sábado, 8 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 24

Questão 30)

Analise o quadro apresentado seguir.

clip_image002

(Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/

atlas_saneamento/default_zip.shtm. Acesso em: 5 out. 2012.)

A partir dessa análise, assinale a alternativa correta.

a) A região Norte do Brasil foi aquela onde houve maior crescimento percentual da rede coletora de esgoto no período de 2000 a 2008, condição importante para melhorar o IDH dos municípios, mas, em termos absolutos, apresenta o pior desempenho.

b) O Centro-Oeste, no que se refere ao manejo de resíduos sólidos no período de 2000 a 2008, foi a região brasileira com pior desempenho percentual, mas, em números absolutos, é aquela cuja melhora foi maior.

c) No que se refere ao manejo de resíduos sólidos, no período de 2000 a 2008, em números absolutos, a região Nordeste foi aquela com pior desempenho.

d) No conjunto das informações sobre o panorama do saneamento básico brasileiro, a rede de distribuição de água é o item que apresenta o pior quadro em todas as regiões.

e) O conjunto das informações permite concluir que há rede coletora de esgoto em mais de 80% dos municípios brasileiros, sendo que esse percentual na região Sudeste ultrapassa 90%.

Gab: A

Questão 31)

Em 2007, o decreto 6.040 instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil, com o objetivo de “promover o desenvolvimento sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, com ênfase no reconhecimento, fortalecimento e garantia dos seus direitos territoriais, sociais, ambientais, econômicos e culturais, com respeito e valorização à sua identidade, suas formas de organização e suas instituições” (BRASIL, Decreto 6.040, de 7 de fevereiro de 2007). Sobre esse decreto, considere as seguintes afirmativas:

1. Os Povos e Comunidades Tradicionais são realocados pelo Estado em reservas, onde possam continuar com suas tradições.

2. A identidade desses grupos está relacionada à dimensão do território que ocupam, cujas reservas ficam sob a tutela do Estado.

3. A invisibilidade social que sofreram historicamente trouxe a essas populações sérios prejuízos à constituição de uma identidade comunitária.

4. São Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil grupos como caiçaras, quilombolas, ciganos, faxinalenses ou comunidades de terreiro.

5. Para ser considerado Povo ou Comunidade Tradicional, é fundamental que o próprio grupo se reconheça como tal.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

Gab: B

Questão 32)

O Brasil tem recebido um elevado número de migrantes haitianos, que entram no Brasil pelo Acre e acabam chegando à cidade de São Paulo. Sobre esse fluxo migrante, é correto afirmar que

a) a destruição de parte do Haiti, observada principalmente em Porto Príncipe, a capital, devido a um intenso terremoto ocorrido em 2010, permitiu grande ajuda internacional, que incluiu estímulo à migração.

b) o Brasil é o país com maior comércio externo com o Haiti, com protocolos de troca de mão de obra entre esses países.

c) a crise econômica que assola o Haiti gera uma elevada taxa de migração, apoiada pelo programa Minustah, do NAFTA.

d) as forças de ocupação, lideradas pelos EUA, exercem forte ação repressiva sobre a população, que tem emigrado em massa.

e) o crescimento econômico do Brasil é um fator favorável à entrada de um grande número desses haitianos, atraídos pela possibilidade de melhores empregos e salários.

Gab: E

Questão 33)

De suma importância na avaliação das condições de vida de uma sociedade, a taxa de mortalidade infantil refere-se ao número de crianças que morrem ao longo do primeiro ano de vida, durante determinado ano civil. Os gráficos mostram a evolução da taxa de mortalidade infantil no Brasil e apresentam uma comparação com taxas de outros países do mundo.

clip_image004

(O Estado de S.Paulo, 29.04.2012.)

A partir da análise dos gráficos e de conhecimentos geográficos, é correto afirmar que

a) a taxa brasileira ainda é considerada mediana, mas diminui rapidamente, distanciando-se das taxas de regiões subdesenvolvidas.

b) a queda da taxa brasileira, verificada na década de 1970, foi a maior no período analisado.

c) a taxa brasileira demorará muitas décadas para se aproximar das taxas dos países emergentes.

d) a taxa brasileira, com a queda verificada na década de 2000, já se compara à dos países ricos.

e) taxas inferiores a 4% somente ocorrem em países europeus, onde a taxa de natalidade é reduzida.

Gab: A

Questão 34)

clip_image006

Disponível em: <http://rudaricci.blogspot.com.br/2011>. [Adaptado]

Acesso em: 5 set. 2012.

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A única classe que apresentou redução, no período de 2002 até 2011, foi a classe E, aquela que representava, em 2002, aproximadamente 1/3 da população brasileira.

02. Em 2011, as classes E e D correspondiam, juntas, ao que representava aproximadamente a primeira em 2002, o que denota um aumento do rendimento médio entre as classes.

04. De 2002 até 2011, houve um acréscimo em todas as classes econômicas, que resultou em um maior equilíbrio na renda média do brasileiro.

08. O aumento do consumo no período citado (2002-2011) é o resultado do aumento da condição econômica da nova classe média.

16. A elite, que concentra as classes A e B, teve um decréscimo desde 2002, o que demonstra uma concentração de capital nas mãos das classes D e E.

32. A inserção de pobres e remediados no mercado consumidor é salutar, mas ao mesmo tempo preocupante, pois o aumento do consumo intensifica a degradação ambiental.

Gab: 43

Questão 35)

Analise o gráfico a seguir:

Brasil Percentual de idosos na população segue em crescimento

clip_image008

Considerando os indicadores apresentados no gráfico e as atuais mudanças no processo de envelhecimento da população brasileira, é CORRETO afirmar que

a) a expectativa de vida no Brasil vem aumentando muito célere, consequentemente apresentando taxas de longevidade acima da de países com índice de desenvolvimento humano elevado em aspectos, como saúde, escolarização e nutrição.

b) de acordo com os indicadores demográficos, o Brasil se encontra no início do estágio de transição de país jovem para país maduro. O percentual de idosos é semelhante ao de países, como Suécia, Itália e Serra Leoa.

c) apesar das mudanças ocorridas na estrutura etária da população brasileira, entre as décadas de 1960 e 2010, o país continua demograficamente jovem, com elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e com uma baixa expectativa de vida para a população em geral.

d) a taxa de fecundidade no Brasil vem declinando, e a proporção de idosos vem crescendo mais rapidamente que a proporção de crianças. Contudo, esse processo de envelhecimento populacional não ocorre de maneira uniforme, em todas as regiões brasileiras.

e) o envelhecimento da população brasileira é oriundo do intenso processo de urbanização em todas as suas regiões. Por isso, o aspecto triangular da pirâmide etária vem apresentando, nas últimas décadas, um aumento percentual do bônus demográfico de homens e mulheres.

Gab: D

Questão 36)

O Brasil está pouco a pouco se tornando um país menos desigual, como atestam os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referente a 2011. [...] A renda média dos 10% mais pobres da população evoluiu em ritmo equivalente a 5,5 vezes a dos 10% mais ricos, em dez anos. Mas, sob qualquer ângulo de análise, observa-se uma evolução positiva, variando por faixa social ou região. Uma informação relevante é que a maior contribuição veio da renda do trabalho. Ou seja, à medida que a economia progride, mais empregos formais são gerados, menor a disparidade de rendas.

O Globo, 30 set. 2012, p.18.

O caso brasileiro serve para ilustrar que o conceito de desenvolvimento social é mais amplo do que o conceito de crescimento econômico, visto que esse desenvolvimento prioriza

a) aumento do volume produtivo, com destaque para o setor industrial.

b) elevação do PIB, com proliferação de programas sociais assistencialistas.

c) crescimento da renda per capita, com supressão da informalidade no trabalho.

d) incremento na exportação de commodities, com maior arrecadação de divisas.

e) melhoria da qualidade de vida, com transformação estrutural da economia.

Gab: E

Questão 37)

O fenômeno da mobilidade populacional vem, desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Até o presente momento, essas mudanças têm demandado um esforço por parte dos estudiosos no sentido de buscar explicações teóricas para esses novos processos, [...] .

Refl exões sobre os deslocamentos Populacionais no Brasil.

Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/

reflexoes_deslocamentos/deslocamentos.pdf>. Acesso em: 3 out. 2012.

O último censo demográfico do Brasil demonstra que há mudanças na migração interna no país. Isso é materializado, por exemplo, pelos seguintes aspectos: o redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias em detrimento das grandes metrópoles; os deslocamentos de curta duração e de curta distância; os movimentos pendulares.

Esses aspectos dos deslocamentos, que não se restringem mais a movimentos na direção dos grandes aglomerados urbanos, passaram a assumir maior relevância porque eles refletem

a) o crescimento do agronegócio no Centro-Oeste

b) a crise da atividade agropecuária na região Sudeste

c) as atitudes xenofóbicas nas regiões tradicionalmente receptoras

d) as novas estratégias de sobrevivência para população migrante

e) as políticas de fixação da população nas áreas tradicionais de expulsão

Gab: D

Questão 38)

A tabela abaixo traz informações sobre a percentagem de pessoas que residem fora de seu Estado de origem, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2001/2007 do IBGE.

clip_image010

Com base nas informações da tabela sobre a dinâmica migratória da população brasileira, é possível afirmar que:

a) Os Estados da região Nordeste do Brasil apresentaram, no período, a menor percentagem de população nascida em outras Unidades da Federação. Isso ocorre porque os Estados dessa região sempre apresentaram uma elevada taxa de imigração de sua população para outras unidades da federação.

b) Os Estados da região Centro-Oeste apresentaram, no período, a maior percentagem de pessoas residentes oriundas de outras Unidades da Federação. Isso ocorre porque esses Estados receberam, nas últimas décadas, elevados fluxos migratórios de população brasileira para a ocupação da fronteira agrícola.

c) Nos Estados da região Sudeste houve um decréscimo da percentagem de pessoas residentes nascidas em outras Unidades da Federação. Isso ocorre porque todos os Estados dessa região sempre tiveram importantes fluxos emigratórios de população direcionados para a ocupação de outras regiões do país.

d) Os Estados da região Sul têm o segundo menor índice de pessoas residentes não naturais dessas Unidades da Federação. Isso ocorre porque esses Estados, historicamente, apresentam baixos fluxos emigratórios de sua população com destino a outras unidades da federação.

Gab: B

Questão 39)

Analise a tabela.

clip_image012

A partir da análise da tabela e de conhecimentos sobre a dinâmica imigratória, pode-se afirmar que o aumento da entrada de imigrantes no período de 1890 a 1899 no Brasil deveu-se

a) ao estímulo à imigração para o Brasil pelos governos da Alemanha e Itália, que passavam por períodos de paz e reconstrução.

b) à oferta para que imigrantes italianos e japoneses chegassem ao país como proprietários de grandes fazendas.

c) à oportunidade de trabalho ocasionada pela abolição da escravatura, associada ao desemprego nos países de origem dos imigrantes.

d) ao projeto governamental de promover a democratização da sociedade brasileira, beneficiando os trabalhadores imigrantes.

e) à atração exercida pelo desenvolvimento industrial ocorrido em algumas regiões do país.

Gab: C

Questão 40)

A foto A mostra famílias de colonos imigrantes alemães que participaram do povoamento do Paraná e a foto B mostra colonos italianos na cidade de Caxias do Sul (RS).

clip_image014

FOTO A

(Fonte: http://www.infoescola.com/historia/colonizacaoalema- no-

sul-do-brasil/. Acessado em 16/10/2012.)

clip_image016

FOTO B

(Fonte: http://www.infoescola.com/historia/colonizacao-italiana-

nosul-do-brasil/. Acessado em 16/10/2012.)

A primeira grande política regional executada pelo nascente Estado nacional brasileiro foi a colonização dirigida na Região Sul do Brasil.

a) Identifique os objetivos do governo brasileiro quando formulou a política de povoamento da Região Sul com populações imigrantes, especialmente europeus.

b) Aponte duas características que predominaram no tipo de povoamento empreendido pela colonização dirigida na Região Sul, uma referente ao regime de propriedade da terra adotado e uma referente às formas de cultivo da terra.

Gab:

a) O Estado nacional brasileiro, constituído em 1822, teve como um dos seus principais objetivos a formulação de políticas regionais que garantissem o povoamento dos espaços de fronteira, a manutenção da unidade nacional, o aumento da produção de alimentos e adoção de regime de trabalho livre com população branca de origem europeia. Para tanto, o governo imperial empreendeu, como uma de suas ações, a colonização dirigida na Região Sul do Brasil, especialmente nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a qual consistia, entre outros aspectos, em incentivar a imigração de população europeia para o país e a sua instalação na mencionada região, sobretudo em zonas fronteiriças com os países do Rio da Prata ou em áreas de baixo povoamento nos planaltos, pela presença de florestas, e nos vales dos rios.

b) O regime de propriedade adotado na colonização dirigida era o de pequena propriedade; o cultivo nos lotes, frequentemente com rotação de terras com várias culturas, era realizado com instrumentos simples e força de trabalho familiar, voltado predominantemente para a subsistência.

Questão 41)

O Brasil vivencia uma mudança na estrutura etária de sua população que repercute nas pol íticas estatais. As pirâmides etárias constituem uma forma de representação de dados importante para planejar e implementar políticas que visem à melhoria da qualidade de vida da população.

Observe as pirâmides abaixo.

clip_image018

Censo demográfico 1980 e 2010. Disponível em: <www.ibge.gov.br/sidra>.

Acesso em: 14 jun. 2012. [Adaptado]

Levando em conta as informações das pirâmides e as perspectivas de melhoria da qualidade de vida da população brasileira, as políticas governamentais atuais devem considerar

a) o aumento da população de idosos, que gera demandas de aposentadorias e adequações no sistema de saúde.

b) o aumento da população de crianças, que implica a necessidade de ampliação da rede de escolas e creches.

c) a diminuição da população de crianças, que exige a adoção de programas de incentivo à natalidade e de distribuição de renda.

d) a diminuição da população de idosos, que requer a melhoria no sistema de previdência e assistência social.

Gab: A

Questão 42)

Em novembro de 2011, o cacique Nísio Gomes de Tekoha Guaiviry foi morto nas proximidades da rodovia MS-386, entre os municípios de Ponta Porã e Amambaí, no Estado do Mato Grosso do Sul (MS). O assassinato de indígenas nessa região é um fato frequente. Os povos indígenas Guarani e Kaiowá vivem em situações precárias e em constantes conflitos com os fazendeiros da região.

(Adaptado de “Documento Final Aty Guasu Kaiowá e

Guarani: Aldeia Rancho Jacaré–Laguna”. CIMI-Regional Mato Grosso do Sul. http://www.cimi.org.br/site/ptbr/index.php?system=news&action=read&id=6406.

Acessado em 04/10/2012.)

a) Apresente os principais motivos de conflitos entre indígenas e fazendeiros como os da região mencionada no texto.

b) Cite duas ações coordenadas pela FUNAI direcionadas para a proteção das populações indígenas brasileiras.

Gab:

a) Os conflitos entre indígenas e fazendeiros no Mato Grosso do Sul (MS), especialmente na região oeste do Estado, estão frequentemente associados ao avanço do agronegócio, sobretudo, a expansão da soja e da cana-de-açúcar. Outro ponto de conflito a ser destacado são as crescentes reivindicações para demarcação de terras indígenas na região.

b) A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) tem muitas atribuições associadas à proteção e à promoção dos direitos das populações indígenas brasileiras, destacando-se, entre outras, as seguintes funções: formulação de políticas que visem a assegurar a preservação da vida, das terras, dos costumes e das línguas dos povos indígenas; administração dos bens do patrimônio indígena; promoção e levantamento censitários e pesquisas científicas sobre as populações indígenas com intuito de divulgação da cultura desses povos; acompanhamento das ações direcionadas para a promoção da saúde e da educação indígenas; demarcação, homologação e acompanhamento de ações sustentáveis nas terras indígenas.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis