quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 6

Questão 69)

Analise o gráfico.

clip_image002

(IBGE. Censo 2010.)

Considerando o gráfico e os seus conhecimentos sobre a evolução urbana no Brasil, assinale a alternativa correta.

a) Após 1970, iniciou-se o processo de urbanização, que ocorreu de forma lenta e gradual, sem comprometer o crescimento populacional das áreas rurais.

b) A partir do ano 2000, o desenvolvimento tecnológico nas propriedades agrárias não foi um fator de expulsão populacional, mas sim um dos responsáveis pela fixação do homem no campo.

c) Após 1960, o Brasil deixa de ser um país urbano-industrial e passa a ser um país rural-agrário, graças à modernização tecnológica no campo e à elevada produtividade.

d) A partir de 1960, o crescimento urbano foi incentivado pelo baixo custo de vida na periferia das cidades, onde os preços dos terrenos e materiais de construção eram acessíveis a todos.

e) A partir de 1960, a grande migração rural-urbana provocou inchaço urbano nas grandes regiões metropolitanas, gerando graves problemas socioeconômicos e ambientais.

Gab: E

Questão 70)

clip_image004

(www.gazetadopovo.com.br)

Considerando os debates demográficos brasileiros analisados pela geografia, a charge explora a

a) relação entre os índices de natalidade e de mortalidade.

b) estagnação dos índices relacionados à fecundidade e às migrações.

c) ampliação dos índices relacionados à fecundidade e às migrações.

d) associação entre os índices de fecundidade e de mortalidade.

e) queda dos índices de natalidade e de fecundidade.

Gab: E

Questão 71)

Examine o gráfico.

Participação regional na população e no PIB brasileiro

clip_image006 clip_image008

(Ana Camarano e Kaizô Beltrão. Distribuição espacial da população brasileira, 2000. Adaptado.)

A partir dos dados apresentados, é correto afirmar que o planejamento regional brasileiro nesses períodos tinha como desafio

a) diminuir o fluxo migratório para regiões economicamente mais dinâmicas para conseguir melhores resultados em seus estados de origem.

b) estimular o crescimento econômico da região Sudeste com a implantação de novas indústrias e centros de pesquisa.

c) diminuir as disparidades entre as regiões brasileiras através do desenvolvimento social e econômico das regiões mais pobres.

d) aumentar a migração para as regiões menos populosas e, assim, diminuir o PIB dessas unidades.

e) desenvolver políticas de uso e ocupação do solo que resultassem na superação das condições naturais e proporcionassem evolução econômica.

Gab: C

Questão 72)

Prefeitos e secretários de saúde dos municípios matogrossenses que receberão profissionais estrangeiros pelo programa federal “Mais Médicos” se reuniram com representantes do Ministério da Saúde, nesta semana, para definir os detalhes para recepção e acolhimento dos que serão encaminhados ao estado.

(www.midianews.com.br, 26.08.2013. Adaptado.)

Assinale a alternativa correta que contém o fluxo migratório descrito no texto.

a) Emigração de mão de obra não qualificada.

b) Imigração de mão de obra qualificada.

c) Migração interna relacionada ao êxodo urbano.

d) Migração externa relacionada ao êxodo forçado.

e) Transumância causada pelo êxodo rural.

Gab: B

Questão 73)

Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro, certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil; certo também de que, por esse fato, o falar e o escrever, em geral, se veem na humilhante contingência de sofrer continuamente censuras ásperas dos proprietários da língua; usando do direito que lhe confere a Constituição, vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro. Senhores Congressistas, o tupi-guarani, língua aglutinante, é a única capaz de traduzir as nossas belezas, de pôr-nos em relação com a nossa natureza e adaptar-se perfeitamente aos nossos órgãos vocais e cerebrais, por ser criação de povos que aqui viveram e ainda vivem.

Lima Barreto Adaptado de Triste fim de Policarpo Quaresma (119115).

Rio de Janeiro: MEDIAfashion, 2008.

A história narrada emTriste fim de Policarpo Quaresma se passa no momento de implantação do regime republicano no Brasil. Seu personagem principal, o Major Quaresma, defende alguns projetos de reforma, um deles relatado no trecho citado.

A justificativa do personagem para a adoção do tupi-guarani como língua oficial brasileira baseia-se na associação entre nacionalidade e a ideia de:

a) valorização da cultura local

b) defesa da diversidade racial

c) preservação da identidade territorial

d) independência da população autóctone

Gab: A

Questão 74)

clip_image010

A restituição da passagem

As famílias chegadas a Santos com passagens de 3ª classe, tendo pelo menos 3 pessoas de 12 a 45 anos, sendo agricultores e destinando-se à lavoura do estado de São Paulo, como colonos nas fazendas ou estabelecendo-se por conta própria em terras adquiridas ou arrendadas de particulares ou do governo, fora dos subúrbios da cidade, podem obter a restituição da quantia que tiverem pago por suas passagens.

Adaptado de O immigrante, nº 1, janeiro de 1908.

A publicação da revista O immigrante fazia parte das ações do governo de São Paulo que tinham como objetivo estimular, no final do século XIX e início do XX, a ida de imigrantes para o estado. Para isso, ofereciam-se inclusive subsídios, como indica o texto.

Essa diretriz paulista era parte integrante da política nacional da época que visava à garantia da:

a) oferta de mão de obra para a cafeicultura

b) ampliação dos núcleos urbanos no interior

c) continuidade do processo de reforma agrária

d) expansão dos limites territoriais da federação

Gab: A

Questão 75)

clip_image012

“A redenção de Cam” (1895), de Modesto Brocos y Gomes

itaucultural.org.br

No I Congresso Mundial das Raças, ocorrido em Londres em 1911, o médico João Baptista de Lacerda ilustrou suas reflexões sobre a sociedade brasileira analisando a tela “A redenção de Cam”, que retrata três gerações de uma família.

Essa pintura foi utilizada na época para indicar a seguinte tendência demográfica no Brasil:

a) controle de natalidade

b) branqueamento da população

c) equilíbrio entre faixas etárias

d) segregação dos grupos étnicos

Gab: B

Questão 76)

Examine o gráfico que apresenta a posição do Brasil em relação a outros países nos critérios de área, população, produto nacional bruto (PNB), renda per capita e índice de desenvolvimento humano (IDH).,

A posição do Brasil no mundo

clip_image014

(Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello. Atlas do Brasil, 2008.)

Considerando as informações do gráfico, é correto afirmar que o Brasil

a) é o quinto país mais populoso do mundo, e sua população produz tanto quanto o registrado pela China.

b) possui um PNB um pouco superior ao do Canadá, e ampliaria sua vantagem se dipusesse de maior extensão territorial.

c) está à frente da Rússia em renda per capita e abaixo dela em IDH porque sua população é menor que a russa.

d) ocupa a octogésima quinta posição em IDH, devendo essa classificação ao fato de ser o quinto maior país em extensão territorial.

e) é o quinto país mais populoso do mundo e devido a uma retração demográfica foi superado pela Rússia.

Gab: A

Questão 77)

Especialista propõe redefinir conceito de idoso

Condições de vida e de saúde mudaram desde a criação do Estatuto do Idoso, que completa 10 anos em outubro.

“A definição de população idosa ficou velha?” Quem levanta a questão é a demógrafa Ana Amélia Camarano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ela propõe redefinir o conceito na Lei n.º 10.741/2003, o Estatuto do Idoso, que completa 10 anos em outubro e, há uma década, estipulou como população idosa, para diversos fins, quem tem 60 anos de idade ou mais. “Em 1994, a esperança de vida ao nascer da população brasileira foi estimada em 68,1 anos. Entre 1994 e 2011, este indicador aumentou 6 anos, alcançando 74,1. Isso tem sido acompanhado por uma melhoria das condições de saúde física, cognitiva e mental da população idosa, bem como de sua participação social. Em 2011, 57,2% dos homens de 60 a 64 anos participavam das atividades econômicas”, destaca a pesquisadora.

(www.ipea.gov.br. Adaptado.)

A redefinição do conceito de idoso é uma proposta que responde às mudanças encontradas nos setores público e privado, diretamente associados com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros. É característica que contribui para este cenário:

a) o exercício pleno da manipulação genética, selecionando desde a metade do século XX apenas os indivíduos portadores dos genes da longevidade.

b) a mudança no padrão de consumo do brasileiro, que a partir de 1994 eliminou o consumo de alimentos industrializados e incentivou a compra de artigos esportivos.

c) o estabelecimento de benefícios públicos, como a instituição de meia-entrada e o transporte público gratuito para a população idosa.

d) a dificuldade de uma aposentadoria segura, obrigando as pessoas a participarem das atividades econômicas até os 64 anos.

e) o acesso crescente a serviços de educação e saúde, condição que amplia as informações sobre o bem-estar da população e evita mortes precoces pela falta de tratamento.

Gab: E

Questão 78)

Depois da abolição os libertos foram esquecidos. [...] O governo republicano que tomou o poder em 1889 excluiu os analfabetos do direito de voto, eliminando a maioria dos ex-escravos do eleitorado. Poucos foram os abolicionistas que, como o engenheiro negro André Rebouças, continuaram a afirmar que a tarefa deles ainda estava incompleta. Com esse fim em vista, Rebouças propôs uma reforma agrária que poria fim ao latifúndio [...]. A proposta encontrou e encontra, até hoje, feroz oposição dos grandes proprietários de terra.

(Emília Viotti da Costa. A abolição, 2008.)

O excerto refere-se às razões históricas de exclusão social de setores substanciais da população brasileira, que se estende, de certa forma, até os diais atuais. De acordo com a autora, os motivos essenciais da exclusão foram

a) a dedicação das camadas populares à cultura do samba e do futebol e a rápida urbanização do país.

b) de ordem política e econômica, pois sustentada pela democratização incompleta e pela marginalidade econômica.

c) o forte aparato policial de repressão do povo brasileiro e a ausência de liberdade de imprensa.

d) de natureza ideológica, considerando que os ex-escravos julgavam-se incapazes para o trabalho industrial.

e) a ampla consciência política do povo brasileiro e o fim do coronelismo no campo.

Gab: B

Questão 79)

Mudanças significativas ocorridas na economia do Brasil recentemente modificaram, de forma significativa, os fluxos migratórios internos no país. Sobre esse tema, considere as afirmações a seguir.

00. Por conta da considerável melhoria dos padrões sociais e em face da política de transferência de renda para as áreas interioranas do Nordeste, particularmente o Agreste e partes do Sertão, os fluxos migratórios se dirigem, mais intensamente, para essas regiões.

11. Os movimentos migratórios internos são uma expressão de cenários nos quais as histórias familiares se misturam aos fenômenos econômicos e sociais de uma cidade ou de uma região.

22. Os empregos que estão atraindo mais trabalhadores para a Região Norte concentram-se na produção de minerais metálicos, principalmente alumínio e ferro, e no extrativismo mineral.

33. A Região Centro-Oeste, que se encontra em franca expansão econômica, em face do agronegócio, está sendo a que mais atrai imigrantes de outras regiões do país.

44. Em decorrência da transformação da economia de outras regiões brasileiras, constata-se que uma onda de migração de retorno vem acontecendo para a Região Sudeste, sobretudo a partir da década de 1990, reordenando o processo de urbanização.

Gab: FVVVF

Questão 80)

"As formas desiguais de desenvolvimento das regiões brasileiras a partir dos anos 50 acabaram gerando profundas sequelas até os dias de hoje. Populações foram obrigadas a abandonar seus lugares de origem na busca de possibilidades de sobrevivência ou de melhores chances profissionais.”

(ROSS, Jurandyr L. Sanches (org) Geografia do Brasil.Edusp.São Paulo.1995)

Sobre o tema abordado no texto, é correto afirmar que:

a) uma rota migratória cada vez mais intensa de migrantes oriundos da Zona da Mata Nordestina em direção ao Sertão com caráter intrarregional, configura esta subregião como a principal área receptora de migrantes nordestinos; fato relacionado às grandes oportunidades de trabalho devido à implantação da agricultura irrigada.

b) o espaço regional do Centro-sul do país deixou de ser há alguns anos um espaço de saída de migrantes, fato que tem relação com a expansão da agropecuária moderna que, apesar de mecanizada, exige muita mão de obra, absorvendo os expropriados surgidos com a expansão da agroindústria.

c) nas últimas décadas ocorreu uma ocupação territorial rápida e significativa, devido a fatores como o de termos fronteiras internas abertas (áreas a serem ocupadas). As migrações tinham/tem um caráter interregional; a Amazônia pós década de 1960 recebeu muitos migrantes estimulados pelas políticas estatais voltadas para a ocupação demográfica.

d) nos dias de hoje, acontecem fortes movimentos migratórios em direção às grandes cidades em substituição aos que iam para as médias e pequenas cidades, que deixaram de ser tão atraentes devido a vários fatores, entre eles a facilidade na obtenção de emprego.

e) nas regiões brasileiras, o crescimento da economia ocorreu de forma desequilibrada e diversificada, num país que, em grande parte, esteve dependente do mercado interno, provocando alterações na distribuição da população, que desde o período colonial preferiu se fixar no interior.

Gab: C

Questão 81)

“A Província do Rio Grande do Sul acolheu o primeiro grupo de imigrantes alemães em julho de 1824, receberam lotes coloniais na antiga Real Feitoria do Linho-cânhamo, depois designada colônia de São Leopoldo [...] na década de 1850, Santa Cruz tornou-se o primeiro polo de colonização alemã, estabelecendo contato com as novas colônias alemães dos vales dos rios Taquari e Caí. [...] Colonos europeus no Rio Grande do Sul contribuíram para a colonização, o aumento demográfico, para o desenvolvimento econômico e mudanças culturais”.

(Adaptado de MURADÁS, J. A geopolítica e a formação territorial

do Rio Grande do Sul. Tese de Doutorado. Porto Alegre:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008, p.282.)

Sobre a ocupação do sul brasileiro pelos europeus (não portugueses), é correto afirmar que:

a) se relaciona à intenção de desenvolvimento da pecuária para o mercado externo e na agricultura familiar com especial influência italiana no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

b) a ocupação e a estruturação deste território tornaram-se mais equilibradas com melhor distribuição de renda devido a uma distribuição de terra mais justa no modelo familiar de produção, como na Serra Gaúcha.

c) o governo brasileiro incentivou a vinda de imigrantes do leste europeu com doação de latifúndios, que representou a necessidade de produzir e ocupar o território, como no Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul.

d) as relações de trabalho baseadas no assalariamento foram essenciais para o início da industrialização brasileira e desta região relacionada ao desenvolvimento do mercado consumidor, a exemplo do Vale do Guaíba, no Rio Grande do Sul.

e) a doação de minifúndios pelo governo foi fator determinante para a produção monocultora ali desenvolvida por eslavos, alemães e italianos com significativas relações assalariadas presentes e um mercado consumidor concentrados no Norte do Paraná.

Gab: B

Questão 82)

Considerando-se a estrutura da população mundial e brasileira, é correto afirmar:

a) A pirâmide etária dos países subdesenvolvidos costuma apresentar base bem estreita e ápice bem mais largo.

b) As altas taxas de natalidade e a alta expectativa de vida são características etárias dos países desenvolvidos.

c) Os países desenvolvidos e subdesenvolvidos apresentam contrastes marcantes quanto à estrutura etária de seus habitantes, com importantes implicações sociais e econômicas para ambos os grupos.

d) A pirâmide etária predominante nos países latinoamericanos é semelhante à dos países da América do Norte.

e) O número de homens supera o número de mulheres em quase todas as regiões do Brasil.

Gab: C

Questão 83)

O Censo demográfico de 2010 do IBGE informa que o Brasil ultrapassou 190 milhões de habitantes. Analise as seguintes afirmações sobre as características da população brasileira:

I. A população brasileira está irregularmente distribuída em seu território.

II. A região nordeste é a segunda mais populosa do País, no entanto, a sua densidade demográfica é baixa.

III. O processo de industrialização da região sudeste não contribuiu para que esta seja a mais populosa do País.

Está correto o que se afirma em

a) I e III apenas.

b) II e III apenas.

c) I, II e III.

d) I e II apenas.

Gab: D

Questão 84)

O envelhecimento da população é hoje um fenômeno que afeta diversos países, tanto os mais desenvolvidos quantos os em desenvolvimento, como o Brasil. A revolução demográfica vivenciada a partir do pós segunda guerra mundial levou a um crescimento — nunca antes verificado — da população idosa acima de sessenta anos de idade. Com relação às políticas de saúde, a diminuição das taxas de fecundidade e o aumento das populações idosas contribuíram para

a) o aumento das doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, que afetam predominantemente a população adulta e idosa.

b) o enfrentamento, pela área de saúde, do desafio de se ter uma população com maior número de doenças crônicas que necessitam de intervenções dependentes de tecnologia complexa.

c) a diminuição dos postos de trabalho qualificado em diversos setores da economia, como a saúde.

d) a diminuição das taxas de mortalidade infantil e erradicação de doenças, como o sarampo e a tuberculose, que afetam a população mais jovem.

Gab: B

Questão 85)

Analise a sequência de mapas que expressa a evolução do IDH dos municípios brasileiros (IDHM).

clip_image016

clip_image018

clip_image020

clip_image022

Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica social e econômica das regiões brasileiras, pode-se concluir que os mapas destacam a evolução do IDHM tomando como referência

a) a violência.

b) a natalidade.

c) o trabalho informal.

d) a moradia.

e) a renda.

Gab: E

Questão 86)

A tabela abaixo apresenta a população total, urbana e rural (em milhões de habitantes), das macrorregiões brasileiras, segundo os três últimos censos realizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Assinale a alternativa que indica corretamente as regiões identificadas pelos números 1, 2 e 3.

clip_image024

Fonte: Sinopse do Censo do IBGE de 2010.

a) Sul; Norte; Nordeste.

b) Norte; Nordeste; Sul.

c) Nordeste; Sul; Norte.

d) Norte; Sul; Nordeste.

Gab: B

Questão 87)

Para Portugal, não era interessante trazer para o Brasil imigrantes de estados possuidores de colônias, tais como França, Inglaterra, Holanda e Espanha. Abrir as portas da colônia e, depois, do recém-criado império do Brasil poderia significar um risco. Daí, a preferência por imigrantes dos estados alemães, da Suíça, e da Itália. Pedro I continuou essa política enfatizando que era necessário apoiar o desenvolvimento da agricultura, pelo aliciamento de bons colonos que aumentassem o número de braços dos quais necessitávamos.

(Adaptado de João Klug, “Imigração no Sul do Brasil, em

Keila Grinberg e Ricardo Sales (org.). O Brasil Imperial. v. III. 1870-1889.

Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 247.)

Assinale a alternativa correta.

a) A grande entrada de imigrantes no Brasil ocorreu a partir do Primeiro Reinado, em função do fim do tráfico negreiro e da maciça propaganda promovida pelo governo brasileiro na Europa.

b) No Primeiro Reinado, a entrada de imigrantes associava-se ao incremento da produção agrícola e tinha em conta o cenário internacional, no qual as metrópoles europeias disputavam territórios e riquezas.

c) Em meio à corrida imperialista do século XIX, Portugal empenhou-se pelo fim da escravidão em Lisboa e do tráfico negreiro em suas colônias africanas.

d) A imigração no Brasil surgiu como questão a partir da implantação da Lei Áurea, que alterou os modos de pagamento do trabalho livre.

Gab: B

Questão 88)

Nos três primeiros meses de 2013, entraram no território brasileiro cerca de três mil pessoas vindas do Haiti. O aumento substancial no fluxo de entrada de haitianos no país se deu principalmente pelo pequeno município de Brasileia, no Estado do Acre. A cidade, com cerca de 20 mil habitantes, faz fronteira com a Bolívia e o Peru, e, de janeiro ao final de março, viu chegar um número estimado de 2 mil imigrantes haitianos.

(http://brazilianpost.co.uk. Adaptado.)

Aponte dois motivos que expliquem o aumento recente da migração de haitianos para o Brasil. Explique a diferença entre esse fluxo migratório de haitianos para o Brasil e a maioria dos fluxos migratórios instalados no mundo na segunda metade do século XX.

Gab:

Nos último anos, tem-se elevado o número de haitianos entrados no Brasil. Há vários motivos que os trazem ao País, entre os quais se podem evidenciar:

1) A extrema pobreza da população haitiana, pois o Haiti se encontra entre os países mais pobres do continente americano, apresentando indicadores sociais baixíssimos e reduzida oferta de oportunidades.

2) Impacto social trazido pelo terremoto de janeiro de 2011, que destruiu grande parte da cidade de Porto Príncipe, a capital do país, matando aproximadamente 200 mil pessoas. A falta de estrutura de atendimento piorou a situação de vida da população, pois houve o aumento da incidência de doenças infecto contagiosas (principalmente a cólera), levando grande número de pessoas a deixar o país.

3) Instabilidade política no país na década de 1990, que levou a derrubada de um governo legítimo (do padre Jean Bertrand Aristide) e posterior eclosão de conflitos entre grupos que conduziram o golpe, levando ao risco de uma guerra civil.

4) Em função da instabilidade política, a ONU achou por bem interferir no país para evitar a possível guerra civil. Foi criada uma força de intervenção militar, a MINUSTAH, cuja liderança foi conduzida pelo exército brasileiro. O contato dos haitianos com os soldados brasileiros serviu de “propaganda” para o Brasil, provocando essa imigração.

5) Em face da melhoria do nível de vida no Brasil, devido ao crescimento econômico divulgado pela mídia mundial, os haitianos vêm para o Brasil na expectativa de melhorar suas condições de vida, aventando-se a possibilidade de conseguir trabalho.

O elemento diferenciador entre os movimentos migratórios haitianos e aqueles instalados na segunda metade do século XX se dá principalmente pelo aspecto econômico: os haitianos que para cá fogem de um país com condições de vida precariíssimas, no qual, em função de seu processo histórico e político, a população não tem acesso nem mesmo a água potável, com sérias dificuldades de sobrevivência, e abandoam um país na miséria e com escassas expectativas de trabalho e oportunidades. O caso dos outros migrantes no mundo é diverso desse, pois deslocam-se devido a conflitos étnicos - tribais, religiosos, fatores climáticos, entre outros.

Questão 89)

Observe a figura ao abaixo, cujas setas indicam movimentos migratórios ocorridos no Brasil.

As direções das flechas indicam um movimento migratório ocorrido por fenômenos específicos de um momento histórico da ocupação do território brasileiro. A dinâmica migratória representada ocorreu:

clip_image026

Fonte: Scarlato, Francisco Capuano. População e Urbanização brasileira.

In: Geografia do Brasil. Jurandir L. Sanches Ross (org). São Paulo: Edusp, 2000.

a) em virtude do ciclo da borracha na Amazônia, que atraiu grandes contingentes populacionais das outras regiões brasileiras em direção ao Norte.

b) entre os anos 30 e 50 do século XX, em virtude da integração do mercado interno e do desenvolvimento regional brasileiro.

c) nos anos 60 do século XX, em virtude da criação de Brasília e do êxodo rural, provocado pela revolução verde no Nordeste e Sul do Brasil.

d) em função da atração exercida pelos grandes projetos de mineração e industrialização, a exemplo de Carajás e da Zona Franca de Manaus.

e) após a década de 80 do século XX, em função da incorporação de novas fronteiras agrícolas e pecuárias nas regiões Centro-oeste e Norte do Brasil.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis