segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Exercícios Enem Vestibulares China 3

Questão 31)

“Terra de Gigantes”

“Mesmo atingida pela crise internacional, a produção na China continua em crescimento e sua economia alcança a terceira posição entre as maiores do mundo, atrás da dos Estados Unidos e da do Japão.”

TERRA DE GIGANTES. Atualidades Vestibular.2010. São Paulo: Editora Abril.2010.p 90.

No contexto da citação acima, é verdadeiro afirmar que:

a) o excelente desempenho econômico do país garante emprego para a maioria da população economicamente ativa, sendo inexpressivo o contingente de desempregados, tendo ocorrido nos últimos anos significativa melhoria na qualidade de vida da maioria da população.

b) devido ao rápido desenvolvimento econômico, a China se tornou o maior emissor de gás carbônico, isto porque sua energia é oriunda em grande parte da queima do petróleo e do carvão, recursos naturais altamente poluidores.

c) apesar da intensificação do crescimento econômico, a China é um país de grande volume de importação de matéria prima, principalmente de ferro, celulose, petróleo e soja, e de exportação de produtos de alta tecnologia, em especial insumos da indústria de informática.

d) o modelo de desenvolvimento econômico, que possibilitou o acelerado crescimento, tem como base a abundância de mão de obra altamente qualificada e bem remunerada e a participação do país na OMC (Organização Mundial de Comércio).

e) este crescimento que tem ocorrido nos últimos anos tornou o país espaço de recepção de imigrantes e a única potência econômica plenamente capitalista, no contexto intracontinental.

Gab: B

Questão 32)

Observe o mapa a seguir.

clip_image002

Sobre o país indicado por X, é correto afirmar que:

00. foi o responsável direto pela queda do Muro de Berlim, pois, ao adotar o modelo econômico de “economia de mercado”, inviabilizou a continuação do socialismo real no leste europeu e no continente asiático.

01. possui atualmente uma das economias que apresenta o maior crescimento do mundo, superando, inclusive, a taxa de crescimento econômico do Brasil.

02. adota, atualmente, uma política cujos princípios encaixam-se plenamente no paradigma econômico defendido pelos neoliberais, qual seja o de que “o Estado deve ser máximo e controlar o mercado”.

03. o governo do país adota um rígido controle dos salários e das regras trabalhistas. Essa medida permite que as empresas tenham, em geral, um reduzido custo com mão de obra, tornando os produtos baratos aos consumidores de outras partes do mundo.

04. a organização política do país permite, com ampla liberdade, a atividade político-partidária; daí a instalação do pluripartidarismo e de mecanismos amplos e institucionais de grupos de defesa de Direitos Humanos.

Gab: FVFVF

Questão 33)

clip_image004 clip_image006

Adaptado de SENE, Eustáquio e MOREIRA, João C.

Geografia geral e do Brasil. São Paulo. Scipione, 2010.

Há trinta anos, a República Popular da China iniciou uma política de reformas da economia planificada implantada por Mao Tsé Tung.

A partir da análise dos dados das tabelas, duas transformações socioeconômicas resultantes dessa política reformista são:

a) liderança tecnológica - redução dos lucros empresariais

b) estatização da produção - ampliação de leis previdenciárias

c) diversificação industrial - restrição dos direitos trabalhistas

d) concentração de capital - aumento das desigualdades sociais

Gab: D

Questão 34)

A China tem aumentado consideravelmente sua influência no cenário internacional, fortalecida pelas altas taxas de crescimento econômico que vêm promovendo

a) a ampla distribuição de renda e redução da pobreza, sobretudo nas menores cidades do interior.

b) o avanço da democracia e da liberdade de expressão por parte da população.

c) o incremento da qualidade de vida da maioria da população.

d) a aceleração da urbanização e o enriquecimento de pequenas parcelas da população.

e) a diminuição de demanda por matérias-primas no mercado internacional.

Gab: D

Questão 35)

A China explica que o seu sistema econômico adapta mecanismos de mercado ao socialismo, por meio da forte presença do Estado que fomenta a economia e o desenvolvimento social. Um capitalismo controlado pelo Partido Comunista.

Com respeito ao sistema político e econômico adotado pela China, é INCORRETA a afirmação:

a) A economia de mercado, implementada na China, permitiu a propriedade particular para o desenvolvimento das atividades econômicas, nas Zonas Econômicas Especiais (ZEE) e nas Zonas de Comércio Aberto (ZCA).

b) As Zonas de Comércio Aberto (ZCA) são regiões que, além do livre mercado, estão abertas ao comércio exterior e à entrada de multinacionais, desde que respeitadas as restrições de associarem-se ao governo ou a empresários chineses por meio de joint ventures.

c) A China atrai investimentos do mundo inteiro em função do baixo custo de produção. Entre os principais fatores para o custo de produção reduzido estão a mão de obra barata, uma boa infraestrutura e a moeda desvalorizada.

d) O Estado foi o principal instrumento da modernização acelerada que transforma diariamente a paisagem da China. O ritmo da economia chinesa exige construções permanentes ou reaparelhamentos de portos, rodovias, estradas de ferro, aeroportos e usinas de energia.

e) As conquistas econômicas chinesas foram acompanhadas por importantes reformas democráticas que garantiram uma maior participação política e respeito pleno aos direitos humanos.

Gab: E

Questão 36)

Nos últimos anos, o país abaixo:

clip_image008

a) encontrou forte dificuldade em controlar a natalidade e conter o acentuado ritmo de crescimento demográfico, desse que é o mais populoso país do mundo.

b) vinha num forte ritmo de crescimento, mas foi fortemente abalado pela crise econômica de 2008-2009 e entrou num quadro recessivo.

c) enfrentou o mais forte tremor de terras de sua história seguido por um tsunami que abalou o país em 2011 e comprometeu o crescimento econômico que vinha em bom ritmo.

d) deu continuidade ao processo de deslocamento demográfico para a porção oriental do país, visando amenizar o inchaço urbano da vertente ocidental.

e) foi pouco atingido pela crise internacional, dando continuidade ao ritmo de aquecimento econômico observado nas últimas três décadas.

Gab: E

Questão 37)

A China nas últimas décadas tem-se reafirmado, de várias maneiras, como uma das maiores potências do mundo. Contudo, possui alguns conflitos territoriais internos como

a) a luta pela incorporação da planície de Taiwan.

b) o movimento pela independência do Tibet.

c) a disputa com o Vietnã e o Sudão pelas Ilhas Spratly.

d) as tentativas de retomar os territórios de Hanoi e Xangai.

Gab: B

Questão 38)

A China é o país mais populoso do planeta e uma potência militar que tem conseguido atrair investimentos estrangeiros em grande proporção, sustentando um crescimento econômico que lhe confere um papel estratégico e de crescente projeção no cenário mundial. Sobre a China, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Em 1949 foi proclamada a República Popular da China, sob liderança de Mao Tse-Tung. O socialismo implantado rompeu a dominação colonial e imperialista que havia explorado a China por quase cinco séculos.

b) A partir do final da década de 1970 o governo toma uma série de medidas econômicas liberalizantes que propiciaram a abertura e a modernização da economia por meio de uma política estatal elaborada e controlada firmemente pelos líderes do Partido Comunista.

c) Em busca de prover a demanda de energia no mesmo ritmo do crescimento econômico do país foi construída, no rio Yangtzé, a usina hidrelétrica de Três Gargantas, que se encontra entre as maiores centrais hidrelétricas do mundo.

d) A China caracteriza-se pela maior concentração populacional na sua extensa faixa litorânea, local de maior dinamismo econômico no país e onde foram criadas as Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), áreas específicas para a entrada de capital internacional que, por intermédio de joint ventures - associação entre empresas estrangeiras e locais - produzem para a exportação.

e) No contexto da Nova Divisão Internacional do Trabalho, a China destaca-se por contar com uma mão-de-obra abundante, altamente qualificada e bem remunerada o que favorece seu comércio interno.

Gab: E

Questão 39)

Considere as informações e afirmativas referentes ao crescimento da economia chinesa.

A aceleração do crescimento econômico da China nas últimas duas décadas tem provocado mudanças nos hábitos e comportamentos internos, com consequências na economia mundial.

Nesse contexto, afirma-se:

I. O crescimento econômico chinês provocou demanda por alimentos industrializados e bens de consumo, fortalecendo o mercado de matérias primas e consequentemente acelerando os preços praticados no mercado mundial.

II. Houve um aumento do consumo de petróleo, o que contribui para a alta do preço da energia e a elevação dos custos de produção mundial.

III. O crescimento econômico tem possibilitado à China investir na extração de minérios e na produção de energia em países na África e na América do Sul.

IV. A condição de membro do Conselho de Segurança da ONU com direito a veto dá à China uma situação privilegiada com relação à Rússia e aos Estados Unidos no que se refere à compra de matérias-primas no concorrido mercado internacional.

V. A melhoria nas condições de vida dos chineses levou o governo a incentivar os casais a terem mais de dois filhos, o que provocou um aumento da taxa de crescimento demográfico, chegando a população, no final da década passada, a alcançar um bilhão e trezentos milhões de habitantes.

As afirmativas corretas são, apenas,

a) I e V.

b) III e IV.

c) I, II e III.

d) I, II e IV.

e) II, III, IV e V.

Gab: C

Questão 40)

“A China é agora a segunda economia do mundo, superando o Japão. Nesse inacreditável laboratório da modernidade, há muitos perigos à espreita, quer eles venham da ecologia, do sistema político ou do próprio crescimento vertiginoso da economia. Mas a China é hoje um lugar onde acontecem coisas surpreendentes....”

HORTA, Luiz Paulo. O Império do Meio manda chamar Confúcio. O Globo.

Caderno Opinião, 1º caderno, 22/08/2010, p.06.

Com as reformas econômicas iniciadas por Deng Xiaoping, a partir de 1979 e do início da década de 80, a China deixou de ser um país atrasado e agrícola para se converter numa potência industrial, ingressando, já no início do século XXI, na Organização Mundial do Comércio (OMC). Ao combinar uma economia de mercado com a ditadura de um partido único, a China ainda possui desafios para se sustentar e se integrar ao cenário da economia mundial.

Com base nos conhecimentos das mudanças geoeconômicas atuais, afirma-se que a(o)

a) China se tornou um centro produtor e exportador mundial de produtos têxteis e manufaturados de baixo valor, a partir do crescente uso de mão de obra barata, do amplo mercado consumidor e de altos investimentos, vindos dos países asiáticos.

b) manutenção das Zonas Econômicas Especiais é uma das metas do novo modelo de desenvolvimento econômico, cujo principal objetivo é a aproximação da China com países africanos, como Angola e Nigéria, fornecedores de petróleo, produto essencial ao crescimento industrial.

c) início do processo de abertura da China ao comércio exterior se deu com a implantação do socialismo, logo após o término da Guerra do Ópio, mas retroagiu com a eclosão do movimento xenófobo conhecido como Guerra dos Boxers.

d) novo modelo de desenvolvimento chinês para o século XXI aponta para a diminuição da desigualdade social com o aumento do consumo interno e investimentos em setores estratégicos de produção, como os de alta tecnologia e serviços, apesar da recente expansão de sua economia e dependência em relação ao comércio exterior.

e) rompimento das relações sino-soviéticas na década de 70, a partir da desestalinização promovida na União Soviética, favoreceu a autonomia chinesa e ampliou os investimentos na produção, até então, controlados exclusivamente pelos russos.

Gab: D

Questão 41)

clip_image010

Os investimentos diretos da China no Brasil aumentaram vertiginosamente nos últimos anos, conforme pode ser observado no gráfico acima.

Sobre esses investimentos, é correto afirmar:

a) Destinam-se, principalmente, à produção de matéria-prima no Brasil, destacando-se minério de ferro e soja.

b) Originam-se, principalmente, da falta de qualificação da mão de obra no setor agrícola, na China, nos últimos anos.

c) Devem-se à necessidade de a China diversificar e expandir sua indústria pesqueira para além do Sudeste asiático.

d) Concentram-se na produção pecuária, visando atender à crescente demanda de sua carteira de negócios no mercado norte-americano.

e) Relacionam-se à flexibilização da legislação trabalhista brasileira, que tem atraído investimentos chineses, sobretudo para o setor de biotecnologia.

Gab: A

Questão 42)

O espantoso crescimento econômico da China no último decênio revela-se com nitidez no aumento da participação do país no comércio mundial. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) Os preços das commodities no mercado mundial vêm sendo profundamente afetados pelas oscilações da demanda chinesa.

b) A China não pertence à Organização Mundial do Comércio (OMC), fato que limita seu intercâmbio comercial com os Estados Unidos.

c) Os investimentos chineses nos países africanos concentram-se no setor de serviços, especialmente transporte e comunicações.

d) O aumento da penetração de produtos chineses na América Latina não afeta de maneira significativa as exportações brasileiras para a região.

e) O incremento do fluxo de comércio bilateral Brasil-China não vem sendo acompanhado por investimentos produtivos chineses.

Gab: A

Questão 43)

Observe a imagem e analise as afirmações a seguir.

clip_image012

(http://img.photobucket.com/albums/v653/jcmatias80/cartoon.jpg)

00. Em razão de seu crescimento econômico acelerado, a China depende fortemente da importação de matérias-primas industriais básicas, principalmente petróleo, bauxita e minério de ferro.

01. Uma estratégia do governo chinês tem sido o investimento em países da África, na forma de financiamentos de projetos ou investimentos diretos de multinacionais chinesas, com destaque para a produção de petróleo.

02. A atuação da China na África tem provocado tensões, principalmente com os Estados Unidos, que temem a proliferação de governos comunistas no continente, recriando as condições da época da Guerra Fria.

03. O fim da Guerra Fria, na década de 1990, foi o fator responsável pela crise econômica em que vive a maioria dos países africanos, pois suas economias dependiam da ajuda externa mantida pelas grandes potências.

04. A regionalização do mundo, entre o Norte industrializado e rico e o Sul pobre, de economia baseada na exportação de produtos primários não é válida na relação entre a China e os países africanos.

Gab: VVFFV

Questão 44)

Há cinco décadas, a China enfrenta protestos que fazem parte da luta pela independência do Tibete.

Essa região, ilustrada a seguir, tem forte importância geoestratégica e uma marcante influência dos monges budistas. Baseando-se nestas informações, explique um fator geopolítico, condicionado por questões naturais, que torna essa região importante estrategicamente para o Estado chinês.

clip_image014

<www.historianet.com.br>. (Adaptado).

Gab:

A rica hidrografia da região, sendo nascente dos principais rios que abastecem a China (o Huang-Ho, Mekong e Yang Tsé)

OU

Por ser uma região de fronteira com países litigiosos (Índia, Nepal), o Planalto Tibetano, onde situa-se a maior cordilheira montanhosa do mundo, o Himalaia (e nela o Monte Everest), assume uma importante posição estratégica.

Questão 45)

Nunca na história da humanidade houve tão grande concentração de poder nuns poucos lugares nem tamanha separação e diferença no interior da comunidade humana. Formou-se um mundo quase totalmente integrado – um sistema mundo – evidentemente controlado a partir de alguns centros de poderes econômicos e políticos.

(Olivier Dollfus, 1994. Adaptado.)

Neste sistema mundo contemporâneo pode-se identificar que

a) as maiores potências nucleares do século XXI são: Estados Unidos, França, Canadá, Japão, Alemanha, Índia e Paquistão.

b) o Ocidente não tem medo da proliferação de armas nucleares principalmente em regimes hostis aos Estados Unidos.

c) o Irã, a Síria e o Mianmar formam um grupo de países que abriram mão de seus projetos voltados à proliferação da tecnologia de armas nucleares.

d) a Coreia do Norte tem grande dependência da China, por ser esta a maior exportadora de alimentos e energia aos nortecoreanos.

e) a paz entre os palestinos e Israel depende apenas de acordos com os EUA.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis