quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 5

Questão 48)

A imprensa tem noticiado um significativo aumento dos casos de violação dos direitos humanos no Brasil. Nesse sentido, constituem exemplos flagrantes de atentados à dignidade humana os seguintes casos: a) desrespeito aos direitos dos povos indígenas; b) exploração sexual de crianças e adolescentes; c) violência contra a mulher; d) violência contra movimentos da sociedade civil organizada; e) violência policial; f) violência contra trabalhadores(as) que se manifestam exigindo melhorias salariais e melhorias na saúde. Existe também a discriminação étnica, religiosa, política e sexista, que tem de ser levada em conta nessa discussão. Embora seja possível afirmar que a violência, em suas mais variadas formas, atinge de modo mais acentuado os estratos sociais mais pobres, segmentos das classes mais abastadas não escapam da violação dos seus direitos, como é o caso da violência contra a mulher, na medida em que se trata de um fenômeno que aflige mulheres ricas e pobres, nos espaços urbanos e rurais. Portanto, devido a sua magnitude e abrangência, trata-se de um fenômeno que tem de receber a atenção de toda a população brasileira, no sentido do combater este pernicioso mal que resiste, em pleno século XXI.

Com base nas informações contidas no texto-base é correto afirmar que:

a) nos dias atuais estamos vivenciando em nosso país um acentuado declínio nos casos de violação dos direitos humanos.

b) no Brasil, a violação dos direitos humanos se constitui em um fenômeno restrito às grandes metrópoles.

c) na sociedade brasileira, as mais variadas formas de violação dos direitos humanos configuram um fenômeno que atinge apenas as classes sociais empobrecidas.

d) o Brasil poderia melhorar significativamente os índices que refletem a queda nos casos de violação dos direitos humanos se as autoridades constituídas se preocupassem com uma efetiva implementação de políticas públicas de combate à violência doméstica.

e) a luta contra a violação dos direitos humanos tem de ser preocupação constante no Brasil, uma vez que tal fenômeno afeta direta ou indiretamente toda a população brasileira.

Gab: E

Questão 49)

Nos últimos tempos, o Brasil tem sido escolhido como destino de emigrantes africanos de diversos países. Segundo dados da Polícia Federal, viviam, em 2000, no Brasil, 1.054 africanos regularizados de 38 nacionalidades, mas o número saltou, em 12 anos, para 31.866 cidadãos legalizados, provenientes de 48 das 54 nações do continente.

Considere as afirmações abaixo, sobre esse fluxo migratório crescente.

I. A imagem de nação emergente no cenário internacional levou o Brasil a ser visto pelos africanos como um destino mais atraente, com maior oferta de empregos e possibilidade de melhoria de renda.

II. Uma parcela dos imigrantes que recentemente chegou ao país apresenta formação educacional e profissional qualificada e é economicamente ativa.

III. A recente epidemia do vírus ebola nos países da África ocidental gerou a saída de um número expressivo de africanos.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) I, II e III.

Gab: D

Questão 50)

Compare as pirâmides etárias para responder à questão.

Brasil: Pirâmides etárias – 1980 e 2010

clip_image002

(http://revistaescola.abril.com.br/geografia/

praticapedagogica/ introducao-demografia-dados-censo-611910.shtml?page=1)

Assinale a alternativa que apresenta uma interpretação correta sobre as pirâmides etárias.

a) Entre 1980 e 2010, o Brasil apresentou pequenas mudanças demográficas, mantendo-se como país que se destaca pela predominância de jovens.

b) Em 30 anos, a estrutura demográfica sofreu mudanças na faixa de população adulta, responsável pela manutenção das altas taxas de natalidade.

c) No período de três décadas, houve mudanças significativas no conjunto da população brasileira, entre as quais o aumento da proporção de idosos.

d) De 1980 a 2010, as mudanças observadas na estrutura etária da população estão relacionadas à diminuição dos movimentos migratórios.

Gab: C

TEXTO: 2 - Comuns às questões: 51, 52

Surgimos da confluência, do entrechoque e do caldeamento do invasor português com índios silvícolas e campineiros e com negros africanos, uns e outros aliciados como escravos. Nessa confluência, que se dá sob a regência dos portugueses, matrizes raciais díspares, tradições culturais distintas, formações sociais defasadas se enfrentam e se fundem para dar lugar a um povo novo. Novo porque surge como uma etnia nacional, que se vê a si mesma e é vista como uma gente nova, diferenciada culturalmente de suas matrizes formadoras. Velho, porém, porque se viabiliza como um proletariado externo, como um implante ultramarino da expansão europeia que não existe para si mesmo, mas para gerar lucros exportáveis pelo exercício da função de provedor colonial de bens para o mercado mundial, através do desgaste da população. Sua unidade étnica básica não significa, porém, nenhuma uniformidade, mesmo porque atuaram sobre ela forças diversificadoras: a ecológica, a econômica e a migração. Por essas vias se plasmaram historicamente diversos modos rústicos de ser dos brasileiros: os sertanejos, os caboclos, os crioulos, os caipiras e os gaúchos. Todos eles muito mais marcados pelo que têm de comum como brasileiros, do que pelas diferenças devidas a adaptações regionais ou funcionais, ou de miscigenação e aculturação que emprestam fisionomia própria a uma ou outra parcela da população.

(Darcy Ribeiro. O povo brasileiro, 1995. Adaptado.)

Questão 51)

De acordo com o excerto, a gênese do povo brasileiro está associada

a) ao propósito de ocupação de novos territórios pelos portugueses e à implantação de um empreendimento de povoamento, voltado à construção de um mercado interno amplo e diversificado.

b) à conquista de novos territórios pelos povos africanos, ameríndios e europeus e à implantação de um modelo de desenvolvimento econômico autônomo, voltado a atender às demandas do mercado externo.

c) ao ímpeto pela descoberta de novos territórios pelos povos ameríndios e africanos e à implantação de um modelo de desenvolvimento social e econômico de inspiração europeia, dirigido ao progresso técnico e econômico nacional.

d) ao projeto de colonização de novos territórios e de seus respectivos povos pelos portugueses e à implantação de um empreendimento mercantil, voltado a atender às demandas do mercado externo.

e) ao propósito de conquista de novos territórios pelos europeus e à implantação de um modelo de desenvolvimento econômico autônomo, voltado a atender às demandas do mercado local.

Gab: D

Questão 52)

De acordo com Darcy Ribeiro, dois movimentos caminharam concomitantemente ao longo do processo de formação do povo brasileiro:

a) a produção de uma unidade étnica nacional e a conformação de uma cultura nacional homogênea.

b) a produção de uma sociedade nacional multiétnica e a coexistência de culturas regionais em extinção.

c) a produção de uma sociedade nacional multiétnica e a conformação de culturas regionais transplantadas de outros países.

d) a produção de uma unidade étnica nacional e a conformação de diversidades socioculturais regionais.

e) a produção de uma sociedade nacional multiétnica e a coexistência de culturas regionais fragmentadas.

Gab: D

Questão 53)

A formação de um mercado de trabalho livre no Brasil, a partir da imigração e da abolição da escravidão no século XIX, foi um dos principais fatores econômicos que impulsionaram o crescimento do país. Gerou pagamento de salários e, com isto, provocou o avanço do consumo de tecidos, alimentos e serviços, dentre outros. Sobre o mercado de trabalho, é correto afirmar:

a) A imigração foi principalmente de chineses, italianos e, já no século XX, de japoneses.

b) A proibição do tráfico de escravos, em meados do século XIX, não teve grandes consequências para o país, pois havia uma oferta interna crescente.

c) No início do processo de imigração, as condições de trabalho eram muito precárias. Houve inclusive um movimento na Europa contra a imigração para o Brasil.

d) Com o desenvolvimento da economia da borracha no norte do país, escravos do sudeste foram transferidos em massa para a região.

e) O fenômeno da Transumância Amazônica significa a transferência da população indígena do norte para as plantações de algodão no nordeste.

Gab: C

Questão 54)

Distribuição de brasileiros pelo mundo

clip_image004

Fonte: Fundação Alexandre Gusmão, 2012.

Com base nos dados do quadro e em seu conhecimento, assinale a alternativa CORRETA.

a) A quantidade de brasileiros residente no exterior representa cerca de 25% da população total residente no Brasil.

b) O continente Africano, mesmo tendo países de língua portuguesa, é pouco atrativo para os brasileiros devido ao seu baixo dinamismo econômico.

c) Entre os países da América do Norte, a maior quantidade de brasileiros encontra-se no México, devido à semelhança cultural e linguística.

d) A migração de brasileiro para Europa é motivada por questões econômicas, haja vista que esse continente atravessa, na atualidade, uma situação de pleno emprego e crescimento econômico.

Gab: B

Questão 55)

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Analise as afirmativas a seguir, relacionadas ao Pronatec:

I. Um dos principais objetivos do Programa é elevar a qualidade do ensino superior, com foco nas áreas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) das universidades.

II. O Programa oferece iniciativas voltadas não só para quem está cursando, mas também para quem já concluiu o ensino médio.

III. Os recursos do Programa destinam-se exclusivamente a custear as despesas das escolas profissionalizantes com a qualificação continuada do seu corpo docente.

IV. O programa também financia cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, inclusive no local de trabalho.

V. Uma das iniciativas do Programa abrange o financiamento de cursos técnicos para estudantes e trabalhadores em escolas técnicas privadas.

É correto apenas o que se afirma em

a) II, IV e V.

b) I, III e IV.

c) I, II e III

d) II, III e V.

e) I, IV e V.

Gab: A

Questão 56)

É no bojo dessas contradições que se gera a motivação avassaladora de goianos que pulam o atlântico, rompendo lastros com família, estabelecendo separações temporárias de pais com filhos, sofrendo humilhações, destinando-se à prostituição, em alguns casos, sendo e patriados, criando expectativas e assegurando a ideologia de que o bem-sucedido e o que vence na vida é aquele que individualmente acumula dinheiro no mundo capitalista.

CHAVEIRO, E. F.; CALAÇA, M; REZENDE, M. C. da S..

A dinâmica demográfica de Goiás. Goiânia: Ellos, 2009.

O centro da reflexão estabelecida pelos autores é:

a) A imigração para o estado de Goiás.

b) A ideologia capitalista, presente nas migrações intrarregionais.

c) A migração internacional dos goianos.

d) A xenofobia dos goianos contra aqueles que se prostituem.

e) A falta de emprego em Goiás.

Gab: C

Questão 57)

Tendo em vista a estrutura da população mundial e brasileira,é correto afirmar:

a) Na pirâmide etária, por convenção e para facilitar a compreensão e a rápida visualização de seus dados, os homens estão representados à direita e as mulheres, à esquerda, os adultos, na base, e os jovens, no ápice.

b) O estudo da estrutura de uma população consiste na análise da sua composição por gênero, idade e categoria socioprofissional.

c) A estrutura etária da população brasileira compreende as faixas de idade: jovens (de 0 a 30 anos), adultos (de 30 a 70 anos), e idosos (acima de 70 anos).

d) As pirâmides etárias dos países desenvolvidos da Europa Ocidental apresentam uma base larga e um ápice estreito.

e) As taxas de natalidade dos países mais pobres da África Subsaariana estão declinando, em razão da implantação de políticas antinatalistas.

Gab: B

Questão 58)

O ecúmeno (onde a humanidade vive) não seria explicado apenas por fatores naturais, mas também históricos. Ele se definiria, no interior do meio geográfico, como uma obra humana. […] “A definição dos diferentes fatores dessa distribuição populacional também sugere o caminho da superação de uns em relação a outros. Ou melhor, o aumento da complexidade dos fatores intervenientes. (DAMIANI, 2001, p. 52).

A partir das informações do texto e dos conhecimentos sobre a distribuição da população mundial e brasileira, é correto afirmar:

a) A população brasileira, seguindo a tendência mundial, vem acelerando o crescimento nas últimas décadas.

b) Os estados da Região Sul do Brasil, pelas suas condições climáticas, possuem a maior população absoluta e relativa do país.

c) As áreas rurais, do sertão do Nordeste brasileiro, são marcadas por elevadas densidades demográficas e pelo predomínio dos homens, em sua estrutura populacional.

d) A Ásia é o continente mais populoso e sua distribuição populacional é muito desigual, com mais de 60% dos habitantes concentrados na China e na Índia.

e) A Índia é o país mais populoso da Terra, mas, devido a um rigoroso controle de natalidade, deverá ser ultrapassada pela China, em população, nas próximas décadas.

Gab: D

Questão 59)

Leia as afirmativas abaixo, acerca de aspectos relacionados à demografia, e preencha os parênteses com (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) Transição Demográfica é o nome dado à inversão no número de habitantes entre diferentes países. Ela indica a migração de pessoas em busca de melhores condições de vida, seja por necessidades econômicas ou por contextos naturais que podem colocar em risco a vida de diferentes populações.

( ) Bônus Demográfico ocorre quando a população economicamente ativa supera a inativa em determinados lugares. Desse modo, é considerada uma situação que oportuniza o desenvolvimento da economia. Foi alcançado, no Brasil, nos últimos anos.

( ) O Crescimento Vegetativo é definido pela diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade. Nas situações em que as taxas de natalidade são maiores que as de mortalidade, classifica-se como positivo, caso contrário, negativo. No Brasil, mesmo sendo positivo, o Crescimento Vegetativo está em declínio.

( ) A Mortalidade Infantil é definida por meio do número de crianças que morrem, com menos de 10 anos de vida, a cada 100 ou 1000 nascimentos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) V – V – V – V

b) F – F – F – F

c) F – V – V – F

d) F – V – V – V

e) V – V – V – F

Gab: C

Questão 60)

Recentes pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelaram que é grande o percentual de jovens pertencentes a geração “nem-nem”, isto é, que nem trabalha nem estuda. Acerca dessa situação avalie as alternativas a seguir e marque aquela que considerar correta.

a) O elevado percentual de jovens que nem trabalha e nem estuda gera preocupações, uma vez que boa parte dessa faixa etária irá compor a população economicamente ativa.

b) Grande parte do percentual de jovens que nem trabalha e nem estuda vive no campo e tal fato deve- se à falta de escolas.

c) O elevado percentual de jovens que não trabalha, nem estuda, compreende uma pequena parcela, tendo em vista que a população brasileira se mostra bastante envelhecida.

d) O aumento do percentual de jovens desempregados está diretamente relacionado à falta de ofertas de trabalho na indústria e no comércio.

Gab: A

Questão 61)

No texto abaixo, o demógrafo Fausto Brito analisa o fenômeno das migrações internas no Brasil entre 1960 e 1980.

As migrações internas redistribuíam a população do campo para as cidades, entre os estados e entre as diferentes regiões do Brasil, inclusive para as fronteiras agrícolas em expansão, onde as cidades eram o pivô das atividades econômicas. Mas, o destino fundamental dos migrantes que abandonavam os grandes reservatórios de mão de obra – o Nordeste e Minas Gerais, principalmente – eram as grandes cidades, particularmente, os grandes aglomerados metropolitanos em formação no Sudeste, entre os quais a Região Metropolitana de São Paulo se destacava.

http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/outros/6EncNacSobreMigracoes/ST3/FaustoBrito.pdf

De acordo com a visão do autor, as migrações internas podem ser associadas, essencialmente, ao

a) povoamento de novas áreas rurais situadas na fronteira agrícola em expansão, nas quais cidades médias comandavam as atividades econômicas.

b) processo de urbanização e ao incremento da concentração populacional que deu origem aos grandes aglomerados metropolitanos.

c) processo de transição demográfica, que ajudou a redistribuir mais equitativamente a população pelo território brasileiro.

d) descolamento entre mobilidade espacial e mobilidade social, já que a população rural foi transferida para os centros urbanos, mas permaneceu em situação de exclusão.

e) processo de transferência das cidades do Nordeste e de Minas Gerais, que funcionavam como reservatório de mão de obra, para os grandes aglomerados metropolitanos do Sudeste.

Gab: B

Questão 62)

clip_image006

(1) Para o cálculo da taxa foi utilizada a população presente em 1950, enquanto para os anos seguintes foi utilizada a população residente.

Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2010.

As linhas representam uma inversão da realidade nacional. Trata-se de:

a) Taxas de natalidade e mortalidade.

b) Crescimento e diminuição das exportações e importações brasileiras no período.

c) Inversão da PEA nos setores primário e secundário.

d) Crescimento do PIB nacional e deflação.

e) Evolução da população urbana e rural.

Gab: E

Questão 63)

Quanto à mobilidade demográfica interna brasileira, o último Censo de 2010 mostrou que

a) as cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes foram as que mais cresceram.

b) as cidades pequenas com menos de 50 mil habitantes foram as que mais cresceram.

c) a região Sudeste foi a maior receptora de imigrantes.

d) o número de migrantes que se movimentam pelo país vem aumentando ano a ano.

e) as metrópoles adentraram a um ritmo de diminuição demográfica, enquanto as cidades médias crescem demograficamente.

Gab: A

Questão 64)

Nesta década o Brasil desfruta a chamada “janela demográfica”, termo que se refere a uma situação específica da dinâmica populacional de um país. Nessa situação ocorre

a) o predomínio da população jovem, com até 15 anos, em relação aos adultos e idosos.

b) o aumento do crescimento demográfico, embora a taxa de fecundidade seja reduzida.

c) a estagnação da população idosa em cerca de 30%, reduzindo os custos com previdência social.

d) o aumento da taxa de natalidade, pela chegada de fluxos migratórios internacionais.

e) a redução da taxa de natalidade, porém com grande porcentagem de pessoas em “idade ativa”.

Gab: E

Questão 65)

Se nos anos 1970, a cada dez habitantes da região metropolitana de São Paulo, seis eram migrantes do restante do país ou do exterior, hoje essa razão é de três forasteiros para cada dez moradores.

“Embora haja continuidade dos mesmos fluxos migratórios do século 19 e 20, a nova face da imigração a São Paulo é o retorno.”

(http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ 2013/09/1349352-fluxo-

de-imigrantes-na-grande-sao-paulo-cai.shtml)

Assinale a alternativa que apresenta um fator responsável pelo movimento de retorno mostrado no texto.

a) As exigências em termos de qualificação de mão de obra nas indústrias da Grande São Paulo.

b) A abertura de frentes de trabalho nas novas áreas agrícolas do oeste baiano.

c) A redução das atividades produtivas devido à desmetropolização de São Paulo.

d) A expansão de assentamentos agrícolas no Agreste e no Meio-Norte.

e) A criação de novas oportunidades de emprego nas principais capitais nordestinas.

Gab: E

Questão 66)

Com o processo de industrialização, as mais numerosas migrações inter-regionais aconteceram em direção às cidades do Centro-Sul, devido ao apelo representado pela dinâmica da economia desse complexo regional.

A partir da década de 1970, unidades da federação de outras regiões começaram a receber migrantes de outras partes do país, ajudando a incrementar os índices de crescimento demográfico.

Essas regiões receptoras de migrantes são, notadamente,

a) Amazônia e Centro-Oeste

b) Nordeste e Sul

c) Sul e Centro-Oeste

d) Centro-Oeste e Nordeste

e) Sudeste e Amazônia

Gab: A

Questão 67)

A distribuição da população pela superfície do planeta é desigual, orientada por fatores históricos, econômicos ou naturais.

No caso do Brasil, conclui-se que se trata de país populoso e pouco povoado ao se analisar, respectivamente, os dados relativos

a) à população absoluta e à densidade demográfica.

b) à densidade demográfica e à taxa de natalidade.

c) ao crescimento vegetativo e à densidade demográfica.

d) ao crescimento demográfico e à taxa de mortalidade.

e) à população absoluta e ao crescimento vegetativo.

Gab: A

Questão 68)

A população do Brasil, que chegou a 190,7 milhões de pessoas em 2010, cresce no menor ritmo já registrado (1,12% ao ano) e de maneira desigual pelo território do País, com as maiores taxas concentradas nas regiões Norte e Centro-Oeste.

As informações constam da Sinopse do Censo Demográfico 2010, que contém os primeiros resultados definitivos do último censo e foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa, a população brasileira cresceu 12,3% desde 2000, quando havia apenas 169,8 milhões de habitantes no País.

(www.brasil.gov.br. Adaptado.)

Considerando esses dados sobre a demografia brasileira, é correto afirmar que

a) o equilíbrio entre a taxa de natalidade e a de mortalidade, aliado à diminuição da imigração, explica a diminuição na taxa de crescimento populacional do país.

b) o crescimento vegetativo do país está em queda e os maiores índices são verificados nas regiões Norte e Nordeste.

c) o número de habitantes do país vem diminuindo nas últimas décadas, devido ao crescente número de emigrantes que partem para o exterior.

d) o crescimento vegetativo do país vem diminuindo em razão da queda na taxa de natalidade e do aumento na taxa de mortalidade.

e) as regiões com maior taxa de crescimento populacional oferecem à população atendimento médico-hospitalar inadequado e condições socioeconômicas desfavoráveis.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis