quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 12

Questão 169)

“O Plenário da Câmara aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438/01, do Senado, que permite a expropriação de imóveis rurais e urbanos onde a fiscalização encontrar exploração de trabalho escravo, e os destina à reforma agrária e a programas de habitação popular. A proposta é oriunda do Senado e, como foi modificada na Câmara, volta para exame dos senadores”.

(“Aprovada PEC do trabalho escravo”. Notícias online no sítio da
Comissão Pastoral da Terra. Disponível em
http://www.cptnacional.org.br/index.php/noticias/49-trabalhoescravo/
1099-aprovada-pec-do-trabalho-escravo. Acessado em 04/08/2012.)

Embora o Brasil esteja plenamente inserido na era da denominada sociedade digital e do consumo, e a população tenha conquistado algumas garantias para o exercício de sua cidadania, o país ainda enfrenta relações de exploração de trabalho análogas às do período da escravidão. Sobre o trabalho escravo no Brasil, pode-se afirmar que:

a) É uma prática mantida por fazendeiros do interior do Brasil que, embora registrem em carteira seus funcionários, não realizam de maneira adequada o pagamento de um salário mínimo, conforme obriga a lei em vigor.

b) As relações de exploração de trabalho análogas à escravidão são identificadas pelos fiscais do Ministério do Trabalho apenas em regiões distantes dos grandes centros urbanos, onde a presença do Estado é precária.

c) É uma prática mais comum nas fazendas de produção de carvão e de criação de gado do interior do Brasil, sendo quase inexistente nas fazendas modernas de produção de grãos e de cana-deaçúcar.

d) Relações de exploração de trabalho análogas à escravidão ainda são encontradas em diferentes partes do país, tanto em áreas rurais quanto em áreas urbanas.

Gab: D

Questão 170)

Analise a tabela.

clip_image002

A partir da análise da tabela e de conhecimentos sobre a dinâmica imigratória, pode-se afirmar que o aumento da entrada de imigrantes no período de 1890 a 1899 no Brasil deveu-se

a) ao estímulo à imigração para o Brasil pelos governos da Alemanha e Itália, que passavam por períodos de paz e reconstrução.

b) à oferta para que imigrantes italianos e japoneses chegassem ao país como proprietários de grandes fazendas.

c) à oportunidade de trabalho ocasionada pela abolição da escravatura, associada ao desemprego nos países de origem dos imigrantes.

d) ao projeto governamental de promover a democratização da sociedade brasileira, beneficiando os trabalhadores imigrantes.

e) à atração exercida pelo desenvolvimento industrial ocorrido em algumas regiões do país.

Gab: C

Questão 171)

População absoluta das regiões brasileiras em 1940 e 2010 (em milhões de habitantes)

clip_image004

Adaptado de ibge.gov.br.

O crescimento populacional brasileiro foi significativo a partir da segunda metade do século passado. Entretanto, a análise da tabela indica que esse avanço não foi semelhante entre as regiões do país.

Nomeie as duas regiões brasileiras com maior crescimento relativo da população no período considerado. Em seguida, indique dois motivos que contribuíram para esse acentuado aumento populacional.

Gab:

Regiões: Centro-Oeste e Norte

Dois dos motivos:

• construção de Brasília

• criação de projetos de exploração mineral

• avanço da fronteira agrícola nessas regiões

• permanência de taxas de natalidade elevadas

• movimentos migratórios oriundos de outras regiões do país

Questão 172)

Em novembro de 2011, o cacique Nísio Gomes de Tekoha Guaiviry foi morto nas proximidades da rodovia MS-386, entre os municípios de Ponta Porã e Amambaí, no Estado do Mato Grosso do Sul (MS). O assassinato de indígenas nessa região é um fato frequente. Os povos indígenas Guarani e Kaiowá vivem em situações precárias e em constantes conflitos com os fazendeiros da região.

(Adaptado de “Documento Final Aty Guasu Kaiowá e
Guarani: Aldeia Rancho Jacaré–Laguna”. CIMI-Regional Mato Grosso do Sul. http://www.cimi.org.br/site/ptbr/index.php?system=news&action=read&id=6406.
Acessado em 04/10/2012.)

a) Apresente os principais motivos de conflitos entre indígenas e fazendeiros como os da região mencionada no texto.

b) Cite duas ações coordenadas pela FUNAI direcionadas para a proteção das populações indígenas brasileiras.

Gab:

a) Os conflitos entre indígenas e fazendeiros no Mato Grosso do Sul (MS), especialmente na região oeste do Estado, estão frequentemente associados ao avanço do agronegócio, sobretudo, a expansão da soja e da cana-de-açúcar. Outro ponto de conflito a ser destacado são as crescentes reivindicações para demarcação de terras indígenas na região.

b) A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) tem muitas atribuições associadas à proteção e à promoção dos direitos das populações indígenas brasileiras, destacando-se, entre outras, as seguintes funções: formulação de políticas que visem a assegurar a preservação da vida, das terras, dos costumes e das línguas dos povos indígenas; administração dos bens do patrimônio indígena; promoção e levantamento censitários e pesquisas científicas sobre as populações indígenas com intuito de divulgação da cultura desses povos; acompanhamento das ações direcionadas para a promoção da saúde e da educação indígenas; demarcação, homologação e acompanhamento de ações sustentáveis nas terras indígenas.

Questão 173)

A foto A mostra famílias de colonos imigrantes alemães que participaram do povoamento do Paraná e a foto B mostra colonos italianos na cidade de Caxias do Sul (RS).

clip_image006

FOTO A

(Fonte: http://www.infoescola.com/historia/colonizacaoalema- no-
sul-do-brasil/. Acessado em 16/10/2012.)

clip_image008

FOTO B

(Fonte: http://www.infoescola.com/historia/colonizacao-italiana-
nosul-do-brasil/. Acessado em 16/10/2012.)

A primeira grande política regional executada pelo nascente Estado nacional brasileiro foi a colonização dirigida na Região Sul do Brasil.

a) Identifique os objetivos do governo brasileiro quando formulou a política de povoamento da Região Sul com populações imigrantes, especialmente europeus.

b) Aponte duas características que predominaram no tipo de povoamento empreendido pela colonização dirigida na Região Sul, uma referente ao regime de propriedade da terra adotado e uma referente às formas de cultivo da terra.

Gab:

a) O Estado nacional brasileiro, constituído em 1822, teve como um dos seus principais objetivos a formulação de políticas regionais que garantissem o povoamento dos espaços de fronteira, a manutenção da unidade nacional, o aumento da produção de alimentos e adoção de regime de trabalho livre com população branca de origem europeia. Para tanto, o governo imperial empreendeu, como uma de suas ações, a colonização dirigida na Região Sul do Brasil, especialmente nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a qual consistia, entre outros aspectos, em incentivar a imigração de população europeia para o país e a sua instalação na mencionada região, sobretudo em zonas fronteiriças com os países do Rio da Prata ou em áreas de baixo povoamento nos planaltos, pela presença de florestas, e nos vales dos rios.

b) O regime de propriedade adotado na colonização dirigida era o de pequena propriedade; o cultivo nos lotes, frequentemente com rotação de terras com várias culturas, era realizado com instrumentos simples e força de trabalho familiar, voltado predominantemente para a subsistência.

TEXTO: 3 - Comum à questão: 174

I.

Em meados de março de 2011, uma onda de protestos na Síria, contra o governo de Bashar al-Assad se formou na cidade de Homs, que não tardou em se tornar um conflito armado, [...] Ao contrário dos outros países da “primavera árabe” que já estão em um sistema transitório de governo, ou que controlaram as manifestações, a Síria permanece com um futuro incerto. (ORTUNES, s/d, p. 28).

ORTUNES, L. O levante sírio. Geografia. São Paulo:
Escala Educacional, n. 44. Pelo mundo.

II.

Desde 2011, a Síria, país do Oriente Médio, vive um conflito interno crescente. A situação agravou-se de tal forma que até o ditador Bashar al-Assad admitiu, em junho de 2012, que o país vive “em estado de guerra”. A repressão das forças sírias ao levante armado contra o regime já matou, pelas estimativas, 14 mil pessoas, em 16 meses, 3 mil apenas em junho. Outras 30 mil encontramse refugiadas na Turquia. (VENTOS..., 2012, p. 44).

VENTOS FRIOS na primavera árabe. Atualidades e Vestibular+ENEM.
São Paulo: Abril, ed. 16, 2. sem. 2012. Internacional.

Questão 174)

O processo das migrações populacionais é reflexo de uma série de fatores que vão das guerras às perseguições religiosas, de catástrofes naturais a problemas econômicos.

Em relação aos processos migratórios para o Brasil, pode-se inferir que a imigração

01. italiana, para as fazendas de café, ocorreu respaldada nas concepções da teoria do embranquecimento, na medida em que o trabalhador europeu era visto como superior aos asiáticos e aos afrodescendentes.

02. síria se estabeleceu desde o início do século XX, na medida em que a pressão norte-americana para o estabelecimento de um regime democrático na Síria, desencadeou um conflito armado, que perdura até os dias atuais.

03. norte-americana, fugindo dos efeitos da crise de 1929, criou uma comunidade extensa, que se espalhou de forma homogênea no país, provocando uma forte influência da cultura estadunidense nos hábitos e costumes brasileiros.

04. alemã se intensificou após a Segunda Guerra Mundial, quando milhares de alemães migraram para a Região Sul, fugindo das perseguições estabelecidas pelo Tribunal de Nuremberg e da Mossad (polícia secreta de Israel), expulsando os descendentes de imigrantes asiáticos estabelecidos nessa região.

05. árabe ocorreu após a criação do Estado de Israel, que expulsou palestinos da região, para dar início ao processo de industrialização nesses territórios, iniciando, assim, os conflitos armados no Oriente Médio, no século XX.

Gab: 01

Questão 175)

clip_image010

Disponível em: <www.ibge.gov.br>. Acesso em: 20 Ago. 2012.

Analise o gráfico acima sobre a evolução da mortalidade no Brasil e marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. O decréscimo nas taxas de mortalidade no Brasil, a partir dos anos 1940, foi possível, entre outros fatores, pelo surgimento de novos recursos para a prevenção de endemias, como os antibióticos e o combate na proliferação de insetos vetores de doenças.

2. Antes dos anos de 1940, as reformas urbanas e os investimentos em serviços de saúde não foram suficientes para baixar os índices de mortalidade, pois as medidas sanitárias implantadas privilegiaram as áreas centrais das cidades, deixando as periferias em situação precária e apenas alguns grupos sociais beneficiados.

3. O Programa Nacional de Vacinação, implantado pelo Ministério da Saúde, a partir de 1973, não interferiu de forma significativa na redução da taxa de mortalidade, especialmente infantil, uma vez que as doenças infantis já tinham sido combatidas anteriormente.

4. Apesar da redução nas taxas de mortalidade apresentadas no gráfico, ainda hoje a mortalidade infantil tem grande participação nessa taxa e suas causas estão relacionadas à precariedade no atendimento médico e no sistema de saneamento básico, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Gab: VVFV

Questão 176)

O Brasil vivencia uma mudança na estrutura etária de sua população que repercute nas pol íticas estatais. As pirâmides etárias constituem uma forma de representação de dados importante para planejar e implementar políticas que visem à melhoria da qualidade de vida da população.

Observe as pirâmides abaixo.

clip_image012

Censo demográfico 1980 e 2010. Disponível em: <www.ibge.gov.br/sidra>.
Acesso em: 14 jun. 2012. [Adaptado]

Levando em conta as informações das pirâmides e as perspectivas de melhoria da qualidade de vida da população brasileira, as políticas governamentais atuais devem considerar

a) o aumento da população de idosos, que gera demandas de aposentadorias e adequações no sistema de saúde.

b) o aumento da população de crianças, que implica a necessidade de ampliação da rede de escolas e creches.

c) a diminuição da população de crianças, que exige a adoção de programas de incentivo à natalidade e de distribuição de renda.

d) a diminuição da população de idosos, que requer a melhoria no sistema de previdência e assistência social.

Gab: A

Questão 177)

Na ótica de Singer, o fenômeno migratório é social, assume a dimensão de classe social, que estaria respondendo aos processos social, econômico e político ao migrar. Para o autor, "as migrações internas são sempre historicamente condicionadas, sendo resultado de um processo global de mudança, do qual elas não devem ser separadas"

SINGER, P. in OLIVEIRA, A. T. R. Algumas
abordagens teóricas a respeito do fenômenomigratório
.
Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no
Brasil: Estudos e análises, informação demográfica e
socioeconômica. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.

Partindo da realidade brasileira, o fenômeno migratório atual assume novas feições, quando se constata:

a) Um redirecionamento dos fluxos migratórios, identificado por movimentos pendulares entre as Regiões Sul- Sudeste.

b) Novos deslocamentos significativos em função das pequenas cidades concentrarem tecnologias avançadas.

c) Um redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias, no contexto do território brasileiro.

d) Novos papéis assumidos pelos centros agrícolas, que, em termos populacionais, passam a concentrar esses fluxos migratórios.

e) Uma intensificação do papel das metrópoles, que têm atraído cada vez mais esses fluxos migratórios, notadamente do Nordeste brasileiro.

Gab: C

Questão 178)

Denomina-se movimento pendular

a) a relação entre astros e a força gravitacional atuante nas marés.

b) a oscilação da população absoluta de um determinado lugar ao longo do tempo.

c) a trajetória de determinada espécie em situações de risco ambiental.

d) a migração diária ou sazonal do habitante de uma cidade à outra.

e) a produção espacial de mercadorias nas indústrias automotivas.

Gab: D

Questão 179)

É hora do Brasil aproveitar a janela demográfica

Paralelamente ao processo de deslocamento da riqueza, o mundo também passa por uma mudança na distribuição de sua população economicamente ativa, favorecendo os emergentes em detrimento dos países mais desenvolvidos. Um exemplo é o Brasil, que atravessa a chamada janela de oportunidade demográfica, fenômeno decorrente da mudança da estrutura etária de sua pirâmide populacional.

(www.cdes.gov.br)

A expressão “janela demográfica” refere-se à seguinte situação:

a) redução da natalidade, com manutenção de altos índices de mortalidade nos adultos.

b) maioria da população na idade ativa (15 anos ou mais), com redução da natalidade.

c) altos índices de natalidade com predomínio de população jovem (até 18 anos).

d) baixas taxas de natalidade com acréscimo de população em idade ativa por migrações.

e) maioria da população na base da pirâmide (até 15 anos), com redução da mortalidade.

Gab: B

TEXTO: 4 - Comum à questão: 180

Antes do século XX, nenhum ser humano tinha vivido o suficiente para testemunhar uma duplicação da população mundial, mas hoje há pessoas que a viram triplicar. Em algum momento no fim de 2011, segundo a Divisão de População das Nações Unidas, seremos sete bilhões de pessoas. (KUNZIG, 2011, p. 57).

Questão 180)

A questão demográfica se relaciona com o processo de urbanização e industrialização, que, no Brasil, se caracterizou

01. por ter vivenciado, na época colonial, um grande impulso com a “Abertura dos Portos às Nações Amigas”, estabelecida por D. João VI, que possibilitou a compra de máquinas e equipamentos para a indústria nacional.

02. pelo surto industrial promovido pelo Barão de Mauá, que, associado ao capital britânico, abalou a estrutura agroexportadora, devido à grande urbanização ocorrida neste período.

03. pelo estabelecimento, na Primeira República, das primeiras indústrias de base e de bens de produção, fundamentais para a instalação de um parque ferroviário que contribuiu para integração do território e sua metropolização.

04. por provocar a mudança da distribuição populacional, ao longo do século XX, possibilitando que a industrialização promovida pelos governos populistas contribuísse para o fato de a população urbana ter superado a rural, na década 60.

05. pela defesa dos interesses nacionais, durante o regime militar, através da criação da Transamazônica, objetivando urbanizar e industrializar a região, respeitando a vocação extrativista dos seringueiros.

Gab: 04

Questão 181)

Diferentes períodos migratórios formaram a cultura brasileira, processo que teve início desde 1549, com a criação do governo-geral e a capital da colônia em Salvador, situação que atraiu muitos portugueses para aquela região.

No início do século XXI, o Brasil entrou, novamente, na rota da imigração. O País virou a terra da oportunidade para certos povos que não conseguem emprego em seus países devido à crise econômica. (BARROSO, 2012, p. 20-21).

BARROSO, M. Brasil: destino dos novos migrantes. Geografia.

São Paulo: Escala Educacional, n. 46, 2012. Adaptado.

Sobre o processo migratório no Brasil ao longo da história, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) O ciclo migratório europeu, no século passado, foi irregular, mas ocorreu uma entrada maciça de japoneses no Maranhão e no Mato Grosso. ( ) O Brasil, no início do século XXI, entrou, mais uma vez, na rota de imigração, em função da chegada de empresas estrangeiras e do crescimento do setor petroquímico, entre outros fatores.

( ) A crise europeia atual foi responsável pela imigração de portugueses e espanhóis para o Brasil nos anos recentes.

( ) Os principais destinos dos novos imigrantes que vêm para o Brasil são os estados da Bahia, do Amazonas e do Acre.

( ) A ausência do desemprego estrutural no setor primário brasileiro está relacionada com o aumento da imigração.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

01. F V V F F

02. V F V F V

03. F F F V V

04. V V F F F

05. F V V V F

Gab: 01

Questão 182)

A taxa de desemprego representa a proporção de pessoas capazes de exercer uma profissão e que procuram um emprego remunerado, mas que, por diversas razões, não entram no mercado de trabalho. Também podem estar incluídos na taxa de desemprego aqueles que exercem trabalhos não remunerados. No Brasil, a taxa de desemprego é calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

A propósito da taxa de desemprego no Brasil, é CORRETO afirmar que

a) ao final de 2012, atingiu o patamar mais elevado, desde o início da série histórica, em função da atual crise econômica.

b) a Pesquisa Mensal do Emprego, realizada para fundamentar seu cálculo, considera todas as pessoas que não estavam trabalhando e estavam disponíveis para trabalhar.

c) em dezembro de 2012, a quantidade de desocupados no Brasil, segundo estimativas do Ministério do Trabalho e Emprego, superava a população do Uruguai.

d) a Pesquisa Mensal do Emprego somente considera como desocupadas as pessoas que não estão trabalhando e procuraram emprego nos 30 dias anteriores à semana da pesquisa.

e) supera a taxa de desemprego dos principais países da Comunidade Europeia e dos Estados Unidos, mas é inferior à dos principais países emergentes.

Gab: D

Questão 183)

Nos últimos anos, o Brasil vem recebendo grandes quantidades de cidadãos de outros países, tais como Haiti, Bolívia, Paraguai e Peru, que vêm para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Assinale a alternativa correta para identificar essa entrada de estrangeiros no Brasil.

a) Imigração;

b) Emigração;

c) Extradição;

d) Exteriorização;

e) Interiorização.

Gab: A

Questão 184)

clip_image014

(O Globo. Rio de Janeiro, Domingo, 12.8.2012)

“A diferença entre o número médio de filhos das mulheres mais pobres e mais ricas no Brasil caiu significativamente na década passada. Dados do Censo do IBGE tabulados pelo Ministério do Desenvolvimento Social revelam que a maior redução da fecundidade aconteceu entre a população que vive abaixo da linha de miséria, com menos de R$70 per capita mensais”.

A respeito da queda das taxas de fecundidade no Brasil, e considerando os dados acima, todas as afirmativas a seguir estão corretas, À EXCEÇÃO DE UMA, assinale-a:

a) Um número menor de crianças facilita a tarefa do poder público de aumentar os investimentos per capita na infância, e também na sustentabilidade da Previdência, pois chegou o momento dos idosos ocuparem seu espaço numa sociedade cada vez mais envelhecida.

b) A queda da fecundidade em todas as faixas de renda tem impactos significativos em políticas públicas, pois, com os dados, se dependesse só da população de crianças de até 4 anos, o país já estaria em ritmo acelerado de encolhimento populacional.

c) A taxa de fecundidade caiu mais entre mulheres de menor renda, enquanto isso, entre a população mais rica, a taxa média de filhos por mulher praticamente se estabilizou próximo ao patamar de apenas um filho por mulher.

d) Vendo reduzir rapidamente o número de crianças e simultaneamente crescer o número de pessoas mais velhas, no Brasil, surgem novas exigências de políticas públicas, além de inserção dos idosos na vida social, que têm estrutura para atendê-los considerada precária.

e) Com a maior queda taxa de fecundidade ocorrendo no grupo mais pobre, as famílias numerosas passaram a ser exceção, e não mais a regra, pois do total de mulheres abaixo da linha da miséria, 57% têm dois filhos ou menos, e somente 18%, cinco filhos ou mais.

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis