segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Exercícios Enem Vestibulares China 6

Questão 76)

A China vem realizando um desenvolvimento econômico extraordinário, com taxas de crescimento anual entre 7 e 10% ao ano. Mantido esse ritmo, a China irá quadruplicar sua economia até 2020 e, certamente, será um dos principais pólos da economia global.

clip_image002

A partir da afirmativa e do mapa:

a) apresente dois fatores responsáveis por esse crescimento;

b) indique duas características espaciais desse crescimento.

Gab:

a) Entre outros fatores, os seguintes: a abertura da economia criou condições favoráveis para a inversão de capitais externos – a China é a economia que mais recebe investimentos diretos; a presença de um Estado forte capaz de impor as novas diretrizes econômicas sem pressões e turbulências internas; a qualidade da mão-de-obra e o seu custo; a instalação de uma infra-estrutura industrial capaz de atender a esse crescimento excepcional; a desvalorização da moeda chinesa, que torna o preço de seus produtos competitivo nos mercados internacionais.

b) Essas mudanças ocorrem principalmente na faixa litorânea, nas chamadas zonas econômicas especiais. Há um contraste muito acentuado entre essa faixa e as regiões do interior, ainda agrícolas, onde se concentra o essencial da população chinesa.

Questão 77)

Dentre as inúmeras medidas tomadas para solidificar os fundamentos de um “socialismo de mercado”, a criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEE), na China, pode ser considerada aquela de maior impacto. Sobre as ZEE, é correto afirmar que:

I. estão próximas ao litoral e são demarcadas pelo governo, sendo que nelas, é permitida a entrada do capital internacional;

II. possibilitam que os investidores estrangeiros se beneficiem da oferta de mão-de-obra muito barata e disciplinada, dos incentivos fiscais e da aproximação com o maior mercado em potencial do mundo;

III. foram, inicialmente, áreas de segurança máxima, criadas por Mao-Tse-Tung, frente à possibilidade de um ataque nuclear soviético;

IV. foram criadas pelo Tratado de Pequim, quando, após a Guerra dos Boers, foram estabelecidas áreas de influência dos diferentes países em território chinês.

Estão corretas, somente, as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

Gab: A

Questão 78)

A China está despontando nos últimos anos como uma das superpotências mundiais, ao lado de países como EUA e Alemanha. Para obter êxito na sua caminhada de desenvolvimento econômico rápido e desenfreado, o governo chinês tem adotado algumas medidas.

Quais são estas medidas e as conseqüências ambientais advindas das mesmas?

Gab:

Entre as medidas adotadas pela China para manter o seu acelerado e elevado crescimento econômico, podemos destacar: a abertura da economia ao capital internacional; o crescimento baseado, principalmente, no setor industrial e em uma agressiva política de comércio externo; o uso intensivo de recursos naturais (minerais e energéticos); o intensivo processo de inovação e desenvolvimento tecnológico; e um intenso processo de urbanização e ampliação do mercado interno.

Entre as conseqüências ambientais, podemos citar, entre outras: a probabilidade de escassez ou esgotamento de recursos naturais (água, minerais e combustíveis fósseis); o intenso e acelerado processo de poluição do ar, da água e do solo; a transformação do país em um dos maiores emissores de gases que intensificam o efeito estufa; a ocupação desordenada do solo urbano; e o desmatamento e comprometimento da biodiversidade.

Questão 79)

Em relação à China atual, considere as seguintes afirmações.

I. Na região da faixa costeira da China, predomina uma economia de mercado com intenso desenvolvimento industrial, diferentemente do interior do país, onde predomina a economia planificada com pequeno crescimento econômico.

II. O intenso crescimento econômico chinês, notadamente no setor industrial, vem proporcionando uma diminuição das desigualdades sociais do país, sobretudo nos níveis de renda e consumo.

III. Na China, a renda per capita é baixa (960 dólares), a população de cerca de 1,3 bilhão de habitantes vive, em sua maioria, no espaço rural e compreende um elevado número de pessoas subnutridas (140 milhões).

Quais estão corretas?

a) apenas I

b) apenas II

c) apenas I e II

d) apenas I e III

e) I, II e III.

Gab: D

Questão 80)

Observe o mapa a seguir.

clip_image004

OLIC, N. B. Panorama do mundo, no. 2. [adapt.]

Durante as duas últimas décadas, o espetacular crescimento econômico da China vem traçando uma linha ascendente parecida com a de um foguete; mas seis em cada dez chineses não estão a bordo do expresso do futuro; longe das metrópoles, às margens do Pacífico, a pobreza domina a planície aluvial, as cadeias de montanhas e além delas, o Gobi, deserto maior e mais quente a cada virada de estação climática.

Veja 9/8/2006. [adapt.]

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, analise as afirmativas abaixo sobre a estrutura territorial da China.

I. A região (A), de Xinjang-Uigur, Tibete e Mongólia Interior, é a mais povoada do país, com tradição agrária, grandes cinturões agrícolas e reservatório de mão-de-obra para os centros urbanos.

II. A região (B), de posição setentrional e de menores altitudes, apresenta uma economia voltada para as atividades primárias e utiliza técnicas ultramodernas de cultivo.

III. A região (C), se destaca pela existência de grandes cidades, como Xangai, e muitas das Zonas Econômicas Especiais (ZEES), que funcionam como verdadeiros enclaves econômicos internacionalizados.

IV. A região (D), da Manchúria, dispõe de imensas reservas de carvão e minério de ferro, abrigando um grande conjunto de indústrias estatais de bens de produção.

V. A região (E), onde se localiza Taiwan, é considerada uma província rebelde desde a diáspora provocada pela Revolução Chinesa de Mao-Tse-Thung.

Estão corretas apenas

a) I, II e III.

b) II, III e IV.

c) III, IV e V.

d) I, IV e V.

e) I, III e V.

f) I.R.

Gab: C

Questão 81)

Com relação à economia chinesa, assinale a alternativa correta.

a) O principal objetivo da Grande Revolução Cultural Proletária, lançada pelo Partido Comunista Chinês na década de 1960, era possibilitar a abertura da economia do país aos investimentos estrangeiros, gerando um intenso crescimento econômico que perdura até o momento.

b) Entre os principais fatores que atualmente atraem investidores estrangeiros, estão os incentivos oferecidos pelo governo, os baixos salários pagos aos trabalhadores e o imenso mercado potencial de consumo representado por este país.

c) O sucesso do intenso desenvolvimento está associado à abertura econômica para o comércio internacional e à abertura política no plano interno, consolidando os princípios democráticos no país.

d) Hong Kong, um dos principais centros econômicos da Ásia, atualmente é um protetorado britânico, sendo objeto de disputa diplomática entre o Reino Unido e o governo chinês, que pretende reincorporá-lo ao seu território.

e) A industrialização chinesa é resultado dos grandes investimentos feitos no país pelos japoneses, sendo desdobramento da boa relação política e aliança econômica entre os dois países que perdura desde a Segunda Guerra Mundial.

Gab: B

Questão 82)

Sobre questões ligadas à geopolítica mundial na atualidade, assinale a alternativa CORRETA.

a) O povo da Chechênia, a maior etnia sem Estado do mundo, habita uma vasta região da Ásia, extrapolando as fronteiras da Turquia, do Iraque, do Irã, da Síria e da Armênia.

b) A base naval de Guantánamo, em Cuba, vem sendo utilizada pelos EUA, desde janeiro de 2002, como prisão para pessoas acusadas de ligação com os grupos Taleban e Al-Qaeda, em uma área excluída do controle internacional.

c) O conflito da Cachemira serviu como justificativa para a militarização da fronteira entre a China e a Índia e para a corrida armamentista, sendo que esses países já realizam testes nucleares.

d) As sanções militares aplicadas pela ONU à Coréia do Norte representam uma forma de oposição ao desenvolvimento de armamento nuclear, cujos testes estavam sendo feitos na Oceania.

Gab: B

Questão 83)

Entre as inúmeras medidas tomadas para solidificar os fundamentos do “socialismo de mercado” na China, a criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) pode ser considerada a que produziu maior impacto. Sobre as ZEEs é correto afirmar que são áreas

a) demarcadas pelo Estado nas quais é permitida a entrada do capital internacional.

b) onde predominam as agroindústrias cuja produção é destinada ao consumo interno.

c) industriais altamente robotizadas que produzem artigos para o mercado internacional.

d) onde a oferta de empregos é restrita aos técnicos especializados com altos salários.

e) de economia moderna no interior do país, que reduzem o êxodo para as regiões litorâneas.

Gab: A

Questão 84)

A China ocupa o centro das atenções no noticiário econômico e político mundial. O seu rápido crescimento industrial permite, por exemplo, que seja responsável pela produção de mais de 50% dos brinquedos, relógios e calçados no mundo. Esse rápido crescimento poderá levar a várias conseqüências, EXCETO:

a) A busca de fontes de energia e de matéria prima.

b) Diminuição da dependência de fontes de energia oriundas de combustíveis fósseis.

c) A parcela da população cujo padrão de vida melhorou, começa a comprar carros e a poluir ainda mais as áreas urbanas.

d) Alterações no campo causando êxodo rural.

e) Maior participação no comércio internacional de produtos industrializados.

Gab: B

Questão 85)

Observe com atenção o mapa abaixo, que ilustra a organização do espaço na China.

clip_image006

Com base na interpretação do mapa acima e nos seus conhecimentos sobre o processo recente de globalização e fragmentação ocorrido no espaço geográfico chinês, é correto afirmar que esse processo

a) ocorreu de forma pouco fragmentada, pois, em grande parte das províncias do País, houve um grande aumento no nível de industrialização e urbanização, o que causou a redução das desigualdades regionais.

b) levou a um aprofundamento das desigualdades regionais, pois, enquanto há um cenário de desenvolvimento urbano e industrial nas metrópoles do leste, localizadas às margens do Pacífico, há domínio da pobreza na região oeste, que compreende as áreas rurais localizadas nas cadeias de montanhas e no deserto de Gobi.

c) levou a uma diminuição das desigualdades regionais, pois há um cenário de desenvolvimento urbano e industrial nas metrópoles do leste, localizadas às margens do Pacífico, como também na região oeste, nas cadeias de montanhas e no deserto de Gobi.

d) levou a um aprofundamento das desigualdades regionais, pois, enquanto há um antigo cenário de desenvolvimento urbano e industrial nas metrópoles localizadas no sul do País, há domínio da pobreza na região norte, onde estão as áreas rurais, localizadas nas cadeias de montanhas e no deserto de Gobi.

e) ocorreu de forma muito fragmentada, pois, em grande parte das províncias do País, houve uma grande diminuição no nível de industrialização e urbanização, o que causou o aumento das desigualdades regionais.

Gab: B

Questão 86)

Observe o gráfico a seguir.

clip_image008

Furnas: Banco Mundial, FMS e Global Invest.

O mundo está de olho na China. Com 20% da população mundial dentro de seu território e uma economia que cresceu cerca de 10% ao ano, em média, desde 1980, o país tem ocupado um espaço cada vez maior no cenário internacional. Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos sobre o atual modelo de desenvolvimento chinês, é correto afirmar que

a) o pluripartidarismo e a liberdade sindical foram fundamentais para a introdução da economia de mercado através da criação de Zonas Econômicas Especiais voltadas para o comércio internacional.

b) baixos salários, vasto mercado interno, incentivo à exportação e reformas políticas democráticas promovidas pelo Partido Comunista são aspectos responsáveis pela atual competitividade chinesa.

c) as reformas econômicas e políticas implantadas, que ocasionaram a abertura do país para o capital internacional, foram viabilizadas pela liberdade de organização política dos sindicatos e da imprensa chinesa.

d) a ampliação de produção de bens de consumo, a entrada de capital e tecnologias estrangeiras, a criação das Zonas Econômicas Especiais e outras medidas econômicas não foram acompanhadas pela democratização política.

e) a inexistência de pontos de conflito no território chinês e a sua homogeneidade étnica permitiram a profunda transformação no Estado e na sociedade, com o estabelecimento geral da propriedade privada.

f) I. R.

Gab: D

Questão 87)

China: um gigante de contrastes.

“Com o maior crescimento econômico do mundo o país asiático passa atualmente por marcantes transformações, nas quais se misturam índices alarmantes e um estilo de vida cada vez mais ocidentalizado”.

(Discutindo a Geografia, Ano 1, n° 1, 2004.)

Assinale com V ou com F as proposições conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas em relação à realidade chinesa abordada no texto.

( ) O crescimento econômico vivido pela China deve-se ao papel que o país desempenhou como o mais forte aliado norteamericano durante a guerra-fria e maior inimigo soviético.

( ) A associação de uma sociedade socialista com uma economia de mercado permite que o país se desenvolva com grande eqüidade social, alta poupança interna e eliminação das disparidades regionais.

( ) A China tem atraído investimentos com vistas no seu mercado consumidor interno, que além de ser o maior do mundo apresenta-se em expansão devido o alto poder de compra de sua população.

( ) A expansão econômica da China deve-se, em parte, aos investimentos estrangeiros, em geral, das multinacionais japonesas e norte-americanas que, aproveitando a abertura do mercado chinês voltado às exportações, se instalaram nas Zonas Econômicas Especiais, utilizando-se da mão-de-obra barata, abundante e disciplinada.

A seqüência correta das alternativas é

a) VVVF

b) FFFV

c) FVVV

d) VVFF

e) VVFV

Gab: B

Questão 88)

A expressão “socialismo de mercado” vem sendo empregada amplamente para designar uma nova experiência econômica posta em prática na China. No entanto, a rigor, essa expressão é contraditória, porque:

a) na China, os preços das mercadorias sempre foram tabelados.

b) o mercado, na China, é controlado pelas comunas populares.

c) a economia de mercado nega o dirigismo estatal.

d) o modelo chinês é neocapitalista, não controlado pelo mercado.

e) na China, há áreas muito produtivas e outras que são deficitárias, economicamente falando.

Gab: C

Questão 89)

Analise os gráficos e o texto.

EXPORTAÇÕES DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DO VESTUÁRIO NO

COMÉRCIO MUNDIAL, EM PORCENTAGEM, 1980-2003.

clip_image010

Em 1995, o número de trabalhadores no setor têxtil alemão era de 261 000 pessoas, passando para 146 000 em 2002. No setor de vestuário, a Itália perdeu quase 100 000 empregados de 1995 a 2002. Nos Estados Unidos, de 688 000 reduziu-se para 489.000 o número de trabalhadores no setor têxtil.

a) Qual é a relação entre os comportamentos das curvas das exportações têxteis e do vestuário, nos anos representados?

b) Que relação é possível estabelecer entre as informações contidas no texto e as principais tendências representadas nos gráficos?

Gab:

a) As curvas dos EUA e da UE no setor têxtil mostraram um certo equilíbrio na variação, mantendo-se um patamar mais elevado na UE do que nos EUA, enquanto a China mostrou no período um intenso, acelerado e contínuo crescimento no setor.

Já no setor de vestuário, EUA e UE mostraram novamente um certo equilíbrio na variação, porém em patamares baixos, enquanto a China apresentou, mais uma vez, um intenso, acelerado e contínuo crescimento.

b) A possível relação é que à medida que a China ultrapassa, nas suas exportações, os seus principais concorrentes nos setores têxtil e de vestuário, o desemprego cresce dentro destes.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis