sábado, 8 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 29

Questão 125)

Recentemente, um órgão governamental de pesquisa divulgou que, entre 2006 e 2009, cerca de 5,2 milhões de brasileiros saíram da condição de indigência. Nesse mesmo período, 8,2 milhões de brasileiros deixaram a condição de pobreza. Observe que a faixa de pobreza inclui os indigentes. O gráfico abaixo mostra os percentuais da população brasileira enquadrados nessas duas categorias, em 2006 e 2009.

clip_image002

Após determinar a população brasileira em 2006 e em 2009, resolvendo um sistema linear, verifica-se que

a) o número de brasileiros indigentes passou de 19,0 milhões, em 2006, para 13,3 milhões, em 2009.

b) 12,9 milhões de brasileiros eram indigentes em 2009.

c) 18,5 milhões de brasileiros eram indigentes em 2006.

d) entre 2006 e 2009, o total de brasileiros incluídos nas faixas de pobreza e de indigência passou de 36% para 28% da população.

Gab: C

Questão 126)

clip_image004

http://www.atirateprochao.blogspot.com

Realidades, como essa da ilustração, sempre foram comuns no Brasil. Os fluxos migratórios internos determinaram a ocupação de grandes extensões de seu território. Nos séculos XVII e XVIII, a procura por metais preciosos levou paulistas e nordestinos a Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Com a expansão do café pelo interior de São Paulo, chegavam levas de mineiros e nordestinos. No século XIX, o ciclo da borracha ajudou a povoar a região Norte por nordestinos. No século XX, as atividades agrícolas e industriais levaram ao Sudeste milhares de brasileiros de todas as partes, principalmente, nordestinos.

A respeito das migrações internas atuais, é INC ORRETO afirmar que

a) nos últimos anos, o Centro-Oeste foi a região que mais recebeu migrantes devido à expansão do agronegócio da cana-de-açúcar e aos investimentos destinados à implantação industrial, fruto da descentralização do Sudeste.

b) a Região Sudeste, grande atrativo de migrantes durante anos, já constata declínio migratório em razão do aumento do desemprego. Em 2005, atinge seu ponto mais alto de perdas, 269 mil moradores, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

c) os movimentos migratórios estão mais intensos dentro dos próprios estados, com o desenvolvimento de pólos industriais dentro e fora das grandes capitais.

d) os fluxos migratórios, muitas vezes, desestabilizam famílias que, sem condições de sobrevivência, abandonam suas regiões de origem sem perspectivas imediatas de satisfazê-las em outras áreas do país.

e) a Região Nordeste mantém sua tendência histórica, pois ainda é a principal área de origem dos migrantes no Brasil.

Gab: A

Questão 127)

O Brasil é um país, que possui um regime democrático assegurado pela Constituição de 1988. Essa mesma Constituição, que deve ser respeitada e obedecida por todos, estabelece uma série de direitos e garantias aos brasileiros e aos estrangeiros. Identifique-os entre os que são mencionados a seguir:

1. É livre a manifestação de pensamento, sendo, no entanto, vedado o anonimato.

2. Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa, ou mesmo, de convicção filosófica e política, a não ser, se as invocar, para se eximir de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada pela lei.

3. É livre a expressão da atividade artística, científica e de comunicação, mas a utilização de charges humorísticas que envolvam políticos ou líderes religiosos terá que ser submetida à apreciação e liberação ou não das autoridades policiais do Estado.

4. As associações para fins lícitos têm liberdade plena, inclusive as de caráter paramilitar, desde que não utilizem símbolos político-ideológicos.

5. O direito à propriedade privada dos meios de produção é assegurado, mas a que objetiva um lucro exorbitante poderá ser confiscada, passando a ser dirigida pelos sindicatos dos trabalhadores que nela exercem atividades.

Estão CORRETAS apenas

a) 1 e 5.

b) 1 e 2.

c) 2 e 5.

d) 1, 3 e 4.

e) 2, 3, 4 e 5.

Gab: B

Questão 128)

Os dados de 2009 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) confirmam a tendência demográfica que começou na década de 1970, de desaceleração no ritmo de crescimento populacional e de envelhecimento da população brasileira. A previsão era de que a população chegaria a 200 milhões de habitantes nos anos 2000. Segundo o estudo, o País deve parar de crescer em 2030, devido ao fato de a taxa média de fecundidade (1,8 filho por mulher) se encontrar abaixo do patamar de reposição – que seria de 2,1 filhos. O nível de fecundidade passou de 91 filhos nascidos vivos a cada mil mulheres em 1992 para 63 em 2009 e houve redução no número de adolescentes grávidas. O estudo também mostra uma população menos dependente dos filhos e com mais participação dos idosos na renda familiar. Em 2009, aproximadamente 13,8 milhões de pessoas acima de 60 anos eram chefes de família (42,7% mulheres). O número de idosos passou de 1,7 milhão para 21,5 milhões entre 1940 e 2009 no Brasil, e deve aumentar nas próximas décadas.

(Comunicado IPEA nº 64, de out/2010, com adaptações)

Marque a opção que representa as tendências demográficas atuais da população brasileira.

a) A população brasileira está envelhecendo, exigindo por parte dos governos adoção de novas políticas públicas pelo aumento na demanda por cuidados de longa duração e por serviços de saúde.

b) A taxa média de fecundidade está aumentando apenas na população de renda elevada que vive nas áreas urbanas das grandes cidades, e é bastante elevada nas pequenas cidades e no interior.

c) A população menor de 20 anos passou a apresentar uma elevação substancial no seu contingente em termos absolutos e relativos devido ao crescimento no número de gravidez em adolescentes.

d) O nível de fecundidade apresentou redução substancial, no período, em consequência do programa do governo brasileiro de incentivo ao aborto em mulheres solteiras e menores de idade.

e) A seguir essa tendência da taxa média de fecundidade apresentada pelo estudo, em breve o Brasil será um dos países mais populosos do mundo, ultrapassando a China e Índia.

Gab: A

Questão 129)

Evolução da taxa de mortalidade infantil no Brasil e nas regiões Nordeste e Sudeste

clip_image006

clip_image008

www.ibge.gov.br

A taxa de mortalidade infantil é um dos indicadores demográficos que permite avaliar as condições de vida das populações.

Um dos principais fatores que explicam os diferentes níveis das taxas de mortalidade infantil observados no gráfico está relacionado à:

a) primazia da atividade agrícola

b) predominância do analfabetismo

c) permanência da concentração de renda

d) recorrência de problemas geoclimáticos

Gab: C

Questão 130)

A diminuição do ritmo de crescimento da população brasileira, a partir dos anos de 1980, teve como causa fundamental a

a) disseminação da prática do aborto, em conformidade com a legislação vigente.

b) esterilização de grandes efetivos demográficos, a partir da laqueadura e da vasectomia.

c) redução das taxas de natalidade, associadas aos processos de urbanização.

d) considerável emigração para os países localizados na zona temperada do globo.

Gab: C

Questão 131)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população. Em 2009, o Brasil apresentou IDH de 0,813, valor considerado alto. Para definição desse índice são utilizadas três variáveis básicas que fazem parte do nosso dia-a-dia.

Para responder considere os itens:

I. Expectativa de vida

II. Renda per Capita

III. Taxa de Exportação

IV. Taxa de Importação

V. Educação

As três variáveis básicas que compõem o IDH são as dos itens

a) I, III e V.

b) I, II e IV.

c) I, II e V.

d) II, III e V.

Gab: C

Questão 132)

O Brasil em 2020

Será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). Mas é também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes – dez anos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais fortes a partir de 2020.

David Cohen, Revista Época, 25/05/2009

clip_image010

Com base no enunciado, observe as afirmações abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) A diminuição da fecundidade no Brasil deve-se às transformações econômicas e sociais que se acentuaram na primeira metade do século XX devido à intensa necessidade de mão-de-obra no campo, inclusive de mulheres, fato este que elevou o país ao patamar de agrário-exportador.

( ) Devido à mudança do papel social da mulher do século XX, ela deixa de viver, exclusivamente, no núcleo familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a ter acesso ao planejamento familiar e a métodos contraceptivos. Esses aspectos, conjugados, explicam a diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade no Brasil.

( ) As quedas nas taxas de natalidade de um país levam, ao longo do tempo, ao envelhecimento da população (realidade da maioria dos países desenvolvidos). Neste sentido, verifica-se uma forte tendência a um mercado de trabalho menos competitivo e exigente, demandando menos custos do Estado com os aspectos sociais.

Dessa forma, a sequência correta, de cima para baixo é

a) VVV.

b) FVV.

c) VVF.

d) FVF.

e) VFV.

Gab: D

Questão 133)

clip_image012

clip_image014

a) Correlacione as informações contidas nos mapas acima.

b) Identifique e explique dois fatores responsáveis por mudanças no padrão espacial de distribuição da população brasileira, ocorridas entre 1991 e 2000.

Gab:

a) Dentre as informações contidas nos mapas destacam-se duas: grande parte das áreas com mais de 50 habitantes por km2 apresentam taxas de crescimento populacional mais baixas; e grande parte das áreas com menos de 1 habitante por km2 apresentam taxas de crescimento populacional mais elevadas.

b) Dentre os fatores responsáveis por mudanças no padrão espacial de distribuição da população brasileira, destacam-se: intensificação do processo migratório do sul para o centro-oeste e norte, como resultado da expansão das novas frentes agrícolas; intensificação do processo migratório do nordeste para o norte, como resultado da expansão da produção mineral, energética e industrial; aceleração do crescimento das pequenas e médias cidades, em detrimento do crescimento das grandes metrópoles.

Questão 134)

Observe os dados na tabela abaixo.

clip_image016

(Adaptado de C. A. Brandão e F. C. de Macedo, Demografia e urbanização.

Em: W. Cano; C. A. Brandão; C. S. Maciel e F. C. Macedo, Economia Paulista:

Dinâmica socioeconômica entre 1980 e 2005. Campinas: Alínea, 2007, p.23.)

a) Na tabela consta um município com mais de 2 milhões de habitantes (São Paulo). Analise sucintamente a sua evolução demográfica, comparando o ano de 1970 com 2000.

b) Na tabela, levando em conta as classes de tamanho, observa-se significativo crescimento do número de municípios entre 100 mil e 500 mil habitantes (duas classes de tamanho) entre 1970 e 2000. Quais os principais fatores causadores do crescimento expressivo do número dessas cidades?

Gab:

a) Na comparação entre evolução demográfica do município de São Paulo em ano de 1970 e em 2000, pode-se observar que, em números absolutos, a população quase dobrou, passando de aproximadamente 5,9 milhões para cerca de 10,4 milhões de habitantes. Porém, em termos relativos, a participação do município de São Paulo caiu de 33,3% para 28,2% no cômputo da população total dos municípios do estado, o que demonstra a sua decrescente participação na composição da população estadual no período citado.

b) Os principais fatores causadores do crescimento expressivo do número de municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes estão relacionados, em primeiro lugar, à saturação econômica e demográfica das grandes metrópoles brasileiras, que no período indicado passaram a apresentar um aumento significativo nos custos de vida e de produção. Um segundo fator seria a evolução dos meios de transporte e de comunicação que vem ocorrendo intensamente nas últimas décadas e permitiu uma maior dispersão industrial em direção às cidades médias, gerando aí novos empregos e oportunidades. Em geral, pessoas e empresas são atraídas para esses municípios, pois costumam apresentar, por exemplo, menores problemas ambientais, além de menores conflitos e custos sociais.

Questão 135)

Em 1869, o deputado Bento de Paula Souza discursou na Assembleia Legislativa da Província de São Paulo em defesa da imigração: “Nós queremos os americanos como paulistas novos, como paulistas adotivos, homens prestimosos, que escolham a província como sua nova pátria, e queremos os alemães como trabalhadores, como homens produtivos, que venham aqui habitar. Tanto uns como outros, os receberemos com o mesmo entusiasmo”. (Adaptado de Célia Maria Marinho de Azevedo, Onda negra, medo branco: o negro no imaginário das elites – século XIX. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 145.)

a) Caracterize o contexto internacional que permitia ao deputado paulista esperar uma imigração de norteamericanos.

b) Aponte duas características da imigração para o sul do Brasil que a diferenciem da imigração para a província de São Paulo.

Gab:

a) Trata-se do contexto subsequente à Guerra de Secessão dos E.U.A., quando a destruição e a fome se tornaram estímulos ao movimento migratório de norte-americanos, principalmente sulistas, para outros países, entre os quais o Brasil.

b) A atração de imigrantes para a região Sul foi uma determinação geoestratégica do Estado brasileiro: povoar uma área praticamente deserta e próxima das fronteiras com Argentina, Uruguai e Paraguai, países com os quais o Brasil travou várias guerras no século XIX. Para fixar esses imigrantes, o governo vendia uma pequena propriedade rural para as famílias interessadas.

Quanto à região Sudeste, o Estado nacional pretendia fornecer farta mão de obra barata para os latifúndios exportadores, principalmente de café.

TEXTO: 3 - Comuns às questões: 136, 137

No Brasil, o futebol começou oficialmente em 1894, quando as primeiras bolas aqui chegaram pelas mãos de Charles Miller, um brasileiro que, naquele ano, retornava da Inglaterra, onde fora estudar.

Era necessário ter recursos para adquirir as chuteiras e dividir as despesas com a compra das bolas e dos uniformes. Por isso, inicialmente o jogo só era praticado por rapazes ricos. Se, por um lado, o futebol crescia nos clubes organizados, por outro também aumentava o número de seus praticantes em campos improvisados. Em São Paulo, nas margens dos rios Pinheiros e Tietê, na atual baixada do Glicério, ou no vale do riacho Pacaembu, havia incontáveis campos de futebol, que, por aproveitarem as várzeas dos rios, acabaram sendo qualificados como “futebol varzeano”. Hoje, essa é a denominação daquele futebol jogado por times de bairros ou pequenos clubes, não necessariamente em várzeas.

(Adaptado de: WITTER, J. S. Breve História do Futebol.

São Paulo: FTD, 1996, p.10-18.)

clip_image018

Figura 1: (PENNACCHI, F. Futebol na praia. Óleo s/ tela. 66 x 81 cm. 1987.)

clip_image020

Figura 2: (Disponível em: <http://jcbcomunicacao.blogspot.com/2010/04/

charles-miller-o-pai-do-futebol-no.html> Acesso em: 22 set. 2010.)

Questão 136)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre regiões metropolitanas no Brasil, considere as afirmativas a seguir.

I. O convívio social das camadas populares no processo de urbanização proporcionou a disseminação do futebol varzeano como forma de apropriação coletiva de áreas não edificadas do espaço urbano.

II. As várzeas, por suas características topográficas e hidrológicas, são naturalmente desfavoráveis a grande parte das formas de uso do solo urbano.

III. Muitas várzeas localizadas nas áreas centrais dessas regiões foram transformadas em vias de trânsito rápido, anéis viários e outras infraestruturas de circulação.

IV. A impermeabilização da cobertura do solo devido à prática do futebol em campos improvisados multiplicou o problema das enchentes nas regiões metropolitanas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Gab: D

Questão 137)

De acordo com as figuras, o texto e o contexto sócio-histórico do Brasil na contemporaneidade, considere as afirmativas a seguir.

I. A figura 1 expressa a origem popular do futebol, associado ao mito da natureza paradisíaca brasileira, enquanto a figura 2 indica que a classe alta passou a imitar os setores populares.

II. A figura 1 aponta a presença do futebol entre os setores populares, e a figura 2 denota sua origem elitista, branca e urbana.

III. A figura 1 mostra a difusão espacial do futebol, inicialmente praticado em algumas capitais em fins do século XIX, e a figura 2 expressa as características étnicas predominantes nos primeiros praticantes desse esporte.

IV. A figura 1 indica a popularização do futebol implantada pelo governo Café Filho, e a figura 2 expressa a participação de camponeses imigrantes trabalhadores da cafeicultura paulista.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

b) Somente as afirmativas II e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis