sábado, 8 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 26

Questão 63)

Um grupo de vestibulandos realizou um debate sobre o tema “ A População Brasileira”. Ao final do debate, o redator do grupo apresentou, para o restante da classe, cinco conclusões sobre o tema, transcritas a seguir. Analise-as.

00. Os fluxos migratórios no país estão mais intensos, nos últimos anos, dentro do Estado ou da região de origem. Esse fato reflete a busca de novas oportunidades de trabalho e de condições de vida.

01. O surgimento de novos polos de atração a fluxos migratórios e o aumento do desemprego na Região Sudeste foram fatores que contribuíram bastante para o retorno de migrantes a suas regiões de origem na década passada.

02. O censo de 2000 demonstrou que no Brasil a maior parte da população vive nas áreas rurais, sobretudo na Amazônia, e se dedica a atividades econômicas no setor secundário da economia.

03. Durante o século XX, as Regiões Centro-Oeste e Norte aumentaram sua participação no total da população; este fato está fortemente associado a intensos fluxos imigratórios de asiáticos, sobretudo chineses e japoneses, que se instalaram nessas regiões e se dedicaram às atividades agrícolas.

04. O aumento acentuado do número médio de filhos por mulher é considerado o fator determinante do aumento do crescimento da população brasileira a partir de 1970.

Gab: VVFFF

Questão 64)

Analise o gráfico.

População nos Censos Demográficos

segundo as regiões geográfica s brasileiras – 1940/2010

clip_image002

(IBGE. Adaptado.)

A partir da análise dos dados apresentados no gráfico e de seus conhecimentos, é correto afirmar que:

a) a curva populacional da região Nordeste apresenta crescimento acentuado a partir da década de 1970, superando a da região Sudeste.

b) a região Sul manteve constante seus índices de crescimento populacional em todo o período analisado, espelhando um forte fluxo migratório para a região.

c) a curva populacional da região Sudeste, a partir da década de 1980, apresenta um crescimento mais acelerado do que a curva populacional do Brasil.

d) apesar de as regiões Nordeste e Sudeste, na década de 1940, possuírem números populacionais semelhantes, a curva da região Nordeste supera a da região Sudeste a partir da década de 1970.

e) as regiões Norte e Centro-Oeste, em todo o período analisado, apresentaram comportamentos próximos em seus números absolutos de população.

Gab: E

Questão 65)

Leia o texto abaixo:

IBGE comprova queda da migração no Brasil

Estudo divulgado pelo IBGE sobre o deslocamento da população brasileira indica a diminuição da migração interna e tendência de permanência ou de retorno de moradores a seus estados de origem. Em vez da corrida para o Sudeste, que marcou as décadas de 1960 a 1980, a tendência é de deslocamentos entre municípios de um mesmo estado e queda acentuada nas migrações entre regiões. A última década aponta ainda para mudanças nas correntes migratórias, em que Rio de Janeiro e São Paulo deixam de ser “importadores” e passam a “exportadores” de moradores, enquanto o Espírito Santo desponta como foco de atração de novos habitantes.

(adaptado da Revista Veja de 15 de julho de 2011).

Dentre muitos fatores que colaboram para a mudança da dinâmica interna de migração no Brasil é CORRETO afirmar que o fator que contribui para esta alteração é:

a) A baixa densidade demográfica que o Brasil apresenta em todas as regiões.

b) A saturação das metrópoles e a melhor distribuição da oferta de empregos no país.

c) O aumento da população rural no norte e nordeste do Brasil.

d) O declínio das atividades agropecuárias no Centro-Oeste do país.

e) A estagnação do setor terciário e de serviços no sul no Brasil.

Gab: B

Questão 66)

Os gráficos abaixo representam as pirâmides etárias da população brasileira das décadas de 1980 e 2000 e projeções para 2020 e 2040.

Brasil: pirâmides etárias, 1980-2040

clip_image004 clip_image006 clip_image008 clip_image010

Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao

/projecao_da_populacao/2008/piramide/piramide.shtm

Com base nessas pirâmides etárias, considere as seguintes afirmativas:

1. Nas ordenadas estão o contingente populacional e nas abscissas os grupos de idade.

2. A base larga da pirâmide em todo o período analisado revela que o Brasil continuará a ser um país de jovens e reforça a necessidade do incremento de políticas públicas de atenção a tais camadas da população brasileira.

3. A estrutura etária da população representada nos gráficos tem relação com a economia e mostra a transformação da população economicamente ativa, definida como aquela que compreende o potencial de mão de obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada.

4. As transformações nas pirâmides no Brasil ao longo do tempo revelam a transição demográfica, explicada pela combinação de fatores como baixas taxas de natalidade, redução das taxas de mortalidade, elevação na expectativa de vida, redução na taxa de fecundidade e maior acesso e assistência à saúde.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Gab: C

Questão 67)

clip_image012 clip_image014

IBGE, 2010 e Boletim Mundo, abril, 2011. Adaptado.

Com base nos gráficos e em seus conhecimentos,

a) caracterize o processo de transição demográfica em curso no Brasil;

b) cite e explique dois possíveis impactos da transição demográfica brasileira sobre políticas públicas.

Gab:

a) O processo de transição demográfica se caracteriza pelo declínio da taxa de fecundidade e, dessa forma, da de natalidade no país. Esse processo tem provocado a diminuição da participação relativa do número de jovens no total da população e, consequentemente, o aumento da participação relativa do número de adultos e idosos (isso pode ser constatado nos gráficos mostrados na questão, no período destacado).

b) Entre os possíveis impactos da transição demográfica brasileira na gestão pública, podemos citar, por exemplo, as necessidades de elevação do nível de investimentos no campo assistencial dos idosos nos setores de saúde e previdenciário; de diminuição dos investimentos no campo da expansão do número de escolas de ensino básico (portanto, para formação escolar das crianças); e de elevação do nível de investimentos no campo de formação profissional da população adulta.

Questão 68)

A República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como Fundamentos todos os que são mencionados a seguir, EXCETO

a) o pluralismo político.

b) o direito de greve em empresas públicas.

c) a soberania.

d) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

e) a dignidade da pessoa humana.

Gab: B

Questão 69)

A etnia brasileira teve a contribuição de vários povos, desde os nativos até os que aqui chegaram ao longo do tempo. Com relação ao assunto, assinale o que for correto.

01. Na época do Brasil Colonial foram trazidos os negros africanos pertencentes aos grupos de sudaneses e bantos, sendo que da miscigenação com o branco resultou o elemento mulato.

02. Dos povos eslavos destacam-se os poloneses e ucranianos radicados no Paraná e que deixaram suas marcas principalmente na paisagem rural, mas também na paisagem urbana, a exemplo de igrejas típicas ucranianas em Prudentópolis (PR).

04. Os brancos europeus, através da imigração, destacam-se no Sul do Brasil, dentre os quais os italianos, alemães e holandeses, sendo que os holandeses se fixaram principalmente no Paraná e, em 2011, comemoraram os 100 anos de imigração, festejados com a inauguração de uma vila típica dos primeiros tempos de colonização, no município de Carambeí (PR).

08. Dos povos amarelos, os japoneses, os coreanos e os chineses não se destacam pela miscigenação com outros povos, mas se fixaram em todo o Brasil, principalmente na área rural de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

16. Os povos indígenas nativos não se destacam na miscigenação com os elementos brancos, principalmente com o colonizador português, que sempre se constituiu num inimigo natural.

Gab: 07

Questão 70)

A Amazônia é uma das mais antigas periferias do sistema mundial capitalista. Seu povoamento e desenvolvimento se deram de acordo com o paradigma da economia de fronteira, significando, com isso, que o crescimento econômico é visto como linear e infinito, sendo imperativo sustar esse padrão baseado no uso predatório das suas riquezas naturais e do saber de suas populações tradicionais.

(Adaptado de Bertha K. Becker, “Geopolítica da Amazônia”. Estudos Avançados,19, nº 53, 2005, p. 72)

a) O que se pode entender por economia de fronteira?

b) Aponte dois exemplos de populações tradicionais na Amazônia.

Gab:

a) O termo “economia de fronteira”, segundo o texto, representa o paradigma de crescimento econômico que historicamente marcou o povoamento e desenvolvimento amazônico, linear e infinito, baseado na exploração predatória dos seus recursos naturais e do saber de suas populações tradicionais.

b) As comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e extrativistas são exemplos destacáveis de populações tradicionais na Amazônia, também conhecidas como “povos da floresta”.

Questão 71)

Observe os dados sobre o crescimento da população brasileira divulgado pelo IBGE em 2011.

clip_image016

(IBGE, Sinopse do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro, 2011.)

Do gráfico, podemos concluir:

a) O maior crescimento verificado na década de 1950 deve-se à queda da taxa de mortalidade.

b) A população brasileira está decrescendo nas últimas décadas.

c) O Brasil adentrou a um processo de envelhecimento nos anos 1950.

d) O crescimento verificado na metade do século XX é fruto do aumento da natalidade.

e) A base da pirâmide etária alarga-se a partir das últimas três décadas.

Gab: A

Questão 72)

O último Censo Demográfico brasileiro (2010) revelou:

a) Desfez-se a pequena maioria de população feminina que tradicionalmente o país apresentava.

b) A população negra (pretos e pardos) tornou-se a de maior contingente pela primeira vez, superando a de brancos.

c) Depois de décadas em crescimento, a população iniciou um processo de diminuição.

d) Intensificaram-se as migrações internas.

e) O Brasil iniciou a primeira fase da transição demográfica que prima pelo imediato envelhecimento produzido pela queda da natalidade.

Gab: B

Questão 73)

A estrutura etária da população brasileira vem passando por mudanças que estão relacionadas às transformações socioeconômicas ocorridas no País, nas últimas décadas. Observe o Gráfico a seguir.

População de crianças, população de jovens-adultos e de idosos

Brasil – 1940 – 2050

clip_image018 clip_image020

Disponível em: <www.ibge.gov.br>. Acesso em: 16 ago. 2011. [Adaptado]

A partir das informações do gráfico, relativas à população brasileira, identifique e explique as tendências do comportamento de duas faixas etárias: crianças e idosos.

Gab:

A faixa etária das crianças apresenta uma tendência à redução em decorrência da queda da natalidade (ou fecundidade), provocada pelo aumento do nível de escolaridade da mulher, pelo maior acesso à informação, pelos altos custos para a criação dos filhos, pela prática de planejamento familiar, pela facilidade de acesso às práticas contraceptivas, pela participação da mulher no mercado de trabalho e pela urbanização.

A faixa etária dos idosos apresenta uma tendência à ampliação em decorrência do aumento da expectativa de vida, resultante das políticas públicas voltadas para a melhoria da saúde (ou vacinas dos idosos, distribuição de medicamentos), das melhorias das condições socioeconômicas, médico-sanitárias (ou saneamento básico e avanços da medicina) e de alimentação, e da incorporação de hábitos de vida mais saudáveis.

Questão 74)

Em uma aula de Geografia sobre a dinâmica da população brasileira, o professor apresentou dados do Censo Demográfico 2010. Segundo esses dados, o país atingiu um total de 190.755.799 habitantes, que se encontram distribuídos pelos seus 8.514.876,599 km2, apresentando uma densidade demográfica média de 22,43hab./km2. Para ilustrar as informações, o professor mostrou aos alunos os mapas a seguir:

Brasil: Densidade Demográfica por Regiões (2010)

clip_image022

Disponível em: <www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010

/tabelas_pdf/Brasil_tab_1_10.pdf>. Acesso em: 7 jun. 2011.[Adaptado]

Brasil: Relevo

clip_image024

Disponível em: <www.portaldosaofrancisco.com.br>. Acesso em: 7 jun. 2011.[Adaptado]

No decorrer da aula, a exposição sobre a dinâmica da população brasileira e a leitura dos mapas referentes à densidade demográfica e ao relevo do Brasil por regiões permitiu ao aluno concluir que

a) a população encontra-se distribuída de forma desigual pelo território, sendo a Região Sudeste, onde predominam planaltos, a que apresenta maior densidade demográfica, devido, entre outros fatores, ao dinamismo econômico e à capacidade de atrair migrantes.

b) os maiores índices de concentração da população ocorrem nas planícies localizadas no interior, onde se desenvolvem atividades do agronegócio que resultam, entre outros fatores, do processo de modernização agrícola.

c) a distribuição da população pelo território ocorre de forma desigual, sendo a Região Nordeste, onde predominam planícies, a que apresenta menor densidade demográfica, devido, entre outros fatores, ao processo de ocupação desde o Período Colonial.

d) os menores índices de concentração populacional ocorrem nos planaltos localizados na Zona Costeira, onde o processo de ocupação e o desenvolvimento econômico foram dificultados, entre outros fatores, pelas elevadas altitudes.

Gab: A

Questão 75)

Em novembro de 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou os primeiros resultados do último Censo. A população brasileira atingiu 190.732.694 habitantes. O aumento de 12,3% da população nos últimos 10 anos ficou bem abaixo dos 15,6% observados na década anterior. A redução no ritmo de crescimento da população brasileira é uma tendência que vem sendo registrada desde os anos 1950.

O Censo revelou, ainda, que continua o crescimento da população urbana, o surgimento de novos fluxos migratórios, o envelhecimento populacional, o predomínio da população feminina, dentre outros. (SOMOS..., 2011, p. 53).

Considerando o texto e os conhecimentos sobre os primeiros resultados extraídos do Censo de 2010,

a) cite duas razões que contribuíram ainda mais para a redução no ritmo de crescimento da população absoluta, no Brasil, na última década;

b) destaque dois aspectos que explicam a ocorrência de novos fluxos migratórios no Brasil.

Gab:

a) As projeções sobre o crescimento da população brasileira em números absolutos não foram atingidas, devido, sobretudo, ao rápido envelhecimento da população e à baixa fecundidade, principais responsáveis por esse fenômeno.

b)

· A expansão das fronteiras agrícolas do país para as regiões Centro-Oeste (cerrado) e Amazônica, que atraem migrantes de todo o país, principalmente do Sul e do Sudeste e Sertão do Nordeste.

· O crescimento das cidades médias (entre 100.000 e 500.000 habitantes), atraindo a população do campo e de pequenos centros urbanos, sobretudo em decorrência da desconcentração industrial.

Questão 76)

Com relação aos movimentos de população no Brasil e no Paraná, assinale o que for correto.

01. Em território paranaense, os contingentes migratórios se fazem das grandes cidades em direção aos pequenos municípios criados recentemente, principalmente no noroeste e no oeste do estado.

02. Migrantes do Sul do Brasil foram atraídos para a região Centro-Oeste na expansão da fronteira agrícola brasileira e, hoje, a Amazônia se tornou um grande polo de atração migratória.

04. Nas migrações internas do Brasil, os maiores contingentes de migrantes partiram do Nordeste, ou em direção à Brasília (construção da capital na década de 1950), ou para as grandes cidades do Sudeste, principalmente São Paulo (entre os anos de 1950 e 1980), ou para a Amazônia (a partir da década de 1970).

08. A Região Metropolitana de Curitiba é a que menos cresce populacionalmente no estado do Paraná, visto não se constituir em um polo de atração para outras áreas dentro e fora do estado.

16. No litoral paranaense a cidade de Antonina é a de maior atrativo populacional em vista das atividades portuárias da região, em franca expansão, e da oferta de empregos.

Gab: 06

Questão 77)

Os movimentos migratórios internos no Brasil representaram um importante deslocamento populacional entre as regiões brasileiras, com diversas repercussões. Entre as décadas de 1970 e 1990,

a) nordestinos migraram para a região norte para trabalhar nos seringais de forma extrativista.

b) sulistas e nordestinos foram para o interior de São Paulo atraídos pela expansão da cultura cafeeira.

c) sulistas migraram para o centro-oeste atraídos pela atividade agropecuária e os nordestinos, para a região norte, em virtude da agropecuária e dos garimpos.

d) nordestinos migraram para a região centro-oeste, para trabalhar na construção de Brasília, em um movimento conhecido como marcha para o oeste.

Gab: C

Questão 78)

O censo de 2010 revelou dados importantes sobre a população brasileira. Dentre estas informações é correto afirmar, exceto:

a) A região Sudeste continua sendo a região mais populosa do Brasil.

b) São Paulo é o estado mais populoso.

c) O estado menos populoso é Roraima.

d) Os três municípios mais populosos são São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

e) A população masculina ultrapassou a feminina no país, sendo Florianópolis a cidade que possui o maior percentual de homens do país.

Gab: E

Questão 79)

A velocidade do crescimento da população começou

a diminuir na década de 60 do século XX

No gráfico a seguir, são mostradas as taxas de crescimento da população brasileira do período 1872-2000. A partir da década de 60 do século XX, a velocidade do crescimento populacional começou a cair, mantendo a queda nos anos seguintes até chegar à taxa mais baixa na década de 90 do século XX, conforme observado nos resultados do Censo 2000.

clip_image026

Tendências demográficas, 2000. IBGE, 2001 (com adaptações).

Acerca da evolução do crescimento da população brasileira, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

00. Até o final do século XIX e início do XX, o crescimento populacional do Brasil contava com a entrada de emigrantes que substituíam a mão de obra escrava nas lavouras do país.

01. O incremento demográfico entre 1940 e 1960 está associado a elevadas taxas de natalidade e de fecundidade da população nacional.

02. A redução do crescimento populacional a partir da década de 60 do século XX relaciona-se com o processo de urbanização que, por sua vez, ocupa maior percentual de mulheres no mercado de trabalho e também promove maior disseminação dos métodos contraceptivos.

03. O atual crescimento demográfico do país é considerado baixo, semelhante ao dos países mais desenvolvidos do globo, e ameaça a reposição de mão de obra nos setores produtivos da economia.

04. O gráfico permite inferir que a redução no crescimento demográfico foi homogênea nas diferentes unidades da Federação brasileira.

Gab: VVVFF

Questão 80)

Sobre a dinâmica recente da população brasileira, assinale a alternativa correta.

a) A natalidade se mantém alta em áreas com população de maior poder aquisitivo, como na região Sudeste.

b) Apesar dos avanços nas áreas de saúde e saneamento básico, a expectativa de vida ainda não ultrapassa 60 anos.

c) O aumento do número de mães com menos de 19 anos de idade é produto de programas sociais, como o bolsa-família e a licença-maternidade.

d) Está aumentando a proporção de pessoas com mais de 60 anos de idade no total da população.

e) Apesar da redução no ritmo do crescimento, a fecundidade no Brasil ainda é alta, com 4 filhos por mulher.

Gab: D

TEXTO: 2 - Comum à questão: 81

A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade... Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis