segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Exercícios Enem Problemas Ambientais 8

Questão 76)

Observe a notícia:

Novos conflitos paralisam obras de Jirau

Dilma Rousseff determinou envio da Força Nacional de Segurança a Roraima para impedir confrontos no canteiro.

Na madrugada da véspera, quando a situação aparentemente já havia retornado ao normal após os conflitos anteriores, um grupo de homens encapuzados tentou invadir as instalações, o que obrigou o deslocamento de policiais militares para o local.

(www.cartacapital.com.br - acesso em 27/03/2011)

A notícia diz respeito a uma tensão ocorrida nesse primeiro semestre de 2011 junto à Amazônia brasileira. O motivo dos conflitos refere-se:

a) a conflitos de terra, herança da arcaica estrutura fundiária brasileira.

b) a conflito entre indígenas que reivindicam a demarcação de suas terras e rizicultores locais.

c) à polêmica envolvendo a demarcação da reserva indígena da Raposa Serra do Sol.

d) a conflito entre povos indígenas desalojados pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.

e) à construção de uma usina hidrelétrica no local.

Gab: E

Questão 77)

“[...] E a natureza reage à ação do homem, de forma mais ou menos intensa, de acordo com a agressividade com que foi atingida.”

Fonte: ANDRADE, Manoel Correia de. Poder político e produção do espaço. 1984, p. 20.

Na maioria das vezes, as respostas da natureza, conforme a intervenção do homem, ocorrem em forma de catástrofes. Entre elas, podemos citar, EXCETO

a) as enchentes urbanas na cidade de São Paulo.

b) os deslizamentos de encostas em morros do Rio de Janeiro.

c) o desabamento de teto de minas, como ocorreu no Chile, em 2010.

d) a erupção vulcânica do Etna, na Sicília.

Gab: D

Questão 78)

Encontra-se no momento em tramitação no Congresso Nacional Brasileiro um novo Código Florestal que irá repercutir sobre a ordenação ambiental de boa parte do território brasileiro. Um dos pontos que mais geram polêmica no novo Código diz respeito às denominadas Áreas de Preservação Permanente (APP). Segundo o Código anterior que áreas são essas e por que elas devem ser objeto de preservação permanente?

Assinale a alternativa que dá a melhor resposta à questão feita:

a) São áreas naturais de propriedade pública, que o Estado tem a obrigação de preservar, pois não é sua função desenvolver atividades produtivas.

b) São áreas de vegetação natural públicas e privadas, como topos de morros e encostas (>45°), a ser preservadas para evitar a erosão.

c) São as matas ciliares em áreas de terras públicas que devem ser preservadas, para impedir que se pratique agricultura em terras do governo.

d) São áreas naturais que devem ser preservadas no interior das propriedades privadas para diminuir a extensão da área onde incide o imposto rural.

e) São apenas aquelas áreas florestadas com vegetação exuberante que merecem ser preservadas pelo seu valor estético e cultural.

Gab: B

Questão 79)

O mapa representa a “Amazônia Azul”, uma área de aproximadamente 4,5 milhões de km2, traçada ao longo do litoral brasileiro.

clip_image002

(Scientific American Brasil. Oceanos: origens, transformações e o futuro. Adaptado.)

Sobre a “Amazônia Azul”, pode-se afirmar que:

a) é uma área que o Brasil delimitou para opor-se à salvaguarda e à exploração dos recursos naturais.

b) é uma região onde a exploração pesqueira está embargada para permitir a exploração do pré-sal.

c) foi criada para que os recursos vivos na Zona Econômica Exclusiva – ZEE sejam exclusivamente pescados por navios fábricas.

d) essa demarcação objetivou delimitar áreas de pequeno interesse comercial e assegurar os impostos para todos os estados da União.

e) nessa área, o Brasil pretende exercer seus direitos de soberania ou jurisdição para melhor salvaguardar e explorar os recursos naturais nela existentes.

Gab: E

Questão 80)

Nível do rio Negro em Manaus é o menor já registrado

clip_image004

Rio Negro em Manaus

(Créditos: Cláudia Dianni/Banco de Imagens ANA)

Neste domingo, 25 de outubro, o Negro atingiu 13,63m e bateu o recorde da vazante de 1963. Conforme alertado pela Agência Nacional de Águas (ANA), a região Amazônica enfrenta a maior seca dos últimos anos. Os níveis do Solimões e do Negro têm registrado vazantes (descida do nível dos rios) históricas este ano, o que influencia diretamente o volume de água dos demais rios da região. O nível do Negro é monitorado desde 1902. Neste histórico, o menor nível do curso d’água já registrado na capital amazonense havia sido em 1963, quando o rio chegou a 13,64m. Porém, neste domingo, o rio atingiu 13,63m no Porto de Manaus e pode baixar ainda mais nos próximos dias, pois o período de vazante ainda não terminou.

(http://www2.ana.gov.br/Paginas/imprensa/noticia.aspx?id_noticia=8977.

Acesso em 25/10/2010)

Analise as afirmações.

I. Um dos fatores que pode ter causado a diminuição do volume dos rios da Amazônia foi a pluviosidade abaixo da média em países como Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, onde estão as cabeceiras de importantes afluentes do rio Amazonas.

II. A população local sofre os efeitos da seca, já que os rios da região têm papel fundamental para o transporte de cargas e passageiros, além do abastecimento de alimentos, medicamentos e combustíveis.

III. Devido à grande disponibilidade de água na região, o fato relatado no texto pouco interfere na dinâmica social e econômica da região.

É correto o que se afirma SOMENTE em

a) I e II.

b) I e III.

c) II.

d) II e III.

e) III.

Gab: A

Questão 81)

No ano de 1992, lideranças governamentais de quase duas centenas de países reuniram-se no Rio de Janeiro para a Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, a ECO 92. Na conferência, elaborou-se um protocolo para reorientar o desenvolvimento em bases sustentáveis. Esse protocolo é denominado de

a) Plano Plurianual de Desenvolvimento.

b) Declaração sobre o meio ambiente e o combate à desertificação.

c) Plano Governamental de Crescimento Econômico.

d) Agenda 21.

Gab: D

Questão 82)

Para a maioria dos que a veem de fora, a Amazônia é uma enorme extensão verde salpicada de pequenas comunidades ribeirinhas. Nessa visão, a preservação das matas estaria garantida se o “povo da floresta” tivesse boas condições de vida e não precisasse destruir o ambiente para se sustentar. Pois bem, o povo não está mais na floresta. [...] Há quarenta anos, apenas 3,5% da população da Amazônia vivia em cidades. Hoje, são 73%.(SOARES, 2009, p. 39).

A partir da análise do texto, aliada aos conhecimentos sobre a região Amazônica, pode-se afirmar:

01. A população da floresta começou a migrar para a zona urbana na década de 50 do século passado, devido à criação da Zona Franca de Manaus.

02. O povoamento rarefeito da Amazônia é um fator negativo para a região, na questão da distribuição de recursos federais, porque os governantes tendem a investir recursos em regiões onde a densidade demográfica é maior.

03. A região Amazônica, devido ao fato de concentrar 80% da água doce do planeta, é a que possui o maior número de domicílios com água encanada no país.

04. O avanço das cidades sobre a floresta, aliado à implantação de políticas públicas sanitárias eficientes, provocou a diminuição da propagação e da incidência de casos de leishmaniose na região.

05. As áreas metropolitanas de Belém e de Manaus são as mais populosas da região e as que apresentam os melhores indicadores sociais, além de disporem da melhor infraestrutura do país.

Gab: 02

Questão 83)

Dentre as unidades de conservação integrantes do SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, as de Proteção Integral têm como objetivo básico a preservação da natureza. Sobre as Unidades de Proteção Integral é correto afirmar-se que

a) possuem categorias do tipo Estação Ecológica, Parque Nacional e Refúgio da Vida Silvestre.

b) possuem categorias do tipo Floresta Nacional, Área de Proteção Ambiental e Reserva Extrativista.

c) seu objetivo básico é promover e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais.

d) nelas podem ser praticadas legalmente atividades como pesquisa científica, ecoturismo e agroextrativismo.

Gab: A

Questão 84)

Os lixões são considerados o pior tipo de disposição final dos resíduos sólidos de uma cidade. Representam um grave problema ambiental e de saúde pública. Sobre esse problema no Brasil, é correto afirmar-se que os lixões

a) contaminam os solos e os recursos hídricos, sendo locais propícios à proliferação de vetores de doenças.

b) instalam-se, preferencialmente, no próprio sítio urbano para facilitar o transporte e a disposição final do lixo.

c) ocupam áreas de preservação permanente como os fundos de vales dos rios que drenam o território dos municípios.

d) estão sendo rápida e progressivamente substituídos por aterros sanitários, sobretudo no nordeste.

Gab: A

Questão 85)

Em Juiz de Fora (MG), a qualidade do ar é registrada através de equipamentos que medem a concentração de partículas inaláveis, instalados em duas estações. Uma dessas estações está localizada no bairro Manoel Honório.

Observe o gráfico:

clip_image006

Fonte: Laboratório de Climatologia e Análise

Ambiental – UFJF. www.labcaa.ufjf.br

O bairro Manoel Honório está localizado junto ao centro urbano de Juiz de Fora, próximo à calha do rio Paraibuna. Trata-se de um bairro que possui intenso setor comercial e de serviços e predomínio de edificações multifamiliares. Sua malha viária possui alguns dos principais eixos que interligam diversos bairros ao centro da cidade.

Com base nas informações acima, responda:

a) Quais são os períodos de maior concentração de poluentes?

b) Explique a distribuição assimétrica da quantidade de partículas inaláveis durante um dia.

Gab:

a) 1º período: manhã entre 06:30h e 07:30 h.

2º período: a partir das 18:00 h.

b) O aluno poderia observar um ou mais dos seguintes pontos:

I. deslocamento de veículos no início da manhã e final da tarde em função do trabalho, escola e outras atividades;

II. Localização do bairro próximo à calha do Rio Paraibuna que dificulta a ação de agentes dispersores de poluição;

III. Diminuição da temperatura no entardecer o que diminui as correntes de convecção, fazendo com que haja maior concentração de poluentes.

Questão 86)

Resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) aumenta a área de proteção em regiões montanhosas, o que reduz pastos e lavouras nas áreas assinaladas no mapa.

clip_image008

Folha de São Paulo/Agrofolha – 06.08.2002

Assinale a alternativa que contenha a correspondência correta entre a área afetada e o tipo de produção.

a) Serras Gaúchas – Trigo e Arroz

b) Região da Represa de Três Marias – Algodão e Cana-de-Açúcar

c) Fronteira entre ES/MG – Café e Reflorestamento

d) Vale do Paraíba – Cana-de-Açúcar e Banana

e) Todas as áreas – Fruticultura e Soja

Gab: C

Questão 87)

Os grandes domínios de ecossistemas brasileiros – Amazônia, Mata Atlântica e de Araucária, Pantanal, Cerrado, Caatinga, Manguezais – encontram-se ameaçados pela interferência acentuada do homem, agravando a questão ambiental no País.

Considerando-se essa realidade, é INCORRETO afirmar que:

a) em qualquer um desses ecossistemas, os seres vivos relacionam-se entre si e com o ambiente físico que ocupam, procurando alcançar um equilíbrio dinâmico.

b) mudanças nos elementos desses ecossistemas, provocadas por desmatamentos, queimadas, alterações climáticas ou pedológicas, ameaçam seu equilíbrio.

c) entre os componentes abióticos que compõem o sítio desses domínios, estão os recursos hídricos, morfológicos e atmosféricos.

d) entre os componentes bióticos, desconsidera-se a ação antrópica, privilegiando-se os reflexos da fauna e da flora no espaço.

Gab: D

Questão 88)

As Unidades de Conservação integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) dividem-se em dois Grupos:

1. Unidades de Proteção Integral

2. Unidades de Uso Sustentável

Assinale a alternativa que se enquadra como unidade de proteção integral:

a) Área de Proteção Ambiental

b) Estação Ecológica

c) Reserva Ecológico-Cultural

d) Reserva de Fauna

Gab: B

Questão 89)

A distribuição da população brasileira no território ainda não se estabilizou, sendo significativos os índices de fluxos migratórios inter e intra-regionais. Considerando os dados apresentados no gráfico e as características e fatores relacionados à distribuição espacial da população, assinale a alternativa INCORRETA.

clip_image010

a) As regiões brasileiras apresentam uma grave distorção no processo de ocupação e distribuição espacial, se consideradas as diferenciações observadas na dimensão territorial de cada uma delas.

b) Há, na atualidade, uma convergência dos fluxos migratórios para as regiões Norte e Centro-Oeste, com expansão dos seus índices de crescimento populacional.

c) As regiões Sudeste e Nordeste têm as maiores participações no quadro populacional, mas têm apresentado, nas últimas décadas, um índice de crescimento demográfico menos significativo que as demais.

d) A região Sul mantém os mais acentuados saldos migratórios negativos, agravados pelo maior índice de urbanização do País, o que gera vazios demográficos graves.

Gab: D

Questão 90)

A polêmica em torno do tema Desenvolvimento Sustentável junto às questões do desenvolvimento econômico brasileiro nos confirma os seguintes fatos:

I. O Desenvolvimento Sustentável é a ponte que se estabelece entre modernização e modernidade. Esse deve atuar sem ameaçar as gerações futuras.

II. Um dos efeitos da modernização é acumular vantagens para grupos minoritários a exemplo dos grandes projetos mineradores implantados na Amazônia.

III. A modernidade concilia o crescimento econômico e o interesse social. Essa atualiza o país e reparte entre todos os benefícios desse avanço. No Brasil essa realidade ainda está muito distante.

IV. A degradação do meio ambiente, a identificação e a utilização da biodiversidade das florestas brasileiras não passam de especulação da mídia e da comunidade científica a nível mundial.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as proposições I, II e III estão corretas

b) Apenas a proposição I está correta

c) Apenas a proposição II está correta

d) Apenas a proposição IV está correta

e) Apenas as proposições I e III estão corretas

Gab: B

Questão 91)

Texto 1

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações."

Constituição Federal do Brasil, 1988, título VIII, capítulo VI.

Texto 2

As praias do Rio estão poluídas. Nada de novo. As praias sempre estiveram meio poluídas nos últimos anos.

Fragmentos de desconforto com a degradação ambiental acabaram articulando-se para compor um quadro mais amplo de uma cidade que se desintegra.

.........................................................................................................

Alguma coisa aconteceu. O Rio de tantos janeiros acordou em janeiro de uma ressaca de séculos. Agora é correr contra o tempo e não esquecer jamais desse presente colossal em forma de cidade que nos chegou às mãos e que precisa ser entregue adiante, como bastão numa corrida de revezamento.

Adaptado de Fernando Gabeira, Folha de São Paulo, 07/02/2000

a) Apresente duas razões para o processo de degradação ambiental apresentado.

b) Explique duas ações que poderiam reverter essa situação de degradação ambiental.

Gab:

a) O candidato pode apresentar, entre outras, as seguintes razões:

- O fluxo contínuo de produtos que são processados e consumidos nas cidades geram sub produtos que se acumulam no ambiente urbano - resíduos dos combustíveis fósseis, dejetos industriais, lixo e esgotos domésticos que vão contaminar a água e o ar.

- Os investimentos em saneamento básico são insuficientes: a inexistência de redes completas de coleta de lixo, e de estações adequadas de tratamento de esgotos provocam um acelerado processo de degradação ambiental.

b) O candidato pode apresentar, entre outras, as seguintes ações:

- a emergência de movimentos sociais que passem a exigir políticas ambientais mais rigorosas.

- o aumento dos investimentos públicos e privados em saneamento básico para diminuir os problemas ambientais.

- a difusão de ações educativas de preservação ambiental.

- a realização de campanhas rigorosas de valorização do espaço público.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis