sábado, 8 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 25

Questão 42)

Em novembro de 2011, o cacique Nísio Gomes de Tekoha Guaiviry foi morto nas proximidades da rodovia MS-386, entre os municípios de Ponta Porã e Amambaí, no Estado do Mato Grosso do Sul (MS). O assassinato de indígenas nessa região é um fato frequente. Os povos indígenas Guarani e Kaiowá vivem em situações precárias e em constantes conflitos com os fazendeiros da região.

(Adaptado de “Documento Final Aty Guasu Kaiowá e

Guarani: Aldeia Rancho Jacaré–Laguna”. CIMI-Regional Mato Grosso do Sul. http://www.cimi.org.br/site/ptbr/index.php?system=news&action=read&id=6406.

Acessado em 04/10/2012.)

a) Apresente os principais motivos de conflitos entre indígenas e fazendeiros como os da região mencionada no texto.

b) Cite duas ações coordenadas pela FUNAI direcionadas para a proteção das populações indígenas brasileiras.

Gab:

a) Os conflitos entre indígenas e fazendeiros no Mato Grosso do Sul (MS), especialmente na região oeste do Estado, estão frequentemente associados ao avanço do agronegócio, sobretudo, a expansão da soja e da cana-de-açúcar. Outro ponto de conflito a ser destacado são as crescentes reivindicações para demarcação de terras indígenas na região.

b) A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) tem muitas atribuições associadas à proteção e à promoção dos direitos das populações indígenas brasileiras, destacando-se, entre outras, as seguintes funções: formulação de políticas que visem a assegurar a preservação da vida, das terras, dos costumes e das línguas dos povos indígenas; administração dos bens do patrimônio indígena; promoção e levantamento censitários e pesquisas científicas sobre as populações indígenas com intuito de divulgação da cultura desses povos; acompanhamento das ações direcionadas para a promoção da saúde e da educação indígenas; demarcação, homologação e acompanhamento de ações sustentáveis nas terras indígenas.

Questão 43)

População absoluta das regiões brasileiras em 1940 e 2010 (em milhões de habitantes)

clip_image002

Adaptado de ibge.gov.br.

O crescimento populacional brasileiro foi significativo a partir da segunda metade do século passado. Entretanto, a análise da tabela indica que esse avanço não foi semelhante entre as regiões do país.

Nomeie as duas regiões brasileiras com maior crescimento relativo da população no período considerado. Em seguida, indique dois motivos que contribuíram para esse acentuado aumento populacional.

Gab:

Regiões: Centro-Oeste e Norte

Dois dos motivos:

• construção de Brasília

• criação de projetos de exploração mineral

• avanço da fronteira agrícola nessas regiões

• permanência de taxas de natalidade elevadas

• movimentos migratórios oriundos de outras regiões do país

Questão 44)

“O Plenário da Câmara aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438/01, do Senado, que permite a expropriação de imóveis rurais e urbanos onde a fiscalização encontrar exploração de trabalho escravo, e os destina à reforma agrária e a programas de habitação popular. A proposta é oriunda do Senado e, como foi modificada na Câmara, volta para exame dos senadores”.

(“Aprovada PEC do trabalho escravo”. Notícias online no sítio da

Comissão Pastoral da Terra. Disponível em

http://www.cptnacional.org.br/index.php/noticias/49-trabalhoescravo/

1099-aprovada-pec-do-trabalho-escravo. Acessado em 04/08/2012.)

Embora o Brasil esteja plenamente inserido na era da denominada sociedade digital e do consumo, e a população tenha conquistado algumas garantias para o exercício de sua cidadania, o país ainda enfrenta relações de exploração de trabalho análogas às do período da escravidão. Sobre o trabalho escravo no Brasil, pode-se afirmar que:

a) É uma prática mantida por fazendeiros do interior do Brasil que, embora registrem em carteira seus funcionários, não realizam de maneira adequada o pagamento de um salário mínimo, conforme obriga a lei em vigor.

b) As relações de exploração de trabalho análogas à escravidão são identificadas pelos fiscais do Ministério do Trabalho apenas em regiões distantes dos grandes centros urbanos, onde a presença do Estado é precária.

c) É uma prática mais comum nas fazendas de produção de carvão e de criação de gado do interior do Brasil, sendo quase inexistente nas fazendas modernas de produção de grãos e de cana-deaçúcar.

d) Relações de exploração de trabalho análogas à escravidão ainda são encontradas em diferentes partes do país, tanto em áreas rurais quanto em áreas urbanas.

Gab: D

Questão 45)

Em 5 de maio de 2011, a união estável de casais do mesmo sexo foi reconhecida pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:

a) No caso brasileiro, o reconhecimento da união homoafetiva não implicou o reconhecimento de vínculos familiares entre companheiros do mesmo sexo.

b) O Brasil é o primeiro país sul-americano a reconhecer a união estável entre pessoas do mesmo sexo.

c) A decisão do STF concede aos parceiros do mesmo sexo o direito ao casamento civil.

d) A decisão do STF estende direitos tais como pensão, aposentadoria e herança a parceiros do mesmo sexo que optarem pela união estável.

e) Apesar da decisão favorável do STF, a efetivação da união estável entre parceiros do mesmo sexo ainda depende de lei específica votada pelo Congresso e sancionada pelo Executivo.

Gab: D

Questão 46)

Sistematicamente, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) tem apresentado resultados do Censo 2010. Dentre esses resultados pode-se destacar

a) o expressivo crescimento demográfico das regiões Norte e Centro-Oeste.

b) a manutenção do predomínio de população rural nos estados do Amapá e do Piauí.

c) a redução do número de idosos nas grandes capitais do Sudeste e do Nordeste.

d) a sensível redução da população indígena nos estados amazônicos.

e) o crescimento expressivo da taxa de fecundidade em todos os estados.

Gab: A

Questão 47)

Analise a pirâmide etária do Brasil:

clip_image004

O formato da pirâmide comprova que, no Brasil, nas últimas décadas, vem ocorrendo os fatos listados a seguir, EXCETO um. Assinale-o.

a) o envelhecimento da população;

b) o aumento da expectativa de vida;

c) a queda nos índices de fecundidade;

d) a redução das taxas de mortalidade;

e) o predomínio do contingente de jovens.

Gab: E

Questão 48)

clip_image006

www.ibge.gov.br

Diversas experiências históricas da sociedade brasileira interferiram nas variações dos fluxos imigratórios nos séculos XIX e XX.

Para o período situado entre 1880 e 1899, a variação indicada no gráfico associou-se ao seguinte fator:

a) expansão cafeeira

b) crise da monarquia

c) abolição da escravidão

d) modernização industrial

Gab: C

Questão 49)

A análise das pirâmides etárias possibilita perceber algumas tendências da dinâmica demográfica de uma sociedade.

Observe a estrutura etária da população dos estados brasileiros em 2000:

clip_image008

clip_image010clip_image012

Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

A macrorregião brasileira que deverá demorar mais para concluir seu processo de transição demográfica é a:

a) Centro-Oeste

b) Nordeste

c) Sudeste

d) Norte

Gab: D

TEXTO: 1 - Comum à questão: 50

I.

Em meados de março de 2011, uma onda de protestos na Síria, contra o governo de Bashar al-Assad se formou na cidade de Homs, que não tardou em se tornar um conflito armado, [...] Ao contrário dos outros países da “primavera árabe” que já estão em um sistema transitório de governo, ou que controlaram as manifestações, a Síria permanece com um futuro incerto. (ORTUNES, s/d, p. 28).

ORTUNES, L. O levante sírio. Geografia. São Paulo:

Escala Educacional, n. 44. Pelo mundo.

II.

Desde 2011, a Síria, país do Oriente Médio, vive um conflito interno crescente. A situação agravou-se de tal forma que até o ditador Bashar al-Assad admitiu, em junho de 2012, que o país vive “em estado de guerra”. A repressão das forças sírias ao levante armado contra o regime já matou, pelas estimativas, 14 mil pessoas, em 16 meses, 3 mil apenas em junho. Outras 30 mil encontramse refugiadas na Turquia. (VENTOS..., 2012, p. 44).

VENTOS FRIOS na primavera árabe. Atualidades e Vestibular+ENEM.

São Paulo: Abril, ed. 16, 2. sem. 2012. Internacional.

Questão 50)

O processo das migrações populacionais é reflexo de uma série de fatores que vão das guerras às perseguições religiosas, de catástrofes naturais a problemas econômicos.

Em relação aos processos migratórios para o Brasil, pode-se inferir que a imigração

01. italiana, para as fazendas de café, ocorreu respaldada nas concepções da teoria do embranquecimento, na medida em que o trabalhador europeu era visto como superior aos asiáticos e aos afrodescendentes.

02. síria se estabeleceu desde o início do século XX, na medida em que a pressão norte-americana para o estabelecimento de um regime democrático na Síria, desencadeou um conflito armado, que perdura até os dias atuais.

03. norte-americana, fugindo dos efeitos da crise de 1929, criou uma comunidade extensa, que se espalhou de forma homogênea no país, provocando uma forte influência da cultura estadunidense nos hábitos e costumes brasileiros.

04. alemã se intensificou após a Segunda Guerra Mundial, quando milhares de alemães migraram para a Região Sul, fugindo das perseguições estabelecidas pelo Tribunal de Nuremberg e da Mossad (polícia secreta de Israel), expulsando os descendentes de imigrantes asiáticos estabelecidos nessa região.

05. árabe ocorreu após a criação do Estado de Israel, que expulsou palestinos da região, para dar início ao processo de industrialização nesses territórios, iniciando, assim, os conflitos armados no Oriente Médio, no século XX.

Gab: 01

Questão 51)

O Índice de Qualidade de Vida Humana (IQVH), formado por cinco indicadores (qualidade da habitação, condições de vida, saúde e segurança ambiental, serviços sanitários e renda), mede os aspectos relacionados ao desenvolvimento humano e à qualidade do ambiente construído.

De forma geral, no Brasil, nas últimas décadas, ocorreu, uma melhora no IQVH. No entanto, os indicadores de saúde e segurança ambiental e de serviços sanitários apresentam resultados insatisfatórios.

Dentre os problemas enfrentados pela população brasileira, no que se refere à qualidade de vida, destacam-se os apresentados a seguir, EXCETO um. Assinale-o:

a) discrepância social e ambiental existente entre as Regiões Metropolitanas – quanto mais meridional é a RM, melhores são os valores referentes à qualidade de vida da população;

b) permanência de causas da mortalidade por doenças respiratórias e parasitárias – fortes instrumentos de estimativas indiretas da qualidade do ar e água que a população usufrui;

c) aumento da mortalidade por causas externas, como homicídios e acidentes de trânsito – fato alarmante nas grandes cidades e regiões metropolitanas, principalmente entre a população jovem, principal vítima deste tipo de óbito;

d) desigual distribuição espacial de médicos pelo país, já que há uma grande concentração nas capitais dos estados e uma reduzida presença nas cidades do interior – grande parcela da população tem condições precárias de atendimento médico;

e) manutenção das principais causas de óbitos por tuberculose, malária e dengue – o Estado não prioriza em suas políticas sociais a construção de uma infraestrutura sanitária para as áreas habitadas pela população de mais baixa renda.

Gab: E

Questão 52)

O mapa a seguir apresenta o número de migrantes que entraram em cada uma das regiões brasileiras e os que delas saíram em 2009. Sobre esse fenômeno e suas causas, assinale a alternativa correta:

clip_image014

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/07/15/centro-oeste-e-a-regiao-que-mais-retem-imigrantes-aponta-ibge.jhtm

a) Uma parcela significativa dos migrantes que chegam à Região Nordeste é constituída por nordestinos que haviam migrado para outras regiões em períodos anteriores.

b) O elevado saldo migratório registrado na Região Centro-Oeste pode ser explicado pela grande demanda por trabalhadores agrícolas, já que a agricultura da região caracteriza-se pela baixa intensidade tecnológica.

c) A Região Sul apresenta saldo migratório positivo, em grande parte resultante da atração exercida pelas metrópoles nacionais que polarizam a região.

d) A Região Norte apresenta saldo migratório negativo, reflexo da crise demográfica que se instalou no Amazonas após o fim da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).

e) A Região Sudeste deixou de figurar como polo de atração de imigrantes, devido à estagnação dos espaços industriais nela situados.

Gab: A

Questão 53)

Observe os seguintes mapas do Brasil.

clip_image016clip_image018clip_image020

Os mapas representam, respectivamente, os temas

clip_image022

Gab: C

Questão 54)

clip_image024

Observando os fluxos migratórios destacados no mapa, é correto afirmar, a respeito da Região Nordeste, que

a) nos primeiros séculos de ocupação europeia da Região Nordeste, desenvolveram-se as primeiras atividades de grande expressão econômica para o país, como a extração do pau-brasil, do cacau e, posteriormente, do babaçu, em que a grande quantidade de mão-de-obra se fazia essencial.

b) as plantations de cana-de-açúcar, desenvolvidas nos estados de Rondônia, Pará e Goiás, nos séculos XVI e XVII, tornaram essas áreas focos de migrantes em busca de prosperidade, já que o produto visava ao mercado europeu, gerando uma decadência produtiva para a Região Nordeste.

c) de acordo com a Divisão Política do IBGE, a Região Nordeste é composta por cerca de 47 milhões de habitantes, distribuídos em 10 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, parte do estado do Maranhão e parte do estado de Minas Gerais (Vale do Jequitinhonha).

d) devido aos graves problemas socioeconômicos e ambientais, como as grandes desigualdades de renda, a forte concentração fundiária e as secas no Sertão nordestino durante o século XX, a região passou a representar um cenário de intenso movimento de repulsão populacional. Muitos habitantes saíram, sobretudo entre as décadas de 1940 e 1980, em busca de oportunidades de trabalho em outras regiões do país.

e) com o abandono persistente de áreas produtivas nordestinas, o governo federal criou, na década de 1930, no governo de Getúlio Vargas, a SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). Porém, devido aos desvios de capitais que nunca chegavam aos seus verdadeiros destinos, o órgão foi desativado na década de 1990.

Gab: D

Questão 55)

Sobre a população brasileira, pode-se afirmar:

I. No Censo de 2000, a população brasileira era de quase 170 milhões de habitantes. Em 2010, esse número aumentou para mais de 190 milhões.

II. Na população brasileira, há aproximadamente 97 milhões de mulheres e 93 milhões de homens.

III. A maioria das famílias brasileiras (91%) é formada por pessoas com laços de parentesco. Mas existem também as famílias sem parentesco, que podem ser duas ou mais pessoas ou unipessoais (apenas uma pessoa). O número de famílias unipessoais foi o que mais aumentou: de 2,4 milhões em 1991 para 4,1 milhões em 2000.

IV. A taxa de fecundidade vem reduzindo, no Brasil, desde a década de 1960.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Gab: E

Questão 56)

O gráfico abaixo indica a evolução e distribuição da população economicamente ativa (PEA) no Brasil, entre 1940 e 2006.

clip_image026

Fonte: IBGE, Estatísticas históricas do Brasil, Pnad 1990 e 2006.

Com base na análise do gráfico, é CORRETO afirmar:

a) atualmente, a parcela da PEA engajada no comércio e nos serviços supera em muito os trabalhadores da agropecuária e da indústria.

b) com a urbanização do país, há o decréscimo constante da população ligada à agropecuária, enquanto o setor secundário se sobrepõe ao setor dos serviços e do comércio.

c) entre 1940 e 1970, o crescimento do setor primário acompanha o do setor secundário.

d) o número de empregados na indústria cresce gradativamente a partir de 1950, acelerando o crescimento industrial a partir de 1980.

Gab: A

Questão 57)

O mapa mostra os primeiros caminhos percorridos pela ocupação bandeirante no território brasileiro nos séculos XVI e XVII.

clip_image028

TANDJIAN, J. O.; MENDES, I.L..Geografia: estudos

para compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2010.

A interiorização do território não foi por acaso, mas por interesse dessas incursões. Sobre as motivações e suas consequências, assinale a alternativa correta.

a) Os bandeirantes tinham um interesse nessas primeiras incursões, o índio. Os jesuítas, desejosos de implantar um território cristão no novo mundo, contrataram os primeiros bandeirantes e criaram inúmeras vilas indígenas que garantiram a posse do território.

b) As primeiras incursões bandeirantes no território tiveram o patrocínio de capital inglês que pretendia, através de sua parceria com Portugal, garantir o ouro e a prata da região central da América do Sul.

c) As primeiras incursões foram realizadas com o interesse de catequizar e capturar os índios, e também buscar metais e pedras preciosas. O resultado foi a fundação de cidades reordenando e garantindo a posse do território.

d) Os primeiros bandeirantes foram em busca de ouro e pedras preciosas, caminhando pelas trilhas indígenas, fundaram várias cidades por intermédio do interesse de Portugal e Espanha que aliados empreenderam a aplicação de seus planos de construção de uma rede urbana de domínio do território.

e) As primeiras incursões foram realizadas por entradas com o interesse de conquistar negros pelos bandeirantes que queriam capturar os índios e também buscar metais e pedras preciosas. O resultado foi a fundação de cidades, reordenando e garantindo a posse do território.

Gab: C

Questão 58)

População rural da região Centro-Oeste (2010)

clip_image030

Adaptado de http://ibge.gov.br

A proporção de homens e mulheres nesta pirâmide etária é explicada pelo comportamento do indicador demográfico denominado:

a) taxa de migração

b) expectativa de vida

c) crescimento vegetativo

d) sobremortalidade feminina

Gab: A

Questão 59)

Democracia: governo no qual o povo toma as decisões importantes a respeito das políticas públicas, não de forma ocasional ou circunstancial, mas segundo princípios permanentes de legalidade.

Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

O conceito de democracia apresentado acima se relaciona diretamente com a prática de:

a) unidade sindical

b) socialização da riqueza

c) estabilidade constitucional

d) autodeterminação das minorias

Gab: C

Questão 60)

Leia o texto a seguir.

“[...] os valores e interesses predominantes são construídos sem referência ao passado ou ao futuro no panorama intemporal das redes de computadores e da mídia eletrônica, em que todas as expressões ou são instantâneas, ou não apresentam sequência previsível. […] Essa virtualidade é nossa realidade porque está na estrutura desses sistemas simbólicos intemporais desprovidos de lugar cujas categorias construímos e cujas imagens, também por nós evocadas, modelam o comportamento, influenciam a política, acalentam sonhos e provocam pesadelos.”

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia,

sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 3. p. 411; 439.

Nos últimos anos tem crescido de forma acentuada a utilização das redes sociais na internet, principalmente pelos mais jovens. Os protestos agora se difundem globalmente, e abaixo-assinados e petições públicas se reproduzem pelas redes, dando um novo significado ao conceito de cidadania.

Com base no texto e nas informações apresentadas, conclui-se que, com o uso da internet,

a) as redes sociais têm contribuído para tornar o mundo mais humano e tolerante.

b) as redes sociais levam as pessoas a tornarem-se mais ativas na luta pela distribuição das riquezas.

c) os jovens encontram nas redes sociais um instrumento real para transformar a sociedade.

d) as redes sociais potencializam revoltas e manifestações, mas carecem de organização e limitam-se no tempo.

e) os questionamentos críticos nas redes sociais têm mudado o comportamento consumista da juventude.

Gab: D

Questão 61)

No início dos anos 1980, os capixabas, em sua maioria, do Norte (Ecoporanga, Colatina, Barra de São Francisco, etc), se concentraram no centro rondoniense, entre Ji-Paraná e Cacoal, uma região desconhecida para a maioria. Muitos desistiram e foram engrossar o cinturão de pobreza ao redor das cidades ou retornaram aos seus locais de origem. Os que ficaram construíram uma vida nova. Hoje é comum, por exemplo, ao longo das cidades nascidas no eixo da BR-364 (Cuiabá-Porto Velho), ver placas indicando Máquina de café Colatinense, Borracharia Capixaba, Hotel Linhares e outras mais.

(Fonte: Capixabas em Rondônia: a conquista do Norte. Disponível

em: <www.seculodiario.com>. Acesso em: 8 ago. 2011. Adaptado).

Analise a conjuntura social, econômica e fundiária que motivou a ocorrência do fluxo migratório apontado no texto.

Gab:

O fluxo migratório apontado no texto é o dos capixabas para a Amazônia, mais especificamente para o estado de Rondônia. Isto ocorreu devido à precária condição das terras, tanto física como econômica, especialmente no Norte, decorrente da erradicação dos cafezais ocorrida cerca de uma década antes. Este fato se desdobrou um grande êxodo rural, mas também na inserção de capixabas em planos federais de ocupação da Amazônia.

Questão 62)

Analise o gráfico apresentado a seguir.

clip_image032.

BRASIL. IBGE. Censos demográficos, 1970, 1991, 2010.

O gráfico representa a distribuição da população nos anos de 1970, 1991 e 2010, por grandes grupos etários, indicando mudanças em seu perfil. Estas informações possibilitam o cálculo da taxa de dependência da população. Essa taxa é a razão entre a soma da população compreendida nos grupos etários de até 14 anos e acima de 64 anos, e a população compreendida entre os grupos de 15 e 64 anos.

Com base nos dados representados no gráfico e no enunciado, responda:

a) Qual o valor aproximado, em até três casas decimais, da taxa de dependência da população do estado de Goiás em 2010?

b) Indique uma razão que explique a redução da participação relativa dos jovens no total da população do estado de Goiás, nos anos considerados no gráfico.

Gab:

a) Taxa de dependência = 0,428

b) O candidato deverá indicar uma das seguintes razões:

– queda da taxa de fecundidade;

– redução da taxa de natalidade;

– entrada da mulher no mercado de trabalho.

– Outras razões serão aceitas, desde que pertinentes.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis