quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 8

Questão 105)

Sobre o povoamento e a população do Brasil, assinale o que for correto.

01. No início da colonização, a grande maioria dos portugueses veio para a América com suas famílias para começar uma vida nova no Brasil.

02. A Lei de Cotas de Imigração, instituída pela Inglaterra no século XVIII, estabeleceu uma cota anual para o tráfico de escravos destinados ao Brasil.

04. A grande miscigenação registrada atualmente no Brasil se deve, em sua totalidade, às imigrações registradas a partir do século XX.

08. Em meados do século XIX, houve uma intensificação da imigração de europeus para o Brasil.

16. A Lei Eusébio de Queiroz, de 1850, proibiu o tráfico de escravos africanos para o Brasil.

Gab: 24

Questão 106)

O Brasil está entre os países mais populosos do mundo, com mais de 190 milhões de habitantes. Sobre a população brasileira, analise as afirmações abaixo.

I. Apesar do grande número de habitantes, os índices de densidade demográfica classificam o Brasil como um país pouco povoado.

II. As regiões menos povoadas são a região Norte e a região Sul, com pouco mais de 14 milhões de habitantes.

III. A industrialização da região Sudeste foi essencial para o processo de urbanização e para a atual concentração populacional.

Está correto o que se afirma somente em

a) I.

b) II.

c) I e III.

d) II e III.

Gab: C

Questão 107)

Analise o Gráfico 1 sobre a população brasileira.

Gráfico 1 – DISTRIBUIÇÃO ETÁRIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA (1992 e 2011)

clip_image002

Fonte: TAMDJAN, James Onnig. Geografia: estudos para a

compreensão do espaço. Volume único. 2.

ed. São Paulo: FTD, 2013. Série Clássicos do Ensino Médio. p. 643. (Adaptado)

Assinale a alternativa correta.

a) O gráfico demonstra que o crescimento vegetativo positivo da população brasileira de 1992 a 2011 ocorreu de modo equilibrado em todas as faixas etárias.

b) Um aumento da mortalidade infantil é identificado, no decorrer do período de 1992 a 2011, observando a base da pirâmide etária.

c) A evolução da população brasileira, demonstrada na comparação entre as pirâmides de 1992 e 2011, aponta para uma diminuição na taxa de natalidade, seguida de um envelhecimento da população, demonstrada no ápice, com o aumento no número de idosos.

d) Um decréscimo da população brasileira é verificado claramente na comparação dos dois períodos, em todos os grupos etários e, mais acentuadamente, no corpo da pirâmide, que representa os adultos.

e) A forma da pirâmide do ano de 1992 é de urna, típica de país subdesenvolvido, ao passo que a forma da pirâmide de 2011 é de cálice, típica de países em desenvolvimento.

Gab: C

Questão 108)

clip_image004

Disponível em: <http://www.medicinageriatrica.com.br/2007/

03/01/o-bonus-demografi co/>. Acesso em: 28 jul. 2013.

O conceito de ‘bônus demográfico’ está ligado ao momento em que uma sociedade possui uma estrutura etária capaz de facilitar o crescimento econômico.

Levando-se em consideração esse conceito:

a) compare a capacidade de crescimento do país em 1960 e em 2020, explicando o seu diferencial entre os períodos assinalados.

b) analise as tendências das curvas ‘somente idosos (65 ou mais)’ e ‘somente crianças (0 a 14)’, a partir de 1960, e as associe com futuras políticas sociais que devem ser implementadas no país, a partir de agora.

Gab:

a) Com uma população de 87% de crianças e idosos em 1960 e sua provável queda para 46% em 2020, o Brasil terá muito mais condições de crescimento econômico daqui a sete anos do que teve há 53 anos (1960), pois 54% de população brasileira estarão em idade ativa (PIA) contra 13% em 1960; ou seja, em 2020, o Brasil terá ‘bônus demográfico’, ampliando as suas chances de geração de riqueza através do trabalho formal.

b) Com as quedas abruptas na fertilidade das mulheres brasileiras desde 1960, o percentual de crianças (de 0 a 14 anos) no país vem caindo, significativamente, e continuará caindo até chegar aos pretensos 28% da população total em 2060; já a curva de idosos vem tendo um comportamento de mudança menos drástica desde 1960, sendo que entre 2000 e 2020 há (haverá) um incremento mais acelerado na expectativa de vida da população, chegando essa população a 13% do seu total em 2020 (mais do dobro da população brasileira de 1960 – 6%) e a possíveis 31% em 2060. Frente a esse comportamento demográfico, as crianças das últimas quatro décadas do século XX são os jovens/adultos de hoje e serão os idosos de 2020 em diante, e assim sendo, é vital que os adultos/jovens de hoje tenham mais empregos, possibilidades de qualificação profissional, formação universitária e técnica e, no futuro, quando sejam idosos, tenham mais seguridade, hospitais, centros de recolhimento e ajuda à terceira idade pelo Estado.

Questão 109)

Considere o gráfico com a Pirâmide Etária do Rio Grande do Sul de 2010.

clip_image006

Fonte: Atlas socioeconômico do Rio Grande do Sul. scp.rs.gov.br/atlas

Sobre a população gaúcha e suas características, apresentadas na pirâmide, está correto o que se afirma em:

a) O nascimento de meninas é maior do que o de meninos, por isso há predomínio de pessoas do sexo feminino.

b) A base da pirâmide indica a redução dos nascimentos devido à migração da população em idade fértil para outras unidades da federação.

c) Há predomínio de população em idade adulta, e o número de idosos é maior do que o de jovens.

d) O topo da pirâmide evidencia o envelhecimento da população, havendo um predomínio de mulheres com idade mais avançada.

e) A análise da pirâmide permite inferir que o número de adultos e idosos é superior ao de jovens e adultos.

Gab: D

Questão 110)

A tabela a seguir apresenta os dados relativos à população absoluta das 16 maiores regiões metropolitanas brasileiras, de acordo com os dados apurados pelos Censos Demográficos de 2000 e 2010, realizados pelo IBGE.

BRASIL: População das Regiões Metropolitanas (R.M.)

clip_image008

Fonte: Censos Demográficos do IBGE.

A análise dos dados permite concluir:

a) A posição ocupada pelas grandes aglomerações urbanas brasileiras não apresenta alterações importantes no período analisado, demonstrando consolidação e estabilização do processo de metropolização brasileiro.

b) No período analisado, é surpreendente a ascensão demográfica da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal, que, em curto espaço de tempo, ultrapassou metrópoles importantes como Recife e Fortaleza.

c) As posições ocupadas pelas cinco maiores aglomerações metropolitanas brasileiras apresentaram quadro inalterado no período analisado, com a manutenção de grupo formado por metrópoles tradicionalmente importantes do Sul e Sudeste.

d) O processo de metropolização brasileiro ainda se apresenta como fenômeno típico do eixo sudeste-sul do país.

Gab: B

Questão 111)

Em relação ao conceito de “cidade global”, assinale a alternativa incorreta.

a) O número de habitantes nas cidades globais, necessariamente, é igual ou superior a 10 milhões.

b) As cidades globais são classificadas e distribuídas, ao menos, em três grupos: ‘Alfa’, ‘Beta’e ‘Gama’.

c) São Paulo e Rio de Janeiro são exemplos de cidades globais.

d) As cidades globais também podem ser chamadas de cidades Alfa ou de centros mundiais.

e) As mais de 50 cidades globais formam uma rede que abrange todos os continentes, exceto a Antártica.

Gab: A

Questão 112)

Em cerca de quarenta anos, o Brasil passou da iminente ameaça de explosão demográfica para a perspectiva de redução da população, caso continuem nascendo relativamente tão poucas crianças e não haja um processo de imigração internacional que compense a diminuição dos nascimentos. Hoje a população brasileira continua crescendo, mas em ritmo cada vez menor.

LÚCIO, C. et al. As mudanças da população

brasileira. Le Monde Diplomatique Brasil. São Paulo, ano 6, n. 71, jun. 2013. p.26.

O atual padrão demográfico do Brasil apresenta como tendência a(o)

a) progressão do envelhecimento

b) elevação da taxa de fecundidade

c) aceleração do crescimento vegetativo

d) estagnação da emigração internacional

e) aumento da taxa de mortalidade infantil

Gab: A

Questão 113)

Os reality shows são hoje para a classe mais abastada e intelectualizada da sociedade o que as novelas eram assim que se popularizaram como produto de cultura massificada: sinônimo de mau gosto. Com uma maior aceitação das novelas na esfera dos críticos da mídia, o reality show segue agora como gênero televisivo mundial, transmitido em horário nobre, e principal símbolo da perda de qualidade do conteúdo televisivo na sociedade pós-moderna. Os reality shows personificam as novas formas de identificação dos sujeitos nas sociedades pós-modernas. Programas como o BBB são movidos pelas engrenagens de uma sociedade exibicionista e consumista, que se mantém vendendo ao mesmo tempo a proposta de que cada um pode sair do anonimato e conquistar facilmente fama e dinheiro.

(Sávia Lorena B. C. de Sousa. O reality show como objeto de

reflexão cultural. observatoriodaimprensa.com.br)

Sobre a relação entre os meios de comunicação de massa e o público consumidor, é correto afirmar que:

a) a qualidade da programação da tv não é condicionada pelas demandas e desejos dos consumidores culturais.

b) o reality show é uma mercadoria cultural relacionada com processos emocionais de seu público.

c) os critérios estéticos independem do nível de autonomia intelectual dos consumidores.

d) no caso dos reality shows, a televisão estimula a capacidade de fruição estética do público consumidor.

e) os programadores priorizam aspectos formativos relegando o entretenimento a uma condição secundária.

Gab: B

Questão 114)

Parecer CNE/CP nº 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado).

A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a

a) práticas de valorização identitária.

b) medidas de compensação econômica.

c) dispositivos de liberdade de expressão.

d) estratégias de qualificação profissional.

e) instrumentos de modernização jurídica.

Gab: A

Questão 115)

clip_image010

Nota: O saldo considera apenas as pessoas que se deslocavam para o trabalho e retornavam aos seus municípios diariamente.

BRASIL. IBGE.Atlas do censo demográfico 2010 (adaptado).

O fluxo migratório representado está associado ao processo de

a) fuga de áreas degradadas.

b) inversão da hierarquia urbana.

c) busca por amenidades ambientais.

d) conurbação entre municípios contíguos.

e) desconcentração dos investimentos produtivos.

Gab: D

Questão 116)

Pois fora certamente num acesso de empirismo cabsoluto e radical que, no meio do caminho entre o estacionamento e a escola, ele parara num trailer e comprara um ovo.

Algo, no entanto, se podia dizer tanto a seu favor como contra: ele não parara ali para comprar o ovo e sim para beber uma coca-cola. E foi só quando viu o homem do trailer preparar para alguém um sanduíche que levava, entre outras coisas, um ovo frito, que sentiu o impulso de comprar um ovo fresco. Embora sua cabeça não estivesse batendo bem (ou talvez por isso mesmo), ele intuía que talvez se encontrasse aí o elo perdido, a chave que lhe permitiria penetrar as trevas, à procura do qual se atormentara enquanto dirigia como um zumbi de casa até à escola. E não era um ovo, literalmente, um embrião? E não era disso que precisava: um embrião que fizesse germinar a aula e o curso?

A negociação, porém, fora algo penosa. O homem do trailer lhe dissera que os ovos não estavam à venda separadamente dos sanduíches. E ele, por sua vez, fizera ver ao sujeito que estava disposto a pagar pelo ovo o preço de um sanduíche. Ao que o homem retrucara que, vendendo um ovo isoladamente, acabaria desfalcando outro sanduíche, prejudicando outro freguês. Ao que ele contra-argumentara que não tinha problema, compraria um sanduíche, só que ao invés de ter um ovo dentro, queria o ovo fora, o que acabou prevalecendo, sob os olhares desconfiados de outros fregueses, a maioria de estudantes, gente convencional e ciosa de seus hamburguers e similares. Além disso, a vizinhança da Pinel deixava as pessoas sempre de sobreaviso, ao menor sinal de um comportamento mais inusitado.

Com a sacola no ombro, ele foi se afastando como o sanduíche numa das mãos e o ovo na outra, e esperou até encontrar-se a uma distância razoável do trailer para oferecer, despistadamente, o seu cheeseburger a um dos inúmeros gatos esquálidos que frequentavam o campus. E, mesmo na situação aflitiva em que se encontrava, não pôde deixar de pensar que o acaso, do qual acabara de ser instrumento, governava o destino dos seres, como aquele gato, que, de repente, via cair diante de sua boca uma refeição requintada. Tal pensamento fez-lhe bem, mas logo o peso da realidade recaiu sobre ele, a realidade da aula que tinha de dar, regida pelas mesmas leis: as do acaso.

[...]

(SANT’ANNA, Sérgio. Breve história do espírito

São Paulo, Companhia das Letras, 1991. p. 63-64. Adaptada.)

No texto, no trecho “governava o destino dos seres, como aquele gato, que, de repente, via cair diante de sua boca uma refeição requintada”, é possível fazer alusão à falta de alimentos no mundo. Tal problema não se deve à baixa produção, mas sim à distribuição desigual. Sobre esse assunto, vale destacar que a estimativa de aquisição alimentar domiciliar per capita compreende uma importante variável mensurada e analisada pela Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010. Esse documento relatou que as regiões Sul e Norte apresentaram aquisição de carnes acima da média nacional, ao passo que as regiões Norte e Nordeste exibiram aquisição de pescados acima da média nacional. Sobre as razões para essas regiões terem apresentado tais discrepâncias em relação às demais, pode-se destacar que:

(INSTITUTO BRASILERIO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTUCA.

Pesquisa de orçamentos familiares 2002-2009: aquisição alimentar domiciliar per capita.

Rio de Janeiro: IBGE, 2010.)

a) a região Sul possui a maior proporção do rebanho bovino brasileiro.

b) a região Norte apresenta extensos e caudalosos rios, a única fonte de pescado.

c) as regiões Norte e Nordeste possuem as maiores proporções de população do Brasil.

d) a região Sul tem como uma das maiores tradições da culinária local o consumo de carne.

Gab: D

Questão 117)

As pirâmides resultam da projeção da população brasileira feita pelo IBGE em 1990 e para 2013.

clip_image012

clip_image014

Disponível em: http://www.ibge.gov.br.

Acesso em: 29 nov. 2013 (adaptado).

A comparação entre as duas pirâmides mostra que o Brasil está sofrendo nas últimas décadas aumento do(a)

a) percentual de jovens e redução de adultos.

b) fecundidade e diminuição do percentual de adultos.

c) numero de adultos e redução do número de idosos.

d) número de idosos e redução da fecundidade.

e) expectativa de vida e diminuição do número de adultos.

Gab: D

Questão 118)

Considere o gráfico abaixo sobre a distribuição da população brasileira em grandes grupos de idade (%).

clip_image016

Fonte: IBGE, Censo Demográfico de 1980, 1991, 2000 e 2010,

e Contagem da População 1996.

Sobre a dinâmica desses três grupos populacionais, é correto afirmar que

a) o grupo de pessoas entre 15 e 64 anos está encolhendo, pois o de idosos está aumentando.

b) a parcela de jovens entre 0 e 14 anos é menor, porém isso não se reflete em um aumento do grupo entre 15 e 64 anos de idade.

c) o número de pessoas por grupo de idade não se alterou, exceto o do grupo entre 0 e 14 anos.

d) o decréscimo da qualidade de vida do brasileiro explica a diminuição do número de pessoas entre 0 e 14 anos.

e) o aumento da expectativa de vida está relacionado ao crescimento do grupo de adultos e idosos no Brasil.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis