segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Exercícios Enem Vestibulares China 7

Questão 90)

clip_image002

Na Zona Econômica Especial (ZEE) de Pudong, que ocupa 500 km2 na costa chinesa, está sendo construído o maior centro financeiro, industrial e comercial do Extremo Oriente. Antes do fim do ano, cerca de cem entidades financeiras da Europa e dos Estados Unidos se somarão às 200 que já operam na ZEE, considerada uma das maiores captadoras de investimentos na Ásia.

Apresente uma vantagem oferecida pelo Estado chinês para atrair capitais transnacionais para Pudong.

Gab:

Entre as vantagens oferecidas pelo Estado chinês aos empreendimentos estrangeiros encontram-se: rendimentos livres de impostos, terrenos públicos e construções de qualidade a baixo custo, liberdade para remessa de lucros para o exterior e facilidades para associações entre o capital estatal e os investimentos privados globais; moeda desvalorizada que permite a exportação de produtos baratos para o mercado global; mão-de-obra local qualificada, com salários relativamente mais baixos; infra -estrutura de transportes e telecomunicações moderna e promovida pelo Estado.

Questão 91)

“Em quase vinte anos, o império gigantesco multiplicou em quatro vezes seu desempenho econômico, com uma mistura de liberalização interna e controle estatal de investimentos. Tudo isso aconteceu sob um estrito isolamento em relação aos mercados financeiros globais e com pesados impostos para investidores estrangeiros. Apesar disso, os chineses do exterior e as empresas dos Estados Unidos, do Japão e da Europa investiram mais de 360 bilhões de dólares em centros produtivos da China.”

GREFE, G..GREFFRATH,M..SCHUMANN,H..In Attac: o que querem os críticos da globalização.

Há hoje um enorme receio com relação ao papel da China no mercado internacional de produção e trabalho. Países e regiões inteiras se sentem ameaçados. Sobre os receios existentes em relação à China, analise as afirmativas a seguir:

I. O desenvolvimento e o design dos produtos se realizam na Europa, mas a produção e os empregos migram para a China;

II. As nações industrializadas perderão mais vagas de trabalho na produção do que ganharão com os pedidos da China;

III. Os países em desenvolvimento, que constroem seu futuro com base em força de trabalho barata, não têm mercado e infra-estrutura para competir com a China.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa II está correta.

b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

d) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

e) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Gab: E

Questão 92)

A matéria jornalística a seguir, refere-se a um crescente problema diplomático.

PROJETO AUTORIZA USO DA FORÇA CONTRA TAIWAN

O governo chinês apresentou ontem ao Congresso Nacional do Povo projeto de lei que autoriza o uso da força contra Taiwan se houver risco da tomada de medidas unilaterais por parte dessa ilha. No projeto, o governo da China ressalta que uma ação militar será adotada, só na hipótese de esgotamento do processo de negociação pacífica. Vale ressaltar que, sendo o maior aliado da ilha, os EUA estão obrigados por lei a defendê-la na hipótese de agressão externa .

Adaptado de Folha de São Paulo, 09/03/2005, p. A13.

Assinale a alternativa contendo o fator que explica esse possível conflito.

a) A vigência do capitalismo em Taiwan impede a anexação dessa ilha por parte da China, assim como ocorreu no caso de Hong Kong.

b) As enormes diferenças culturais existentes entre China e Taiwan se materializam, por vezes, em ações de nítida conotação racista.

c) A evolução política interna de Taiwan vem reforçando o desejo de autonomia completa, assim como de seu reconhecimento internacional.

d) A crescente capacidade exportadora de Taiwan tem criado grande concorrência aos produtos chineses, o que representa o principal fator de rivalidade entre os dois países.

e) A prática do budismo é reprimida pelo governo de Pequim por servir como símbolo de resistência à ocupação chinesa, tal como ocorre no Tibet.

Gab: C

Questão 93)

Há 25 anos, as cidades chinesas eram pobres e sujas. O povo mal vestido passava fome. Ninguém tinha telefone, carro nem tevê. A China hoje está virando potência. É o milagre do dragão.

Revista Veja, 31/08/2005

Sobre as transformações na China, é correto afirmar que:

I. As reformas econômicas iniciadas por Mao Tsé-Tung e continuadas por Deng Xiaoping foram fundamentais para o crescimento da economia chinesa nas últimas décadas.

II. O ritmo acelerado do crescimento da economia chinesa está atrelado à abertura política, incentivada por Deng Xiaoping.

III. Com crescimento econômico entre 9 e 10% nas últimas décadas, a China possui uma das economias que mais cresce no mundo.

Assinale:

a) se I e III estiverem corretas.

b) se II e III estiverem corretas.

c) se I, II e III estiverem corretas.

d) se apenas I estiver correta.

e) se apenas III estiver correta.

Gab: E

Questão 94)

A China e a Índia destacam-se hoje no panorama mundial como os países que mais crescem economicamente. No entanto, existem grandes diferenças entre as duas economias. Observe os gráficos a seguir.

clip_image004

Comparando a economia dos dois países nas últimas décadas é correto afirmar que:

a) a China, desde as reformas realizada na década de 1970, se transformou em uma agressiva plataforma de exportação enquanto a Índia ainda permanecia, naquele momento, como um país de base agrária;

b) a Índia traçou um caminho de crescimento econômico com base em uma democracia plural, enquanto a China permaneceu com uma estrutura política autoritária organizada em torno de um único partido;

c) a China tem recebido maiores volumes de investimentos diretos estrangeiros, mas devido à sua enorme população tem uma renda per capita menor que a da Índia;

d) a Índia vem encontrando dificuldade em formar trabalhadores qualificados devido à diversidade de dialetos, enquanto a China, graças a sua unidade lingüística, obteve maior sucesso nesse empreendimento;

e) a China e a Índia fazem parte do bloco de países da bacia Índico-Pacífico e são influenciadas pelo modelo de desenvolvimento e pelos capitais japoneses.

Gab: B

Questão 95)

A China é hoje um país com dois sistemas econômicos: o socialista, que resiste nas regiões mais distantes dos grandes centros, sobretudo nas relações de propriedade, e o capitalista, que organiza cada vez mais as relações de produção e de trabalho, principalmente nas regiões mais modernas.

Sobre a economia chinesa e o seu desenvolvimento, analise as afirmativas abaixo.

I. A partir da abertura das chamadas Zonas Econômicas Especiais e das Cidades Abertas, a China passou a ter a economia que mais cresce no mundo.

II. A produção industrial chinesa tem apresentado crescimento homogêneo, não só em termos territoriais como também setoriais.

III. A China ainda é um país de camponeses, visto que mais da metade de sua população total vive em áreas rurais.

IV. A liberalização econômica e os baixos custos de mão-de-obra são fatores fundamentais para o crescimento econômico chinês.

São corretas as afirmativas:

a) apenas I, II e III.

b) apenas I, III e IV.

c) apenas II, III e IV.

d) apenas III e IV.

Gab: B

Questão 96)

Leia com atenção:

I. trabalhadores e patrões se queixam da concorrência desleal com os produtos contrabandeados ou subfaturados. Alertam ainda que, sem a regulamentação das salvaguardas, não podem denunciar práticas de concorrência desleal;

II. todos indicam a invasão estrangeira, principalmente a partir de 2005, quando acabou o mecanismo de cotas. O setor avisou o governo de que depois do fim das cotas haveria uma invasão estrangeira no mercado interno brasileiro;

III. na região de Americana, maior pólo brasileiro, quatro mil trabalhadores já perderam o emprego este ano, resultado direto do encolhimento da carteira de pedidos. O item importado chega ao Brasil com valor de até 40% do preço de venda do produto brasileiro.

Os textos referem-se

a) aos produtos do setor têxtil da China.

b) à produção de açúcar da União Européia.

c) aos subsídios dos EUA ao setor algodoeiro.

d) à liderança da produção de carne da Austrália.

e) ao comércio da soja, liderado pela China.

Gab: A

Questão 97)

A China é o país que tem apresentado as mais altas taxas de crescimento da economia global. Com taxas de expansão do PIB girando em torno de 9 e 10% ao ano, o país é um dos líderes na atração de investimentos produtivos internacionais. Líder na Ásia na atração de investimentos, superando inclusive o Japão, e já é uma potência regional que começa a incomodar o poder de influência do Japão.

Apresente três razões que explicam a grande capacidade chinesa de atrair investimentos produtivos.

Gab:

Grande mercado consumidor potencial (1)

Força de trabalho barata (2)

Política de controle sobre a força de trabalho (3)

Legislação ambiental permissiva (4)

Questão 98)

Cite dois fatores que explicam por que a China seja considerada uma potência em formação.

Gab:

Questão 99)

A importância da China no cenário internacional deve-se:

a) às inovações políticas, após a morte de Mao-Tsé-Tung, com a eliminação do centralismo de Estado e da democratização do país, após as manifestações da Praça da Paz Celestial.

b) ao fato do país apresentar a economia mais fechada do mundo.

c) à dimensão de sua população, que representa potencial mercado consumidor, além de ser a economia em crescimento mais acelerado do mundo e com importante poderio bélico.

d) ao fato do país ter se consolidado como a mais importante potência econômica do século XXI.

e) ao fato do país ter aderido à economia de mercado, sem, porém, abrir mão do controle e participação estatal em 100% da produção industrial.

Gab: C

Questão 100)

Para muitos analistas, a China será a grande potência do século XXI. O país tem mostrado números impressionantes de crescimento na sua economia. Entretanto, nem sempre a China esteve numa situação aparentemente tão boa. Desde 1949, quando da implantação do socialismo sob o comando de Mao-Tsé-Tung, o país conheceu momentos de total estagnação ou crise econômica. Quando ocorreu o pior momento da economia chinesa desde 1949?

a) Revolução cultural.

b) Guerra do ópio.

c) Guerra dos Boxers.

d) Grande Salto para a Frente.

Gab: D

Questão 101)

Para muitos analistas, a China será a grande potência do século XXI. O país tem mostrado números impressionantes de crescimento na sua economia. Entretanto, nem sempre a China esteve numa situação aparentemente tão boa. Desde 1949, quando da implantação do socialismo sob o comando de Mao-Tsé-Tung, o país conheceu momentos de total estagnação ou crise econômica. Quando ocorreu o pior momento da economia chinesa desde 1949?

a) Revolução cultural.

b) Guerra do ópio.

c) Guerra dos Boxers.

d) Grande Salto para a Frente.

Gab: D

Questão 102)

Os dados abaixo demonstram as conseqüências da política demográfica adotada pela China nos últimos 30 anos.

clip_image006

FOLHA DE SÃO PAULO, 13/06/2004.

Apresente os princípios básicos dessa política relacionando-a a situação retratada no quadro.

Gab:

Política do filho único, onde as famílias com mais de um filho passaram a ser tributadas pelo Estado. Essa política trouxe como conseqüência vários casos de infanticídio feminino, provocando o desequilíbrio entre o número de mulheres e homens na população chinesa.

Questão 103)

China e Taiwan constituem um dos focos de tensão no espaço geopolítico do mundo atual. Recentemente, por ocasião das eleições presidenciais em Taiwan, houve momentos de ameaça à ilha pelo governo chinês.

A propósito da relação entre os dois países asiáticos, responda:

a) Qual é a posição geopolítica de Taiwan no mundo multipolar dos anos 1990?

b) Indique o motivo pelo qual a China tem ameaçado Taiwan.

Gab:

a) Em 1949, ao final da guerra civil, os comunistas chegaram ao poder em Pequim e os derrotados, se refugiaram na Ilha de Formosa, ou Taiwan, onde estabeleceram um regime capitalista apoiado pelos EUA. (“Política do cordão sanitário”). Os comunistas da República Popular da China (China Continental) e os nacionalistas de Taiwan, definem a reunificação como um “dever do povo chinês”, mas discordam sobre os caminhos que devem seguir.

Atualmente a Ilha de Formosa onde se localiza Taiwan tem um governo eleito democraticamente e é uma das principais forças econômicas da Ásia. Mantém relações diplomáticas com apenas 29 países, pois o governo de Pequim impõe um isolamento diplomático. Embora Taiwan atue como um país independente sofre restrições, pois a ONU reconhece o governo de Pequim como único representante do povo chinês.

b) É bastante conhecida a posição da China Popular a respeito do assunto: considera-se a única representante da nação chinesa e Taiwan é uma província rebelde. Em conseqüência, esta não poderia ter relações diplomáticas com nenhum país (atualmente mantém com 29) e não deve ter acesso a nenhum organismo internacional.

Questão 104)

A grande concentração industrial da China está na sua parte leste.

clip_image008

Assinale a alternativa que identifica a informação representada em I

a) Área de investimento estrangeiro maciço, além de tecnologia e experiência de gestão empresarial.

b) Área de Hong Kong e que, por pertencer ao Reino Unido, tem abertura para o comércio mundial.

c) Área de grande concentração metalúrgica e eletrônica, com produção para exportação.

d) Concentração de mão-de-obra barata devido à falência do sistema comunista.

e) Implantação de indústrias coletivas, permitindo uma melhor distribuição industrial na porção leste.

Gab: A

Questão 105)

Observe a figura e leia a frase:

clip_image010

“O Brasil e a China acabam de ficar mais próximos”.

a) Explique as características econômicas da China atual.

b) Quais os interesses do Brasil em se aproximar da China?

Gab:

a) A China atual aprofunda e acelera um processo de abertura e crescimento econômico, iniciado na década de 1970, que se caracteriza pela expansão da economia de mercado por meio das zonas econômicas especiais, onde se concentram as principais zonas urbano-industriais do país e o investimento internacional pelas transnacionais, pela grande participação no comércio internacional e também pela manutenção de uma forte presença do estado na economia.

b) A China apresenta-se ao Brasil como grande parceira comercial (mercado de commodities), como fonte de captação de recursos externos para investimentos em infra-estrutura e parceira para projetos de desenvolvimento técnico-científico (como na área aeroespacial).

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis