sábado, 8 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 28

Questão 108)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) avalia a qualidade de vida de uma população em nível federal, estadual e municipal, sendo esta avaliação baseada em estudos e cruzamentos de dados estatísticos. Cabe a ONU divulgar anualmente o Relatório de Desenvolvimento Humano, que indica a existência no Brasil de importantes variações no IDH, em função das regiões.

Sobre o tema anteriormente mencionado, são feitas as seguintes afirmativas:

I. os estados da Região Sul, além de São Paulo, Rio de Janeiro e do Distrito Federal são os que apresentam o melhor IDH;

II. Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso apresentam índices intermediários;

III. Bahia, Sergipe e Amapá apresentam resultados que podem ser comparados a países como Haiti e Serra Leoa, os piores do mundo.

Assinale:

a) se apenas a afirmativa I for correta;

b) se apenas a afirmativa II for correta;

c) se apenas a afirmativa III for correta;

d) se as afirmativas I e II forem corretas;

e) se as afirmativas II e III forem corretas.

Gab: D

Questão 109)

As migrações representam importante elemento no estudo da dinâmica populacional do Brasil. De um país de imigrantes, nos últimos vinte anos vem ocorrendo a inversão dos fluxos populacionais. Cite e explique um fato que tornou o Brasil atrativo para as correntes migratórias no final do século XIX e início do século XX.

Gab:

O candidato poderá abordar os seguintes fatores:

- As lavouras cafeeiras da região sudeste;

- A necessidade de mão-de-obra especializada para os centros urbanos industriais;

- O processo de criação de colônias de povoamento na região sul;

- Poderá citar ainda a conjuntura internacional (guerras na Europa) como fator de repulsão tornando o Brasil como país atrativo.

Questão 110)

Considere o quadro a seguir.

clip_image002

Parte da queda da taxa de mortalidade infantil observada no quadro é resultado

a) da adoção de políticas públicas de saneamento básico e de um conjunto de programas sociais, visando à saúde da população, como as campanhas de vacinação e aleitamento materno, além da melhoria na qualidade de vida das famílias.

b) de altos investimentos na saúde pública através da construção de creches e hospitais, os quais passaram a atender toda a população, além de inserir a mulher no mercado de trabalho.

c) do processo de migração da população do campo para a cidade, o que possibilitou a esta população acesso a mais emprego, melhoria das condições de vida e aumento salarial.

d) do aumento da produção de alimentos, sobretudo da soja, que foi incorporada à dieta das populações de baixa renda, eliminando assim a fome e a desnutrição.

Gab: A

Questão 111)

A estrutura etária da população tem reflexos importantes na economia de um país. Logo, a tendência dos grupos etários representados no gráfico nos leva à reflexão de que:

clip_image004

I. Em 1980, 38% da população tinham entre 0 a 14 anos de idade, em 2000 esse percentual cai para 29%, e, de acordo com as projeções do IBGE, em 2020 as crianças e jovens menores de 14 anos serão apenas 23% da população do país.

II. A participação relativa de idosos na população total vem aumentando significativamente. Em 1980, as pessoas com mais de 60 anos de idade representavam apenas 6%; em 2000 já perfaziam 7% e em 2020 totalizarão 13%.

III. As estatísticas oficiais afirmam que em 2006, 97% das população entre 7 a 14 anos frequentavam a escola. Como a população, nessa faixa etária, tende a diminuir em termos relativos e a permanecer estável em termos absolutos, não será necessário ampliar o número de vagas já existentes nas escolas fundamentais e sim melhorar a universalização do ensino médio e a qualidade das escolas, em todos os níveis.

IV. A projeção nos mostra que nas próximas décadas haverá um acelerado crescimento da população de idosos, resultante do aumento da expectativa de vida. Essas alterações no padrão demográfico brasileiro agravam a crise estrutural do sistema de previdência social no Brasil, mas, por outro lado, aumentam de maneira significativa a importância dos idosos no mercado de consumo (casas de repouso, atividades recreativas, educação continuada na área de informática, ensino de línguas estrangeiras e uma boa pedida para a indústria do turismo.

Estão corretas:

a) Apenas as proposições II e III

b) Apenas as proposições I e II

c) Todas as proposições

d) Apenas as proposições II e IV

e) Apenas as proposições I e IV

Gab: C

Questão 112)

Observe o gráfico que trata da proporção de migrantes na população total por regiões brasileiras.

Proporção de Migrantes na População Total

clip_image006

Com auxilio da leitura do gráfico assinale V ou F para as proposições conforme sejam Verdadeiras ou Falsas.

( ) A Região Centro-Oeste apresenta o maior percentual de migrantes na formação de sua população, o que se deve principalmente à atração exercida pelo Distrito Federal e pela expansão da fronteira agrícola, que tornou a região fonte de forte atração populacional.

( ) O processo de integração do território nacional configurou o Nordeste como a região de perdas tanto demográficas como econômicas, que ainda tem como principal destino dos seus migrantes a Região Sudeste.

( ) A política de povoamento e de integração da Amazônia implantada pelos militares nos anos de 1970 transformou essa região numa área de expansão do capital e da fronteira agrícola, que passou a ser um dos principais destinos dos migrantes nordestinos e sulistas, daí a importância numérica dos migrantes na composição de sua população.

( ) O processo de desindustrialização ocorrido nas últimas décadas na Região Sudeste fez com que esta região perdesse totalmente a liderança na atração de migrantes para as Regiões Norte e Centro-Oeste, além de ser hoje uma região que não perde população devido à migração de retorno.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

a) V V V F

b) V F F V

c) F V V V

d) F V V F

e) V F F F

Gab: A

Questão 113)

As proposições fazem uma análise e um balanço das formas de ocupação do espaço brasileiro. Logo:

I. As transformações ocorridas na estrutura produtiva do país nas últimas décadas levaram a um redirecionamento do perfil demográfico brasileiro. A modernização da economia alterou, direta e indiretamente, a dinâmica populacional, reduzindo a taxa de fecundidade e a mortalidade infantil, e deu enfase à transição demográfica.

II. A industrialização rapidamente alterou a proporção entre a população rural e a urbana, e o processo de modernização do campo contribuiu para a expulsão de grandes contingentes populacionais para as cidades.

III. As transformações econômicas vinculadas à globalização da economia contribuíram para mudanças no perfil da estrutura urbana, impondo mudanças no modo de vida das pessoas nas cidades.

IV. A pobreza existente no país é fruto do excesso populacional que eleva a distribuição de renda.

Estão corretas

a) Todas as proposições

b) Apenas as proposições I e II

c) Apenas as proposições I e III

d) Apenas as preposições II e III

e) Apenas as proposições I, II e III

Gab: E

Questão 114)

A respeito da população brasileira e da sua distribuição pela cor da pele, sejam brancos, mestiços ou pardos, negros, amarelos e o elemento indígena, sabe-se que podem ser encontrados em todas as regiões brasileiras. Porém, existem regiões com maior ou menor concen-tração desses elementos. Nesse contexto, assinale o que for correto.

01. Os brancos são numerosos no sul do Brasil devido ser essa uma região caracterizada pela imigração européia.

02. Os mestiços se destacam no Nordeste e na Amazônia, que são regiões onde há séculos existe um ativo processo de mestiçagem.

04. Os negros são numerosos na Bahia e no Sudeste, em especial no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, o que pode ser explicado por tratar-se de antigas regiões de escravidão.

08. Os amarelos, grupos menos numerosos, essencial-mente descendentes de japoneses, estão concen-trados, na maior parte, no estado de São Paulo e aparecem, também, no Paraná.

16. Os indígenas têm os efetivos mais numerosos situados na Amazônia, em especial no norte do Amazonas e de Roraima, mas estão presentes em todo o território brasileiro, em concentrações secundárias no Mato Grosso do Sul, no Nordeste (sul da Bahia e sertão) e até nos confins do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Gab: 31

Questão 115)

Sobre a população brasileira, povoamento do território e estrutura da população, assinale o que for correto.

01. A distribuição da densidade populacional, com índices mais elevados próximo ao mar no nordeste, sudeste e sul, é resultado do processo de ocupação e de colonização a partir do litoral e obedece a uma lógica claramente leste-oeste. No entanto, no sudeste e no sul a densidade continua forte em algumas regiões próximas das fronteiras ocidentais.

02. As migrações internas são significativas no Brasil, sejam de pequenas distâncias, a exemplo dos mineiros do interior em direção à capital Belo Horizonte, ou de grandes distâncias, a exemplo de gaúchos e paranaenses em direção ao Mato Grosso e Rondônia, e podem ser medidas pela proporção dos migrantes na composição da população.

04. As regiões brasileiras que não têm se mostrado como atrativos populacionais são o entorno do Distrito Federal, São Paulo e as frentes pioneiras dos estados do Pará e do Tocantins.

08. A pirâmide etária da população brasileira é determinada essencialmente pela natalidade e a sua redução tem efeito sensível na diminuição da amplitude da base, sobretudo nas cidades, enquanto o aumento da expectativa de vida tem provocado um alargamento de sua parte superior.

Gab: 11

Questão 116)

O Índice de Desenvolvimento Humano - IDH é adotado pela Organização das Nações Unidas - ONU para a classificação de países de acordo com indicadores sociais e econômicos.

clip_image008

www.pnud.org.br

Aponte dois indicadores demográficos que compõem o IDH. Em seguida, a partir da análise do gráfico, justifique a variação desse índice no Brasil nas últimas décadas.

Gab:

Dois dos indicadores:

· PIB per capita

· índice de analfabetismo

· expectativa de vida ao nascer

· taxa de matrícula em todos os níveis de ensino

A elevação do IDH brasileiro foi determinada pelo aumento do grau de instrução e pela elevação da expectativa de vida da população.

Questão 117)

Leia, com atenção, o texto a seguir.

A população brasileira vem apresentando transformações na sua estrutura etária ao longo das distintas fases da transição demográfica. Diferentemente do que ocorria antes, quando a população apresentava uma estrutura etária expressivamente jovem, realçada em pirâmides etárias de bases amplas, na atualidade, constatam-se mudanças significativas no formato da pirâmide. Esta progressiva ampliação da expectativa de vida da população brasileira tem sido objeto de estudos e conduzido a demandas de políticas públicas que atendam aos novos desafios impostos por essa nova conjuntura e perspectiva demográfica. Comumente essas transformações são relacionadas à atuação de cada um dos principais componentes da dinâmica demográfica, tais como, fecundidade, mortalidade e migração.

Com base no texto e nos conhecimentos que possui sobre o tema enfocado, analise as proposições abaixo.

00. A fecundidade no Brasil foi diminuindo ao longo dos anos, basicamente como consequência das transformações ocorridas na sociedade.

01. Os avanços da Medicina e as melhorias nas condições gerais de vida da população repercutem no sentido de elevar a média de vida do brasileiro.

02. As taxas de natalidade iniciaram sua trajetória de declínio em meados de 1960, com a introdução e a difusão dos métodos anticonceptivos orais no Brasil.

03. O Brasil apresenta diminuição crescente da mortalidade infantil decorrente, dentre outros fatores, da ampliação de acesso a serviços de saúde e saneamento básico. Entretanto, ainda possui elevado número de óbitos quando se compara com alguns países da América do Sul.

04. A migração internacional é um dos fatores de maior impacto na composição atual da estrutura etária e na expectativa de vida no país.

Gab: VVVVF

Questão 118)

Leia o fragmento de texto a seguir.

Retrocedendo no tempo, verifica-se que para os homens, já em 1940, a média de idade no ato do casamento legal era de 27,1 anos, a qual se manteve quase inalterada até nossos dias [1998]. Com as mulheres não ocorreu o mesmo. Em 1940, elas se casavam no civil mais cedo, em média aos 21,7 anos, idade que veio crescendo sistematicamente e passou a 23,3 anos em 1950, 23,8 em 1960 e 24 em 1970.

BERQUÓ, Elza. Arranjos familiares no Brasil: uma visão demográfica.

In: SCHWARCZ, Lilia M. História da vida privada no Brasil. Contrastes da

intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. v. 4. p. 416-417. [Adaptado]

O texto retrata diferenças na idade média das mulheres, em relação à dos homens, no que se refere ao casamento civil. No Brasil, o aumento progressivo da idade de casamento das mulheres entre as décadas de 1940 e 1970 se deve, sobretudo, à

a) instituição do divórcio, que deu aos divorciados o direito de contrair novo matrimônio.

b) aprovação do código eleitoral, que garantiu a participação política das mulheres.

c) elevação da escolaridade, que possibilitou maior inclusão das mulheres no mercado de trabalho.

d) ampliação da longevidade feminina, que influenciou na nupcialidade e nas parturições.

e) implementação de políticas de saúde pública, que permitiu o acesso à contracepção e à esterilização.

Gab: C

Questão 119)

Os versos abaixo, do compositor Assis Valente, procuram retratar o encontro de uma dona de casa com um recenseador do IBGE.

Recenseamento

Em 1940

Lá no morro começaram o recenseamento

E o agente recenseador

esmiuçou a minha vida

foi um horror

E quando viu a minha mão sem aliança

encarou a criança

que no chão dormia

E perguntou se meu moreno era decente

E se era do batente ou era da folia

Os versos da canção permitem pensar em dois indicadores demográficos passíveis de serem obtidos a partir das informações buscadas pelo recenseador. Esses indicadores referem-se especificamente

a) à taxa de urbanização e à esperança média de vida.

b) à taxa de mortalidade infantil e à taxa de matrimônios estáveis.

c) ao índice de Gini e à taxa de alfabetização de adultos.

d) ao saldo migratório e à renda per capita urbana.

e) à taxa de fecundidade e à população economicamente ativa.

Gab: E

Questão 120)

A tabela a seguir apresenta os dados de migração no Brasil entre os anos de 2003 e 2008.

clip_image010

(Fonte: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/100817_grafscomuniipea61.pdf)

Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

a) A diferença existente entre o número de imigrantes e emigrantes no Sudeste caracteriza essa região como de baixa mobilidade populacional.

b) Uma das características da dinâmica apresentada na tabela é que a maioria das regiões apresenta maior índice de migrantes dentro da própria região.

c) O maior deslocamento de pessoas ocorre das regiões com maior densidade demográfica em direção àquelas de menor densidade.

d) Os dados mostram que o Nordeste, região que tradicionalmente deslocava elevado número de migrantes, sobretudo para o Sudeste, agora apresenta o fenômeno inverso, ou seja, o número de migrantes é favorável àquela região.

e) Regiões ainda consideradas como fronteira agrícola têm como característica atrair migrantes cujas atividades estão associadas à agricultura, haja vista a disponibilidade de terras ainda existentes.

Gab: B

Questão 121)

Levantamento feito pelo Ministério das Relações Exteriores mostra que 3 040 993 brasileiros, ou seja, 1,57% da população do Brasil, migraram para diferentes continentes.

Emigração Brasileira

clip_image012

(Ministério das Relações Exteriores, 26.09.2010. Adaptado.)

A partir da observação do mapa, pode-se afirmar que os continentes que abrigam o maior número de emigrantes brasileiros são

a) americano, europeu e asiático.

b) europeu, americano e da Oceania.

c) americano, africano e asiático.

d) asiático, europeu e africano.

e) africano, americano e da Oceania.

Gab: A

Questão 122)

No ano de 2010, realizou-se, a partir de 1.º de agosto, o 12.º Censo Demográfico do Brasil. Sobre ele, leia o seguinte texto do IBGE:

O Censo 2010 vai-nos dizer quem somos, onde estamos, quantos somos e como vivemos. Para conseguir todas essas informações, o IBGE vai utilizar dois tipos de questionário na coleta de dados: o da amostra e o básico. Apenas uma parte dos domicílios irá responder às questões exclusivas dos questionários da amostra. Mas as perguntas do questionário básico serão respondidas por todos, inclusive aqueles domicílios que fazem parte da amostra. Mas que perguntas básicas são essas? E por que todo mundo precisa respondê-las?

As perguntas do questionário básico são subdivididas em temas. Algumas questões são referentes ao domicílio como um todo e outras investigam características individuais de cada morador. Conheça quais os assuntos que compõem o questionário básico:

· domicílio;

· emigração internacional;

· arranjos familiares;

· características dos moradores;

· registro de nascimento;

· educação;

· rendimento.

O censo demográfico de 2010 possibilitou conhecer os dados

a) detalhados da população brasileira, pois todos os domicílios responderam ao censo de amostra.

b) da população residente para a elaboração de políticas públicas a partir de 2015.

c) exclusivamente estatísticos da população residente.

d) da população residente, incluindo os emigrados.

e) da população relativa do país, pois em todos os domicílios foram aplicados os dois tipos de questionários.

Gab: D

Questão 123)

Entre as formas de resistência negra à escravidão, durante o período colonial brasileiro, podemos citar

a) a organização de quilombos, nos quais, sob supervisão de autoridades brancas, os negros podiam viver livremente.

b) as sabotagens realizadas nas plantações de café, com a introdução de pragas oriundas da África.

c) a preservação de crenças e rituais religiosos de origem africana, que eram condenados pela Igreja Católica.

d) as revoltas e fugas em massa dos engenhos, seguidas de embarques clandestinos em navios que rumavam para a África.

e) a adoção da fé católica pelos negros, que lhes proporcionava imediata alforria concedida pela Igreja.

Gab: C

Questão 124)

Cândido Portinari conseguiu retratar em suas obras o dia a dia do brasileiro comum, procurando denunciar os problemas sociais do nosso país. No quadro Os Retirantes, produzido em 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria.

clip_image014

Sobre o tema desta obra, afirma-se:

I. Essa migração foi provocada pelo baixo índice de mortalidade infantil do Nordeste, associado à boa distribuição de renda na região.

II. Contribuíram para essa migração os problemas de cunho social da região Sul, com altas taxas de mortalidade infantil.

III. Os retirantes fugiram dos problemas provocados pela seca, pela desnutrição e pelos altos índices de mortalidade infantil no Nordeste.

IV. Contribuíram para essa migração a desigualdade social, no Nordeste.

É correto apenas o que se afirma em

a) I.

b) I e II.

c) II, III e IV.

d) III e IV.

e) IV.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis