segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Exercícios Enem Problemas Ambientais 6

Questão 52)

As áreas de alto risco de transmissão da malária têm como características epidemiológicas: floresta úmida que favorece a transmissão perene e focalmente intensa, principalmente em grupos de trabalhadores expostos, alta prevalência de Plasmodium falciparum geralmente resistente a antimaláricos e populações migrantes com escassa imunidade, expostas às altas densidades de Anopheles darlingi, dentro e fora de moradias precárias que não oferecem proteção.

(www.scielo.br. Adaptado.)

No Brasil, as condições descritas no texto encontram-se, principalmente,

a) nas áreas de ocupação em periferias das grandes metrópoles do Sudeste.

b) em regiões litorâneas de grande fluxo turístico, como a Baixada Santista.

c) nas áreas de pecuária extensiva da caatinga, no sertão nordestino.

d) em cidades serranas da região Sul, que recebem muitos turistas no inverno.

e) nas áreas de expansão da fronteira agropecuária na região Amazônica.

Gab: E

Questão 53)

Sobre o lixo urbano brasileiro, é correto afirmar:

01. Em diversas cidades a incineração do lixo reduz entre 60% e 90% o volume de resíduos sólidos, promovendo a sustentabilidade e a geração de empregos.

02. Na maioria das cidades brasileiras o lixo gerado é depositado em lixões a céu aberto. Esse material decomposto produz o chorume, que contamina as águas superficiais e os lençóis freáticos.

04. Em grande parte das cidades o aterro sanitário promove a redução do volume dos resíduos sólidos. Após a deposição no solo, o lixo é queimado, oferecendo menor risco à saúde.

08. O poder público de algumas cidades promove a reciclagem do lixo. Com ela, ocorre a separação de materiais como metais, vidros, plásticos e papéis, para a sua reutilização.

16. Em diversos municípios brasileiros, a compostagem é uma solução para os lixos orgânico e inorgânico. No entanto, o alto custo dos seus equipamentos inviabiliza o projeto de reciclagem, não havendo sustentabilidade.

Gab: 10

Questão 54)

clip_image002

Sobre a questão do lixo urbano, a análise da charge indica que, no Brasil,

a) o crescimento econômico vivenciado nos últimos anos tem repercutido na inclusão de mais pessoas na classe média, o que incrementa a produção de mais lixo.

b) o modelo de consumo adotado vem provocando o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido.

c) a reciclagem tem sido uma alternativa sustentável e valorizada para diminuir a quantidade de lixo produzido.

d) o lixo urbano, em sua maioria, está sendo reaproveitado ou vendido para empresas de reciclagem.

Gab: B

Questão 55)

De acordo com dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o desmatamento na Amazônia tem apresentado tendência de queda desde 2004, atingindo, em 2009, o menor índice dos últimos 20 anos, como mostra o gráfico abaixo.

clip_image004

Vários fatores podem ajudar a explicar essa queda nesse período, EXCETO:

a) Aumento da fiscalização e repressão a madeireiras clandestinas, grileiros e pecuaristas em situação irregular, com auxílio de Sistema Geográfico de Informações.

b) Maior restrição ao crédito e punição a proprietários que infringiram leis ambientais, o que tem sido objeto de polêmica na reforma do Código Florestal brasileiro.

c) Entre 2008 e 2009, a queda pode ser atribuída também à crise financeira internacional que diminuiu as encomendas de exportação de carne e soja.

d) Supervalorização da cana-de-açúcar e dos biocombustíveis que redirecionou as forças produtivas para outras regiões.

e) Divulgação de listas dos maiores devastadores e formas irregulares de produção, de modo a desestimular a compra de soja e carne de áreas recentemente desmatadas e irregulares.

Gab: D

Questão 56)

Leia o texto:

A Comissão Especial para a Reforma do Código Florestal Brasileiro aprovou nesta terça-feira (6), por 13 votos a 5, o texto-base do relatório (...) que propõe uma nova legislação ambiental. Neste momento, estão sendo votados os nove destaques propostos para alteração do texto final.

(www.abril.com.br, acesso: 22/08/10.)

No debate político fomentado pela alteração do Código, está correto afirmar que:

a) os ruralistas consideram a alteração um retrocesso, pois as mudanças atingirão em cheio o agronegócio, setor responsável pelo aumento das exportações brasileiras.

b) os ambientalistas são contrários à alteração, pois mudanças, como a redução da preservação nas margens dos rios e nos topos de morros, comprometem o que estava garantido pela legislação anterior.

c) o tema é um exemplo da polarização entre esquerda e direita no Brasil, pois ao lado dos ambientalistas está o relator do projeto, um deputado do PC do B, fato questionado pelos ruralistas.

d) a nova legislação é centralizadora, pois diminui a autonomia dos estados para demarcar reservas e transfere essa responsabilidade à União.

e) há certo consenso de que o novo Código aumentará a área preservada, mas setores da sociedade, como os pecuaristas, mobilizam-se para barrar a votação final.

Gab: B

Questão 57)

O acidente ocorrido em abril de 2010, em uma plataforma de petróleo no Golfo do México, colocou em risco o delicado equilíbrio do ecossistema da região.

Além da tentativa de contenção, com barreiras físicas, de parte do óleo derramado, foram utilizados dispersantes químicos. Dispersantes são compostos que contêm, em uma mesma molécula, grupos compatíveis com óleo (lipofílicos) e com água (hidrofílicos).

Levando em conta as informações acima e com base em seus conhecimentos, indique a afirmação correta.

a) O uso de dispersantes é uma forma de eliminar a poluição a que os organismos marítimos estão expostos.

b) Acidentes como o mencionado podem gerar novos depósitos de petróleo, visto que a formação desse recurso depende da concentração de compostos de carbono em ambientes continentais.

c) Entidades internacionais conseguiram, após o acidente, a aprovação de sanções econômicas a serem aplicadas pela ONU às empresas e países que venham a ser responsabilizados por novos danos ambientais.

d) A presença de petróleo na superfície da água, por dificultar a passagem da luz, diminui a taxa de fotossíntese realizada pelo zooplâncton, o que, no entanto, não afeta a cadeia alimentar.

e) Os dispersantes aumentam a quantidade de petróleo que se mistura com a água, porém não o removem do mar.

Gab: E

Questão 58)

A Lei do Clima, uma lei ambiental municipal de São Paulo recentemente aprovada, previa, entre outras ações, que, a cada ano, 10% da frota de ônibus passasse a utilizar biocombustíveis (etanol ou biodiesel) em substituição aos movidos a combustíveis fósseis. No entanto, os novos ônibus adquiridos pela Prefeitura, desde então, continuam sendo movidos a diesel, (Folha de S. Paulo, 16/06/2010, p.C1), o que afeta o meio ambiente e a sociedade de diferentes formas.

Assinale a alternativa que não descreve uma consequência da queima de combustíveis fósseis.

a) Chuva ácida

b) Efeito estufa

c) Poluição atmosférica

d) Doenças respiratórias

e) Inversão térmica

Gab: E

Questão 59)

A Amazônia é uma região extremamente estratégica para a geopolítica brasileira. Sobre esta importante área de nosso território é correto afirmar:

a) apesar de intensos investimentos do governo federal, inúmeros projetos não deram o resultado esperado, como o “Grande Carajás”, já que lá nunca foi encontrado ferro;

b) tornou-se, com o passar dos anos, uma imensa zona franca, com vários portos livres, incentivando à importação;

c) continua sendo palco de uma série de conflitos envolvendo índios, posseiros e fazendeiros, obrigando o governo federal a intervir frequentemente na região;

d) durante décadas foi uma área marcada por uma série de desmatamentos, felizmente abolidos em função da ação do Ministério do Meio-Ambiente;

e) também marcou a área por mais de um século a ocorrência das queimadas, uma prática finalmente encerrada por conta das multas elevadas aplicadas aos que insistiam em utilizá-las.

Gab: C

Questão 60)

Estima-se que a floresta Amazônica ocupa aproximadamente três milhões de km2 de terras no território brasileiro e 1/3 dos nove milhões de km2 de florestas tropicais remanescentes no mundo. Além da rica biodiversidade que comporta (em espécies vegetais e animais), a floresta abriga comunidades indígenas e de caboclos em uma forma de ocupação rarefeita, sem um modelo de desenvolvimento sustentado que abarque toda a diversidade cultural e a biodiversidade. No início da primeira década do século XXI, o governo do Brasil definiu uma política que visava à ocupação da floresta de modo a assegurar o desenvolvimento da região e sua integração ao território nacional.

Essa política foi proposta

a) pelo Projeto Radam, tendo em vista mapear a região e fornecer conhecimentos sobre os recursos minerais a serem explorados.

b) pelo Plano Avança Brasil, programa estratégico de promoção do desenvolvimento mediante a ampliação de eixos nacionais de integração com investimentos em infraestrutura.

c) pela formação da Zona Franca de Manaus, visando criar área de livre comércio de produtos industrializados e integração da região Norte.

d) pelo Projeto Grande Carajás, com o objetivo de explorar em larga escala os recursos minerais e agroflorestais e ampliar a ocupação da região.

e) pelo Projeto Jari, visando produzir celulose e papel e, simultaneamente, desenvolver atividades agrícolas e pecuaristas na floresta.

Gab: B

Questão 61)

Leia a citação a seguir.

Em nenhuma outra região se mostra o céu mais sereno, nem madrugada mais bela aurora; o sol em nenhum outro hemisfério tem raios tão dourados, nem os reflexos noturnos tão brilhantes; as estrelas são mais benignas e se mostram sempre alegres […] as águas são mais puras; é enfim o Brasil Terreal Paraíso descoberto, onde têm nascimento e curso os maiores rios; domina salutífero o clima; influem benignos astros e respiram auras suavíssimas, que o fazem fértil e povoado de inumeráveis habitadores.

ROCHA PITA, Sebastião da. Apud CHAUI. M. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária.

São Paulo: Perseu Abramo, 2000. p. 6. [Adaptado]

No século XVIII, a descrição desse cronista destaca as riquezas naturais que conferem ao Brasil o sentido de um paraíso descoberto. Considerando o texto, a formação do território brasileiro naquele período está relacionada à

a) exploração das riquezas naturais do vasto território pela adoção da política administrativa e fiscal da metrópole portuguesa.

b) vinda de portugueses, holandeses e franceses, tendo como consequência o povoamento do território por inumeráveis habitadores.

c) proclamação da independência política da colônia em relação à metrópole, mantendo a produção agrícola voltada para a exportação.

d) outorga da Constituição pelo imperador, que estabeleceu a divisão do país em províncias dirigidas por presidentes nomeados.

e) expansão da monocultura cafeeira em solo fértil, que promoveu a ocupação e o povoamento do litoral em direção ao interior do país.

Gab: A

Questão 62)

O Brasil, principalmente a partir da década de 1990, tem apresentado um significativo crescimento econômico que, nas grandes aglomerações urbanas, repercute diretamente no consumo de bens duráveis e não duráveis. Como consequência desse consumo, mesmo com o aumento da reciclagem e de campanhas educativas, nota-se vertiginosa ampliação na geração de resíduos sólidos urbanos que nem sempre são depositados em locais adequados.

clip_image006

Fonte: IBGE, 2003.

Nas grandes cidades, vem ocorrendo o aumento da produção de resíduos sólidos. Somente na cidade de São Paulo são mais de 15 mil toneladas, das quais mais de 90% vão para os aterros sanitários e lixões a céu aberto, estando sua maioria no limite da sua capacidade útil. Muitos aterros não têm tratamento adequado para o chorume derramado, gerando inúmeros impactos ambientais. Além disso, as áreas destinadas aos resíduos sólidos estão também no limite da sua capacidade operacional e nem toda a coleta está sob o controle das autoridades públicas. Os depósitos clandestinos representam um problema sério nas metrópoles. No caso da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), é um problema real já que uma parte significativa do lixo coletado nas 38 cidades é destinada aos lixões, e cerca de 25 cidades têm nos lixões a única alternativa para eliminarem seu lixo.

(JACOBI, Pedro. Impactos socioambientais urbanos:

do risco à busca de sustentabilidade. In: MENDONÇA,

F. Impactos socioambientais urbanos. Curitiba: UFRS, 2004).

Com base no gráfico e no texto acima, responda as questões a seguir.

a) Explique a relação existente entre crescimento econômico e produção de resíduos sólidos urbanos.

b) Qual é a diferença entre Vazadouro a Céu Aberto (Lixão) e Aterro Sanitário?

c) Apresente 3 consequências ambientais produzidas pela destinação do lixo em locais inadequados.

Gab:

a) O crescimento econômico de uma determinada população amplia seu poder aquisitivo, levando-a a comprar, trocar e descartar maior quantidade de produtos. A geração de resíduos normalmente acompanha o mesmo ritmo, pois as indústrias lançam no mercado a cada dia produtos com formas, cores, tamanhos e funções das mais diferenciadas. O setor terciário, por sua vez, ao comercializar estes produtos faz uso de embalagens plásticas, papéis, vidros e metais que são rapidamente descartados, tendo, em grande parte como destino final, o lixo. Outra questão que merece ser lembrada é a produção do lixo orgânico, cada vez maior nas cidades, principalmente de origem alimentar, que, devido ao desperdício e à falta de coleta seletiva, acaba tendo o mesmo destino das embalagens e bens de consumo que perderam a utilidade para algumas famílias.

b) Vazadouro a céu aberto é um sistema simplificado de destinação do resíduo sólido que não possui um processo prévio de tratamento, ou seja, o resíduo é lançado a céu aberto e não necessita de técnicas de engenharia para conter gases e líquidos gerados pelos resíduos sólidos urbanos. O Aterro Sanitário, por sua vez, é um sistema que apresenta maior controle de poluição ambiental. Inclui drenagem pluvial, drenagem e tratamento do chorume, drenagem e tratamento dos gases e constante processo de controle e monitoramento.

c) Contaminação do solo e recursos hídricos pelo chorume, metais pesados e outros elementos químicos. Poluição atmosférica pela emanação de partículas odoríficas produzidas no processo de decomposição do lixo. Escorregamento de encostas, principalmente no período chuvoso, devido à deposição de lixo em áreas íngremes. Proliferação de insetos e roedores de forma descontrola que encontram no lixo alimento e abrigo, sendo alguns, capazes de transmitir diversas doenças ao homem e outros animais. Alteração da paisagem pelas montanhas de lixo e remoção de terras. Poluição sonora causada pela movimentação de máquinas e caminhões utilizados na acomodação e transporte do lixo.

Questão 63)

Segundo a base de dados internacional sobre desastres, da Universidade Católica de Louvain, Bélgica, entre 2000 e 2007, mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas por algum tipo de desastre natural no Brasil. Os dados também mostram que, no mesmo período, ocorreram no país cerca de 36 grandes episódios de desastres naturais, com prejuízo econômico estimado em mais de US$ 2,5 bilhões.

(Adaptado de C.Q.T. Maffra e M. Mazzola, “Vulnerabilidade Ambiental:

Desastres Naturais ou Fenômenos Induzidos?”. In: Vulnerabilidade

Ambiental. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2007, p. 10.

É possível considerar que, no território nacional,

a) os desastres naturais estão associados diretamente a episódios de origem tectônica.

b) apenas a ação climática é o fator que justifica a marcante ocorrência dos desastres naturais.

c) a concentração das chuvas e os processos tectônicos associados são responsáveis pelos desastres naturais.

d) os desastres estão associados a fenômenos climáticos potencializados pela ação antrópica.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis