sábado, 8 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 35

Questão 220)

No Brasil, a dinâmica e a distribuição da população economicamente ativa (PEA), por setores de atividades econômicas, apresentou alterações no período de 1940 a 2001.

Observe o gráfico a seguir.

Brasil: Distribuição da população economicamente ativa por setores de produção (em %) – 1940 a 2001

clip_image002

Tomando como referência as informações apresentadas no gráfico e o processo de industrialização do Brasil, explique a dinâmica da população economicamente ativa do setor primário no período focalizado.

Gab:

Segundo as informações apresentadas no gráfico e o processo de industrialização do Brasil, pode-se dizer que houve uma expressiva diminuição da PEA no setor primário que foi acompanhada pelo processo de mecanização no campo. Esse, por sua vez, se mostrou poupador de mão de obra, contribuindo para o declínio da ocupação da força de trabalho no setor primário e intensificando o êxodo rural. Como se pode ver, de acordo com o gráfico, em 1940, quando o Brasil ainda era um país rural, a PEA no setor primário chegava a 70% e no ano de 2001 essa participação diminui para 20,6%.

TEXTO: 7 - Comuns às questões: 221, 222

clip_image004

Questão 221)

O crescimento demográfico e o índice de fecundidade, no Brasil, estão intimamente relacionados ao processo de desenvolvimento histórico do país.

A análise dos dados apresentados na tabela e os conhecimentos sobre a evolução demográfica brasileira permitem afirmar:

01. A maior urbanização e o acesso à informação pela sociedade em geral têm contribuído para diminuir a taxa de fecundidade e para o envelhecimento da população brasileira.

02. O incentivo à implantação de empresas estrangeiras, durante a ditadura militar, contribuiu para que o maior índice de crescimento demográfico do período tenha ocorrido na Região Norte.

03. A política de planejamento familiar e o uso de contraceptivos, defendidos pela Igreja Católica, constituem um fator fundamental para a redução do crescimento vegetativo da população.

04. O projeto desenvolvimentista, iniciado por Juscelino Kubitschek, possibilitou um crescimento da população urbana no Norte e no Nordeste, fruto do crescimento industrial nessas regiões.

05. A diminuição do índice de fecundidade e a consequente carência de mão de obra, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, vêm acelerando a migração nordestina, para essas regiões.

Gab: 01

Questão 222)

Considerando-se as informações contidas no gráfico e os conhecimentos sobre população brasileira, pode-se afirmar:

01. O declínio da natalidade, na Região Norte, está relacionado, sobretudo, à política antinatalista implantada na região pelo governo estadual.

02. As modificações da pirâmide etária da população brasileira são as principais responsáveis pelos dados apresentados no gráfico.

03. A queda do índice de fecundidade evidenciada no gráfico reflete um menor crescimento vegetativo da população.

04. As regiões Sudeste e Centro-Oeste apresentam as mais baixas taxas de fecundidade do país porque, nessas regiões, a renda é bem distribuída, o IDH da população é 1 e o nível de escolaridade é alto.

05. O Brasil possui, atualmente, uma taxa de crescimento demográfico igual à dos Estados Unidos e à dos países da zona do euro.

Gab: 03

Questão 223)

Os conhecimentos sobre a população do Brasil e mundial permitem afirmar:

a) A população brasileira está distribuída regularmente por todo território, graças à política de extensão das grandes rodovias e de ocupação recente dos eixos de interesse econômico do Norte e Centro-Oeste do país.

b) As regiões brasileiras possuem grande equilíbrio na distribuição da população mestiça, com mulatos (branco+índio), cafuzos (indígena+negro) e caboclos ou mamelucos (branco+negro).

c) A população rural do globo era inexpressiva, até a primeira metade do século XX, porém, com o avanço tecnológico e o desenvolvimento da agroindústria, as populações das cidades, em grandes levas, deslocaram-se para o campo, provocando grandes adensamentos rurais.

d) A maior parte da população mundial se concentra em espaços relativamente reduzidos e de forma irregular, pelos continentes.

e) O continente mais povoado é o asiático, com elevadas densidades demográficas, em todas as suas regiões, contrastando com o continente europeu, que é populoso, mas possui baixas densidades demográficas.

Gab: D

Questão 224)

Considere as afirmações abaixo, relativas à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, onde originalmente predominava a vegetação do Cerrado.

I. A vegetação nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em função do processo de expansão da fronteira agrícola, que avança agora na Amazônia.

II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no Centro-Oeste fosse, em grande parte, resolvido.

III. O modelo fundiário predominante na ocupação da área do Cerrado imitou aquele vigente no oeste gaúcho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste nos últimos 30 anos.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) III, apenas.

d) I e II, apenas.

e) I, II e III.

Gab: D

TEXTO: 8 - Comum à questão: 225

Apesar dos contrastes econômico e sociocultural entre países pobres e ricos, as tendências observadas em estudos epidemiológicos sobre consumo alimentar assinalam que o padrão alimentar antes característico dos países desenvolvidos é atualmente uma preocupação também dos países em desenvolvimento.

A adoção da dieta “afluente”, caracterizada por um excesso de alimentos de grande densidade energética, ricos em gordura e em açúcar refinado simples, e por uma diminuição no consumo de carboidratos complexos, tem se expandido, sobretudo em situações de prosperidade econômica.

(Adaptado: DIEZ GARCIA, R.W. Efeitos da globalização na cultura alimentar:

considerações sobre mudanças na alimentação

urbana. Revista de Nutrição, 2003, vol. 16, n. 4.)

Tabela I

Evolução da quantidade anual per capita de alimentos adquiridos para consumo no domicílio nas Regiões metropolitanas e Brasília–DF – 1975/2003.

clip_image006

(Adaptado: SCHLINDWEIN, N.; KASSOUF, A. Mudanças

no padrão de consumo de alimentos.

Disponível em: http://ipea.gov.br. Acesso em: 10 de maio 2008.)

Questão 225)

Com base no Texto III e nos conhecimentos sobre os subtemas, assinale a alternativa correta.

a) A homogeneização dos padrões alimentares de consumo tem sido essencial para eliminar as tradicionais distâncias sociais entre os países do hemisfério Norte e os do Sul.

b) No mundo moderno, a democracia social está sendo atingida através da alimentação, pois todos podem consumir, com facilidade, produtos vindos das regiões mais distantes.

c) Os padrões alimentares dos países em desenvolvimento tornaram-se idênticos aos dos países desenvolvidos, confirmando que a crise alimentar é sensacionalismo da mídia.

d) A ausência de cultura por parte das populações dos países em desenvolvimento as tem impedido de adotar padrões de consumo saudáveis como os verificados nos países desenvolvidos.

e) Para os organismos ligados à ciência da saúde, o consumo de alimentos industrializados tem produzido, globalmente, hábitos alimentares nocivos, comprovados por estudos epidemiológicos.

Gab: E

Questão 226)

Analise o gráfico e o mapa.

Evolução da Estrutura Etária no Brasil

clip_image008

Fonte: Projeções IBGE

Adaptado de Théry e Mello, Atlas do Brasil.

ÍNDICE DE INCLUSÃO NO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO – 2002

clip_image010

Adaptado de Pochmann et al., Atlas da Exclusão Social, volume 5.

Uma tendência verificada na evolução da composição etária do País e uma ação do Estado necessária ou recomendável, no âmbito da previdência social, estão corretamente associados na opção:

a) estabilização da participação de jovens sobre a população total do país – programas voltados à ampliação da cobertura previdenciária nas regiões mais urbanizadas do Brasil;

b) estabilização da participação da população economicamente ativa no total da população – adoção de uma política previdenciária voltada especialmente para as áreas urbanas das regiões Sul e Centro-Oeste;

c) redução na participação de jovens e idosos no total da população – implementação de incentivos à emigração das áreas economicamente mais dinâmicas para reduzir a informalidade;

d) incremento contínuo na participação de todas as faixas de idade – adoção de uma política previdenciária com vistas a um maior equilíbrio geográfico em sua cobertura;

e) aumento da participação do percentual de idosos no total da população do País – políticas dirigidas ao incremento do contingente de trabalhadores cobertos pela previdência no Norte e no Nordeste.

Gab: E

Questão 227)

O mercado consumidor brasileiro, exemplificado pela venda de automóveis, geladeiras e aparelhos de tevê, caracteriza a existência de diferenciações regionais. Nesse contexto, a geografia do consumo no Brasil pode ser explicada pela desigualdade

a) da densidade demográfica.

b) cultural entre as regiões.

c) da renda entre as regiões.

d) na oferta do sistema de crédito.

e) no sistema rodoviário.

Gab: C

Questão 228)

Leia o trecho a seguir.

Cortes temporais no calendário da história surpreendem estruturas populacionais específicas, conformadas por processos demográficos que são, a um só tempo, resultado de mudanças nas formas e concepções de viver e sobreviver de uma sociedade e condicionantes de novas possibilidades e estilos de vida diferentes.

BERQUÓ, Elza. Arranjos familiares no Brasil: uma visão demográfica. In:

SCWARCZ, Lilian Moritz. História da vida privada

no Brasil – Contrastes da intimidade contemporânea.

São Paulo: Companhia das Letras, 1998. v. 04

Essas novas “formas e concepções de viver” refletem mudanças na composição da família brasileira. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), realizada pelo IBGE, o número médio de filhos por mulher no Brasil caiu de 2,3 (2000) para 1,8 (2008).

De acordo com o trecho acima e com os dados apresentados, são fatores da queda da fecundidade:

a) o declínio do número de casamentos civis e religiosos e o aumento do número de mulheres como chefes de família.

b) a crise da família tradicional baseada na dominação masculina e o crescimento da violência urbana.

c) a ampliação do número de uniões conjugais sem vínculos legais e o crescimento das famílias monoparentais.

d) o aumento da migração internacional e o crescimento do contingente de idosos.

e) a incorporação de métodos anticonceptivos e a inserção das mulheres no mercado de trabalho formal.

Gab: E

Questão 229)

A população brasileira apresenta-se desigualmente distribuída pelo território nacional. A maior concentração encontra-se nas regiões Sul e Sudeste do país e nas áreas metropolitanas. Entretanto, a partir da década de 1990 foi possível notar uma pequena modificação quanto às áreas de concentração da população. Sobre a distribuição da população brasileira pelo território nacional, é correto afirmar:

01. As cidades médias, do interior dos estados das regiões Sul e Sudeste, apresentam taxas mais elevadas de crescimento populacional do que as das capitais desses estados.

02. A concentração da população no território está ligada ao nível de desenvolvimento das forças produtivas; portanto, ocorre uma forte relação entre migração e oferta de trabalho.

04. Os governos federal e estaduais não têm interesse em criar políticas que estimulem a desconcentração da população, uma vez que perderão forças nos centros econômicos nacionais.

08. A distribuição da população é mais equilibrada nos estados de menor densidade demográfica do que nas áreas mais desenvolvidas do país, independentemente das atividades econômicas predominantes nessas áreas.

16. A distribuição da população no território brasileiro está ligada ao processo de povoamento que se iniciou no Brasil Colônia; portanto, a distribuição da população segue um processo histórico e não tem nenhuma relação com as políticas governamentais de ocupação do interior.

Gab: 03

Questão 230)

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2006 (PNAD), 40% dos brasileiros estavam fora do município de origem e apenas 16% eram migrantes interestaduais. Esses dados retratam o padrão de mobilidade da população brasileira no início do século XXI. Sobre a mobilidade da população brasileira, é correto afirmar:

01. A Marcha para o Oeste, iniciada na década de 1940, intensificou-se com a construção de Brasília, com a abertura de rodovias e com os projetos de colonização e, posteriormente, agropecuários e de mineração na Amazônia Legal.

02. O êxodo rural, movimento de população característico das décadas de 1950 e 1960, estava ligado aos baixos rendimentos das atividades agrícolas e às boas perspectivas de emprego nas cidades.

04. A transumância, isto é, os deslocamentos periódicos ou temporários da população, motivados por fatores econômicos, não faz parte dos movimentos migratórios no Brasil.

08. A região Sul é historicamente considerada uma região de emigração, em função das altas densidades demográficas, enquanto que a região Nordeste considera-se como região de imigração, em função das baixas densidades demográficas.

16. Os deslocamentos regionais da população, isto é, da região Nordeste para a região Sudeste, têm prevalecido, conforme demonstrado na pesquisa; os deslocamentos principais são: rural - urbano, do tipo interior - capital; e urbano - rural, do tipo capital - interior.

Gab: 03

Questão 231)

Em relação ao processo de urbanização brasileiro, no período de 1940 a 2000, analise a tabela abaixo.

Evolução da população urbana ( %)

clip_image012

(MENDES, I. L. e TAMDJIAN, J. O. Geografia

Geral e do Brasil: Estudos para a compreensão

do espaço. São Paulo: FTD, 2005.)

A partir das informações constantes da tabela, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O censo de 1940 registrou que aproximadamente 70% dos brasileiros viviam nas áreas rurais, evidenciando que a economia brasileira assentava-se no campo.

( ) A elevação da concentração populacional urbana, evidenciada pelo censo de 1950, foi resultado, em grande medida, do Plano de Metas, fundado pela ação conjunta entre Estado, capital privado nacional e estrangeiro.

( ) O censo de 1970 revelou que o país havia se tornado majoritariamente urbano, devendo-se esse fato ao chamado Milagre Econômico e às conseqüentes mudanças no capitalismo internacional.

( ) Nas duas últimas décadas do século XX, houve expressiva concentração populacional urbana em decorrência da modernização no campo e da industrialização.

Assinale a seqüência correta.

a) VVFF

b) FFVF

c) VFFV

d) VFVV

e) FVVF

Gab: D

Questão 232)

Analise o seguinte gráfico.

Brasil: Participação feminina e masculina na

População Economicamente Ativa – 1940-2001

clip_image014

Fontes: IBGE, Anuário estatístico do Brasil 1992,

p. 269-270; PNAD 1995, p. 28; PNAD 2001, p. 75.

Com base nos dados contidos no gráfico, assinale a alternativa correta sobre as características do trabalho no Brasil.

a) Nos últimos 50 anos, ocorreram um aumento nos percentuais de participação masculina nas atividades produtivas e uma diminuição da participação feminina.

b) Os dados indicam que a participação de homens no mercado de trabalho vem diminuindo, porém ainda é superior à participação feminina.

c) Os indicadores demonstram que as mulheres passaram a desenvolver atividades produtivas somente a partir da década de 1940.

d) Um fator determinante do crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho tem sido a diminuição da oferta de mão-de-obra masculina.

Gab: B

Questão 233)

Historicamente, as migrações internas no Brasil, estimuladas por fatores socioeconômicos, configuram tendências migratórias diversificadas.

Cite e explique duas tendências migratórias que se destacaram, no Brasil, na década de 1990.

Gab:

As tendências migratórias que se destacaram, no Brasil, na década de 1990, foram:

1) queda do movimento migratório interno em direção à Região Sudeste e, particularmente, às metrópoles;

2) diminuição do fluxo populacional para o município de São Paulo, que fora, em décadas anteriores, o principal pólo de atração demográfica;

3) permanência do vetor migratório em direção à Amazônia e ao Centro-Oeste;

4) redução do fluxo populacional para as grandes capitais e aumento do fluxo para as cidades de médio e pequeno porte;

5) redução da emigração do Nordeste;

6) existência de um fluxo migratório de retorno de nordestinos à sua região de origem.

São fatores que explicam a ocorrência dessas tendências migratórias:

· a crise econômica da década de 1980 e o pequeno crescimento econômico brasileiro dos anos de 1990, que repercutiram, em termos de oferta de empregos, na Região Sudeste;

· a crise econômica da década de 1980 e o processo de reestruturação produtiva a partir da década de 1990, que repercutiram, em termos de oferta de empregos, na Região Sudeste;

· a desconcentração da economia, caracterizada, principalmente, pelo deslocamento de indústrias localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para outras regiões do país ou para o interior do próprio estado onde estavam sediadas;

· a permanência da Amazônia e do Centro-Oeste como fronteiras agropecuárias e a exploração de recursos minerais;

· o deslocamento de indústrias, a concentração da propriedade da terra e o fechamento de empresas em grandes cidades contribuíram para o crescimento dos fluxos migratórios em direção a médias e pequenas cidades, passando a oferecer oportunidades de negócios, opções de lazer, custo de vida mais baixo, etc.;

· a expansão da economia urbana nas grandes cidades nordestinas, aumentando a oferta de trabalho.

Questão 234)

A composição etária da população brasileira, segundo o censo 2000, do IBGE, mostra uma tendência ao envelhecimento. Este fato chama à atenção para uma necessidade cada vez maior de políticas públicas relativas à previdência social e à saúde dos idosos.

Tomando o texto como referência é correto afirmar que:

a) No caso brasileiro não existe uma relação entre a participação no mercado de trabalho e o envelhecimento da população, em função da implementação de políticas públicas para a terceira idade.

b) A composição etária da população de um país relaciona-se com a estrutura da população economicamente ativa (PEA).

c) A estrutura etária brasileira, de acordo com o censo 2000, demonstra que é nas grandes cidades e metrópoles que os idosos têm melhor qualidade de vida.

d) As migrações internas no Brasil são sempre constituídas de um maior percentual de pessoas com faixa etária acima de 65 anos.

Gab: B

Questão 235)

Quanto à distribuição da população brasileira, é correto afirmar que

a) o processo acelerado da urbanização traz consigo problemas estruturais que expulsam a população das cidades.

b) atualmente, a maioria da população é urbana e concentra–se nas principais capitais e no litoral brasileiro.

c) não há crescimento econômico nos complexos Amazônico e do Pantanal, por isso o processo de povoamento é intenso.

d) pela primeira vez, o número de pessoas que vivem no campo ultrapassou o de pessoas que vivem nas cidades.

e) o território brasileiro é considerado povoado devido às altas taxas de crescimento vegetativo.

Gab: B

Questão 236)

As pirâmides abaixo mostram mudanças na dinâmica da população brasileira.

clip_image016

Revista Veja, julho 2008

O procedimento que o governo deve tomar para minimizar os problemas decorrentes dessas transformações é:

a) estimular a natalidade, em função do aumento da PEA;

b) aumentar os investimentos em educação básica em função da elevada natalidade;

c) reformar a Previdência Social, aumentando a idade para a aposentadoria;

d) investir no sistema de transportes para facilitar a circulação dos idosos;

e) ampliar o número de creches em função da elevada natalidade.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis