segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Exercícios Enem Problemas Ambientais 10

Questão 104)

O mapa apresenta as áreas onde a vegetação original foi intensamente alterada pela ação antrópica. Sobre elas, considere as seguintes afirmações.

clip_image002

I. A área A foi devastada em época recente, como conseqüência da expansão da fronteira agrícola e da exploração mineral.

II. A área B foi desmatada em conseqüência do incremento da produção industrial nos estados nordestinos, após a década de 1970.

III. Na área C a principal responsável pela devastação foi a descentralização industrial verificada no estado de São Paulo, a partir da década de 1950.

Assinale:

a) se todas estiverem corretas.

b) se todas estiverem incorretas.

c) se apenas I estiver correta.

d) se apenas II estiver correta.

e) se apenas III estiver correta.

Gab: C

Questão 105)

A poluição causa imensos prejuízos ao meio ambiente, à saúde e ao patrimônio cultural e arquitetônico. São fatores condicionantes da poluição ambiental no Brasil, EXCETO:

a) falta de acesso à infra-estrutura, serviços, educação, moradia, bem como de consciência ecológica por ampla parcela da população.

b) avidez pela ampliação das margens de lucros por grupos empresariais que não se dispõem a cumprir completamente suas obrigações quanto à legislação vigente.

c) legislação ambiental inadequada para fazer valer eficazmente os direitos dos cidadãos e das gerações futuras.

d) irracionalidade do modelo de desenvolvimento econômico, favorecendo a ampliação dos crimes ambientais.

Gab: C

Questão 106)

No Acre, a exploração madeireira geralmente não é feita através de manejo, causando impactos severos no ecossistema florestal. Os principais fatores que contribuem para esse tipo de exploração são:

I. Ineficiência do sistema de controle e monitoramento florestal.

II. Escassez de políticas públicas de incentivos à adoção do manejo florestal.

III. Oferta de madeira em toras oriunda de áreas de reflorestamento.

IV. Conhecimento de técnicas de manejo florestal.

Das afirmações acima, estão corretas:

a) somente I e III

b) somente III e IV

c) somente II e III

d) somente I e IV

e) somente I e II

Gab: E

Questão 107)

Os mapeamentos e estudos referentes à cobertura vegetal do Distrito Federal (DF) têm mostrado mudanças significativas na paisagem da região a partir do início da transferência da capital do Rio de Janeiro para a região Centro-Oeste. Com o auxilio do gráfico abaixo, julgue os itens subseqüentes, relativos a esse tema.

clip_image004

01. A dinâmica da transformação da paisagem está relacionada ao adensamento da ocupação urbana, mas não à expansão territorial da ocupação agrícola.

02. No DF, a ocupação dos solos pela atividade agrícola passou a ter maior significado a partir da década de 80 do século XX, com a entrada das culturas comerciais nas áreas de campo e de cerrado.

03. Ao longo da ocupação do solo no DF, as áreas de mata não foram afetadas, pois estavam protegidas pelas inúmeras reservas ecológicas demarcadas na região.

04. No ano de 1954, a ocupação antrópica das terras do DF era pequena, representada por uma área agrícola reduzida, ocupada com atividades tradicionais e de subsistência, e por apenas dois pequenos centros urbanos.

Gab: FVFV

Questão 108)

A partir da década de 80, a conscientização da população brasileira em relação à rápida degradação ambiental e aos problemas sociais decorrentes levou a sociedade civil organizada a exigir uma melhor qualidade do ambiente no país.

O instrumento da legislação ambiental brasileira que mais contempla uma participação social, efetiva e ampla da população no processo de Avaliação de Impacto Ambiental denomina-se

a) Audiência Pública.

b) Relatório de Impacto Ambiental (Rima).

c) Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

d) Plano de Controle Ambiental.

e) Licenciamento Ambiental.

Gab: A

Questão 109)

A Amazônia representa, atualmente, uma região de importantes conflitos de interesses no contexto geopolítico global, como palco de novas territorialidades que se articulam diretamente com o espaço internacional, alvo de movimentos sociais globais e instrumento de pressão ecológica externa. A respeito desse processo, julgue os itens a seguir.

01. A partir da pressão ecológica internacional e da luta pelo controle e pela soberania sobre os limites territoriais da Amazônia, pode-se entender a retomada do discurso oficial da unidade territorial, das práticas estratégicas geopolíticas e da constante presença das forças armadas do Brasil na região.

02. A criação de novos estados na Amazônia consolida a disputa pelo poder político regional e local, ampliando as representações e lideranças dos movimentos sociais e ecológicos locais em defesa dos interesses nativos.

03. Dos conflitos pela terra entre índios e seringueiros, passou-se à disputa pelos territórios de madeiras e de jazidas minerais; atualmente, organiza-se a luta pelo domínio da fronteira tecnológica, da biodiversidade e da engenharia genética.

04. A urbanização da região deve ser tratada como um critério básico na constituição da rede urbana regional, como um fator de inter-relação dos sistemas sociais e naturais e, portanto, como um problema ambiental associado à localização das cidades em sítios de risco, com precária infra-estrutura urbana.

Gab: VFVV

Questão 110)

Num futuro muito próximo, qualquer sistema econômico terá que se submeter, mais e mais, a exigências dinâmicas da natureza, esta entendida não como o mico-leão, o tatu-bola ou a orquídea selvagem em extinção, mas como a utilização dos recursos naturais para fins produtivos e com métodos não predatórios. Falar hoje em ecologia, portanto, é pensar em atuações econômicas e empresariais.

H. Johr – O Verde é Negócio.

Uma tradicional atividade agrícola no Brasil preserva a vegetação nativa como aliada no processo produtivo. Trata-se da:

a) cultura da cana, que preservou a vegetação nativa usada principalmente como anteparo para os ventos.

b) cultura do cacau no sul da Bahia, que preservou a vegetação nativa, utilizada como sombreamento das plantações.

c) cultura da laranja, principalmente no estado de São Paulo, onde trechos da Mata Atlântica foram preservados para diminuir o ataque de pragas.

d) atividade madeireira no Sul do Brasil, que se abastece de espécies da Mata da Araucária, extraídas de forma seletiva.

e) cafeicultura, que conservou largos trechos da Mata Tropical no Planalto Paulista, como forma de diminuir o risco de geadas.

Gab: B

Questão 111)

Considere o gráfico apresentado abaixo.

Brasil – Vegetação nativa

Desmatamento em relação aos ciclos econômicos

Proporção de floresta nativa

clip_image006

Fonte: Almanaque Abril — Edição Brasil 2001, p. 164.

Os números I, II e III correspondem às seguintes formações vegetais:

a) (I)Caatinga ; (II)Mata Atlântica ; (III)Floresta Amazônica

b) (I)Floresta Amazônica ; (II)Cerrado ; (III)Mata Atlântica

c) (I)Mata de Araucárias ; (II)Caatinga ; (III)Cerrado

d) (I)Floresta Amazônica ; (II)Mata de Araucárias ; (III)Cerrado

e) (I)Campos ; (II)Mata de Araucárias ; (III)Mata Atlântica

Gab: B

Questão 112)

A exploração madereira na floresta amazônica no Pará tem ampliado a cobertura de fumaça na região, trazendo como conseqüência imediata:

a) ampliação da nebulosidade da região.

b) aumento da temperatura.

c) fim de algumas espécies vegetais

d) aumento erosão do solo.

e) todas as respostas estão correta.

Gab: E

Questão 113)

As políticas governamentais de gestão do meio ambiente no Brasil comportam diferenças importantes quanto aos graus de limitação às atividades de transformação do ambiente natural.

Nas formas de organização das unidades de conservação no Brasil, as reservas extrativistas são caracterizadas como:

a) Áreas de grande extensão, destinadas à preservação ecológica e proteção de espécies raras, recursos hídricos e estruturas geológicas.

b) Espaços territoriais destinados à exploração auto-sustentável e à conservação de recursos naturais renováveis por populações extrativistas.

c) Áreas extensas, públicas ou privadas, que têm como objetivo disciplinar o processo de ocupação das terras e promover a proteção dos recursos biogeofísicos.

d) Áreas de extensão variável, fechadas à visitação pública e com severa restrição à exploração de recursos e extrativismo.

e) Áreas de porções significativas de ecossistemas naturais, com pelo menos 90% do total destinados à preservação integral, reservando-se o restante à pesquisa e à educação.

Gab: B

Questão 114)

Observe os mapas que apresentam áreas com problemas ambientais e relacione-os com os itens a seguir.

clip_image008 clip_image010

clip_image012

Adap. Simielli, 2000.

I. Poluição do ar e da água por atividade industrial.

II. Ocorrência de chuva ácida.

III. Intenso desmatamento.

IV. Desertificação.

V. Intensificação do processo erosivo.

Assinale a alternativa correta.

A B C D

a) I V IV II

b) II IV III V

c) II I V III

d) I III II IV

e) V I IV III

Gab: C

Questão 115)

Segundo dados do IBGE, em 1998, um terço do lixo coletado no Brasil era tratado. Parte do lixo tratado, transformado em adubo orgânico, pode ser empregado na agricultura. A técnica de tratamento que permite tal uso é a:

a) reciclagem do lixo seco.

b) deposição em aterros sanitários.

c) deposição a céu aberto.

d) compostagem.

e) incineração.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis