segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Exercícios Enem Problemas Ambientais 1

Questão 01)

A realidade atual brasileira e catarinense sofre influências da revolução técnico-científico-informacional no atual processo de globalização.

Sobre a realidade brasileira e catarinense, analise as afirmações a seguir.

I. O debate sobre o Código Florestal no Congresso Nacional aconteceu, de um lado, por uma velha agenda desenvolvimentista, hegemonizada pelos grandes interesses e forças econômicas envolvidas na cadeia agroindustrial, e de outro lado, os cientistas e ambientalistas que defendem a integração equilibrada das dimensões social, econômica e ambiental.

II. A estiagem deste ano nos Estados Unidos, e a de Santa Catarina, de novembro de 2011 até meados de 2012, afetaram a produção de grãos, principalmente milho e soja, cujos reflexos incidiram no aumento dos preços da ração e, por consequência, nas carnes de frangos e de suínos, além de outros produtos à base desses dois grãos.

III. Santa Catarina - estado com diversidade natural e cultural – tem no vale do rio Itajaí-Açu uma região importante no que diz respeito à economia e a sua população, constituída de descendentes de europeus, com destaque para as cidades de Blumenau, Itajaí e Brusque, onde acontece a Oktoberfest, a Marejada e a Fenarreco, respectivamente.

IV. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), promotora do desenvolvimento das Telecomunicações do Brasil, com poderes de outorga, regulamentação e fiscalização, adotou recentemente medidas que proibiu a venda de produtos de três operadoras de telefonia para garantir a melhoria dos serviços oferecidos à população brasileira.

V. O Brasil, pela importância econômica que tem junto ao BRIC e às Nações Unidas, conseguiu a tão almejada cadeira no Conselho de Segurança da ONU, passando a ter, por consequência, uma participação decisiva no Fundo Monetário Internacional.

Todas as afirmações corretas estão em:

a) III - IV - V

b) IV - V

c) I - II - III - IV

d) II - III - IV

Gab: C

Questão 02)

Em junho de 2012, foi realizada na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O objetivo desse encontro foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, que apresenta como uma de suas propostas

a) evitar o uso de recursos naturais e de matérias-primas nas indústrias para não comprometer o meio ambiente.

b) investir em pesquisas sobre alimentos geneticamente modificados com a finalidade de acabar com a fome no mundo.

c) desenvolver economicamente todas as nações para que estas possam ter o mesmo padrão de consumo dos Estados Unidos.

d) atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias necessidades.

e) incentivar os países desenvolvidos a ampliar o setor agroindustrial para garantir que não faltem alimentos para os países subdesenvolvidos.

Gab: D

Questão 03)

Leia o texto:

A comissão especial do Congresso que analisa a medida provisória do Código Florestal aprovou nesta quarta-feira, 8, uma emenda que poderá comprometer para sem­pre todas as bacias hidrográficas brasileiras. Por 15 votos a 12, a comissão decidiu que só serão resguardados por Área de Proteção Permanente (APP) os rios perenes. Os inter­mitentes poderão virar pasto, roça e estrada.

Fonte: O Estado de São Paulo, 08/08/12. Disponível em

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,comissao­-tira-protecao-de-rios-

intermitentes,913471,0.htm. (Acesso: 09/08/12)

Sobre o assunto em questão, é correto afirmar:

a) A emenda atinge exclusiva e duramente a região Nordeste, a única a possuir rios temporários.

b) A medida afeta a transposição do rio São Francisco, pois seria dos rios intermitentes a maior contribuição hídrica ao projeto.

c) O setor mais beneficiado pela reforma do Novo Código é o agronegócio que pre­tende ampliar a produção agropecuária sobre as áreas retiradas das APP.

d) Ambientalistas e ruralistas divergem so­bre o assunto, pois os primeiros aceitam sacrificar as matas galerias em troca do aumento das APP e que incluem os rios intermitentes.

e) Os ruralistas alteraram o conceito legal de “áreas úmidas” no Congresso em agosto e extinguiram a proteção dos rios inter­mitentes das APP em troca do cultivo de arroz.

Gab: C

Questão 04)

Em encosta, a água de chuva ao atingir a superfície do terreno pode infiltrar no solo, ou escoar superficialmente até atingir o vale. Observe as figuras abaixo:

clip_image002clip_image004 clip_image006

Geoportal. O ciclo da água. Disponível em: http://geoportal.no.sapo.pt/meio_natural.htm#Como

_é_feita_a_utilização_do_solo_de_uma_bacia_hidrográfica_pelo_ser_humano.

a) Descreva a trajetória da água na situação representada nas figuras da esquerda e do meio.

b) Descreva a trajetória da água na situação representada na figura da direita, destacando suas possíveis consequências.

c) O que pode ser feito para minimizar os possíveis impactos das alterações do ciclo hidrológico em áreas urbanas?

Gab:

a) Na figura da esquerda, a área, recoberta por floresta, apresenta uma penetração da água constante, profunda, que atinge até as camadas rochosas, mas de forma lenta e retida, em parte pelas raízes da vegetação, dificultando assim um provável deslizamento. Na imagem do meio, a ausência da vegetação permite a formação de uma torrente (enxurrada), que penetra no solo com menor intensidade. Nesse caso, o risco de desmoronamento é maior.

b) Na figura da direita, o solo recoberto pelas edificações forma correntezas fortes que aumentarão o grau de erosão e, infiltrando-se através dos solos que margeiam os edifícios, poderão causar o desmoronamento deles.

c) Várias soluções podem ser propostas: preservação das coberturas vegetais nativas em pontos estratégicos do relevo, onde o risco de erosão é maior; reflorestamento, criando-se áreas verdes no interior das manchas urbanas para absorver as águas; construção de compartimentos no solo (os famosos “piscinões”) que armazenam o volume excessivo de água; construção de muros de arrimo para reter os deslizamentos nas áreas mais íngremes; obras de canaletas que conduzam a água da forma mais ordenada possível.

Questão 05)

O Brasil dispõe de instrumentos sofisticados de planejamento e gestão ambiental que contemplam a espacialização dos processos, estimulam a participação dos atores locais das áreas de atuação, possuem uma retaguarda técnica substantiva e se amparam num quadro legislativo bem discriminado. Existem leis, metodologias, colegiados e propostas definidas à exaustão. Contudo, a efetivação das ações e metas revela-se ainda bastante problemática, muito aquém do requerido pela dinâmica territorial e populacional vivenciada pelo país [...]. Num país construído na apropriação de espaços, onde “governar é construir estradas”, a ideia de natureza como valor em si tem dificuldade em se enraizar nas práticas sociais.

Antônio Carlos Robert Moraes. Território e História no Brasil. São Paulo: Annablume, p. 86. 2005

Entre as alternativas abaixo, identifique a afirmação coerente com o texto.

a) A legislação ambiental brasileira precisa ser aprimorada, de forma a garantir a proteção do valioso patrimônio natural do país.

b) Para cumprir os requisitos de sustentabilidade, o Brasil precisa investir na formação de profissionais da área ambiental.

c) A legislação ambiental brasileira é, sobretudo, excludente, pois não contempla a participação das populações tradicionais nos processos decisórios.

d) No Brasil, o padrão histórico de exploração dos recursos naturais se impõe sobre os modernos instrumentos de planejamento e gestão ambiental.

e) A dinâmica territorial e populacional do Brasil funciona como um obstáculo para o cumprimento das metas e a efetivação das ações necessárias à gestão ambiental.

Gab: D

Questão 06)

Nas primeiras décadas do século XX, a economia brasileira foi vítima do contrabando de sementes da espécie vegetal que sintetiza látex para obtenção de borracha, um dos produtos mais cobiçados naquele momento. Esse ato, considerado nos dias de hoje como biopirataria, teve como consequência, para o Brasil, a perda da liderança desse comércio, com prejuízo para a economia da região Norte brasileira.

O país favorecido pela biopirataria, ao cultivar essa espécie vegetal em suas colônias, e o tipo de caule, de onde se extrai o látex, são, respectivamente,

a) Portugal; estipe.

b) Inglaterra; tronco.

c) Portugal; colmo.

d) Inglaterra; estipe.

e) Holanda; tronco.

Gab: B

Questão 07)

A Rio+20, realizada em 2012, reuniu líderes e representantes de muitos países. Essa reunião aconteceu exatamente 20 anos após a histórica Rio92, que tomou decisões para combater as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a desertificação. No documento final da Rio+20, vários pontos foram criticados pelos representantes dos diferentes países e divulgados amplamente pela mídia.

a) Sintetize as críticas à falta de compromissos financeiros e à ausência de encaminhamento prático para as decisões.

b) Identifique dois motivos para a desconsideração do conhecimento produzido cientificamente por parte dos agentes políticos e cite dois exemplos de práticas de consumo no contexto da economia verde que poderiam ser adotadas pelas pessoas no cotidiano.

Gab:

Conteúdo: Apropriação e exploração dos diferentes elementos da natureza. Impactos ambientais e suas implicações no mundo moderno. A dimensão política do espaço geográfico.

a) As críticas apontadas à falta de compromisso financeiro ocorreram pelo fato de que os países envolvidos na discussão da Rio+20 não se comprometeram e não assumiram o custo financeiro para combater as principais ameaças ao planeta, como a desertificação, o desmatamento, a extinção da biodiversidade, o aquecimento global, a fome, as epidemias, entre outros fatores. Também não houve encaminhamentos práticos para mudar esses posicionamentos, traduzindo-os em ações concretas e em práticas que contribuam para a solução dos problemas ambientais do planeta, principalmente na proteção dos ecossistemas mais vulneráveis, das espécies da biodiversidade mais ameaçadas e da população em situação de risco.

b) Entre os motivos para a desconsideração do conhecimento científico por parte dos agentes políticos, destacam- -se o descompasso entre a pesquisa científica e as decisões políticas, por desconsiderar os resultados apontados pelas pesquisas produzidas em diversos campos do conhecimento; o discurso esvaziado do saber científico; e odesinteresse pelo problema ambiental global. Sobre as práticas cotidianas de consumo, no contexto da economia verde, destacam-se: consumir produtos de origem orgânica; ampliar o uso de energias limpas e/ou renováveis; reaproveitar ou reciclar os resíduos; racionalizar o uso da água; e ampliar e incentivar o uso do transporte coletivo.

Questão 08)

Em texto publicado no jornal "O Estado de São Paulo", no dia 8 de junho de 2012, Aldo Rebelo explica que “o objetivo central do novo Código Florestal é deixar o agricultor trabalhar em paz e em harmonia com o meio ambiente”, de forma que se possa conciliar preservação e crescimento econômico. O deputado assegura que, com base na nova legislação, é “possível enfrentar a ilegalidade de boa parte da atividade agrícola e da pecuária em razão das restrições impostas, com um mínimo de criatividade, que permita aos estados, dentro das exigências atuais, preservar os porcentuais mínimos de cada bioma, adaptando-se às condições locais, ao modelo de ocupação do território e à estrutura da propriedade da terra”. O projeto do novo Código Florestal é muito polêmico em razão de:

a) opor interesses da bancada ruralista aos da bancada ligada à área ambiental.

b) propor o uso de áreas de preservação para projetos turísticos.

c) propor a diminuição de áreas de reflorestamento com a ampliação de áreas para cultivo e criação.

d) defender o uso de espaços de floresta para construção de usinas hidrelétricas.

e) não ser tão rígido com o desmatamento florestal.

Gab: A

Questão 09)

Leia o texto que é parte de uma declaração dada, em abril de 2012, pelo índio Raoni, cacique e pajé kaiapó.

Ninguém aqui quer essa obra, porque vai ser ruim pra nós. Vai ser ruim pro branco que mora por aqui também. Vai ser muito ruim porque a nossa vida tá ligada ao rio, tá ligada à floresta, tá ligada ao peixe e à caça. Tá ligada à terra, que é nossa...

(www.controversia.com.br/index.php?act=textos&id=12229 Acesso em: 30.09.2012. Adaptado)

O depoimento de Raoni está relacionado

a) ao desmatamento provocado pela construção de uma siderúrgica na região da Serra dos Carajás.

b) ao aumento da área urbana de Manaus, devido à expansão das indústrias eletroeletrônicas da Zona Franca.

c) à expansão da pecuária e ao consequente aumento do número de trabalhadores temporários no sul do Pará.

d) aos problemas socioambientais provocados pela construção de uma hidrelétrica na Amazônia.

e) à construção de canais que farão a transposição das águas do rio São Francisco para o sertão nordestino.

Gab: D

Questão 10)

Na área metropolitana de São Paulo, assim como nas pequenas e médias cidades brasileiras, os rios que cruzam a área urbana se caracterizam pelas águas poluídas por materiais químicos, físicos e biológicos, o que diminui a qualidade da água e afeta os seres vivos. A poluição das águas dos rios está relacionada, entre outros fatores, ao seguinte:

a) impermeabilização dos solos nas áreas urbanas, fato que tem como consequência o deslocamento das águas de chuva para os rios.

b) infiltração de substâncias tóxicas industriais que contaminam os lençóis freáticos, responsáveis pelo abastecimento de água para os rios.

c) obras de engenharia realizadas no leito dos rios, tais como a redução dos meandros, o aprofundamento do leito ou a canalização.

d) lançamento de materiais inorgânicos que alimentam de algas e microorganismos causadores de doenças infecciosas.

e) rápido crescimento das cidades e grande volume de esgotos que são lançados nos rios devido à deficiente rede coletora de esgotos.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis