quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 17

Questão 229)

O gráfico abaixo indica a evolução e distribuição da população economicamente ativa (PEA) no Brasil, entre 1940 e 2006.

clip_image002

Fonte: IBGE, Estatísticas históricas do Brasil, Pnad 1990 e 2006.

Com base na análise do gráfico, é CORRETO afirmar:

a) atualmente, a parcela da PEA engajada no comércio e nos serviços supera em muito os trabalhadores da agropecuária e da indústria.

b) com a urbanização do país, há o decréscimo constante da população ligada à agropecuária, enquanto o setor secundário se sobrepõe ao setor dos serviços e do comércio.

c) entre 1940 e 1970, o crescimento do setor primário acompanha o do setor secundário.

d) o número de empregados na indústria cresce gradativamente a partir de 1950, acelerando o crescimento industrial a partir de 1980.

Gab: A

Questão 230)

Sobre a população brasileira, pode-se afirmar:

I. No Censo de 2000, a população brasileira era de quase 170 milhões de habitantes. Em 2010, esse número aumentou para mais de 190 milhões.

II. Na população brasileira, há aproximadamente 97 milhões de mulheres e 93 milhões de homens.

III. A maioria das famílias brasileiras (91%) é formada por pessoas com laços de parentesco. Mas existem também as famílias sem parentesco, que podem ser duas ou mais pessoas ou unipessoais (apenas uma pessoa). O número de famílias unipessoais foi o que mais aumentou: de 2,4 milhões em 1991 para 4,1 milhões em 2000.

IV. A taxa de fecundidade vem reduzindo, no Brasil, desde a década de 1960.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Gab: E

Questão 231)

Democracia: governo no qual o povo toma as decisões importantes a respeito das políticas públicas, não de forma ocasional ou circunstancial, mas segundo princípios permanentes de legalidade.

Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

O conceito de democracia apresentado acima se relaciona diretamente com a prática de:

a) unidade sindical

b) socialização da riqueza

c) estabilidade constitucional

d) autodeterminação das minorias

Gab: C

Questão 232)

O mapa mostra os primeiros caminhos percorridos pela ocupação bandeirante no território brasileiro nos séculos XVI e XVII.

clip_image004

TANDJIAN, J. O.; MENDES, I.L..Geografia: estudos

para compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2010.

A interiorização do território não foi por acaso, mas por interesse dessas incursões. Sobre as motivações e suas consequências, assinale a alternativa correta.

a) Os bandeirantes tinham um interesse nessas primeiras incursões, o índio. Os jesuítas, desejosos de implantar um território cristão no novo mundo, contrataram os primeiros bandeirantes e criaram inúmeras vilas indígenas que garantiram a posse do território.

b) As primeiras incursões bandeirantes no território tiveram o patrocínio de capital inglês que pretendia, através de sua parceria com Portugal, garantir o ouro e a prata da região central da América do Sul.

c) As primeiras incursões foram realizadas com o interesse de catequizar e capturar os índios, e também buscar metais e pedras preciosas. O resultado foi a fundação de cidades reordenando e garantindo a posse do território.

d) Os primeiros bandeirantes foram em busca de ouro e pedras preciosas, caminhando pelas trilhas indígenas, fundaram várias cidades por intermédio do interesse de Portugal e Espanha que aliados empreenderam a aplicação de seus planos de construção de uma rede urbana de domínio do território.

e) As primeiras incursões foram realizadas por entradas com o interesse de conquistar negros pelos bandeirantes que queriam capturar os índios e também buscar metais e pedras preciosas. O resultado foi a fundação de cidades, reordenando e garantindo a posse do território.

Gab: C

Questão 233)

Os gráficos abaixo representam as pirâmides etárias da população brasileira das décadas de 1980 e 2000 e projeções para 2020 e 2040.

Brasil: pirâmides etárias, 1980-2040

clip_image006 clip_image008 clip_image010 clip_image012

Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao

/projecao_da_populacao/2008/piramide/piramide.shtm

Com base nessas pirâmides etárias, considere as seguintes afirmativas:

1. Nas ordenadas estão o contingente populacional e nas abscissas os grupos de idade.

2. A base larga da pirâmide em todo o período analisado revela que o Brasil continuará a ser um país de jovens e reforça a necessidade do incremento de políticas públicas de atenção a tais camadas da população brasileira.

3. A estrutura etária da população representada nos gráficos tem relação com a economia e mostra a transformação da população economicamente ativa, definida como aquela que compreende o potencial de mão de obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada.

4. As transformações nas pirâmides no Brasil ao longo do tempo revelam a transição demográfica, explicada pela combinação de fatores como baixas taxas de natalidade, redução das taxas de mortalidade, elevação na expectativa de vida, redução na taxa de fecundidade e maior acesso e assistência à saúde.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Gab: C

Questão 234)

Um grupo de vestibulandos realizou um debate sobre o tema “ A População Brasileira”. Ao final do debate, o redator do grupo apresentou, para o restante da classe, cinco conclusões sobre o tema, transcritas a seguir. Analise-as.

00. Os fluxos migratórios no país estão mais intensos, nos últimos anos, dentro do Estado ou da região de origem. Esse fato reflete a busca de novas oportunidades de trabalho e de condições de vida.

01. O surgimento de novos polos de atração a fluxos migratórios e o aumento do desemprego na Região Sudeste foram fatores que contribuíram bastante para o retorno de migrantes a suas regiões de origem na década passada.

02. O censo de 2000 demonstrou que no Brasil a maior parte da população vive nas áreas rurais, sobretudo na Amazônia, e se dedica a atividades econômicas no setor secundário da economia.

03. Durante o século XX, as Regiões Centro-Oeste e Norte aumentaram sua participação no total da população; este fato está fortemente associado a intensos fluxos imigratórios de asiáticos, sobretudo chineses e japoneses, que se instalaram nessas regiões e se dedicaram às atividades agrícolas.

04. O aumento acentuado do número médio de filhos por mulher é considerado o fator determinante do aumento do crescimento da população brasileira a partir de 1970.

Gab: VVFFF

Questão 235)

Leia o texto a seguir.

“[...] os valores e interesses predominantes são construídos sem referência ao passado ou ao futuro no panorama intemporal das redes de computadores e da mídia eletrônica, em que todas as expressões ou são instantâneas, ou não apresentam sequência previsível. […] Essa virtualidade é nossa realidade porque está na estrutura desses sistemas simbólicos intemporais desprovidos de lugar cujas categorias construímos e cujas imagens, também por nós evocadas, modelam o comportamento, influenciam a política, acalentam sonhos e provocam pesadelos.”

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia,

sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 3. p. 411; 439.

Nos últimos anos tem crescido de forma acentuada a utilização das redes sociais na internet, principalmente pelos mais jovens. Os protestos agora se difundem globalmente, e abaixo-assinados e petições públicas se reproduzem pelas redes, dando um novo significado ao conceito de cidadania.

Com base no texto e nas informações apresentadas, conclui-se que, com o uso da internet,

a) as redes sociais têm contribuído para tornar o mundo mais humano e tolerante.

b) as redes sociais levam as pessoas a tornarem-se mais ativas na luta pela distribuição das riquezas.

c) os jovens encontram nas redes sociais um instrumento real para transformar a sociedade.

d) as redes sociais potencializam revoltas e manifestações, mas carecem de organização e limitam-se no tempo.

e) os questionamentos críticos nas redes sociais têm mudado o comportamento consumista da juventude.

Gab: D

Questão 236)

No início dos anos 1980, os capixabas, em sua maioria, do Norte (Ecoporanga, Colatina, Barra de São Francisco, etc), se concentraram no centro rondoniense, entre Ji-Paraná e Cacoal, uma região desconhecida para a maioria. Muitos desistiram e foram engrossar o cinturão de pobreza ao redor das cidades ou retornaram aos seus locais de origem. Os que ficaram construíram uma vida nova. Hoje é comum, por exemplo, ao longo das cidades nascidas no eixo da BR-364 (Cuiabá-Porto Velho), ver placas indicando Máquina de café Colatinense, Borracharia Capixaba, Hotel Linhares e outras mais.

(Fonte: Capixabas em Rondônia: a conquista do Norte. Disponível

em: <www.seculodiario.com>. Acesso em: 8 ago. 2011. Adaptado).

Analise a conjuntura social, econômica e fundiária que motivou a ocorrência do fluxo migratório apontado no texto.

Gab:

O fluxo migratório apontado no texto é o dos capixabas para a Amazônia, mais especificamente para o estado de Rondônia. Isto ocorreu devido à precária condição das terras, tanto física como econômica, especialmente no Norte, decorrente da erradicação dos cafezais ocorrida cerca de uma década antes. Este fato se desdobrou um grande êxodo rural, mas também na inserção de capixabas em planos federais de ocupação da Amazônia.

Questão 237)

População rural da região Centro-Oeste (2010)

clip_image014

Adaptado de http://ibge.gov.br

A proporção de homens e mulheres nesta pirâmide etária é explicada pelo comportamento do indicador demográfico denominado:

a) taxa de migração

b) expectativa de vida

c) crescimento vegetativo

d) sobremortalidade feminina

Gab: A

Questão 238)

Analise o gráfico apresentado a seguir.

clip_image016.

BRASIL. IBGE. Censos demográficos, 1970, 1991, 2010.

O gráfico representa a distribuição da população nos anos de 1970, 1991 e 2010, por grandes grupos etários, indicando mudanças em seu perfil. Estas informações possibilitam o cálculo da taxa de dependência da população. Essa taxa é a razão entre a soma da população compreendida nos grupos etários de até 14 anos e acima de 64 anos, e a população compreendida entre os grupos de 15 e 64 anos.

Com base nos dados representados no gráfico e no enunciado, responda:

a) Qual o valor aproximado, em até três casas decimais, da taxa de dependência da população do estado de Goiás em 2010?

b) Indique uma razão que explique a redução da participação relativa dos jovens no total da população do estado de Goiás, nos anos considerados no gráfico.

Gab:

a) Taxa de dependência = 0,428

b) O candidato deverá indicar uma das seguintes razões:

– queda da taxa de fecundidade;

– redução da taxa de natalidade;

– entrada da mulher no mercado de trabalho.

– Outras razões serão aceitas, desde que pertinentes.

Questão 239)

A velocidade do crescimento da população começou

a diminuir na década de 60 do século XX

No gráfico a seguir, são mostradas as taxas de crescimento da população brasileira do período 1872-2000. A partir da década de 60 do século XX, a velocidade do crescimento populacional começou a cair, mantendo a queda nos anos seguintes até chegar à taxa mais baixa na década de 90 do século XX, conforme observado nos resultados do Censo 2000.

clip_image018

Tendências demográficas, 2000. IBGE, 2001 (com adaptações).

Acerca da evolução do crescimento da população brasileira, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

00. Até o final do século XIX e início do XX, o crescimento populacional do Brasil contava com a entrada de emigrantes que substituíam a mão de obra escrava nas lavouras do país.

01. O incremento demográfico entre 1940 e 1960 está associado a elevadas taxas de natalidade e de fecundidade da população nacional.

02. A redução do crescimento populacional a partir da década de 60 do século XX relaciona-se com o processo de urbanização que, por sua vez, ocupa maior percentual de mulheres no mercado de trabalho e também promove maior disseminação dos métodos contraceptivos.

03. O atual crescimento demográfico do país é considerado baixo, semelhante ao dos países mais desenvolvidos do globo, e ameaça a reposição de mão de obra nos setores produtivos da economia.

04. O gráfico permite inferir que a redução no crescimento demográfico foi homogênea nas diferentes unidades da Federação brasileira.

Gab: VVVFF

Questão 240)

Sobre a dinâmica recente da população brasileira, assinale a alternativa correta.

a) A natalidade se mantém alta em áreas com população de maior poder aquisitivo, como na região Sudeste.

b) Apesar dos avanços nas áreas de saúde e saneamento básico, a expectativa de vida ainda não ultrapassa 60 anos.

c) O aumento do número de mães com menos de 19 anos de idade é produto de programas sociais, como o bolsa-família e a licença-maternidade.

d) Está aumentando a proporção de pessoas com mais de 60 anos de idade no total da população.

e) Apesar da redução no ritmo do crescimento, a fecundidade no Brasil ainda é alta, com 4 filhos por mulher.

Gab: D

Questão 241)

Observe os dados sobre o crescimento da população brasileira divulgado pelo IBGE em 2011.

clip_image020

(IBGE, Sinopse do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro, 2011.)

Do gráfico, podemos concluir:

a) O maior crescimento verificado na década de 1950 deve-se à queda da taxa de mortalidade.

b) A população brasileira está decrescendo nas últimas décadas.

c) O Brasil adentrou a um processo de envelhecimento nos anos 1950.

d) O crescimento verificado na metade do século XX é fruto do aumento da natalidade.

e) A base da pirâmide etária alarga-se a partir das últimas três décadas.

Gab: A

Questão 242)

O último Censo Demográfico brasileiro (2010) revelou:

a) Desfez-se a pequena maioria de população feminina que tradicionalmente o país apresentava.

b) A população negra (pretos e pardos) tornou-se a de maior contingente pela primeira vez, superando a de brancos.

c) Depois de décadas em crescimento, a população iniciou um processo de diminuição.

d) Intensificaram-se as migrações internas.

e) O Brasil iniciou a primeira fase da transição demográfica que prima pelo imediato envelhecimento produzido pela queda da natalidade.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis