segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Exercícios Enem Problemas Ambientais 9

Questão 92)

No Brasil, maior produtor e consumidor mundial de carvão vegetal, o desmatamento descontrolado e em larga escala tem degradado o meio ambiente e gerado enormes prejuízos à sociedade.

Assinale a afirmativa INCORRETA.

a) O País apresenta condições climáticas limitadoras nas áreas de maior disponibilidade de terras, viabilizando substituir com eficácia as matas nativas pelo reflorestamento.

b) O País dispõe de capacitação tecnológica apropriada para agregar maior valor e uso múltiplo das florestas plantadas, identificando potencialidades de desenvolvimento do setor.

c) As florestas plantadas constituem a forma mais apropriada de promover o uso sustentável e a valorização da silvicultura para produção, viabilizando a preservação das matas nativas.

d) Minas Gerais detém a maior parte do cultivo de florestas plantadas, sendo dominante o uso de espécies de crescimento rápido, como o eucalipto e o pinus.

Gab: A

Questão 93)

Sobre as queimadas em Mato Grosso, julgue os itens.

00. São resultado exclusivamente do processo de ampliação da fronteira agropecuária e ocorrem após a derrubada do cerrado, da floresta amazônica e de áreas de transição.

01. São pouco intensas, ocorrem num período específico do ano obedecendo a toda uma tramitação de obtenção de licença nos órgãos ambientais competentes e facilitam o crescimento de novos pastos.

02. Apresentam risco de atingir áreas de proteção legal, tais como parques nacionais e estaduais e áreas de preservação permanente.

03. Têm como conseqüência a emissão de particulados poluentes os quais geram problemas de saúde e dificuldades para a aviação.

Gab: EECC

Questão 94)

Os mapas a seguir, dispostos em ordem cronológica, representam a ocorrência das florestas tropicais úmidas nas encostas do território brasileiro. Analise as proposições a seguir.

clip_image002

I. O deflorestamento da Mata Atlântica não tem relação com os sucessivos ciclos da economia brasileira.

II. A destruição quase que total da Mata Atlântica teve seu início no período da colonização e prosseguiu ao longo dos diferentes processos históricos, resultando no atual processo de degradação ambiental..

III. A partir do século XIX dá-se uma aceleração na ocupação humana na região sudeste. Novos espaços foram exigidos, o que acarretou num desmatamento mais eficaz.

Assinale a alternativa correta:

a) As proposições I, II e III estão corretas

b) Apenas a proposição I está correta

c) Apenas a proposição III está correta

d) Apenas as proposições II e III estão corretas

e) Apenas a proposição II está correta

Gab: D

Questão 95)

O Brasil é um país que ainda possui enormes áreas em que predomina o meio natural. A modernização da sociedade brasileira, entretanto, ocasionou uma série de impactos sociais e ambientais negativos, que contribuíram para ampliar a percepção dos limites da ação do homem sobre o meio ambiente.

Sobre a questão ambiental no Brasil é CORRETO afirmar:

a) A questão da preservação ambiental ganha destaque no Brasil a partir da década de 70 com a rearticulação dos movimentos sociais e o surgimento de pequenos grupos que apontavam a necessidade de incluir o tema do meio ambiente nas discussões da sociedade;

b) Os resíduos de papel são muito volumosos, principalmente nas regiões mais industrializadas. O papel é facilmente reciclado e o Brasil possui um dos maiores índices de reciclagem do mundo, em torno de 80%, superando até a Europa;

c) Um dos problemas ambientais do litoral brasileiro refere-se á pesca comercial predatória realizada pelos pescadores com técnicas tradicionais;

d) No Brasil, não há o capitalismo “normal” dos Estados Unidos e da Europa ocidental, que é o mais poluidor, mas o capitalismo “selvagem”, que, como o próprio nome diz, preserva as áreas selvagens, como florestas, reservas indígenas etc;

e) A legislação ambiental brasileira é considerada uma das mais avançadas no mundo, principalmente por ter conseguido eliminar totalmente os crimes ambientais no país.

Gab: A

Questão 96)

Embora não tenha entrado em vigor, foi aprovada a cobrança pelo uso de água em 180 municípios da bacia do rio Paraíba do Sul. Antes, as taxas cobradas referiam-se apenas ao tratamento e transporte da água. Essa decisão reflete, ao mesmo tempo, uma preocupação e uma visão presentes em nossa sociedade, que são, respectivamente:

clip_image004

Gab: A

Questão 97)

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) pretende articular todas as Unidades de Conservação (UC’s) presentes no território brasileiro em torno de diretrizes, objetivos e princípios comuns. Estas unidades são classificadas em duas grandes categorias: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.

Com relação às Unidades de Proteção Integral descritas abaixo, marque a ÚNICA alternativa INCORRETA.

a) onumentos naturais destinam-se à preservação de sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica, devendo ser estes abertos à visitação pública.

b) Estações ecológicas destinam-se à pesquisa científica, sendo a elas vedada a visitação pública, exceto quando o objetivo for educacional.

c) Parques nacionais, estaduais e municipais destinam-se à preservação integral dos atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta, sendo a eles vedada a visitação pública, exceto quando o objetivo for educacional.

d) Refúgios da vida silvestre destinam-se a proteger ambientes naturais nos quais são asseguradas a existência e a reprodução de espécies da flora e da fauna, devendo ser estes abertos à visitação pública.

Gab: C

Questão 98)

Esse importante bioma tem passado por transformações lentas, mas significativas, nas últimas décadas. A caça ilegal, a pesca predatória, o turismo e a expansão urbana têm acelerado estas transformações. A ocupação desordenada das regiões mais altas, onde nasce a maioria dos rios, é o risco mais grave. A agricultura indiscriminada está provocando a erosão do solo, além de contaminá-lo com o uso excessivo de agrotóxicos. O resultado da destruição do solo é o assoreamento dos rios (a).

Os problemas descritos referem-se ao domínio:

a) da Mata Atlântica.

b) da Caatinga.

c) dos Campos.

d) da Floresta Amazônica.

e) do Pantanal.

Gab: E

Questão 99)

A degradação da qualidade ambiental urbana torna-se cada vez mais visível em diversas cidades brasileiras que se encontram expostas a todo tipo de impactos e danos ambientais. Sobre esse assunto, podemos afirmar que:

00. esses impactos e agressões são, em geral, provenientes da intensa concentração populacional nos grandes centros e do contínuo processo de urbanização e industrialização.

01. as atividades antrópicas na cidade, se não são realizadas de forma disciplinada e seguindo os parâmetros urbanísticos e ambientais, provocam vários tipos de poluição, com prejuízos à qualidade de vida.

02. os loteamentos e as construções, os diversos serviços de infra-estrutura e atividades industriais acabam acarretando alterações nas características ambientais das cidades.

03. pode ser considerado dano ambiental às cidades apenas a poluição que afete as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente.

04. em algumas cidades brasileiras, a retirada da cobertura florestal tem contribuído para a estabilização das vertentes, antes sujeitas a movimentos de massa rápidos.

Gab: VVVFF

Questão 100)

As relações entre sociedade e natureza são responsáveis pela alteração contínua dos ambientes. A formação de grandes aglomerações urbanas, no século XX, como a metrópole de São Paulo, provocou alterações no clima e nas bacias hidrográficas.

a) Quais as alterações climáticas observadas nas metrópoles e o que as provoca?

b) Por que os rios que cortam essas aglomerações sofrem, com maior freqüência, transbordamentos?

Gab:

a) Aumento da temperatura média decorrente da formação de ilhas de calor, devido à excessiva verticalização que traz dificuldades à circulação atmosférica.

Redução das precipitações como conseqüência do desmatamento que reduz a evapotranspiração e, conseqüentemente, as possibilidades de formas de precipitação atmosférica devidas à convecção do ar quente de baixa altimetria.

b) A impermeabilização dos solos faz com que mais água chegue ao leito dos rios que, por causa do assoreamento, não têm condições de dar vazão a um volume maior de água.

Questão 101)

O Brasil desenvolveu tecnologia capaz de transformar a cana-de-açúcar em álcool combustível. Os veículos que utilizam esse combustível poluem menos do que aqueles que usam derivados de petróleo. Entretanto, a produção do álcool como combustível gerou problemas, dentre os quais se destacam:

a) a diminuição das pesquisas e da extração de gás natural e de petróleo.

b) o aumento da população que vive no campo, por causa da expansão da produção de cana.

c) o crescimento dos gastos, em dólares, com importação de maquinário agrícola.

d) a diversidade agrícola, já que o cultivo de cana vem associado ao de outros produtos.

e) a descarga incorreta do vinhoto, resíduo poluidor proveniente da produção do álcool.

Gab: E

Questão 102)

O problema ecológico tornou-se um problema político em todos os níveis (...) A ecologia é uma dimensão que deve fazer parte da política, mas você não pode reduzir a política à ecologia. Ela não responde às questões sobre a democracia, a justiça, a verdade e a liberdade (...).

(Edgar Morin, Folha de S.Paulo, nov. de 1993)

A partir desse pensamento, pode-se entender o desenvolvimento sustentável como:

a) um modelo de desenvolvimento econômico que defende a queda do consumo e a participação política a partir da democracia representativa como formas conciliadoras entre preservação da natureza, qualidade de vida e produção industrial.

b) um modelo de desenvolvimento econômico que planeja formas de ação voltadas para a cooperação e parceria entre comunidades alternativas, evitando conflitos e favorecendo a preservação da natureza.

c) um novo modelo de governabilidade, segundo o qual os setores público e privado, para aumentar a produção dos bens duráveis e preservar a natureza, fazem acordos entre si e buscam juntos alternativas de gestão.

d) a liberação parcial da exploração das fontes disponíveis de recursos naturais a serem usufruídos pelos grupos que detiverem as técnicas de exploração e de aproveitamento racional.

e) uma ação concreta entre os poderes público e privado com o terceiro setor e outras dimensões institucionais, na tentativa de integrar o desenvolvimento socioeconômico à conservação dos recursos naturais disponíveis.

Gab: E

Questão 103)

A construção de um conjunto habitacional, em área outrora usada como depósito de lixo industrial, pode ocasionar:

a) inversão térmica causada pela liberação de gases, nos meses mais quentes do ano.

b) rachaduras nos edifícios, pela acomodação das camadas de lixo.

c) fim do escoamento superficial, devido à impermeabilização do solo, provocada pela construção.

d) refluxo do chorume, devido ao rebaixamento do lençol freático.

e) aumento do processo erosivo, devido à elevação do lençol freático.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis