quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 18

Questão 243)

A estrutura etária da população brasileira vem passando por mudanças que estão relacionadas às transformações socioeconômicas ocorridas no País, nas últimas décadas. Observe o Gráfico a seguir.

População de crianças, população de jovens-adultos e de idosos

Brasil – 1940 – 2050

clip_image002 clip_image004

Disponível em: <www.ibge.gov.br>. Acesso em: 16 ago. 2011. [Adaptado]

A partir das informações do gráfico, relativas à população brasileira, identifique e explique as tendências do comportamento de duas faixas etárias: crianças e idosos.

Gab:

A faixa etária das crianças apresenta uma tendência à redução em decorrência da queda da natalidade (ou fecundidade), provocada pelo aumento do nível de escolaridade da mulher, pelo maior acesso à informação, pelos altos custos para a criação dos filhos, pela prática de planejamento familiar, pela facilidade de acesso às práticas contraceptivas, pela participação da mulher no mercado de trabalho e pela urbanização.

A faixa etária dos idosos apresenta uma tendência à ampliação em decorrência do aumento da expectativa de vida, resultante das políticas públicas voltadas para a melhoria da saúde (ou vacinas dos idosos, distribuição de medicamentos), das melhorias das condições socioeconômicas, médico-sanitárias (ou saneamento básico e avanços da medicina) e de alimentação, e da incorporação de hábitos de vida mais saudáveis.

Questão 244)

Em novembro de 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou os primeiros resultados do último Censo. A população brasileira atingiu 190.732.694 habitantes. O aumento de 12,3% da população nos últimos 10 anos ficou bem abaixo dos 15,6% observados na década anterior. A redução no ritmo de crescimento da população brasileira é uma tendência que vem sendo registrada desde os anos 1950.

O Censo revelou, ainda, que continua o crescimento da população urbana, o surgimento de novos fluxos migratórios, o envelhecimento populacional, o predomínio da população feminina, dentre outros. (SOMOS..., 2011, p. 53).

Considerando o texto e os conhecimentos sobre os primeiros resultados extraídos do Censo de 2010,

a) cite duas razões que contribuíram ainda mais para a redução no ritmo de crescimento da população absoluta, no Brasil, na última década;

b) destaque dois aspectos que explicam a ocorrência de novos fluxos migratórios no Brasil.

Gab:

a) As projeções sobre o crescimento da população brasileira em números absolutos não foram atingidas, devido, sobretudo, ao rápido envelhecimento da população e à baixa fecundidade, principais responsáveis por esse fenômeno.

b)

· A expansão das fronteiras agrícolas do país para as regiões Centro-Oeste (cerrado) e Amazônica, que atraem migrantes de todo o país, principalmente do Sul e do Sudeste e Sertão do Nordeste.

· O crescimento das cidades médias (entre 100.000 e 500.000 habitantes), atraindo a população do campo e de pequenos centros urbanos, sobretudo em decorrência da desconcentração industrial.

Questão 245)

Com relação aos movimentos de população no Brasil e no Paraná, assinale o que for correto.

01. Em território paranaense, os contingentes migratórios se fazem das grandes cidades em direção aos pequenos municípios criados recentemente, principalmente no noroeste e no oeste do estado.

02. Migrantes do Sul do Brasil foram atraídos para a região Centro-Oeste na expansão da fronteira agrícola brasileira e, hoje, a Amazônia se tornou um grande polo de atração migratória.

04. Nas migrações internas do Brasil, os maiores contingentes de migrantes partiram do Nordeste, ou em direção à Brasília (construção da capital na década de 1950), ou para as grandes cidades do Sudeste, principalmente São Paulo (entre os anos de 1950 e 1980), ou para a Amazônia (a partir da década de 1970).

08. A Região Metropolitana de Curitiba é a que menos cresce populacionalmente no estado do Paraná, visto não se constituir em um polo de atração para outras áreas dentro e fora do estado.

16. No litoral paranaense a cidade de Antonina é a de maior atrativo populacional em vista das atividades portuárias da região, em franca expansão, e da oferta de empregos.

Gab: 06

Questão 246)

A etnia brasileira teve a contribuição de vários povos, desde os nativos até os que aqui chegaram ao longo do tempo. Com relação ao assunto, assinale o que for correto.

01. Na época do Brasil Colonial foram trazidos os negros africanos pertencentes aos grupos de sudaneses e bantos, sendo que da miscigenação com o branco resultou o elemento mulato.

02. Dos povos eslavos destacam-se os poloneses e ucranianos radicados no Paraná e que deixaram suas marcas principalmente na paisagem rural, mas também na paisagem urbana, a exemplo de igrejas típicas ucranianas em Prudentópolis (PR).

04. Os brancos europeus, através da imigração, destacam-se no Sul do Brasil, dentre os quais os italianos, alemães e holandeses, sendo que os holandeses se fixaram principalmente no Paraná e, em 2011, comemoraram os 100 anos de imigração, festejados com a inauguração de uma vila típica dos primeiros tempos de colonização, no município de Carambeí (PR).

08. Dos povos amarelos, os japoneses, os coreanos e os chineses não se destacam pela miscigenação com outros povos, mas se fixaram em todo o Brasil, principalmente na área rural de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

16. Os povos indígenas nativos não se destacam na miscigenação com os elementos brancos, principalmente com o colonizador português, que sempre se constituiu num inimigo natural.

Gab: 07

Questão 247)

A Amazônia é uma das mais antigas periferias do sistema mundial capitalista. Seu povoamento e desenvolvimento se deram de acordo com o paradigma da economia de fronteira, significando, com isso, que o crescimento econômico é visto como linear e infinito, sendo imperativo sustar esse padrão baseado no uso predatório das suas riquezas naturais e do saber de suas populações tradicionais.

(Adaptado de Bertha K. Becker, “Geopolítica da Amazônia”. Estudos Avançados,19, nº 53, 2005, p. 72)

a) O que se pode entender por economia de fronteira?

b) Aponte dois exemplos de populações tradicionais na Amazônia.

Gab:

a) O termo “economia de fronteira”, segundo o texto, representa o paradigma de crescimento econômico que historicamente marcou o povoamento e desenvolvimento amazônico, linear e infinito, baseado na exploração predatória dos seus recursos naturais e do saber de suas populações tradicionais.

b) As comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e extrativistas são exemplos destacáveis de populações tradicionais na Amazônia, também conhecidas como “povos da floresta”.

Questão 248)

clip_image006 clip_image008

IBGE, 2010 e Boletim Mundo, abril, 2011. Adaptado.

Com base nos gráficos e em seus conhecimentos,

a) caracterize o processo de transição demográfica em curso no Brasil;

b) cite e explique dois possíveis impactos da transição demográfica brasileira sobre políticas públicas.

Gab:

a) O processo de transição demográfica se caracteriza pelo declínio da taxa de fecundidade e, dessa forma, da de natalidade no país. Esse processo tem provocado a diminuição da participação relativa do número de jovens no total da população e, consequentemente, o aumento da participação relativa do número de adultos e idosos (isso pode ser constatado nos gráficos mostrados na questão, no período destacado).

b) Entre os possíveis impactos da transição demográfica brasileira na gestão pública, podemos citar, por exemplo, as necessidades de elevação do nível de investimentos no campo assistencial dos idosos nos setores de saúde e previdenciário; de diminuição dos investimentos no campo da expansão do número de escolas de ensino básico (portanto, para formação escolar das crianças); e de elevação do nível de investimentos no campo de formação profissional da população adulta.

Questão 249)

A República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como Fundamentos todos os que são mencionados a seguir, EXCETO

a) o pluralismo político.

b) o direito de greve em empresas públicas.

c) a soberania.

d) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

e) a dignidade da pessoa humana.

Gab: B

Questão 250)

Analise o gráfico.

População nos Censos Demográficos

segundo as regiões geográfica s brasileiras – 1940/2010

clip_image010

(IBGE. Adaptado.)

A partir da análise dos dados apresentados no gráfico e de seus conhecimentos, é correto afirmar que:

a) a curva populacional da região Nordeste apresenta crescimento acentuado a partir da década de 1970, superando a da região Sudeste.

b) a região Sul manteve constante seus índices de crescimento populacional em todo o período analisado, espelhando um forte fluxo migratório para a região.

c) a curva populacional da região Sudeste, a partir da década de 1980, apresenta um crescimento mais acelerado do que a curva populacional do Brasil.

d) apesar de as regiões Nordeste e Sudeste, na década de 1940, possuírem números populacionais semelhantes, a curva da região Nordeste supera a da região Sudeste a partir da década de 1970.

e) as regiões Norte e Centro-Oeste, em todo o período analisado, apresentaram comportamentos próximos em seus números absolutos de população.

Gab: E

Questão 251)

Leia o texto abaixo:

IBGE comprova queda da migração no Brasil

Estudo divulgado pelo IBGE sobre o deslocamento da população brasileira indica a diminuição da migração interna e tendência de permanência ou de retorno de moradores a seus estados de origem. Em vez da corrida para o Sudeste, que marcou as décadas de 1960 a 1980, a tendência é de deslocamentos entre municípios de um mesmo estado e queda acentuada nas migrações entre regiões. A última década aponta ainda para mudanças nas correntes migratórias, em que Rio de Janeiro e São Paulo deixam de ser “importadores” e passam a “exportadores” de moradores, enquanto o Espírito Santo desponta como foco de atração de novos habitantes.

(adaptado da Revista Veja de 15 de julho de 2011).

Dentre muitos fatores que colaboram para a mudança da dinâmica interna de migração no Brasil é CORRETO afirmar que o fator que contribui para esta alteração é:

a) A baixa densidade demográfica que o Brasil apresenta em todas as regiões.

b) A saturação das metrópoles e a melhor distribuição da oferta de empregos no país.

c) O aumento da população rural no norte e nordeste do Brasil.

d) O declínio das atividades agropecuárias no Centro-Oeste do país.

e) A estagnação do setor terciário e de serviços no sul no Brasil.

Gab: B

Questão 252)

Em uma aula de Geografia sobre a dinâmica da população brasileira, o professor apresentou dados do Censo Demográfico 2010. Segundo esses dados, o país atingiu um total de 190.755.799 habitantes, que se encontram distribuídos pelos seus 8.514.876,599 km2, apresentando uma densidade demográfica média de 22,43hab./km2. Para ilustrar as informações, o professor mostrou aos alunos os mapas a seguir:

Brasil: Densidade Demográfica por Regiões (2010)

clip_image012

Disponível em: <www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010

/tabelas_pdf/Brasil_tab_1_10.pdf>. Acesso em: 7 jun. 2011.[Adaptado]

Brasil: Relevo

clip_image014

Disponível em: <www.portaldosaofrancisco.com.br>. Acesso em: 7 jun. 2011.[Adaptado]

No decorrer da aula, a exposição sobre a dinâmica da população brasileira e a leitura dos mapas referentes à densidade demográfica e ao relevo do Brasil por regiões permitiu ao aluno concluir que

a) a população encontra-se distribuída de forma desigual pelo território, sendo a Região Sudeste, onde predominam planaltos, a que apresenta maior densidade demográfica, devido, entre outros fatores, ao dinamismo econômico e à capacidade de atrair migrantes.

b) os maiores índices de concentração da população ocorrem nas planícies localizadas no interior, onde se desenvolvem atividades do agronegócio que resultam, entre outros fatores, do processo de modernização agrícola.

c) a distribuição da população pelo território ocorre de forma desigual, sendo a Região Nordeste, onde predominam planícies, a que apresenta menor densidade demográfica, devido, entre outros fatores, ao processo de ocupação desde o Período Colonial.

d) os menores índices de concentração populacional ocorrem nos planaltos localizados na Zona Costeira, onde o processo de ocupação e o desenvolvimento econômico foram dificultados, entre outros fatores, pelas elevadas altitudes.

Gab: A

Questão 253)

A Constituição brasileira de 1988 reconheceu os direitos dos povos indígenas como primeiros habitantes de suas terras e estabeleceu que estas deveriam ser demarcadas. A demarcação de terras indígenas é uma forma de garantir a esses povos a decisão sobre a sua maneira de viver, o respeito aos seus hábitos e tradições.

Com base na Constituição, essas terras demarcadas têm como destinação prioritária a(o)

a) reestruturação territorial das reservas indígenas identificadas

b) posse legal e o uso exclusivo pelas populações indígenas

c) concepção e aplicação integradas de políticas setoriais

d) compartilhamento privado e racional com reservas biológicas

e) estabelecimento sustentável de novas reservas extrativistas

Gab: B

Questão 254)

No Brasil, sobretudo a partir da década de 1950, a expansão das periferias metropolitanas foi marcada pelo surgimento de loteamentos clandestinos, áreas favelizadas, além da articulação geográfica com várias cidades de menor porte. Parte do contingente populacional dessas periferias intensificou um movimento migratório cotidiano, realizando deslocamentos diários de ida e vinda para o trabalho.

Esse movimento populacional é denominado

a) Êxodo Rural

b) Migração Pendular

c) Migração de Retorno

d) Transmigração

e) Transumância

Gab: B

Questão 255)

Nos últimos anos o Brasil tem registrado mudanças significativas em suas taxas de crescimento vegetativo. Em 1960 a taxa de crescimento da população era de 2,99% e em 2010, de 1,17% . Várias teorias procuram entender e explicar as mudanças populacionais registradas nos diferentes países e/ou sociedades. Quanto às teorias populacionais e suas tentativas em explicar o desenvolvimento da população brasileira, assinale a afirmativa correta.

a) A Teoria Reformista preconiza que, com maior acesso à educação, saúde, emprego e distribuição de renda, as taxas de crescimento vegetativo começarão a diminuir como consequência da melhor qualidade de vida da populacão brasileira.

b) Segundo as fases de desenvolvimento da população, o Brasil está na primeira fase, registrando elevadas taxas de natalidade e mortalidade, que resulta em sua baixa taxa de crescimento vegetativo.

c) Segundo os econeomalthusianos é necessário ocupar a Amazônia brasileira para que a população não padeça por falta de comida.

d) A teoria neomalthusiana explica bem o desenvolvimento populacional do Brasil ao indicar que um país se torna rico quanto mais população houver, pois haverá mão-de-obra excedente para a producão de riquezas.

e) A teoria populacional de Malthus, de 1789, se aplica bem ao Brasil, já que vivemos atualmente a chamada “explosão demográfica” e temos uma das maiores populações absolutas do mundo, tornando-nos um dos países com maior densidade demográfica.

Gab: A

Questão 256)

A tabela abaixo representa o crescimento populacional em números de habitantes no período de 2000 a 2010 do Brasil, Nordeste e Ceará. Com base no gráfico, no período de 2000 a 2010, pode-se afirmar que:

clip_image016

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

a) A taxa percentual de crescimento populacional do Brasil foi menor que a taxa percentual de crescimento do Nordeste.

b) A taxa percentual de crescimento populacional do Nordeste foi maior que a taxa percentual de crescimento populacional do Ceara.

c) A taxa percentual de crescimento populacional do Ceará foi menor que a taxa percentual de crescimento populacional do Brasil.

d) A taxa percentual de crescimento populacional do Ceará foi maior que a taxa percentual de crescimento populacional do Nordeste.

e) nenhuma das alternativas anteriores é verdadeira.

Gab: D

Questão 257)

Sobre as migrações internas e a política de imigração, no Brasil, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) As diferenças econômicas das regiões brasileiras retratam os movimentos migratórios pelo território nacional, desde o Período Colonial.

( ) A expansão do agronegócio e das fronteiras agrícolas explicam o fato de a Região Nordeste, na última década, ter sido a que mais recebeu contingentes populacionais de outros estados.

( ) O Brasil foi, sempre, um país que restringiu a imigração estrangeira, todavia sua política de imigração se modificou, nos últimos governos, devido ao desenvolvimento econômico e à necessidade de mão de obra estrangeira.

( ) O Sudeste brasileiro viu o declínio da migração na primeira década do século XXI, em razão do aumento do desemprego nessa região.

( ) A política de anistia aos imigrantes ilegais, adotada pelo governo em 2009, permitiu a regularização da situação de grande número de estrangeiros ilegais, possibilitando o seu amparo legal e direitos trabalhistas.,

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

01. V F F V V

02. F V V F F

03. F F V V V

04. V V F F V

05. F V V V F

Gab: 01

Questão 258)

Analise a figura.

Brasil: Distribuição etária da população por sexo, 2000 e 2035.

clip_image018

(http://noticias.uol.com.br)

Sobre as causas e os possíveis efeitos da previsão de mudança da estrutura etária brasileira entre 2000 e 2035, pode-se afirmar que

a) a expansão do topo da pirâmide está associada à tendência de crescimento da expectativa de vida no Brasil e um de seus efeitos deverá ser a diminuição de demanda por serviços de saúde dirigidos à população idosa do país.

b) a redução do topo da pirâmide etária está associada à tendência de crescimento da expectativa de vida no Brasil e um de seus efeitos deverá ser o aumento dos serviços turísticos destinados especialmente à população idosa do país.

c) a redução da base da pirâmide está associada à queda da taxa de natalidade e um dos seus efeitos deverá ser a diminuição do número de jovens em idade escolar no país.

d) a redução da base da pirâmide está associada ao aumento da taxa de fecundidade e um dos seus efeitos deverá ser o aumento total do número de jovens em idade escolar no país.

e) o aumento proporcional da população adulta no país está associado ao aumento da taxa de natalidade e um dos seus efeitos deverá ser a constituição de uma situação de pleno emprego junto à população adulta do país.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis