sábado, 8 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 27

Questão 81)

Embora as oportunidades de acesso ao nível superior tenham aumentado, a educação no Brasil ainda apresenta deficiências, que pouco contribuem para a redução da desigualdade social no país. Um dos aspectos a considerar é a taxa de analfabetismo.

Analise o gráfico abaixo, cuja primeira parte mostra dados sobre o Brasil e a segunda, sobre as regiões brasileiras, em relação à taxa de analfabetismo.

clip_image002

(Dados disponíveis em: <http://www.todospelaeducacao.org.br>. Acesso em: 08 maio 2012.)

Considerando os dados do gráfico acima, assinale a alternativa correta.

a) A região brasileira com a menor taxa de analfabetismo é composta pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

b) No Brasil, no período de 2004 a 2010, a redução da taxa de analfabetismo entre as pessoas de 15 anos de idade ou mais foi menor do que no período de 1992 a 1998.

c) As regiões Nordeste e Centro-Oeste têm aproximadamente a mesma taxa de analfabetismo na faixa de idade de 10 a 14 anos.

d) Na faixa de idade de 15 anos ou mais, a taxa de analfabetismo no Nordeste é equivalente ao total da taxa de analfabetismo na região Sudeste.

e) As regiões Norte e Sul apresentam as menores taxas de analfabetismo do Brasil.

Gab: B

Questão 82)

A partir da análise das pirâmides etárias e dos conhecimentos sobre o perfil demográfico brasileiro, é correto afirmar:

clip_image004

SUZIN, G. O Brasil no espelho. Atualidades e Vestibular+ENEM.

São Paulo: Abril, ed. 14, 2012, p. 141.

a) A demanda por mão de obra é maior na população feminina, em virtude da emancipação desse gênero.

b) A taxa de fecundidade está em queda, entre outros fatores, devido à maior utilização de métodos anticonceptivos.

c) O perfil demográfico permanece inalterado, visto que os homens continuam sendo minoria, na população absoluta.

d) O país se encontra na segunda fase de transição demográfica, pois a mortalidade está caindo rapidamente e a expectativa de vida estacionou.

e) A taxa de mortalidade infantil apresenta um aumento progressivo, podendo ser percebida no maior estreitamento da base das pirâmides.

Gab: B

Questão 83)

Em relação à distribuição espacial da população brasileira, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) A mudança no padrão espacial de distribuição da população decorre, dentre outros fatores, do avanço das fronteiras agrícolas, com a consequente incorporação de novos territórios, nas regiões Norte e Centro-Oeste.

( ) A irregularidade na distribuição da população pelo território brasileiro se deve a fatores geográficos, como a colonização europeia, a partir do litoral.

( ) As taxas de crescimento demográfico são, em geral, mais elevadas nas áreas de menor densidade demográfica.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

a) V F V

b) F V F

c) F F V

d) V V F

e) V V V

Gab: A

Questão 84)

Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro aumentou, mas algumas regiões ainda carecem de investimentos para aumentar a longevidade de grande parcela da população, como a Região Nordeste.

Sobre os aspectos referentes à mortalidade nessa Região, é correto afirmar:

a) A mortalidade por causas externas, relacionada com o tráfico de drogas, é maior nos estados que fazem fronteira com a Região Norte.

b) Segundo o IBGE, Salvador é a capital nordestina onde a prática do aborto constitui a principal causa da mortalidade materna.

c) A falta de assistência médico-pediátrica é o fator principal da mortalidade infantil em ascendência, sobretudo no Ceará.

d) O crescimento dos casos de morte por doenças relacionadas com os aparelhos respiratório e circulatório resulta unicamente do processo natural de envelhecimento, o que tem caracterizado o perfil etário da população brasileira.

e) O perfil da mortalidade de uma região reflete seu grau de desenvolvimento econômico e, por esse motivo, o maior percentual de mortalidade no Nordeste corresponde ao de doenças infecciosas transmissíveis e parasitárias.

Gab: B

Questão 85)

Considerando-se os conhecimentos sobre as migrações internas, no Brasil, é correto afirmar:

a) O Nordeste continua sendo a principal área de repulsão do país, com destaque para o Estado de Alagoas, o maior foco migratório dessa região.

b) O Sudeste permanece como receptor de migrantes, sendo o Espírito Santo a unidade da Federação que apresenta a menor absorção migratória.

c) A Região Norte sempre foi uma área de elevada evasão migratória, sendo que o Estado do Pará apresenta os maiores índices de evasão dessa região.

d) A Região Centro-Oeste é a única do Brasil capaz de receber e de absorver, na economia, toda a mão de obra migrante.

e) A maioria dos estados brasileiros possui um saldo migratório negativo, com exceção dos estados sulinos, onde a maior parte da população não migra para outras regiões, devido à eficiente implantação da reforma agrária.

Gab: A

Questão 86)

As antigas comunidades tinham uma escala local e proeminentemente natural de organização. Cada cultivo, cada habitação e cada roupa do vestuário expressava essas características, ao tempo que as reforçava. Daí vinham os traços da cultura e os elementos formadores de suas representações. Da casa de madeira das áreas de florestas, vinha o sentido do efêmero, e da casa de pedra das áreas de clima árido o de perenidade, traduzindo-se o material de construção numa noção de tempo e numa metafísica. Paisagem e comunidade assim se confundem.

MOREIRA, Ruy. O PENSAMENTO GEOGRÁFICO

BRASILEIRO: as matrizes de renovação.

São Paulo: Contexto: 2009. p. 126. (adaptado)

A complexidade existente entre espaço e cultura revela que

a) as representações culturais das antigas comunidades se caracterizavam pela influência recebida de processos endógenos e exógenos.

b) que as técnicas de cultivo das antigas comunidades se estruturavam pelos diferentes níveis de territorialidades impostas pelo espaço natural local.

c) a organização da vida social nas antigas comunidades se dava pela relação estabelecida entre a comunidade e a paisagem local.

d) as condições oferecidas pelas instituições políticas e econômicas determinavam a ordenação da vida social, cultural e comunitária nas antigas comunidades.

e) os hábitos e os vestuários presentes em cada comunidade antiga eram determinados pelas noções de gêneros.

Gab: C

Questão 87)

Leia o texto a seguir.

O Brasil faz parte de um grupo relativamente pequeno de países que melhoraram seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2011, segundo o relatório anual divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Entre 187 nações avaliadas, 151 mantiveram ou perderam posição no ano, e o Brasil está entre as 36 nações restantes com um desempenho aceitável.

MONTOLA, Paulo. O Brasil avança devagar no ranking mundial

do IDH. GE Atualidades, São Paulo, Ed. 15, p. 99, jan./jun. 2012.

a) Antes do IDH, utilizava-se o cálculo da renda per capita para avaliação do bem-estar das populações. Por que o cálculo da renda per capita não representa a real situação social de uma nação?

b) O cálculo do IDH é obtido a partir da média de três indicadores para medir o bem-estar. Esses indicadores são:

c) Apesar de apresentar melhora no IDH e de ter uma renda per capita relativamente alta, a 84ª. posição do Brasil no ranking mostra as debilidades do país. De acordo com o Censo 2010, 10% dos brasileiros mais ricos detêm 44,5% da renda nacional. Como esses dados provocam as debilidades do país?

Gab:

a) Para se chegar a renda per capita de uma região, basta dividir o valor PIB pelo número de habitantes dessa área em estudo. O resultado não corresponde a real situação de uma população.

b) Educação, saúde e renda.

c) Que o estudante avalie a posição do Brasil no ranking do IDH e sua distribuição de renda, demonstrando que isso indica que parcela da população não usufrui de melhor qualidade de vida.

Questão 88)

Considere a Pirâmide Etária abaixo e aponte a(s) alternativa(s) correta(s) sobre a Estrutura Etária da População da região Sul do Brasil.

clip_image006

(In: ARAUJO, Regina e outros, CONEXÕES: Estudos de

Geografia Geral e do Brasil. São Paulo, Moderna, 2010.)

01. O topo da pirâmide representa a população com mais de 60 anos, enquanto a base apresenta o aumento da população jovem. O alargamento da pirâmide aponta a alta taxa de natalidade.

02. A participação de mulheres idosas é superior à participação de homens idosos na Pirâmide Etária da região Sul, o que inclui o Estado do Paraná.

04. A participação de menores de 10 anos de idade é inferior à da população adulta, na Pirâmide Etária, pois há uma ampliação do índice de fecundidade.

08. O topo da pirâmide indica que há um número significativo de idosos, o que gera demandas financeiras ao Estado, como as aposentadorias e os programas de saúde.

16. O Índice de Desenvolvimento Humano representado na Pirâmide Etária aponta a melhoria da qualidade de vida na região.

Gab: 10

Questão 89)

A tabela abaixo representa o crescimento populacional em números de habitantes no período de 2000 a 2010 do Brasil, Nordeste e Ceará. Com base no gráfico, no período de 2000 a 2010, pode-se afirmar que:

clip_image008

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

a) A taxa percentual de crescimento populacional do Brasil foi menor que a taxa percentual de crescimento do Nordeste.

b) A taxa percentual de crescimento populacional do Nordeste foi maior que a taxa percentual de crescimento populacional do Ceara.

c) A taxa percentual de crescimento populacional do Ceará foi menor que a taxa percentual de crescimento populacional do Brasil.

d) A taxa percentual de crescimento populacional do Ceará foi maior que a taxa percentual de crescimento populacional do Nordeste.

e) nenhuma das alternativas anteriores é verdadeira.

Gab: D

Questão 90)

Sobre as migrações internas e a política de imigração, no Brasil, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) As diferenças econômicas das regiões brasileiras retratam os movimentos migratórios pelo território nacional, desde o Período Colonial.

( ) A expansão do agronegócio e das fronteiras agrícolas explicam o fato de a Região Nordeste, na última década, ter sido a que mais recebeu contingentes populacionais de outros estados.

( ) O Brasil foi, sempre, um país que restringiu a imigração estrangeira, todavia sua política de imigração se modificou, nos últimos governos, devido ao desenvolvimento econômico e à necessidade de mão de obra estrangeira.

( ) O Sudeste brasileiro viu o declínio da migração na primeira década do século XXI, em razão do aumento do desemprego nessa região.

( ) A política de anistia aos imigrantes ilegais, adotada pelo governo em 2009, permitiu a regularização da situação de grande número de estrangeiros ilegais, possibilitando o seu amparo legal e direitos trabalhistas.,

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

01. V F F V V

02. F V V F F

03. F F V V V

04. V V F F V

05. F V V V F

Gab: 01

Questão 91)

Analise a figura.

Brasil: Distribuição etária da população por sexo, 2000 e 2035.

clip_image010

(http://noticias.uol.com.br)

Sobre as causas e os possíveis efeitos da previsão de mudança da estrutura etária brasileira entre 2000 e 2035, pode-se afirmar que

a) a expansão do topo da pirâmide está associada à tendência de crescimento da expectativa de vida no Brasil e um de seus efeitos deverá ser a diminuição de demanda por serviços de saúde dirigidos à população idosa do país.

b) a redução do topo da pirâmide etária está associada à tendência de crescimento da expectativa de vida no Brasil e um de seus efeitos deverá ser o aumento dos serviços turísticos destinados especialmente à população idosa do país.

c) a redução da base da pirâmide está associada à queda da taxa de natalidade e um dos seus efeitos deverá ser a diminuição do número de jovens em idade escolar no país.

d) a redução da base da pirâmide está associada ao aumento da taxa de fecundidade e um dos seus efeitos deverá ser o aumento total do número de jovens em idade escolar no país.

e) o aumento proporcional da população adulta no país está associado ao aumento da taxa de natalidade e um dos seus efeitos deverá ser a constituição de uma situação de pleno emprego junto à população adulta do país.

Gab: C

Questão 92)

O trem de ferro quando vem de Pernambuco

Vem fazendo zuco-zuco, vem danado pra chegar

O nordestino bota a sua cabeça para fora

Está faltando meia hora pra chegar ao Paraná

O nordestino deixa a esposa e seus filhos

Quando ele pega o trilho e aqui vem trabalhar

Com seu facão afiado, corta cana de montão

Ajuntando algum tostão, para sua terra mandar

Fonte: http://www.luso-poemas.net Acessado em 16/04/2012.

O movimento populacional ilustrado no soneto "Cortador de Cana" de autoria de João Mariano Delize faz referência a um movimento migratório vivido pelos trabalhadores rurais no Brasil. Nos estudos populacionais este movimento recebe o nome de migração

a) uniforme.

b) pendular.

c) espontânea.

d) compulsória.

e) de transumância.

Gab: E

Questão 93)

Nos últimos anos o Brasil tem registrado mudanças significativas em suas taxas de crescimento vegetativo. Em 1960 a taxa de crescimento da população era de 2,99% e em 2010, de 1,17% . Várias teorias procuram entender e explicar as mudanças populacionais registradas nos diferentes países e/ou sociedades. Quanto às teorias populacionais e suas tentativas em explicar o desenvolvimento da população brasileira, assinale a afirmativa correta.

a) A Teoria Reformista preconiza que, com maior acesso à educação, saúde, emprego e distribuição de renda, as taxas de crescimento vegetativo começarão a diminuir como consequência da melhor qualidade de vida da populacão brasileira.

b) Segundo as fases de desenvolvimento da população, o Brasil está na primeira fase, registrando elevadas taxas de natalidade e mortalidade, que resulta em sua baixa taxa de crescimento vegetativo.

c) Segundo os econeomalthusianos é necessário ocupar a Amazônia brasileira para que a população não padeça por falta de comida.

d) A teoria neomalthusiana explica bem o desenvolvimento populacional do Brasil ao indicar que um país se torna rico quanto mais população houver, pois haverá mão-de-obra excedente para a producão de riquezas.

e) A teoria populacional de Malthus, de 1789, se aplica bem ao Brasil, já que vivemos atualmente a chamada “explosão demográfica” e temos uma das maiores populações absolutas do mundo, tornando-nos um dos países com maior densidade demográfica.

Gab: A

Questão 94)

No Brasil, sobretudo a partir da década de 1950, a expansão das periferias metropolitanas foi marcada pelo surgimento de loteamentos clandestinos, áreas favelizadas, além da articulação geográfica com várias cidades de menor porte. Parte do contingente populacional dessas periferias intensificou um movimento migratório cotidiano, realizando deslocamentos diários de ida e vinda para o trabalho.

Esse movimento populacional é denominado

a) Êxodo Rural

b) Migração Pendular

c) Migração de Retorno

d) Transmigração

e) Transumância

Gab: B

Questão 95)

A Constituição brasileira de 1988 reconheceu os direitos dos povos indígenas como primeiros habitantes de suas terras e estabeleceu que estas deveriam ser demarcadas. A demarcação de terras indígenas é uma forma de garantir a esses povos a decisão sobre a sua maneira de viver, o respeito aos seus hábitos e tradições.

Com base na Constituição, essas terras demarcadas têm como destinação prioritária a(o)

a) reestruturação territorial das reservas indígenas identificadas

b) posse legal e o uso exclusivo pelas populações indígenas

c) concepção e aplicação integradas de políticas setoriais

d) compartilhamento privado e racional com reservas biológicas

e) estabelecimento sustentável de novas reservas extrativistas

Gab: B

Questão 96)

Vai de Madureira

Zeca Baleiro

Se não tem água Perrier eu não vou me aperrear

Se tiver o que comer não precisa caviar

Se faltar molho rose no dendê vou me acabar

Se não tem Moet Chandon, cachaça vai apanhar

Esquece Ilhas Caiman deposita em Paquetá

Se não posso um Cordon Bleu, cabidela e vatapá

Quem não tem Las Vegas, vai no bingo de Irajá

Quem não tem Beverly Hills, mora no BNH

Quem não pode, quem não pode

Nova York vai de Madureira

Se não tem Empório Armani

Não importa vou na Creuza costureira do oitavo andar

Se não rola aquele almoço no Fasano

Vou na vila, vou comer a feijoada da Zilá

Só ponho Reebok no meu samba

Quando a sola do meu Bamba chegar ao fim

Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/zeca-

baleiro/vai-demadureira>. Acesso em: 30 mai. 2012.

Glossário:

Perrier: Água importada da França

Moet Chandon: Uma das maiores produtoras de vinho

espumante, do tipo champanhe do mundo.

Cordon Bleu:Rede internacional de culinária.

BNH:Banco Nacional de Financiamento.

Madureira: Bairro carioca de classe média e classe média baixa.

Sobre a população brasileira, sua dinâmica e conflitos, é correto afirmar que:

a) A questão democrática e a distributiva, presentes na dicotomia das cidades é visualizada na segunda estrofe, que apresenta as opções que a cidade oferece.

b) O texto faz alusão ao processo de desindustrialização do Brasil. Percebe-se, pela quarta estrofe, a valorização da mão de obra cultural humana.

c) A perda da produtividade urbana, o crescimento das cidades médias e o processo de conurbação alimentam o desemprego, promovem diminuição da PEA no setor agrícola e aumenta a informalidade.

d) A questão distributiva equivale à quebra do controle excludente do acesso à riqueza. Na primeira estrofe, assegura-se este direito em contraposição à mercantilização global.

e) O texto utiliza figuras de linguagem, como a ironia. O tema dirige-se às diferenças sociais vividas pela população, porém com opções espaciais conforme sua realidade.

Gab: E

Questão 97)

A população do Brasil alcançou a marca de 190.755.799 habitantes na data de referência do Censo Demográfico 2010. A série de censos brasileiros mostra que a população experimentou sucessivos aumentos em seu contingente, tendo crescido quase vinte vezes desde o primeiro recenseamento realizado no Brasil, em 1872, quando tinha 9.930.478 habitantes, como representado na tabela abaixo.

clip_image012

Fonte: Recenseamento do Brasil 1872-1920. Rio de Janeiro:

Diretoria Geral de Estatística, 1872-1930; e IBGE, Censo Demográfico 1940/2010.

(*) Para obtenção da taxa no período 2000/2010, foram utilizadas as

populações residentes em 2000 e 2010, sendo que, para este último ano,

foi incluída a população estimada (2,8 milhões de habitantes) para os domicílios fechados.

Sobre o crescimento populacional brasileiro e os dados apresentados pela tabela, explique:

a) Os motivos que levaram às elevadas taxas de crescimento populacional nas décadas de 1940 a 1970.

b) Por que, a partir da década de 1980, o ritmo de crescimento populacional passou a apresentar redução em suas taxas.

Gab:

a) altas taxas de natalidade como reflexo da falta de planejamento familiar; pequeno avanço da medicina e difícil acesso aos serviços de saúde; altos níveis de fecundidade; melhoria dos serviços de saúde e de saneamento básico e maior acesso da população a esses serviços e melhoria no padrão alimentar; na zona rural, era necessária uma família numerosa, que significava mais mão de obra e, consequentemente, maior produção

b) queda na taxa de fecundidade, resultado das mudanças estruturais que ocorreram na economia brasileira; evolução de métodos contraceptivos; maior acesso aos serviços de saúde pública; nas cidades, ter muitos filhos significa acumular despesas; entrada da mulher no mercado de trabalho; transição da população rural para urbano-industrial

Questão 98)

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) foi criado para indicar as condições gerais de vida das populações nas mais diversas regiões. Observe o IDH da Região Sudeste e assinale a alternativa que melhor explique a territorialização deste indicador.

clip_image014

Fonte: Atlas National Geographic – Brasil. Ed. Abril, p.74.

a) Observa-se que o IDH é melhor nas áreas rurais, como o interior de Minas Gerais, onde a ausência de poluição contribui para a qualidade de vida.

b) Nota-se que o IDH é determinado pela combinação de desenvolvimento industrial e alto poder aquisitivo, características das regiões do Sudeste, em que este índice é mais elevado.

c) Pode-se concluir que o IDH é sempre maior nas áreas mais populosas, já que nas áreas mais despovoadas, como o Vale do Jequitinhonha (MG) e Vale do Ribeira (SP), não há muitos indicadores a serem medidos.

d) O IDH resulta da combinação de fatores como renda, expectativa de vida e educação e, quanto mais próximo a 1, melhor.

e) O alto IDH observado no interior paulista e Triângulo Mineiro explica-se pela modernização da agropecuária e do sistema viário que agiliza o fluxo de pessoas, informações e mercadorias.

Gab: D

Questão 99)

Em 2010, o IBGE realiza o Censo Demográfico brasileiro, cuja aferição total só será concluída em 2012. Contudo, a realização dos últimos PNADs permitem afirmar sobre a população brasileira que nas últimas décadas:

a) as taxas de natalidade e mortalidade caíram e, consequentemente, a de crescimento vegetativo aumentou.

b) houve um aumento da taxa de mortalidade devido ao envelhecimento precoce da população brasileira.

c) estão em curso os estreitamentos do meio e da base da pirâmide etária e o alargamento do topo.

d) há uma encruzilhada demográfica motivada pela significativa redução do ingresso ao mercado de trabalho dos jovens entre as décadas de 2010 e 2030.

e) houve um efeito combinado da redução dos níveis da fecundidade e da mortalidade e do aumento da expectativa de vida.

Gab: E

Questão 100)

“Com o aumento da expectativa de vida no mundo inteiro, tornar-se pai depois dos 40, 50 ou 60 anos deixou de ser raridade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens brasileiros viviam, em média, 60,2 anos em 1980. Em 2005, essa idade aumentou para 68,3 anos”.

(ÉPOCA. “Que lindos. São seus netos?”, nº 472, junho de 2007, p. 108)

Se para muitos homens a paternidade é um fenômeno tardio, o mesmo vem acontecendo com a população feminina (no caso, a maternidade). Esses fatos vêm ocorrendo porque:

a) a maternidade mais tardia da mulher é um fenômeno de repercussão importante na dinâmica demográfica da população brasileira, baixando, inclusive, as taxas de fecundidade;

b) a expectativa de vida vem aumentando para homens e mulheres igualmente em todas as regiões brasileiras, o que torna nacional e homogênea a queda das taxas de fecundidade;

c) nas cidades, a maior escolarização das mulheres interfere pouco nas taxas de fecundidade em razão dos limites biológicos da reprodução, que têm que se dar na mesma faixa de idade;

d) o que interfere nas taxas de fecundidade é o controle da natalidade, que significa uma primeira maternidade tardia e, em segundo lugar, com menos importância, é o aumento do índice de escolarização das mulheres;

e) o aumento da expectativa de vida dos homens e a possibilidade de ser pai mais tarde é o principal fator de queda da natalidade no Brasil, o que explica o baixo número de casamentos.

Gab: A

Questão 101)

No gráfico abaixo, estão representadas mudanças no perfil socioeconômico da população brasileira entre 2002 e 2009.

clip_image016

Adaptado de Folha de S. Paulo, 18/04/2010

Um dos principais fatores que possibilitaram as mudanças representadas no gráfico é:

a) elevação do poder aquisitivo

b) ampliação da expectativa de vida

c) estabilização da oferta de emprego

d) diminuição da taxa de analfabetismo

Gab: A

Questão 102)

Região metropolitana do Rio de Janeiro: percentual de pessoas que trabalham ou estudam em outros municípios (2005)

clip_image018

Adaptado de SANTANA, Fabio Tadeu e DUARTE, Ronaldo Goulart.

Rio de Janeiro: Estado e Metrópole. São Paulo: Editora do Brasil, 2009.

A dinâmica interna de uma região metropolitana é extremamente complexa, dada a variedade das interações que se estabelecem entre os aglomerados que a compõem.

Na tabela acima, evidencia-se o tipo de interação denominado de:

a) repulsão urbana

b) migração de retorno

c) movimento pendular

d) fluxo de transumância

Gab: C

Questão 103)

As pirâmides etárias brasileiras

clip_image020

clip_image022

O Globo, 25/04/2010

Nas duas últimas décadas, o governo federal vem propondo ações no sentido de oferecer uma resposta às transformações na composição etária da população brasileira.

Essas ações têm seguido uma tendência que se manifesta mais diretamente na seguinte iniciativa:

a) revisão das bases da legislação sindical

b) alteração das regras da previdência social

c) expansão das verbas para o ensino fundamental

d) ampliação dos programas de prevenção sanitária

Gab: B

Questão 104)

Segundo o censo brasileiro de 2010, nos últimos anos, os movimentos migratórios diminuíram e as cidades de médio porte foram as que mais cresceram.

Sobre a migração interna e o crescimento das cidades de médio porte, no Brasil, pode-se afirmar:

a) O Norte foi a única região que apresentou, nos últimos anos, saldo migratório positivo.

b) O Sul permanece como a região que mais recebe imigrantes, em decorrência da consolidação de novas áreas de atração econômica, relacionadas ao agronegócio.

c) A melhoria da infraestrutura nacional de transportes e o movimento de interiorização das universidades públicas fazem do Sudeste a região que mais retém imigrantes.

d) A dinâmica de crescimento das cidades de médio porte é explicada, entre outros fatores, pela desconcentração industrial nos grandes centros urbanos do país.

e) Salvador e João Pessoa, entre as cidades de médio porte do Nordeste, são as que mais perderam imigrantes.

Gab: D

Questão 105)

clip_image024

A análise das pirâmides populacionais, que representam os quatro estágios de transição demográfica, aliada aos conhecimentos sobre a estrutura etária da população mundial, permite afirmar:

a) A curva acentuada em I indica como a população decresce, em função das baixas taxas de fecundidade e de mortalidade.

b) O primeiro estágio de transição está representado em II, quando as taxas de mortalidade e de natalidade ainda são bastante elevadas.

c) III é característica de países onde a taxa de mortalidade cai rapidamente e a expectativa de vida aumenta, levando a um acelerado crescimento vegetativo.

d) Os formatos de III e IV indicam que as pessoas morrem antes de envelhecer, devido às péssimas condições sanitárias, à carência de prevenção e de tratamento de doenças, e à fome.

e) IV, a quarta fase de transição, apresenta taxas de natalidade e de mortalidade que se equilibram.

Gab: E

Questão 106)

Leia os textos abaixo:

Texto 01

Eu odeio o sistema de transporte coletivo

“Num lugar tão pequeno

E um serviço tão precário

Depois de 1 hora e meia de espera

Sentado no meio fio

Aparece o ônibus lotado é certeza de que estou

atrasado.”

Compositor e intérprete: Morto Pela Escola.

Texto 02

Fotografia 3x4

“Veloso, o sol não é tão bonito pra quem vem

do norte e vai viver na rua

A noite fria me ensinou a amar mais o meu dia

e pela dor eu descobri o poder da alegria

e a certeza de que tenho coisas novas,

coisas novas pra dizer

a minha história é ... talvez

é talvez igual a tua, jovem que desceu do norte

que no sul viveu na rua

e que ficou desnorteado, como é comum no seu tempo

e que ficou desapontado, como é comum no seu tempo

e que ficou apaixonado e violento como, como você”.

Compositor e intérprete: Belchior.

Texto 03

Saudade da minha terra

“Por Nossa Senhora, meu sertão querido

Vivo arrependido por ter te deixado

Essa nova vida aqui na cidade

De tanta saudade eu tenho chorado

Que saudade imensa do campo e do mato

Do manso regato que corta as campinas

Aos domingos eu ia passear de canoa

Nas lindas lagoas de águas cristalinas

Que doce lembrança daquelas festanças

Onde tinha dança e lindas meninas

Eu vivo hoje em dia sem ter alegria

O mundo judia mas também me ensina

Eu tô contrariado, mas não derrotado

Eu sou bem guiado pelas mãos divinas”.

Compositores: Goiá/Belmonte. Intérpretes: Milionário e José Rico.

As três músicas têm como tema central a reflexão sobre a migração. Cada uma enfoca um tipo específico de fenômeno migratório. Analise a alternativa que apresenta o tipo de migração representado por cada uma das músicas, respectivamente.

a) Pendular, regional e rural-urbana.

b) Internacional, rural-urbana e sazonal.

c) Regional, pendular e rural-urbana.

d) Pendular, rural-urbana e rural-rural.

e) Pendular, internacional e rural-urbana.

Gab: A

Questão 107)

Em 01 de agosto de 2010, teve início o 12º Censo Demográfico brasileiro. O Censo 2010 envolve o trabalho direto de aproximadamente 230 mil pessoas, e seus resultados vão subsidiar o planejamento de políticas públicas e privadas pelos próximos dez anos. A alternativa que descreve uma mudança introduzida nesta edição do Censo é:

a) Investigação sobre arranjos familiares formados por cônjuges do mesmo sexo.

b) Investigação sobre os grupos étnicos e sua distribuição pelo território nacional.

c) Investigação sobre as comunidades religiosas e sua distribuição pelo território nacional.

d) Investigação sobre os padrões de mortalidade e fecundidade vigentes no país.

e) Investigação sobre os níveis de renda e de consumo das famílias brasileiras.

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis