet no Chile, em 1973.
c) dos conflitos que marcaram o século XX, sobretudo durante a chamada “guerra fria”, que marcaram a bipolarização entre capitalismo e socialismo e a fragmentação política.
d) das crises econômicas e sociais vividas na contemporaneidade, que embora não tenham representado nenhum interesse político, impulsionaram a divisão de países como a Alemanha e a Coreia.
e) das práticas de intolerância políticocultural, expressadas principalmente pelo etnocentrismo, que marcaram o domínio europeu e foram responsáveis pela descolonização da África e da Ásia, no século XX


09) A Guerra Fria corresponde a:
a) Um momento da história mundial (entre 1947 a 1989) em que o mundo se dividiu em dois blocos: o Ocidental, liderado pelos Estados Unidos (capitalista), e o Oriental, liderado pela União Soviética (socialista). Os dois blocos, dentro de um sistema bipolar, disputavam a liderança econômica, política, militar e ideológica das várias regiões do planeta, colocando–as em confronto ideológico e/ou armado permanentemente.
b) Um mecanismo de “Guerra” voltado para um esforço conjunto de ações para promover o diálogo entre os dois blocos socialista e capitalista, que se estabeleceram após a II Guerra Mundial no mundo contemporâneo, no sentido de que as disputas fossem o mais consensual possível, sem armas. Tudo contra a intolerância.
c) Uma forma pacífica de combate à intolerância e o desrespeito às diferenças pelos dois blocos (o capitalista e o socialista) que se constituíram após a II Guerra Mundial, apesar de ter ocorrido uma corrida armamentista no período entre 1947 e 1989.
d) Uma Guerra marcada pelo ideal de uma força–tarefa de promoção da fraternidade entre os povos, independentemente do sistema político adotado, fosse ele de cunho capitalista ou comunista.
e) Um projeto visando promover um conjunto de ações voltadas para a paz mundial, onde as tensões políticas, econômicas, sociais e ideológicas poderiam ser resolvidas sem grandes enfrentamentos – por isso, uma Guerra Fria, voltada para a unidade no mundo.


10) Durante a Guerra Fria, a bipolarização do poder entre capitalistas e socialistas deu origem a blocos militares oponentes. Foram eles: 
a) CIA x KGB.
b) OTAN x Pacto de Varsóvia.
c) Marines x Exército Vermelho.
d) Pacto de Varsóvia x Acordo de Bretton Woods.




Local para mandar as respostas das questões do Trabalho do Segundo Ano A e B

Questões do Trabalho do Segundo ano A e B

Leia as questões e DEPOIS VC CLICA AQUI PARA MANDAR AS SUAS RESPOSTAS.

Questão 1

(ENEM 2019) Saudado por centenas de militantes de movimentos sociais de quarenta países, o

papaFrancisco encerrou no dia 09/07/2015 o 2º Encontro Mundial dos Movimentos Populares,

em SantaCruz de La Sierra, na Bolívia. Segundo ele, a “globalização da esperança, que nasce dos

povos ecresce entre os pobres, deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença”.

Disponível em: http://cartamaior.com.br. Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado).

No texto há uma crítica ao seguinte aspecto do mundo globalizado:

a) A Liberdade política.

b) B Mobilidade humana.

c) C Conectividade cultural.

d) D Disparidade econômica.

e) E Complementaridade comercial.

Questão 2

(ENEM 2015) Um carro japonês é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em

Indiana,México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram

inventados em NovaJérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na

Inglaterra, filmada noCanadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas

no mundo todo. Teiasglobais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais

conveniente.

REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo:

Educator, 1994 (adaptado).

A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de

a) A linhas de montagem e formação de estoques.

b) B empresas burocráticas e mão de obra barata.

c) C controle estatal e infraestrutura consolidada.

d) D organização em rede e tecnologia de informação.

e) E gestão centralizada e protecionismo econômico.

Questão 3

(ENEM 2017) Palestinos se agruparam em frente a aparelhos de televisão e telas montadas ao

ar livre

em Ramalah, na Cisjordânia, para acompanhar o voto da resolução que pedia o reconhecimento

da

chamada Palestina como um Estado observador não membro da Organização das Nações

Unidas(ONU). O objetivo era esperar pelo nascimento, ao menos formal, de um Estado

palestino. Depois daaprovação da resolução, centenas de pessoas foram à praça da cidade com

bandeiras palestinas,soltaram fogos de artifício, fizeram buzinaços e dançaram pelas ruas.

Aprovada com 138 votos dos193 da Assembleia-Geral, a resolução eleva o status do Estado

palestino perante a organização.

Palestinos comemoram elevação de status na ONU com bandeiras e fogos. Disponível em:

http://folha.com. Acesso em: 4

dez. 2012 (adaptado).

A mencionada resolução da ONU referendou o(a)

f) A delimitação institucional das fronteiras territoriais.

g) B aumento da qualidade de vida da população local.

h) C implementação do tratado de paz com os israelenses.

i) D apoio da comunidade internacional à demanda nacional.

j) E equiparação da condição política com a dos demais países.

Questão 4

(ENEM 2020 DIGITAL)

Entenda a crise na Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram, em março de 2014,

umacordo para tornar a República Autônoma parte da Rússia. O tratado foi assinado dois dias

após opovo da Crimeia aprovar em um referendo a separação da Ucrânia e a reunificação com

a Rússia. Avotação foi condenada por Kiev e pela comunidade internacional, que a considera

ilegítima.Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 28 out. 2014 (adaptado).

A justificativa para o acordo descrito fundamentava-se na ideia de

a) A espaço vital.

b) B limite fronteiriço.

c) C estrutura bipolar.

d) D identificação cultural.

e) E autonomia econômica.

Questão 5

(ENEM 2017) México, Colômbia, Peru e Chile decidiram seguir um caminho mais curto para

aintegração regional. Os quatro países, em meados de 2012, criaram a Aliança do Pacífico

eeliminaram, em 2013, as tarifas aduaneiras de 90% do total de produtos comercializados entre

suasfronteiras.OLIVEIRA, E. Aliança do Pacífico se fortalece e Mercosul fica à sua sombra. O

Globo, 24 fev. 2013 (adaptado)

O acordo descrito no texto teve como objetivo econômico para os países-membros

a) A promover a livre circulação de trabalhadores.

b) B fomentar a competitividade no mercado externo.

c) C restringir investimentos de empresas multinacionais.

d) D adotar medidas cambiais para subsidiar o setor agrícola.

e) E reduzir a fiscalização alfandegária para incentivar o consumo.

Questão 6

(ENEM 2019) A fome não é um problema técnico, pois ela não se deve à falta de alimentos,

issoporque a fome convive hoje com as condições materiais para resolvê-la.PORTO-GONÇALVES,

C. W. Geografia da riqueza, fome e meio ambiente. In: OLIVEIRA, A. U.; MARQUES, M. I. M.

(Org.). Ocampo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São

Paulo: Casa Amarela; Paz e Terra, 2004

(adaptado).

O texto demonstra que o problema alimentar apresentado tem uma dimensão política por estar

associado ao(à)

a) A escala de produtividade regional.

b) B padrão de distribuição de renda.

c) C dificuldade de armazenamento de grãos.

d) D crescimento da população mundial.

e) E custo de escoamento dos produtos.

Questão 7

(ENEM 2020 - SEGUNDA APLICAÇÃO)

TEXTO IA intervenção da Rússia na crise no Leste da Ucrânia reacendeu a tensão entre os aliados

da Otan eMoscou. Os EUA informaram que pretendem instalar armamento pesado no Leste da

Europa, planocriticado pelo governo russo. Em resposta, a Rússia anunciou o reforço de seu

arsenal nuclear, novosmísseis balísticos intercontinentais, descritos como “capazes de superar

sistemas de defesa maisavançados”.STEWART, P. Disponível em: http://noticias.uol.com.br.

Acesso em: 26 jun. 2015 (adaptado).

TEXTO II

Os Estados Unidos e seus aliados não vão deixar a Rússia “nos arrastar de volta ao passado”,

disse osecretário de Defesa dos Estados Unidos em um discurso em Berlim, dia 22 de junho de

2015, quandoacusou o governo russo de tentar recriar uma esfera de influência da era

soviética.Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 26 jun. 2015 (adaptado).

Que tema da geopolítica da segunda metade do século XX é o fundamento histórico da

referência feita ao passado?

a) A Livre comércio.

b) B Luta antiditatorial.

c) C Corrida armamentista.

d) D Conservação ambiental.

e) E Terrorismo internacional.

Questão 8

(ENEM 2017) A primeira Guerra do Golfo, genuinamente apoiada pelas Nações Unidas e pela

comunidade internacional, assim como a reação imediata ao Onze de Setembro, demonstravam

aforça da posição dos Estados Unidos na era pós-soviética.

Fonte: HOBSBAWM, E. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.

Um aspecto que explica a força dos Estados Unidos, apontada pelo texto, reside no(a)

A. A poder de suas bases militares espalhadas ao redor do mundo.

B. B alinhamento geopolítico da Rússia em relação aos EUA.

C. C política de expansionismo territorial exercida sobre Cuba.

D. D aliança estratégica com países produtores de petróleo, como Kuwait e Irã.

E. E incorporação da China à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Questão 9

(ENEM 2020 DIGITAL) Com tanta espionagem à solta, governantes sofrem para ter um

smartphone,acessível aos cidadãos comuns, mas problemático para líderes políticos. O aparelho

é também umpotencial rastreador preciso, capaz de localizar o chefe de Estado no mapa e

gravar as conversasmesmo sem estar fazendo uma chamada.

Tentação e risco na forma de um smartphone. O Globo, 26 out. 2013 (adaptado).

A situação retratada problematiza o uso dessa tecnologia em relação ao(à)

a) A valorização das redes virtuais.

b) B aumento da prática consumista.

c) C crescimento da economia global.

d) D expansão dos espaços monitorados.

e) E ampliação dos meios comunicacionais.

Questão 10

(ENEM 2015 - SEGUNDA APLICAÇÃO) Não acho que seja possível identificar a globalização

apenascom a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua

característica maisóbvia. Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização

depende da eliminação deobstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou

possível organizar a produção, e nãoapenas o comércio, em escala internacional.

HOBSBAWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia. das Letras, 2000

(adaptado).

Um fator essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é a

a) A criação de uniões aduaneiras.

b) B difusão de padrões culturais.

c) C melhoria na infraestrutura de transportes.

d) D supressão das barreiras para comercialização.

e) E organização de regras nas relações internacionais.

quinta-feira, 24 de março de 2022

Exercícios com Gabarito América do Sul 9

 Questão 92) 

   

Leio o texto abaixo.

Mergulhado em graves problemas econômicos, sem precedentes nos últimos 70 anos, o País viveu, nos anos 90, sua pior crise devido à queda do preço do petróleo e da banana, além dos danos causados por El Niño à infra-estrutura produtiva do litoral. Em setembro de 1998, o governo lança um pacote de ajustes com medidas impopulares - a população reage com violência à alta geral dos preços e aos cortes nos subsídios. De agosto de 1999 a agosto de 2000, a inflação acumulada foi de 104%, uma das mais altas da América latina. Numa tentativa de solucionar os problemas, em setembro de 2000, o governo toma uma atitude drástica substituindo a moeda nacional - que havia circulado durante 116 anos. Com esta atitude, o País passa a ter como moeda oficial o dólar norte-americano.

A qual país refere-se o texto acima?

a)    Bolívia

b)    Colômbia

c)    Equador

d)    Peru

e)    Venezuela


Gab: C


Questão 93) 

   

O Uruguai possui um território do tamanho do Estado do Paraná, com aproximadamente 180 mil km². O relevo é levemente ondulado, coberto por campos similares aos pampas argentinos e gaúchos, o que favorece a ocupação das terras pela pecuária bovina e ovina e pelo cultivo de cereais, como o arroz, o trigo e o milho. A taxa de urbanização é uma das maiores do mundo. Cerca de 90% da população vivem em cidades, estando quase a metade na capital, Montevidéu. Assinale a(s) alternativa(s) que apresenta(m) outra(s) característica(s) do Uruguai.:

01.    Com a entrada do país no MERCOSUL, o setor de serviços e a indústria cresceram, proporcionando alternativas para a população no mercado de trabalho.

02.    O país tem conseguido se tornar independente dos recursos energéticos, principalmente com a intensificação da exploração do petróleo no estuário do rio do Prata.

04.    Apesar do baixo valor do PIB, os valores da renda per capita são elevados para os padrões sul–americanos, graças ao baixo incremento populacional.

08.    Considerando ser um “estado tampão” entre a Argentina e o Brasil, principais potências econômicas da região, o Uruguai tem-se beneficiado com o desenvolvimento de atividades econômicas alternativas do tipo “paraíso fiscal”.

16.    A pluralidade de partidos políticos e a existência de uma burguesia agrária permitiram que o país se tornasse, economicamente, o mais desenvolvido da América do Sul.


Gab: 13


Questão 94) 

   

Atualmente, a Argentina possui uma população de aproximadamente 37 milhões de habitantes, dos quais mais de 1 milhão são imigrantes.

Enfrentando grave crise econômica, o país começa a se preocupar com a concorrência pelo emprego. Os países assinalados no mapa com os números 1, 2 e 3 são, em ordem decrescente, os que mais fornecem imigrantes para a Argentina.

A ordem correta dos países é:

a)    Bolívia, Paraguai e Peru.

b)    Uruguai, Peru e Bolívia.

c)    Peru, Bolívia e Paraguai.

d)    Bolívia, Peru e Uruguai.

e)    Paraguai, Bolívia e Peru.


Gab: A


Questão 95) 

   

Considere o mapa, da Argentina, apresentado abaixo.

(Adaptado de Jean Pierre Paulet. La Géographie du
Monde. Paris: Nathan, 1996. p. 105)


As áreas em destaque representam a localização da produção de dois importantes itens no comércio entre o Brasil e a Argentina.

Assinale a alternativa que expressa corretamente a legenda do mapa.

I            II

a)    soja                             gás natural

b)    cana-de-açúcar           minério de ferro

c)    arroz                            bauxita

d)    pecuária de corte        petróleo

e)    suinocultura                ouro


Gab: D


Questão 96) 

   

Considere o mapa abaixo e o texto referente aos países sul-americanos.

Os países indicados no mapa apresentam características específicas que, quando comparadas às de outros países, remontam às diferenças que a América Latina concentra em sua trajetória sócio-econômica.

Quanto aos países indicados no mapa pelos números 1, 2 e 3, afirma-se:


I.    O país 1 é a República da Venezuela, tendo como importante atividade econômica a produção de petróleo.

II.    O país 2 pertence ao Mercosul, apresentando uma balança comercial diversa dos países 1 e 3, pois as exportações superam as importações.

III.    O país 3 apresenta a maior dívida externa em relação aos países 1 e 2, possuindo também a maior população absoluta.

IV.    Os países 1 e 2 falam a mesma língua e possuem unidades geológicas semelhantes, mas são banhados por diferentes oceanos.


Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas as da alternativa:

a)    I e II

b)    I, II, III e IV

c)    I e III

d)    II e IV

e)    III e IV


Gab: C


Questão 97) 

    

O mapa abaixo apresenta a divisão política da América do Sul e a localização de Santa Catarina. 

A alternativa que não corresponde ao que está destacado no mapa é:

a)    O no 2 indica o Paraguai, país que participa com o Brasil do empreendimento de Itaipu, hidrelétrica construída no Rio Paraná.

b)    O Brasil, atravessado  pela linha do Equador  e pelo Trópico  de Capricórnio, possui um clima predominantemente tropical.

c)    O estado de Santa Catarina é o único situado ao Sul do Trópico de Capricórnio, o que determina seu clima tropical.

d)    O no 1 indica a Argentina, país  integrante do  bloco do Mercosul, cujo território faz fronteira com o Brasil.

e)    O no 3 indica a Venezuela, banhada  pelo Oceano Atlântico,  que  possui  reservas petrolíferas e é membro da OPEP (Organização dos Países  Exportadores de Petróleo).


Gab: C


Questão 98) 

   

Observe o mapa, que destaca seis países localizados na porção ocidental do continente sul-americano.

Esses países possuem, como características comuns, a presença de:

a)    cordilheira dos Andes; população com baixo a médio padrão de vida e crescimento vegetativo em declínio; predomínio de mestiços e indígenas.

b)    grandes planícies litorâneas; população com alto padrão de vida e baixo crescimento vegetativo; predomínio de negros e mulatos.

c)    elevados planaltos centrais; população com baixo padrão de vida e baixo crescimento vegetativo; predomínio de brancos de origem européia.

d)    cordilheira dos Andes; população com alto padrão de vida e alto crescimento vegetativo; predomínio de índios e brancos.

e)    cordilheira dos Andes; população com alto padrão de vida e elevado crescimento vegetativo; predomínio de brancos e negros.


Gab: A


Questão 99) 

   

A respeito dos países capitalistas subdesenvolvidos industrializados na América Latina, julgue os seguintes itens:

00.    A renda per capita da Venezuela (aproximadamente 3.000 dólares) é a mais elevada da América do Sul, devido à extração e exploração do petróleo na região do Lago de Maracaibo.

01.    A parte central do Chile é a porção mais populosa e com maior concentração de atividades econômicas.

02.    A queda do padrão de vida no Uruguai é explicada pelas crises da economia, a partir da década de 60, e pela forte militarização no país, que implantou uma ditadura no período de 1973 a 1985.

03.    As intensas lutas camponesas no início do século, desencadeando a reforma agrária a partir de 1934, mudaram a economia e a vida política da Argentina, deixando marcas que permanecem até hoje.

04.    A base industrial do Peru é pequena, destacando-se principalmente a extrativa (petroquímica e pesqueira).


Gab: CCCEC


Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis