sábado, 8 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 31

Questão 156)

O texto (I) e a imagem (II) abaixo foram produzidos por viajantes europeus que estiveram no Brasil na primeira metade do século XIX e procuraram retratar aspectos da sociedade que aqui encontraram.

I: “Como em todas as lojas, o mercador se posta por trás de um balcão voltado para a porta, e é sobre ele que distribui aos bebedores a aguardente chamada cachaça, cujo sabor detestável tem algo de cobre e fumaça.”

Auguste de Saint-Hilaire, 1816.

II:

clip_image002

Fonte: Johann Morits Rugendas, 1835.

Indique elementos ou indícios presentes no texto ou na imagem que sinalizem características da época relativas a

a) fontes de energia.

b) processos de industrialização.

c) vida urbana.

Gab:

a) O texto de Saint-Hilaire faz menção à produção da aguardente de cana, processo desenvolvido nos engenhos com o uso de lenha para a geração de energia. Nos engenhos de grande porte também a água era empregada no movimento das moendas.

b) Os engenhos se constituíam, desde os tempos coloniais, em agroindústrias produtoras de açúcar e aguardentes fundamentais tanto no plano das exportações como no mercado interno. A imagem urbana de Rugendas aponta ainda a importância das atividades de marcenaria e olaria.

c) A cidade ainda ocupava papel secundário na sociedade brasileira do século XIX, mas já via o crescimento dos setores comercial e de serviços aqui retratados. Destaca-se nesse meio a importância da escravidão como força motriz da economia sob domínio da elite branca e a atuação da Igreja, onipresente em toda a sociedade.

Questão 157)

TRÁFICO RESISTE À OCUPAÇÃO

“Os traficantes de drogas resistem à presença das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em comunidades das zonas Sul e Oeste, na cidade do Rio de Janeiro. O que acabou com a ocupação permanente da PM foi o tráfico armado e as bocas de fumo fixas, assim como a venda de drogas a pessoas fora das comunidades. Mas o chamado tráfico formiguinha, que comercializa pequenas quantidades de forma itinerante, persiste.”

(Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 18 de setembro de 2009)

Considerando a análise do território, e a perda de territorialidade, baseando-se na informação contida a partir da reportagem acima, pode-se afirmar que:

I – Apesar da maior presença da polícia, os roubos têm registrado um aumento progressivo pois estão diretamente relacionados com o tráfico, já que a violência é utilizada para garantir as transações , sempre que as redes são atingidas.

II – Fazendo com que a atividade do narcotráfico seja menos rentável do que aparenta, a violência não está pulverizada, mas organizada sob um padrão caracterizado por altos custos de logística (fornecimento de drogas e armas, autoproteção, propinas etc).

III – Uma característica do tráfico no Rio é a sua dificuldade de se reorganizar localmente. Nesse sentido, as estratégias policiais de repressão numa área sempre terão como consequência a reorganização em outras regiões, assegurando sua clientela.

De acordo com o exposto acima, assinale a opção correta:

a) I e II estão corretas.

b) II e III estão corretas.

c) I, II e III estão corretas.

d) Apenas I está correta.

e) Apenas III está correta.

Gab: A

Questão 158)

Durante muito tempo, a população da então Vila de São Paulo foi pouco expressiva. Seu crescimento foi, contudo, extremamente rápido durante o século XX. Esse processo pode ser verificado na tabela a seguir.

Município de São Paulo – evolução da população (1872 – 2000)

clip_image004

Fonte: Atlas SEADE da Economia Paulista, 2007. Adaptado.

Considerando os dados apresentados e seus conhecimentos,

a) cite e analise duas causas que contribuíram para o crescimento da população, no município de São Paulo, no período de 1940 a 1970.

b) cite e explique uma das causas responsáveis pela desaceleração do crescimento populacional, no município de São Paulo, a partir de 1980.

Gab:

a) Dentre as causas que contribuíram para o crescimento da população da cidade de São Paulo destacam-se os Fluxos Migratórios Internos e Externos, no período de 1940 a 1970.

Entre os primeiros, merece atenção o Êxodo Rural, motivado sobretudo pelo declínio da economia cafeeira e a ascensão da atividade manufatureira paulistana.

Além disso, o município atraía migrantes de outras regiões, principalmente nordestinos, em busca de trabalho e melhores condições de vida.

A cidade também recebeu imigrantes, principalmente oriundos de países destruídos pela Segunda Guerra Mundial (1939-45).

Soma-se a esse contexto a explosão demográfica que o país registrou e que também se refletiu no município de São Paulo. Ela foi decorrente da persistência de elevados percentuais de natalidade, paralelamente à redução acentuada das taxas de mortalidade no período 1940-1970.

b) Dentre as causas da desaceleração do crescimento populacional a partir de 1980, destacam-se as mudanças no fluxo migratório interno, com significativa diminuição do êxodo rural para a capital paulista, somada às migrações de retorno de parte dos nordestinos para suas cidades e estados de origem. A razão principal para a ocorrência de ambas foi o alto custo de vida na cidade de São Paulo, somado à dificuldade ou mesmo à falta de oportunidades de trabalho, moradia e educação. Uma outra causa foi a redução do crescimento vegetativo brasileiro, que também se refletiu no município de São Paulo. Essa diminuição ocorreu sobretudo pela queda, em termos relativos, da taxa de natalidade, motivada pelas alterações sociais e econômicas decorrentes da urbanização, tais como a maior integração da mulher no mercado de trabalho, o alto custo de criação de um filho e o maior uso de contraceptivos.

Questão 159)

Analise as proposições:

I. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) constatou diversos avanços no mercado de trabalho brasileiro em 2008, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. De 2007 para 2008, o contingente de trabalhadores cresceu, impulsionado pelo setor da construção civil, que gerou cerca de 900 mil novos postos de trabalho em todo o país.

II. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2008, confirmou o envelhecimento da população.

III. Segundo a Pnad de 2008, o Norte continua a ter a estrutura etária mais jovem do país.

IV. As regiões Sul e Sudeste apresentaram as estruturas etárias mais envelhecidas na Pnad de 2008.

V. Segundo a Pnad de 2008, houve um aumento dos trabalhadores com carteira assinada entre os anos de 2007 e 2008.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Gab: E

Questão 160)

De acordo com a análise dos gráficos abaixo, é CORRETO afirmar:

clip_image006

clip_image008

SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia para o Ensino Médio:

geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2007. p. 117.

a) nas últimas décadas, o crescimento vegetativo e a expectativa de vida no Brasil têm aumentado progressivamente graças ao avanço da medicina.

b) as taxas de natalidade no mundo subdesenvolvido, como no caso do Brasil, têm apresentado elevada porcentagem em virtude da falta de políticas públicas de controle da natalidade.

c) as duas últimas décadas apresentam, respectivamente, uma redução do número de filhos por mulher e o aumento do porcentual de idosos, em função do crescimento da expectativa de vida.

d) a acelerada urbanização, associada ao processo de industrialização e ao ingresso da mulher no mercado de trabalho, justificam o aumento da fecundidade no Brasil nas últimas décadas.

Gab: C

Questão 161)

Invadindo espaços

As cidades que antes serviam para abrigar os cidadãos, hoje são o ambiente típico dos automóveis.

Nos países em desenvolvimento, a ação do poder público em favor do automóvel foi e tem sido tão eficaz que fica cada vez mais difícil para os moradores das cidades viver com um mínimo de conforto sem um automóvel particular. Só os que, em razão do seu padrão de renda, não podem almejar ter um carro sujeitam-se ao ineficiente sistema de transporte público. Neles perdem várias horas do dia, muitos dias por ano, alguns anos de vida.

Se as condições fossem outras, se o transporte público fosse mais eficiente, menor seria a parcela de renda que boa parte da população precisa reservar para compra e manutenção de um carro particular, menores seriam as demandas por investimentos públicos no sistema viário, maiores seriam as disponibilidades da renda pessoal para outras atividades, incluindo lazer, e maiores seriam os recursos que o poder público poderia destinar para melhorar a qualidade de vida de uma população.

OKUBARO, Jorge J. O automóvel, um condenado?

São Paulo: Senac, 2001. p. 52-53. (Adaptado).

De acordo com a análise do texto acima, é CORRETO afirmar:

a) o elevado custo, os problemas de congestionamento das grandes cidades (ônibus, automóveis, caminhões) são os maiores responsáveis pela poluição atmosférica nos centros urbanos, ocasionando a redução na qualidade de vida da população.

b) a baixa tarifa do transporte urbano é um incentivo ao trabalhador, independentemente do tempo gasto para o deslocamento entre a casa e o trabalho, o que resulta em ganho no orçamento no final do mês.

c) a qualidade do transporte coletivo urbano, fruto de estratégias de planejamento, acaba por estimular a utilização do transporte coletivo, diminuindo o número de veículos nos grandes centros urbanos.

d) a crescente preocupação com o planejamento urbano pelos órgãos oficiais do governo tem trazido melhorias na condução do tráfego e a diminuição dos custos na infraestrutura viária.

Gab: A

Questão 162)

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000 o município de Goiânia possuía uma área de 739 km2, uma população total de 1.093.007 habitantes, sendo 1.085.806 residentes na área urbana e 7.201 residentes na área rural. Com base nesses dados, a densidade demográfica do município de Goiânia correspondia em 2000 a:

a) 9,7 hab/km2

b) 1.469 hab/km2

c) 1.479 hab/km2

d) 1.595 hab/km2

Gab: C

Questão 163)

Observe a tabela.

clip_image010

(Disponível em: http://www.ibge.gov.br/brasil_em_sintese/tabelas/populacao_tabela01.htm. Acesso em: 5 out. 2009.)

De acordo com os dados da tabela, é correto afirmar, que ao longo dos vinte anos que antecederam o último censo, ocorreu

a) aumento da população em cerca de setenta milhões de pessoas, manutenção aproximada do número de homens, aumento de crianças e jovens, aumento da população urbana e da população rural.

b) aumento da população em cerca de cinquenta milhões de pessoas, aumento de homens e diminuição de mulheres, aumento da proporção crianças e aumento da população urbana e da população rural.

c) aumento da população em cerca de sessenta milhões de pessoas, aumento da população infantil e diminuição da idade e aumento da população rural em detrimento da população urbana.

d) aumento da população em cerca de cinquenta milhões de pessoas, manutenção do número de homens e mulheres, aumento de crianças e velhos e manutenção aproximada da população urbana e da população rural.

e) aumento da população em cerca de cinquenta milhões de pessoas, manutenção aproximada da proporção de homens e mulheres, diminuição da proporção de crianças e aumento da população urbana em detrimento da população rural.

Gab: E

Questão 164)

Sobre os indicadores PIB (Produto Interno Bruto), IPH (Índice de Privação Humana) e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), aplicados à população brasileira, assinale o que for correto.

01. O PIB per capita de um país é obtido dividindo-se o total da renda nacional pelo número de habitantes que compõe a população ativa (trabalhadora).

02. O IPH, indicado por meio de valores que variam de 0 a 5, expressa a parcela da população submetida a fortes privações. É, como diversos outros indicadores, aplicado sem alteração de critérios, tanto a países desenvolvidos como aos subdesenvolvidos.

04. Apesar da importância econômica do Brasil na América Latina, o IPH brasileiro indica que a incidência de privações da sua população é maior do que em vários países latino-americanos, como, por exemplo, o Paraguai, a Colômbia e a Venezuela.

08. O IDH varia de 0 a 10, sendo que, quanto mais próximo de 10, mais alto será o nível de desenvolvimento do país, ou da unidade (estado, cidade, região) considerada.

16. O IDH é determinado com base em três indicadores: a expectativa de vida, o nível de instrução e o PIB per capita. No caso brasileiro, em virtude das diferenças regionais, o IDH não reflete adequadamente as condições existentes em todo o País.

Gab: 20

Questão 165)

Observe o quadro abaixo. Ele mostra índices sobre diferentes aspectos da população brasileira dos quais é correto afirmar que

clip_image012

Fontes: Coleção Almanaque Abril nº 4 – A população Brasileira IBGE

I. a diferença de quase oito anos entre a esperança de vida da população feminina e masculina mostrada no último censo tem explicação nas mortes violentas resultantes de crimes e de acidentes de trânsito que têm aumentado, sobretudo nas grandes cidades, e atingem mais os homens;

II. o aumento da expectativa de vida associada à queda da mortalidade infantil tem contribuído para que a população brasileira apresente um crescimento muito mais acelerado a partir dos anos de 1970;

III. a redução na taxa de fecundidade, e seu reflexo no crescimento mais lento da população brasileira, a partir dos anos de 1970, estão diretamente relacionados aos novos papéis sociais e econômicos assumidos pela mulher, mas também às transformações que ocorrem nas ciências, nas técnicas e nos costumes ocidentais a partir dos anos de 1960;

IV. a expansão de saneamento básico e o maior acesso à saúde pública com a urbanização da sociedade brasileira estão entre as causas de redução da mortalidade infantil.

Estão corretas apenas as proposições:

a) I, III e IV

b) I e IV

c) II e III

d) II, III e IV

e) I, II e III

Gab: A

Questão 166)

Proporção da população brasileira em dois grupos de idades – 2000

população com mais de 60 anos de idade

clip_image014

população com até 15 anos de idade

clip_image016

CESAR JACOB et al.

Atlas da filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2003.

A transição demográfica que ocorre no Brasil gera diferenças socioespaciais entre as macrorregiões do país.

De acordo com os mapas, as menores proporções de população em idade ativa são encontradas na seguinte macrorregião brasileira:

a) Sul

b) Norte

c) Sudeste

d) Nordeste

Gab: B

Questão 167)

A charge de Miguel Paiva, publicada no dia da promulgação da atual Constituição brasileira, aponta para a contradição entre realidade social e garantias legais.

clip_image018

MIGUEL PAIVA

O Estado de S. Paulo, 05/10/1988

In: RODRIGUES, Marly. O Brasil da abertura: de 1974 à

Constituinte. São Paulo: Atual, 1990.

No Brasil, o acesso aos direitos de cidadania é limitado fundamentalmente pelo seguinte fator:

a) formação profissional

b) demanda habitacional

c) distribuição da riqueza

d) crescimento da população

Gab: C

Questão 168)

Mudanças na estrutura etária da população brasileira

clip_image020

www.ibge.gov.br

A partir da análise do gráfico, é possível projetar a redução da demanda por investimento público no seguinte segmento:

a) sistema de previdência social

b) infraestrutura de apoio ao turismo

c) rede de escolas de ensino fundamental

d) programa de atendimento médico-hospitalar

Gab: C

Questão 169)

Analise o mapa a seguir

Mapa da exclusão social do estado de Goiás e Distrito Federal, 2000.

clip_image022

ARRAIS, Tadeu Alencar. Geografia contemporânea do estado de Goiás. Goiânia: Ed. Vieira, 2004. p. 62.

[Adaptado].

Com base no mapa da exclusão social do estado de Goiás e Distrito Federal, percebe-se uma nítida desigualdade entre norte e sul, o que implica na dinâmica socioespacial do território goiano. Tendo em vista essa desigualdade,

a) apresente uma causa para o índice de exclusão social do nordeste;

b) explique um fator social que justifique os atuais índices da região sul.

Gab:

a) Apresentar uma causa para o índice de exclusão da região norte, entre outras:

– Base física territorial é incompatível com a expansão de atividades econômicas modernas;

– Precariedade de infraestrutura e logística;

– Localização distante das regiões mais desenvolvidas do país.

b) Explicar um fator social que justifique os índices da região sul, entre outros:

– modernização da agricultura que, ao estabelecer um ritmo acelerado no modo de usar o solo, aumentou a produção e a produtividade

– industrialização que, ao utilizar as infraestruturas herdadas, criou uma diversificação econômica, além de incrementar a renda e a geração de emprego.

– proximidade da região Sudeste do país que, em face da polarização histórica daquela região, ajudou a incrementar a rede de relações.

– infraestrutura viária que, ao viabilizar a incrementação de uma economia dinâmica, tornou-se responsável por desenvolver a região.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis