segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Exercícios Enem Problemas Ambientais 7

Questão 64)

Observe a imagem:

clip_image002

Este é o logotipo do site do Programa Mata Ciliar do governo do Estado do Paraná. Define-se essa formação vegetal e sua importância no desenvolvimento de políticas ambientais como

a) a cobertura vegetal que fica nas áreas elevadas entre dois rios (no divisor de águas) e que deve ser preservada para impedir o desmoronamento das vertentes, o que arrastaria material e assorearia o leito dos rios.

b) a formação vegetal exclusiva das margens das grandes represas artificiais, à semelhança dos cílios em torno dos olhos, e sua função é garantir que as águas das represas sofram índices menores de evaporação.

c) a cobertura vegetal que chega até as margens dos rios em apenas alguns pontos, e que deve ser preservada como meio para impedir que a fauna terrestre tenha livre acesso a toda a zona ribeirinha.

d) a formação nas margens dos rios, lagos, represas e nascentes, e tem como algumas de suas virtudes ambientais a contenção da erosão nas margens dos corpos d'água e a manutenção de uma importante fonte de biodiversidade.

e) a formação vegetal rasteira, como pequenos cílios, que se forma nas margens dos rios em zonas semi-áridas, e que deve ser preservada para garantir ao leito do rio uma estabilidade nas vertentes do seu leito.

Gab: D

Questão 65)

No Brasil, a ocupação e a exploração do território têm ocorrido de formas diferenciadas, ocasionando distintos processos de degradação ambiental.

No mapa abaixo estão representadas as áreas 1 e 2, que vêm sendo afetadas por problemas ambientais relacionados às formas de ocupação e exploração do território brasileiro.

clip_image004

CALDINI, Vera Lúcia de Moraes; ÍSOLA, Leda. Atlas geográfico compacto saraiva.

São Paulo Saraiva, 2004. p 29. [Adaptado]

Do ponto de vista da ocupação e exploração do território brasileiro, destaca-se como um grave problema ambiental,

a) da área 1, o deslizamento de encostas, decorrente da ocupação desordenada do solo urbano.

b) da área 1, a poluição dos rios, em função da deposição de dejetos provenientes da exploração dos garimpos.

c) da área 2, a desertificação, pela inadequada exploração agropecuária.

d) da área 2, a poluição do solo, devido à concentração industrial.

Gab: A

Questão 66)

clip_image006

Fonte: ecodebate.com.br

Considerando o mapa, é correto afirmar que se trata

a) das áreas beneficiadas pelo PAC, projeto do governo federal que busca construir diversas pequenas hidrelétricas, a fim de promover a infraestrutura industrial necessária à região.

b) dos projetos do IBGE para a abertura de poços artesianos, objetivando atender às áreas do Sertão seco.

c) dos projetos desenvolvidos pela SUDENE desde a década de 1970, visando a irrigar as áreas da Zona da Mata Nordestina.

d) das subregiões Eixo Norte e Eixo Sul, onde há um reordenamento energético, visando à crescente infraestrutura industrial local.

e) da polêmica Transposição do Rio São Francisco, projeto iniciado em 2007, que prevê a construção de 720 quilômetros de canais, para abastecer as áreas mais castigadas pela seca.

Gab: E

Questão 67)

Leia e observe a foto:

“A seca de 2010 ainda não terminou na Amazônia e pode ultrapassar a de 2005 como a mais grave da região nas últimas quatro décadas. O nível do Rio Solimões atingiu sua maior baixa histórica no oeste do Amazonas. Em Manaus, o Negro se aproxima do nível de 1963, o mais baixo em um século.”

(Folha de S. Paulo. Seca pode bater recorde na Amazônia.

22/10/2010, p. 8)

clip_image008

Na bacia do Educandos, a baixa do nível de rio Negro deixa o lixo

à mostra (Foto: Euzivaldo Queiroz)

http://www.acritica.com/amazonia/Amazonia-Manaus-Amazonas-

Seca_0_334766615.html, acessado em 27/10/2010

As características dessa seca indicam

a) um acontecimento climático não tão frequente, mas não surpreendente, visto que secas periódicas são típicas do quadro climático dessa região.

b) um aumento da frequência na região, o que tem implicado uma diminuição geral da vazão dos rios e levado ao declínio o transporte hidroviário.

c) uma surpreendente intensidade que tem levado os rios a uma baixa muito grande, algo incomum em uma área cujos índices pluviométricos são bem elevados.

d) a certeza das mudanças climáticas na Amazônia em direção a um clima mais árido, anunciada há mais de uma década, em razão do aquecimento global.

e) a sazonalidade regular do clima equatorial da região, marcado nitidamente por uma estação bem chuvosa e outra de seca bem pronunciada.

Gab: C

Questão 68)

Observe abaixo a figura de duas vertentes, uma em condições naturais (A) e outra urbanizada (B), e responda às questões.

clip_image010

a) Como a água de precipitação pode chegar aos rios?

b) A vertente B é densamente urbanizada. Que alterações na dinâmica da água serão observadas nessa vertente e no rio?

Gab:

a) A água de precipitação pode chegar aos rios por meio do escoamento superficial ou por meio do lençol freático (escoamento profundo).

b) A vertente B, por ser densamente urbanizada, apresenta extensas áreas com solos impermeabilizados, o que provoca aumento do nível de escoamento superficial das águas e aprofundamento dos lençóis freáticos, devido à diminuição da infiltração de água. Dessa forma, os rios que cortam essas áreas ficam sujeitos a alterações rápidas no volume de água, favorecendo a ocorrência de inundações.

Questão 69)

Hoje em dia, a maior parte dos produtos comercializados utiliza embalagens plásticas. A difusão dessas embalagens trouxe uma série de facilidades à nossa vida. O aumento na produção industrial, por outro lado, tem provocado sérios problemas ambientais, como, por exemplo, o crescimento do volume de lixo doméstico. Os plásticos

a) são, na sua grande maioria, biodegradáveis em curto período de tempo.

b) têm como única fonte de matéria-prima o petróleo.

c) como o PE e o PET são normalmente utilizados na fabricação de sacolas plásticas de supermercado e de garrafas de refrigerante, respectivamente.

d) são obtidos pela quebra de moléculas de massa molar elevada, denominadas monômeros.

e) são geralmente difíceis de serem moldados porque as ligações intermoleculares são fortes e não podem ser rompidas com o aquecimento.

Gab: C

Questão 70)

Assinale a alternativa que contém apenas ambientes de preservação permanente.

a) tabuleiros costeiros, planícies fluviais e mangues

b) dunas fixas, nascentes fluviais e mangues

c) dunas móveis, planícies flúvio-marinhas e tabuleiros costeiros

d) falésias, planícies fluviais e planaltos sedimentares

Gab: B

Questão 71)

As discussões sobre a instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte iniciaram-se no começo da década de 1970, definindo os primeiros diagnósticos sobre o inventário hidrelétrico da bacia hidrográfica na qual a usina será instalada. Em fevereiro de 2010, foi concedida a licença ambiental para a construção da usina, considerada a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira.

a) Em qual bacia hidrográfica será construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, e em qual unidade federativa será localizada?

b) Aponte um impacto ambiental e um impacto sócio-econômico decorrentes da instalação e do funcionamento de uma usina hidrelétrica de grande porte no bioma em que será instalada a usina de Belo Monte.

Gab:

a) A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída em um dos afluentes do rio Amazonas, portanto, na bacia hidrográfica amazônica. A unidade federativa em que se localizará essa usina é o Pará.

b) Dentre os impactos ambientais, podem-se citar: desmatamento; prejuízo à biodiversidade; interferência na vazão das águas do rio.

Dentre os impactos socioeconômicos, podem-se citar: a necessidade de relocação de povos indígenas que vivem na região; alagamento de áreas agricultáveis; migração de mão de obra temporária, aumentando a concentração humana na área; aumento da produção de energia elétrica, expandindo as possibilidades econômicas da região.

Questão 72)

Em 2007, o Governo Federal lançou um pacote de investimentos denominado “Programa de Aceleração do Crescimento” (PAC). Dentre as obras mais polêmicas do PAC está a transposição das águas do Rio São Francisco. Com relação aos impactos deste projeto considere as seguintes afirmações.

I. A qualidade da água dos rios e açudes das regiões receptoras será alterada com as águas do São Francisco.

II. Não haverá riscos de redução da biodiversidade das comunidades biológicas aquáticas nativas nas bacias receptoras.

III. Haverá a introdução de espécies de peixe prejudiciais ao homem na região, como piranhas, que se alimentam de outros peixes.

Está correto o que se afirma em

a) I e III, apenas.

b) I e II, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I, II e III.

Gab: A

Questão 73)

Leia o texto a seguir.

As competições de vela na olimpíada brasileira serão disputadas na poluída Baía de Guanabara. Lars alertou que o local não tem condições de receber as provas se não houver uma despoluição completa até 2016.

(CARDOSO, A. Lars Grael vê letargia na preparação da Rio-2016.

Jornal de Londrina. Esportes. 23 maio 2010. p.16.)

Com base nos conhecimentos sobre a urbanização e suas relações com a poluição de sistemas costeiros, considere as afirmativas a seguir.

I. A presença de estágios avançados de eutrofização na Baía de Guanabara atrapalha a realização de provas olímpicas, tanto pela possibilidade da presença de algas na superfície, como pelo comprometimento da balneabilidade de suas águas.

II. Nas fases iniciais do processo de eutrofização, os níveis de concentração de compostos químicos ricos em fósforo e nitrogênio diminuem, causando a redução da quantidade de fitoplâncton pela falta desses nutrientes.

III. O despejo de esgotos não tratados de origem urbana é uma das causas da multiplicação de cianobactérias, que aparecem nos estágios mais avançados do processo de eutrofização das águas dos sistemas costeiros.

IV. A eutrofização da Baía de Guanabara é acentuada pelas dinâmicas climática e hidrográfica da região, que contribuem para esse processo por meio de chuvas torrenciais e do carreamento de substâncias eutrofizantes.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

Gab: E

Questão 74)

O trecho refere-se a alguns comentários sobre a tragédia na zona serrana do estado do Rio de Janeiro, no mês de janeiro de 2011.

A explicação para a tragédia não se restringe apenas à quantidade de chuvas ou à geografia [física] dos morros (...) Ela remonta à ocupação das áreas urbanas no Brasil (...) Pouco se respeitou o funcionamento natural do solo (...) Na região serrana, muitas construções recortaram as encostas dos morros.

(Época, 17.01.2011. Adaptado.)

Escolha a alternativa que complementa de forma coerente os comentários.

a) As construções nas zonas de grande declividade implicaram em remoção de florestas, ajudando a desestabilizar as encostas.

b) A geografia dos morros, com seus declives excessivamente acentuados, foi a causa decisiva para os deslizamentos nas encostas.

c) A ocupação das áreas urbanas no Brasil expande-se pelas vertentes com declives excessivamente acentuados, apenas em casos excepcionais.

d) A causa da tragédia na zona serrana ocorreu devido ao elevado índice de chuvas na região, excessivo para áreas em declividade.

e) Nos declives daquela área há algumas construções das classes média e alta que são sólidas, e que só vieram abaixo em razão das chuvas excepcionais.

Gab: A

Questão 75)

Leia o fragmento de texto apresentado a seguir.

Diversidade aos pedaços

De fora, poucas coisas parecem mais impenetráveis do que uma floresta tropical. Até a luz parece se propagar com mais dificuldade em meio à escuridão da mata, e a vegetação ajuda a forjar seus próprios parâmetros de temperatura, umidade e dinâmica do solo. Para o que restou de vários ecossistemas tropicais mundo afora, essa aparente invulnerabilidade é coisa do passado. Recortadas pela agropecuária e pela urbanização em pedaços muito menores do que os existentes originalmente, as áreas nativas que ainda resistem correm o risco de sofrer uma lenta transformação de fora para dentro, mesmo quando protegidas.

LOPES, Reinaldo José. Scientific American Brasil. Ano 3, set. 2004, p. 70. [Adaptado].

O problema apresentado no trecho é denominado tecnicamente de “fragmentação” e ocorre em vários biomas. Uma das soluções, dentre outras, de planejamento utilizadas para diminuir o isolamento de áreas florestais e os efeitos nocivos da expansão das atividades antrópicas sobre esses ecossistemas remanescentes é a criação de

a) áreas de preservação ambiental para proteger espaços cobertos por vegetação e preservar os recursos hídricos, a paisagem e a estabilidade geológica.

b) reserva legal para reabilitar processos biológicos e abrigar a fauna e a flora no interior de propriedades rurais.

c) corredores ecológicos para conectar áreas de florestas, possibilitar e promover o fluxo de gene entre as populações.

d) parques lineares para proteger os cursos d'água do assoreamento, além de abrigar a fauna e a flora locais.

e) zona de amortecimento para minimizar os impactos negativos no entorno de uma unidade de conservação e preservar a biodiversidade.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis