quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 1

Questão 01)

Considere o gráfico abaixo.

Solicitações de refúgio nos estados brasileiros em 2013

clip_image002

Fonte: CONARE (Comitê Nacional para os Refugiados). Disponível em:

<http:// www.justica.gov.br/seus-direitos/estrangeiros/refugio/refugiados>.

Acesso em: 17 ago. 2014.

No contexto da demanda por refúgio no Brasil, a análise desse gráfico revela a tendência de maior

a) destaque percentual da região Sul.

b) representatividade da região Norte.

c) incentivo à migração para o Nordeste.

d) atratividade econômica da região Sudeste.

e) busca de qualidade de vida no Centro-Oeste.

Gab: A

Questão 02)

Considere o cartograma abaixo.

clip_image004

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar.

Rio de Janeiro: IBGE, 2007. (Adaptado)

A direção dos fluxos migratórios para a região Norte do Brasil pode ser explicada pela

a) elaboração de projetos militares para ocupação da Amazônia.

b) participação do INCRA na compra de terras setentrionais do país.

c) saturação do Nordeste para reduzir o deslocamento interregional.

d) construção de grandes aeroportos para consolidar o setor agropecuário.

Gab: A

TEXTO: 1 - Comum à questão: 3

O Brasil viveu muitas transformações no último século, pois esse país nunca foi tão povoado (a população foi multiplicada por doze), tão urbanizado (a taxa de urbanização se aproxima hoje dos 80%) e tão rico (a renda per capita foi multiplicada por treze). Contudo, deve-se acrescentar também que nunca o Brasil foi tão diverso, tão dividido e tão injusto como hoje.

Hervé Thery. Retrato cartográfico do Brasil. In: I. Sachs et al (orgs.).

Brasil: um século de transformações. São Paulo: Cia das Letras, p. 396 (com adaptações).

Questão 03)

A partir do texto apresentado acima, assinale a opção correta com relação à formação sociocultural do Brasil.

a) Negros africanos, índios e brancos europeus constituem a base de formação social no Brasil, a qual, em sua diversidade, é igualmente contemplada, hoje, pelas políticas públicas espaciais de escala micro.

b) Ainda que seja alta a capacidade de transformação social urbanizadora, as grandes cidades brasileiras guardam as marcas de tradições do homem do campo, que se manifestam, por exemplo, por meio da reprodução das festas populares sagradas e profanas.

c) Projetos de grande transformação territorial, como a construção de usinas hidroelétricas, condizem com a preservação socioambiental e cultural das comunidades ocupantes das áreas inundadas.

d) No Centro-Norte, tanto a lavoura de soja, uma das principais commodities da manutenção econômica nacional, quanto as madeireiras respeitam, por força da lei, a ocupação dos territórios de minorias étnicas.

Gab: B

Questão 04)

Heitor é um jovem de dezoito anos de idade que mora em Aparecida de Goiânia, Goiás. É estudante do curso Técnico Integrado em Eletrotécnica no IFG – Instituto Federal de Goiás - Campus Goiânia. Diariamente, acorda às cinco horas da manhã, se organiza e utiliza o transporte público para se locomover até o IFG, onde tem suas aulas no turno matutino. Após o almoço, se desloca até o estágio em uma empresa de energia elétrica, ainda na capital. Depois de cumprir sua jornada, retorna para sua casa em Aparecida de Goiânia, chegando em sua residência às 20hs.

A alternativa correta para este tipo de movimento é o conceito de

a) imigração.

b) êxodo urbano.

c) êxodo rural.

d) transumância.

e) migração pendular.

Gab: E

Questão 05)

Dezenas de milhares de migrantes sul-americanos chegaram ao Brasil a partir dos anos 1990, de forma lenta e contínua. A recente chegada de alguns milhares de migrantes negros levou a política migratória brasileira à pauta das grandes redações, quase sempre apresentando a migração como "problema" ou "crise" a solucionar. O Estatuto do Estrangeiro (Lei n. 6.815), assinado pelo general João Figueiredo em 1980, tem como principais características o alto grau de restrição e burocratização da regularização migratória, a discricionariedade absoluta do Estado, a restrição dos direitos políticos e da liberdade de expressão, além de explícita desigualdade em relação aos direitos humanos dos nacionais. Com relação ao movimento migratório e a histórica dívida brasileira com relação a uma lei de migrações, é correto dizer, EXCETO:

a) Uma política migratória restritiva implica, no caso das porosas fronteiras do Brasil, um investimento descomunal no aparelho de segurança, em detrimento das políticas públicas que nos fazem tanta falta.

b) A lei vigente no Brasil permite que os estrangeiros em busca de emprego ou que trabalhem no mercado informal, como quase metade dos brasileiros, permaneçam regularmente no país e muitos deles são levados a solicitar refúgio apenas para ter algum documento.

c) Diante da opinião pública, migração e refúgio parecem ser a mesma coisa, embora nomeiem processos bem distintos. O migrante se desloca por vontade própria, em busca de trabalho e vida digna; o refugiado teme por sua integridade física e moral, em seu país de origem.

d) “Fechar as fronteiras” para a imigração em um contexto de intensa mobilidade humana e enorme desigualdade entre os países não tem ajudado a diminuir as migrações, apenas tem ajudado a tornar os trabalhadores imigrantes mais vulneráveis à exploração e ao preconceito.

Gab: B

Questão 06)

País supera número de 200 milhões de habitantes, segundo IBGE

O Brasil atingiu o número de 201.032.714 habitantes, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a junho de 2013. Na resolução, assinada pela presidente do IBGE, Wasmália Socorro Barata Bivar, estão as estimativas populacionais de todos os municípios do país. Segundo o Instituto, o Brasil tem 7.085.828 habitantes a mais que o registrado em 1º de julho de 2012, quando a população era de 193.946.886.

clip_image006

Dados dos últimos Censos e Projeções até 2050

Texto disponível em: http://www.brasil.gov.br/governo/2013/09/pais-supera-numero-de-

200-milhoes-de-habitantes-segundo-ibge. Acesso em: 20 abr. 2014. [Adaptado]

Imagem disponível em: http://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/index.html . Acesso em: 20 abr. 2014.[Adaptado]

Assinale a alternativa CORRETA. Em relação a população brasileira é possível afirmar que:

a) No início da década de 1980 a população brasileira era metade da população em 2013.

b) As projeções do IBGE indicam uma população de 250 milhões em 2050.

c) Nas últimas décadas o ritmo de crescimento demográfico se reduziu, mas a população continuou a crescer.

d) As projeções indicam que a população crescerá em mais de 7 milhões por ano até o final desse século.

e) O crescimento da população brasileira não tende a se estabilizar, podendo causar problemas de superpopulação no futuro.

Gab: C

Questão 07)

Trabalho infantil

clip_image008

Imagem disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/

romper-ciclo-trabalho-infantil.shtml. Acesso em: 19 jul. 2014.

Assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. No Brasil o trabalho infantil é predominantemente agrícola, apesar da Constituição Brasileira ser clara: menores de 16 anos são proibidos de trabalhar, exceto como aprendizes.

02. Infere-se da imagem acima que não há nenhuma relação entre o baixo rendimento escolar e a precoce inserção de crianças no mercado do trabalho.

04. Um dos entraves do trabalho infantil é de ordem cultural: não apenas empregadores, mas os próprios familiares de crianças e adolescentes acreditam estar fazendo um bem ao colocá-las para trabalhar.

08. No setor industrial brasileiro a força de trabalho infantil é requisitada somente por grandes empresas transnacionais como no setor de fabricação de calçados e de eletroeletrônicos.

16. Apesar de ilegal, sabe-se que, do ponto de vista do empregador, o trabalho assalariado infanto-juvenil apresenta algumas “vantagens” em relação àquele executado por adultos pois as crianças podem ser mais facilmente adequadas à demanda flutuante de mão de obra, podendo ser também mais facilmente dispensadas.

Gab: 23

Questão 08)

clip_image010

Imagem disponível em: http://maxconello.blogspot.com.br/.

Acesso: 20 jul. 2014.

Assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A exemplo das aves, os fluxos migratórios humanos estão associados apenas às condições físicas inadequadas da sua origem.

02. Entre os anos 1970 e 1990, um número crescente de brasileiros deixa o país para se estabelecer no exterior. Os Estados Unidos são o principal destino desses emigrantes.

04. A tropicalidade do Brasil caracterizada pelas baixas amplitudes térmicas, os latossolos e a Mata Atlântica foram os principais motivadores para que europeus, principalmente alemães e italianos emigrassem para o Brasil no final do século XIX.

08. Em 1850, a Lei Eusébio de Queirós decretou o fim do tráfico negreiro, sinalizando a proximidade do fim da escravidão no país. A promulgação dessa lei favoreceu os projetos e as iniciativas imigracionistas do governo imperial.

16. No inverno, as temperaturas mais amenas do litoral catarinense têm favorecido a migração de baleias francas, tartarugas marinhas e tatus bola para se reproduzirem, por isso o estado é conhecido como berçário natural desses mamíferos.

Gab: 10

Questão 09)

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações sobre as características atuais das migrações no Brasil.

( ) Observa-se o aumento do número de imigrantes estrangeiros, provenientes de países como Haiti, Gana, Senegal, Bolívia, Peru, Portugal e Espanha.

( ) O maior fluxo de migração interna atual tem origem na região Nordeste com direção à região Sudeste.

( ) Nota-se a redução das migrações para os grandes centros urbanos.

( ) Há o movimento de retorno dos migrantes, especialmente para a Região Nordeste.

( ) A diminuição do êxodo rural faz com que haja o aumento da população rural com relação à urbana.

A alternativa que completa, corretamente, de cima para baixo os parênteses é

a) V – V – V – F – F

b) F – F – F – V – V

c) V – F – V – V – F

d) V – V – V – V – F

e) F – V – F – F – V

Gab: C

Questão 10)

Se nos anos 1970, a cada dez habitantes da região metropolitana de São Paulo, seis eram migrantes do restante do país ou do exterior, hoje essa razão é de três forasteiros para cada dez moradores. (...) ‘Embora haja continuidade dos mesmos fluxos migratórios do século 19 e 20, a nova face da imigração a São Paulo é o retorno’ avalia Rosana Baeninger, professora da Unicamp e pesquisadora do NEPO (Núcleo de Estudos de População.

Disponível em:http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/131585-

fluxo-de-imigrantes-na-grande-sp-cai.shtml. Acesso em : 03 out. 2014.

Indique, entre as alternativas a seguir, a que apresenta uma explicação correta para as migrações de retorno destacadas no texto.

a) A falência do setor industrial e a diminuição do setor terciário em São Paulo, que tem dispensado muita mão de obra.

b) Os crescentes investimentos, gerando oportunidades de trabalho em diversas áreas do Nordeste, a exemplo de Suape.

c) Os deslocamentos para a região Norte, em função de retomada do crescimento das atividades de extrativismo vegetal.

d) A crise no estado de São Paulo decorrente do abastecimento de água, elevando os índices de desemprego.

e) A implantação de uma efetiva reforma agrária, disponibilizando terras em outras áreas do país, como o Centro-Oeste.

Gab: B

Questão 11)

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, subiu uma posição e superou a média da América Latina e Caribe. Com isso, o país ocupa o 79º lugar no ranking mundial com 187 países. O índice nos coloca na faixa das nações com “elevado desenvolvimento humano”. Em relação aos índices apresentados no último relatório das Nações Unidas sobre o Brasil, é INCORRETO afirmar que:

a) Ao defender medidas para conseguir evoluir e garantir o desenvolvimento humano, o relatório destaca o programa federal Bolsa Família como um bom exemplo de política pública de curto prazo.

b) O Brasil venceu a desigualdade, reduzida nos últimos anos por causa da criação de empregos, e está muito próximo de alcançar níveis adequados em relação à educação, saneamento básico e redução do índice de pobreza.

c) Com relação ao Brasil, as evoluções nas três dimensões do índice (vida longa e saudável, educação e padrão de vida decente) mostraram crescimento na harmonização do desenvolvimento humano ao longo dos últimos anos.

d) O país apresentou melhora consistente em relação a mudanças estruturais. Contribuíram para esse avanço o crescimento da renda, o resultado de ações políticas, a restauração da democracia, a criação do SUS e a luta pela expansão da educação, com a universalização.

Gab: B

Questão 12)

Sem abrigo de Brasileia, São Paulo começa a receber maior número de imigrantes

Desde o fechamento do abrigo de imigrantes em Brasileia, no Acre, no início deste mês, a Igreja Nossa Senhora da Paz, no centro de São Paulo, vem recebendo uma quantidade muito superior ao que era comum, que chegam à capital em busca de abrigo, comida e encaminhamento para o trabalho. Grande parte chegou a São Paulo vinda do Acre, com passagens pagas pelo governo daquele estado.

(EBC, 22 abr.14. Disponível em: <http://goo.gl/N1WxpS>. Adaptado)

Grande parte dos imigrantes que vieram do Acre para São Paulo, no contexto apresentado, é de nacionalidade

a) peruana.

b) venezuelana.

c) chilena.

d) haitiana.

e) colombiana.

Gab: D

Questão 13)

De acordo com o Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE, aproximadamente 84% da população brasileira vivia em espaços considerados urbanos. Contudo, esse dado é questionável em função da definição conceitual e metodológica adotada em nosso país. Sabe-se que cada país tem o seu critério próprio para dizer o que é e o que não é urbano.

Para se definir um espaço como urbano no Brasil, o critério conceitual e metodológico adotado refere-se

a) a uma questão demográfica, isto é, considera-se como espaço urbano toda aglomeração com mais de mil habitantes.

b) a uma centralidade econômica, isto é, dependerá da quantidade e qualidade de serviços básicos ofertados, por uma aglomeração qualquer, à população.

c) ao tipo de atividade econômica desempenhada, isto é, àquelas ligadas aos setores secundário e terciário.

d) a uma questão política, isto é, define-se como espaço urbano toda sede de município (cidade) e toda sede de distrito (vila).

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis