sábado, 8 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 38

Questão 282)

A figura abaixo ilustra fatos de nosso conhecimento sobre o tema “desemprego”, tais como:

clip_image002

I. Até a década de 1970, o desemprego ocorria em virtude de crises econômicas passageiras, em que trabalhadores eram dispensados e recontratados quando a economia se recuperava.

II. Nas últimas décadas, com o avanço da tecnologia, o processo de robotização nos setores produtivos industriais vem contribuindo para o desemprego estrutural.

III. Grande parte da rede comercial e de serviços também se modernizou com a evolução da informática e das telecomunicações, contribuindo para a diminuição de absorção de mão-de-obra nesses setores.

IV. O desemprego e os problemas daí advindos, como pobreza, trabalho informal, marginalidade e violência, vêm se agravando na sociedade brasileira.

Estão corretas as proposições:

a) I e IV, apenas

b) I e II, apenas

c) II e III, apenas

d) I, II, III e IV

e) II e IV, apenas

Gab: D

Questão 283)

“No começo do século 20, quando a imigração japonesa chegou no Brasil, os colonos nipônicos voltavam da roça e iam todos pelados, homens, mulheres e crianças tomar banho no rio. Foi o maior escândalo causado no Brasil. Jornais de 1908 até 1912 falaram muito disso, chamando os imigrantes japoneses de promíscuos. Igualmente acontecia quando havia luta de sumô na colônia japonesa. Muitas pessoas ficavam escandalizadas vendo a bunda dos lutadores de sumô de fora”.

(CRUZ, Ricardo et al. Almanaque do centenário da imigração japonesa no Brasil. São Paulo: Escala, 2008?, p.132.)

O texto transcrito acima mostra

a) o estranhamento existente no contato entre duas culturas com valores e costumes completamente diferentes.

b) o desrespeito do imigrante japonês para com a cultura brasileira de princípios étnicos e morais cristãos.

c) a intolerância do povo brasileiro para com a cultura japonesa que na época era menos desenvolvida que a nossa.

d) a capacidade de aculturação do povo brasileiro que rapidamente foi assimilando elementos da cultura japonesa.

e) a importância da imigração japonesa na formação multi-étnica e multicultural do povo brasileiro.

Gab: A

Questão 284)

Com base na tabela, e considerando o crescimento natural da população brasileira, observe as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

clip_image004

(estimativa) IBGE

I. Nas décadas de 1940 e 1960, as taxas de mortalidade eram elevadas em virtude das precárias condições medico‑sanitarias, da escassez de remédios e vacinas e da falta de infra-estrutura nos serviços de saneamento básico.

II. A diminuição da taxa de mortalidade, entre as décadas de 1980 e 2000, ocorreu de forma gradativa, em virtude da lenta urbanização, diante das dificuldades do Brasil em industrializar-se nesse período.

III. A partir da década de 1940, o declínio da taxa de natalidade teve relação direta e, também indireta, com a urbanização e com a industrialização.

IV. Os fatores inibidores de natalidade, típicos do meio urbano, como acesso a métodos anticoncepcionais, entre outros, somente serão efetivados, a partir da década de 2020, quando se projeta, realmente, um crescimento natural baixo.

a) Somente I e II estão corretas.

b) Somente II e III estão corretas

c) Somente I e III estão corretas.

d) Somente I e IV estão corretas.

e) I, II, III e IV estão corretas.

Gab: C

Questão 285)

Forjando resistências

Migrar não é apenas sair, caminhar.

É também ficar, resistir.

Migrar é caminho para superar

a fome pela fartura,

a escravidão pela liberdade,

o sobreviver pelo viver.

Migrar é movimento que busca

Educação,

saúde,

nova terra,

uma melhora.

Migrar é passagem

Da rua, cortiço, favela ou aluguel

para a casa própria;

da desocupação e trabalho “bico”

para o emprego estável;

Migrar é antes de tudo bater-se pela vida.

Editorial da revista Travessia. Ano I, n. 2.

Identifique, entre as proposições que tratam do fragmento do poema acima, aquela que NÃO condiz com o tema abordado.

a) A redução da população rural está ligada à concentração fundiária e à penetração do capital industrial e financeiro no campo.

b) As grandes metrópoles exercem um fascínio no homem rural, oferecendo, ilusoriamente, vida mais fácil e progresso social, contrapondose a uma vida miserável no campo em minifúndios de baixa produtividade.

c) A partir da segunda metade da década de 1990, parte da população rural se estabilizou e observou-se um pequeno aumento em algumas regiões, tendo em vista programas de Reforma Agrária, oferta de empregos rurais não-agrícolas em hotéis fazenda, spas, pague-e-pesque, pousadas e no entorno de parques e reservas ecológicas.

d) O Desenvolvimento da agroecologia em áreas degradadas pelo uso de monoculturas de exportação e pela prática da pecuária intensiva tem fixado o homem no campo.

e) O histórico processo de concentração de terras, a modernização da agricultura e a baixa oferta de empregos em diversas regiões agrícolas são as principais causas dos movimentos migratórios do campo para a cidade.

Gab: D

Questão 286)

Pirâmide Etária do Brasil por Sexo

clip_image006

Analisando a pirâmide etária do Brasil, acima, e seus reflexos nas questões sociais, concluímos que:

I. Segundo a Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE/2007, a sociedade brasileira já dá sinais de envelhecimento. Existe uma preocupação quanto aos recursos da Previdência Social, responsável pelo pagamento das aposentadorias.

II. Em 1996, havia mais jovens na base da pirâmide e menos idosos no topo do que dez anos depois. Essa mudança se chama transição demográfica. A pirâmide etária continua estreitando a base e alargando o seu topo.

III. A problemática da Previdência Social está em garantir aposentadoria e pensão para uma população que envelhece visto que cada vez menos jovens estão entrando no mercado de trabalho, já que a aposentadoria de quem não mais trabalha é paga por parcela descontada do salário de quem trabalha.

IV. A população aposentada não trabalha mais para complementar a renda familiar, já que, no Brasil, as faixas etárias de idades não sofrem de isolamento e de marginalização.

Estão corretas:

a) Apenas as proposições I e II

b) Apenas as proposições I, II e III

c) Apenas as proposições II e III

d) Apenas as proposições I e IV

e) Todas as proposições

Gab: B

Questão 287)

Sobre a população brasileira, são feitas as seguintes considerações:

I. A população está distribuída de forma irregular no território brasileiro.

II. A maioria da população brasileira está concentrada nas áreas urbanas.

III. O Brasil é um país populoso e densamente povoado, principalmente nas regiões norte e sudeste.

IV. As mulheres apresentam uma expectativa de vida superior a dos homens.

Quais estão corretas?

a) Apenas a I e II.

b) Apenas a I, II e III.

c) Apenas a I, II e IV.

d) Apenas a I, III e IV.

e) Apenas a II, III e IV.

Gab: C

Questão 288)

O desafio de alimentar 6 bilhões de pessoas

No final do século 18, nove anos depois da Revolução Francesa, o pensador inglês Thomas Malthus fez barulho na Europa com a publicação de um pequeno ensaio no qual dizia que o futuro, ao contrário do que argumentavam seus contemporâneos franceses, seria trágico. Nada de fraternidade e igualdade. Malthus, um matemático formado em Cambridge, declarou que a população iria crescer em proporção geométrica, enquanto o volume de alimentos produzido aumentaria em proporção aritmética. Com base nessa projeção, ele olhava à frente e só conseguia enxergar o fantasma da fome. Nos 200 anos que se seguiram, a população mundial cresceu sete vezes, chegando a 6,7 bilhões de pessoas, e, ao contrário da famosa previsão, a qualidade de vida média deu um salto inédito. Dado esse retrospecto, qual é a explicação para o recente renascimento das idéias de Malthus?

(Fabiane Stefano e Eduardo Salgado. O desafio de alimentar 6 bilhões de pessoas.)

AS PREVISÕES DE MALTHUS SOBRE O FUTURO DA HUMANIDADE

Atualmente, muitos atores sociais, diante das expectativas de crescimento da população e de crise dos alimentos, rediscutem os fundamentos do pensamento de Thomas Malthus.

Nessa rediscussão, é preciso considerar que Malthus

a) foi um dos iniciadores do desenvolvimento de ideais de que os casais devem ser livres para decidir sobre o tamanho de sua família.

b) foi um dos principais economistas da escola clássica que, no início da Revolução Industrial inglesa, contribuiu para a formulação de princípios básicos do liberalismo econômico.

c) sustentava a concepção de que os problemas da super-população seriam resolvidos se os governos de países desenvolvidos adotassem programas para reduzir a miséria.

d) defendia a idéia de que o processo de urbanização, ao estimular a migração das populações rurais para as periferias das cidades, controlaria naturalmente o crescimento da população.

e) estava correto ao defender a necessidade de o Estado ajudar economicamente as famílias mais numerosas como forma de garantir-lhes qualidade de vida.

Gab: B

Questão 289)

As principais mudanças que se deram na estrutura etária da população brasileira a partir do final do século XX foram:

a) a redução da natalidade e o aumento da mortalidade.

b) o aumento da natalidade e a redução da mortalidade.

c) o aumento da mortalidade e da natalidade.

d) a redução da natalidade e da mortalidade.

e) a redução da população de mulheres e o aumento da população de homens.

Gab: D

Questão 290)

As migrações tem papel destacado ao longo da formação do espaço amazônico. Migrantes das diversas regiões do país, como os das regiões Sul e Nordeste, assim como estrangeiros, em diversos momentos históricos, vêm construindo e participando da vida social regional. Sobre o perfil das migrações na Amazônia contemporânea, é correto afirmar.

a) A partir dos anos 1990, as migrações inter-regionais tem sido predominante, como a de nordestinos.

b) A partir dos anos 1990, houve uma redução das migrações inter-regionais e um aumento das migrações intrarregionais, como as do oeste maranhense para o sul e sudeste do Pará.

c) As migrações inter-regionais e intrarregionais possuem a mesma intensidade na região como um todo.

d) A partir dos anos 1970, houve uma intensificação das migrações intrarregionais decorrentes da abertura das estradas e rodovias na região.

e) A partir dos anos 1980, as migrações inter-regionais direcionaram-se para o Baixo Amazonas paraense e Região Metropolitana de Belém.

Gab: B

Questão 291)

Considere o gráfico a seguir.

Brasil: crescimento da população

clip_image008

(IBGE, Anuário estatístico do Brasil, 2001)

Com base nos dados do gráfico e nos conhecimentos sobre a dinâmica da população brasileira, analise as afirmações que seguem.

00. O crescimento populacional entre 1900 e 1940 deve-se, principalmente, à imigração estrangeira. Nesse período, estima-se que mais de um milhão de imigrantes chegaram ao Brasil.

01. A partir da década de 1940, o crescimento populacional é influenciado pelos efeitos da revolução sanitária, que provocou a redução da mortalidade, mas não diminuiu o ritmo da natalidade, que permaneceu alta.

02. O ritmo do crescimento populacional reduziu-se entre 1960 e 1980 em virtude das políticas anti-natalistas adotadas pelos governos militares a partir do golpe de 1964.

03. A partir de 2000, o crescimento populacional volta a se acelerar, como resultado dos benefícios sociais conquistados pelas mulheres na Constituição de 1988, como a licença-gestante.

04. Para 2010, o IBGE projeta uma redução no ritmo do crescimento populacional, relacionado às transformações da sociedade, principalmente pelos efeitos da urbanização.

Gab: FVFFV

Questão 292)

O ensino, a pesquisa e a extensão universitários são serviços que estão incluídos no setor terciário da economia. Em anos recentes, refletindo a política federal de criação de novas Universidades e Campi, estes serviços estão passando por transformações bastante visíveis na sua distribuição no espaço paraibano, entre as quais se afigura o exemplo da criação de novos Campi da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Cuité, Pombal, Sumé etc.

A criação de novos Campi da UFCG, com o intuito de oferecer serviços públicos federais de ensino, pesquisa e extensão a alguns lugares e regiões da Paraíba, pode ser compreendida através da leitura do espaço geográfico desse Estado.

Trata-se do fenômeno geográfico de

a) concentração e centralização espaciais do ensino, da pesquisa e da extensão no Campus da UFCG da cidade de Campina Grande.

b) marginalização espacial do Sertão, Cariri e Curimataú paraibanos, que não foram contemplados com os serviços públicos federais de ensino, pesquisa e extensão para suas populações.

c) desconcentração espacial relativa dos serviços de ensino, pesquisa e extensão da UFCG em Campina Grande, que, ao criar novos Campi, distribuiu a prestação desses serviços para outros lugares e regiões do interior do Estado.

d) desmembramento espacial dos serviços de ensino, pesquisa e extensão da UFCG, bem como o remembramento espacial desses serviços em novas Universidades Federais criadas no Sertão, Curimataú e Cariri paraibanos.

e) antecipação espacial, pois os novos Campi da UFCG se instalaram em lugares e regiões da Paraíba sem demandas pelos serviços públicos federais de ensino, pesquisa e extensão.

Gab: C

Questão 293)

Eixo temático – Redes e escalas: entre pontos e movimentos

As migrações internacionais nos últimos dois séculos podem ser divididas em, pelo menos, três fases distintas: a que durou do século XIX até a Segunda Guerra Mundial, a que se iniciou em 1945 e foi até o início dos anos 1970 e a atual. O Brasil esteve sempre inserido nessas três fases, seja como receptor ou emissor de fluxos migratórios.

(Adaptado de OLIC, Nelson Bacic. Fluxos migratórios contemporâneos. In: Revista Pangea. 15/3/2002. Disponível em: http://www.clubemundo.com.br/revistapangea/show_news.asp. Acesso em: 04/03/2009).

Sobre a participação do Brasil nas três fases de fluxos migratórios internacionais é correto afirmar que:

a) O Brasil pode ser considerado um país de grande recepção de imigrantes internacionais na fase atual, pois tem atraído grandes contingentes de trabalhares alemães, italianos, portugueses, estadunidenses, bolivianos, paraguaios etc., que perderam seus empregos na reestruturação tecnológica da indústria nos seus respectivos países.

b) Na primeira fase houve emigração em massa de brasileiros, que buscaram melhores condições de vida e de trabalho nos Estados Unidos.

c) Na fase atual, muitos brasileiros emigram para os países desenvolvidos, principalmente para os da Europa, Estados Unidos e Japão.

d) O Brasil é caracterizado por ser um país de importância internacional quanto aos fluxos emigratórios, principalmente na primeira fase, ao ceder seus trabalhadores para a indústria japonesa, estadunidense e chinesa.

e) Na segunda fase houve imigrações internacionais para o Brasil, notadamente para a Região Nordeste, devido à próspera cultura do algodão e da agroindústria da cana-deaçúcar, bem como para as fazendas de café na Região Sudeste, destacando-se o Estado de São Paulo.

Gab: C

Questão 294)

Pé na estrada, de novo

Assim, conversinha mole e a criançada que se multiplica. “Eu não vou para São Paulo”, anuncia Ari Félix, 12. Mas o irmão dele foi. “Difícil ficar” é a frase mais repetida. Safras perdidas, falta de emprego, família crescendo. A soma faz os homens alternarem: seis meses lá, seis meses cá.

Acostumada às despedidas, Vila São Sebastião sabe a rotina: abraços, apertos de mão e adeusinhos frenéticos que, no caso deles, sempre querem dizer “até logo”.

ARIADNE ARAÚJO

Adaptado de O Povo (Fortaleza), 24/07/2001

O movimento populacional descrito na reportagem é classificado especificamente como:

a) uniforme

b) pendular

c) compulsório

d) de transumância

Gab: D

Questão 295)

Ildenice Rita da Silva, de 33 anos, chegou a Brasília há 15 anos. Foi atrás da irmã, Denizelda de Carvalho, de 41, que morava na cidade desde a década de 70. Ildenice sonhava com um emprego melhor do que em Riachão das Neves, na Bahia, onde trabalhava na roça com a família. (...) De acordo com o Censo 2000, de 1995 a 2000, 15,6% das saídas do Nordeste tiveram como destino as cidades-satélites do Distrito Federal e os municípios goianos ao redor de Brasília. Além das promessas de emprego, uma política de distribuição de lotes, anteriormente iniciada, fez inchar o entorno de Brasília.

LISANDRA PARAGUASSÚ

Adaptado de O Globo, 12/05/2002

A situação relatada na reportagem possibilita estabelecer uma correlação entre dois processos de grande importância para a área das ciências humanas.

Esses processos estão indicados em:

a) urbanização – modernização agrícola

b) migração – segregação socioespacial

c) terciarização – reordenamento territorial

d) metropolização – desemprego estrutural

Gab: B

Questão 296)

Religião Católica Apostólica Romana

clip_image010

Religião Evangélica Luterana

clip_image012

CESAR R. JACOB et al.

Adaptado de Atlas da filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil.

Rio de Janeiro/São Paulo: Ed. PUC-Rio/Loyola, 2003.

Os mapas indicam a distribuição espacial dos brasileiros que se declaram católicos ou luteranos.

As áreas com maiores índices de concentração de católicos e luteranos, respectivamente, estão associadas ao predomínio, dentre outras, das seguintes características do país:

a) economia industrial – economia de plantation

b) ocupação recente – ocupação no período colonial

c) população de origem mediterrânea – população de origem alemã

d) percentual de urbanização elevado – percentual de ruralização baixo

Gab: C

Questão 297)

A televisão tornou-se, nos últimos trinta anos, o principal meio de comunicação na sociedade brasileira. As duas imagens possibilitam a identificação da seguinte característica dessa expansão e um de seus efeitos:

clip_image014

SCHWARCZ, Lilia M. (org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

a) difusão tecnológica – aumento da inclusão social

b) substituição da radiodifusão – ampliação dos direitos de cidadania

c) popularização dos programas transmitidos – massificação dos hábitos de consumo

d) diminuição do consumo de materiais impressos – alienação em relação aos valores culturais

Gab: C

Questão 298)

No que se refere à composição da população brasileira, assinale o que for correto.

01. A introdução do negro no Brasil foi motivada pela necessidade de mão de obra para a agroindústria canavieira, para a mineração e para a lavoura cafeeira.

02. A chegada do branco no Brasil é associada aos primeiros processos de colonização, sendo o Sul do país a região onde a concentração do elemento branco é maior.

04. Entre os povos amarelos que imigraram para o Brasil no século XX, destacam-se os japoneses que se fixaram, principalmente, nos estados de São Paulo e Paraná.

08. O cafuzo é descendente do cruzamento do branco com o índio, enquanto o mulato é o descendente do cruzamento do índio com o negro.

16. A população indígena no Brasil, que se concentrava na zona litorânea, foi expulsa pelos colonizadores para as zonas interioranas, concentrando-se atualmente na Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, recém-criada no estado do Acre.

Gab: 07

Questão 299)

A política dos governos militares (1964-1985) dirigida à ocupação da Amazônia mobilizou a atenção de artistas e intelectuais. O cartaz acima, de um filme nacional produzido à época, remete à seguinte estratégia governamental para a região e a seu respectivo efeito socioeconômico:

clip_image016

Gomes, Angela de Castro et al. A República no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

a) integração regional – modernização urbana

b) ampliação da rede rodoviária – aculturação da população local

c) proteção do equilíbrio ambiental – elevação da renda per capita

d) estímulo às atividades extrativistas – coletivização da ocupação agrícola

Gab: B

Questão 300)

Distribuição regional dos grupos de cor – Brasil – 1997

clip_image018

Anuário estatístico do Brasil 1998. Rio de Janeiro: IBGE, 1999.

De acordo com o gráfico, o grupo de cor da população, seu índice de ocupação por região e a explicação histórica desse índice estão associados corretamente em:

a) branca – elevado / Sul – imigração de colonos europeus nos séculos XIX e XX

b) parda – baixo / Sudeste – extinção do trabalho escravo em meados do século XIX

c) parda – elevado / Nordeste – uso predominante do trabalhador indígena nos séculos XVII e XVIII

d) negra – baixo / Centro-Oeste – proibição do emprego de trabalhadores africanos no século XVI e XVII

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis