segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Exercícios Enem Vestibulares China 2

Questão 16)

Iniciada formalmente em agosto de 1966, a Revolução Cultural na China ocorreu em várias frentes, tanto de forma pacífica quanto de forma violenta. Seu objetivo era

a) eliminar a influência da cultura ocidental.

b) democratizar o acesso a cargos eletivos.

c) difundir ideais estéticos universais.

d) acentuar a estratificação social.

e) modernizar a política econômica maoista.

Gab: A

Questão 17)

Dirigentes de China e Taiwan tiveram em Nanquim, o primeiro encontro desde a guerra civil de 1949. Foram quatro dias de conversações entre o chinês Wang Yu-Chi e o taiwanês Zhang Zhijuni. Tratou da con­tinuação e contatos que ocorriam de forma discreta, apesar de ousada, desde maio de 2008, quando Maying Jeou foi eleito presi­dente da ilha de 23 milhões de habitantes. Voos regulares passaram a encurtar dis­tâncias, e o fluxo comercial entre as duas partes dobrou. Em 2013, chegou a antes inimagináveis US$ 197 bilhões. Em 2010, China e Taiwan já haviam firmado um acor­do comercial, sustentado por organismos não oficiais. No ano passado a ilha capita­lista recebeu 3 milhões de turistas oriundos da China, país de 1,4 bilhão de habitantes, que passou por uma revolução comunista em 1949, liderada por Mao Tse-Tung.

(http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/mundonoti­cia/2014; 01/03/2014; 11h56)

Oficialmente:

a) a China considera Taiwan uma Zona Eco­nômica Especial;

b) a China reconhece Taiwan como um país independente;

c) a China concede a Taiwan o status de pro­víncia com autonomia especial;

d) a China considera Taiwan como uma re­gião administrativa especial;

e) a China considera Taiwan como parte de seu território e não reconhece sua inde­pendência.

Gab: E

Questão 18)

Por volta de 1970, a chamada ascensão da Ásia oriental tem sido um tópico maior de discussão entre os que se interessam pela evolução do sistema-mundo, esteja sua ênfase na economia mundial ou na geopolítica. O que o crescimento econômico da região asiática prognostica para o sistema-mundo no século XXI?

WALLERSTEIN, I. O fi m do mundo como o concebemos. Rio de Janeiro: Revan, 2002, p. 67. Adaptado.

Na atualidade, que país asiático apresenta a segunda maior economia do mundo, permitindo prognosticar o surgimento de uma potência mundial na região?

a) Índia

b) Japão

c) China

d) Coreia do Sul

e) Coreia do Norte

Gab: C

Questão 19)

A China é um país comandado por um partido único, o Partido Comunista, porém vem assumindo um perfil de desenvolvimento típico de sistema capitalista e desempenhando um estratégico papel na economia mundial. Com relação a esse assunto, analise as proposições a seguir:

1. Nas últimas décadas, o conjunto de reformas desencadeadas na China transformou esse país numa das grandes potências mundiais com um modelo de crescimento que executa políticas estratégicas nacionais de industrialização ajustadas ao movimento de expansão da economia global.

2. As Zonas de Proteção às Exportações, áreas com economia mais voltada para o socialismo, ainda são áreas de pouco desenvolvimento na China. São regiões agrícolas localizadas na porção Nordeste e habitadas por população de maioria tibetana.

3. O estabelecimento de Zonas Econômicas Especiais na China, inicialmente nas zonas litorâneas, permitiu a abertura para os investimentos de capitais estrangeiros, elevando a produção global desse país mediante uma política efetiva de incentivos fiscais.

4. As migrações em massa de camponeses das zonas litorâneas, na porção leste, para os centros urbanos do interior da China, onde se concentram as indústrias têxtil, de calçados e de brinquedos, revelam as disparidades sociais e regionais ainda presentes nesse país.

Estão CORRETAS

a) 1 e 2.

b) 3 e 4.

c) 1 e 3.

d) 2 e 4.

e) 1, 2, 3 e 4.

Gab: C

Questão 20)

Nos últimos anos, registrou-se crescimento das trocas comerciais entre a China e a África Subsaariana.

Observe o gráfico:

clip_image002

clip_image004

Adaptado de blogs.ft.com.

Com base na análise do gráfico e considerando as características das regiões envolvidas, a ampliação da integração sino-africana está associada, principalmente, à seguinte estratégia econômica da China:

a) diminuição de custos de produção para a indústria alimentícia

b) manutenção do suprimento de insumos para o setor industrial de base

c) implantação de unidades fabris do segmento de bens de consumo duráveis

d) ampliação do mercado consumidor para as manufaturas de bens não duráveis

Gab: B

Questão 21)

Observe os gráficos.

clip_image006

Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) O comércio bilateral entre China e África cresceu timidamente no período e envolveu, principalmente, bens de capital africanos e bens de consumo chineses.

b) As exportações chinesas para a África restringem-se a bens de consumo e produtos primários destinados a atender ao pequeno e estagnado mercado consumidor africano.

c) A implantação de grandes obras de engenharia, com destaque para rodovias transcontinentais, ferrovias e hidrovias, associa-se ao investimento chinês no setor da construção civil na África.

d) O agronegócio foi o principal investimento da China na África em função do exponencial crescimento da população chinesa e de sua grande demanda por alimentos.

e) O investimento chinês no setor minerador, na África, associa-se ao crescimento industrial da China e sua consequente demanda por petróleo e outros minérios.

Gab: E

Questão 22)

Japão e China completaram 40 anos de relações diplomáticas, que recentemente foram abaladas, gerando um clima de tensão entre os dois países em virtude da

a) disputa territorial por um pequeno conjunto de ilhas que os chineses chamam de Diaoyu.

b) entrada maciça de diversos produtos chineses no mercado japonês.

c) disputa comercial entre os dois países pelo mercado mundial de eletrônicos.

d) discordância do Japão ao regime imposto na China pelo Partido Comunista Chinês – PCC.

Gab: A

Questão 23)

Graças ao tamanho continental e à imensa população do país, as políticas implementadas pelo governo permitiram à China combinar as vantagens da industrialização voltada para a exportação, induzida em grande parte pelo investimento estrangeiro, com as vantagens de uma economia nacional centrada em si mesma e protegida informalmente pelo idioma, pelos costumes, pelas instituições e pelas redes, aos quais os estrangeiros só tinham acesso por intermediários locais. Uma boa ilustração dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do nada e que hoje abrigam dois terços do total mundial de trabalhadores em zonas desse tipo.

(Adaptado de Giovanni Arrighi, Adam Smith em

Pequim: origens e fundamentos do século XXI.

São Paulo: Boitempo, 2008, p.362.)

a) Indique duas ações políticas do governo chinês que produziram as condições internas para a ascensão econômica do país.

b) Aponte as estratégias geopolíticas utilizadas pela China para a obtenção de recursos naturais em distintas partes do mundo, que possibilitam a manutenção do atual modelo de produção industrial em larga escala no país.

Gab:

a) A China vem apresentando nas últimas décadas um acelerado crescimento econômico, motivado frequentemente pelo expressivo aumento da produção industrial. Esse fenômeno resulta, fundamentalmente, do protecionismo do mercado interno; dos elevados investimentos realizados pelo Estado nacional chinês, destacando-se o desenvolvimento de políticas governamentais em educação para a qualificação da mão de obra; da construção de infraestrutura no território nacional, sobretudo em transporte, produção de energia e redes de comunicação; e da criação das denominadas Zonas de Processamento para Exportação (ZPEs) -áreas especializadas, com intensa e moderna produção industrial e relativa abertura econômica, voltadas para a exportação e espalhadas pelo território nacional, fazendo uso intensivo de mão-de-obra e tecnologia de ponta.

b) Entre as estratégias geopolíticas chinesas para a obtenção de recursos naturais que garantem a expansão industrial do país destacam-se a compra de terras e a instalação de empresas nacionais de exploração mineral e de combustíveis fósseis em vários países do mundo, especialmente em países do continente africano. Além disso, a China busca estabelecer uma ampla política exterior de empréstimos ou cooperação econômica, visando a uma aproximação estratégica com países detentores de grandes reservas de recursos naturais.

Questão 24)

Leia atentamente o seguinte texto:

China e Índia são, respectivamente, os dois países mais populosos do mundo, com o primeiro concentrando cerca de 1,35 bilhões de pessoas e o segundo, 1,2 bilhões de pessoas. Uttar Pradesh, um estado indiano, possui sozinho 199.581.477 pessoas, mais do que toda a população brasileira. Somadas, as populações de China e Índia equivalem a pouco mais de um terço de toda a população mundial.

(MORAES, Gabriel Timóteo de. Questões demográficas na Índia e na China.)

Sobre o tema tratado no texto, podemos afirmar que:

00. O governo da China criou, em 1978, a política do filho único, como uma tentativa de aliviar os problemas sociais, econômicos e ambientais do Estado. Essa política se baseia em uma série de legislações e incentivos econômicos que beneficiam as famílias com apenas um filho e punem economicamente as famílias que têm mais de uma criança.

01. A política do filho único, na China, encontrou barreiras na tradição confuciana, segundo a qual cabe ao filho homem apoiar os pais na velhice. O resultado é um aumento do número de mortes e abandonos de meninas recém-nascidas.

02. Na Índia, as políticas de controle demográfico são extremamente rígidas, em parte devido a uma intensa reação pública em relação aos processos de vasectomias voluntárias iniciados na década de 1970, como forma de controle populacional.

03. A distribuição espacial da população no território chinês é consideravelmente homogênea, em face, sobretudo, da adoção do planejamento populacional e dos impedimentos legais de migrações adotadas pelo governo maoísta.

04. O desafio para a Índia e a China é de encontrar um ponto de equilíbrio entre questões de desenvolvimento econômico, consumo de recursos e alimentos e equidade de gênero. Apresenta-se como impossibilidade que essas sociedades retornem à situação de que partiram, na segunda metade do século XX, quando suas explosões demográficas intensificaram-se.

Gab: VVFFV

Questão 25)

As reformas iniciadas na China no fim dos anos 1960 e início dos anos 1970 induziram um grande crescimento da economia chinesa, com aumento do nível médio de vida de parte da população. É correto afirmar sobre a economia e a política chinesas que

a) o governo chinês criou zonas industriais para exportar, tornando a China, hoje, um grande fornecedor de produtos manufaturados.

b) o governo chinês, junto com o incentivo à industrialização, promoveu a abertura política, com liberdade de expressão.

c) o governo chinês não utiliza a política cambial como instrumento para promover a industrialização, respeitando o regime de câmbio flutuante.

d) o governo chinês incentivou o desenvolvimento de um setor industrial produzindo, especialmente, para o mercado interno.

e) a China criou um modelo de industrialização fechado com proibição da participação de multinacionais.

Gab: A

Questão 26)

A economia chinesa, após séculos de dependência quase exclusiva de seu setor agrícola, apresentou, a partir da década de 1970, grande crescimento econômico, advindo da revolução comunista de Mao Tsé-Tung. O país abriu-se aos investimentos estrangeiros após a chegada ao poder de Deng Xiaoping, em 1979. As autoridades chinesas propuseram, então, quintuplicar o PIB até o ano 2000, mediante abertura econômica e introdução da chamada Economia Social de Mercado. Tal feito foi alcançado em 1995.

Internet: <www.infoescola.com> (com adaptações).

Com base no texto acima e em assuntos por ele suscitados, assinale a opção correta.

a) O crescimento econômico chinês demandou elevados custos sociais e ambientais, entre os quais se destacam o pagamento de baixos salários aos trabalhadores e o uso de fontes de energia poluidoras, como o carvão mineral.

b) A China desenvolveu-se a partir da sua grande produção agropecuária, o que lhe garante autossuficiência nesse setor.

c) A integração da China ao bloco do NAFTA facilitou a entrada dos produtos chineses nos EUA, maior mercado consumidor mundial.

d) O rápido crescimento da economia chinesa deu-se a partir da adoção de um modelo econômico embasado no uso e na preservação dos recursos naturais.

e) A expansão da economia da China decorreu, em parte, do elevado padrão de renda de grande parte da população.

Gab: A

Questão 27)

China é vista como a principal economia mundial

A China já é percebida em grande parte do mundo como a principal economia mundial, embora na realidade seja a segunda, atrás dos Estados Unidos. Segundo pesquisa de opinião publicada pela imprensa chinesa, na qual foram ouvidas por telefone mais de 26 mil pessoas de 21 países, 41% disseram que a China é a maior potência econômica mundial, enquanto 40% acreditam que são os Estados Unidos. A tendência a favor dessa imagem da China é especialmente forte na Europa, onde 58% dos britânicos têm essa percepção.

Adaptado de www1.folha.uol.com, 14/06/2012.

Com elevadas taxas de crescimento em seu Produto Interno Bruto nos últimos anos, a China confirma sua posição de destaque nos cenários político e econômico mundiais.

Indique dois fatores que impulsionaram esse grande avanço da economia chinesa.

Gab:

Dois dos fatores:

• mão de obra com baixo custo

• fragilidade da legislação ambiental

• disponibilidade de matérias-primas

• política de incentivo às exportações

• disponibilidade de fontes de energia

• crescimento recente do mercado interno

• abertura econômica com entrada de capital estrangeiro

• disponibilidade de infraestrutura moderna nas zonas especiais

Questão 28)

Depois de duas décadas crescendo acima de 10% ao ano, a China reduz agora a sua velocidade de crescimento. A diminuição na velocidade do gigante asiático significa que um Chile deixará de ser produzido pela China neste ano. (DALTRO, 2012, p. 90).

Sobre a importância da China na economia global e as implicações da sua desaceleração econômica, é correto afirmar:

a) O Brasil foi o país que mais se beneficiou com o crescimento chinês, porque o baixo preço de seus produtos e a abundância de minerais metálicos para exportação atendem plenamente às necessidades do mercado chinês.

b) Os chineses são os maiores parceiros comerciais do Brasil e as mercadorias brasileiras têm aceitação no mercado chinês devido à sua alta qualidade, diversificação e preços baixos.

c) A desaceleração da economia chinesa está relacionada, entre outros fatores, à crise da economia europeia e à fragilidade da recuperação da economia norteamericana.

d) A rentabilidade das empresas chinesas pode ser explicada pela política de valorização dos trabalhadores, através de salários elevados e participação dos lucros, o que gera o aumento da produtividade per capita.

e) Os impactos da queda na velocidade da economia chinesa na economia global só serão sentidos se os Estados Unidos não restabelecerem uma parceria com a China, uma vez que se encontram com as relações comerciais rompidas, devido a divergências ideológicas.

Gab: C

Questão 29)

O crescimento da economia da China, a segunda maior do mundo, continua evoluindo, segundo mostram as estatísticas do primeiro trimestre deste ano. No período de janeiro a março, a economia da China tem crescido a uma taxa anual de 7,7%, enquanto os analistas tinham previsto que o crescimento seria de 8%. Nos últimos três meses, a economia cresceu 7,9%. O volume de produção industrial no país em março subiu 8,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Analistas previram que este número teria chegado aos 10%.

Disponível em: <http://portuguese.ruvr.ru/2013_04_15/

Economia-chinesa-continua-abrandando/> Acesso: 20 abr. 2013.

A economia chinesa, mesmo em um cenário de crise econômica internacional, continua apresentando forte crescimento, sendo motivo de destaque em diversos noticiários.

Sobre a China e sua economia, responda:

a) Como a China, sob um regime comunista, tornou-se, nas últimas décadas, uma das economias de maior destaque no mundo?

b) Apresente duas consequências sociais e duas ambientais provocadas pelo crescimento econômico da China.

Gab:

a) A China, nas últimas décadas, conseguiu compatibilizar um governo centralizador a um sistema econômico que prioriza a atração de capitais estrangeiros, dinamizando sua economia e produzindo produtos de baixo custo, graças a um exército de mão de obra barata e emprego de alta tecnologia em vários setores produtivos. A China também vem oferecendo incentivos fiscais, acesso à matéria prima barata, infraestrutura, baixos custos com energia e facilidade para exportação dos produtos para qualquer local do planeta, atraindo assim, investimentos de várias corporações que veem, na China, uma ótima oportunidade de negócios seguros, com possibilidade de alta lucratividade.

b) Consequências sociais: Mudanças no padrão de consumo; aumento no fluxo de pessoas para as regiões mais desenvolvidas; crescimento da desigualdade social; manutenção de baixos salários, dentre outras.

Consequências ambientais: Aumento de poluição atmosférica, sobretudo nas grandes cidades e centros industriais, aumento na geração de resíduos e lixo, contaminação dos canais fluviais, aumento de áreas degradadas para extração de matéria-prima, dentre outros.

Questão 30)

Analise o texto:

Quebrar privilégios é desafi o para nova China

A transição de liderança na China propicia inúmeras especulações sobre as políticas que os novos líderes deverão favorecer, tanto na esfera econômica, quanto na esfera política.

A economia em desaceleração será sua maior preocupação. Depois de manter crescimento em dois dígitos por três décadas, a China mostra sinais de fadiga.

Sobrecarregada de desequilíbrios estruturais como o excesso de investimento e o consumo insufi ciente, a economia está especialmente vulnerável à queda na demanda externa e na lucratividade causada pelo excesso de capacidade da indústria.

A combinação entre uma política de crédito frouxa e um sistema fi nanceiro precariamente regulamentado criou uma bolha de imóveis e no setor de infraestrutura.

O setor bancário talvez tenha criado mais de US$ 1 trilhão em maus empréstimos, o que representa uma bombarelógio que pode explodir a qualquer momento nos próximos três anos. É urgente a necessidade em colocar o crescimento econômico em um percurso sustentável.

Os novos líderes não poderão mais depender do investimento para promover crescimento. Precisam canalizar recursos ao setor domiciliar para incentivar o consumo. Mas isso requererá reformas quase revolucionárias no sistema tributário, nos mercados de capitais, na Previdência e nos serviços governamentais e de privatização.

Politicamente, essas reformas serão extremamente difíceis, porque requerem transferência de renda e riqueza dos grupos de interesse dominantes, principalmente a burocracia, os governos locais e as estatais, para as pessoas comuns. Porque esses grupos formam o núcleo do regime, é difícil imaginar que aceitem perder privilégios sem lutar.

A reforma econômica não acontecerá a menos que a oposição política a ela seja removida. Eliminar essa oposição é impossível sem a mobilização da população. Ou seja, alguma forma de democratização será necessária a fi m de forçar as elites a fazer concessões. Mas “democracia” é uma palavra que o PC vem tentando expurgar.

Assim, os novos líderes enfrentam um impasse. Não podem reformar a economia sem introduzir reformas democráticas. Mas correm o risco de perder o poder caso concedam liberdades que o povo poderia aproveitar para promover uma revolução.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/

1180343analisequebrarprivilegiosedesafi oparanovachina. shtml. Acesso em 04 nov. 2012. (Adaptado)

A análise do texto e os conhecimentos sobre essa temática permitem afi rmar que:

a) A transição política na China encontrase em um estágio avançado, indicando para uma democratização plena em que a justiça social, característica do atual governo, consolida o gigante asiático como a maior economia do planeta.

b) O episódio que fi cou conhecido como o massacre da Praça da Paz Celestial referese ao desfecho de uma série de manifestações ocorridas entre 15 de abril e 4 de junho de 1989 em Pequim, capital chinesa. Nesse período, manifestantes, sobretudo estudantes universitários, intelectuais e trabalhadores, acamparam na Praça Tian An Men e reivindicaram, com sucesso, maior liberdade econômica.

c) Os protestos de Pequim fazem parte do movimento que varreu todo o mundo socialista no fi nal da década de 1980 e que resultou no colapso da maioria dos governos do bloco socialista, incluindo a própria China e a União Soviética.

d) O signifi cativo crescimento econômico da China apoiase, dentre vários fatores, em um crescente consumo de matériaprima, emprego de numerosa mão de obra de baixo custo e uma política agressiva de exportações para as mais diferentes regiões da Terra.

e) A política monetária da China praticada pelo Banco Central caracterizase pela manutenção de elevada cotação da moeda nacional, o yuan, frente ao dólar, visando com isso estimular continuamente as maciças exportações do país.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis