segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Exercícios Enem Problemas Ambientais 2

Questão 11)

clip_image002

A questão ambiental vem sendo discutida em conferências mundiais há bastante tempo. Uma das principais delas, conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, foi realizada em 1972, na cidade de Estocolmo, e contou com a presença de vários países para decidirem as ações nos vinte anos seguintes. Em 1992, no Rio de Janeiro, houve outra reunião de avaliação relativa às ações do último encontro. Mais recentemente, na mesma cidade, o encontro conhecido como Rio+20 avaliou o passado e propôs alternativas para as próximas décadas.

Disponível em: <http://pilordia.blogspot.com.br/2012/06/reducao-do-ipi-as-portas-da-rio-20.html>. [Adaptado]

Acesso em: 17 ago. 2012.

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A energia nuclear não produz emissões atmosféricas, porém os custos para a extração de minérios (urânio, plutônio) são elevados, daí sua baixa utilização.

02. A queima do petróleo, do carvão e, em menor escala, do gás natural libera gases poluentes na atmosfera, entre eles o clorofluorcarboneto, também conhecido como CFC, que contribui para a formação de ilhas de calor somente nos países em desenvolvimento.

04. A formação do petróleo vem da deposição, no fundo de lagos e mares, de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos. A ação do calor e da alta pressão provocados pelo empilhamento dessas camadas possibilitou reações complexas, formando o petróleo.

08. O solo é o resultado da ação conjunta de agentes externos (chuva, vento, umidade) e de matéria orgânica (restos de animais e plantas).

16. A suinocultura no Brasil é uma atividade predominantemente de pequenas propriedades rurais, por isso a produção de dejetos suínos não tem causado danos ambientais significativos.

32. A poluição do solo tem como uma das principais causas o uso de produtos químicos na agricultura, chamados de agrotóxicos.

Gab: 44

Questão 12)

O debate que falta sobre o Código Florestal

No debate sobre o novo Código Florestal, os dilemas sobre que Brasil o mundo precisa e o que estamos dispostos a construir como nação numa perspectiva de sustentabilidade e justiça social, com democracia, ficam em segundo plano. O debate está restrito aos limites dados pelo agronegócio, entre o que seus promotores acham aceitável para continuar se expandindo e o que a sociedade é capaz de suportar, sem nada mudar no rumo já traçado. Na verdade, como questão pública e política, a mudança legal do Código Florestal é determinada por uma velha agenda desenvolvimentista, hegemonizada pelos grandes interesses e forças econômicas envolvidas na cadeia agroindustrial, um dos pilares do Brasil potência emergente. Tudo que se fará não será no sentido de uma mudança de rumo, mas de flexibilização de regras e condutas para continuar destruindo.

Disponível em: <http://revistaforum.com.br/blog/2012/08/o-debate-

que-falta-sobre-o-codigo-florestal>. [Adaptado] Acesso em: 4 set. 2012.

Após a análise do texto acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Um dos debates mais acirrados sobre o novo Código Florestal deu-se em torno da definição da área destinada à mata ciliar, protetora dos cursos d’água e rica em biodiversidade.

02. Depreende-se do texto que não haverá grandes mudanças quanto à destruição das formações vegetais.

04. O debate sobre o Código Florestal é, também, uma questão da preservação do regime pluviométrico dos rios.

08. A “velha agenda desenvolvimentista” se refere ao crescimento econômico a qualquer custo, mesmo que seja em detrimento da preservação da natureza.

16. Conforme afirma o texto, a proposta do novo Código Florestal assegura o desenvolvimento com sustentabilidade e justiça social.

32. O novo Código Florestal, para o caso específico de Santa Catarina, em nada altera a situação atual, dado que é um dos poucos estados com menor índice de desmatamento, sobretudo nas áreas litorâneas.

Gab: 11

Questão 13)

O Brasil sediou, no mês de junho de 2012, a Conferência Rio+20, voltada às preocupações da relação entre sociedade e natureza, entre desenvolvimento e meio ambiente. Considerando as questões ambientais contemporâneas e os fóruns internacionais de debates e decisões acerca da relação entre meio ambiente e desenvolvimento das últimas décadas, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A realização das grandes conferências mundiais sobre meio ambiente e desenvolvimento evidencia que a resolução dos problemas ambientais do planeta passa, essencialmente, pela esfera política.

b) As grandes conferências mundiais sobre meio ambiente e desenvolvimento datam dos últimos quarenta anos, aproximadamente, período no qual a degradação ambiental passou a ameaçar o desenvolvimento econômico mundial.

c) Na conferência Rio+20, a principal divergência de posições colocou em evidência o antagonismo entre os defensores da economia verde e os defensores do desenvolvimento ecologicamente sustentável.

d) As convenções da Biodiversidade e das Mudanças Climáticas Globais, associadas às convenções da Amazônia e da Mata Atlântica (brasileiras), foram ratificadas pelos países membros da ONU na última década.

e) O desenvolvimento sustentável, proposto pela Comissão Brutland nos anos oitenta, constitui-se numa perspectiva de reorientação da produção econômica moderna considerando as bases ecológicas do planeta.

Gab: D

Questão 14)

Está tramitando na Câmara Municipal de São Paulo um Projeto de Lei n.º 615, de 22/09/2009 (PL 615/09), que acresce item 9.2.5 à Seção 9.2 do Capítulo 9, Anexo I, da Lei n.º 11.228/92, que possui o seguinte teor:

“9.2.5 Os telhados e coberturas das edificações deverão ser de cor branca.”

Fonte: D.O.M., de 23/09/2009

Em relação à mencionada proposta de alteração legislativa e sua relação com o clima, assinale a alternativa correta.

a) As superfícies brancas contribuem para que a luz solar incidente sobre as edificações seja refletida para o espaço, contribuindo para a diminuição das ilhas de calor.

b) Telhados e coberturas pintados na cor branca irão contribuir para a radiação solar.

c) As superfícies brancas e lisas absorvem melhor a radiação solar, contribuindo com a diminuição do aquecimento global.

d) Não é possível estabelecer qualquer correlação entre a “cor de telhados e coberturas” e o aquecimento global.

e) Telhados e coberturas na cor branca irão contribuir para a diminuição da taxa de irradiação (albedo), que é a relação entre o total de energia refletida, em função do total de energia incidente.

Gab: A

Questão 15)

Em junho de 2012, vinte anos depois da Eco-92, representantes de ONGs, empresas, de setores da sociedade civil, chefes de Estado e de governo voltaram a se reunir para debater os rumos que o planeta deve tomar para manter um crescimento sustentável e reduzir as agressões ao meio ambiente, na tentativa de reverter uma situação quase limite no que diz respeito à natureza. Essa reunião foi denominada Rio+20, e ficou conhecida como a conferência na qual

a) a Agenda 21 e o Protocolo de Kyoto foram ratificados, com as adesões de países que até então haviam se recusado a estabelecer metas para reduzir emissões de gases de efeito estufa.

b) o principal ponto polêmico foi a existência de divergências entre aqueles que pregam o “desenvolvimento zero” e os que são partidários do “desenvolvimento a todo custo”.

c) a ideia de desenvolvimento sustentável emergiu, estabelecendo que o crescimento econômico deve ocorrer dentro de uma ótica de preservação do meio ambiente.

d) o desafio principal foi estabelecer metas para que o crescimento econômico, a justiça social e a conservação ambiental caminhem juntos, para que os países possam promover o desenvolvimento sustentável.

Gab: D

Questão 16)

“Dilma faz nove vetos ao texto do Código

Florestal, anuncia ministra.

A Presidente Dilma decidiu vetar nove itens da medida provisória aprovada pelo Congresso que altera o texto do novo Código Florestal. Os vetos presidenciais foram fundamentados em três princípios: ‘Não anistiar, não estimular desmatamentos ilegais e assegurar a inclusão social no campo dos pequenos proprietários”.

(Fonte: www.g1.globo.com, acessado em 10.11.2012).

A propósito do Código Florestal sancionado pela Presidente, é CORRETO afirmar que

a) o texto aprovado pelo Congresso desagradou ao governo porque somente beneficiava os pequenos e miniprodutores rurais.

b) a versão aprovada pela Comissão Mista do Congresso ampliava a faixa de mata ciliar (situada nas margens dos rios) a ser recuperada por todos os produtores rurais.

c) o veto da Presidente tornou obrigatório que a recomposição das áreas de proteção permanente seja realizada exclusivamente com árvores frutíferas exóticas, tais como maçã e laranja.

d) o governo, após os vetos presidenciais, pretende devolver à lei a chamada regra da “escadinha”, que estabelece maiores obrigações de recuperação de áreas para os grandes proprietários.

e) a Presidente Dilma, ao alterar o texto aprovado pela Comissão Mista do Congresso, atendeu as reivindicações da frente parlamentar da agropecuária, fortalecendo o apoio desse segmento econômico ao governo.

Gab: D

Questão 17)

clip_image004

(www.monica.com.br)

A análise da ação e do diálogo das personagens demonstram que

a) não existe legislação brasileira específica para a conservação das florestas nas propriedades privadas.

b) a economia verde impede a implantação de modelos econômicos ligados ao desenvolvimento sustentável.

c) a implantação de áreas de reflorestamento sem fins econômicos é um processo inócuo para a solução do quadro de degradação ambiental.

d) a conservação das florestas favorece a implantação de modelos econômicos sem sustentabilidade.

e) a destruição das florestas reflete a tendência antagônica entre o crescimento econômico e a conservação ambiental.

Gab: E

Questão 18)

Analise os gráficos.

Municípios com coleta seletiva de lixo sólido no Brasil

clip_image006

Percentual do total dos 443 municípios brasileiros, por região, que mantêm coleta seletiva de lixo sólido, 2010

clip_image008

(www.cempre.org.br. Adaptado.)

Com base nas informações fornecidas e em conhecimentos sobre a dinâmica do lixo sólido no Brasil, é correto afirmar que a coleta seletiva

a) mais do que dobrou de 2006 a 2008, devido ao surgimento de usinas de compostagem, sendo as regiões Sul e Norte as mais atendidas em 2010.

b) dobrou de 2004 a 2006, devido ao crescimento de cooperativas de catadores de lixo, sendo as regiões Sudeste e Centro-Oeste as mais atendidas em 2010.

c) mais do que quintuplicou de 1994 a 2010, devido à possibilidade de reciclagem de vários materiais, sendo as regiões Sul e Sudeste as mais atendidas em 2010.

d) triplicou de 1994 a 1999, devido à rígida Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sendo as regiões Sul e Sudeste as mais atendidas em 2010.

e) dobrou de 1994 a 2004, devido à instalação de cooperativas de reciclagem, sendo as regiões Sul e Nordeste as mais atendidas em 2010.

Gab: C

Questão 19)

Observe a imagem, que apresenta uma situação de intensa poluição do ar que danifica veículos, edifícios, monumentos, vegetação e acarreta transtornos ainda maiores para a população. Trata-se de chuvas com poluentes ácidos ou corrosivos produzidos por reações químicas na atmosfera.

clip_image010

Atlas do meio ambiente do Brasil: Embrapa, 1996. Adaptado.

Com base na figura e em seus conhecimentos,

a) identifique, em A, dois óxidos que se destacam e, em B, os ácidos que geram a chuva ácida, originados na transformação química desses óxidos. Responda no quadro abaixo.

clip_image012

b) explique duas medidas adotadas pelo poder público para minimizar o problema da poluição atmosférica na cidade de S.o Paulo.

Gab:

a) Os principais gases produzidos por ações de termoelétricas, automóveis e indústrias, são: SO3, NO2, CO2, entre outros, que, em presença da água da chuva, produzem ácidos:

SO3 + H2O ® H2SO4

2NO2 + H2O ® HNO3 + HNO2

CO2 + H2O ® H2CO3

Completando a tabela, temos como exemplo:

clip_image014

b) A adoção do sistema de rodízio de veículos, impondo certa restrição na circulação de automóveis particulares; o sistema de inspeção veicular com o objetivo de impor a manutenção dos motores e sistema de filtros; o incentivo ao uso de combustíveis alternativos, com maior uso de etanol, inclusive na composição percentual da mistura com a gasolina.

Quanto à poluição industrial, a instituição de serviços públicos de vigilância e controle de poluentes, CETESB, monitora as emissões das fábricas e obriga a instalação de filtros nos sistemas de exaustão. Determina também as quantidades de gases poluentes que podem ser emitidas.

Questão 20)

A questão ambiental planetária foi exaustivamente discutida na Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), que aconteceu em 2012, no Brasil.

A partir das dinâmicas e contextos, produtos da Rio+20, podemos afirmar que:

00. A China, a Índia e o Brasil foram criticados pelos países desenvolvidos, por insistirem, no âmbito do Grupo dos 77 (G-77), que os países ricos paguem a conta da conversão para a economia verde. Há uma preocupação no G-77 de que a economia verde possa servir aos interesses protecionistas dos países desenvolvidos.

01. Brasil, Rússia, China e África do Sul cobraram que os países ricos assumam os compromissos firmados na ECO-92, de diminuir a poluição e preservar as espécies do planeta. Apresentaram exemplos de ações de desenvolvimento sustentáveis já realizadas internamente e defenderam que os mais pobres não podem sofrer porque os Estados ricos se desenvolveram destruindo o planeta.

02. A participação dos Estados Unidos na Rio+20 repetiu o mesmo protagonismo norte-americano da Eco-92. A presença da Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, foi marcada pelo anúncio do destino de US$ 20 milhões para programas de combate e erradicação da fome na Ásia. A comitiva dos Estados Unidos reiterou o posicionamento sobre o respeito aos "direitos reprodutivos" da mulher de escolher quando quer ter filhos.

03. Na estrutura da Rio+20 ocorreu um conjunto de eventos paralelos, entre eles a Cúpula dos Povos, que foi um evento organizado pelos Chefes de Estados e organismos internacionais, como o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio. O principal objetivo da Cúpula dos Povos foi a discussão das causas e consequências da crise econômica mundial para a população do planeta.

04. A Convenção sobre Biodiversidade foi um dos grandes fracassos da Eco-92 no que corresponde às normas e princípios para a conservação da flora e fauna, sendo apenas aprovada na Rio+20, em 2012.

Gab: VVFFF

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis