quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 11

Questão 154)

A série histórica das religiões no Brasil

clip_image002

Adaptado de O Globo, 30/06/2012.

O censo de 2010 revelou mudanças significativas na escolha de religião pelos brasileiros, como se pode observar no gráfico.

A mudança registrada nos percentuais de evangélicos para o período 1980-2010 se explica principalmente pelo seguinte fator:

a) estímulo à migração de fiéis, institucionalizando a criação de novos templos

b) obrigatoriedade do ensino religioso na educação básica, favorecendo a conversão

c) capacitação de funções de liderança, priorizando a formação superior de pastores

d) ampliação de práticas missionárias, mobilizando os meios de comunicação de massa

Gab: D

Questão 155)

O exame da distribuição de renda da população auxilia na avaliação do grau de justiça social, da qualidade da ação previdenciária do Estado e da eficácia das políticas públicas de combate à pobreza.

Observe o gráfico que indica a razão entre a renda anual dos 10% mais ricos e a renda anual dos 40% mais pobres, no Brasil, nos anos de 2001 a 2008.

clip_image004

LUCCI, Elian A. e outros. Território e sociedade no

mundo globalizado: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2010.

Considerando os dados apresentados, é possível afirmar que a principal ação governamental que contribuiu para a mudança verificada na distribuição da renda na sociedade brasileira durante o período indicado foi:

a) elevação do valor real do salário mínimo

b) redução da carga tributária do setor produtivo

c) diminuição da taxa básica de juros ao consumidor

d) ampliação do investimento público em infraestrutura

Gab: A

Questão 156)

A despeito da diversidade e das distâncias regionais, um fenômeno é sempre mencionado quando se trata do Brasil: uma única língua oficial, o português, é reconhecida em todo país. Mas não é a única falada. Estima-se que, antes da colonização pelos europeus, falavam-se cerca de 1.200 línguas indígenas no país. Hoje, restam 181 línguas faladas por povos indígenas.

ARYON DALL’IGNA RODRIGUES

Adaptado de BOMENY, Helena e outros.

Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010.

A realidade sociolinguística no Brasil atual resultou de um conjunto variado de experiências históricas.

No contexto das heranças da colonização portuguesa, a situação atual das línguas indígenas, apresentada no texto, decorre diretamente do seguinte fator:

a) extensão territorial

b) miscigenação racial

c) assimilação cultural

d) dispersão populacional

Gab: C

Questão 157)

clip_image006

Iracema (1881), de José Maria de Medeiros.

www.itaucultural.org.br

O romance Iracema, de José de Alencar, publicado em 1865, influenciou artistas, como José Maria de Medeiros, que nele encontraram inspiração para representar imagens do Brasil e do povo brasileiro no período imperial (1822-1889).

Na construção da identidade nacional durante o Império do Brasil, identifica-se a valorização dos seguintes aspectos:

a) clima ameno / índole guerreira dos ameríndios

b) grandeza territorial / integração racial das etnias

c) extensão litorânea / sincretismo religioso do povo

d) natureza tropical / herança cultural dos grupos nativos

Gab: D

Questão 158)

Sobre demografia, métodos básicos para determinação do número de habitantes e crescimento populacional, com destaque para o Paraná e Brasil, assinale o que for correto.

01. O número de habitantes de uma cidade, estado ou país pode ser determinada através de censo ou recenseamento, que é a contagem direta da população, e que no Brasil se faz através do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cada dez anos, sendo o último realizado em 2010.

02. Estimativas por meios de levantamentos e cálculos, e projeções realizadas com base nas tendências das taxas demográficas de um país podem ser feitas para se determinar a sua população. No Brasil, estimativas são efetuadas em épocas entre um censo e outro.

04. Os fatores relevantes para o aumento populacional recente do Paraná foram o crescimento natural, com elevada taxa de natalidade e baixa taxa de mortalidade, as migrações internas e a imigração, com entrada de elevado número de imigrantes estrangeiros recentemente no estado.

08. A demografia consiste no estudo científico das populações humanas com o propósito de classificá-las e determinar a sua distribuição por um determinado território.

16. A população absoluta do Paraná, isto é, a relação entre o número de habitantes e a sua área territorial, pelo censo de 2010, ficou por volta de 52 hab/km2.

Gab: 11

Questão 159)

Adquira o óvulo em um país, faça a fertilização em outro e contrate a mãe de aluguel num terceiro. Está pronto o seu filho com muita economia.

(COSTA, C. Bebê globalizado. Supernovas. Super Interessante. São Paulo:

Editora Abril, 296.ed., out. 2011, p.28.)

O texto apresenta um aspecto da reprodução humana assistida.

Sobre as mudanças no referido processo social, assinale a alternativa correta.

a) A diversidade de arranjos familiares passou a existir a partir do acesso aos serviços de reprodução humana assistida.

b) A globalização das economias e as redefinições culturais têm favorecido os processos de reprodução assistida.

c) A reprodução humana assistida tem sido um caminho eficaz para reduzir, nos últimos anos, o ritmo de crescimento demográfico mundial.

d) O direito à liberdade de uso do próprio corpo choca-se frontalmente com a proposta de reprodução humana sem atividade sexual.

e) O referido processo, aceito socialmente, coloca-se como a base para a existência de uma sociedade globalizada sem imperfeições.

Gab: B

Questão 160)

O surgimento da bioética coincidiu com o clamor generalizado levantado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, reação que culminou com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O objetivo primordial da bioética se baseia no princípio humanista de afirmar a primazia do ser humano e defender a dignidade e a liberdade inerentes ao mero fato de pertencer à espécie.

(Adaptado de: BERGEL, S. Desafios da bioética. Planeta. ano 40, 472.ed., jan. 2012, p.70.)

No Brasil, os fluxos migratórios no século XIX e início do século XX marcaram a política de construção de uma “identidade brasileira” que se assentava na ideia de “branqueamento da raça”. Com relação à influência dos processos migratórios desse período na formação populacional brasileira, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) As políticas migratórias oficiais, na segunda metade do século XIX, ressaltaram o interesse de preservar a ascendência europeia na composição étnica da população.

( ) As políticas migratórias pautavam-se por um “modelo ideal de trabalhador”, no qual predominava a forma capitalista de produção.

( ) As imigrações europeia e asiática tiveram como propósito a ocupação das vagas ociosas na indústria nascente, diante da ausência de qualificação dos ex-escravos.

( ) A imigração japonesa no Paraná foi favorecida pela fácil adaptação dos japoneses aos costumes ocidentais e por serem habituados ao trabalho com as monoculturas.

( ) O direcionamento dos fluxos migratórios fez com que existisse maior concentração de afrodescendentes nas regiões Sul e Centro-oeste.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, F, F.

b) V, F, V, V, F.

c) V, F, F, F, V.

d) F, V, F, V, V.

e) F, F, V, V, F.

Gab: A

Questão 161)

Observe o quadro abaixo:

clip_image008

Fonte: Censo Demográfico 2000 e Contagem da População 2007.

Analise as proposições que expressam análises possíveis para os dados apresentados no quadro.

I. O crescimento vegetativo no Brasil diminuiu por causa da redução da taxa de natalidade.

II. A redução da taxa de crescimento vegetativo está relacionada à legalização do aborto.

III. A melhoria nas condições sanitárias, a criação de redes de esgoto e o fornecimento de água potável promoveram a queda da taxa de mortalidade.

IV. A redução das doenças infecciosas, parasitárias, do sistema respiratório e digestivo promoveu a queda da taxa de mortalidade.

V. A aceleração do processo de urbanização ocorrido no país a partir da década de 70 contribuiu para redução das taxas de natalidade.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Gab: D

Questão 162)

O Brasil tem recebido um elevado número de migrantes haitianos, que entram no Brasil pelo Acre e acabam chegando à cidade de São Paulo. Sobre esse fluxo migrante, é correto afirmar que

a) a destruição de parte do Haiti, observada principalmente em Porto Príncipe, a capital, devido a um intenso terremoto ocorrido em 2010, permitiu grande ajuda internacional, que incluiu estímulo à migração.

b) o Brasil é o país com maior comércio externo com o Haiti, com protocolos de troca de mão de obra entre esses países.

c) a crise econômica que assola o Haiti gera uma elevada taxa de migração, apoiada pelo programa Minustah, do NAFTA.

d) as forças de ocupação, lideradas pelos EUA, exercem forte ação repressiva sobre a população, que tem emigrado em massa.

e) o crescimento econômico do Brasil é um fator favorável à entrada de um grande número desses haitianos, atraídos pela possibilidade de melhores empregos e salários.

Gab: E

Questão 163)

De suma importância na avaliação das condições de vida de uma sociedade, a taxa de mortalidade infantil refere-se ao número de crianças que morrem ao longo do primeiro ano de vida, durante determinado ano civil. Os gráficos mostram a evolução da taxa de mortalidade infantil no Brasil e apresentam uma comparação com taxas de outros países do mundo.

clip_image010

(O Estado de S.Paulo, 29.04.2012.)

A partir da análise dos gráficos e de conhecimentos geográficos, é correto afirmar que

a) a taxa brasileira ainda é considerada mediana, mas diminui rapidamente, distanciando-se das taxas de regiões subdesenvolvidas.

b) a queda da taxa brasileira, verificada na década de 1970, foi a maior no período analisado.

c) a taxa brasileira demorará muitas décadas para se aproximar das taxas dos países emergentes.

d) a taxa brasileira, com a queda verificada na década de 2000, já se compara à dos países ricos.

e) taxas inferiores a 4% somente ocorrem em países europeus, onde a taxa de natalidade é reduzida.

Gab: A

Questão 164)

clip_image012

Disponível em: <http://rudaricci.blogspot.com.br/2011>. [Adaptado]

Acesso em: 5 set. 2012.

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A única classe que apresentou redução, no período de 2002 até 2011, foi a classe E, aquela que representava, em 2002, aproximadamente 1/3 da população brasileira.

02. Em 2011, as classes E e D correspondiam, juntas, ao que representava aproximadamente a primeira em 2002, o que denota um aumento do rendimento médio entre as classes.

04. De 2002 até 2011, houve um acréscimo em todas as classes econômicas, que resultou em um maior equilíbrio na renda média do brasileiro.

08. O aumento do consumo no período citado (2002-2011) é o resultado do aumento da condição econômica da nova classe média.

16. A elite, que concentra as classes A e B, teve um decréscimo desde 2002, o que demonstra uma concentração de capital nas mãos das classes D e E.

32. A inserção de pobres e remediados no mercado consumidor é salutar, mas ao mesmo tempo preocupante, pois o aumento do consumo intensifica a degradação ambiental.

Gab: 43

Questão 165)

Analise o gráfico a seguir:

Brasil Percentual de idosos na população segue em crescimento

clip_image014

Considerando os indicadores apresentados no gráfico e as atuais mudanças no processo de envelhecimento da população brasileira, é CORRETO afirmar que

a) a expectativa de vida no Brasil vem aumentando muito célere, consequentemente apresentando taxas de longevidade acima da de países com índice de desenvolvimento humano elevado em aspectos, como saúde, escolarização e nutrição.

b) de acordo com os indicadores demográficos, o Brasil se encontra no início do estágio de transição de país jovem para país maduro. O percentual de idosos é semelhante ao de países, como Suécia, Itália e Serra Leoa.

c) apesar das mudanças ocorridas na estrutura etária da população brasileira, entre as décadas de 1960 e 2010, o país continua demograficamente jovem, com elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e com uma baixa expectativa de vida para a população em geral.

d) a taxa de fecundidade no Brasil vem declinando, e a proporção de idosos vem crescendo mais rapidamente que a proporção de crianças. Contudo, esse processo de envelhecimento populacional não ocorre de maneira uniforme, em todas as regiões brasileiras.

e) o envelhecimento da população brasileira é oriundo do intenso processo de urbanização em todas as suas regiões. Por isso, o aspecto triangular da pirâmide etária vem apresentando, nas últimas décadas, um aumento percentual do bônus demográfico de homens e mulheres.

Gab: D

Questão 166)

O Brasil está pouco a pouco se tornando um país menos desigual, como atestam os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referente a 2011. [...] A renda média dos 10% mais pobres da população evoluiu em ritmo equivalente a 5,5 vezes a dos 10% mais ricos, em dez anos. Mas, sob qualquer ângulo de análise, observa-se uma evolução positiva, variando por faixa social ou região. Uma informação relevante é que a maior contribuição veio da renda do trabalho. Ou seja, à medida que a economia progride, mais empregos formais são gerados, menor a disparidade de rendas.

O Globo, 30 set. 2012, p.18.

O caso brasileiro serve para ilustrar que o conceito de desenvolvimento social é mais amplo do que o conceito de crescimento econômico, visto que esse desenvolvimento prioriza

a) aumento do volume produtivo, com destaque para o setor industrial.

b) elevação do PIB, com proliferação de programas sociais assistencialistas.

c) crescimento da renda per capita, com supressão da informalidade no trabalho.

d) incremento na exportação de commodities, com maior arrecadação de divisas.

e) melhoria da qualidade de vida, com transformação estrutural da economia.

Gab: E

Questão 167)

O fenômeno da mobilidade populacional vem, desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Até o presente momento, essas mudanças têm demandado um esforço por parte dos estudiosos no sentido de buscar explicações teóricas para esses novos processos, [...] .

Refl exões sobre os deslocamentos Populacionais no Brasil.

Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/

reflexoes_deslocamentos/deslocamentos.pdf>. Acesso em: 3 out. 2012.

O último censo demográfico do Brasil demonstra que há mudanças na migração interna no país. Isso é materializado, por exemplo, pelos seguintes aspectos: o redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias em detrimento das grandes metrópoles; os deslocamentos de curta duração e de curta distância; os movimentos pendulares.

Esses aspectos dos deslocamentos, que não se restringem mais a movimentos na direção dos grandes aglomerados urbanos, passaram a assumir maior relevância porque eles refletem

a) o crescimento do agronegócio no Centro-Oeste

b) a crise da atividade agropecuária na região Sudeste

c) as atitudes xenofóbicas nas regiões tradicionalmente receptoras

d) as novas estratégias de sobrevivência para população migrante

e) as políticas de fixação da população nas áreas tradicionais de expulsão

Gab: D

Questão 168)

A tabela abaixo traz informações sobre a percentagem de pessoas que residem fora de seu Estado de origem, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2001/2007 do IBGE.

clip_image016

Com base nas informações da tabela sobre a dinâmica migratória da população brasileira, é possível afirmar que:

a) Os Estados da região Nordeste do Brasil apresentaram, no período, a menor percentagem de população nascida em outras Unidades da Federação. Isso ocorre porque os Estados dessa região sempre apresentaram uma elevada taxa de imigração de sua população para outras unidades da federação.

b) Os Estados da região Centro-Oeste apresentaram, no período, a maior percentagem de pessoas residentes oriundas de outras Unidades da Federação. Isso ocorre porque esses Estados receberam, nas últimas décadas, elevados fluxos migratórios de população brasileira para a ocupação da fronteira agrícola.

c) Nos Estados da região Sudeste houve um decréscimo da percentagem de pessoas residentes nascidas em outras Unidades da Federação. Isso ocorre porque todos os Estados dessa região sempre tiveram importantes fluxos emigratórios de população direcionados para a ocupação de outras regiões do país.

d) Os Estados da região Sul têm o segundo menor índice de pessoas residentes não naturais dessas Unidades da Federação. Isso ocorre porque esses Estados, historicamente, apresentam baixos fluxos emigratórios de sua população com destino a outras unidades da federação.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis