sábado, 8 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 23

Questão 15)

Os migrantes tiveram um papel fundamental na expansão das atividades econômicas e na organização do espaço brasileiro. Desde a década de 1930, fluxos migratórios cruzaram o país nas mais diversas direções. Neste início do século XXI, um dos movimentos mais significativos da população migrante é

a) a marcha para o Centro-Oeste do país, em busca de fronteiras agrícolas.

b) o retorno aos estados de origem, principalmente do Sudeste para o Nordeste.

c) a de pequenos agricultores em direção às terras da Campanha Gaúcha.

d) em direção à cidade de São Paulo, após sua transformação em cidade global.

e) o do êxodo rural acelerado no Centro-Oeste, em direção à Brasília.

Gab: B

Questão 16)

Levando-se em consideração os dados do gráfico que indicam uma mudança do perfil das classes sociais brasileiras, responda ao que se pede a seguir.

clip_image002

Disponível em: <http://www.logisticadescomplicada

.com/as-classes-sociais-e-a-desigualdade-no-brasil/>. Acesso em: 03 ago. 2012.

a) Indique DOIS fatores econômicos responsáveis pela mudança observada no Brasil, entre 2005 e 2010.

b) Para os críticos dessa mudança, o aumento do consumo tem sido confundido com cidadania. Comente essa afirmação.

Gab:

a) Das mudanças econômicas sofridas pelo Brasil entre 2005 e 2010, devem ser destacados: a manutenção da estabilização da moeda; a ampliação do nível do crédito; os maiores subsídios aos setores sociais e produtivos; o menor nível de falência das empresas nacionais; a ampliação dos pequenos e médios negócios; a ampliação do quadro do funcionalismo público em todos os níveis; a melhoria da competitividade dos produtos e empresas nacionais na escala internacional.

b) Para os críticos desse crescimento econômico que leva a uma ampliação no nível de consumo da população brasileira, a qualidade de vida vem sendo confundida com cidadania, que seria, dentre outras definições, a população do país estar vivendo um ótimo período para ver as suas demandas em saúde, educação, segurança pública, qualificação profissional, acesso aos serviços públicos, a redução das desigualdades socioespaciais, acesso à moradia com qualidade... . Nesse sentido, o maior consumo de bens de consumo duráveis e não duráveis (telefones celulares, automóveis, roupas, eletrodomésticos...) não pode ser um indicador puro de qualidade de vida, pois mascara as péssimas condições socioambientais em que parte expressiva do povo brasileiro ainda vive.

Questão 17)

Reconhecida pela Constituição de 1988 como representante de uma cultura própria que tem de ser respeitada e preservada, a população indígena no Brasil, segundo o Censo Demográfico 2010, contabilizada pelo quesito cor ou raça, é de aproximadamente 818 mil pessoas. Porém, agregando-se os que não se declaram indígenas no quesito cor ou raça, mas se consideram indígenas por residirem dentro de terras indígenas, o total dessa população no território nacional passa a ser de aproximadamente 897 mil pessoas. Grande parte dessa população indígena concentra-se principalmente na área da Amazônia.

Considere o quadro e o mapa abaixo.

clip_image004

(IBGE – Censo Demográfico 2010.)

clip_image006

(SIMIELLI, M. E. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2004. p. 99.)

De acordo com o quadro, aproximadamente __________ da população indígena reside na Região Norte. Nessa região, aproximadamente __________ da população indígena reside em terras indígenas.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas acima.

a) 38,2% – 48,7%

b) 54,2% – 68,8%

c) 38,2% – 10,7%

d) 35,4% – 48,7%

e) 38,2% – 73,5%

Gab: E

Questão 18)

Adquira o óvulo em um país, faça a fertilização em outro e contrate a mãe de aluguel num terceiro. Está pronto o seu filho com muita economia.

(COSTA, C. Bebê globalizado. Supernovas. Super Interessante. São Paulo:

Editora Abril, 296.ed., out. 2011, p.28.)

O texto apresenta um aspecto da reprodução humana assistida.

Sobre as mudanças no referido processo social, assinale a alternativa correta.

a) A diversidade de arranjos familiares passou a existir a partir do acesso aos serviços de reprodução humana assistida.

b) A globalização das economias e as redefinições culturais têm favorecido os processos de reprodução assistida.

c) A reprodução humana assistida tem sido um caminho eficaz para reduzir, nos últimos anos, o ritmo de crescimento demográfico mundial.

d) O direito à liberdade de uso do próprio corpo choca-se frontalmente com a proposta de reprodução humana sem atividade sexual.

e) O referido processo, aceito socialmente, coloca-se como a base para a existência de uma sociedade globalizada sem imperfeições.

Gab: B

Questão 19)

O surgimento da bioética coincidiu com o clamor generalizado levantado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, reação que culminou com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O objetivo primordial da bioética se baseia no princípio humanista de afirmar a primazia do ser humano e defender a dignidade e a liberdade inerentes ao mero fato de pertencer à espécie.

(Adaptado de: BERGEL, S. Desafios da bioética. Planeta. ano 40, 472.ed., jan. 2012, p.70.)

No Brasil, os fluxos migratórios no século XIX e início do século XX marcaram a política de construção de uma “identidade brasileira” que se assentava na ideia de “branqueamento da raça”. Com relação à influência dos processos migratórios desse período na formação populacional brasileira, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) As políticas migratórias oficiais, na segunda metade do século XIX, ressaltaram o interesse de preservar a ascendência europeia na composição étnica da população.

( ) As políticas migratórias pautavam-se por um “modelo ideal de trabalhador”, no qual predominava a forma capitalista de produção.

( ) As imigrações europeia e asiática tiveram como propósito a ocupação das vagas ociosas na indústria nascente, diante da ausência de qualificação dos ex-escravos.

( ) A imigração japonesa no Paraná foi favorecida pela fácil adaptação dos japoneses aos costumes ocidentais e por serem habituados ao trabalho com as monoculturas.

( ) O direcionamento dos fluxos migratórios fez com que existisse maior concentração de afrodescendentes nas regiões Sul e Centro-oeste.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, F, F.

b) V, F, V, V, F.

c) V, F, F, F, V.

d) F, V, F, V, V.

e) F, F, V, V, F.

Gab: A

Questão 20)

Observe o quadro abaixo:

clip_image008

Fonte: Censo Demográfico 2000 e Contagem da População 2007.

Analise as proposições que expressam análises possíveis para os dados apresentados no quadro.

I. O crescimento vegetativo no Brasil diminuiu por causa da redução da taxa de natalidade.

II. A redução da taxa de crescimento vegetativo está relacionada à legalização do aborto.

III. A melhoria nas condições sanitárias, a criação de redes de esgoto e o fornecimento de água potável promoveram a queda da taxa de mortalidade.

IV. A redução das doenças infecciosas, parasitárias, do sistema respiratório e digestivo promoveu a queda da taxa de mortalidade.

V. A aceleração do processo de urbanização ocorrido no país a partir da década de 70 contribuiu para redução das taxas de natalidade.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Gab: D

Questão 21)

Com relação à população brasileira, assinale a alternativa correta.

a) O êxodo rural é uma modalidade de migração que vem ocorrendo em nosso país com pequena intensidade, o que tem preocupado muito pouco as autoridades brasileiras.

b) A população brasileira economicamente ativa revela marcante equilíbrio entre a participação dos sexos masculino e feminino, embora as mulheres venham diminuindo sua proporção no total dessa população.

c) A distribuição de renda, no Brasil, é bastante equitativa, embora a pobreza e a riqueza sejam fenômenos comuns em todo o mundo.

d) A população brasileira distribui-se de forma irregular pelo espaço, alternando áreas de elevadas densidades demográficas, como o litoral, com outras praticamente vazias, a exemplo da Amazônia.

e) O contínuo aumento nas taxas de crescimento vegetativo, verificado em nosso país, é um fenômeno comprovado pelos últimos censos.

Gab: D

Questão 22)

A população brasileira é formada por vários grupos étnicos, entre eles, índio, branco, negro e amarelo. A miscigenação desses grupos deu origem à diversificação étnica atual do Brasil.

Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das afirmativas abaixo, sobre a população brasileira.

( ) Os descendentes de atlanto-mediterrâneos formam a menor parte da população brasileira. O grupo é constituído por portugueses, suíços, ingleses, franceses e holandeses, sendo os últimos representados por um número muito reduzido no total da população.

( ) A lei Afonso Arinos, de 1951, proibia a discriminação racial no país. Era uma lei branda, pois tratava essa questão como contravenção penal: bastava que o infrator pagasse uma multa para livrar-se da acusação e da prisão.

( ) Na década de 1970, foi fundado o Movimento Negro Unificado (MNU), e, nas décadas de 1980 e 1990, ocorreu a reafirmação do movimento negro por meio da organização e mobilização. Rap, hip hop e break, por exemplo, são manifestações artísticas contestatórias para mexer com os referenciais de beleza, apoiados no modelo branco.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) V – F – F

b) F – V – F

c) V – F – V

d) F – V – V

e) V – V – F

Gab: D

Questão 23)

Sobre demografia, métodos básicos para determinação do número de habitantes e crescimento populacional, com destaque para o Paraná e Brasil, assinale o que for correto.

01. O número de habitantes de uma cidade, estado ou país pode ser determinada através de censo ou recenseamento, que é a contagem direta da população, e que no Brasil se faz através do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cada dez anos, sendo o último realizado em 2010.

02. Estimativas por meios de levantamentos e cálculos, e projeções realizadas com base nas tendências das taxas demográficas de um país podem ser feitas para se determinar a sua população. No Brasil, estimativas são efetuadas em épocas entre um censo e outro.

04. Os fatores relevantes para o aumento populacional recente do Paraná foram o crescimento natural, com elevada taxa de natalidade e baixa taxa de mortalidade, as migrações internas e a imigração, com entrada de elevado número de imigrantes estrangeiros recentemente no estado.

08. A demografia consiste no estudo científico das populações humanas com o propósito de classificá-las e determinar a sua distribuição por um determinado território.

16. A população absoluta do Paraná, isto é, a relação entre o número de habitantes e a sua área territorial, pelo censo de 2010, ficou por volta de 52 hab/km2.

Gab: 11

Questão 24)

clip_image010

Iracema (1881), de José Maria de Medeiros.

www.itaucultural.org.br

O romance Iracema, de José de Alencar, publicado em 1865, influenciou artistas, como José Maria de Medeiros, que nele encontraram inspiração para representar imagens do Brasil e do povo brasileiro no período imperial (1822-1889).

Na construção da identidade nacional durante o Império do Brasil, identifica-se a valorização dos seguintes aspectos:

a) clima ameno / índole guerreira dos ameríndios

b) grandeza territorial / integração racial das etnias

c) extensão litorânea / sincretismo religioso do povo

d) natureza tropical / herança cultural dos grupos nativos

Gab: D

Questão 25)

A despeito da diversidade e das distâncias regionais, um fenômeno é sempre mencionado quando se trata do Brasil: uma única língua oficial, o português, é reconhecida em todo país. Mas não é a única falada. Estima-se que, antes da colonização pelos europeus, falavam-se cerca de 1.200 línguas indígenas no país. Hoje, restam 181 línguas faladas por povos indígenas.

ARYON DALL’IGNA RODRIGUES

Adaptado de BOMENY, Helena e outros.

Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010.

A realidade sociolinguística no Brasil atual resultou de um conjunto variado de experiências históricas.

No contexto das heranças da colonização portuguesa, a situação atual das línguas indígenas, apresentada no texto, decorre diretamente do seguinte fator:

a) extensão territorial

b) miscigenação racial

c) assimilação cultural

d) dispersão populacional

Gab: C

Questão 26)

O exame da distribuição de renda da população auxilia na avaliação do grau de justiça social, da qualidade da ação previdenciária do Estado e da eficácia das políticas públicas de combate à pobreza.

Observe o gráfico que indica a razão entre a renda anual dos 10% mais ricos e a renda anual dos 40% mais pobres, no Brasil, nos anos de 2001 a 2008.

clip_image012

LUCCI, Elian A. e outros. Território e sociedade no

mundo globalizado: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2010.

Considerando os dados apresentados, é possível afirmar que a principal ação governamental que contribuiu para a mudança verificada na distribuição da renda na sociedade brasileira durante o período indicado foi:

a) elevação do valor real do salário mínimo

b) redução da carga tributária do setor produtivo

c) diminuição da taxa básica de juros ao consumidor

d) ampliação do investimento público em infraestrutura

Gab: A

Questão 27)

A série histórica das religiões no Brasil

clip_image014

Adaptado de O Globo, 30/06/2012.

O censo de 2010 revelou mudanças significativas na escolha de religião pelos brasileiros, como se pode observar no gráfico.

A mudança registrada nos percentuais de evangélicos para o período 1980-2010 se explica principalmente pelo seguinte fator:

a) estímulo à migração de fiéis, institucionalizando a criação de novos templos

b) obrigatoriedade do ensino religioso na educação básica, favorecendo a conversão

c) capacitação de funções de liderança, priorizando a formação superior de pastores

d) ampliação de práticas missionárias, mobilizando os meios de comunicação de massa

Gab: D

Questão 28)

Analise o gráfico a seguir.

Taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais de idade, segundo as Grandes Regiões – 2011

clip_image016

(Fonte: IBGE, PNAD 2011)

De acordo com as informações apresentadas, é correto afirmar que

a) as disparidades regionais do Brasil foram completamente superadas no que se refere aos indicadores educacionais, pois as taxas de analfabetismo ficaram abaixo de 10% em todas as regiões brasileiras.

b) as menores taxas de analfabetismo concentram-se em regiões onde existem os maiores níveis de desenvolvimento econômico e social, demonstrando que ainda há diferenças significativas entre o Sudeste-Sul e Norte-Nordeste no Brasil.

c) as maiores taxas de analfabetismo concentram-se nas regiões Centro-Oeste e Norte devido ao fato de serem áreas com reduzida presença da infraestrutura necessária para o crescimento econômico.

d) a maior taxa de analfabetismo encontra-se na região Nordeste pelo fato de essa região também possuir a maior concentração populacional do Brasil.

e) a taxa de analfabetismo na região Norte é a menor das regiões brasileiras devido à presença reduzida de população nessa área.

Gab: B

Questão 29)

Considerando as questões abordadas no filme Terra Vermelha, dirigido por Marco Bechis (2008), e os processos que envolvem as relações entre os não índios e as comunidades indígenas, é possível afirmar que

a) a causa dos conflitos gerados na disputa de terras entre as comunidades indígenas e os fazendeiros é o valor da terra como mercadoria que caracteriza a concepção de ambas as partes envolvidas nessa disputa.

b) a luta dos povos indígenas pela demarcação de suas terras, entre eles os Guarani-Kaiowá de Mato Grosso do Sul, relaciona-se à concepção de que tais terras representam um patrimônio cultural e espiritual necessário à sobrevivência dos mesmos.

c) a interferência dos valores e elementos culturais dos não índios no cotidiano das comunidades indígenas provocou uma mudança de concepção dessas em relação ao significado da terra, agora entendida apenas como mercadoria.

d) há uma tendência de que as comunidades indígenas desapareçam por completo, na medida em que os contatos com os não índios provocam mudanças em suas concepções, principalmente em relação à terra que perde seu sentido cultural e espiritual.

e) o contato entre o jovem indígena e a filha do fazendeiro apresentados no filme representa a superação dos conflitos entre indígenas e fazendeiros e dos preconceitos e discriminações contra essas comunidades em Mato Grosso do Sul.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis