Exercícios Enem Problemas Ambientais 9
Questão 92)
No Brasil, maior produtor e consumidor mundial de carvão vegetal, o desmatamento descontrolado e em larga escala tem degradado o meio ambiente e gerado enormes prejuízos à sociedade.
Assinale a afirmativa INCORRETA.
a) O País apresenta condições climáticas limitadoras nas áreas de maior disponibilidade de terras, viabilizando substituir com eficácia as matas nativas pelo reflorestamento.
b) O País dispõe de capacitação tecnológica apropriada para agregar maior valor e uso múltiplo das florestas plantadas, identificando potencialidades de desenvolvimento do setor.
c) As florestas plantadas constituem a forma mais apropriada de promover o uso sustentável e a valorização da silvicultura para produção, viabilizando a preservação das matas nativas.
d) Minas Gerais detém a maior parte do cultivo de florestas plantadas, sendo dominante o uso de espécies de crescimento rápido, como o eucalipto e o pinus.
Gab: A
Questão 93)
Sobre as queimadas em Mato Grosso, julgue os itens.
00. São resultado exclusivamente do processo de ampliação da fronteira agropecuária e ocorrem após a derrubada do cerrado, da floresta amazônica e de áreas de transição.
01. São pouco intensas, ocorrem num período específico do ano obedecendo a toda uma tramitação de obtenção de licença nos órgãos ambientais competentes e facilitam o crescimento de novos pastos.
02. Apresentam risco de atingir áreas de proteção legal, tais como parques nacionais e estaduais e áreas de preservação permanente.
03. Têm como conseqüência a emissão de particulados poluentes os quais geram problemas de saúde e dificuldades para a aviação.
Gab: EECC
Questão 94)
Os mapas a seguir, dispostos em ordem cronológica, representam a ocorrência das florestas tropicais úmidas nas encostas do território brasileiro. Analise as proposições a seguir.
I. O deflorestamento da Mata Atlântica não tem relação com os sucessivos ciclos da economia brasileira.
II. A destruição quase que total da Mata Atlântica teve seu início no período da colonização e prosseguiu ao longo dos diferentes processos históricos, resultando no atual processo de degradação ambiental..
III. A partir do século XIX dá-se uma aceleração na ocupação humana na região sudeste. Novos espaços foram exigidos, o que acarretou num desmatamento mais eficaz.
Assinale a alternativa correta:
a) As proposições I, II e III estão corretas
b) Apenas a proposição I está correta
c) Apenas a proposição III está correta
d) Apenas as proposições II e III estão corretas
e) Apenas a proposição II está correta
Gab: D
Questão 95)
O Brasil é um país que ainda possui enormes áreas em que predomina o meio natural. A modernização da sociedade brasileira, entretanto, ocasionou uma série de impactos sociais e ambientais negativos, que contribuíram para ampliar a percepção dos limites da ação do homem sobre o meio ambiente.
Sobre a questão ambiental no Brasil é CORRETO afirmar:
a) A questão da preservação ambiental ganha destaque no Brasil a partir da década de 70 com a rearticulação dos movimentos sociais e o surgimento de pequenos grupos que apontavam a necessidade de incluir o tema do meio ambiente nas discussões da sociedade;
b) Os resíduos de papel são muito volumosos, principalmente nas regiões mais industrializadas. O papel é facilmente reciclado e o Brasil possui um dos maiores índices de reciclagem do mundo, em torno de 80%, superando até a Europa;
c) Um dos problemas ambientais do litoral brasileiro refere-se á pesca comercial predatória realizada pelos pescadores com técnicas tradicionais;
d) No Brasil, não há o capitalismo “normal” dos Estados Unidos e da Europa ocidental, que é o mais poluidor, mas o capitalismo “selvagem”, que, como o próprio nome diz, preserva as áreas selvagens, como florestas, reservas indígenas etc;
e) A legislação ambiental brasileira é considerada uma das mais avançadas no mundo, principalmente por ter conseguido eliminar totalmente os crimes ambientais no país.
Gab: A
Questão 96)
Embora não tenha entrado em vigor, foi aprovada a cobrança pelo uso de água em 180 municípios da bacia do rio Paraíba do Sul. Antes, as taxas cobradas referiam-se apenas ao tratamento e transporte da água. Essa decisão reflete, ao mesmo tempo, uma preocupação e uma visão presentes em nossa sociedade, que são, respectivamente:
Gab: A
Questão 97)
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) pretende articular todas as Unidades de Conservação (UC’s) presentes no território brasileiro em torno de diretrizes, objetivos e princípios comuns. Estas unidades são classificadas em duas grandes categorias: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.
Com relação às Unidades de Proteção Integral descritas abaixo, marque a ÚNICA alternativa INCORRETA.
a) onumentos naturais destinam-se à preservação de sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica, devendo ser estes abertos à visitação pública.
b) Estações ecológicas destinam-se à pesquisa científica, sendo a elas vedada a visitação pública, exceto quando o objetivo for educacional.
c) Parques nacionais, estaduais e municipais destinam-se à preservação integral dos atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta, sendo a eles vedada a visitação pública, exceto quando o objetivo for educacional.
d) Refúgios da vida silvestre destinam-se a proteger ambientes naturais nos quais são asseguradas a existência e a reprodução de espécies da flora e da fauna, devendo ser estes abertos à visitação pública.
Gab: C
Questão 98)
Esse importante bioma tem passado por transformações lentas, mas significativas, nas últimas décadas. A caça ilegal, a pesca predatória, o turismo e a expansão urbana têm acelerado estas transformações. A ocupação desordenada das regiões mais altas, onde nasce a maioria dos rios, é o risco mais grave. A agricultura indiscriminada está provocando a erosão do solo, além de contaminá-lo com o uso excessivo de agrotóxicos. O resultado da destruição do solo é o assoreamento dos rios (a).
Os problemas descritos referem-se ao domínio:
a) da Mata Atlântica.
b) da Caatinga.
c) dos Campos.
d) da Floresta Amazônica.
e) do Pantanal.
Gab: E
Questão 99)
A degradação da qualidade ambiental urbana torna-se cada vez mais visível em diversas cidades brasileiras que se encontram expostas a todo tipo de impactos e danos ambientais. Sobre esse assunto, podemos afirmar que:
00. esses impactos e agressões são, em geral, provenientes da intensa concentração populacional nos grandes centros e do contínuo processo de urbanização e industrialização.
01. as atividades antrópicas na cidade, se não são realizadas de forma disciplinada e seguindo os parâmetros urbanísticos e ambientais, provocam vários tipos de poluição, com prejuízos à qualidade de vida.
02. os loteamentos e as construções, os diversos serviços de infra-estrutura e atividades industriais acabam acarretando alterações nas características ambientais das cidades.
03. pode ser considerado dano ambiental às cidades apenas a poluição que afete as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente.
04. em algumas cidades brasileiras, a retirada da cobertura florestal tem contribuído para a estabilização das vertentes, antes sujeitas a movimentos de massa rápidos.
Gab: VVVFF
Questão 100)
As relações entre sociedade e natureza são responsáveis pela alteração contínua dos ambientes. A formação de grandes aglomerações urbanas, no século XX, como a metrópole de São Paulo, provocou alterações no clima e nas bacias hidrográficas.
a) Quais as alterações climáticas observadas nas metrópoles e o que as provoca?
b) Por que os rios que cortam essas aglomerações sofrem, com maior freqüência, transbordamentos?
Gab:
a) Aumento da temperatura média decorrente da formação de ilhas de calor, devido à excessiva verticalização que traz dificuldades à circulação atmosférica.
Redução das precipitações como conseqüência do desmatamento que reduz a evapotranspiração e, conseqüentemente, as possibilidades de formas de precipitação atmosférica devidas à convecção do ar quente de baixa altimetria.
b) A impermeabilização dos solos faz com que mais água chegue ao leito dos rios que, por causa do assoreamento, não têm condições de dar vazão a um volume maior de água.
Questão 101)
O Brasil desenvolveu tecnologia capaz de transformar a cana-de-açúcar em álcool combustível. Os veículos que utilizam esse combustível poluem menos do que aqueles que usam derivados de petróleo. Entretanto, a produção do álcool como combustível gerou problemas, dentre os quais se destacam:
a) a diminuição das pesquisas e da extração de gás natural e de petróleo.
b) o aumento da população que vive no campo, por causa da expansão da produção de cana.
c) o crescimento dos gastos, em dólares, com importação de maquinário agrícola.
d) a diversidade agrícola, já que o cultivo de cana vem associado ao de outros produtos.
e) a descarga incorreta do vinhoto, resíduo poluidor proveniente da produção do álcool.
Gab: E
Questão 102)
O problema ecológico tornou-se um problema político em todos os níveis (...) A ecologia é uma dimensão que deve fazer parte da política, mas você não pode reduzir a política à ecologia. Ela não responde às questões sobre a democracia, a justiça, a verdade e a liberdade (...).
(Edgar Morin, Folha de S.Paulo, nov. de 1993)
A partir desse pensamento, pode-se entender o desenvolvimento sustentável como:
a) um modelo de desenvolvimento econômico que defende a queda do consumo e a participação política a partir da democracia representativa como formas conciliadoras entre preservação da natureza, qualidade de vida e produção industrial.
b) um modelo de desenvolvimento econômico que planeja formas de ação voltadas para a cooperação e parceria entre comunidades alternativas, evitando conflitos e favorecendo a preservação da natureza.
c) um novo modelo de governabilidade, segundo o qual os setores público e privado, para aumentar a produção dos bens duráveis e preservar a natureza, fazem acordos entre si e buscam juntos alternativas de gestão.
d) a liberação parcial da exploração das fontes disponíveis de recursos naturais a serem usufruídos pelos grupos que detiverem as técnicas de exploração e de aproveitamento racional.
e) uma ação concreta entre os poderes público e privado com o terceiro setor e outras dimensões institucionais, na tentativa de integrar o desenvolvimento socioeconômico à conservação dos recursos naturais disponíveis.
Gab: E
Questão 103)
A construção de um conjunto habitacional, em área outrora usada como depósito de lixo industrial, pode ocasionar:
a) inversão térmica causada pela liberação de gases, nos meses mais quentes do ano.
b) rachaduras nos edifícios, pela acomodação das camadas de lixo.
c) fim do escoamento superficial, devido à impermeabilização do solo, provocada pela construção.
d) refluxo do chorume, devido ao rebaixamento do lençol freático.
e) aumento do processo erosivo, devido à elevação do lençol freático.
Gab: B
Nenhum comentário:
Postar um comentário