quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 3

Questão 26)

Observe as Pirâmides Etárias do Brasil nas seguintes datas:

clip_image002 clip_image004

Fonte: http://www.ibge.gov.br/, acesso 07/10/2014.

As diferenças notadas em 2010 podem ser descritas como

a) um elemento que pode agravar a economia do país, visto o crescimento da população ativa, e a consequente pressão sobre o mercado de trabalho, podendo com isso, aumentar o desemprego.

b) um caso típico do que os demógrafos designam como transição demográfica, pois é notório que o número de homens está aumentando substancialmente, e isso modificará as futuras taxas de natalidade.

c) a prevalência ainda de altas taxas de natalidade, pois o aumento proporcional de adultos implica mais uniões familiares e a consequente situação de explosão demográfica que o país vive.

d) resultado exponencial do crescimento do número de idosos, tanto homens quanto mulheres, situação essa resultante de envelhecimento populacional, que afasta o Brasil da transição demográfica que foi comum nos países ricos.

e) expressão do que os demógrafos chamam transição demográfica, visto a ampliação proporcional do número de adultos e idosos em relação ao número de crianças e jovens, o que nos aproxima de um certo perfil europeu.

Gab: E

Questão 27)

Observe, nas pirâmides etárias abaixo, a distribuição da população por sexo e por faixas de idades, apontando transformações na estrutura populacional do Brasil.

clip_image006 clip_image008

clip_image010 clip_image012

clip_image014

Adaptado de BOLIGIAN, L.; BOLIGIAN, A. T. A.

Geografia, espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2011.

Considerando o período de 1980 a 2020, explique a mudança principal em relação à proporção de jovens e a mudança principal em relação à proporção de idosos na população brasileira.

Gab:

Explicação quanto aos jovens:

A proporção de jovens no conjunto da população brasileira diminui no período considerado, em função da diminuição das taxas de natalidade e de fecundidade no país.

Explicação quanto aos idosos:

O percentual de idosos aumenta no mesmo período no país, devido à elevação da expectativa de vida entre os brasileiros.

Questão 28)

Considere as seguintes afirmações sobre a mobilidade da população brasileira:

I. As diferenças regionais, no que concerne ao desenvolvimento socioeconômico, provocaram um intenso fluxo populacional, sobretudo a partir da região norte do país, tendo como principal vetor, a concentração fundiária, fato este que contribuiu para uma intensa migração daquela região para o Nordeste do país.

II. O fluxo migratório para a região norte teve como suporte a construção da rodovia Belém-Brasília, contribuindo assim para a formação de uma fronteira agrícola na região amazônica. Às margens dessa rodovia estruturaram-se assentamentos rurais e paulatinamente foram surgindo os primeiros núcleos urbanos na região.

III. No final do século XX e início deste, observam-se as migrações de retorno de nordestinos provenientes da região sudeste, principalmente do Estado de São Paulo. Esse fenômeno migratório indica que os estados do Nordeste além de reterem a população, também começaram a receber de volta aqueles que saíram de seus estados de origem em direção ao centro-sul do país.

Está correto o que se afirma em

a) III apenas.

b) II e III apenas.

c) I apenas.

d) I, II e III.

Gab: B

Questão 29)

A população brasileira atingiu 202,7 milhões de pessoas em primeiro de julho deste ano, segundo estimativa do IBGE [...] O volume de pessoas que vivem no país cresceu 0,86% em relação ao verificado em igual período do ano anterior. São Paulo continua sendo a cidade mais populosa do país, com 11,9 milhões de habitantes. Em seguida, no ranking de cidades, vêm Rio de Janeiro (6,5 milhões), Salvador (2,9 milhões), Brasília (2,9 milhões) e Fortaleza (2,6 milhões). Os 25 municípios mais populosos do país somam 51 milhões de habitantes e representam 25,2% da população.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/08/1507099-populacao-

brasileira-atinge-2027-milhoes-de-habitantes-calcula-ibge.shtml. Acesso em 02 set. 2014

Com base nos conhecimentos de geografia da população, assinale a alternativa correta.

a) O aumento populacional brasileiro é decorrente, sobretudo, do crescimento vegetativo da população, que incorpora os conceitos de natalidade e mortalidade.

b) O crescimento populacional evidenciado indica uma tendência de aumento nas taxas de natalidade e fecundidade e uma diminuição da taxa de mortalidade, associada ao envelhecimento da população.

c) Esse acréscimo populacional tem como consequência a diminuição da renda per capita e o comprometimento dos recursos naturais, como evidenciado por Malthus, pois há um crescimento geométrico da população e aritmético dos alimentos.

d) O aumento da população é impulsionado pelo crescimento das periferias das grandes cidades, decorrente dos processos migratórios, que fazem com que diminua o número de habitantes em cidades pequenas.

e) O fator que explica o aumento populacional é a imigração, pois o Brasil tem recebido grande contingente populacional de outros países.

Gab: A

Questão 30)

Densidade de povoamento

clip_image016

(Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território, 2008.)

Observando a distribuição geográfica da população brasileira, é correto afirmar que

a) é ignorada a configuração das redes de transporte, revelando o caráter restritivo da população aos limites regionais.

b) são dirimidos os efeitos do processo de colonização, registrando atualmente uma distribuição regular da população pelo território.

c) é percebida a dependência externa para a ocupação pioneira, indicando os grandes núcleos relacionados aos ciclos econômicos comandados por imigrantes.

d) são encontradas parcelas do território com concentração populacional irregular, apresentando variações mesmo em regiões densamente ocupadas.

e) é registrada a ocupação homogênea da faixa litorânea, relacionando o baixo preço da terra com o poder aquisitivo da população.

Gab: D

Questão 31)

clip_image018

www.ibge.gov.br. Acesso em 18/11/2014. Adaptado.

Com base nos números apresentados na tabela acima, identifique e explique o fator determinante para o aumento populacional registrado entre

a) 1700 e 1770;

b) 1920 e 1970.

Gab:

a) O fator determinante para o aumento populacional registrado entre 1700 e 1770 foi o surto minerador ocorrido principalmente nos atuais estados brasileiros de MG, GO e MT. O ouro de aluvião encontrado não exigia ferramentas ou técnicas avançadas para a coleta, intensificando, assim, a vinda de imigrantes; especula-se que aproximadamente clip_image020da população portuguesa tenha sido transferida para a Brasil nesse período. O dinamismo da atividade mineradora e a proibição da escravidão indígena intensificaram o tráfico negreiro para a Colônia portuguesa, o que também justifica o significativo crescimento populacional registrado no período tratado.

b) O fator determinante para o aumento populacional registrado entre 1920 e 1970 foi a elevação da taxa de crescimento vegetativo. Essa elevação no período decorre do declínio da mortalidade e das elevadas taxas de natalidade.

Questão 32)

O trabalho análogo à escravidão não se restringe apenas à situação em que o trabalhador não tenha se candidatado espontaneamente ao emprego, mas também quando ele é ludibriado com falsas promessas de ganho e quando é coagido a trabalhar.

No Brasil, nos últimos anos, podemos afirmar corretamente que esse tipo de trabalho incide, em maior escala, na exploração de

a) idosos, em atividades domésticas, no estado de Goiás.

b) mulheres, em carvoarias, no estado de São Paulo.

c) adolescentes, em indústrias siderúrgicas, no estado de Sergipe.

d) crianças, no setor da construção civil, no estado de Santa Catarina.

e) homens, nas atividades pecuárias e de desmatamento, no estado do Pará.

Gab: E

Questão 33)

Examine os mapas e gráficos abaixo.

clip_image022

Com base nos mapas e gráficos e em seus conhecimentos sobre o assunto, responda:

a) O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é um índice composto, calculado a partir de três variáveis: educação, longevidade e renda. Explique a importância de cada uma na mensuração do desenvolvimento humano.

b) Considerando o conjunto dos municípios brasileiros, procure explicar a evolução do IDHM entre 1991 e 2010.

c) Com base no IDHM, é possível afirmar que ainda persistem desigualdades regionais no Brasil? Justifique sua resposta.

Gab:

a) O IDHM considera três variáveis como critérios para suas pesquisa:. Educação, que avalia o número de alunos matriculados e taxa de analfabetismo; Longevidade, que diz respeito ao acesso a saneamento básico e à qualidade de serviços de saúde, bem como à expectativa de vida da população. A terceira variável considerada é a renda, que é analisada pelo índice PIB per capita, ou seja, a soma do Produto Interno Bruto do município dividida pelo número de habitantes. A partir de tal critério é que se avalia o poder de compra do cidadão de determinada cidade.

b) O ano de 1991 tem como contexto a transição democrática no Brasil, altas taxas de inflação e gigantesca dívida externa herdada do período militar. O Plano Real, de 1994, estabilizou a inflação e aumentou o salário real médio da população. Nos oito anos da gestão de FHC, a estratégia econômica em meio ao contexto neoliberal passava pela da privatização de setores da gestão do Estado. Houve ainda avanços nos serviços médicos e o início das políticas de transferência de renda, que na gestão Lula ganharam escala realmente nacional através do Bolsa Família, que reduziu muito a população em situação de miséria e aumentou a taxa de crianças matriculadas nas escolas.

c) Sim, embora as desigualdades regionais medidas pelo IDHM apresentem forte redução no período 1991-2010, elas persistem na realidade brasileira. A partir do mapa observa-se que a região Sudeste apresenta IDHM entre médio e alto e com algumas manchas de alto desenvolvimento, mas também baixos índices no Vale do Jequitinhonha (MG), Vale do Ribeira (SP). Por outro lado, a Região Norte tem extensas áreas entre baixo e muito baixo IDHM.

Questão 34)

Dezenas de milhares de migrantes sul-americanos chegaram ao Brasil a partir dos anos 1990, de forma lenta e contínua. Ou talvez centenas, não se sabe bem. Deles ouvimos falar pouco e, em geral, pejorativamente [...]. Com a crise econômica no Velho Continente, nos últimos anos, cresceu igualmente a migração de europeus. Mas foi a recente chegada de alguns milhares de migrantes negros que levou a política migratória brasileira à pauta das grandes redações, quase sempre apresentando a migração como "problema" ou "crise" a solucionar.

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/divida-historica-uma-lei-de-migracoes-para-o-brasil-9419.html

Sobre esse tema, é correto afirmar:

a) Entre os países em desenvolvimento, o Brasil é único destino importante das migrações internacionais, que, em sua grande maioria, se dirigem aos países desenvolvidos.

b) De acordo com a maioria dos especialistas, o Brasil deve adotar políticas mais restritivas à entrada de imigrantes, já que a presença de estrangeiros no país ultrapassou o percentual de 10% da população.

c) O Estatuto do Estrangeiro, que regula a política imigratória brasileira, é considerado uma das leis mais avançadas no que diz respeito à proteção dos imigrantes, o que se reflete no tratamento dado ao imigrante que chega ao país.

d) Parte desse contingente de novos imigrantes que chegaram ao Brasil está em situação irregular e, portanto, não usufrui dos direitos reservados aos demais trabalhadores no país.

e) Ao longo de sua história, o Brasil jamais adotou medidas de restrição à imigração para grupos étnico-culturais ou nacionais, fato que explica a atual diversidade étnica e cultural do país.

Gab: D

Questão 35)

A população brasileira cresceu 0,86% entre 2013 e 2014, segundo o IBGE. O total de habitantes nos 5 570 municípios do país chegou a 202 768 562 habitantes em julho de 2014, mas o percentual de crescimento não foi uniforme em todos eles.

clip_image024

(Valor Econômico, 29.08. 2014)

A partir dos dados da tabela e dos seus conhecimentos sobre a população brasileira, é correto concluir que

a) os municípios de médio porte são importantes centros regionais em seus estados, ou integrantes das principais regiões metropolitanas, configurando-se como áreas de atração migratória.

b) o grande crescimento dos municípios de pequeno porte deve-se ao rápido aumento da natalidade e da política de sustentabilidade desses municípios.

c) o maior crescimento percentual da população foi registrado nos municípios das capitais dos estados mais populosos do Brasil.

d) os dados divulgados evidenciam que o dinamismo populacional do Brasil está seguindo novas rotas, particularmente rumo aos maiores municípios portuários da região Sudeste.

e) ocorre cada dia mais a concentração da população brasileira nos municípios das capitais estaduais mais populosas, devido ao custo de vida mais baixo, às melhores oportunidades de trabalho e maior infraestrutura urbana.

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis