quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 20

Questão 272)

Segundo o censo brasileiro de 2010, nos últimos anos, os movimentos migratórios diminuíram e as cidades de médio porte foram as que mais cresceram.

Sobre a migração interna e o crescimento das cidades de médio porte, no Brasil, pode-se afirmar:

a) O Norte foi a única região que apresentou, nos últimos anos, saldo migratório positivo.

b) O Sul permanece como a região que mais recebe imigrantes, em decorrência da consolidação de novas áreas de atração econômica, relacionadas ao agronegócio.

c) A melhoria da infraestrutura nacional de transportes e o movimento de interiorização das universidades públicas fazem do Sudeste a região que mais retém imigrantes.

d) A dinâmica de crescimento das cidades de médio porte é explicada, entre outros fatores, pela desconcentração industrial nos grandes centros urbanos do país.

e) Salvador e João Pessoa, entre as cidades de médio porte do Nordeste, são as que mais perderam imigrantes.

Gab: D

Questão 273)

clip_image002

A análise das pirâmides populacionais, que representam os quatro estágios de transição demográfica, aliada aos conhecimentos sobre a estrutura etária da população mundial, permite afirmar:

a) A curva acentuada em I indica como a população decresce, em função das baixas taxas de fecundidade e de mortalidade.

b) O primeiro estágio de transição está representado em II, quando as taxas de mortalidade e de natalidade ainda são bastante elevadas.

c) III é característica de países onde a taxa de mortalidade cai rapidamente e a expectativa de vida aumenta, levando a um acelerado crescimento vegetativo.

d) Os formatos de III e IV indicam que as pessoas morrem antes de envelhecer, devido às péssimas condições sanitárias, à carência de prevenção e de tratamento de doenças, e à fome.

e) IV, a quarta fase de transição, apresenta taxas de natalidade e de mortalidade que se equilibram.

Gab: E

Questão 274)

Vai de Madureira

Zeca Baleiro

Se não tem água Perrier eu não vou me aperrear

Se tiver o que comer não precisa caviar

Se faltar molho rose no dendê vou me acabar

Se não tem Moet Chandon, cachaça vai apanhar

Esquece Ilhas Caiman deposita em Paquetá

Se não posso um Cordon Bleu, cabidela e vatapá

Quem não tem Las Vegas, vai no bingo de Irajá

Quem não tem Beverly Hills, mora no BNH

Quem não pode, quem não pode

Nova York vai de Madureira

Se não tem Empório Armani

Não importa vou na Creuza costureira do oitavo andar

Se não rola aquele almoço no Fasano

Vou na vila, vou comer a feijoada da Zilá

Só ponho Reebok no meu samba

Quando a sola do meu Bamba chegar ao fim

Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/zeca-

baleiro/vai-demadureira>. Acesso em: 30 mai. 2012.

Glossário:

Perrier: Água importada da França

Moet Chandon: Uma das maiores produtoras de vinho

espumante, do tipo champanhe do mundo.

Cordon Bleu:Rede internacional de culinária.

BNH:Banco Nacional de Financiamento.

Madureira: Bairro carioca de classe média e classe média baixa.

Sobre a população brasileira, sua dinâmica e conflitos, é correto afirmar que:

a) A questão democrática e a distributiva, presentes na dicotomia das cidades é visualizada na segunda estrofe, que apresenta as opções que a cidade oferece.

b) O texto faz alusão ao processo de desindustrialização do Brasil. Percebe-se, pela quarta estrofe, a valorização da mão de obra cultural humana.

c) A perda da produtividade urbana, o crescimento das cidades médias e o processo de conurbação alimentam o desemprego, promovem diminuição da PEA no setor agrícola e aumenta a informalidade.

d) A questão distributiva equivale à quebra do controle excludente do acesso à riqueza. Na primeira estrofe, assegura-se este direito em contraposição à mercantilização global.

e) O texto utiliza figuras de linguagem, como a ironia. O tema dirige-se às diferenças sociais vividas pela população, porém com opções espaciais conforme sua realidade.

Gab: E

Questão 275)

Empregos no Brasil: Início do século XXI

clip_image004

Fonte: http://muitopelocontrario.wordpress.com

Ao longo da última década (entre 2001 e 2008), os empregos formais tiveram um ritmo de crescimento expressivo no Brasil. Tal situação resultou em:

a) crescimento do poder das empresas privadas sobre as decisões do investimento público.

b) ampliação da capacidade de investimento do Estado devido ao aumento da arrecadação.

c) diminuição da capacidade de investimento público da União, estados e municípios.

d) redução das balanças comerciais deficitárias e ampliação dos superávits nacionais.

e) superação do déficit público, já que as empresas passaram a fazer gastos sociais.

Gab: B

Questão 276)

F ou V para as proposições que tratam das disparidades da população brasileira, descritas nos dados do Censo 2010, divulgados pelo IBGE, a fim de identificá-las Falsas ou Verdadeiras.

( ) A queda da mortalidade infantil na última década foi um dos destaques, e um dos principais motivos para a queda, segundo o IBGE, de formas políticas como aumento do salário mínimo e ampliação de programas de transferência de renda.

( ) Há um intenso movimento de imigrantes internacionais de retorno, com brasileiros correspondendo a 65,1% de todos os imigrantes, explicado pela estabilização da economia brasileira, o aumento do nível de emprego e a melhoria na renda da população.

( ) Na última década, o mercado de trabalho deu um salto de formalização. Os profissionais com carteira de trabalho assinada já correspondem a 63,9% na participação de empregados do país, fato que mexeu com vários indicadores, da renda à jornada de trabalho, passando pela desigualdade.

( ) A distância entre os rendimentos de homens e mulheres ficou mais curta na década. O incremento para as mulheres (13,5%) foi o triplo do que o registrado pelos homens (4,1%), pois elas estão mais presentes em ocupações de maior remuneração, deixando de ocupar empregos mais precários e menos sindicalizados.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

a) V, V, V, V.

b) F, F, F, V.

c) V, F, V, F.

d) F, V, F, V.

e) V, V, V, F.

Gab: E

Questão 277)

A acidez do vinagre pode ser determinada por meio de um processo conhecido como titulação, em que uma quantidade conhecida da amostra é colocada para reagir com uma base de concentração conhecida. A partir do volume gasto dessa base, para neutralizar completamente a amostra de vinagre, é possível calcular a concentração do ácido e, consequentemente, a acidez. A equação que representa uma possível reação é a mostrada a seguir:

A respeito dos indicadores sociais do Brasil contidos no último Relatório de Desenvolvimento Humano, todas as afirmativas a seguir estão corretas, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a:

a) A educação no Brasil, apesar do IDH não avaliar a qualidade, é extremamente desigual, com fortes diferenças entre as escolas públicas e particulares. Isso não cria ambiente de oportunidade, alimentando, ainda, a desigualdade.

b) Apesar da renda do país ter pior distribuição do que a saúde ou a educação, pesando no bem-estar da população, com o abismo entre ricos e pobres, o Brasil não teve queda acentuada do IDH, quando este foi ajustado pela desigualdade.

c) Na saúde, a elevação do índice foi motivada, em grande parte, pelos avanços na expectativa de vida da população, pois o Brasil vem fazendo um esforço importante nas áreas de prevenção e tratamento de doenças.

d) Apesar do impulso da saúde fazer com que o Brasil subisse no ranking do IDH, os avanços sociais no país continuam, ainda assim, em ritmo muito lento. Uma das mazelas que travam as melhorias recai sobre a alta desigualdade.

e) Graças a um forte avanço nos indicadores de mortalidade materna, o Brasil se tornou um país menos desigual entre homens e mulheres, mesmo com o recuo da participação das mulheres no mercado de trabalho do país, com taxa de 60,1%.

Gab: B

Questão 278)

A população do Brasil alcançou a marca de 190.755.799 habitantes na data de referência do Censo Demográfico 2010. A série de censos brasileiros mostra que a população experimentou sucessivos aumentos em seu contingente, tendo crescido quase vinte vezes desde o primeiro recenseamento realizado no Brasil, em 1872, quando tinha 9.930.478 habitantes, como representado na tabela abaixo.

clip_image006

Fonte: Recenseamento do Brasil 1872-1920. Rio de Janeiro:

Diretoria Geral de Estatística, 1872-1930; e IBGE, Censo Demográfico 1940/2010.

(*) Para obtenção da taxa no período 2000/2010, foram utilizadas as

populações residentes em 2000 e 2010, sendo que, para este último ano,

foi incluída a população estimada (2,8 milhões de habitantes) para os domicílios fechados.

Sobre o crescimento populacional brasileiro e os dados apresentados pela tabela, explique:

a) Os motivos que levaram às elevadas taxas de crescimento populacional nas décadas de 1940 a 1970.

b) Por que, a partir da década de 1980, o ritmo de crescimento populacional passou a apresentar redução em suas taxas.

Gab:

a) altas taxas de natalidade como reflexo da falta de planejamento familiar; pequeno avanço da medicina e difícil acesso aos serviços de saúde; altos níveis de fecundidade; melhoria dos serviços de saúde e de saneamento básico e maior acesso da população a esses serviços e melhoria no padrão alimentar; na zona rural, era necessária uma família numerosa, que significava mais mão de obra e, consequentemente, maior produção

b) queda na taxa de fecundidade, resultado das mudanças estruturais que ocorreram na economia brasileira; evolução de métodos contraceptivos; maior acesso aos serviços de saúde pública; nas cidades, ter muitos filhos significa acumular despesas; entrada da mulher no mercado de trabalho; transição da população rural para urbano-industrial

Questão 279)

Leia os textos abaixo:

Texto 01

Eu odeio o sistema de transporte coletivo

“Num lugar tão pequeno

E um serviço tão precário

Depois de 1 hora e meia de espera

Sentado no meio fio

Aparece o ônibus lotado é certeza de que estou

atrasado.”

Compositor e intérprete: Morto Pela Escola.

Texto 02

Fotografia 3x4

“Veloso, o sol não é tão bonito pra quem vem

do norte e vai viver na rua

A noite fria me ensinou a amar mais o meu dia

e pela dor eu descobri o poder da alegria

e a certeza de que tenho coisas novas,

coisas novas pra dizer

a minha história é ... talvez

é talvez igual a tua, jovem que desceu do norte

que no sul viveu na rua

e que ficou desnorteado, como é comum no seu tempo

e que ficou desapontado, como é comum no seu tempo

e que ficou apaixonado e violento como, como você”.

Compositor e intérprete: Belchior.

Texto 03

Saudade da minha terra

“Por Nossa Senhora, meu sertão querido

Vivo arrependido por ter te deixado

Essa nova vida aqui na cidade

De tanta saudade eu tenho chorado

Que saudade imensa do campo e do mato

Do manso regato que corta as campinas

Aos domingos eu ia passear de canoa

Nas lindas lagoas de águas cristalinas

Que doce lembrança daquelas festanças

Onde tinha dança e lindas meninas

Eu vivo hoje em dia sem ter alegria

O mundo judia mas também me ensina

Eu tô contrariado, mas não derrotado

Eu sou bem guiado pelas mãos divinas”.

Compositores: Goiá/Belmonte. Intérpretes: Milionário e José Rico.

As três músicas têm como tema central a reflexão sobre a migração. Cada uma enfoca um tipo específico de fenômeno migratório. Analise a alternativa que apresenta o tipo de migração representado por cada uma das músicas, respectivamente.

a) Pendular, regional e rural-urbana.

b) Internacional, rural-urbana e sazonal.

c) Regional, pendular e rural-urbana.

d) Pendular, rural-urbana e rural-rural.

e) Pendular, internacional e rural-urbana.

Gab: A

Questão 280)

As pirâmides etárias brasileiras

clip_image008

clip_image010

O Globo, 25/04/2010

Nas duas últimas décadas, o governo federal vem propondo ações no sentido de oferecer uma resposta às transformações na composição etária da população brasileira.

Essas ações têm seguido uma tendência que se manifesta mais diretamente na seguinte iniciativa:

a) revisão das bases da legislação sindical

b) alteração das regras da previdência social

c) expansão das verbas para o ensino fundamental

d) ampliação dos programas de prevenção sanitária

Gab: B

Questão 281)

Torna-se claro que quem descobriu a África no Brasil, muito antes dos europeus, foram os próprios africanos trazidos como escravos. E esta descoberta não se restringia apenas ao reino linguístico, estendia-se também a outras áreas culturais, inclusive à da religião. Há razões para pensar que os africanos, quando misturados e transportados ao Brasil, não demoraram em perceber a existência entre si de elos culturais mais profundos.

(SLENES, R. Malungu, ngoma vem! África coberta e descoberta

do Brasil. Revista USP. n. 12, dez./jan./fev. 1991-92 – Adaptado)

Com base no texto, ao favorecer o contato de indivíduos de diferentes partes da África, a experiência da escravidão no Brasil tornou possível a

a) formação de uma identidade cultural afro-brasileira.

b) superação de aspectos culturais africanos por antigas tradições europeias.

c) reprodução de conflitos entre grupos étnicos africanos.

d) manutenção das características culturais específicas de cada etnia.

e) resistência à incorporação de elementos culturais indígenas.

Gab: A

Questão 282)

Analise este mapa, em que se ilustra um importante aspecto da espacialização do crescimento da população brasileira, segundo dados apurados no Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE):

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis